Вы находитесь на странице: 1из 10

IFES INSTITUTO FEDERAL DO ESPRITO SANTO

LUIS FELIPE MARIANI COSTA MARINA COSTA FOGAA MICHELLI SARDI ASTORI

PROJETO DE DRENAGEM URBANA

VITRIA 2012

IFES INSTITUTO FEDERAL DO ESPRITO SANTO

LUIS FELIPE MARIANI COSTA MARINA COSTA FOGAA MICHELLI SARDI ASTORI

PROJETO DE DRENAGEM URBANA


Exerccio avaliativo com a inteno de obteno de nota parcial na disciplina de Drenagem Urbana com o professor Fbio Zorzal, no sexto perodo do curso integrado de Infra Estrutura de Vias de Transporte.

VITRIA 2012

SUMRIO 1 INTRODUO..................................................................................................4 2 REVISO LITERRIA......................................................................................5 3 LOCALIZAO.................................................................................................6 4 METODOLOGIA...............................................................................................7 5 RESULTADOS E ANLISES............................................................................8

1 INTRODUO Drenagem o termo que se emprega na designao das instalaes destinadas a recolher e escoar o excesso dgua. Nesse trabalho estaremos nos referindo sempre drenagem na malha urbana. As tcnicas de drenagem so utilizadas para amenizar os prejuzos e minimizar os riscos causados pela gua oriundas das chuvas, ou seja, pela no captao das guas excedentes dos perodos chuvosos. Visa evitar possveis inundaes, diminuir os prejuzos causados pelas mesmas e possibilitar o desenvolvimento urbano de forma harmnica, articulada e sustentvel. A partir do momento em que ocorre a precipitao, o caminho que a gua ir seguir, depende da topografia do terreno, se o mesmo bem definido, ou no. Caso ele no seja bem definido, devero ser feitas correes no terreno, de modo que a gua escoe, independente da topografia do terreno local. As torrentes originadas pela precipitao direta sobre as vias pblicas desembocam nos bueiros situados nas sarjetas. Estes dispositivos, somados a outros, constituem o sistema de microdrenagem, e tem por finalidade conduzir a gua pluvial at o sistema de macrodrenagem.O sistema de micro-drenagem ser o foco do nosso trabalho. Em geral, a gua coletada das chuvas lanada em cursos dgua natural, rios, mares, ou terrenos muito permeveis, conforme os critrios econmicos mais adequados, e tambm de forma que seja mnimo o percurso entre a gua e seu destino final. Anteriormente a drenagem urbana tinha como princpios remover as guas pluviais para jusante, executar projetos e obras visando resolver os problemas relacionados precipitao, e a analise era baseada apenas na questo econmica. J a viso atual busca a compreenso integrada do meio ambiente, visando resolver os problemas baseado em todos os aspectos, o social, legal, institucional e tecnolgico, poltico e ambiental.

2 REVISO LITERRIA Os maus planejamentos das cidades em geral, no Brasil, acarretam nos impactos causados sobre o meio ambiente, pela urbanizao. Muitos so os prejuzos para as pessoas que residem nestas cidades, quando o mau dimensionamento dos dispositivos causa danos se no irreparveis, s remediveis em longo prazo. Um exemplo disso o caso das enchentes urbanas, em que a gua inunda casas, ruas, estabelecimentos, levando doenas e destruindo boa parte de mveis, e outros diversos bens de quem so prejudicados. Mas as enchentes urbanas no so o nico problema. Este caso apenas um dos muitos casos desastrosos que ocorrem devidos precipitao intensa sem que os dispositivos da micro-drenagem suportem a vazo dessas guas. As torrentes originadas pela precipitao direta sobre as vias pblicas desembocam nos bueiros situados nas sarjetas. Estas torrentes (somadas gua da rede pblica proveniente dos coletores localizados nos ptios e das calhas situadas nos topos das edificaes) so escoadas pelas tubulaes que alimentam os condutos secundrios, a partir do qual atingem o fundo do vale, onde o escoamento topograficamente bem definido, mesmo que no haja um curso dgua perene. O sistema responsvel pela captao da gua pluvial e sua conduo at o sistema de macro-drenagem denominado Sistema de Micro-drenagem, e ser o objeto do nosso estudo. J o escoamento no fundo do vale o que determina o chamado Sistema de Macro-Drenagem. Segundo Bidone & Tucci (1995), a microdrenagem urbana definida pelo sistema de condutos pluviais em nvel de loteamento ou rede primria urbana. Para Martins (1995), as estruturas de macrodrenagem destinam-se conduo final das guas captadas pela drenagem primria, dando prosseguimento ao escoamento dos deflvios oriundos das ruas, sarjetas, valas e galerias, que so elementos englobados como estruturas de microdrenagem. Normalmente, as obras de macrodrenagem constituem-se na retificao e ampliao das sees de canais naturais, construo de canais artificiais ou galerias de grandes dimenses, ainda em estruturas auxiliares para controle, dissipao de energia, amortecimento de picos, proteo contra eroses e assoreamento, travessias e estaes de bombeamento.

3 LOCALIZAO Selecionou-se, como local para a realizao deste inventrio, a Av. Leito da Silva, situada no bairro Horto, em Vitria ES com o CEP: 29052-116, e as ruas adjacentes Rua Constantino Sodr, Rua Dr. Eurico de Aguiar, Rua Dr. Joo Carlos de Souza, Rua Jos Farias, Rua Argeu Pereira, Rua das Palmeiras, Rua Bernardino Monteiro e Rua Jos Farias.

4 METODOLOGIA

Nesse trabalho, utilizamos a planilha disponibilizada pelo Engenheiro Professor Fbio Mrcio Bisi Zorzal no FTP do Instituto Federal do Esprito Santo. Essa planilha disponibilizava todo o dimensionamento em que cada grupo coletava os dados e os aplicava em cada planilha. Os dados em que cada grupo aplicava so:
Comprimento do Talvegue;

rea da Bacia; Coeficiente de Run Off Cotas de Montante e Jusante do Poo de visita; Dimetro da manilha e suas vazes plenas tabeladas; Velocidade de Escoamento tabelado.

Para cumprir o objetivo do dimensionamento devemos calcular toda a vazo hidrulica com a frmula: 2,87 * C * i * A C = Coeficiente de Run Off I = Declividade do greide da pista em nmeros decimais A = rea da Bacia em Hectare E depois de calculada feito um calculo da razo entre duas vazes:

(Qjusante/Qplena) x 100 Qjusante = Vazo na Jusante do PV Qplena = Vazo Plena na manilha

Se o resultado foi maior que 50, significa que est sendo usado mais que meia seo para vazo, o que errado por sinal, pela norma todo dimensionamento para tubulao dever ser para meia seo, para o caso que o resultado for menor que 50%, o dimensionamento procede.

5 RESULTADOS E ANLISES A tabela abaixo representa a parte no formulada da Planilha de Saneamento pluvial, utilizada para dimensionamento dos postos de vista do trabalho de drenagem urbana. A primeira coluna representa os trechos de postos de visita interligados, parte fundamental para o calculo de vazo acumulada feita posteriormente. Em seguida, preenchem-se os dados de comprimento e rea de contribuio, necessrios para o calculo de intensidade pluviomtrica.

Como o levantamento se trata unicamente de uma rea urbana residencial, adotaremos o Coeficiente de Run-off (C) como sendo 0,6. Alem disso consideramos o Tempo de Concentrao como sendo a soma de 12, e o o Tempo de permanncia da Chuva, atingindo as Intensidades Pluviomtricas abaixo:

Como resultado final de todo o calculo anterior se obtm as vazes das sees, sendo o Montante o acumulado anterior, a contribuio e o jusante o que vem de outros postos de visita a cada segundo.

Aps o calculo de intensidade pluviomtrica, e das determinadas vazes dos postos de visita, se deve realizar os clculos necessrios para o assentamento das tubulaes.

A coluna de maior importncia a de Velocidade a seo plena da seo, j que a mesma pode interferir futuramente na durabilidade das tubulaes a serem instaladas. Com elas podemos determinar dimetros paras as tubulaes e seus recobrimentos concluindo assim o assentamento das tubulaes

Вам также может понравиться