Вы находитесь на странице: 1из 7

COLGIO O BOSQUE

Ensino Fundamental e Mdio Nome: ________________________________________ N_____ 4 ano: A Prof Glaucia Data:

Nota:_____

AVALIAO MENSAL DE CINCIAS 3 TRIMESTRE


1- Leia o texto abaixo em seguida responda as questes: (1,0) A jornada digestiva Um pouco de comida engolido por uma criana comea uma jornada de cerca de 6,5 metros. O comportamento mdio de cada regio do tubo digestrio mostrado abaixo. O tempo exato da digesto depende do tipo e da quantidade de alimentos ingeridos. Alimentos ricos em carboidratos so digeridos mais rapidamente do que os que contm grandes quantidades de lipdios. Como a maioria dos processos do organismo a digesto costuma ser mais lenta durante a noite. A tabela mostra o tempo necessrio aproximado para cada etapa do processo. a) Na digesto, em que rgo o alimento permanece menos tempo? E em que rgo permanece mais tempo? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ b) Dos alimentos abaixo, qual ser digerido mais rapidamente? Circule:

2- Assinale as alternativas corretas: (1,0)

A mastigao ocorre na boca e feita pelos dentes. Os alimentos so amolecidos pela saliva e outras substncias que ajudam a formar o bolo alimentar. No esfago inicia-se a ao de uma das substncias digestivas que transformam o bolo alimentar em pasta. No intestino delgado, os nutrientes dos alimentos, passam pela pele do intestino e vo para o sangue. Os restos no aproveitados dos alimentos seguem para o intestino grosso e formam o bolo fecal. As glndulas salivares trituram e amassam os alimentos. 3- Assinale corretamente as questes abaixo: (1,0) a) Os rgos que formam o sistema circulatrio so: ( ( ( ) o corao e as veias. ) as veias e as artrias. ) o corao e os vasos sanguneos.

b) O corao um rgo que: ( ( ( ) formado por um msculo muito forte, que contrai e relaxa durante toda a vida. ) impulsiona o sangue para todo o corpo somente depois do nascimento de um beb. ) se desenvolve completamente aps o nascimento de um beb.

c) Para o sistema circulatrio funcionar bem precisamos: ( ( ( ( ) fazer exerccios fsicos, comer comidas gordurosas, e tomar sucos naturais. ) comer bem, evitar comidas gordurosas, fazer exerccios fsicos e dormir oito horas ) evitar comidas gordurosas, no beber muita gua, fazer exerccios fsicos e dormir ) todas as alternativas acima esto corretas.

por noite. por doze horas.

4- Desenhe em cada prato alimentos que deixam a refeio completa e nutritiva: (1,0)

Agora pense em como a sua alimentao. O que voc mudaria em sua alimentao para que ela se tornasse mais saudvel? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 5- Identifique na figura abaixo os rgos do sistema digestrio: (1,0) fgado estmago intestino grosso esfago intestino delgado boca reto glndulas salivares pncreas vescula biliar

6- Ligue as colunas corretamente: (1,0) Veias

Sangue arterial

Sangue venoso

Artrias

7- Relacione as colunas: (1,0) ( 1 ) faringe ( 2 ) esfago ( 3 ) estmago ( 4 ) intestino delgado ( ( ( ( ) tubo de aproximadamente 3 metros enrolado no abdome. ) recebe os alimentos vindos do esfago. ) vem aps o intestino delgado e termina no nus. ) rgo que leva o alimento da boca ao esfago.

( 5 ) intestino grosso

) rgo que empurra os alimentos para o estmago.

8- Complete os quadradinhos com a resposta correta: (1,0) a) A bile produzida pelo:

b) rgo onde produzido o suco pancretico:

c) rgo onde se inicia a digesto

B F R U T A S Q

A J C A R N E S

T M B C S T Z A

A A A L P L V

T N R L I E E

A D R E D I R C

E I O G S T D A

D O Z U Z E U R

C C G M A N R E

A A M E D V A S

O V O S R O S L

9 - Encontre no quadro abaixo dez alimentos que fazem parte de uma alimentao saudvel: (1,0)

10- O que pode acontecer com nossas veias e artrias se ingerirmos muitos alimentos gordurosos? (1,0)

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

Boa Prova!

Assinatura do Responsvel: ______________________________

Вам также может понравиться