Вы находитесь на странице: 1из 42

Casais sorodiscordantes

Dicas para uma vida saudvel, segura e feliz

ABIA Associao Brasileira Interdisciplinar de AIDS Rio de Janeiro, 2004

2004@copyright by Associao Brasileira Interdisciplinar de AIDS ABIA Diretor-presidente: Richard Parker Diretora vice-presidente: Regina Maria Barbosa Secretria-geral: Miriam Ventura Tesoureiro: Jos Loureiro
PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Coordenao Geral: Cristina Pimenta e Veriano Terto Jr. Coordenadora do projeto Casais Sorodiscordantes: Ivia Maksud Pesquisa de texto: Juan Carlos Raxach, Dbora Fontenelle, Ivia Maksud, Lynn Murchison e Camila Amorim Redao tcnica: Juan Carlos Raxach e Dbora Fontenelle Colaborao: Paulo Eugnio Clemente Jr. e Marclei Guimares Acompanhamento Editorial: Wilma Ferraz Copydesk: Jacinto Corra Projeto grfico e direo de arte: Estdio Metara (21 2532 5589) Ilustraes: Liliana Ostrovsky Tiragem: 3.000 exemplares Apoio:

2
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

ISBN: 85-88684-19-5
Associao Brasileira Interdisciplinar de AIDS Rua da Candelria, 79/10 andar | Centro | CEP 20091-020 Rio de Janeiro/RJ Brasil | Tel.: (21) 2223-1040 Fax: (21) 2253-8495 abia@abiaids.org.br | www.abiaids.org.br

3
SORODISCORDANTES

Agradecemos s pessoas que freqentam a Oficina de Casais Sorodiscordantes, promovida pela ABIA, aos palestrantes do seminrio Conjugalidade e AIDS: A Sorodiscordncia e os Servios de Sade, realizado pela ABIA, em 2002, e s instituies Felipa de Souza e Associao Carioca de Redutores de Danos, cujas sugestes foram incorporadas ao texto desta cartilha.

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

CASAIS
SORODISCORDANTES

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Apresentao
sta cartilha parte das iniciativas de sade sexual e reprodutiva da ABIA, e pretende passar algumas informaes bsicas sobre preveno para quem est vivendo um relacionamento com uma pessoa com sorologia para o HIV diferente da sua. As informaes disponibilizadas esto ancoradas em vrias experincias cotidianas, resultantes do Projeto Casais Sorodiscordantes que vem sendo realizado pela ABIA desde 2002. Tambm contriburam para essa produo pessoas vivendo com HIV/AIDS, profissionais de sade, pesquisadores, representantes de organizaes no-governamentais (ONGs) e de organizaes governamentais (OGs). Este material aborda, entre outros temas, o aumento de relaes entre pessoas com sorologias distintas a partir do acesso mais fcil aos tratamentos anti-retrovirais, com aumento na qualidade de vida de quem vive com HIV/AIDS; o impacto da revelao da sorologia positiva no relacionamento e a manuteno da afetividade; a necessidade de ampliar as redes sociais para pessoas que esto em relacionamentos sorodiscordantes, sejam homossexuais ou heterossexuais; o direito de casais sorodiscordantes terem filhos e os cuidados em relao preveno da transmisso vertical. O apoio dos profissionais de sade e da sociedade como um todo importante para oferecer ajuda, explicaes e orientaes s pessoas, sejam elas soropositivas ou soronegativas, para que se sintam devidamente acolhidas por suas questes. Boa leitura a todos. E como j dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade, amar se aprende amando.

5
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

CASAIS
SORODISCORDANTES

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Sumrio
O que sorodiscordncia? ......................................................... pg. 9 Como saber se estou num relacionamento sorodiscordante? ........................................... pg. 10 difcil receber um resultado positivo? .................................. pg. 11 possvel melhorar o dilogo com o parceiro ou parceira? .................................................... pg. 13 Quais so as opes de atendimento para casais sorodiscordantes? ................................................. pg. 16 A importncia de praticar sexo seguro .......................................... pg. 17 Contraceptivos e HIV ....................................................................pg. 18 Usurios de drogas e HIV ..............................................................pg. 18 O que fazer no caso de um acidente? ..................................... pg. 20 E quanto perda do apetite sexual? ....................................... pg. 21 O relacionamento entre casais sorodiscordantes homossexuais diferente? .......................... pg. 22 Sexo oral entre homens .................................................................pg. 23 Casais de mulheres e HIV ............................................................. pg. 24 A formao acadmica dos profissionais de sade adequada? ............................................................. pg. 26 O que devo cobrar dos profissionais de sade? ...................... pg. 27 Casais sorodiscordantes podem ter filhos? ............................. pg. 29 Informaes importantes para casais sorodiscordantes que desejam ter filhos .............................. pg. 31 O pr-natal importante na preveno da transmissso vertical? ......................................................... pg. 36 A mulher HIV+ pode amamentar? ......................................... pg. 37 Endereos e telefones teis no Rio de Janeiro ......................... pg. 38
PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Sentir medo normal? ............................................................. pg. 14

7
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

CASAIS
SORODISCORDANTES

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

O que sorodiscordncia?
As relaes heterossexuais ou homossexuais em que um dos parceiros vive com HIV/AIDS e o outro no tm sido chamadas de vrias maneiras: sorodiscordncia: sorodivergncia, sorodiferena ou parcerias com sorologias distintas so alguns exemplos. No Brasil, como em outros pases, esses relacionamentos existem desde o incio da epidemia, no comeo da dcada de 1980. Porm, nos ltimos anos, est havendo um aumento do nmero de casais com sorologias distintas para o HIV. Uma possvel razo para isso a descoberta de terapias principalmente com a chegada dos medicamentos antiretrovirais, o chamado coquetel que esto funcionando, aumentando a sade das pessoas HIV+ e melhorando a qualidade de vida. Com isso, esses casais podem reiniciar um planejamento de vida em longo prazo, onde o relacionamento afetivo e sexual parte essencial. Cada vez mais, as pessoas que no sabem se so soropositivas, assim como indivduos que se sabem soronegativos, possuem mais informaes a respeito de como manter uma relao sexual segura e esto iniciando, de forma consciente, relacionamentos com pessoas que vivem com HIV/AIDS.

9
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Como saber se estou num relacionamento sorodiscordante?


O nico meio de voc saber se HIV positivo ou negativo fazendo um teste, atravs de um exame de sangue especfico. Fazer o teste muito importante, pois s com o resultado obtido possvel identificar se voc e/ou o seu parceiro ou parceira esto vivendo com HIV/AIDS e buscar apoio. Para conhecer a sua sorologia para o HIV e a da pessoa com quem voc est se relacionando, o indicado que ambos faam a testagem. Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) so unidades de sade que, alm do resultado, ou seja, do diagnstico sorolgico da infeco pelo HIV, que sempre feito com sigilo garantido e de forma gratuita, oferecem aconselhamento pr e ps-teste. Isso significa que antes e depois da testagem, voc contar com o apoio de profissionais de sade treinados que ajudam na interpretao e no esclarecimento de dvidas sobre o resultado, seja positivo ou negativo para o HIV.

10
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

No final desta cartilha, voc encontra endereos de vrios CTAs do Estado do Rio de Janeiro. Caso voc no seja do Rio, procure informaes sobre os Centros de Testagem e Aconselhamento nos postos de sade do seu municpio.

difcil receber um resultado positivo?


A revelao do resultado positivo pode ser um momento doloroso. A reao notcia de que a pessoa est soropositiva pode variar de um casal para o outro. Essa descoberta pode trazer muitas emoes diferentes. Contar para o parceiro ou parceira quase sempre muito difcil e complicado, especialmente nos casos em que o relacionamento se iniciou antes dessa descoberta. Em geral, surgem muitos sentimentos, como medo, ansiedade, sensao de no saber o que fazer e principalmente culpa e castigo. No entanto, apesar dos desafios que possam surgir, a revelao da soropositividade entre o casal deve ser feita, tanto nos relacionamentos j constitudos quanto nos que ainda iro se formar, porque s assim os parceiros ou parceiras podero conversar e negociar, com sinceridade, as prticas que garantam o mximo de proteo.
PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

11
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

A procura pela ajuda de profissionais, como psiclogos, assistentes sociais, integrantes de uma equipe de sade ou de uma ONG etc., ou mesmo de outras pessoas que tambm estejam passando por essa mesma situao, pode ajudar voc a enfrentar esse momento de contar ao seu parceiro ou parceira que est com o HIV. Outro apoio importante pode vir dos amigos e dos familiares, caso voc se sinta vontade para falar com eles sobre o assunto. Amigos e parentes sinceros podem sugerir maneiras de voc revelar a sua soropositividade ao seu parceiro ou parceira um papo com algum da sua confiana pode ajudar voc a conviver com mais naturalidade com a nova situao e tambm a no se sentir solitrio ou solitria.

12
SORODISCORDANTES

CASAIS

Se o resultado do teste for diferente para as duas pessoas (s um tem o vrus), saiba que o relacionamento no precisa acabar por isso. possvel conviver, de maneira segura, saudvel e feliz, com quem se ama, independentemente da sua sorologia para o HIV.

possvel melhorar o dilogo com o parceiro ou parceira?


O dilogo, numa relao amorosa, no uma questo complicada apenas para os casais sorodiscordantes. Muitas vezes, as pessoas tm vrias outras discordncias no relacionamento, como todos os casais. Na maioria dos casos, essas diferenas tm um peso muito maior na relao do que a sorologia distinta para o HIV o que acontece que, geralmente, essas diferenas s ficam claras, e s so ditas, a partir do diagnstico positivo para o HIV. Na prtica, o que se v que em muitos relacionamentos a presena do HIV acaba se tornando o culpado por vrios questionamentos e crises que, em geral, j estavam para acontecer independentemente do vrus, como, por exemplo, o desgaste que a evoluo de um relacionamento pode trazer. Algumas vezes, pode haver dificuldades mais srias na comunicao. Por exemplo: o casal pode abrir mo do dilogo por receio de suscitar sentimentos como mgoa, desconfiana, dor, sofrimento, dvida, raiva etc. E, com isso, acabar evitando conversar sobre outros assuntos to ou mais importantes que o HIV. Lembre-se do ditado popular que diz que conversando que a gente se entende.

13
SORODISCORDANTES

Ter a conscincia de que est em um relacionamento sorodiscordante j um primeiro passo para melhorar o dilogo com o seu parceiro ou parceira e para estabelecer uma relao de confiana e honestidade.

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Sentir medo normal?


Claro que sim. Qualquer pessoa, em diferentes situaes da vida, sente medo de algo. Em relao sorodiscordncia no diferente. Um temor muito comum - o medo da perda um ponto que merece ateno, pois pode comprometer mais seriamente a comunicao do casal. A melhor sada enfrent-lo de forma transparente. Questes como temer que o parceiro ou a parceira resolva se separar em razo da sorodiscordncia, passar a ter a sensao de estar devendo alguma coisa ao parceiro ou parceira ou sentir medo de desenvolver a doena devem ser conversadas com franqueza. Sem isso, fica difcil voc levar uma vida saudvel e fazer planos para o futuro.

14
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Para lidar com as diferentes sensaes de medo, voc pode contar com a ajuda de terapeutas, profissionais de sade, ONGs que oferecem apoio ou grupos de ajuda-mtua que tenham experincia na abordagem dessa situao. No final desta cartilha, esto listados alguns contatos de grupos de auto-ajuda. No Rio de Janeiro, o projeto Banco de Horas, do IDAC, oferece psicoterapia gratuita para pessoas com HIV/AIDS, seus familiares e companheiros. Para saber mais, acesse www.bancodehoras.org.br

15
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Alguns casais (ou uma das duas pessoas) se sentem melhor contando para amigos e familiares o que est acontecendo. No caso de voc resolver contar para algum, recomendvel, antes, conversar com um profissional de sade, como um psiclogo ou assistente social, que poder lhe dar algumas dicas de como melhor fazer a revelao. Outros casais preferem que poucas pessoas fiquem sabendo da situao do casal. Independentemente do seu caso, o nico caminho possvel conversar e negociar com o seu parceiro ou parceira e chegar a um acordo. Mas no se esquea de que a sua vontade, a sua opinio to importante quanto a do outro.

Quais so as opes de atendimento para casais sorodiscordantes?


Atualmente, devido maior visibilidade que os casais com sorologias distintas para o HIV vm recebendo por parte dos servios de sade, algumas iniciativas interessantes esto sendo desenvolvidas. O tratamento clnico, de terapia individualizada ou de aconselhamento, ainda a alternativa mais comum para esses casais. A vantagem de intervenes individualizadas que elas trazem tona questes prprias de cada casal que, muitas vezes, as pessoas no conversam em grupo. Como cada pessoa nica, tambm nico cada casal. Outra alternativa de atendimento que voc pode buscar a consulta conjunta. Nesse tipo de atendimento, alm do casal e do mdico, pode participar um psiclogo, um psiquiatra ou um assistente social. Essa modalidade de consulta amplia a capacidade de compreenso do problema, estimula o sentimento de solidariedade e refora a responsabilidade por si mesmo no processo de sade e doena. Outra alternativa que vem rendendo bons frutos so os

16
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

crescentes espaos para grupos de ajuda mtua, especialmente em ONGs e unidades de sade. Neles, os casais participam de um espao para troca de experincias entre pessoas que se encontram em situaes semelhantes s suas, o que as ajuda a reduzir o isolamento e a pensar nas suas prprias solues para enfrentar os problemas.

A prtica de sexo mais seguro no apenas uma responsabilidade individual, mas tambm compartilhada. Oferecer segurana deve ser uma preocupao mtua do casal, porque no apenas a preveno contra o HIV de quem no est com o vrus que est em jogo, mas tambm a preveno de muitas outras doenas sexualmente transmissveis, as chamadas DSTs, tanto para um quanto para o outro. Sexo seguro significa tomar algumas precaues que ajudam a no contrair ou transmitir o HIV ou outras DSTs durante a relao. A principal delas usar camisinha, masculina ou feminina, durante o sexo oral, vaginal e anal, evitando a troca de fluidos (esperma, secreo vaginal ou sangramento menstrual).

17
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

A importncia de praticar sexo seguro

Contraceptivos e HIV
Muitas pessoas imaginam que os contraceptivos, como as plulas anticoncepcionais, protegem contra a transmisso do HIV. Isso no verdade. A nica forma de prevenir a transmisso do vrus usando corretamente os preservativos (masculino ou feminino), que tambm funcionam como um mtodo de contracepo. Estudos demonstram que os contraceptivos interagem com alguns medicamentos anti-retrovirais, principalmente os inibidores de protease. Isso quer dizer que, alm de no protegerem contra o HIV, os contraceptivos, misturados aos anti-retrovirais, no possuem o efeito desejado, nem sempre evitando a gravidez. Uma mulher HIV+ que esteja utilizando o tratamento anti-retroviral e opte pelo uso de plulas anticoncepcionais deve dar preferncia quelas feitas base de progesterona, porque a interao com os medicamentos menor. Outros estudos demonstram que a mudana hormonal provocada pelos anticoncepcionais no corpo das mulheres pode deix-las mais vulnerveis para a infeco do HIV e pode aumentar a replicao do vrus entre as mulheres que esto vivendo com HIV/AIDS.

18
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Usurios de drogas e HIV


Os casais sorodiscordantes que fazem uso de drogas ilcitas, como as injetveis ou cocana, por exemplo, devem ter cuidado no sentido de estarem atentos ao uso de preservativo principalmente aps a utilizao da droga muitas vezes, esto num estado de inconscincia e correm riscos. Outro cuidado a ser tomado o no compartilhamento de seringas, agulhas e recipientes. Independentemente disso, preciso derrubar os mitos e preconceitos em relao aos usurios de drogas, como, por exemplo, dizer que eles no so capazes de mudar seus hbitos e, com isso, favorecer a disseminao do HIV, ou que tm dificuldades de adeso ao tratamento, quando so soropositivos.

19
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Um exame com resultado negativo para o HIV no significa que voc imune ao vrus. Infelizmente, alguns casais sorodiscordantes que praticam sexo sem camisinha acreditam que, se at aquele momento o seu parceiro ou parceira no contraiu o HIV, porque ele ou ela imune e prova disso seria o resultado negativo. Isso um equvoco. As chances de um parceiro ou parceira soronegativo(a) ser infectado(a) so grandes, se o casal no usar preservativos.

O que fazer no caso de um acidente?


s vezes, podem ocorrer acidentes, como, por exemplo, a camisinha se romper durante a penetrao o que raro acontecer. Nesse caso, existe a possibilidade da profilaxia com anti-retrovirais, isto , tomar uma determinada dose de medicamentos anti-retrovirais o mais rpido possvel aps a exposio ao HIV (at 72 horas, no mximo), com o objetivo de impedir a infeco pelo vrus. Se um acidente como esse acontecer, o ideal procurar o seu mdico ou o mdico de seu parceiro ou parceira na unidade de sade. No sendo possvel, procure um servio de emergncia da rede municipal ou estadual de sade, ou ainda, uma maternidade. muito importante voc procurar por ajuda, pois, alm de necessitar da orientao de um profissional de sade, esses remdios s so disponibilizados com receita mdica e distribudos nesses centros de sade. No final desta cartilha, voc confere alguns endereos da rede municipal de sade do Rio de Janeiro que oferecem a profilaxia com antiretrovirais. Caso voc no seja do Rio, procure se informar na Secretaria de Sade do seu municpio ou estado.

20
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

No documento Norma tcnica de preveno e tratamento dos agravos decorrentes de violncia sexual contra mulheres e adolescentes, do Ministrio da Sade, voc encontra informaes sobre a profilaxia com anti-retrovirais. A publicao pode ser acessada no site www.aids.gov.br ou obtida em alguma ONG/AIDS.

CASAIS

Esse um ponto importante. Muitas vezes, a perda do apetite sexual no significa desinteresse pelo parceiro ou parceira. Pode ser um efeito dos medicamentos anti-retrovirais, que podem, tambm causar cansao, alteraes no sono e dor de cabea, sintomas que podem levar diminuio do apetite sexual. Essa falta de interesse por sexo, muitas vezes, transitria, mas caso ocorra, voc deve procurar ajuda de um profissional de sade para saber se um efeito colateral dos medicamentos ou se h relao com outras situaes emocionais ou mesmo de sade.

21
SORODISCORDANTES

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

E quanto perda do apetite sexual?

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Os anti-retrovirais provocam, ainda, um efeito colateral chamado lipodistrofia, que provoca mudanas corporais e o aumento do colesterol e dos triglicerdeos no sangue. As mudanas corporais podem interferir na auto-estima da pessoa, provocando sensao de desgosto com o prprio corpo, o que acaba interferindo na vida sexual. Alm disso, o aumento do colesterol e dos triglicerdeos pode afetar o desempenho sexual. Hoje em dia, algumas medidas vm sendo estudadas para minimizar esses efeitos colaterais, como cirurgias estticas que melhoram a aparncia fsica e o desenvolvimento de remdios que diminuem o colesterol e os triglicerdeos no sangue. Converse sobre isso com a equipe de sade que acompanha voc para receber melhor orientao.

22
SORODISCORDANTES

O relacionamento entre casais sorodiscordantes homossexuais diferente?


No. A nica diferena em relao ao preconceito. Para muitos casais homossexuais, masculinos ou femininos, a sorodiscordncia mais um desafio a ser enfrentado, no sentido de que muitos deles j passaram por fases em suas vidas em que tiveram que afirmar sua sexualidade ou tiveram que buscar serem aceitos e compreendidos por seus familiares, amigos e colegas de trabalho ou estudo. Para outros casais homossexuais, uma questo a ser trabalhada em silncio, sem

CASAIS

DICAS

Sexo oral entre homens


Entre os casais de homens, a prtica de sexo oral (boca-pnis ou boca-nus) constantemente motivo de preocupao ou questionamento. Sempre surgem perguntas e dvidas como seguro fazer sexo oral sem camisinha? Qual o grau de risco que isso representa? A probabilidade de transmisso do HIV varia em funo do tipo de exposio ou contato. O risco de contrair o vrus atravs do sexo oral sem proteo menor que atravs do contato sexual anal ou vaginal sem proteo. Porm, importante voc saber que, mesmo sendo uma atividade de baixo risco, o sexo oral sem proteo pode ser uma via de infeco e que esse risco aumenta medida que existam, por exemplo, doenas das gengivas que provoquem sangramento ou se acontecer ejaculao na boca.

23
SORODISCORDANTES

Sempre que puder, negocie o uso da camisinha para a prtica de sexo oral. uma proteo para voc e para quem est com voc.

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

compartilhar com as outras pessoas, ou no mximo, com poucos amigos e amigas. As mesmas sensaes e necessidades dos casais heterossexuais esto presentes nos relacionamentos homossexuais que lidam com a sorodiscordncia. Cada vez mais, alguns direitos so conquistados e no so poucos os casais homossexuais, inclusive sorodiscordantes, que, por exemplo, planejam ter filhos. Independentemente da opo por ter filhos, que pode ser esclarecida com profissionais de sade, a prtica de sexo seguro valida para todo e qualquer tipo de relacionamento, seja homossexual ou heterossexual, sorodiscordante ou no.

Casais de mulheres e HIV


Tambm entre os casais de mulheres existem relacionamentos sorodiscordantes e, por isso, elas devem praticar mtodos que reduzam os riscos de transmisso do HIV e de outras DSTs. Aqui vo algumas dicas: caso voc no use barreira de proteo, como a camisinha feminina, por exemplo, evite contato com o sangramento menstrual, com as secrees vaginais, com os pequenos sangramentos durante o sexo oral (boca-vagina ou boca-nus) ou durante a penetrao com os dedos, mos ou brinquedos sexuais, como os chamados consolos. O sexo oral sem proteo arriscado se a sua parceira estiver menstruada ou com uma infeco vaginal. Por isso, tcnicas de sexo seguro para a prtica do sexo oral, como as barreiras bucais, so boas opes. Essas barreiras podem ser feitas com uma camisinha, luva ou com um pedao de PVC (material plstico que se usa para envolver alimentos). Uma dica para reduzir o risco durante o sexo oral evitar escovar os dentes antes da prtica, porque durante a escovao dos dentes podem ocorrer pequenos ferimentos nas gengivas, o que pode significar uma porta de entrada para o HIV.

24
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Como regra geral, os brinquedos sexuais no devem ser compartilhados sem o uso da barreira protetora. Os consolos de silicone no so porosos e, por isso, reduzem o risco de infeco, mas devem ser lavados com gua e sabonete antes de serem compartilhados com a sua parceira. De qualquer jeito, o mais indicado considerar a possibilidade do uso da camisinha feminina ou masculina. Isso vale, tambm, para qualquer casal, seja homossexual ou heterossexual. Caso voc queira utilizar lubrificantes, escolha um feito base de gua e o espalhe ao lado da barreira de proteo que entra em contato com a pele ou a mucosa vaginal ou anal da parceira. O uso de luvas de ltex uma prtica comum durante a penetrao vaginal ou anal. Lembre-se de sempre trocar as luvas ao passar da vagina para o nus, ou vice-versa, para evitar infeces bacterianas e de no compartilh-las com a sua parceira. Tambm para a prtica de esfregar genitlia com genitlia recomendado o uso de uma barreira de proteo.

25
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

A formao acadmica dos profissionais de sade adequada?


Nem todas as faculdades e universidades brasileiras preparam profissionais para uma abordagem integral do indivduo, que leve em considerao todo o seu universo, no apenas os aspectos biolgicos, clnicos. Geralmente, as escolas de nvel superior difundem uma viso fragmentada do ser humano, muito em funo da crescente oferta de especialidades no mercado de trabalho, fazendo com que o ensino acabe priorizando ou reforando apenas as caractersticas tcnicas de uma profisso. Alm disso, as disciplinas de cunho sociocultural lamentavelmente tm pouco espao durante a formao acadmica. Da, a dificuldade por parte de muitos mdicos de realizarem uma contextualizao social e cultural de seus pacientes, o que faz com que, muitas vezes, criem rtulos ou enquadramentos que somente do conta dos famosos protocolos a serem preenchidos, principalmente nos postos de sade. Mas todo mundo, independentemente da sorologia para o HIV, sabe que, por detrs de protocolos e recomendaes estritamente profissionais, existem pessoas e casais com anseios e questes particulares, merecedoras de um olhar integral. Nesse sentido, fundamental que voc cobre uma postura profissional sem preconceitos por parte daqueles profissionais de sade que deixam seus valores interferirem no bom desenrolar da relao mdico-paciente.

26
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Para o casal sorodiscordante, fundamental desenvolver uma boa relao mdico-paciente, baseada na confiana e na transparncia de ambas as partes.

O que devo cobrar dos profissionais de sade?


Desenvolver uma relao mdico-paciente saudvel, muitas vezes, no uma tarefa fcil. De qualquer maneira, o casal sorodiscordante deve lutar pelo seu direito de ter uma escuta apurada, porque isso facilita o atendimento a outras demandas que podem influenciar direta ou indiretamente no seu tratamento, como a relao conjugal, familiar, entre outras. Por exemplo: na adeso ao tratamento de HIV/AIDS, o relacionamento do mdico com o parceiro ou parceira soronegativo(a) ou com outras pessoas bastante prximas do indivduo HIV+ tem se mostrado bastante importante. Para se ter uma idia, em algumas situaes, existem pessoas que chegam a interromper o uso dos medicamentos porque moram com amigos ou parentes que no sabem do seu diagnstico. A palavra do mdico pode ser decisiva tanto para esclarecer dvidas de quem convive com pessoas HIV+ quanto

27
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

para os prprios indivduos soropositivos, no sentido da nointerrupo ou da retomada imediata do tratamento. Um espao de escuta para o parceiro ou parceira que no vive com HIV/AIDS tambm muito importante, pois onde podem ser tiradas dvidas e atendidas algumas de suas necessidades. Assim, essencial que os profissionais de sade que trabalham com pessoas que vivem e convivem com o HIV/AIDS tenham uma viso global do indivduo para enfrentar com sucesso os desafios da relao mdicopaciente. A sua postura, como cidado consciente dos seus direitos, pode ser fundamental para isso.

28
SORODISCORDANTES

Os profissionais de sade devem estar o mais atento possvel fala de seus pacientes e devem apenas orientar, nunca decidir por eles. Alm disso, no devem ficar descrentes ou pessimistas em relao ao tratamento de seus pacientes, como ocorre, s vezes, no caso de usurios de drogas injetveis essa descrena ou pessimismo pode levar o tratamento ao fracasso. Participar de seminrios, cursos e congressos uma excelente forma para melhor se capacitar e trocar experincias e conhecimentos com outros profissionais, alm de permitir o atendimento mais adequado aos pacientes.

CASAIS

DICAS

Casais sorodiscordantes podem ter filhos?


A Constituio Brasileira de 1988 uma das mais avanadas do mundo em termos de direitos bsicos e, especificamente, em sade reprodutiva (a parte da sade voltada questo de ter filhos). Entre esses direitos, destacam-se o da integridade social, fsica e psquica; o de exercer a sexualidade; o de escolher livremente o parceiro ou parceira; e o de ter ou no filhos. Todo cidado ou cidad brasileiro(a), independentemente da condio sorolgica para o HIV, tem direito de receber informao sobre reproduo e sexualidade de maneira acessvel e clara, alm de tratamento mdico gratuito e respeitoso, sem sofrer preconceitos ou coaes de profissionais de sade. Hoje, pessoas vivendo com HIV/AIDS passaram a pensar mais no somente em construir novos relacionamentos, mas tambm em programar o futuro, o que para muitos casais inclui ter um filho.

29
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

30
SORODISCORDANTES

A questo da reproduo num relacionamento sorodiscordante envolve, basicamente, dois tipos de cuidado: com a preveno da transmisso vertical (da me para o filho) e com a no infeco do parceiro ou parceira soronegativo(a). Saber que pessoas que vivem com HIV/AIDS se relacionam sexualmente, tm desejos e podem querer ser pais ou mes, como tantos outros indivduos, incompreensvel para muitos, at mesmo para alguns profissionais de sade que, antes de tudo, so pessoas com crenas, valores e idias preconcebidas, como todas as outras. Voc deve ficar atento ou atenta para que esses profissionais tenham um cuidado redobrado no sentido de no deixarem que os valores deles interferiram nas suas decises. Procure construir e manter uma relao de confiana com o seu mdico, visando encontrar, em conjunto, a melhor soluo para o caso de voc querer ter um filho. Uma boa notcia que, atualmente, esto sendo desenvolvidas tcnicas que proporcionam formas mais seguras de se evitar a transmisso vertical, como o medicamento AZT, por exemplo, e uma maior segurana para a no infeco do parceiro ou parceira.

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Se sentir que o seu mdico est forando a barra para que voc no tenha um filho, converse francamente com ele e coloque a sua opinio com calma e transparncia.

Informaes importantes para casais sorodiscordantes que desejam ter filhos


PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Voc que faz parte de um casal que est vivendo uma relao sorodiscordante e que deseja engravidar deve procurar ateno especializada com profissionais de sade, com o objetivo de preservar a sua sade, a do seu parceiro ou parceira e a do futuro beb. ESSA ATENO ESPECIALIZADA TEM QUE CONTEMPLAR OS SEGUINTES ITENS: 1. Estabilizao da infeco pelo HIV e acompanhamento mdico adequado. 2. Aconselhamento reprodutivo, com a finalidade de programar a gravidez no momento em que as condies de sade da me sejam as mais favorveis e minimizem o risco da transmisso vertical, ou seja, a transmisso do vrus da me para o beb. 3. Utilizao de tcnicas como inseminao artificial com smen lavado. 4. Uso de outras tcnicas de reproduo assistida (com acompanhamento mdico), no caso de existirem fatores ligados esterilidade.

31
SORODISCORDANTES

Mas ateno: todos esses processos s podem ser feitos com o acompanhamento e as instrues dos profissionais de sade. Alm disso, imprescindvel fazer o pr-natal para poder ter acesso a todas as medidas preventivas que devem ser adotadas pela equipe de sade antes, durante e depois do parto.

CASAIS

DICAS

Tcnicas que podem ser usadas antes de engravidar


QUANDO APENAS O HOMEM SOROPOSITIVO
Para o casal sorodiscordante que decide tentar a gravidez, sendo ele HIV+ e a parceira no, existe uma tcnica chamada lavagem de esperma que, junto com a inseminao artificial, permite diminuir a possibilidade de infeco tanto para a mulher quanto para o beb. Essa tcnica consiste em separar os espermatozides mveis dos outros componentes do smen para eliminar o HIV contido no lquido seminal. O espermatozide no tem receptor de entrada para o vrus e, dessa forma, felizmente, dentro dele no existem partculas virais. Assim, aumentam as possibilidades de fecundao porque se incrementa a concentrao de espermatozides frteis na amostra que ser utilizada para a inseminao artificial. Depois de realizada a lavagem de esperma, o concentrado de espermatozide introduzido no tero da mulher durante seu perodo frtil (processo conhecido como inseminao artificial, procedimento antigo utilizado para tratar problemas de fertilidade). Os estudos mostram que, aps duas ou trs tentativas, h uma probabilidade bem-sucedida de gravidez que oscila entre 50% a 60%.

32
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

A lavagem de esperma tem se mostrado bastante eficaz, mas um procedimento caro e ainda no disponibilizado pelo Sistema nico de Sade (SUS).

REQUISITOS NECESSRIOS PARA A INSEMINAO ARTIFICIAL: No caso do casal sorodiscordante, necessrio que o homem apresente um quadro estvel do processo de infeco pelo HIV, como por exemplo, no ter desenvolvido recentemente nenhuma doena oportunista e que apresente um bom estado geral. O homem e a mulher devem realizar uma srie de exames de laboratrio complementares, previamente inseminao artificial, com a finalidade de saber o estado de sade da parceira e tambm possveis causas de esterilidade que no foram descobertas at o momento. Existindo causas de esterilidade, podem ser utilizadas outras tcnicas, como, por exemplo, a fertilizao in vitro (fecundao do vulo fora do corpo da mulher).

33
No caso de ser a mulher quem vive com HIV/AIDS, fundamental que ela tenha um acompanhamento mdico especial. O casal deve negociar com o profissional de sade no sentido de decidir, em conjunto, quando seria o melhor momento para engravidar. importante destacar que, quando uma mulher grvida vivendo com HIV no recebe os cuidados e tratamentos adequados, o risco de transmisso do vrus para o seu filho oscila entre 15% a 20%. Nos ltimos anos, com a chegada dos medicamentos anti-retrovirais mais eficazes e com um bom acompanhamento pr-natal, o risco de transmisso vertical caiu para menos de 1%. Para que a gravidez da mulher soropositiva tenha menor risco, ela deve apresentar uma estabilidade de seu quadro clnico para o HIV, preferencialmente uma carga viral indetectvel e CD4 acima de 400. No existindo outras questes relativas infertilidade,
SORODISCORDANTES

QUANDO APENAS A MULHER SOROPOSITIVA OU AMBOS SO HIV+

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

o procedimento indicado a inseminao artificial, com a utilizao de smen fresco, no caso do homem ser HIV negativo, ou smen lavado (lavagem de esperma), quando o homem soropositivo. Uma tcnica artesanal que pode ser utilizada para a no infeco do parceiro soronegativo gozar em uma camisinha e depois introduzir o smen no corpo da mulher. O preservativo feminino presta-se muito bem a esse objetivo.

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

REQUISITOS PARA QUE A GRAVIDEZ DA MULHER HIV+ APRESENTE OS MENORES RISCOS POSSVEIS:
importante que a mulher apresente o melhor estado de sade possvel antes de engravidar e que no tenha tido recentemente nenhuma doena oportunista. Antes de engravidar, a mulher deve ser informada sobre os riscos associados a seu tratamento anti-retroviral e assumir condutas mdicas que apresentem menor risco para o seu filho.

34
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

Se encontrar dificuldades para o dilogo sobre gravidez com o mdico que lhe atende ou a seu parceiro ou parceira, vale a pena tentar a interlocuo com outro profissional da equipe de sade, como um psiclogo ou um assistente social. Ele pode fazer o papel de elo de ligao entre vocs e o mdico.

35
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Uma boa relao entre o profissional de sade, seja ele mdico, enfermeiro, psiclogo, assistente social etc., e o casal sorodiscordante que deseja engravidar essencial para proporcionar uma gravidez segura para todos. Se voc no encontrar um mdico que d ateno ao seu desejo de gravidez, no deve simplesmente abandonar o seu sonho nem se descuidar da preveno engravidando de qualquer forma. Se voc e o seu parceiro ou parceira esto seguros de que querem engravidar, se sentem que esto bem informados a respeito, tm todo o direito de contar com o apoio, a orientao e o respeito dos profissionais de sade. Certamente, aps ler esta cartilha voc ter mais elementos para conversar com esses profissionais, discutindo os prs e os contras da gestao, e podendo acompanhar e conversar com eles, com mais conhecimento de causa, sobre o que a cincia tem descoberto em relao ao tema.

O pr-natal importante na preveno da transmisso vertical?


No Brasil, existem as Recomendaes para Profilaxia da Transmisso Vertical do HIV e Terapia Anti-Retroviral em Gestantes, publicadas pelo Ministrio da Sade, que orientam os profissionais de sade a prevenirem a transmisso vertical do HIV. Alm disso, o SUS disponibiliza, de forma universal e gratuita, o AZT, anti-retroviral que tem se mostrado eficaz na preveno da transmisso do vrus da me para o filho. Estudos realizados em 1994 evidenciaram uma reduo de 67,5% na transmisso vertical com o uso do AZT durante a gestao, no trabalho de parto e no parto em si, bem como pelos recm-nascidos que no foram amamentados, apenas alimentados com a frmula infantil, disponibilizada pelo Sistema nico de Sade (SUS). Muitas mulheres s descobrem que esto com o HIV j com alguns meses de gestao ou quando desconfiam estar grvidas ao recorrem aos postos de sade para fazer o pr-natal. Nos postos, solicitada uma srie de exames
PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

36
SORODISCORDANTES

CASAIS

DICAS

que inclui o teste anti-HIV. Vale a pena frisar que a realizao desse teste no obrigatria, mas extremamente importante para que as medidas de preveno da transmisso vertical possam ser adotadas. Quanto mais cedo a mulher souber sobre a sua condio de soropositividade, mais efetivas podem ser as medidas preventivas a serem tomadas antes, durante e depois do parto.

As mulheres que vivem com HIV/AIDS no devem amamentar os seus filhos, pois a amamentao uma forma de transmisso do vrus. O aleitamento materno representa risco adicional de transmisso de 7% a 22%. No poder amamentar pode gerar sentimentos como constrangimento ou depresso, ainda mais sabendo dos benefcios do leite materno sade da criana. No entanto, o mais importante evitar que o seu filho contraia o HIV. Portanto, utilize o aleitamento artificial, ou seja, a frmula infantil.

CASAIS

SORODISCORDANTES

A mulher HIV+ pode amamentar?

37

DICAS

PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

O Ministrio da Sade recomenda que o teste anti-HIV seja oferecido a toda gestante no pr-natal, com aconselhamento pr e ps-teste, independentemente da situao de risco da mulher para a infeco pelo HIV. O teste deve ser voluntrio e confidencial.

Endereos e telefones teis no Rio de Janeiro


Abaixo, voc pode consultar alguns endereos de organizaes no-governamentais que desenvolvem trabalhos de grupos de ajuda-mtua. Algumas unidades de sade tambm trabalham com grupos (informe-se na secretaria de sade de seu municpio). Se voc conhece outros grupos, por favor, contate nossa instituio para disponibilizar essa informao.
PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Para casais sorodiscordantes


Associao Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) Rua da Candelria, 79/10o andar Centro / Tel.: (21) 2223-1040

Para mulheres vivendo com HIV/AIDS


Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (RNP+) Ncleo RJ Rua Doutor Leal, 706 Engenho de Dentro RJ Tel.: (21) 3899-5477 / 2599-8482 Grupo Pela VIDDA Rio de Janeiro Avenida Rio Branco, 135 / 709 Centro / Tel.: (21) 2518-3993

38
SORODISCORDANTES

DICAS

Para pessoas HIV positivas, seus amigos, companheiros e familiares


Grupo Pela VIDDA Niteri Rua Visconde de Moraes, 251 Ing Niteri RJ Tel.: (21) 2722-0067 / 2613-0598 Grupo Pela VIDDA Rio de Janeiro Avenida Rio Branco, 135 / 709 Centro / Tel.: (21) 2518-3993

CASAIS

Para Homens que fazem Sexo com Homens (HSH)


Associao Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) Rua da Candelria, 79/10o andar Centro / Tel.: (21) 2223-1040 Grupo Pela VIDDA Rio de Janeiro Avenida Rio Branco, 135 / 709 Centro / Tel.: (21) 2518-3993

Para Homens
Grupo Pela VIDDA Rio de Janeiro Avenida Rio Branco, 135 / 709 Centro / Tel.: (21) 2518-3993

Para pessoas vivendo com HIV/AIDS


Associao Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) Rua da Candelria, 79/10o andar Centro / Tel.: (21) 2223-1040 Instituto de Preveno a AIDS (IPrA) Rua Jurupari, 8 Tijuca Rio de Janeiro RJ / Tel.: (21) 2254-2088

Para travestis
Grupo Pela VIDDA Rio de Janeiro Avenida Rio Branco, 135 / 709 Centro / Tel.: (21) 2518-3993
PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Programas governamentais
Assessoria de DST/AIDS - Sec. de Estado de Sade/RJ Rua do Mxico, 128 4 andar sala 412 Castelo Tel.: (21) 2533-4226 / 2533-4152 / 2240-2588/2771 Programa Municipal de DST/AIDS Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcante, 455, bloco 1, sala 856 Cidade Nova Tel.: (21) 2293-8665 Programa Municipal de DST/AIDS Niteri Av. Amaral Peixoto, 171 3 andar sala 302 Centro Tel.: (21) 2719-4491 Programa Municipal de DST/AIDS Nova Iguau Rua Bernardino de Mello, 1895 sala 47 Centro Tel.: (21) 2667-3281 Programa Municipal de DST/AIDS Petrpolis Rua Paulino Afonso, 455 Centro | Tel.: (24) 2231-2165

39
SORODISCORDANTES

Centros de Testagem e Aconselhamento


CAMPOS DOS GOYTACAZES Centro de Referncia da Criana e do Adolescente Rua Conselheiro Otaviano, 241 Centro Tel.: (22) 2733-3335 / 0800-224030 DUQUE DE CAXIAS CTA Duque de Caxias Rua General Argolo, s/n Centro | Tel.: (21) 2671-7659 MACA Programa Municipal de DST/AIDS Rua do Sacramento, 222 Imbitiba | Tel.: (24) 2772-9397 NITERI Policlnica Comunitria Santa Rosa Praa Vital Brasil, s/n Vital Brasil | Tel.: (21) 2711-2366

CASAIS

DICAS

NOVA IGUAU Centro de Sade Dr. Vasco Barcelos Rua Bernardino de Mello, 1.895 Centro Tel.: (21) 2667-3281 / 2667-4136 RIO DE JANEIRO Gaffre e Guinle Rua Mariz e Barros, 775 Tijuca | Tel.: (21) 2568-4244 Hospital Escola So Francisco de Assis Av. Presidente Vargas, 2.863 Praa Onze Tel.: (21) 2293-2255 / 2273-9073
PARA UMA VIDA SAUDVEL, SEGURA E FELIZ

Hospital Municipal Rocha Maia Rua Gal. Severiano, 81 Botafogo | Tel.: (21) 2295-2295 / 2295-2095 Unidade Integrada de Sade Herculano Pinheiro Av. Ministro Edgar Romero, 276 B Madureira | Tel.: (21) 3390-0180 SO GONALO CTA So Gonalo Rua Professor Joo Pereira Dias, s/n Neves | Tel.: (21) 2624-5756 SO JOO DO MERITI Centro de Sade Anibal Viriapo de Azevedo Rua Pastor Joaquim Rosa, s/n Vilar dos Telles | Tel.: (21) 2756-8504 VOLTA REDONDA CTA Volta Redonda Rua Governador Luiz Monteiro, 282 Aterrado | Tel.: (24) 3345-1666

40
SORODISCORDANTES

DICAS

Maternidades que oferecem profilaxia com anti-retrovirais


Hospital Maternidade Alexander Fleming Rua Jorge Smith, 331 Marechal Hermes | Tel.: (21) 2423-3065 Hospital Maternidade Carmela Dutra Rua Aquidab, 1037 Lins de Vasconcelos | Tel.: (21) 2269-5446 Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth Maternidade Praa XV Praa XV de Novembro, 4 Fundos Centro | Tel.: (21) 2507-6001 Instituto Municipal da Mulher Fernando Magalhes (Referncia: perto do Campo de So Cristvo) Rua General Jos Crispino, 87 S. Cristvo | Tel.: (21) 2580-8343 Maternidade Leila Diniz Estrada de Curicica, 2.000 Jacarepagu | Tel.: (21) 2445-2264 Unidade Integrada de Sade Herculano Pinheiro Hospital Municipal Herculano Pinheiro Rua Andrade Figueira, s/n Madureira | Tel.: (21) 3390-0180

CASAIS

APOIO

Вам также может понравиться