Вы находитесь на странице: 1из 22

Dramatizao

Secretaria Internacional do Trabalho

Educao, Comunicao e Arte na Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente

Braslia, 2007

Copyright Organizao Internacional do Trabalho 1 edio 2007 As publicaes da Secretaria Internacional do Trabalho gozam da proteo dos direitos autorais sob o Protocolo 2 da Conveno Universal do Direito do Autor. Breves extratos dessas publicaes podem ser reproduzidos sem autorizao, desde que mencionada a fonte. Admite-se a reproduo, reimpresso, adaptao ou traduo de toda a publicao ou de parte dela a m de promover a ao para erradicar o trabalho infantil. Nesses casos, a fonte deve ser citada e cpias enviadas Secretaria Internacional. Para obter os direitos de reproduo ou de traduo, as solicitaes devem ser dirigidas ao Servio de Publicaes (Direitos do Autor e Licenas), International Labour Ofce, CH-1211 Geneva 22, Sua. Os pedidos sero bem-vindos.

ECOAR - Educao, Comunicao e Arte na Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente, (Braslia), OIT - 2007. 442 pginas 978-92-2-818364-1 (Impresso) 978-92-2-818365-8 (web pdf) 1. Educao. 2. Comunicao. 3. Arte. 4. Direitos da Criana. 5. Trabalho Infantil. I. Programa Internacional para a Eliminao do Trabalho Infantil (IPEC).

Esta publicao integra todos os mdulos do ECOAR, sigla de Educao, Comunicao e Arte na Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente (SCREAM Supporting Childrens Rights through Education, Arts and the Media). O material original foi editado em 2002, no marco do Projeto IPEC-OIT INT/99/M06/ITA, nanciado pelo Governo Italiano. A verso no idioma Portugus foi adaptada pelo IPEC do Escritrio da OIT no Brasil, no mbito do Programa de Durao Determinada (2003 2008), com o apoio do Ministrio da Educao do Brasil. Os recursos para esta publicao foram fornecidos pelo Departamento de Trabalho dos Estados Unidos (USDOL). Esta publicao no reete, necessariamente, as polticas do seu nanciador ou de seu apoiador. De igual maneira a meno de marcas, produtos comerciais ou organizaes no implica em qualquer forma ou endosso dos Governos do Brasil ou dos Estados Unidos da Amrica. Tambm disponvel em Ingls: (Supporting Childrens Rights through Education, Arts and Media) (ISBN 92-2-113240-4); Espanhol: (Defensa de los derechos del nio a travs de la educacin, las artes y los medios de comunicacin) (ISBN 92-2-313240-1) e Francs: (La dfense des droits des enfants par leducation, les arts et les mdias). As designaes empregadas nesta publicao, segundo a praxe adotada pelas Naes Unidas, e a apresentao de material nele includo no signicam, da parte da Secretaria Internacional do Trabalho, qualquer juzo com referncia situao legal de qualquer pas ou territrio citado ou de suas autoridades, ou delimitao de suas fronteiras. As responsabilidades por opinies expressam em artigos assinados, estudos e outras contribuies recaem exclusivamente sobre seus autores, e sua publicao no signica endosso da Secretaria Internacional do Trabalho s opinies ali constantes. As publicaes da OIT podem ser obtidas nas principais livrarias ou no Escritrio da OIT no Brasil: Setor de Embaixadas Norte, Lote 35, Braslia - DF, 70800-400, tel.: (61) 2106-4600; na Ocina Internacional del Trabajo, Las Flores 275, San Isidro, Lima 27 Peru. Apartado 14-24, Lima, Peru; ou no International Labour Ofce, CH-1211. Geneva 22, Sua. Catlogos ou listas de novas publicaes esto disponveis gratuitamente nos endereos acima, ou por e-mail: bravendas@oitbrasil.org.br.

Advertncia
O uso de linguagem que no discrimine nem estabelea a diferena entre homens e mulheres, meninos e meninas uma preocupao deste texto. O uso genrico do masculino ou da linguagem neutra dos termos criana e adolescente foi uma opo inescapvel em muitos casos. Mas ca o entendimento de que o genrico do masculino se refere a homem e mulher e que por trs do termo criana e adolescente existem meninos e meninas com rosto, vida, histrias, desejos, sonhos, insero social e direitos adquiridos. Visite nossa pgina na Internet: www.oitbrasil.org.br ____________________________________________ Impresso no Brasil

Dramatizao

214

Dramatizao

Objetivo
Desenvolver e executar uma pea de teatro sobre o tema do trabalho infantil.

Resultado
Estimula a expresso dramtica e fornece uma sada por meio da qual os jovens possam se expressar de uma maneira forte e signicativa. Cria uma plataforma forte para integrao da comunidade e conscientizao.

Tempo de Organizao
Seis sesses, alm do tempo de ensaio e de atuao.

Nota ao usurio
Este mdulo complementa perfeitamente os mdulos IMAGEM, ENCENAO DE PAPIS e ESCRITA CRIATIVA, construindo o que o grupo aprendeu pelo processo emocional vivenciado em IMAGEM, a introduo expresso literria em ESCRITA CRIATIVA, e a preparao do grupo para agir e atuar em ENCENAO DE PAPIS. No recomendado que voc use este mdulo precocemente, tampouco antes de implementar os trs mdulos citados. Em alguns locais, os adolescentes, particularmente os meninos, acham difcil superar a presso dos colegas, por conta da preocupao que tm em relao sua imagem, especialmente quando eles nunca trabalharam com teatro. Voc deve ser sensvel a essas barreiras psicolgicas e pode ajud-los a romp-las aos poucos. A ajuda pode ser dada quando so usadas primeiramente imagens para conquistar os jovens e personalizar o problema do trabalho infantil, passando-se, depois, para o mdulo de ESCRITA CRIATIVA, com o objetivo de ajud-los a expressar suas emoes. Pea e conquiste (mas no exija) o apoio de seu grupo.

Dramatizao

215

Motivao:
A pesquisa mostrou que o poder do teatro no desenvolvimento e no aprendizado encontra-se na natureza da experincia dramtica. Seguindo o caminho abaixo, os jovens tero percepes novas sobre a vida e sobre eles prprios:

Rendendo-se co; Projetando-se com imaginao numa determinada situao; Conhecer e viver as circunstncias, dilemas, escolhas e
aes de personagens ctcias e suas conseqncias;

Atuar, levando em considerao suas prprios habilidades.


A essncia do drama a produo de uma histria por meio da interpretao. A construo da histria conduzir ao desenvolvimento de um enredo (uma srie de aes e eventos) com um tema (um ponto para reexo). Neste caso, o tema o trabalho infantil. No mdulo de ENCENAO DE PAPIS, os jovens tero comeado a aprender o que uma criana que trabalha pode sentir. Enquanto isso, o mdulo ESCRITA CRIATIVA ter apresentado os fundamentos para o desenvolvimento de um enredo. bom que o grupo construa sua idia de propriedade e responsabilidade pelo projeto, criando sua prpria pea de teatro, que dever reetir sobre suas histrias. Este mdulo conduz o processo emocional e de personalizao a um nvel mais elaborado. Pela representao dramtica sero dados aos jovens os meios para expressar as emoes que foram despertadas ao longo do processo pedaggico. A essncia do drama uma histria; a criao de um mundo ctcio no qual certos personagens vivenciam as conseqncias de situaes particulares. Membros do grupo assumiro um papel na dramatizao e ao interpretarem esses papis, devem vivenciar personagens, assumir suas caractersticas fsicas, emocionais e intelectuais. A dinmica consiste na interao entre esses personagens ctcios e a situao dos prprios atores. O personagem, a ao e o tempo constituem o quem, o que e o quando do drama. O elemento de lugar onde, pois o drama acontece em algum lugar. A dramatizao possibilita um canal sem igual para o aprendizado e dispe de uma dimenso de conhecimento que inacessvel de outra maneira. Est claro que num mundo to interconectado quanto o nosso existem violao dos direitos humanos e explorao do trabalho infantil, que simplesmente no podem ser tratados como algo que acontece l fora em algum lugar. A mudana deve ser provocada pelas atitudes, conduta e compreenso das pessoas em todas as reas geogrcas e econmicas. A dramatizao e as artes so ferramentas poderosas para alcanar este tipo de mudana. O objetivo deste mdulo dotar os jovens de compreenso quanto necessidade de mudana, de como come-la dentro das pessoas, pois a partir da que esta se desenvolve. Neste mdulo particular, a compreenso surge por meio do perl dramtico e da representao de uma histria criada pelos jovens. Por meio do drama, eles buscam contar suas histrias a terceiros (o pblico) e, assim, aumentar o efeito multiplicador da conscientizao e integrao da comunidade.

216

Dramatizao

Material necessrio
Como nos outros mdulos, os materiais requeridos so muito escassos. Seu grupo no deve desenvolver uma pea dramtica que requeira a construo de cenograa elaborada, som e iluminao. provvel que a histria seja baseada nas vidas das crianas que trabalham e que tm muito pouco do que elas poderiam chamar de seu. Elas vivem e trabalham em condies extremamente difceis e qualquer representao dramtica das suas vidas deveria reetir esta realidade. Seu grupo deve trabalhar com o que estiver disponvel. Caso tenham acesso a um teatro ou pelo menos a um palco onde a pea pode ser ensaiada e apresentada ou, ainda, acesso a um salo ou a uma sala grande. Ser necessrio trabalhar um pouco na sala de aula para desenvolver o enredo da pea dramtica. A natureza do enredo que determinar quais so os materiais necessrios para a dramatizao. Dependendo das condies locais, voc tambm pode trabalhar com o grupo do lado de fora, em um ambiente calmo. Este mdulo requer atividade com o grupo todo, assim, no ser preciso dividir o grupo ou achar espaos separados para trabalhar.

Nota ao usurio
Este mdulo pode ser exaustivo tanto para voc quanto para o grupo. Ento, faa intervalos freqentes durante as sesses de escrita e de ensaios, pois difcil manter os jovens concentrados durante perodos longos de tempo. Assim, para manter a concentrao do grupo, tenha momentos de descanso. Com isso, eles caro mais atentos e apreciaro sua preocupao pela sade e bem-estar deles. D-lhes tempo para se relaxarem sicamente e comer corretamente, o que os ajudar a manter seus nveis de energia durante os ensaios. Incentive-os a descansarem bem antes das atuaes. Aconselhe-os sobre sade e bem-estar durante a execuo deste mdulo. E no se esquea de sua prpria sade!

Dramatizao

217

Preparao
Se for possvel, aproveite a oportunidade para estudar um pouco sobre o drama como uma ferramenta didtica. Se o drama zer parte do currculo formal da instituio, talvez voc possa ter acesso a livros pedaggicos, o que servir como apoio considervel na implementao deste mdulo. Caso no haja muito material de referncia sobre o uso do drama na educao, voc pode pesquisar sobre a disponibilidade em bibliotecas pblicas, instituies educativas ou na internet. Alm disso, voc pode conhecer algum com experincia em teatro na educao que esteja disposto a lhe emprestar seu prprio material de referncia e apoiar a implementao do mdulo.

Apoio externo
A menos que voc seja um professor experiente de dramatizao, que trabalhou de alguma forma no drama/teatro ou teve uma paixo por este tipo de arte, ser importante contar com apoio externo para ajudar na implementao deste mdulo. At mesmo se voc se sentir relativamente conante, ajudaria falar com algum que tenha experincia ou at mesmo se aconselhar com um prossional. At que ponto voc buscar apoio externo depender em grande parte dos objetivos e do grupo com o qual voc est desenvolvendo a pea dramtica. Por exemplo, se a apresentao for feita para outras audincias e com a inteno especca de promover a atividade do grupo (o que realmente deve ser o caso), voc e o grupo se beneciaro com o apoio de prossionais na criao e desempenho do drama. Alguns deles podem at ajudar com o mdulo ESCRITA CRIATIVA. Ento, se voc teve ajuda com os mdulos de ESCRITA CRIATIVA e de ATUAO, descubra se esses mesmos indivduos estariam disponveis para ajudar novamente, caso voc sinta que o grupo (e voc mesmo) se beneciou com o processo. Tambm note que contatar prossionais de drama no signica necessariamente que eles tm que ser pagos. Claro que todos precisam ganhar a vida e deveriam ser pagos pelos servios feitos. Porm, se o prossional seu conhecido ou de algum do grupo ou algum com um senso forte de justia social, ento poder estar disposto a ajudar ou a fazer o trabalho por um preo simblico. No tenha medo de pedir, enfatizando o tema do projeto, pois, no custa nada tentar.

218

Dramatizao

Atividade 1: desenvolvimento do enredo


Trs sesses. H duas escolas de pensamento que tratam sobre a questo do enredo. Alguns prossionais de teatro so contrrios ao uso do enredo pelo princpio de que este inibe a liberdade de expresso. Outros, ao contrrio, acreditam que ajuda a construir a conana dos jovens no palco, principalmente os que tm pouco conhecimento em drama. Nossa experincia durante os testes mostrou que a maioria dos jovens envolvidos tinham pouca ou nenhuma experincia em drama e o enredo ajudou a aliviar um pouco a presso para atuar. Um enredo no signica necessariamente que os atores tm que aderir a ele no sentido mais rgido e no fugir dele. A idia inteira de desenvolvimento do enredo ter algo preparado com antecedncia, mas que permita mudanas quando comearem os ensaios. Muitos fatores podem inuenciar idias usadas no desenvolvimento do enredo. Com efeito, o enredo a histria que ser contada no palco. possvel que o enredo esteja baseado em experincias da vida real de indivduos dentro do grupo. Talvez porque alguns deles tenham vivenciado (ou ainda vivenciam) o trabalho infantil de alguma forma. Tambm possvel que o enredo seja baseado em uma das histrias ou pers produzidos por algum de seu grupo durante o exerccio de ESCRITA CRIATIVA ou de uma experincia dentro do grupo durante a implementao de outros mdulos. Por exemplo, um convidado pode ter vindo ao grupo para falar sobre projetos ou situaes de crianas que trabalhem, deixando uma forte impresso.

Desenvolvendo o enredo
A idia aqui desenvolver um enredo para sua pea que se baseie no mtodo dos quatro quadrados. Basicamente, o quadrado 1 ambienta a histria, os quadrados 2 e 3 constroem o corpo da histria e o quadrado 4 o seu m. A histria a progresso dos Quadrados 1 a 4. Recorra ao mdulo ESCRITA CRIATIVA no qual esse exerccio descrito em detalhes. Com base nas melhores experincias que estiverem disposio, encoraje o grupo a raciocinar sobre uma srie de idias, incluindo:

A mensagem: que mensagem o grupo deseja enviar ao pblico? Eles querem

encorajar as pessoas a ajudarem? Eles desejam chocar? Eles desejam despertar emoes fortes? balhadores organizados. Elas so as crianas de rua? Elas ainda vivem em casa? Eles vo a escola e tambm trabalham? gos, inimigos etc. Que nomes sero usados?

O espao: Contexto geogrco e o tipo de lugar de trabalho. As crianas so tra-

Os personagens: crianas que trabalham, empregadores, pais, estranhos, ami-

Dramatizao

219

A cena de abertura: Como deveria ser retratada? A cena nal: Como o grupo deseja terminar a histria? Com uma mensagem de
esperana?

Participao: o grupo todo participar da pea? Ou alguns ajudaro apenas nos


bastidores?

Contedo: haver msica, dana e/ou canto?

Esta uma sugesto dos assuntos que deveriam surgir durante o exerccio de chuva de idias. Como educador, voc deve se lembrar disso ao longo do processo e de que a mensagem de esperana deve car cada vez mais forte. Implementando estes mdulos, voc e seu grupo tero avanado signicativamente na mobilizao global para eliminar o trabalho infantil. Dentro deste exerccio pedaggico h uma mensagem de esperana. A dramatizao tem um efeito multiplicador que a torna inseparvel do pblico por meio de seu comentrio social - explore a fundo essa caracterstica. Encoraje os jovens do grupo a abrirem suas mentes e soltarem suas vozes durante este exerccio de chuva de idias. Esta ser a pea deles, sua prpria criao, na qual eles tero oportunidade para se expressar inteiramente sobre um assunto de fundamental importncia para todas as pessoas do mundo. Anote (e guarde) as idias deles e seus comentrios em um quadro negro/branco, cartaz ou pedao de papel. Finalize o exerccio quando o grupo comear a perder o ritmo de gerao de idias. Deixe-os descansar enquanto voc resume os comentrios. Ajude o grupo a construir os quatro quadrados da histria. Tenha certeza de que todos se envolveram tanto quanto possvel e que ningum deixe de participar. O esforo do grupo deve ser o maior possvel.

Escrevendo a histria
Uma vez que o grupo estabeleceu a estrutura da pea dramtica, est na hora de fazer o contedo. Isto pode ser feito com todos ou com grupos menores. provvel que o enredo tenha dilogo entre os personagens, aes e instrues, requerendo uma linha que unir o comeo ao m e vice-versa. possvel que o grupo inteiro queira participar deste exerccio, o que demandaria muita habilidade

220

Dramatizao

de sua parte. Mas o fato de eles quererem participar do exerccio um bom sinal a ser comemorado. Mais uma vez, tome notas ou, melhor, pea a um ou dois voluntrios dentro do grupo que o faam de modo que nenhuma informao seja perdida e a histria possa ser construda. Outra possibilidade, se o grupo for muito grande (mais de dez pessoas), dividi-lo em grupos menores de pelo menos dois ou trs, mas no mais que cinco. A esses grupos menores podem ento ser dadas tarefas especcas. Por exemplo, um grupo pode criar as personagens, outro desenvolver a cena de abertura, outro o corpo principal da dramatizao, e assim por diante. Ou ento, voc pode pedir para cada grupo desenvolver uma histria inteira, o que resultar em vrios enredos. Este seria um exerccio muito interessante, pois os enredos poderiam ser integrados para produzir o que o grupo sentisse qual a melhor histria. No esquea: o resultado de sua atividade deve reforar o sentido de integrao e autoconana.

Sesso de redao nal


Qualquer que seja o formato que voc decida usar para criar os blocos da construo da histria, em algum ponto estes tero que ser lapidados e reunidos para elaborar o enredo nal da pea. Voc perceber com este exerccio, que o grupo ter algumas idias muito originais e cenas ambiciosas. Mais uma vez, a experincia mostra que ser ambicioso no signica comprometer a habilidade do grupo em atuar na pea dramtica, no importa quo limitada seja a experincia deles em teatro. Pois se eles escreverem o enredo, certamente o grupo agir altura dos acontecimentos com o melhor de suas habilidades, mostrando como eles se sentem seguros em saber que contam com o seu apoio e compromisso. Em todo caso, o objetivo do exerccio no produzir obras-primas dramticas que mudaro o mundo do teatro - entretanto no exclua esta possibilidade! O mdulo DRAMATIZAO est inteiramente voltado para reforar todo o processo pedaggico e aumentar a conscientizao dos jovens sobre o trabalho infantil e o que ele realmente signica. Outro ponto importante da dramatizao que, ela ser executada para o maior pblico possvel, aumentando, assim, seu efeito multiplicador. Essa sesso de rascunho nal deve envolver o grupo, reunir as diferentes cenas e personagens. Nela ser denido o que as personagens diro de fato no contexto da histria e quais aes elas executaro. Tambm ser decidido se h lugar para msica, canto ou dana. Focalizar no que o grupo decidiu ser a mensagem a ser dada para o pblico. Encoraje o grupo a criar dilogos com palavras que eles mesmos usariam. Se as personagens forem jovens, elas devem usar a linguagem que o prprio grupo usa. As palavras devem ser naturais e as emoes que elas expressam precisam ser autnticas. Voc deve adotar um papel

Dramatizao

221

de apoiador e de conselheiro neste processo. Por exemplo, se uma cena no estiver coerente com a prxima, avise ao grupo e ajude-os a desenvolver uma continuidade satisfatria. durante a sesso de redao nal que voc talvez mais precise de apoio externo. Um dramaturgo (ou um escritor) ajudaria o grupo a renar o texto, dando-lhe as instrues. Porm, lembre-se de que o objetivo do exerccio no o nal do enredo e sua qualidade, mas o processo de produzi-lo e o nvel de envolvimento do grupo. Seu grupo pode desenvolver enredos diferentes para a dramatizao por meio desse exerccio. Isto depender do tamanho do grupo, de sua anidade mtua, e da mensagem que eles desejam transmitir, alm de aspectos locais, culturais, geogrcos e etc. Por exemplo, o grupo poderia desenvolver:

Nota ao usurio
O princpio de ir direto ao ponto pertinente quando se implementa este mdulo. A ateno do pblico jovem pode ser relativamente limitada e 20 ou 30 minutos so sucientes para o exerccio. Alm disso, voc deve se lembrar de sua prpria capacidade para administrar ensaios, particularmente se a experincia do grupo em dramatizao for limitada. Talvez eles no percebam como os ensaios podem ser difceis, longos e repetitivos. Eles podem at ach-los cansativos. O grupo precisa aprender a ensaiar e o que necessrio para atuar numa pea dramtica.

Uma pea que envolva todo o grupo; Uma pea que envolva a maioria do grupo, enquanto outros fazem o acompanhamento musical ou ajudam nos bastidores;

Uma pea na forma de mmica, sem texto, cenrio etc.;

Uma srie de peas curtas, apresentadas pelos


mesmos ou por diferentes atores; guns do grupo;

Uma cano, apresentada por todos ou por al Uma pea que envolva apenas um ou dois personagens principais.

As formas so innitas. O que importa que estas representaes dramticas sejam o resultado da atividade dos jovens e que eles sintam um senso de propriedade quanto ao que foi produzido. Daqui por diante, o grupo est pronto para passar apresentao do enredo criado. O prazo de ensaios e apresentaes depende somente do que o grupo decidir sobre quais os objetivos a serem alcanados neste exerccio:

As apresentaes sero somente feitas dentro do grupo para o prprio grupo? Ser apresentada para toda a escola ou tambm para escolas da vizinhana? Ser apresentada para uma comunidade ou para vrias? Ser apresentada em um teatro, em um salo ou ao ar livre?

222

Dramatizao

Apoiar outra pea do drama em um teatro local? Far parte de um festival de drama ou de uma competio dramtica? Ter uma nica apresentao ou vrias, para pblicos diferentes? Ser usado como parte de uma mobilizao para a conscientizao contra o trabalho infantil desenvolvida pelo grupo?

A mdia ser convidada para assistir apresentao?


Tudo depender do que o grupo decidir e do que estiver disponvel na forma de materiais, locais, recursos, apoio, pessoas, compromissos, e assim por diante. Cada caso ser diferente e nossa sugesto que esta apresentao seja realmente um dos meios usados para aumentar a conscientizao e habilitar os jovens no enfrentamento ao trabalho infantil. Leve isto at onde puder e seja ambicioso com o seu jovem grupo. Eles ganharo muito com esse exerccio em termos de desenvolvimento pessoal e social. Suas atitudes, condutas, convices e habilidades podero ser mudadas para sempre e o movimento global para a eliminao do trabalho infantil se beneciar enormemente.

Nota ao usurio
Deixe que os jovens decidam quem vai interpretar os vrios papis. Sempre ser difcil se h personagens que fazem o papel de pessoas ruins ou cruis, pois ningum quer ser o bandido da histria. Um modo de contornar o problema ou conito ter certeza de que quando o grupo estiver preparando o enredo, j se inicie uma discusso sobre a distribuio dos papis. Por exemplo, por que no usar nomes verdadeiros quando o personagem estiver em desenvolvimento? Se o grupo sente que Joo seria a melhor pessoa para interpretar um personagem particular, e ele concorda, por que no chamar este personagem de Joo na pea? Esse recurso tambm os ajudaria a aprender o texto muito mais fcilmente!

Distribuio de papis
Todos no grupo devem opinar quem interpreta o qu e quem faz o qu. Lembre-se, o papel do educador deve ser como o de um facilitador. Neste momento, voc j ter implementado o mdulo de ENCENAO DE PAPIS e, assim como os jovens, ter uma idia dos potenciais e habilidades de cada participante.

Dramatizao

223

Atividade 2: Dramatizao
Duas sesses, mais tempo de ensaio e de apresentao.

Exerccios de dramatizao
provvel que a maior parte do grupo no tenha experincia anterior com dramatizaes. Mas se voc tiver sorte, pode ser que alguns deles j tenham passado por experincia semelhante. Tente descobrir desde o incio quais meninos e meninas precisam de algum trabalho preparatrio para superar inibies naturais e a timidez. Por isso recomendado que o mdulo ENCENAO DE PAPIS seja implementado antes deste. Basicamente, o objetivo deixar as mentes dos jovens vontade, torn-los menos inibidos quanto s suas aes, reaes ou opinies das outras pessoas e, por m, contribuir para a sua autoconana. Os exerccios de dramatizao podem ser usados como uma sesso de aquecimento para o grupo antes de iniciar os ensaios. Se voc tiver um dramaturgo prossional trabalhando com voc pode administrar uma srie destes exerccios para colocar o grupo num clima apropriado e ajud-los a se preparar para entrar em suas personagens. O Anexo 1 do mdulo ENCENAO DE PAPIS contm sugestes para jogos de dramatizao e exerccios. H muitos exerccios diferentes, todos interessantes. Voc tambm pode usar livros com referncia ao drama nos quais estaro descritos exerccios adicionais. Tais livros de referncias podem estar disponveis em bibliotecas. recomendado que voc faa pelo menos uma sesso de exerccios de drama antes de comear os ensaios para a pea.

Ensaios
Trabalhar com um grupo de jovens para produzir uma pea dramtica uma tarefa muito desaadora, mas potencialmente compensadora. O modo como voc decide conduzir os ensaios para a pea depende dos vrios fatores acima mostrados, em termos dos objetivos neste exerccio. Alm disso, esses objetivos diro, at certo ponto, quanto tempo e energia voc dedica aos ensaios. Por exemplo, se o grupo decidir entrar numa competio de drama ou apresent-la ao pblico, voc pode precisar de mais algum tempo para ensaios. Alm disso, a natureza dos ensaios depender amplamente dos recursos e locais disponveis. Se voc estiver trabalhando num local de educao formal, pode ser possvel que sua escola tenha seu prprio teatro e/ou palco e at mesmo salas de seminrios. No caso de estar trabalhando em um local informal, pode ter que procurar um espao adequado, como uma sala comunitria, um teatro pequeno ou at mesmo uma sala grande. Tambm poderia considerar locais externos, como a rua. A deciso do grupo denir como os ensaios devero ser planejados e conduzidos. Voc precisar de muita pacincia e energia para os ensaios. Por sua prpria natureza, estes podem ser longos e repetitivos e os jovens os acharo entediantes depois de um tempo. Alm disso, a sua ateno ser necessria para o grupo e para os indivduos em diversas ocasies. Por exemplo, pode haver uma cena em que somente duas pessoas esto envol-

224

Dramatizao

vidas, mas por ser uma cena difcil, exigir muito treinamento dos indivduos envolvidos. Nesse caso, o que acontece com os outros quinze do grupo durante este tempo? Quando os jovens estiverem entediados, precisaro gastar energia. Assim, esteja preparado. Encoraje-os a se divertirem nos ensaios: uma bola de futebol, bola de tnis ou basquetebol, ou algo com o que eles possam jogar, jogos de tabuleiro, livros, jornais ou revistas. Se eles tm outra atividade para fazer, como lio de casa escolar, deixe que eles tragam para os ensaios. A pea do drama pode requerer a instalao de um palco no qual voc pode envolver outros membros do grupo nesta atividade. Pode haver msica, canto ou dana, e estas atividades tambm sero feitas por algum. O mais importante estar atento aos ensaios que podem se tornar tensos, por diferentes razes. Portanto, prepare-se para lidar com tais situaes, prevenindo-se durante a prpria preparao. Para suavizar os ensaios uma boa comunicao fundamental, especialmente quando o grupo novo na dramatizao. Os jovens vo querer saber exatamente onde eles tm que ir, onde devem car em p, onde sentar e quando entrar em ao. Eles desejaro saber quando e como dizer algo; onde deveriam ir e o que fazer. Se voc estiver trabalhando com gneros de teatro muito especcos, como teatro de mscara, tambm vai precisar de explicao cuidadosa e apoio. importante que os meninos e meninas saibam que podem perguntar e que sero respondidos. Um mtodo para ajudar os novos atores ter certeza de que o enredo detalhado e que tem boas instrues, por exemplo, falando para um indivduo que ele ou ela tem que sair do palco, em lgrimas, pelo lado esquerdo, quando acabe sua fala. No subestime o tempo e a energia que levam os ensaios, especialmente se for preparado para um objetivo especco, e no subestime como o grupo na verdade atuar quando chegar hora.

A apresentao
A preparao, a atuao, a apresentao e sua continuidade dependero muito dos objetivos estipulados pelo grupo para o espetculo. Por exemplo, se a apresentao zer parte de uma mobilizao para a maior conscientizao, o grupo implementaria as lies aprendidas com os mdulos de MDIA na formao e seqncia. Alm disso, pontos importantes apresentados pelos mdulos PESQUISA E INFORMAO e INTEGRAO DA COMUNIDADE tambm podem ser muito importantes, ampliando o impacto da conscientizao. A natureza da apresentao tambm depender do local, momento e preparaes. Por exemplo, pode no ser uma boa idia organizar uma apresentao num dia em que, tradicionalmente, as pessoas passem com a famlia. Esteja consciente do impacto que o

Dramatizao

225

grupo deseja alcanar e as caractersticas do pblico ao organizar as apresentaes. Os responsveis pelo local da apresentao tambm precisaro ser devidamente informados sobre os ensaios e o perodo de apresentaes para se assegurarem que estes no atrapalhem outras atividades. O objetivo de qualquer apresentao deveria ser causar o mximo de impacto no pblico, o que signica que voc poderia tentar conhecer o pblico antes. Uma vez que voc conhece sua audincia, voc pode planejar adequadamente como atingi-la melhor. Pesquisar fundamental e voc deveria envolver completamente o grupo nessa pesquisa. Pois esta a pea deles e eles devem estar envolvidos ativamente em todos os aspectos de sua apresentao. Se voc optar por uma apresentao pblica, dever considerar aspectos como:

Ingressos - Voc cobrar a entrada? Os ingressos se-

ro vendidos com antecedncia ou na porta? Voc deixar uma caixa para as pessoas colocarem uma contribuio opcional? evento? Voc enviar uma circular ou distribuir cartazes? presso? Voc incluir nele propaganda dos empresrios locais, para compensar os custos de produo? Voc cobrar por isto? Ter um programa tambm uma boa oportunidade para agradecer seu grupo, outros ajudantes individuais e os patrocinadores.

Publicidade - Como voc informar o pblico sobre o

Programa - Voc oferecer ao pblico um programa im-

Envolva o grupo em todas estas decises e preparaes. No faa despesas desnecessrias; nada disto essencial. Use os recursos disponveis e que certo de que o que conta a apresentao e que os detalhes so opcionais. Voc tambm pode considerar a possibilidade de lmar em vdeo a apresentao. Isto poderia ajudar de vrios modos:

Se a atuao zer parte de uma srie, o vdeo pode ajudar a lapidar os ensaios
futuros.

O vdeo poderia ser usado pela mdia numa cobertura da apresentao. O grupo e/ou suas famlias talvez queiram ter uma cpia da apresentao como
uma recordao de sua atividade e do compromisso com o tema.

Pode ser usado como uma ferramenta didtica com outros grupos. Pode ser usado como uma ferramenta de promoo em uma mobilizao para a
conscientizao sobre o trabalho infantil.

Pode ser enviado ao IPEC para aumentar os recursos didticos e de promoo


para o movimento global para a eliminao do trabalho infantil.

226

Dramatizao

Dicas
recomendvel que a dinmica de grupo funcione
positivamente em favor do exerccio.

Estimule a participao de todos. Mantenha o ritmo contnuo, tanto para desenvolver


o enredo como para ensaiar a apresentao, seno o grupo pode perder o interesse e comear a buscar outras maneiras para gastar sua energia e a imaginao. textos e participarem dos ensaios. Estimule para que tudo permanea alegre e agradvel. O objetivo construir a autoconana individual e no destru-la. ao antagonismo e a uma ruptura da dinmica do grupo.

interessante permitir rplicas dentro do grupo quando eles apresentarem seus

Evite crticas ou linguajar forte durante quaisquer das sesses. Isso pode conduzir Evite que um membros do grupo debochem de outros. Se voc sentir que algum
est tendo diculdades com a escrita ou interpretao, ajude-o. Se indivduos cam bloqueados durante os ensaios, ajude-os ou simplesmente permita-lhes sarem do exerccio sem constrangimentos. ta poderosa que contribui com uma srie de fatores: estimula a comunicao, lida com emoes, socializa e diverte. Caso o tema abordado na encenao toque em aspectos sensveis a um ou mais integrantes do grupo, estimule o dilogo e a discusso conjunta sobre o tema. avaliao do processo e os jovens caro radiantes de se verem em vdeo.

Fique atento para o fato do teatro ser uma ferramen-

Se possvel, use uma cmera de vdeo. Isto ajudar na

Faa uma avaliao como a descrita no mdulo DRAMATIZAO e deixe o grupo

se expressar aberta e livremente. Deixe-os relaxar, ria com eles e permita que as lies aprendidas sejam absorvidas. ter um impacto signicante dentro da comunidade educativa e possivelmente na comunidade em geral. Para os meninos e meninas, testemunhar uma reao forte, sobre algo que eles criaram, aumentar sua auto-estima, seu amor-prprio e os ajudar a entender o poder do teatro e seu papel como agentes de mobilizao social e mudana.

Mostre-se ambicioso para seu grupo e encoraje-os a serem tambm. A pea deles

Dramatizao

227

Discusso nal
Uma sesso. A sesso de avaliao deste mdulo pode acontecer depois da apresentao. Escolha um local confortvel e calmo. Evite fazer isto quando o grupo estiver agitado, por exemplo, durante os ensaios ou imediatamente aps a apresentao. Instale o grupo confortavelmente e junte suas anotaes. Se voc teve apoio externo, inclua essa pessoa nesta sesso. Estes mdulos so projetados para aumentar progressivamente a conscientizao entre os jovens e elevar a resposta emocional deles sobre o trabalho infantil de maneira a conquistar seu apoio no movimento global de eliminao do trabalho infantil. Representando papis e passando por um processo de caracterizao, os jovens podem vivenciar e experimentar seus personagens, entendendo-os e sendo capazes de reproduzir os seus sentimentos e aes. Dentre todas as atividades propostas nos mdulos, o drama ser o mtodo mais efetivo para ajudar os jovens a compreenderem e a sentirem o que o trabalho infantil e suas consequncias para as crianas em situao vulnervel. Conscientiza sobre os direitos fundamentais da criana. Alm disso, ajuda no processo de capacitao, pois eles desenvolvem maior senso de propriedade sobre o problema cada vez que eles completarem um mdulo e, por isto, espera-se que eles estejam comeando a perceber que este um problema pelo qual todos so responsveis e que eles tm um papel a desempenhar. Alm disso, os jovens comearo a entender o poder do drama transmitindo mensagens a outros membros da sociedade. Por meio da arte de interpretao eles podem alcanar todos os nveis da sociedade e transmitir sua mensagem. Apresente esses objetivos aos jovens do seu grupo. Fale na linguagem deles. Ande entre eles e encoraje seu interesse e motivao. Fale com eles que a mobilizao precisa da sua ajuda e apoio. Os jovens da sociedade de hoje so atores importantes na mobilizao para a eliminao do trabalho infantil. Estimule-os a terem ambio, objetivos e orgulho. Esta uma mensagem positiva com a qual voc poderia terminar a sesso. A contribuio deles to importante quanto de outros grupos da sociedade, se no maior, pois eles so parte desse grupo de jovens que trabalham e que por isso mesmo, ajudaro no processo. Esta sesso de avaliao ajudar o grupo a perceber a magnitude do que eles zeram por meio da dramatizao. Eles prestaro mais ateno no seguimento e em qualquer outra apresentao que eles zerem. uma experincia compensadora car de p na parte de trs da platia, assistindo a apresentao de seu grupo, vendo de perto como o pblico reage. O olhar em seus rostos, como eles deixam cair suas defesas para fazer tudo o que vale a pena. Isto provavelmente incitar voc a levar adiante a experincia e criar uma mobilizao verdadeiramente sustentvel, ou ainda renovar a experincia com outros grupos.

228

Dramatizao

Avaliao e seguimento
O indicador principal com qual voc pode avaliar o impacto deste mdulo a criao de uma pea dramtica e o nvel de participao do grupo neste processo. Alm disso, voc pode monitorar o desenvolvimento pessoal do grupo e dos indivduos, para ver como eles progridem com as atividades deste mdulo. Note o aumento da autoconana e da auto-estima e a mudana na maturidade e conscincia pessoal. Voc tambm pode notar o desempenho desses meninos e meninas que ao abraarem o drama, desenvolvem um conceito e uma paixo por este tipo de arte. O drama uma ferramenta capacitadora. Ajuda a organizar as idias dos jovens sobre como se sentem quanto ao trabalho infantil e como eles podem ajudar no movimento global para elimin-lo. Este mdulo aumenta o elemento sustentvel da proposta, conduzindo ao. Ao apresentar uma pea de teatro para outros pblicos, os integrantes do seu grupo se tornaro agentes da mudana social. Eles esto instruindo outras pessoas na comunidade e lhes ajudando a entender por que eles deveriam mudar suas condutas e atitudes. Eles esto ajudando a entender o compromisso mundial com as crianas que trabalham e a necessidade de entrar em ao para ajud-las. Voc pode guardar as notas de todas suas sesses, e gravar uma ta de vdeo, assim como algumas das idias e contribuies que se revelaro teis em outros mdulos e atividades. Se sua experincia com este mdulo foi positiva, ns recomendamos que voc considere o mdulo INTEGRAO DA COMUNIDADE como o prximo a ser aplicado, podendo ser o passo nal neste processo pedaggico. Mesmo que voc sinta que a apresentao foi o auge de seu projeto e da implementao destes mdulos, lembre-se de que a INTEGRAO DA COMUNIDADE a plataforma na qual estes mdulos foram construdos. Voc pode considerar embarcar numa mobilizao para a de conscientizao completa, cujo ncleo central seria sua pea de teatro. Ou escolher recomear tudo outra vez com um grupo novo. Seja como for, tenha sempre em mente o impacto desta experincia nos jovens com que voc trabalhou no decorrer destes mdulos.

Publicao conjunta:

Parcerias:

Вам также может понравиться