Вы находитесь на странице: 1из 4

FREITAS, Ernani Cesar. Linguagem e comunicao social: vises da lingstica moderna Resenha. Revista Virtual de Estudos da Linguagem ReVEL.

L. V. 4, n. 6, maro de 2006. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br].

LINGUAGEM E COMUNICAO SOCIAL:


VISES DA LINGSTICA MODERNA
Ernani Cesar de Freitas1 nanicesar@terra.com.br

O autor rene no livro Linguagem e comunicao social: vises da lingstica moderna (Corra, 2002) o resultado da pesquisa com seus ex-alunos do curso de comunicao social, na disciplina de lngua portuguesa. O trabalho realizado e aqui apresentado proporciona reflexo sobre a linguagem e incentiva a prtica de leitura e escrita dos alunos. No que diz respeito dinmica usada nessas aulas, Corra enfatiza ter utilizado variadas tcnicas. Quanto leitura, nas aulas tericas, diz ter enfatizado a discusso de textos sobre lingstica e, nos exerccios de produo textual, props leituras de textos diversos, que eram dados junto com a proposta de desenvolvimento temtico. No que se refere ao modo de conceber o texto, baseou-se em obras amplamente divulgadas e conhecidas no campo da lingstica textual, tais como Koch (1988; 1990), Koch e Travaglia (1990), Pcora (1989), Val (1991), entre outras, procurando fornecer tambm material terico sobre a construo do texto dissertativo e narrativo. Na reflexo que o autor faz sobre a linguagem, sob o ponto de vista tericometodolgico, mostra uma opo pela diversidade de pontos de vista. Procura realizar uma abordagem investigativa assemelhada ao da pesquisa transdicisplinar, cujo centro o campo lingstico, com o objetivo de favorecer ao leitor mensurar os ganhos e perdas quando se assume uma das vrias vises da linguagem e correntes lingsticas com as quais se convive atualmente. Nesse sentido, como poderia prever1

Doutorando em Lingstica Aplicada pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul PUCRS; professor do Centro Universitrio Feevale Novo Hamburgo (RS).

se, Corra no se limita a um nico campo da lingstica, mas focaliza seus esforos em definir as escolhas tericas em funo dos problemas com que se deparou na prtica didtico-pedaggica. Por isso, aproximou-se muito das questes que preocupam a lingstica aplicada ao ensino de lngua materna, que, em razo de sua natureza aplicada, parte, pelo vis metodolgico, da identificao de problemas ligados s vrias prticas discursivas para chegar, atravs de um enfoque terico dos problemas detectados, a solues direcionadas aplicao nos mais variados tipos de demandas sociais. Nesta obra, estabelecendo como objetivo o trabalho do comunicador, as possveis solues foram encaminhadas, portanto, no contato entre vrias reas da lingstica, respeitadas, todavia, as suas especificidades. No livro, percebe-se, inicialmente, que h uma busca de unidade para saberes e conceitos sobre a lngua e a linguagem. Ento o autor trata da relao entre linguagem verbal e no-verbal, com o objetivo principal de mostrar que, na linguagem verbal, atuam inmeros componentes de linguagem no-verbal, os quais participam da construo do sentido do que dizemos, do que escrevemos. Assim, ao abordar a relao entre linguagem verbal e no-verbal, o autor busca atender a uma forma de ordenao e sistematizao. Em seguida, verifica-se a abordagem sobre a viso saussuriana enquanto distino entre linguagem, lngua e fala. Sintetizando, Saussure, ao circunscrever o objeto da lingstica, prope trs graus de abrangncia dos fenmenos lingsticos: o da generalidade mxima, o da particularidade e o da individualidade, ou seja, o do universal (linguagem), o do social (lngua) e o do individual (fala). Na parte seguinte, existe nfase s principais idias do lingista francs mile Benveniste sobre o mecanismo da enunciao, isto , a viso dialgica da enunciao que consiste na articulao entre linguagem, lngua e ato de enunciao. Pode-se destacar, sobre o mecanismo da enunciao, trs idias bsicas: a presena da subjetividade na linguagem e a oposio entre pessoa/no-pessoa; o processo de estabelecimento da referncia por meio da enunciao e, por fim, a negao de um carter instrumental para o sistema lingstico. Dessa forma, a relao entre os interlocutores (eu-tu) ganha relevo na reflexo de Benveniste, tambm enfatizada por Corra. Em Benveniste, a relao intersubjetiva eu-tu comanda a mobilizao do sistema, constituindo-se em referncia para as marcas de espao e tempo a cada nova instncia de enunciao.

Dando seqncia, h destaque para viso pragmtica que envolve a linguagem, a lngua e o ato da fala. Comenta o autor que a perspectiva que a pragmtica inaugurou para os estudos lingsticos abre espao para pensar a linguagem como sujeita performatividade generalizada. Assim sendo, a partir de ento, passou-se a entender que no a lngua que significa, isto , o sentido no est somente nas palavras. Nesta perspectiva, o sentido est, ao mesmo tempo, nas palavras, nas pessoas que as utilizam e nas circunstncias em que so utilizadas; da, ento, tem-se o estudo da linguagem atravs da pragmtica. A busca pela articulao entre algumas correntes tericas da lingstica tornase evidente durante toda a apresentao do livro. Visto essa interface e no rumo da progresso do trabalho apresentado, Corra trata da viso discursiva: linguagem, lngua e discurso em que procura discorrer sobre as diversas concepes tericas que abordam discurso. Comenta que a palavra discurso tem sido empregada em lingstica com vrios significados, embora considere compreensvel que esse uso da palavra se tenha difundido, pois so muito marcantes, ainda hoje, as referncias a Saussure e Benveniste, embora mencione os estudos de Pcheux em sua to comentada AAD (Anlise automtica do discurso). O prximo assunto em discusso situa-se no arcabouo da viso dialgica do enunciado, cujos postulados basilares pertencem ao pensador russo Mikhail Bakhtin que formulou o aparato chamado princpio dialgico da linguagem. Dentro deste escopo terico, a enunciao fica definida, por sua vez, pelo renascimento, a cada ato discreto, dos sujeitos da linguagem ou, talvez melhor, da relao intersubjetiva. Na ltima parte do livro, mobiliza-se a discusso em torno da linguagem verbal na comunicao social, refletindo sobre questes que interessam diretamente prtica do comunicador, especialmente aquelas ligadas produo e leitura do texto. A obra Linguagem e comunicao social: vises da lingstica moderna apresenta tambm interessantes alternativas para tratar as questes discutidas ao longo de sua exposio, inclusive porque o autor, ao abordar diferentes concepes de linguagem, j comentadas, busca dar tratamento a elas de maneira que se possa aprofundar a reflexo com inseres de textos a que chama Para lembrar e, ao mesmo tempo, mostra, com propostas de exerccio comentadas, a possibilidade de um tratamento prtico das questes tericas no momento da produo do texto.

O livro reflete uma experincia de seis anos de apresentao e de explorao de concepes sobre linguagem com alunos de Comunicao Social. Isso faz dele um livro diferente, diferena que decorre da experincia de dar aulas de lingstica conhecendo suficientemente o campo para extrair dele o que deveria ser operacional para os estudantes. Portanto, a organizao do livro no convencional. Os captulos cobrem diversas tendncias da lingstica e de seu entorno, da concepo saussuriana bakhtiniana, passando pela teoria dos atos de fala e pela anlise do discurso. O leitor ver que nenhuma das experincias pode ser considerada rotineira e de reproduo de outros trabalhos. Cada uma delas, por mais que se possa dizer que pertence tradio, recebe tratamento bastante peculiar. Essa a riqueza e a contribuio que o autor faz para a Comunicao Social, em especial aos professores e alunos de graduao inseridos nesse contexto acadmico.

CORRA, Manoel Luiz Gonalves. Linguagem e comunicao social: vises da lingstica moderna. So Paulo: Parbola, 2002.

Вам также может понравиться