Вы находитесь на странице: 1из 4

Verbo

Leia o anncio ao lado e responda s questes de 1 a 3: 1. Observe a linguagem verbal empregada no anncio. a) Ela corresponde norma-padro ou a uma variedade diferente da norma-padro? Comprove com exemplos do texto. Diferente da norma-padro; ficar, estar. b) Levando em conta o produto anunciado e a revista em que o anncio foi publicado, voc acha adequado o uso dessa variedade? Por qu? Professor: Se os alunos no conhecerem a revista Z, explique a eles que a revista voltada
a um pblico pr-adolescente e adolescente, que varia entre 9 e 16 anos.

2. O anncio construdo a partir de um jogo estabelecido entre trs verbos no infinitivo e trs imagens. Observe o desenho que Significa namorar acompanha cada verbo e responda: sem compromisso

a) O que significa ficar nessa linguagem dos jovens? geralmente uma nica vez. b) E estar? um estgio intermedirio entre ficar e namorar; os jovens ficam mais de uma vez. c) Que diferena existe entre namorar e os outros dois verbos?
Namorar significa assumir compromisso com uma pessoa, enquanto os demais no.

(beijar, abraar, etc.),

(Z, n 20.)
A garota ficou feliz com o presente./O rapaz est resfriado.

3. Os verbos ficar e estar geralmente so verbos de estado.

a) Crie duas frases, uma para cada verbo, empregando-o como verbo de estado. b) No anncio, pelo sentido que apresentam, esses verbos tambm so verbos de estado? pois, com o sentido que apresentam, so verbos de ao, que significam: namorar sem compromisso (ficar) e Justifique sua resposta.. No, namorar com algum compromisso (estar) Leia a anedota a seguir e responda s questes 4 e 5.
O circo estava indo falncia. O dono, desesperado, no sabia mais o que inventar. A apareceu um homem que podia salv-lo. O que o senhor faz? Subo no ponto mais alto do circo e mergulho no meio do picadeiro. Dentro de uma tina de gua? No, claro. Esse nmero velho. Eu mergulho dentro de uma garrafa de coca-cola. Sem funil?
(Ziraldo. As ltimas anedotinhas do Bichinho da Ma. 15. ed. So Paulo: Melhoramentos, 2000. p. 18.)

4. No primeiro pargrafo, foram empregadas as formas verbais estava e sabia. a) Em que tempo verbal elas esto? No pretrito imperfeito. b) Nesse contexto, elas transmitem a ideia de uma ao contnua ou de uma ao acabada?
De uma ao contnua.

5. O presente do indicativo geralmente indica um tipo de ao que est ocorrendo no momento em que se fala. Porm, s vezes, esse tempo pode ter outro sentido. Observe esta frase:
Subo no ponto mais alto do circo e mergulho no meio do picadeiro.

a) As aes de subir e mergulhar esto ocorrendo no momento em que o homem est falando? No. b) Caso no, o que justifica ento o emprego desse tempo verbal? O presente foi empregado com a finalidade de indicar um
tipo de ao que pode ser feita quantas vezes a pessoa quiser. Equivale a dizer: Subo e mergulho sempre que quiser.

208

Portugus: Linguagens William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhes

Leia este anncio e responda s questes de 6 a 11.

A praia da Guarita, em T orres, tira voc da atacao. Sua beleza a varrer.


Fabio Colombini

Portugus: Linguagens William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhes

Porque nem s de churrasco, uvas e chimarro vive o gacho.

209

6. Os anncios publicitrios geralmente promovem uma mercadoria ou determinado tipo de produto. a) Que tipo de produto esse anncio promove? O turismo. b) Quem voc acha que poderia criar um anncio como esse e com que finalidade?
Provavelmente um rgo de turismo do Estado (por exemplo, a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul) ou uma empresa de turismo daquele Estado.

7. O anunciante faz uso de duas linguagens nesse anncio. a) Quais so elas? A linguagem verbal e a linguagem no verbal. b) A linguagem no verbal importante para promover esse tipo de produto? Por qu? Sim, pois a imagem
da beleza natural da praia da Guarita ajuda a atrair os turistas.

8. Na parte de baixo do anncio se l: nem s de churrasco, uvas e chimarro vive o gacho. Essa informao tambm uma forma de promover o produto? Justifique sua resposta. Sim, pois uma forma de
atrair o turista tambm por outras razes, no caso pela culinria gacha.

9. Observe o vocabulrio empregado no enunciado. a) Que tipo de variedade lingustica ele procura imitar? Ele procura imitar uma variedade lingustica regional: a variedade gacha. b) Para adequar esse enunciado variedade lingustica de sua regio, que palavras voc substituiria? Como ficaria todo o enunciado? Resposta pessoal. Professor: Talvez o aluno apresente outras palavras ou expresses para substituir atacao
(irritao, tenso) e beleza a varrer (beleza intensa).

10. Compare a imagem do anncio com a parte verbal apresentada por ele. A imagem confirma ou nega o que diz a parte verbal? Por qu? Confirma, pois a imagem mostra uma praia deserta, cheia de flores, o que sugere descanso da vida estressante
das cidades.

11. O anunciante fez uso de uma variedade lingustica regional. Certamente, ele deve achar que isso ajuda a promover o produto. No. Demonstra no estar preocua) Nesse caso, o anunciante demonstra ter receio do preconceito lingustico? achar que isso atrai os turistas. b) Na sua opinio, o uso da variedade regional tornou o anncio mais interessante? Por qu? 12. Leia o poema abaixo, de Dcio Pignatari.

pado com isso; pelo contrrio, deve

Resposta pessoal. Sugesto: Sim, pois torna o anncio mais divertido e atraente. Alm disso, convm lembrar que a linguagem refora as imagens. como se o leitor j estivesse sentindo parte do que seriam as frias no Rio Grande do Sul.

a) O autor criou um cdigo para construir esse poema visual. Veja o significado do quadrado e do corao e procure compreender o que o poema conta. Em seguida, conte essa histria com palavras. Resposta pessoal.
210

Portugus: Linguagens William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhes

b) D a cada um dos sinais o significado que quiser. Depois disponha os sinais em uma folha de maneira que eles contem uma pequena histria, como, por exemplo, uma disputa amorosa. Resposta pessoal Leia esta outra tira e responda s questes de 13 a 15:

(Laerte. Suri, a garota do circo. So Paulo: Devir/Jacaranda, 2000. p. 63.)

13. A tira construda com verbos no passado e verbos no presente. a) Quais so os verbos que esto no pretrito perfeito? Quem realizou as aes indicadas por eles? Os verbos so disse, falou, contou e ouviu; quem realizou essas aes foram os amigos. b) Que verbos esto no presente? Quem realiza as aes indicadas por eles so Suri e Felipe ou os amigos deles? Os verbos so gosta, quer, est (namorando); quem realiza essas aes so Suri, Felipe ou os dois. 14. Suri e Felipe poderiam ter ido direto ao assunto, usando somente os verbos no presente. Veja como eles poderiam ter falado:
Voc gosta de mim? Voc quer namorar comigo? A gente est namorando?

Portugus: Linguagens William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhes

pelo outro; como se colocassem a culpa nos amigos.

No entanto, Suri e Felipe preferiram um caminho mais longo, citando amigos e coisas que foram ditas. Por que voc acha que eles escolheram esse caminho? Dessa forma, eles no precisam falar diretamente o que sentem um

15. No ltimo quadrinho, aparecem os amigos citados. a) Que modo verbal utilizado em Beija! Beija! Beija!? o modo imperativo b) O uso desse modo verbal d a entender que os amigos queriam ou no queriam o namoro de Suri e Felipe? O uso do imperativo, que expressa pedido, a prova de que eles queriam o namoro de Suri e Felipe.
211

Вам также может понравиться