Вы находитесь на странице: 1из 110

MISSAL CARMELITA - 1

IRMOS DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA DO MONTE CARMELO

PRPRIO DOS SANTOS MISSAL

(Roma, 1 de Outubro de 2004) Ad experimentum

2 - MISSAL CARMELITA

MISSAL CARMELITA - 3

CALENDRIO
JANEIRO 3 8 9 27 29 B. Ciraco Elias Chavara, presbtero S. PEDRO TOMS, bispo S. ANDR CORSINI, bispo S. Henrique de Oss e Cervell, presbtero B. Arcngela Girlani, virgem ABRIL 17 18 23 B. Baptista Mantuano, presbtero B. Maria da Encarnao, religiosa B. Teresa Maria da Cruz Manetti, virgem MAIO 5 8 16 22 25 Santo ngelo, presbtero e mrtir B. Lus Rabat, presbtero S. Simo Stock, religioso S. Joaquina de Vedruna, religiosa S. MARIA MADALENA DE PAZZI, virgem OC OC OC OCD Mem. Mem. Fac. Fac. Festa Mem. OC OCD OCD OCD Mem. Fac. Fac. Fac. Fac. OC OCD OC OCD OCD OC Festa Fac. Festa Fac. Fac. Fac.

JUNHO 7 12 14 B. Ana de S. Bartolomeu, virgem B. Afonso Maria Mazurek, mrtir Santo Eliseu, profeta JULHO 9 B. Joana Scopelli, virgem 13 S. Teresa de Jesus dos Andes, virgem 16 NOSSA SENHORA DO CARMO 17 BB. Teresa de S. Agostinho e Companheiras, virgens e mrtires 19 Nossa Senhora, Me da Divina Graa 20 SANTO ELIAS, profeta e inspirador da nossa Ordem 23 B. Maria Pilar, Teresa e Maria ngeles, virgens e mrtires 24 B. Joo Soreth, presbtero 24 B. Maria das Mercs Prat y Prat, virgem e mrtir 27 B. Tito Brandsma, presbtero e mrtir 28 B. Joo Soreth, presbtero OC OCD OC OCD OCD OC OCD OCD OC OCD OCD Fac. Fac. Sol. Fac. Mem. Mem. Solen. Festa Fac. Mem. Fac. Fac. Fac. OCD OCD OC Mem. Fac. Mem.

4 - MISSAL CARMELITA

AGOSTO 7 9 16 17 18 25 26 26 SANTO ALBERTO DE TRPANI, presbtero S. TERESA BENEDITA DA CRUZ (EDITH STEIN), virgem e mrtir B. Maria Sacrrio de S. Lus Gonzaga, virgem e mrtir B. ngelo Mazzinghi, presbtero BB. Joo Baptista Duverneuil, Miguel Lus Brulard e Tiago Gagnot, mrtires B. Maria de Jesus Crucificado, virgem Transverberao de Santa Teresa [Memria nos Carmelos] B. Tiago Retouret, mrtir SETEMBRO 1 S. Teresa Margarida Redi, virgem OC OCD OCD OCD Fac. Mem. Mem. Festa Fac. OC OCD OCD OC OCD OCD OC Festa Mem. Festa Fac. Fac. Fac. Fac. Fac. Fac.

12 B. Maria de Jesus Lpez de Rivas, virgem 17 SANTO ALBERTO DE JERUSALM, BISPO E LEGISLADOR DA NOSSA ORDEM 25 B. Josefa Naval Girbs, virgem secular OUTUBRO 1 15 S. TERESA DO MENINO JESUS, virgem S. TERESA DE JESUS, virgem e doutora da Igreja

OC e OCD OC OCD

Festa Festa Solen.

NOVEMBRO 5 B. Francisca de Amboise, religiosa 6 B. Nuno de Santa Maria, religioso 7 B. Francisco Palau e Quer, presbtero 8 B. Isabel da Trindade, virgem 14 TODOS OS SANTOS CARMELITAS 15 Comemorao de Todos os Defuntos da Ordem * 19 S. Rafael Kalinowski, presbtero 29 BB. Dionsio e Redento da Cruz, religiosos e mrtires OC OC e OCD Fac. Mem. Fac. Fac. Festa Fac. Mem. Fac. Mem.

OC OCD OC OCD

DEZEMBRO 5 11 14 16 B. Bartolomeu Fanti, presbtero S. Maria Maravilhas de Jesus, virgem S. JOO DA CRUZ, presbtero e doutor da Igreja B. Maria dos Anjos, virgem OC OCD OC OCD OCD Fac. Fac. Festa Solen. Fac.

* Quando o dia 15 de Novembro coincide com o domingo, a comemorao transferida para o dia 16.

JANEIRO
3 de Janeiro B. Ciraco Elias Chavara, presbtero Mem. Fac.
Nasceu em Kainakary, no Krala (ndia) a 10 de Fevereiro de 1805. Partiu para a eternidade a 3 de Janeiro de 1871. Antes da sua morte pde declarar que nunca perdera a sua inocncia baptismal. Cultivou especialmente as virtudes da simplicidade de corao, f viva, fiel obedincia, devoo ao Santssimo Sacramento, Virgem Maria e a So Jos. Sofreu muito pelo bem dos cristos do Malabar, particularmente durante o cisma de Mar Rocos, sendo ento Vigrio Geral da Igreja dos srios. Conservou uma extraordinria devoo Santa S. Fundou a Congregao dos Carmelitas de Maria Imaculada. Aps dois anos de dolorosa enfermidade, expirou aos 65 anos. Foi sepultado na Igreja de Santa Filomena em Koonammavu.

ANTFONA DE ENTRADA Proclamai entre as naes a glria do Senhor, anunciai a todos os povos as suas maravilhas. O Senhor grande e digno de louvor. ORAO COLECTA

Sal 95, 3-4

Senhor, nosso Deus, que chamastes o bem-aventurado Ciraco Elias, sacerdote, para fortalecer a unidade da Igreja, concedei-nos, por sua intercesso, que, iluminados pelo Esprito Santo, saibamos discernir os sinais dos tempos e difundir entre os homens, por palavras e obras, a mensagem evanglica. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: Fria ou Comum dos Pastores. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Recebei, Senhor, o sacrifcio do vosso povo e fazei que estes dons, oferecidos em honra do bem-aventurado Ciraco Elias, sejam para ns fonte de salvao eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO O Senhor enviou os seus discpulos para anunciar aos povos da terra: Est prximo o reino de Deus. cf Lc 10, 1.9

6 - MISSAL CARMELITA

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Senhor, que nos alimentais nesta mesa santa, concedei-nos que, seguindo em toda a nossa vida os exemplos do bem-aventurado Ciraco Elias, Vos sirvamos com dedicao constante e amemos todos os nossos irmos com infatigvel caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

8 de Janeiro S. PEDRO TOMS, BISPO Festa na OC Memria na OCD


Nasceu na Frana por volta de 1305. Tendo exercido o cargo de procurador geral da Ordem junto da Cria pontifcia em Avinho e depois o de pregador apostlico, em 1354 foi nomeado Bispo de Patti e Lipari. Desempenhou funes de legado pontifcio junto de Reis e Imperadores do tempo com o objectivo de consolidar a paz e promover a unio com as Igrejas Orientais. Em 1364 foi nomeado Patriarca latino de Constantinopla. Os seus esforos em favor da unidade da Igreja fazem deste Santo uma figura ecumnica do sc. XIV. Morreu em Famagusta (Chipre) em 1366.

ANTFONA DE ENTRADA Reine em vossos coraes a paz de Cristo, qual fostes chamados, para formar um s corpo; e mostrai-vos agradecidos. Onde se celebra como Festa, diz-se o Glria. ORAO COLECTA

Col 3, 15

Senhor, Deus da paz, que concedestes ao bispo So Pedro Toms a fora do vosso Esprito para estabelecer a paz e promover a unidade dos cristos, concedei que, pelo seu exemplo e intercesso, testemunhemos a integridade da f e vivamos unidos pela integridade da f e pelo vnculo da caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 7 ou da Fria.

MISSAL CARMELITA - 7

ORAO SOBRE AS OBLATAS

Inflamai, Senhor, os nossos coraes no fogo celeste, e concedei benignamente, por estes sagrados mistrios, os dons da unidade e da paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
PREFCIO A glria dos Santos

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte. Vs sois glorificado na assembleia dos Santos e, ao coroar os seus mritos, coroais os vossos prprios dons. Na sua vida dais-nos um exemplo, na comunho com eles uma famlia e na sua intercesso um auxlio, para que, confirmados por to grandes testemunhas, possamos vencer o bom combate da f e receber com eles a eterna coroa de glria, por Cristo, nosso Senhor. Por isso, com os Anjos e todos os Santos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. O cu e a terra proclamam a vossa glria. Hossana nas alturas. Bendito O que vem em nome do Senhor. Hossana nas alturas.
ANTFONA DA COMUNHO Porque h um s po, todos somos um s corpo, ns que participamos do mesmo clice e do mesmo po. cf. 1 Cor 10, 17

8 - MISSAL CARMELITA

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Pela virtude deste sacramento, confirmai-nos, Senhor, na unidade e na paz, pelas quais So Pedro Toms trabalhou incansavelmente at morte. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
BNO SOLENE

Deus, nosso Pai, que hoje nos reuniu para celebrar a festa de So Pedro Toms, vos abenoe e proteja e vos confirme na sua paz.
R. Amen.

Cristo Nosso Senhor, que manifestou de modo admirvel em So Pedro Toms a fora e a imagem do mistrio pascal, faa de vs testemunhas fiis do seu Evangelho.
R. Amen.

O Esprito Santo, que em So Pedro Toms nos deu um sinal da caridade divina, vos torne capazes de formar uma verdadeira comunidade de f e amor.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

MISSAL CARMELITA - 9

9 de Janeiro S. ANDR CORSINI, BISPO Festa na OC Memria na OCD


Nasceu em Florena nos princpios do sc. XIV. Abraou a vida religiosa no convento da sua cidade natal. Foi provincial da Toscana em 1348 e no ano seguinte nomeado Bispo de Fisole (Itlia). Governou a sua Igreja com admirveis exemplos de caridade e com a eloquncia da sua palavra. Distinguiu-se pelo seu zelo apostlico, prudncia e amor aos pobres. Morreu no dia 6 de Janeiro de 1374.

ANTFONA DE ENTRADA Como so belos sobre os montes os ps do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova e proclama a salvao! ORAO COLECTA

Is 52, 7

Pai santo, que chamais vossos filhos queles que promovem a paz, concedei-nos, pela intercesso de Santo Andr Corsini, admirvel mediador da paz, a graa de trabalhar incansavelmente pela instaurao da justia, que pode garantir aos homens a paz firme e verdadeira. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Onde se celebra como Festa, diz-se o Glria.

LECCIONRIO: pg. 13 ou da Fria.

ORAO SOBRE AS OBLATAS

Olhai, Senhor, para os dons que colocamos sobre o vosso altar em memria de Santo Andr Corsini, e, por estes mistrios, que lhe alcanaram a glria, concedei-nos o perdo e a paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

10 - MISSAL CARMELITA

PREFCIO

O exemplo e a intercesso dos Santos

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte, por Cristo, nosso Senhor. Pelo testemunho admirvel dos Santos, aumentais e fortaleceis sempre a vossa Igreja e nos dais provas evidentes do vosso amor. O exemplo dos Santos nos estimula e a sua intercesso nos ajuda a celebrar os mistrios da salvao. Por isso, com os Anjos e todos os Santos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. O cu e a terra proclamam a vossa glria. Hossana nas alturas. Bendito O que vem em nome do Senhor. Hossana nas alturas.
ANTFONA DA COMUNHO Eu era a vista do cego e os ps do coxo. Era o pai dos pobres e defensor da causa dos desconhecidos. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Job 29, 15-16

Deus de infinita misericrdia, que alimentastes o vosso povo com o po celeste, confirmai-nos na vossa paz e, por intercesso do bispo Santo Andr, concedei-nos a graa de alcanar o descanso eterno. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

MISSAL CARMELITA - 11

BNO SOLENE

Deus, nosso Pai, que hoje nos reuniu para celebrar a festa de Santo Andr Corsini, vos abenoe e proteja e vos confirme na sua paz.
R. Amen.

Cristo Nosso Senhor, que manifestou de modo admirvel em Santo Andr Corsini a fora e a imagem do mistrio pascal, faa de vs testemunhas fiis do seu Evangelho.
R. Amen.

O Esprito Santo, que em Santo Andr Corsini nos deu um sinal da caridade divina, vos torne capazes de formar uma verdadeira comunidade de f e amor.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

12 - MISSAL CARMELITA

27 de Janeiro S. Henrique de Oss e Cervell, presbtero Mem. Fac. na OCD


Nasceu em Vinebre (Catalunha) a 16 de Outubro de 1840. Foi ordenado sacerdote em 21 de Setembro de 1867. Apstolo das crianas na catequese, inspirador de movimentos seculares de esprito evanglico, director de almas, sentiu irresistivelmente o atractivo espiritual de Santa Teresa de Jesus, mestra de orao e filha da Igreja. luz da sua doutrina, fundou em 1876 a Companhia de Santa Teresa, instituto religioso feminino cujos membros tm com o objectivo a formao da mulher na escola do Evangelho, seguindo os exemplos de Santa Teresa. Apstolo dos novos tempos com a pregao e com a escrita, aps um duro calvrio de provas e padecimentos, morreu em Gilet (Valncia) no dia 27 de Janeiro de 1896.

ANTFONA DE ENTRADA O Esprito do Senhor est sobre Mim. Ele Me ungiu e Me enviou para anunciar o Evangelho aos pobres. ORAO COLECTA

Lc 4, 18

Senhor, nosso Deus, que no presbtero Henrique de Oss unistes maravilhosamente a orao contnua a uma actividade apostlica incansvel, concedei-nos, por sua intercesso, que, perseverando no amor de Cristo, sirvamos a vossa Igreja com palavras e obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 15 Fria ou Comum dos Pastores ou Santos Educadores ORAO SOBRE AS OBLATAS

Desa sobre ns, Senhor, o vosso Esprito Santo, na celebrao dos divinos mistrios, e nos ilumine com a luz da f que levou o bem-aventurado Henrique de Oss a anunciar ao mundo a vossa glria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Prefcio do Comum dos Pastores ANTFONA DA COMUNHO Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vs, diz o Senhor. Se algum permanece em Mim e Eu nele, d fruto abundante. cf. Jo 15, 4-5

MISSAL CARMELITA - 13

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Senhor, que nos alimentastes nestes santos mistrios, dai-nos a graa de seguir os exemplos do bem-aventurado Henrique, que se consagrou a Vs de todo o corao e praticou incansavelmente a caridade para com o vosso povo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. 29 de Janeiro B. Arcngela Girlani, religiosa Mem. Fac. na OC
Nascida em Trino, na Itlia Setentrional, em meados do sc. XV, tomou o hbito carmelita em Parma, onde tambm veio a ser prioresa. Mais tarde exerceu o mesmo cargo no novo Mosteiro de Mntua, onde morreu em 1495. Distinguiu-se pela sua especial devoo Santssima Trindade.

ANTFONA DE ENTRADA Seguem-na as donzelas, suas companheiras. Cheias de alegria e entusiasmo, entram no palcio do Rei. ORAO COLECTA

Sal 44, 15-16

Senhor, que fizestes da bem-aventurada Arcngela uma enamorada do mistrio da vossa eterna Trindade, concedei-nos, por sua intercesso, que, saboreando na terra a felicidade da vossa glria, Vos contemplemos um dia no Cu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO:pg. 17 Fria ou Comum das Virgens ORAO SOBRE AS OBLATAS

Ao proclamarmos as maravilhas que realizastes na bem-aventurada Arcngela, humildemente Vos pedimos, Senhor, que aceiteis a oferta do nosso ministrio, como aceitastes os mritos da sua vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Do trono ouvi uma voz forte que dizia: Eis a morada de Deus com os homens. Deus habitar com eles Ap 21, 3

14 - MISSAL CARMELITA

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Senhor nosso Deus, que nos fortaleceis com estes divinos mistrios, fazei que, a exemplo da bem-aventurada Arcngela, levando sempre em nosso corpo os sofrimentos de Cristo, vivamos somente para Vs. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

MARO
19 de Maro
S. JOS, ESPOSO DA VIRGEM MARIA, PROTECTOR PRINCIPAL DA ORDEM SOLENIDADE
Tudo como no Missal Romano.

20 de Maro
Beato Francisco Palau e Quer de Jesus Maria Jos, presbtero Memria facultativa: O. Carm. (O.C.D.: 7 de Novembro)
Textos no dia 7 de Novembro.

MISSAL CARMELITA - 15

ABRIL
17 de Abril B. Baptista Mantuano, presbtero Memria na OC e Mem. Fac. na OCD
Nasceu em Mntua (Itlia) no dia 17 de Abril de 1447. Sendo ainda jovem, entrou para o convento dos carmelitas da Congregao de Mntua em Ferrara. Professou em 1464 e desempenhou diversas funes em diferentes conventos. Tendo exercido por seis vezes o cargo de Vigrio Geral da sua Congregao, em 1513 foi eleito Prior Geral da Ordem. Faleceu em Mntua no dia 20 de Maro de 1516. Na sua vida foi sempre um modelo de virtude e de grande amor Igreja, a cuja reforma se dedicou de corpo e alma. Grande humanista, considerado um dos poetas latinos de maior relevo da sua poca.

ANTFONA DE ENTRADA Tinha na sua boca a palavra da verdade e no havia maldade nos seus lbios. Afastava muitos do mal e andava comigo na paz e na justia. ORAO COLECTA

Mal 2, 6

Senhor, que fizestes do bem-aventurado Baptista, servo fiel de Maria, um admirvel defensor e pregador da vossa palavra, concedei-nos, por sua intercesso, que sem cessar meditemos com Maria a vossa palavra e com Ela cantemos os vossos louvores por toda a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO:pg. 19 Fria ou Comum dos Santos ORAO SOBRE AS OBLATAS

Aceitai, Senhor, os dons que colocamos sobre o vosso altar na memria do bem-aventurado Baptista, e fazei que, libertos das coisas da terra, encontremos em Vs a nossa nica riqueza. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO A palavra de Cristo habite em vs com abundncia, para vos instruirdes e aconselhardes uns aos outros, com toda a sabedoria. E com salmos, hinos e cnticos espirituais, cantai de todo o corao a Deus a vossa gratido. Col 3, 16

16 - MISSAL CARMELITA

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Pela virtude redentora deste sacramento, conduzi-nos sempre, Senhor, pelos caminhos do vosso amor, a exemplo do bem-aventurado Baptista, e completai at ao dia de Cristo Jesus a obra que em ns comeastes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. 18 de Abril B. Maria da Encarnao, religiosa Mem. Fac. na OCD
Nasceu em Paris em 1566. Impedida de realizar a sua aspirao ao estado religioso, foi obrigada a casarse aos dezasseis anos. Me de sete filhos e esposa dedicada aos deveres familiares, santificou-se no meio das grandes dificuldades que atribularam o seu lar. Movida pela leitura das obras de S. Teresa, empenhou-se em introduzir em Frana o Carmelo Teresiano. Em 1603 conseguiu as devidas autorizaes e construiu a primeira fundao para religiosas vindas de Espanha, entre as quais a Beata Ana de S. Bartolomeu e Ana de Jesus. Esta obra mereceu-lhe o ttulo de Me e Fundadora do Carmelo em Frana. Aps a morte do seu marido (1613), entrou tambm ela para o Carmelo de Amiens, onde se distinguiu no esprito de orao e no zelo pela propagao da f. Morreu no Carmelo de Pontoise em 18 de Abril de 1618.

ANTFONA DE ENTRADA Esta a mulher sbia, que edificou a sua casa. Anda por caminhos rectos, na lei do Senhor. ORAO COLECTA

Cf. Prov 14, 1-2

Senhor, que fortalecestes a bem-aventurada Maria nos vrios estados de vida, com uma admirvel coragem nas adversidades, concedei-nos a graa de sofrermos as adversidades com fortaleza e de perseverarmos at ao fim no vosso santo amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 21 Fria ou Comum das Santas ORAO SOBRE AS OBLATAS

Por estes dons que Vos apresentamos, em memria da bem-aventurada Maria, concedei-nos, Senhor, a paz e a salvao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

MISSAL CARMELITA - 17

ANTFONA DA COMUNHO Quem faz a vontade de meu Pai, que est no Cu, esse meu irmo, minha irm e minha me, diz o Senhor. ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Mt 12, 50

Ao celebrarmos a memria da bem-aventurada Maria, concedei-nos, Deus todo-poderoso, que este divino sacramento nos ilumine e inflame, para que desejemos sempre o que santo e dmos fruto abundante de boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

23 de Abril B. Teresa Maria da Cruz Manetti, virgem Mem. Fac. na OCD


Teresa Maria da Cruz nasceu em Campi Bisenzio (Florena) em 1846. Fundou a Congregao das Carmelitas de Santa Teresa para o servio dos rfos e dos pobres. Desejando viver crucificada com Cristo, suportou, nos ltimos anos da sua vida, dolorosas provaes no corpo e no esprito. Faleceu no dia 23 de Abril de 1910.

ANTFONA DE ENTRADA As santas virgens aclamam o Senhor, porque o nome do Senhor sublime. A sua majestade est acima do cu e da terra. ORAO COLECTA

Sal 148, 12-14

Senhor, que amparaste no caminho da cruz a virgem bem-aventurada Teresa Maria da Cruz, fortalecida por um ardente amor Eucaristia, e a cumulastes de ternura materna para com as crianas e os pobres, concedei-nos, por sua intercesso, que, fortalecidos com o po dos anjos, nos alegremos com a participao na paixo de Cristo e colaboremos com obras de caridade para o advento do vosso reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 23 Fria ou Comum dos Santos.

18 - MISSAL CARMELITA

ORAO SOBRE AS OBLATAS

Ns Vos oferecemos, Senhor, este sacrifcio na memria da bem-aventurada Teresa e Vos pedimos que seja eficaz para a nossa salvao e agradvel vossa misericrdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO No h maior prova de amor do que dar a vida pelos amigos. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Jo 15, 13

Deus de bondade infinita, que nos fizestes saborear o alimento da salvao, fazei que imitemos a caridade da bem-aventurada Teresa, para participarmos tambm da sua glria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

MISSAL CARMELITA - 19

MAIO
5 de Maio S. ngelo, presbtero e mrtir Memria na OC
Foi um dos primeiros carmelitas a migrar do monte Carmelo para a Siclia. De acordo com fontes fidedignas, foi assassinado por infiis em Licata (Siclia), na primeira metade do sc. XIII. Aclamado como mrtir, logo se edificou uma igreja no local em que foi martirizado, sendo a depositado o seu corpo. O seu culto difundiu-se no s na Ordem, mas tambm entre o povo.

ANTFONA DE ENTRADA Este santo combateu at morte pela lei de Deus e no teve medo das palavras dos mpios, porque estava apoiado na rocha firme. ORAO COLECTA

Senhor, nosso Deus, fora dos fiis e coroa dos mrtires, que conduzistes Santo ngelo do Carmelo glria do martrio, concedei-nos, por sua intercesso, que, imitando fielmente o seu exemplo, possamos oferecer at morte o testemunho da vossa presena e da vossa bondade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 25 Fria ou Comum dos Mrtires ORAO SOBRE AS OBLATAS

Santificai, Senhor, com a vossa bno estes dons e acendei em ns o fogo do vosso amor que fortaleceu Santo ngelo para vencer os tormentos do martrio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Eu sou a videira e vs sois os ramos, diz o Senhor. Se algum permanece em Mim e Eu nele, d fruto abundante. Jo 15 , 5

20 - MISSAL CARMELITA

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

A comunho nos santos mistrios nos d, Senhor, a fortaleza de alma que tornou o vosso mrtir Santo ngelo fiel no vosso servio e vitorioso no martrio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

8 de Maio B. Lus Rabat, presbtero Memria na OC


Nascido em Erice, perto de Trpani, na Siclia, em meados do sc. XV, entrou na Ordem do Carmo. Foi Prior do convento reformado de Randazzo, onde morreu em 1490, de uma ferida recebida na cabea, perdoando ao agressor e sem querer revelar o seu nome.

ANTFONA DE ENTRADA Senhor Jesus, recebei o meu esprito. Senhor, no os acuseis deste pecado. Aleluia ORAO COLECTA

Actos 7 , 59b. 60b

Senhor, que enriquecestes o bem-aventurado Lus Rabat com uma admirvel caridade e pacincia nas injrias, concedei-nos que, imitando-o na prtica da caridade e no amor aos inimigos, mereamos alcanar os prmios eternos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 26 Fria ou Comum dos Santos ORAO SOBRE AS OBLATAS

Deus de bondade, que no bem-aventurado Lus, vencido o homem velho, formastes nele o homem novo vossa imagem, fazei que tambm ns nos renovemos para sermos dignos de Vos oferecer este sacrifcio de reconciliao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Este o servo fiel e prudente, que o Senhor ps frente da sua famlia, para dar a seu tempo a cada um a sua medida de trigo. Aleluia. cf. Lc 12, 42

MISSAL CARMELITA - 21

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Deus todo-poderoso e terno, que nos fortaleceis com a graa deste sacramento, ensinai-nos a seguir o exemplo do bem-aventurado Lus, buscando-Vos sobre todas as coisas e trazendo em ns a imagem do homem novo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

9 de Maio
B. Jorge Preca, presbtero Fundador da Sociedade de Doutrina Crist M.U.S.E.U.M., terceiro carmelita Memria facultativa: O. Carm.
Nasceu em La Valleta (Malta) no dia 12 de Fevereiro de 1880. Apenas ordenado sacerdote em 1906, empenhouse desde logo na catequese juvenil, tendo fundado para tal fim no ano seguinte a Sociedade de Doutrina Crist, conhecida como M.U.S.E.U.M. (Magister utinam sequatur Evangelium universus mundus ), devendo, por este motivo, suportar numerosas injrias. Dedicou toda a sua vida pregao popular e catequese e escreveu uma grande quantidade de livros destinados na sua maioria formao dos membros da sua Sociedade. A eficcia do seu apostolado deveu-se a uma vida de orao e constante meditao da Sagrada Escritura. A sua espiritualidade assentava na humildade e na mansido. Inscreveu-se na Ordem Terceira Carmelita no dia 21 de Julho de 1918, tendo professado a 26 de Julho do ano seguinte, adoptando desde ento como nome Franco, em honra do beato Franco de Sena, chegando mesmo a assinar alguns dos seus livros como Franco, carmelita. Em 1952 o Prior Geral P. Kilian Lynch afiliou-o Ordem em reconhecimento pela sua grande obra de divulgao da devoo Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Morreu a 26 de Julho de 1962, tendo sido beatificado a 9 de Maio de 2001 pelo Papa Joo Paulo II.

ANTFONA DE ENTRADA Eu vos darei pastores segundo o meu corao, que vos apascentem com sabedoria e prudncia. ORAO COLECTA

Jer 3, 15

Senhor, que fortalecestes o bem-aventurado Jorge com o vosso Esprito de verdade e de amor para apascentar o vosso povo, concedei a quantos celebram a sua memria a graa de crescerem na santidade, imitando o seu exemplo, e de receberem o auxlio da sua intercesso. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 28 ou da Fria.

22 - MISSAL CARMELITA

ORAO SOBRE AS OBLATAS

Recebei, Senhor, o sacrifcio do vosso povo e fazei que estes dons, oferecidos em honra do bem-aventurado Jorge, sejam para ns fonte de salvao eterna. Por Nosso Senhor.
ANTFONA DA COMUNHO O Filho do homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redeno dos homens. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Mt 20, 28

Pelos sacramentos celestes que recebemos, ao venerar a memria do bem-aventurado Jorge, concedei-nos, Senhor, a graa de saborear na bem-aventurana eterna o mistrio que celebramos na vida presente. Por Nosso Senhor. 16 de Maio S. Simo Stock, religioso Mem. Fac.
De nacionalidade inglesa, viveu no sc. XIII e morreu em Bordus. venerado na Ordem do Carmo pela sua grande santidade e peculiar piedade para com a SS. Virgem. O seu culto, j praticado em alguns lugares no sc. XV, foi, no sculo seguinte, recebido liturgicamente em toda a Ordem.

ANTFONA DE ENTRADA O Senhor o refgio e a alegria do justo. Exultem no Senhor os homens rectos de corao. ORAO COLECTA

Sal 63, 11

Senhor, nosso Deus, que chamastes So Simo Stock ao vosso servio entre os Irmos da Virgem Maria do Monte Carmelo, concedei-nos, por sua intercesso, que busquemos sempre o vosso rosto na orao e cooperemos na salvao dos nossos irmos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 30 Fria ou Comum dos Santos

MISSAL CARMELITA - 23

ORAO SOBRE AS OBLATAS

Deus de bondade, que em So Simo Stock, vencido o homem velho, formastes nele o homem novo vossa imagem, fazei que tambm nos renovemos para sermos dignos de Vos oferecer este sacrifcio de reconciliao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Saboreai e vede como o Senhor bom. Feliz o homem que nEle se refugia. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Sal 33, 9

Deus todo-poderoso e eterno, que nos fortaleceis com a graa deste sacramento, ensinai-nos a seguir o exemplo de So Simo Stock, buscando-Vos sobre todas as coisas e trazendo em ns a imagem do homem novo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

24 - MISSAL CARMELITA

22 de Maio
S. Joaquina de Vedruna, religiosa Fundadora das Carmelitas da Caridade Mem. Fac. na OC e OCD
Nasceu em Barcelona no dia 16 de Abril de 1783. Casou-se aos 16 anos e ficou viva aos 33, com 9 filhos que educou cristmente. Em 1826, movida por uma inspirao divina, fundou a Congregao das Irms Carmelitas da Caridade. A sua obra difundiu-se rapidamente por toda a Catalunha e dedicava-se ao cuidado dos doentes e educao crist das crianas, especialmente dos pobres. A sua espiritualidade assenta, sobretudo, na contemplao do mistrio da SS. Trindade. Morreu em Barcelona em 1854.

ANTFONA DE ENTRADA A mulher que teme o Senhor merece ser louvada: seus filhos levantam-se para a exaltar, seu marido proclama os seus louvores. Aleluia. ORAO COLECTA

Cf. Prov 31, 30.28

Senhor, nosso Deus, que suscitastes na vossa Igreja Santa Joaquina para a educao crist da juventude e para alvio dos enfermos, concedei-nos que, seguindo o seu exemplo, dediquemos a nossa vida a servir-Vos diligentemente nos irmos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 32 Fria ou Comum das Santas ORAO SOBRE AS OBLATAS

Recebei, Senhor, estes dons, e, pela participao nestes mistrios, concedei-nos que, a exemplo de Santa Joaquina, Vos amemos sobre todas as coisas e amemos a todos no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO No h maior prova de amor do que dar a vida pelos amigos. Jo 15, 13

MISSAL CARMELITA - 25

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Por esta Eucaristia que recebemos, cresa em ns, Senhor, a vossa graa, para que, a exemplo de Santa Joaquina, dmos testemunho, por palavras e obras, do vosso amor para os que nos rodeiam e da vossa luz para os que nos vem. Por Nosso Senhor Jesus Cristo... Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. 25 de Maio S. MARIA MADALENA DE PAZZI, VIRGEM Festa na OC Memria na OCD
Nasceu em Florena em 1566. Educada piedosamente e admitida nas monjas Carmelitas, levou uma vida escondida de orao e abnegao. Pedia incessantemente pela reforma da Igreja e dirigiu as suas irms no caminho da perfeio. Morreu no ano de 1607, enriquecida por Deus de graas extraordinrias.

ANTFONA DE ENTRADA O Verbo fez-Se carne e habitou no meio de ns. Ou: Farei de ti minha esposa para sempre, desposar-te-ei segundo a justia e o direito, por amor e misericrdia. Onde se celebra como Festa, diz-se o Glria. ORAO COLECTA

Jo 1, 14

Os 2, 21

Senhor, que amais a virgindade e cumulastes de dons celestes a virgem Santa Maria Madalena, abrasada no vosso amor, concedei-nos que, celebrando hoje a sua memria (festa), imitemos o exemplo da sua pureza e caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 34 Fria ou Comum das Virgens ORAO SOBRE AS OBLATAS

Recebei, Senhor, os dons que humildemente Vos apresentamos em memria da vossa virgem Santa Maria Madalena, e fazei que, por este santo sacrifcio, vivamos sempre em caridade perfeita na vossa presena. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, ...

26 - MISSAL CARMELITA

PREFCIO

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao, dar-Vos graas, sempre e em toda a parte. Vs abrasastes Santa Maria Madalena com os ardores do vosso Esprito, para que manifestasse em si o amor do vosso Verbo encarnado e zelasse ardentemente pela santidade da Igreja. Com todas as suas foras amou a Igreja, e, para se configurar com Cristo, seu esposo, a Vs se consagrou de corpo e alma. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Estou crucificado com Cristo; j no sou eu que vivo, Cristo que vive em mim. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Gal 2, 19b.20b

Senhor, nosso Deus, que nos fortaleceis com estes divinos mistrios, fazei que, a exemplo de Santa Maria Madalena, levando sempre em nosso corpo os sofrimentos de Cristo, vivamos somente para Vs. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

MISSAL CARMELITA - 27

BNO SOLENE

Deus, nosso Pai, que hoje nos reuniu para celebrar a festa de Santa Maria Madalena de Pazzi, vos abenoe e proteja e vos confirme na sua paz.
R. Amen.

Cristo Nosso Senhor, que manifestou de modo admirvel em Santa Maria Madalena a fora e a imagem do mistrio pascal, faa de vs testemunhas fiis do seu Evangelho.
R. Amen.

O Esprito Santo, que em Santa Maria Madalena nos deu um sinal da caridade divina, vos torne capazes de formar uma verdadeira comunidade de f e amor.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

28 - MISSAL CARMELITA

JUNHO
7 de Junho
B. Ana de S. Bartolomeu, virgem Memria na OCD
Nasceu em Almendral (vila) em 1549. Entrou para o primeiro convento de S. Jos de vila e foi a primeira religiosa conversa da reforma teresiana. Professou em 1572 e foi muito estimada por S. Teresa, a ponto de a assistir nas viagens, nas doenas e na morte. A Santa morreu nos seus braos. Aps a morte de S. Teresa, foi a alma da difuso do esprito e da obra teresiana em Frana e Flandres, na fidelidade ao carisma da reformadora e no zelo pelo bem da Igreja e pela salvao das almas. Morreu em Anturpia (Anvers, Blgica) em 1626.

ANTFONA DE ENTRADA As santas virgens aclamam o Senhor, porque o nome do Senhor sublime. A sua majestade est acima do cu e da terra. ORAO COLECTA

Sl 148, 12-14

Senhor nosso Deus, grandeza dos humildes, que adornastes a bem-aventurada Ana com as virtudes da caridade e da pacincia, concedei-nos, por sua intercesso, que, seguindo e amando a Cristo nos irmos, vivamos sempre no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 36 Fria ou Comum das Virgens ORAO SOBRE AS OBLATAS

Aceitai, Senhor, as ofertas que Vos so consagradas e fazei que estes dons, oferecidos para glria do vosso nome, sirvam de remdio para as nossas almas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Bem-aventurados os pobres em esprito, porque deles o reino dos Cus. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Mt 5, 3

Senhor, que nos alimentastes com o po da mesa celeste, fazei que esta fonte de caridade fortalea os nossos coraes e nos leve a servir-Vos nos nossos irmos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,....

MISSAL CARMELITA - 29

12 de Junho
Beato Hilario Januszewski, presbtero e mrtir Memria facultativa: O. Carm.
Pawel Januszewski nasceu em Krajenki (Polnia) no dia 11 de Junho de 1907, tendo entrado com 20 anos no Carmelo de Cracvia, onde recebeu o nome de Hilario. Aps os estudos teolgicos no Colgio de Santo Alberto, em Roma, onde foi ordenado sacerdote em 1934, regressou sua ptria, sendo nomeado prior do Convento de Cracvia em 1939. No dia 4 de Dezembro do ano seguinte foi preso pelos nazis por causa da sua f crist e deportado para o campo de concentrao de Dachau, onde se distinguiu pela sua f e caridade, acabando por ficar contaminado com o tifo enquanto prestava assistncia aos enfermos, acabando por morrer no dia 25 de Maro de 1945. Foi beatificado com mais outros 107 mrtires polacos por Joo Paulo II no dia 13 de Junho de 1999 em Varsvia.

ANTFONA DE ENTRADA Este o glorioso mrtir, que derramou o seu sangue por Cristo, no temeu as ameaas dos juzes e assim alcanou o reino dos Cus. ORAO COLECTA

Deus Pai todo-poderoso, que destes ao bem-aventurado Hilario, a graa de combater at dar a vida pela f, concedei que a sua intercesso nos ajude a suportar a adversidade por vosso amor e a caminhar corajosamente para Vs, fonte da verdadeira vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 38 ou da Fria. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Santificai, Deus de misericrdia, com a vossa bno estes dons e confirmai-nos na verdadeira f, da qual o bem-aventurado Hilario deu testemunho como seu sangue. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Eu sou a videira e vs sois os ramos, diz o Senhor. Se algum permanece em Mim e Eu nele, d fruto abundante. Jo 15, 5

30 - MISSAL CARMELITA

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Senhor, que nestes santos mistrios renovais a vossa Igreja, fazei que, imitando a admirvel constncia do bem-aventurado Hilario, mereamos alcanar o prmio eterno prometido aos que sofrem por vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

No mesmo dia 12 de Junho


B. Afonso Maria Mazurek, presbtero e mrtir Mem. Fac. na OCD
Nasceu em em Baranwka, perto de Lubartw (Polnia) no dia 1 de Maro de 1891. Recebeu o hbito carmelita em Wadowice. Fez a profisso solene em 1912 e foi ordenado presbtero no dia 16 de Julho de 1916. Durante vrios anos dedicou-se formao da juventude. Passou os ltimos catorze anos da sua vida no convento de Czerna, no qual foi prior, consagrando-se de alma e corpo ao servio da comunidade. Reavivou a actividade apostlica na igreja conventual. Foi para todos exemplo de vida religiosa e de ministrio sacerdotal. No dia 28 de Agosto de 1944 foi detido pelos militares alemes e depois fusilado, vindo a falecer com o rosrio apertado entre as mos. Foi beatificado por Joo Paulo II no dia 13 de Junho de 1999, em Varsvia, juntamente com outros 107 mrtires polacos.

ANTFONA DE ENTRADA Este o glorioso mrtir, que derramou o seu sangue por Cristo, no temeu as ameaas dos juzes e assim alcanou o reino dos Cus. ORAO COLECTA

Deus Pai todo-poderoso, que destes ao bem-aventurado Afonso Maria, a graa de combater at dar a vida pela f, concedei que a sua intercesso nos ajude a suportar a adversidade por vosso amor e a caminhar corajosamente para Vs, fonte da verdadeira vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 38 Fria ou Comum dos Mrtires. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Santificai, Deus de misericrdia, com a vossa bno estes dons e confirmai-nos na verdadeira f, da qual o bem-aventurado Afonso Maria deu testemuno como seu sangue Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho....

MISSAL CARMELITA - 31

ANTFONA DA COMUNHO Eu sou a videira e vs sois os ramos, diz o Senhor. Se algum permanece em Mim e Eu nele, d fruto abundante. ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Jo 15, 5

Senhor, que nestes santos mistrios renovais a vossa Igreja, fazei que, imitando a admirvel constncia do bem-aventurado Afonso Maria, mereamos alcanar o prmio eterno prometido aos que sofrem por vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

14 de Junho
S. Eliseu, Profeta Memria na OC
Elias passou diante de Eliseu e ps-lhe em cima a sua capa. Ento Eliseu abandonou os bois, seguiu Elias, ficando ao seu servio (1 Re 19, 21). Eliseu recebeu o esprito de Elias e, entre muitos outros milagres que fez, curou Naaman da lepra e ressuscitou uma criana. Viveu no meio dos filhos dos profetas e, em nome do Senhor, interveio muitas vezes nos acontecimentos do povo de Israel. A Ordem do Carmo, lembrado da sua origem no Monte Carmelo, quis, por meio da celebrao litrgica dos grandes profetas Elias e Eliseu, perpetuar a memria da sua presena e das suas obras. Foi por isso que o Captulo Geral de 1399 decretou a celebrao da festa de Santo Eliseu. Nos nossos dias este profeta esclarece bem como se deve executar a misso proftica na fidelidade ao verdadeiro Deus e ao servio do povo de Deus.

ANTFONA DE ENTRADA O esprito de Elias repousou sobre Eliseu e a palavra do Senhor estava com ele. ORAO COLECTA

cf. 2 Re 2, 15; 3, 12

Senhor Deus, defensor e redentor dos homens, que Vos manifestais admiravelmente nos verdadeiros profetas e dotastes o profeta Eliseu com o esprito de Elias, multiplicai em ns os dons do Esprito Santo, para que, revestidos da misso proftica, possamos testemunhar em toda a parte a vossa presena e a vossa providncia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 40 ou da Fria.

32 - MISSAL CARMELITA

ORAO SOBRE AS OBLATAS

Senhor, que por meio dos antigos sacrifcios nos revelastes a verdade das oblaes presentes, concedei que, por esta permuta de dons na memria do profeta Eliseu, nos tornemos para Vs uma eterna oblao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO O homem de Deus apresentou ao povo o po das primcias: todos comeram e ainda sobrou, segundo a palavra do Senhor. ORAO DEPOIS DA COMUNHO cf. 2 Re 4, 14

Senhor nosso Deus, que por meio dos milagres do profeta Eliseu prefigurastes admiravelmente o po da vida, fazei que, fortalecidos por este alimento, possamos realizar todos os dias a nossa misso proftica. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

MISSAL CARMELITA - 33

JULHO
9 de Julho
B. Joana Scopelli, virgem Mem. Fac. na OC
Nascida em Reggio Emilia (Calbria) em 1428, tomou o hbito carmelita, vivendo primeiro em sua casa e depois no mosteiro que ela fundou na sua cidade natal. A exerceu o ofcio de Prioresa. Distinguiu-se pela sua devoo Virgem Santssima. Morreu no ano de 1491.

ANTFONA DE ENTRADA Exultemos de alegria no Senhor, que chamou ao seu amor divino esta virgem santa e gloriosa. ORAO COLECTA

Senhor nosso Deus, fazei que a virgem bem-aventurada Joana, vossa esposa fiel, acenda em nossos coraes o amor divino que ela comunicou s suas irms na vida consagrada para glria da santa Igreja. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 43 Fria ou Comum das Virgens ORAO SOBRE AS OBLATAS

Concedei-nos, Senhor, os frutos da oblao que Vos consagramos, para que, a exemplo da bem-aventurada Joana, purificados da velhice do homem terreno, cresamos na vida nova do homem celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,...
ANTFONA DA COMUNHO As virgens prudentes levaram consigo azeite para as lmpadas. meia-noite ouviu-se uma voz: Chegou o Esposo, ide ao encontro de Cristo Senhor. ORAO DEPOIS DA COMUNHO cf. Mt 25, 4.6

Fazei, Senhor, que a comunho do Corpo e Sangue do vosso Filho nos afaste das coisas efmeras deste mundo, para que, a exemplo da bem-aventurada Joana, servindo-Vos com sincera caridade na terra, contemplemos eternamente o vosso rosto no Cu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,...

34 - MISSAL CARMELITA

13 de Julho
S. Teresa de Jesus dos Andes, virgem Mem. Fac. na OC e OCD
Joana Fernndez Solar nasceu em Santiago de Chile a 13 de Julho de 1900. Desde a adolescncia sentiuse irresistivelmente atrada por Cristo. Entrou no convento das Carmelitas Descalas de Los Andes a 17 de Maio de 1919, com o nome de Teresa de Jesus. Morreu a 12 de Abril do ano seguinte aps ter feito a profisso religiosa. Foi beatificada por Joo Paulo II a 3 de Abril de 1987 em Santiago de Chile e proposta aos jovens como modelo. a primeira flor de santidade da nao chilena e do Carmelo Teresiano da Amrica Latina.

ANTFONA DE ENTRADA Esta a virgem sbia e prudente, que, de lmpada acesa, foi ao encontro de Cristo. ORAO COLECTA

Senhor misericordioso, alegria dos santos, que inflamaste o ardor jovem da bem-aventurada Teresa com o amor virginal a Cristo e sua Igreja, e fizestes dela, no meio de tantos sofrimentos, uma alegre testemunha da caridade, concedei-nos, por sua intercesso, que, inundados pela doura do vosso esprito, anunciemos ao mundo, por palavra e obras, o evangelho do amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,...
LECCIONRIO: pg. 44 Fria ou Comum das Virgens ORAO SOBRE AS OBLATAS

Ao proclamarmos as maravilhas que realizastes na bem-aventurada Teresa, humildemente Vos pedimos, Senhor, que aceiteis a oferta do nosso ministrio, Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO A virgem prudente escolheu a melhor parte, que no lhe ser tirada. ORAO DEPOIS DA COMUNHO cf. Lc 10, 42

Fazei, Senhor, que a comunho do Corpo e Sangue do vosso Filho nos afaste das coisas efmeras deste mundo, para que, a exemplo da bem-aventurada Teresa, servindo-Vos com sincera caridade na terra, contemplemos eternamente o vosso rosto no Cu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,....

MISSAL CARMELITA - 35

16 de Julho
NOSSA SENHORA DO CARMO Solenidade
A Ordem celebra hoje a solenidade da Virgem Maria, Me do Carmelo, a quem deve tudo o que . A Ordem do Carmo nasceu juridicamente no incio do sc. XIII, com o ttulo de Santa Maria do Monte Carmelo. Esta invocao, que exprime o conjunto de benefcios recebidos da nossa Padroeira, comeou a celebrar-se com toda a solenidade no sc. XIV na Inglaterra, expandindo-se rapidamente por toda a Ordem, at se tornar a festa principal e mais solene.

ANTFONA DE ENTRADA Foi-lhe dada a glria do Lbano, e a formosura do Carmelo e do Sron; vero a glria do Senhor e a beleza do nosso Deus. Diz-se o Glria. ORAO COLECTA

Is 35, 2

Venha em nossa ajuda, Senhor, a poderosa intercesso da bem-aventurada Virgem Maria, Me e Rainha do Carmelo, para que, protegidos pelo seu auxlio, cheguemos ao verdadeiro monte da salvao, Jesus Cristo Nosso Senhor. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Ou:

Senhor, nosso Deus, que honrastes a Ordem do Carmelo com o ttulo glorioso da bem-aventurada Virgem Maria, Me do vosso Filho, concedei a quantos celebramos esta solene comemorao, que, protegidos pelo seu auxlio, cheguemos ao verdadeiro monte da salvao, Jesus Cristo Nosso Senhor. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: Prprio:pg. 47. Diz-se o Credo. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Ns Vos oferecemos, Senhor, estes dons na solene comemorao da bem-aventurada Virgem Maria, para que, imitando o seu amor ao vosso servio, nos unamos mais intimamente obra da redeno. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

36 - MISSAL CARMELITA

PREFCIO

A maternidade espiritual de Maria

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte, e louvar-Vos, bendizer-Vos e glorificar-Vos na solenidade (memria) da Virgem Maria, Me do Carmelo. Ela acolheu e conservou fielmente a vossa palavra, e, perseverando em orao com os Apstolos, foi associada de modo admirvel ao mistrio da salvao e constituda me espiritual de todos os homens. Agora, velando pelos irmos do seu Filho com amor materno, brilha como sinal de esperana segura e de consolao para ns que peregrinamos para o monte da vossa glria. Nela, como em imagem perfeita, j contemplamos o que desejamos e esperamos na Igreja. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Maria guardava todas estas palavras, meditando-as em seu corao. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Lc 2, 19

Renovados pelo sacramento do vosso Corpo e Sangue, ns Vos pedimos, Senhor, que o dom inefvel da vossa graa nos fortalea, e, entregues aos cuidados da bem-aventurada Virgem Maria, nos faa fiis imitadores das suas virtudes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

MISSAL CARMELITA - 37

BNO FINAL

Deus, Pai de bondade, encha de alegria a vossa vida na celebrao da festa de Nossa Senhora do Carmo.
R. Amen.

Deus conceda a todos os Carmelitas e a quantos levam o escapulrio do Carmo a graa de meditar e proclamar a Palavra, a exemplo de Maria.
R. Amen.

Deus vos faa sentir na hora da morte, a proteco maternal da Virgem Maria para que, purificados do pecado, possais gozar eternamente da sua companhia na comunho dos santos.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

38 - MISSAL CARMELITA

17 de Julho
BB. Teresa de S. Agostinho e Companheiras virgens e mrtires Mem. Fac. na OC Memria na OCD
As dezasseis Carmelitas Descalas do convento da Santssima Encarnao da cidade de Compigne ofereceram-se a Deus, durante a revoluo francesa, como vtima para aplacar a divina justia e implorar a paz para a Igreja. Foram encarceradas no dia 24 de Junho de 1794. Durante a sua permanncia no crcere contagiaram a alegria aos restantes prisioneiros, exortando-os a aceitar a vontade divina e animando-os a encontrar conforto no amor de Deus. Condenadas morte por se manterem fiis Igreja, vida religiosa e devoo aos Sagrados Coraes de Jesus e Maria, e, aps terem renovado a sua profisso religiosa, foram executadas na guilhotina no dia 17 de Julho de 1794.

ANTFONA DE ENTRADA As santas virgens aclamam o Senhor, porque o nome do Senhor sublime. A sua majestade est acima do cu e da terra. ORAO COLECTA

Sl 148, 12-14

Senhor, que concedestes a fora do Esprito Santo bem-aventurada Teresa e suas Companheiras e as chamastes da solido do Carmelo glria do martrio, concedei que Vos amemos com fidelidade para que possamos contemplar um dia o esplendor da vossa glria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 49 Fria ou Comum das Virgens. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Ao celebrarmos a morte gloriosa das vossas virgens, ns Vos oferecemos, Senhor, o sacrifcio de Cristo, que o princpio e o fundamento de todo o martrio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Nem a morte, nem a vida, nem criatura alguma poder separar-nos do amor de Cristo. ORAO DEPOIS DA COMUNHO cf. Rom 8, 38-39

Alimentados com o po celeste, concedei-nos, Senhor, que dmos testemunho de Vs com a mesma coragem que a bem-aventurada Teresa e as suas Companheiras hauriram deste sagrado banquete. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, ....

MISSAL CARMELITA - 39

19 de Julho
Nossa Senhora, Me da Divina Graa Memria na OCD
Maria foi na terra a Me do Redentor. Por Ela recebemos o Autor da Vida que nos salvou. Por Maria temos acesso salvao. Por isso: Maria nossa Me na ordem da graa (LG 61).

ANTFONA DE ENTRADA Vamos confiantes ao trono da graa, e alcanaremos a misericrdia do Senhor. ORAO COLECTA

cf. Heb 4, 16

Senhor, nosso Deus, que na vossa inefvel providncia, escolhestes a bem-aventurada Virgem Maria para ser Me da graa, e a associastes ao mistrio da redeno humana, concedei que ela nos obtenha abundantes graas e nos conduza ao porto da salvao eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: Fria ou Prprio na pg. 51. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Recebei, Senhor, este sacrifcio de expiao e de louvor, e, pela aco do Esprito Santo, fazei dele sacramento de redeno humana, para que o memorial da nossa reconciliao, institudo por Cristo Mediador, por intercesso de Maria, seja para ns fonte de graas e manancial inesgotvel de salvao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO O Esprito e a Esposa dizem: Vem! E aquele que ouve diga: Vem! Aquele que tem sede, venha. Aquele que o deseja, receba gratuitamente a gua da vida. Ap 22, 17

40 - MISSAL CARMELITA

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Regenerados nas fontes da salvao, ns Vos suplicamos, Senhor, que, por este sacramento e pela intercesso da Virgem Maria, unidos mais intimamente a Cristo Mediador, possamos servir fielmente o mistrio da redeno. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

20 de Julho
S. ELIAS PROFETA E INSPIRADOR DA NOSSA ORDEM Solenidade na OC Festa na OCD
O profeta Elias aparece nas Sagradas Escrituras como o homem de Deus que caminha na presena do Senhor, e que, abrasado de zelo, luta pela defesa do culto do nico Deus verdadeiro. Defendeu os direitos de Deus num desafio pblico, realizado no monte Carmelo entre ele e os sacerdotes de Baal. Entregou-se ntima experincia do Deus vivo no monte Horeb. Nele se inspiraram os primeiros eremitas que, por volta do sc. XII, iniciaram no Monte Carmelo um novo estilo de vida que originou a Ordem dos Irmos da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Por este motivo, o profeta Elias considerado o Fundador ideal da Ordem.

ANTFONA DE ENTRADA O profeta Elias disse: Vive o Senhor, Deus de Israel, a quem eu sirvo. Diz-se o Glria. ORAO COLECTA

1 Re 17, 1

Deus eterno e omnipotente, que concedestes ao bem-aventurado Elias, vosso profeta e nosso pai, a graa de viver na vossa presena e de se inflamar de zelo pela vossa glria, fazei que, procurando sempre a vossa presena, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: Prprio na pg. 53. Onde se celebra como Solenidade, diz-se o Credo.

MISSAL CARMELITA - 41

ORAO SOBRE AS OBLATAS

Aceitai, Senhor, os dons da vossa Igreja, e, assim como aceitastes o sacrifcio do profeta Elias, dignai-Vos, de igual modo, receber as nossas ofertas de po e vinho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
PREFCIO O profeta Elias, amigo de Deus e apstolo

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte, por Cristo nosso Senhor. Vs suscitastes profetas para que proclamassem que sois o Deus vivo e verdadeiro e conduzissem o vosso povo na esperana da salvao. Entre eles honrastes com a vossa divina amizade o profeta Elias, para que, devorado pelo zelo da vossa glria, manifestasse a vossa omnipotncia e a vossa misericrdia. Ele caminhou sempre na vossa presena e por isso o quisestes junto a Cristo no Tabor, como testemunha da Transfigurao, para se alegrar com a presena gloriosa do vosso Filho. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo.

42 - MISSAL CARMELITA

ANTFONA DA COMUNHO Elias comeu e bebeu, e, fortalecido com o alimento, caminhou at ao monte de Deus. ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Cfr 1 Re 19, 8

Fortalecidos com a comida e a bebida anglica da mesa do vosso Filho, concedei-nos, Senhor, que, procurando-Vos sempre por meio da f, alcancemos a contemplao da vossa presena no monte santo da glria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
BNO SOLENE

Deus, nosso Pai, que hoje nos reuniu para celebrar a festa de Santo Elias, vos abenoe e proteja e vos confirme na sua paz.
R. Amen.

Cristo Nosso Senhor, que manifestou de modo admirvel em Santo Elias a fora e a imagem do mistrio pascal, faa de vs testemunhas fiis do seu Evangelho.
R. Amen.

O Esprito Santo, que em Santo Elias nos deu um sinal da caridade divina, vos torne capazes de formar uma verdadeira comunidade de f e amor.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

MISSAL CARMELITA - 43

23 de Julho
BB. Maria Pilar, Teresa e Maria ngeles virgens e mrtires Mem. Fac. na OC e na OCD
Maria Pilar de S. Francisco de Borja (nascida em Tarazona, perto de Barcelona, no dia 30 de Dezembro de 1877), Teresa do Menino Jesus e de S. Joo da Cruz (nascida em Mochales no dia 5 de Maro de 1909) e Maria ngeles de S. Jos (nascida em Getafe no dia 6 de Maro de 1905), carmelitas descalas do mosteiro de S. Jos de Guadalajara (Espanha), sofreram o martrio no dia 24 de Julho de 1936, depois de terem confessado a sua f em Cristo Rei e de terem oferecido as suas vidas pela Igreja. So as primcias dos inumerveis mrtires da guerra civil espanhola de 1936-1939. Foram beatificadas por Joo Paulo II no dia 29 de Maro de 1987.

ANTFONA DE ENTRADA Os mrtires derramaram o seu sangue por Cristo, por isso alcanaram o recompensa eterna. ORAO COLECTA

Senhor nosso Deus, fortaleza dos humildes, que admiravelmente amparastes no martrio as bem-aventuradas virgens Maria Pilar, Teresa e Maria ngeles, concedei-nos, por sua intercesso, que, assim como elas derramaram o sangue por Cristo Rei, tambm ns permaneamos fiis a Vs e vossa Igreja at morte. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,...
LECCIONRIO: pg. 56 Fria ou Comum dos Mrtires ORAO SOBRE AS OBLATAS

Os dons que Vos apresentamos na festa das bem-aventuradas Maria Pilar e companheiras Vos sejam agradveis, Senhor, como foi agradvel a vossos olhos o combate do seu martrio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,...
ANTFONA DA COMUNHO Nem a morte nem a vida nem criatura alguma poder separar-nos do amor de Cristo. ORAO DEPOIS DA COMUNHO cf. Rom 8, 38-39

Senhor, que glorificastes as bem-aventuradas Maria Pilar, Teresa e Maria ngeles com a dupla coroa da virgindade e do martrio, concedei-nos, por este sacramento, a graa de vencermos corajosamente todo o mal e de chegarmos glria do Cu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, ...

44 - MISSAL CARMELITA

24 de Julho
Beato Joo Soreth, presbtero Memria: O. Carm. [na O.C.D., memria facultativa: 28 de Julho]
Nasceu em Caen, na Normandia, no ano de 1394. Ordenado sacerdote por volta de 1417, foi Mestre de Teologia (Paris, 1437), governou a Provncia e em 1451 foi Prior Geral da Ordem at sua morte em Angers (Frana) no dia 25 de Julho de 1471. Restaurou e promoveu a observncia regular. Escreveu um clebre comentrio sobre a Regra. Em 1462 publicou as Constituies revistas. Impulsionou e favoreceu desde as origens as monjas e a Ordem Terceira carmelita, sendo considerado por isso seu fundador. O seu culto foi confirmado a 3 de Maio de 1866 por Pio IX.

ANTFONA DE ENTRADA Como o pastor apascenta o seu rebanho, eu cuidarei das minhas ovelhas, diz o Senhor. Escolherei um pastor que as apascente. ORAO COLECTA

cf. Ez 34, 12.23

Senhor, que escolhestes o bem-aventurado Joo Soreth para renovar a vida religiosa e promover a fundao das carmelitas, concedei-nos, por sua intercesso, a graa de uma fidelidade cada vez maior no seguimento de Cristo e da sua Me. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: p. 58 ou da Fria. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Aceitai, Senhor, os dons que colocamos sobre o vosso altar na memria do bem-aventurado Joo, e fazei que, libertos das coisas da terra, encontremos em Vs a nossa nica riqueza. Por Nosso Senhor.
ANTFONA DA COMUNHO Lc 22, 26 O maior entre vs seja como o menor e aquele que manda seja como quem serve. ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Por este sacramento que recebemos, concedei, Senhor, que Vos sirvamos com um corao puro, a exemplo do bem-aventurado Joo Soreth, renovador da vida religiosa e modelo de perfeio evanglica. Por Nosso Senhor...

MISSAL CARMELITA - 45

24 de Julho
B. Maria das Mercs Prat y Prat, virgem e mrtir Memria facultativa: O.C.D.

26 de Julho
S. Joaquim e Santa Ana, pais da Virgem Maria, Protectores secundrios da Ordem Memria: O. Carm.
Tudo como no Missal Romano, dia 26 de Julho.

27 de Julho
B. Tito Brandsman, presbtero e mrtir Mem. Fac. na OC e na OCD
Nasceu em Bolsward (Holanda) em 1881. Entrou ainda muito novo para o Carmelo onde se ordenou sacerdote em 1905. Doutorou-se em filosofia em Roma e foi professor na Universidade Catlica de Nimega, da qual foi nomeado Reitor Magnfico. Antes e durante a ocupao nazi da Holanda, lutou, com fidelidade ao Evangelho, contra a difuso da ideologia nacional-socialista e pela liberdade da escola e da imprensa catlicas. Aps uma dolorosa via-sacra de prises, foi parar ao campo de concentrao de Dachau, onde morreu assassinado no dia 26 de Julho de 1942, infundindo serenidade e conforto aos outros prisioneiros e sendo amvel com os prprios perseguidores. Foi beatificado por Joo Paulo II no dia 3 de Novembro de 1985.

ANTFONA DE ENTRADA Este o gloriosos mrtir, que derramou o seu sangue por Cristo, no temeu as ameaas dos juzes e assim alcanou o reino dos Cus. ORAO COLECTA

Senhor Deus, fonte e origem da vida, que fortalecestes o bem-aventurado Tito com a fora do vosso Esprito, para que na crueldade da perseguio e do martrio proclamasse a liberdade da Igreja e a dignidade do homem, concedei-nos, por sua intercesso, que no nos envergonhemos do Evangelho, ao construirmos o vosso reino de justia e de paz, mas saibamos descubrir em cada acontecimento da vida a vossa presena misericordiosa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 61 Fria ou Comum dos Mrtires.

46 - MISSAL CARMELITA

ORAO SOBRE AS OBLATAS

Aceitai, Senhor, os dons que Vos apresentamos, ao celebrar a memria do mrtir bem-aventurado Tito e fazei que Vos sejam agradveis como foi precioso a vossos olhos o sangue do seu martrio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Quem quiser seguir-Me, diz o Senhor, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Mt 16, 24

A comunho nos santos mistrios nos d, Senhor, a fortaleza de alma que tornou o mrtir bem-aventurado Tito fiel no vosso servio e vitorioso no martrio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

28 de Julho
B. Joo Soreth, presbtero Mem. Fac. na OCD
Textos no dia 24 Julho, pag. 58.

MISSAL CARMELITA - 47

AGOSTO
7 de Agosto
S. ALBERTO DE TRPANI, PRESBTERO Festa na OC Memria na OCD
Nasceu em Trpani (Siclia) no sc. XIII. Distinguiu-se no seu tempo pelo seu amor pregao evanglica e pela fama dos seus milagres. No ano 1296 governava a provncia carmelitana da Siclia como Provincial. Clebre pelo seu apaixonado amor pureza e orao, morreu em Messina, provavelmente em 1307.

ANTFONA DE ENTRADA A boca do justo profere a sabedoria, a sua lngua proclama a justia; a lei de Deus est no seu corao. ORAO COLECTA

Sl 36, 30-31

Senhor, que fizestes de Santo Alberto um modelo de pureza e orao e um servidor fiel de Maria, concedei que, revestidos das mesmas virtudes, sejamos dignos do eterno banquete na vossa glria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Onde se celebra como Festa, diz-se o Glria. LECCIONRIO: pg. 64 Fria ou Comum dos Pastores ou Comum dos Santos ORAO SOBRE AS OBLATAS

Subam vossa presena, Senhor, as nossas oraes e as nossas ofertas, e concedei que, a exemplo de Santo Alberto, nos dediquemos contemplao dos divinos mistrios e ajuda aos irmos necessitados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Vs que deixastes tudo e Me seguistes, diz o Senhor, recebereis cem vezes mais e tereis como herana a vida eterna. Cf. Mt 19, 27-29

48 - MISSAL CARMELITA

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Senhor, que nos alimentastes com o po do Cu, fazei que, seguindo os exemplos de Santo Alberto, nos unamos mais intimamente a Cristo e sirvamos a sua Me com dedicado amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
BNO SOLENE

Deus, nosso Pai, que hoje nos reuniu para celebrar a festa de Santo Alberto de Trpani, vos abenoe e proteja e vos confirme na sua paz.
R. Amen.

Cristo Nosso Senhor, que manifestou de modo admirvel em Santo Alberto a fora e a imagem do mistrio pascal, faa de vs testemunhas fiis do seu Evangelho.
R. Amen.

O Esprito Santo, que em Santo Alberto nos deu um sinal da caridade divina, vos torne capazes de formar uma verdadeira comunidade de f e amor.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

MISSAL CARMELITA - 49

9 de Agosto
S. TERESA BENEDITA DA CRUZ (EDITH STEIN), VIRGEM E MRTIR, CO-PADROEIRA DA EUROPA Festa
Edith Stein nasceu em Breslau no dia 12 de Outubro de 1891, no seio duma famlia judaica. Tendo procurado apaixonadamente a verdade atravs de profundos estudos filosficos, encontrou-a mediante a leitura da autobiografia de Santa Teresa de Jesus. Em 1922 recebeu o baptismo na Igreja catlica e em 1933 entrou no Carmelo de Colnia. Morreu mrtir da f crist nos fornos crematrios dos campos de concentrao de Auschwitz no dia 9 de Agosto de 1942, durante a perseguio nazi, oferecendo o seu holocausto pelo povo de Israel. Mulher de inteligncia e cultura singulares, deixou numerosos escritos de elevada doutrina e de profunda espiritualidade. Foi canonizada por Joo Paulo II no dia 11 de Outubro de 1998.

ANTFONA DE ENTRADA Toda a minha glria est na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo est crucificado para mim e eu para o mundo. Diz-se o Glria. ORAO COLECTA

Gal 6, 14

Senhor, Deus dos nossos pais, que conduzistes a mrtir Teresa Benedita ao conhecimento do vosso Filho crucificado e sua imitao at morte, concedei, pela sua intercesso, que todos os homens conheam o Salvador, Jesus Cristo, e por Ele cheguem perptua viso do vosso rosto. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: Prprio na pg. 67. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Recebei e santificai, Senhor, os dons que trazemos ao vosso altar, na festa de Santa Teresa Benedita, vossa mrtir, Vs que levastes perfeio todos os sacrifcios da antiga alinaa no nico sacrifcio que Jesus Cristo, vosso Filho, Vos ofereceu com o seu sangue. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Ainda que tenha de passar por vales tenebrosos, no temerei nenhum mal, porque Vs estais comigo. cf. Salmo 22, 4-5

50 - MISSAL CARMELITA

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Concedei, Deus clementssimo, que, celebrando a festa de Santa Teresa Benedita, recebamos em nossos coraes os frutos celestes da rvore da cruz, de modo que, seguindo fielmente a Cristo na terra, mereamos comer da rvore da vida no reino celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
BNO SOLENE

Deus, nosso Pai, que hoje nos reuniu para celebrar a festa de Santa Teresa Benedita da Cruz, vos abenoe e proteja e vos confirme na sua paz.
R. Amen.

Cristo Nosso Senhor, que manifestou de modo admirvel em Santa Teresa Benedita a fora e a imagem do mistrio pascal, faa de vs testemunhas fiis do seu Evangelho.
R. Amen.

O Esprito Santo, que em Santa Teresa Benedita nos deu um sinal da caridade divina, vos torne capazes de formar uma verdadeira comunidade de f e amor.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

MISSAL CARMELITA - 51

12 de Agosto
Beato Isidoro Bakanja, terceiro carmelita, mrtir Memria facultativa: O. Carm.
Nasceu por volta de 1885 no Congo belga (Zaire). Foi baptizado ainda adolescente, sendo o primeiro catlico da sua regio. Nutriu uma especial devoo a Maria atravs do rosrio e do Escapulrio. Zelosamente dedicado difuso do cristianismo atravs da orao e de obras de caridade, recusou tirar o Escapulrio, sendo, por isso, flagelado sem piedade. Morreu seis meses mais tarde, no dia 15 de Agosto de 1909, rezando pelo seu algoz. Foi beatificado por Joo Paulo II no dia 24 de Abril de 1994.

ANTFONA DE ENTRADA Este o glorioso mrtir, que derramou o seu sangue por Cristo, no temeu as ameaas dos juzes e assim alcanou o reino dos Cus. ORAO COLECTA

Deus Pai todo-poderoso, que chamastes o bem-aventurado Isidoro luz do Evangelho, e dele fizeste uma testemunha de Jesus Cristo, concedei-nos, por seus mritos e intercesso, a graa de amarmos a todos e de intercedermos pelos que nos perseguem. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: p. 69 ou da Fria. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Ns Vos oferecemos, Senhor, estes dons em memria do bem-aventurado mrtir Isidoro, a quem nenhum tormento conseguiu separar da unidade da vossa Igreja. Por Nosso Senhor.
ANTFONA DA COMUNHO Eu sou a videira e vs sois os ramos, diz o Senhor. Se algum permanece em Mim e Eu nele, d fruto abundante. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Jo 15, 5

Senhor, que nestes santos mistrios renovais a vossa Igreja, fazei que, imitando a admirvel constncia do beato Isidoro, mereamos alcanar o prmio eterno prometido aos que sofrem por vosso amor. Por Nosso Senhor.

52 - MISSAL CARMELITA

16 de Agosto
B. Maria Sacrrio de S. Lus Gonzaga, virgem e mrtir Mem. Fac. na OC
Nasceu em Lillo, Toledo (Espanha) no dia 8 de Janeiro de 1881. Formou-se em Farmcia e foi uma das primeiras mulheres que conseguiu esse curso em Espanha. Em 1915 entrou no Carmelo de Santa Ana e So Jos de Madrid. Pelo seu esprito de orao e pelo seu amor Eucaristia encarnou perfeitamente o ideal contemplativo e eclesial do carmelo teresiano. Foi Prioresa da sua comunidade e sofreu o martrio, graa to desejada por ela, com toda a integridade da f e o ardor do seu amor a Cristo, na manh do dia 15 de Agosto de 1936.

ANTFONA DE ENTRADA Esta a gloriosa virgem mrtir, que derramou o seu sangue por Cristo, no temeu as ameaas dos juzes e assim alcanou o reino dos Cus. ORAO COLECTA

Senhor nosso Deus, que enriquecestes a bem-aventurada Maria Sacrrio com o esprito de orao e a devoo eucarstica para que padecesse o martrio, concedei-nos, pelo seu exemplo, que, cumprindo fielmente a vossa vontade em todas as coisas, Vos consagremos dedicadamente a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 71 Fria ou Comum das Virgens ou Coumum dos Mrtires. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Os dons que Vos apresentamos na memria da bem-aventurada Maria Sacrrio Vos sejam agradveis, Senhor, como foi agradvel a vossos olhos o combate do seu martrio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Quem quiser seguir-Me, diz o Senhor, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Mt 16, 24

Senhor, que glorificastes a bem-aventurada Maria Sacrrio com a dupla coroa da virgindade e do martrio, concedei-nos, por este sacramento, a graa de vencermos corajosamente todo o mal e de chegarmos glria do Cu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,...

MISSAL CARMELITA - 53

17 de Agosto
B. ngelo Mazzinghi, presbtero Mem. Fac. na OC
Nasceu em Florena ou perto desta, em data desconhecida, mas certamente antes de 1386. Foi o primeiro filho da Reforma de Santa Maria das Selvas, da Ordem do Carmo. Vrias vezes Prior em conventos da sua Ordem, distinguiu-se na pregao da palavra de Deus. Morreu em Florena em 1438.

ANTFONA DE ENTRADA Se proclamares fielmente as palavras que pus na tua boca, diz o Senhor, aceitarei os teus holocaustos e sacrifcios sobre o meu altar. ORAO COLECTA

cf. Is 59, 21; 56, 7

Deus todo-poderoso e eterno, que consagrastes este dia com a gloriosa memria do bem-aventurado ngelo, fazei que conservemos e manifestemos por obras a f que ele pregou com incansvel ardor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 73 Fria ou Comum dos Pastores. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Deus de bondade, que no bem-aventurado ngelo, vencido o homem velho, formastes nele o homem novo vossa imagem, fazei que tambm ns nos renovemos para sermos dignos de Vos oferecer este sacrifcio de reconciliao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Ns pregamos Cristo crucificado, poder de Deus e sabedoria de Deus. ORAO DEPOIS DA COMUNHO 1 Cor 1, 23-24

Deus todo-poderoso e eterno, que nos fortaleceis com a graa deste sacramento, ensinai-nos a seguir o exemplo do bem-aventurado ngelo, buscando-Vos sobre todas as coisas e trazendo em ns a imagem do homem novo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

54 - MISSAL CARMELITA

18 de Agosto BB. Joo Baptista Duverneil, Miguel Lus Brulard e Tiago Gagnot, presbteros e mrtires Mem. Fac. na OCD
Na pequena baa de Rochefort, diocese de La Rochelle (Frana) morreram amontoados em dois navios 547 sacerdotes e religiosos durante a Revoluo Francesa. Entre eles estavam, pelos menos, trs carmelitas descalos: P. Joo Baptista Duverneuiln, nascido em Limoges em 1759, que morreu por padecimentos e doenas no dia 1 de Julho de 1794, na idade de 35 anos; P. Miguel Lus Brulard, nascido em Chartres no dia 26 de Julho de 1758, que morreu no dia 25 de Julho de 1794, na idade de 36 anos; e P. Tiago Gagnot, nascido em Frolois em 1753, e que morreu no dia 10 de Setembro de 1794, na idade de 41 anos. O amor incondicional a Cristo, o apego e a fidelidade Igreja, a compaixo para com todos, o perdo para com os prprios perseguidores foram algumas das virtudes destes filhos de Santa Teresa. Foram beatificados no dia 1 de Outubro de 1995, juntamente com outros 61 mrtires, mortos na mesma circunstncia.

ANTFONA DE ENTRADA Muitas so as tribulaes do justo, mas de todas elas o livra o Senhor. O Senhor guarda todos os seus ossos, nem um s ser quebrado. ORAO COLECTA

Senhor, nosso Deus, que destes aos bem-aventurados Joo Baptista, Miguel Lus, Tiago e companheiros mrtires, a graa da fidelidade e do perdo no meio dos mais duros tormentos, concedei-nos, por sua intercesso e exemplo, que permaneamos sempre fiis Igreja e prontos para a reconciliao com os nossos irmos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 74 Fria ou Comum dos Mrtires. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Recebei, Pai santo, os dons que Vos apresentamos, ao celebrar a memria dos bem-aventurados mrtires, e concedei aos vossos servos a graa de permanecerem firmes na confisso do vosso nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Vs, que permanecestes a meu lado nas minhas tribulaes, comereis e bebereis minha mesa no meu reino. cf. Lc 22, 28-30

MISSAL CARMELITA - 55

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Senhor nosso Deus, que de modo admirvel revelastes nos vossos mrtires o mistrio da cruz, concedei-nos que, fortalecidos por este sacrifcio, vivamos fielmente unidos a Cristo e trabalhemos na Igreja pela salvao do mundo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

25 de Agosto
B. Maria de Jesus Crucificado, virgem Mem. Fac. na OC e OCD
Maria Bauardy, descendente de uma famlia de rito greco-melquita catlico, nasceu em Abellin (Galileia) em 1846. Aos vinte e um anos de idade ingressou no mosteiro das Carmelitas Descalas de Pau (Frana). Fundou mosteiros da Ordem na Terra Santa. Brilhou pelos dons sobrenaturais, principalmente pela humildade. Sobressaiu tambm pela sua ardente devoo ao Esprito Santo. Dedicou profundo amor Igreja e ao Romano Pontfice. Morreu em Belm no dia 26 de Agosto de 1878.

ANTFONA DE ENTRADA Esta a virgem sbia e prudente, que, de lmpada acesa, foi ao encontro de Cristo. ORAO COLECTA

Senhor, Pai de misericrdia e Deus de toda a consolao, que conduzistes contemplao dos mistrios do vosso Filho a bem-aventurada Maria de Jesus, filha humilde da Terra Santa, e a fizestes testemunha da caridade e da alegria do Esprito Santo, concedei-nos, por sua intercesso, que, participando nos sofrimentos de Cristo, exultemos de alegria na revelao da sua glria. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 76 Fria ou Comum das Virgens. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Ao proclamarmos as maravilhas que realizastes na bem-aventurada Maria de Jesus, humildemente Vos pedimos, Senhor, que aceiteis a oferta do nosso ministrio, como aceitastes os mritos da sua vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

56 - MISSAL CARMELITA

ANTFONA DA COMUNHO Chegou o Esposo. Ide ao encontro de Cristo Senhor. ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Mt 25, 6

Senhor nosso Deus, que nos fortaleceis com estes divinos mistrios, fazei que, a exemplo da bem-aventurada Maria de Jesus, levando sempre em nosso corpo os sofrimentos de Cristo, vivamos somente para Vs. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. 26 de Agosto B. Tiago Retouret, presbtero e mrtir Mem. Fac. na OC
Tiago Retouret (1746-1794) fazia parte de um grupo de 64 sacerdotes, representantes de centenas de eclesisticos, amontoados como animais numas embarcaes imundas na baa de Rochefort (Frana) durante o perodo mais quente da Revoluo Francesa. Quando soube que era invlido o juramento Constituio Civil do Clero, retratou oficialmente a sua adeso, sendo, por isso, considerado como inimigo do povo, a quem tinha servido como irmo observante e pregador no seu convento de Limoges. Depois de ter suportado, com os seus companheiros, ultrajes, tortyuras, privaes de qualquer ajuda espiritual, especialmente apoquentado pelo frio [sofreu terrivelmente por causa de uma dolorosa citica, que ps prova durante bastante tempo a sua pacincia; mas nunca perdeu a coragem, testemunha ocular], morreu de peste em 26 de Agosto de 1794 e foi sepultado na ilha Madame. Foi beatificado com outros 63 companheiros de priso no dia 1 de Outubro de 1995 pelo Papa Joo Paulo II .

ANTFONA DE ENTRADA Muitas so as tribulaes do justo, mas de todas elas o livra o Senhor. O Senhor guarda todos os seus ossos, nem um s ser quebrado. ORAO COLECTA

Senhor, nosso Deus, que destes ao bem-aventurado Tiago Retouret, a graa da fidelidade e do perdo no meio dos mais duros tormentos, concedei-nos, por sua intercesso e exemplo, que permaneamos sempre fiis Igreja e prontos para a reconciliao com os nossos irmos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 78 Fria ou Comum dos Mrtires.

MISSAL CARMELITA - 57

ORAO SOBRE AS OBLATAS

Recebei, Pai santo, os dons que Vos apresentamos, ao celebrar a memria do bem-aventurado Tiago, e concedei aos vossos servos a graa de permanecerem firmes na confisso do vosso nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Vs, que permanecestes a meu lado nas minhas tribulaes, comereis e bebereis minha mesa no meu reino. ORAO DEPOIS DA COMUNHO cf. Lc 22, 28-30

Senhor nosso Deus, que de modo admirvel revelastes ao bem-aventurado Tiago o mistrio da cruz, concedei-nos que, fortalecidos por este sacrifcio, vivamos fielmente unidos a Cristo e trabalhemos na Igreja pela salvao do mundo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

26 de Agosto
Transverberao do Corao de S. Teresa de Jesus Mem. Fac. na OCD
Vim lanar o fogo terra, e s quero que ele se acenda (Lc 12, 49). Este fogo o amor de Deus que em S. Teresa foi derramado com tal abundncia que abrasou o seu corao. A transverberao a manifestao da fora do amor de Deus aceite, desejado e vivido pela Santa no seu matrimnio espiritual. Este fenmeno mstico -nos explicado por S. Joo da Cruz (cf. Ofcio de Leitura) e apresentado no seu significado eclesial pelos textos da liturgia.

ANTFONA DE ENTRADA O amor de Deus foi derramado em nossos coraes pelo Esprito Santo que habita em ns. ORAO COLECTA

Rom. 5, 5

Senhor, que abrasastes Santa Teresa de Jesus, (nossa Me), com o fogo do vosso amor e a fortalecestes para os grandes empreendimentos realizados em vosso nome, concedei-nos, por sua intercesso, a graa de experimentar a fora do vosso amor, que nos move a trabalhar generosamente pelo vosso reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: Fria ou prprio na pg. 80.

58 - MISSAL CARMELITA

ORAO SOBRE AS OBLATAS

A vtima de amor que Vos oferecemos, Senhor, aumente em ns aquele amor abrasador que levou Santa Teresa de Jesus a consagrar-se a Vs como oblao pela vossa Igreja. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
PREFCIO O carisma de Santa Teresa na Igreja

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte, e louvar-Vos, bendizer-Vos e glorificar-Vos na memria de Santa Teresa (nossa me). Vs a enriquecestes com dons divinos e humanos, para que, unida pelo amor divino a Cristo, esposo e mestre, trabalhasse com a orao assdua e a penitncia generosa pela santidade e unidade da Igreja. Ornada com o carisma da sabedoria dos santos, foi por Vs constituda mestra de perfeio para o vosso povo e fundadora da nova famlia do Carmelo. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Eu vim trazer o fogo terra, diz o Senhor, e que quero Eu seno que ele se acenda? ORAO DEPOIS DA COMUNHO Lc 12, 49

Enviai, Senhor, aos nossos coraes o fogo do vosso Esprito, para que, saciados com o po celeste, nesta comemorao de Santa Teresa de Jesus, (nossa me), procuremos a fora do vosso amor e a comuniquemos aos irmos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

MISSAL CARMELITA - 59

SETEMBRO
1 de Setembro
S. Teresa Margarida Redi, virgem Mem. Fac. na OC Memria na OCD
Nasceu em Arezzo (Toscana) da nobre famlia Redi, no ano 1747. Entrou para as Carmelitas Descalas de Florena no dia 1 de Setembro de 1764. Enriquecida com a singular experincia contemplativa da expresso do Apstolo S. Joo Deus amor, sentiu o chamamento vida oculta pelo caminho do amor e da imolao de si mesma. Consumou a sua vocao e confirmou-a com o herico exerccio da caridade fraterna. Entrou na posse plena do amor de Deus no ano 1770 no Carmelo de Florena.

ANTFONA DE ENTRADA Deus amor. Quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus permanece nele. ORAO COLECTA

1 Jo 4, 16

Senhor, nosso Deus, que destes a Santa Teresa Margarida a graa de encontrar no corao do Salvador tesouros inestimveis de humildade e de caridade, concedei-nos, por sua intercesso, que jamais nos separemos do amor de Cristo. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 83 Fria ou Comum das Virgens. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Recebei, Senhor, os dons que humildemente Vos apresentamos em memria de Santa Teresa Margarida, e fazei que, por este santo sacrifcio, vivamos sempre em caridade perfeita na vossa presena. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO A vossa vida est escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que a vossa vida, se manifestar, tambm vs vos haveis de manifestar com Ele na glria. Col 3, 3-4

60 - MISSAL CARMELITA

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Fazei, Senhor, que a comunho do Corpo e Sangue do vosso Filho, nos afaste das coisas efmeras deste mundo, para que, a exemplo de Santa Teresa Margarida, servindo-Vos com sincera caridade na terra, contemplemos eternamente o vosso rosto no Cu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

12 de Setembro
B. Maria de Jesus Lopez de Rivas, virgem Memria na OCD
Nasceu em Tratanedo (Guadalajara, Espanha) no dia 18 de Agosto de 1560. Recebida por S. Teresa, foi enviada para o Carmelo de Toledo com os louvores e as recomendaes da Santa reformadora. Aos 24 anos foi nomeada Mestra das novias e mais tarde Prioresa. Alma de uma grande simplicidade e candor extraordinrio, foi enriquecida pelo Senhor com grandes carismas e graas na contemplao dos mistrios de Cristo. Muito estimada pelas suas virtudes, gozou em vida da fama de santidade e morreu em Toledo a 13 de Setembro de 1640.

ANTFONA DE ENTRADA Vem, esposa de Cristo, recebe a coroa de glria que o Senhor te preparou para sempre. ORAO COLECTA

Deus de bondade, que concedestes bem-aventurada Maria de Jesus a contemplao dos mistrios do vosso Filho, e nela imprimistes a imagem do seu amor, dai-nos, por sua intercesso, o esplendor da f que em tudo procura a Jesus e o ardor da caridade, que O torna sempre presente em ns. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 85 Fria ou Comum das Virgens ORAO SOBRE AS OBLATAS

Recebei, Senhor, os dons que humildemente Vos apresentamos em memria da bem-aventurada Maria de Jesus, e fazei que, por este santo sacrifcio, vivamos sempre em caridade perfeita na vossa presena. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

MISSAL CARMELITA - 61

ANTFONA DA COMUNHO Aquele que Me ama ser amado por meu Pai. Ns viremos a ele e faremos nele a nossa morada. ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Jo 14, 21.23

Deus todo-poderoso e eterno, que nos fortaleceis com a graa deste sacramento, ensinai-nos a seguir o exemplo da bem-aventurada Maria de Jesus, buscando-Vos sobre todas as coisas e trazendo em ns a imagem do homem novo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

17 de Setembro
S. ALBERTO DE JERUSALM, bispo e legislalor da Ordem Festa
Nasceu em Castro de Gualteri (Itlia) por volta do ano 1149. Entrou para os Cnegos Regulares da Santa Cruz de Mortara (Pavia), onde, em 1180, foi nomeado Prior Geral da Congregao. Bispo de Bobbio (Lombardia) em 1184 e de Vercelli (Piemonte) no ano seguinte, foi designado patriarca de Jerusalm em 1205. No exerccio do seu ministrio encarnou sempre o ideal do bom pastor, tanto pela palavra como pelo exemplo da sua vida. Durante o seu patriarcado (1205-1214) agrupou em comunidade os irmos eremitas do monte Carmelo, dandolhes uma Regra de vida. Morreu no dia 14 de Setembro de 1214 em S. Joo de Acre (Israel).

ANTFONA DE ENTRADA A palavra de Deus esteja sempre nos teus lbios; medita nela dia e noite, para observares tudo o que est escrito na lei, e sers feliz em todos os teus caminhos. Diz-se o Glria. ORAO COLECTA

Jos 1, 8

Senhor, que, por intermdio de Santo Alberto, nos destes uma forma de vida evanglica, concedei-nos, por sua intercesso, que vivamos sempre na contemplao de Jesus Cristo, servindo-O com fidelidade at morte. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: Prprio na pg. 87. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Os dons que Vos oferecemos, Senhor, tornem fiis defensores e pregadores da vossa palavra aqueles que escolhestes para serem no mundo testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,...

62 - MISSAL CARMELITA

PREFCIO

A glria dos Santos

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte. Vs sois glorificado na assembleia dos Santos e, ao coroar os seus mritos, coroais os vossos prprios dons. Na sua vida dais-nos um exemplo, na comunho com eles uma famlia e na sua intercesso um auxlio, para que, confirmados por to grandes testemunhas, possamos vencer o bom combate da f e receber com eles a eterna coroa de glria, por Cristo, nosso Senhor. Por isso, com os Anjos e todos os Santos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. O cu e a terra proclamam a vossa glria. Hossana nas alturas. Bendito O que vem em nome do Senhor. Hossana nas alturas.
ANTFONA DA COMUNHO Um s o nosso Mestre, Jesus Cristo, e todos ns somos irmos. ORAO DEPOIS DA COMUNHO cf. Mt 23, 10.8

Pela virtude deste sacramento e pela intercesso de Santo Alberto, ns Vos pedimos, Senhor, que nos guardeis sempre na vossa presena, para que, meditando dia e noite na vossa lei, sejamos vigilantes na orao e alcancemos a plenitude da comunho na glria celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

MISSAL CARMELITA - 63

BNO SOLENE

Deus, nosso Pai, que hoje nos reuniu para celebrar a festa de Santo Alberto de Jerusalm, vos abenoe e proteja e vos confirme na sua paz.
R. Amen.

Cristo Nosso Senhor, que manifestou de modo admirvel em Santo Alberto a fora e a imagem do mistrio pascal, faa de vs testemunhas fiis do seu Evangelho.
R. Amen.

O Esprito Santo, que em Santo Alberto nos deu um sinal da caridade divina, vos torne capazes de formar uma verdadeira comunidade de f e amor.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

25 de Setembro
B. Josefa Naval Girbes, virgem secular Mem. Fac. na OCD
Josefa Naval Girbs nasceu em Algemes (Valncia - Espanha) no dia 11 de Dezembro de 1820. Na sua adolescncia consagrou-se a Deus com o voto perptuo de castidade e dedicou-se com generosidade s obras de apostolado no mbito da comunidade paroquial e como membro do Carmelo Secular. Fez da sua casa uma oficina e uma escola de orao, onde numerosas jovens e mulheres adquiriram formao humana e espiritual. Foi membro da Ordem Terceira da Virgem do Carmo e de Santa Teresa de Jesus e professou uma ntima devoo Virgem Me de Deus. Morreu piedosamente no dia 24 de Fevereiro de 1893.

ANTFONA DE ENTRADA

Salmo 148, 12-14

As Santas Virgens aclamam o Senhor, porque o nome do Senhor sublime. A sua majestade est acima do cu e da terra. ORAO COLECTA

Senhor, nosso Deus, que estabelecestes a fora do Evangelho como fermento no mundo, concedei aos que chamastes ao apostolado paroquial que, pela intercesso da virgem secular Josefa Naval, de tal modo se dediquem com esprito cristo ao ministrio laical que construam e proclamem o vosso reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, ...

64 - MISSAL CARMELITA

LECCIONRIO:pg. 89 Fria ou Comum dos Santos ou das Virgens. ORAO SOBRE AS OBLATAS

O sacrifcio que Vos oferecemos, Senhor, na memria da bem-aventurada Josefa Naval, seja agradvel a vossos olhos e se torne para ns fonte de salvao eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO No h maior prova de amor do que dar a vida pelos amigos. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Jo 15, 13

Deus de bondade infinita, que nos fizestes saborear o alimento da salvao, fazei que imitemos a caridade da bem-aventurada Josefa Naval, para participarmos tambm da sua glria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

29 de Setembro
S. MIGUEL, S. GABRIEL, ANJO DA GUARDA DA NOSSA ORDEM, E S. RAFAEL, ARCANJOS FESTA
Tudo como no Missal Romano, dia 29 de Setembro.

MISSAL CARMELITA - 65

OUTUBRO
1 de Outubro
S. TERESA DO MENINO JESUS, VIRGEM E DOUTORA DA IGREJA Festa na OC e na OCD
Nasceu em Alenon (Frana) no dia 2 de Janeiro de 1873. Entrou para o Carmelo de Lisieux no dia 9 de Abril de 1888. Exercitou-se de modo singular na humildade, simplicidade evanglica e confiana em Deus, virtudes que tambm procurou inculcar nas suas irms, especialmente nas novias. Oferecendo a sua vida pela salvao das almas e pela edificao da Igreja, morreu num xtase de amor no dia 30 de Setembro de 1897.

ANTFONA DE ENTRADA O Senhor protegeu-a e ensinou-a guardou-a como a menina dos seus olhos. Como a guia, estendendo as asas, o Senhor tomou-a a seu cuidado. S o Senhor a conduzia. Diz-se o Glria. ORAO COLECTA

Cf. Deut 32, 10-12

Deus de infinita bondade, que abris as portas do vosso reino aos pequeninos e humildes, fazei que sigamos confiadamente o caminho espiritual de Santa Teresa do Menino Jesus, para que, por sua intercesso, cheguemos revelao da vossa glria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: Prprio na pg. 92. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Ao proclamarmos as maravilhas que realizastes em Santa Teresa do Menino Jesus, humildemente Vos pedimos, Senhor, que aceiteis a oferta do nosso ministrio, como aceitastes os mrito da sua vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

66 - MISSAL CARMELITA

PREFCIO

O Amor misericordioso de Deus Pai

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte, por Cristo nosso Senhor. Vs revelastes pequena Teresa os mistrios do vosso reino, para que, mediante a sua vida escondida com Cristo, anunciasse aos homens o evangelho do vosso amor misericordioso. Conduzida pelo Esprito Santo, ela compreendeu o mistrio da salvao e consagrou a sua vida ao apostolado por meio da orao e do sacrifcio. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Se no vos tornardes como as crianas, no entrareis no reino dos Cus, diz o Senhor. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Mt 18, 3

Fazei, Senhor, que a comunho deste divino sacramento acenda em ns o fogo da caridade que levou Santa Teresa a consagrar-se inteiramente a Vs e a implorar da vossa misericrdia a salvao de todos os homens. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

MISSAL CARMELITA - 67

BNO FINAL

Deus, Pai de misericrdia, que vos chamou para glorificar o seu nome na festa de Santa Teresa do Menino Jesus, vos revele os segredos do seu amor manifestados aos pequenos e humildes de corao.
R. Amen.

Deus Pai vos faa dceis no caminho da santidade, para que possais revelar e transmitir aos homens o seu amor misericordioso.
R. Amen.

Deus vos encha de ardor apostlico e missionrio, para que, a exemplo Santa Teresa do Menino Jesus, possais colaborar na expanso do seu Reino, atravs da orao, do sacrifcio e do testemunho apostlico.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

68 - MISSAL CARMELITA

15 de Outubro
S. TERESA DE JESUS, VIRGEM E DOUTORA DA IGREJA Festa na OC Solenidade na OCD
Nasceu em vila (Espanha) no ano 1515. Tendo entrado na Ordem das Carmelitas, fez grandes progressos no caminho da perfeio e teve revelaes msticas. Ao empreender a reforma da sua Ordem, sofreu muitas tribulaes, mas tudo superou com coragem invencvel. A doutrina profunda que escreveu nos seus livros fruto das suas experincias msticas. Morreu em Alba de Tormes no ano 1582. Graas s suas obras, exerceu no povo de Deus um fecundo magistrio que Paulo VI reconheceu declarando-a Doutora da Igreja em 27 de Setembro de 1970.

ANTFONA DE ENTRADA Como suspira o veado pelas correntes das guas, assim minha alma suspira por Vs, Senhor. A minha alma tem sede do Deus vivo. Diz-se o Glria. ORAO COLECTA

Sl 41, 2-3

Senhor, que por meio de Santa Teresa de Jesus (nossa me), inspirada pelo Esprito Santo, manifestastes vossa Igreja o caminho da perfeio, concedei-nos a graa de encontrar alimento na sua doutrina espiritual e de nos inflamarmos no desejo da verdadeira santidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: Prprio na pg. 95. Onde se celebra como Solenidade, diz-se o Credo.

ORAO SOBRE AS OBLATAS

Aceitai, Senhor, os nossos dons, como aceitastes com tanto agrado a consagrao que fez de si mesma a virgem Santa Teresa de Jesus (nossa me). Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

MISSAL CARMELITA - 69

PREFCIO

Cristo, fonte de toda a santidade

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao proclamar a vossa glria na perfeio de todos os Santos, e cantar a vossa misericrdia juntamente com Santa Teresa, cuja memria (festa solenidade) hoje celebramos. Vs sois o Deus vivo e verdadeiro, que com bondade e sabedoria encheis com a vossa presena todas as criaturas e no nosso corao estabelecestes a habitao da graa. Vs revelastes o vosso infinito amor nos mistrios da humanidade de Cristo vosso Filho, que nos concedestes como companheiro nas nossas fraquezas, mestre da verdade, modelo da nossa intimidade filial convosco, amigo fiel, esposo das almas, e fonte inesgotvel da santidade da Igreja. Por Ele, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo. II O carisma de Santa Teresa na Igreja

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte, e louvar-Vos, bendizer-Vos e glorificar-Vos na solenidade (festa) de Santa Teresa, (nossa me). Vs a enriquecestes com dons divinos e humanos, e a unistes por inefvel vnculo de amor a Cristo, seu Esposo e Mestre, para que, com a orao assdua e a penitncia alegre, trabalhasse pela unidade e santidade da Igreja. Ornada com o carisma da sabedoria dos santos, foi por Vs constituda mestra de perfeio para o vosso povo e fundadora da nova famlia do Carmelo.

70 - MISSAL CARMELITA

Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Cantarei eternamente as misericrdias do Senhor e para sempre proclamarei a sua fidelidade. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Sl 88, 2

Senhor, nosso Deus, que alimentais a vossa famlia com o po celeste, fazei que, a exemplo de Santa Teresa, possamos cantar eternamente a vossa misericrdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
BNO FINAL

Deus, nosso Pai, que vos chamou a celebrar a festa de Santa Teresa, vos torne participantes da sua santidade e sabedoria.
R. Amen.

Deus vos faa saborear a doura da divina amizade, atravs do caminho da orao que Santa Teresa nos ensinou,
R. Amen.

Deus vos encha de ardor apostlico, para serdes, como Santa Teresa, testemunhas alegres do seu amor e filhos fiis da Igreja.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo poderoso Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

MISSAL CARMELITA - 71

NOVEMBRO
5 de Novembro
B. Francisca de Amboise, religiosa Mem. Fac. na OC
Nasceu no ano de 1427, provavelmente em Thouars (Frana). Foi esposa de Pedro II, duque da Bretanha. Depois da morte deste, e tendo conversado muito com o Beato Joo Soreth, Prior Geral dos carmelitas, tomou o hbito da mesma Ordem no mosteiro de Bondn, que ela tinha fundado. Passou depois para o mosteiro de Nantes, que tambm era fundao sua. No exerccio do cargo de Prioresa, alimentava o esprito das suas religiosas com sbias exortaes. considerada como a fundadora das monjas carmelitas em Frana. Morreu em 1485.

ANTFONA DE ENTRADA O que para mim era lucro, considerei-o como perda por amor de Cristo, em comparao com o bem supremo, que conhecer Jesus Cristo, meu Senhor. ORAO COLECTA

cf. Filip 3, 7-8

Senhor nosso Deus, que chamastes a bem-aventurada Francisca para buscar neste mundo o reino dos Cus atravs do servio a Vs e vossa Me Santssima, concedei-nos, por sua intercesso, a graa de progredirmos sempre com alegria nos caminhos do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 99 Fria ou Comum das Santas. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Aceitai, Senhor, os dons que colocamos sobre o vosso altar na memria da bem-aventurada Francisca e fazei que, amando-nos uns aos outros, encontremos no vosso amor a verdadeira fraternidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Na converso e na calma sereis salvos; no silncio e na esperana esto a vossa fortaleza. Is 30, 15

72 - MISSAL CARMELITA

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Pela virtude redentora deste sacramento, conduzi-nos sempre, Senhor, pelos caminhos do vosso amor, a exemplo da bem-aventurada Francisca, a humilde serva do vosso Filho, e completai at ao dia de Cristo Jesus a boa obra que em ns comeastes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

Em Portugal: 6 de Novembro
B. NUNO DE SANTA MARIA, RELIGIOSO F ESTA : O. Carm. - Memria: O.C.D. (fora de Portugal: 1 de Abril)
Nuno lvares Pereira, fundador da Casa de Bragana, nasceu em Cernache do Bonjardim em 24 de Julho de 1360. Como Condestvel do Reino de Portugal, foi militar invencvel na guerra da independncia; mas, vencendo-se a si mesmo, quando morreu a esposa, entrou em 1423 para a Ordem do Carmo, no convento de Lisboa por ele fundado. Quis ser simples donato, tomando o nome de Frei Nuno de Santa Maria. Morreu no mesmo convento no Domingo da Ressurreio de 1431 (1 de Abril), tendo dado a todos, durante a sua vida, um exemplo de orao, penitncia, amor aos pobres e filial devoo a Nossa Senhora. O seu culto foi confirmado a 26 de Maro de 1918 por Bento XV.

ANTFONA DE ENTRADA Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a f. O Senhor me dar a coroa da justia. ORAO COLECTA

cf. 2 Tim 4, 7-8

Senhor nosso Deus, que destes ao bem-aventurado Nuno de Santa Maria a graa de combater o bom combate e o tornastes exmio vencedor de si mesmo, concedei aos vossos servos que, dominando como ele as sedues do mundo, com ele vivam para sempre na ptria celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 101 Fria ou Comum dos Santos.

MISSAL CARMELITA - 73

ORAO SOBRE AS OBLATAS

Deus de bondade, que no bem-aventurado Nuno de Santa Maria, vencido o homem velho, formastes nele o homem novo vossa imagem, concedei que tambm ns nos renovemos para sermos dignos de Vos oferecer este sacrifcio de reconciliao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Repartiu com largueza pelos pobres, a sua generosidade permanece para sempre. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Salmo 111, 9

Pela virtude redentora deste sacramento, conduzi-nos sempre, Senhor, pelos caminhos do vosso amor, a exemplo do bem-aventurado Nuno de Santa Maria, e completai at ao dia de Cristo Jesus a boa obra que em ns comeastes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

Fora de Portugal: 6 de Novembro


Beata Josefa Naval Girbs, virgem secular Memria facultativa: O.C.D. (em Portugal: 25 de Setembro)
Textos no dia 25 de Setembro.

74 - MISSAL CARMELITA

7 de Novembro
B. Francisco Palau e Quer, presbtero Mem. Fac. na OC e OCD
Nasceu em Aytona (Lrida, Espanha) no dia 29 de Dezembro de 1811. Entrou para a Ordem dos Carmelitas Descalos aos 21 anos e ordenou-se sacerdote aos 25. Por motivo dos problemas da sua ptria, viu-se obrigado a viver exclaustrado e exilado. Ao regressar a Espanha em 1851 fundou em Barcelona A Escola da Virtude, modelo de ensino catequtico. Fundou nas Ilhas Baleares as Congregaes dos Irmos e das Irms Carmelitas (1860-1861). Pregou misses populares e estendeu a devoo mariana por onde quer que passava. Morreu em Tarragona no dia 20 de Maro de 1872. Foi beatificado por Joo Paulo II no dia 24 de Abril de 1988.

ANTFONA DE ENTRADA Como so belos sobre os montes os ps do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova e proclama a salvao! ORAO COLECTA

Is 52, 7

Senhor, que por meio do vosso Esprito, enriquecestes o bem-aventurado Francisco Palau, com o insigne dom da orao e da caridade apostlica, concedei, por sua intercesso, que a amada Igreja de Cristo, resplandecendo com a formosura de Maria, a Virgem Me, se torne sacramento universal de salvao. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 103 Fria ou Comum dos Pastores ou Religiosos. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Deus todo-poderoso, olhai para as ofertas que Vos apresentamos na memria do bem-aventurado Francisco Palau, e fazei que, celebrando o memorial da paixo do Senhor, conformemos a nossa vida com estes santos mistrios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Prefcio dos Pastores ou dos Religiosos. ANTFONA DA COMUNHO Completo na minha carne o que falta paixo de Cristo, sofrendo pelo seu corpo, que a Igreja. cf. Col 1, 24

MISSAL CARMELITA - 75

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Senhor, que neste divino sacramento nos dais a verdadeira vida, fazei que, ao celebrarmos com alegria a memria do bem-aventurado Francisco Palau, o exemplo do seu zelo apostlico nos ajude a crescer cada dia em graa e santidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

8 de Novembro
B. Isabel da Trindade, virgem Mem. Fac. na OC e OCD
Maria Isabel Catez nascem em Champ dAvor (Frana) no dia 18 de Julho de 1880. Em 1901 ingressou no Carmelo de Dijon onde veio a falecer no dia 9 de Novembro de 1906. Verdadeira adoradora em esprito e verdade, viveu uma vida humilde. No meio de sofrimentos fsicos e morais, a sua alma amadureceu rapidamente e soube fazer transparecer, no silncio, s suas irms, a presena de um Deus-Amor. Viveu inteiramente para louvor e glria da SS. Trindade, hspede da alma, achando neste mistrio o cu na terra e tendo perfeita conscincia de que ele constitua o seu carisma e a sua misso na Igreja.

ANTFONA DE ENTRADA Vem, Esposa de Cristo, recebe a coroa de glria, que o Senhor te preparou para sempre. ORAO COLECTA

Senhor nosso Deus, rico em misericrdia, que revelastes bem-aventurada Isabel da Trindade o mistrio da vossa presena secreta na alma do justo e fizestes dela uma adoradora em esprito e verdade, concedei-nos, por sua intercesso, que, permanecendo no amor de Cristo, sejamos convertidos em templos do Esprito de Amor para louvor da vossa glria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 105 Fria ou Comum das Virgens ou dos Religiosos. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Recebei, Senhor, os dons que humildemente Vos apresentamos em memria da bem-aventurada Isabel da Trindade, e fazei que, por este santo sacrifcio, vivamos sempre em caridade perfeita na vossa presena. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

76 - MISSAL CARMELITA

ANTFONA DA COMUNHO Aquele que Me ama ser amado por Meu Pai. Ns viremos a ele e faremos nele a nossa morada. ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Jo 14, 21.23

Senhor, que nos alimentastes com o po celeste, humildemente imploramos da vossa bondade que, celebrando com alegria a memria da bem-aventurada Isabel, alcancemos o perdo dos pecados, a sade do corpo, a salvao da alma e a glria eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. .

14 de Novembro
TODOS OS SANTOS CARMELITAS Festa
Os Santos do Carmelo constituem uma grande multido de irmos que consagraram a sua vida a Deus, seguindo os ensinamentos do seu Filho e imitando a sua vida, e se entregaram ao servio da Virgem Maria na orao, na abnegao evanglica, no amor aos irmos, a ponto de alguns terem derramado o seu sangue. Eremitas do monte Carmelo, mendicantes da Idade Mdia, mestres e pregadores, missionrios e mrtires, religiosas que enriqueceram o povo de Deus com a misteriosa fecundidade da sua vida contemplativa, apostlica e docente, leigos que na sua vida souberam encarnar o esprito da Ordem: esta a grande famlia carmelitana que, enquanto peregrina, se dedicou prtica assdua da orao e que, tendo terminado a sua prova no estdio deste mundo, e deixando-nos o seu exemplo, agora celebra a liturgia celeste. Unidos a esta grande famlia, e na esperana de um dia nos associarmos sua glria, celebramos e antegozamos, por meio desta festa, as alegrias eternas dos santos que Deus conduziu ao seu monte para os introduziu na sua Casa de Orao. O exemplo e a intercesso destas almas de orao para ns um estmulo a vivermos a nossa vocao carmelitana em obsquio de Jesus Cristo e na imitao da nossa Rainha e Me, Flor do Carmelo, Padroeira e Esperana de todos os carmelitas.

ANTFONA DE ENTRADA Hei-de conduzi-los ao meu santo monte, hei-de ench-los de alegria na minha casa de orao, porque a minha casa ser chamada Casa de Orao para todos os povos. Diz-se o Glria. ORAO COLECTA

Is 56, 7

Venha em nossa ajuda, Senhor, a proteco da Bem-aventurada Virgem Maria, nossa Me, e a intercesso de todos os Santos do Carmelo, para que, seguindo fielmente os seus exemplos, sirvamos a Igreja com a nossa orao e as nossas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: Prprio na pg. 107.

MISSAL CARMELITA - 77

ORAO SOBRE AS OBLATAS

Concedei-nos, Senhor, que, a exemplo dos Santos carmelitas, testemunhando corajosamente a fora da vossa divina presena e antecipando a felicidade da glria celeste, conformemos a nossa vida com o sacrifcio que Vos oferecemos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
Prefcio das Santas Virgens e dos Santos Religiososos: p. OOO ANTFONA DA COMUNHO Cf. Heb 12, 1ac-2a

Estando rodeados de to grande nmero de testemunhas, corramos com perseverana para o combate que se apresenta diante de ns, fixando os olhos em Jesus, guia da nossa f e autor da sua perfeio. ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Deus de sabedoria infinita, que nos alimentais com o Corpo de Cristo, po da vida, ensinai-nos com a sua doutrina, para que, a exemplo dos Santos Carmelitas, Vos contemplemos com Cristo e dmos a vida pelos irmos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
BNO SOLENE

Deus, glria e alegria dos Santos, que vos concedeu a graa de celebrar hoje a festa de Todos os Santos da famlia carmelita, vos abenoe para sempre com a sua graa.
R. Amen.

A intercesso e o exemplo dos Santos vos livre dos males presentes e vos faa perseverar no servio de Deus e do prximo.
R. Amen.

At que um dia possais chegar, com todos os Santos do Carmelo, paz e alegria daquela ptria na qual a Igreja exulta eternamente na comunho gloriosa de todos os seus filhos.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

78 - MISSAL CARMELITA

15 de Novembro
Comemorao de Todos os Defuntos da Nossa Ordem
O amor de Cristo e a comum vocao ao servio da Virgem Maria, que unem os carmelitas entre si, nesta terra em que peregrinamos, levam-nos a interceder com amor fraterno pelos carmelitas que terminaram a sua peregrinao nesta vida e ainda esperam a gloriosa viso do Senhor. A comum orao da Ordem implora do Senhor a misericrdia para todos os seus membros, para que, por intercesso de Maria, sinal de esperana segura e de consolao, se associem nos Cus restante famlia carmelitana que j contempla a Deus face a face.

ANTFONA DE ENTRADA Deus, que ressuscitou Jesus de entre os mortos, tambm dar a vida aos nossos corpos mortais, pelo seu Esprito que habita em ns. ORAO COLECTA

Cfr. Rom 8, 11

Senhor, glria dos fiis, concedei o descanso eterno aos nossos irmos e irms defuntos, a quem nos une o mesmo Baptismo e a mesma vocao no Carmelo, para que, tendo seguido a Cristo e sua Me, possam contemplar-Vos para sempre como seu criador e redentor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: Prprio na pg. 109. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Mostrai, Senhor, a vossa misericrdia aos nossos irmos e irms defuntos, por quem Vos oferecemos este sacrifcio de reconciliao, e, porque perseveraram na f durante a sua vida terrena, dai-lhes a recompensa no reino celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

MISSAL CARMELITA - 79

PREFCIO

A esperana da ressurreio em Cristo

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte, por Cristo, nosso Senhor. NEle brilhou para ns a esperana da feliz ressurreio; e se a certeza da morte nos entristece, conforta-nos a promessa da imortalidade. Para os que crem em Vs, Senhor, a vida no acaba, apenas se transforma; e, desfeita a morada deste exlio terrestre, adquirimos no Cu uma habitao eterna, Por isso, com os Anjos e os Arcanjos e todos os coros celestes, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Esperamos o nosso Salvador, Jesus Cristo, que transformar o nosso corpo mortal imagem do seu Corpo glorioso. ORAO DEPOIS DA COMUNHO cf. Fil 3, 20-21

Alimentados com os sacramentos da vida, ns Vos pedimos, Senhor, que, pela virtude deste sacrifcio, todos os defuntos da nossa famlia se tornem cidados do vosso reino com a Virgem Maria, a quem consagraram a sua vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

80 - MISSAL CARMELITA

19 de Novembro
S. Rafael Kalinowski, presbtero Mem. Fac. na OC e Memria na OCD
Oriundo de uma famlia polaca, nasceu em Vilna em 1835. Por ter participado no movimento de libertao da Polnia, foi condenado a dez anos de trabalhos forados na Sibria. Em 1877 ingressou nos Carmelitas Descalos, onde se ordenou sacerdote em 1882. Distinguiu-se no zelo pela unidade da Igreja e pela incansvel dedicao ao ministrio de confessor e director espiritual. Restaurou a Ordem na Polnia, desempenhando l vrios cargos de governo. Morreu em Wadovice em 1907. Foi beatificado em 22 de Junho de 1983 e canonizado em 17 de Novembro de 1991.

ANTFONA DE ENTRADA O esprito do Senhor est sobre mim. Ele me ungiu e me enviou para anunciar o Evangelho aos pobres, para salvar os coraes atribulados. ORAO COLECTA

Lc 4, 18

Senhor, que concedestes a So Rafael o esprito de fortaleza nas adversidades e um extraordinrio zelo de caridade em benefcio da unidade da Igreja, concedei, por sua intercesso, que, sendo fortes na f e amando-nos uns aos outros, colaboremos generosamente na unidade de todos os fiis em Cristo. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 111 Fria ou Comum dos Pastores. ORAO SOBRE AS OBLATAS

O memorial da nossa salvao, que Vos oferemos, Senhor, na festa de So Rafael, seja para ns sinal de unidade e vnculo de caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO O Filho do homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redeno dos homens. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Mt 20, 28

Senhor nosso Deus, os sacramentos que recebemos nos confirmem na unidade da f, a exemplo de So Rafael, que por ela trabalhou incansavelmente at morte. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

MISSAL CARMELITA - 81

29 de Novembro
BB. Dionsio, presbtero, e Redento da Cruz, religioso mrtires Memria
Dionsio da Natividade nasceu em Honfleur (Calvados, Frana) no ano 1600. Serviu os Reis de Frana e Portugal como cosmgrafo e almirante na armada. Em 1635 fez- se carmelita em Goa, onde se ordenou sacerdote. Redento da Cruz nasceu em Paredes de Coura (Portugal) no ano 1598. Entrou para o Carmelo Teresiano no convento de Goa, onde professou como irmo converso em 1615. O Padre Dionsio e o Irmo Redento foram enviados pelos superiores para Achm, na ilha de Sumatra, onde foram martirizados no dia 29 de Novembro de 1638 pela sua adeso a Cristo e pela sua firmeza na f.

ANTFONA DE ENTRADA Alegram-se no Cu as almas dos Santos que seguiram os passos de Cristo: porque derramaram o sangue por seu amor, com Cristo reinaro eternamente. ORAO COLECTA

Deus eterno e omnipotente, que concedestes aos mrtires Dionsio e Redento a graa de morrerem pelo nome de Cristo, vinde em auxlio da nossa fraqueza, para que, a exemplo dos que morreram corajosamente por Vs, saibamos dar testemunho da f com a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, ...
LECCIONRIO: pg. 115 Fria ou Comum dos Mrtires. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Ao recordarmos, Senhor, a paixo dos vossos mrtires Dionsio e Redento, fazei que neste sacrifcio anunciemos dignamente a morte do vosso Filho, que no Se limitou a exortar os mrtires com a sua palavra, mas os fortaleceu com o seu exemplo. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Quem perder a sua vida por Mim e pelo Evangelho conserv-la- para a vida eterna, diz o Senhor. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Mc 8, 35

Senhor, que nos alimentais com o po do Cu, fazei que, a exemplo dos bem-aventurados Dionsio e Redento, levemos sempre em nossos coraes os sinais e o amor da paixo do vosso Filho e gozemos eternamente da verdadeira paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, ...

82 - MISSAL CARMELITA

DEZEMBRO
5 de Dezembro
B. Bartolomeu Fanti, presbtero Mem. Fac. na OC
Nasceu em Mntua, desconhecendo-se o ano do seu nascimento. Em 1452 era j sacerdote carmelita da Congregao Mantuana. Durante 35 anos, na igreja carmelita da sua cidade foi director espiritual e reitor da Confraria da B. Virgem Maria, para a qual escreveu a Regra e os Estatutos. Distinguiu-se pelo seu amor Eucaristia.

ANTFONA DE ENTRADA Vivei com justia, piedade e santidade; fazei tudo por amor. ORAO COLECTA

Tito 2, 12; 1 Cor 16, 14

Senhor, nosso Deus, que fizestes do bem-aventurado Bartolomeu um apstolo do culto Santssima Eucaristia e da devoo Virgem Maria, concedei-nos a mesma riqueza espiritual que ele encontrou na prtica destas devoes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO:pg. 117 Fria ou Comum dos Pastores. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Aceitai, Senhor, os nossos dons, pela intercesso do bem-aventurado Bartolomeu, que se consagrou a Vs como oferenda viva e agradvel. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue permanece em Mim e Eu nele. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Jo 6, 57

Fortalecei, Senhor, nesta mesa celeste a nossa fragilidade humana com o po dos fortes, que sustentou o bem-aventurado Bartolomeu na sua luta at vitria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

MISSAL CARMELITA - 83

11 de Dezembro
S. Maria Maravilhas de Jesus, Virgem Mem. Fac. na OCD
Nasceu em Madrid no ano 1891. Entrou nas Carmelitas Descalas de El Escorial, Madrid (Espanha) no dia 12 de Outubro de 1919. Em 1924, movida por uma inspirao divina, fundou um Carmelo no Cerro de los ngeles, junto ao monumento do Corao de Jesus. A esta fundao seguiram-se outras nove em Espanha e uma na ndia. Concedeu sempre a primazia orao e imolao. Tinha verdadeira paixo e zelo pela glria de Deus e pela salvao das almas. A partir da clausura, e vivendo uma vida pobre, socorreu os necessitados, fomentando iniciativas apostlicas e obras sociais e caritativas. Ajudou de modo particular a sua Ordem, os sacerdotes e diversas congregaes religiosas. Morreu no mosteiro de La Aldehuela (Madrid) no dia 11 de Dezembro de 1974.

ANTFONA DE ENTRADA Exultemos de alegria no Senhor, que chamou ao seu amor divino esta virgem santa e gloriosa. ORAO COLECTA

Senhor, nosso Deus, que atrastes Santa Maria Maravilhas aos segredos do Corao do vosso Filho, concedei-nos, pelo seu exemplo e intercesso, que, experimentando as delcias do vosso amor, trabalhemos pela salvao das almas Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 119 Fria ou Comum das Virgens. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Concedei-nos, Senhor, os frutos da oblao que Vos consagramos, para que, a exemplo de Santa Teresa Maravilhas, purificados da velhice do homem terreno, cresamos na vida nova do homem celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Aquele que Me ama ser amado por meu Pai. Ns viremos a ele e faremos nele a nossa morada. Jo 14, 21.23

84 - MISSAL CARMELITA

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Fazei, Senhor, que a comunho do Corpo e Sangue do vosso Filho nos afaste das coisas efmeras deste mundo, para que, a exemplo de Santa Teresa Maravilhas, servindo-Vos com sincera caridade na terra, contemplemos eternamente o vosso rosto no Cu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

14 de Dezembro
S. JOO DA CRUZ PRESBTERO E DOUTOR DA IGREJA Festa na OC Solenidade na OCD
Nasceu em Fontiveros (vila, Espanha) no ano 1542. Em Medina del Campo, com 21 anos de idade, tomou o hbito da Ordem, na qual pediu para viver uma vida mais austera de acordo com a Regra primitiva. Foi um instrumento providencial nas mos de Teresa de Jesus, a quem ajudou na sua obra desde a primeira fundao de religiosos contemplativos em Duruelo (28.XI.1568). Morreu em beda no dia 13 de Dezembro de 1591. um grande mestre dos caminhos do esprito. As suas obras Subida do Monte Carmelo , Noite Escura, Cntico Espiritual e Chama de Amor Viva, valem-lhe o ttulo de Doutor da Igreja universal, conferido por Pio XI em 24 de Agosto de 1926.

ANTFONA DE ENTRADA Toda a minha glria est na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por Ele o mundo est crucificado para mim e eu para o mundo. Diz-se o Glria. ORAO COLECTA

Gal 6, 14

Senhor, que inspirastes a So Joo da Cruz (nosso pai), a perfeita abnegao de si mesmo e o ardente amor cruz, concedei que, imitando o seu exemplo, cheguemos contemplao eterna da vossa glria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: Prprio na pg. 122. Onde se celebra como Solenidade, diz-se o Credo.

MISSAL CARMELITA - 85

ORAO SOBRE AS OBLATAS

Deus todo-poderoso, olhai para as ofertas que Vos apresentamos na festa (solenidade) de So Joo da Cruz (nosso pai) e fazei que, celebrando o memorial da paixo do Senhor, conformemos a nossa vida com estes santos mistrios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
PREFCIO O Pai deu-nos tudo em Cristo

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte, e proclamar a vossa glria na festa (solenidade) de So Joo da Cruz, por Jesus Cristo, vosso Filho. Ele a vossa palavra, por quem tudo criastes, e da sua beleza e bondade adornastes todas as criaturas. Ele para ns a plenitude da revelao e da graa; nEle tudo nos revelastes e tudo nos concedestes no cu e na terra. Pelo mistrio pascal da sua Paixo e Ressurreio reconciliou os homens convosco, tornou-os participantes da vossa vida divina e em Cristo restaurou todo o universo. E agora, constitudo cabea e esposo da Igreja, vive na glria com a assembleia dos santos. Por isso, com todos os coros dos Anjos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. O cu e a terra proclamam a vossa glria. Hossana nas alturas. Bendito O que vem em nome do Senhor. Hossana nas alturas.

86 - MISSAL CARMELITA

ANTFONA DA COMUNHO Quem quiser seguir-Me, diz o Senhor, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Mt 16, 24

Senhor nosso Deus, que de modo admirvel revelastes o mistrio da cruz na vida de So Joo da Cruz (nosso pai), concedei-nos que, fortalecidos por este sacrifcio, vivamos fielmente unidos a Cristo e trabalhemos na Igreja pela salvao do mundo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
BNO SOLENE

Deus, Pai misericordioso, que vos fez participar da vida divina na celebrao destes santos mistrios vos abenoe faa chegar perfeio da santidade crist.
R. Amen.

Cristo Nosso Senhor, vos conceda, como a So Joo da Cruz, que caminheis na f, na esperana e no amor, sempre unidos a Ele, atravs das noites escuras e das jornadas luminosas da vida crist.
R. Amen.

O Esprito Santo, vos torne dceis s suas inspiraes para que possais alcanar a liberdade dos filhos de Deus e as alegria da vida eterna.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

MISSAL CARMELITA - 87

16 de Dezembro
B. Maria dos Anjos, virgem Mem. Fac. na OCD
Nasceu em Turim no ano 1661. Entrou no convento das carmelitas descalas da sua cidade natal em 1675. Foi repetidas vezes superiora da comunidade e responsvel pela formao das novias, nas quais inculcou os ensinamentos de Santa Teresa. Nas suas contnuas noites do esprito deixou-nos inmeros exemplos de amor a Deus. Cultivou a orao com perseverana e entrou na glria eterna no ano 1717.

ANTFONA DE ENTRADA Vem, esposa de Cristo, recebe a coroa de glria que o Senhor te preparou para sempre. ORAO COLECTA

Deus de infinita santidade, que prometestes habitar nos coraes puros, ouvi as splicas dos vossos fiis, por intercesso da bem-aventurada Maria dos Anjos, e ajudai-nos com a vossa graa a viver de tal modo que mereamos ser vossa morada. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: pg. 125 Fria ou Comum das Virgens. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Recebei, Senhor, os dons que humildemente Vos apresentamos em memria da bem-aventurada Maria dos Anjos, e fazei que, por este santo sacrifcio, vivamos sempre em caridade perfeita na vossa presena. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ANTFONA DA COMUNHO A virgem prudente escolheu a melhor parte, que no lhe ser tirada. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Cf. Lc 10, 42

Senhor, que nos alimentastes com o po celeste, humildemente imploramos da vossa bondade que, celebrando com alegria a memria da bem-aventurada Maria dos Anjos, alcancemos o perdo dos pecados, a sade do corpo, a salvao da alma e a glria eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

88 - MISSAL CARMELITA

MISSAS VOTIVAS
I - MENINO JESUS

ANTFONA DE ENTRADA Um Menino nasceu para ns, um Filho nos foi dado. Tem o poder sobre os seus ombros e ser chamado Conselheiro Admirvel. ORAO COLECTA

Is 9, 6

Fazei-nos conhecer, Senhor, a divindade do vosso Filho na humildade da carne, e venerar a divina grandeza na debilidade da infncia, para que, seguindo-O com simplicidade de corao, recebamos o vosso reino com alma de criana e alcancemos os prmios prometidos aos humildes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ORAO SOBRE AS OBLATAS

Por este santo sacrifcio, em que se instituiu entre os homens a plenitude do culto divino, fazei, Senhor, que alcancemos a perfeita reconciliao convosco, para celebrarmos com alegria os sagrados mistrios da Encarnao do vosso Filho e os seguirmos com compromissos de f. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
PREFCIO Cristo. luz do mundo

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte. Pelo mistrio do Verbo Encarnado, nova luz da vossa glria brilhou sobre ns,

MISSAL CARMELITA - 89

para que, contemplando a Deus visvel aos nossos olhos, aprendamos a amar o que invisvel. Por isso com os Anjos e os Arcanjos e todos os coros celestes, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. O cu e a terra proclamam a vossa glria. Hossana nas alturas. Bendito O que vem em nome do Senhor. Hossana nas alturas.
ANTFONA DE COMUNHO cf. Lc 2, 51

Jesus desceu com Maria e Jos, voltou para Nazar e era-lhes submisso.
ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Senhor, que nos saciastes com estes dons sagrados, concedei-nos a graa de permanecer para sempre na vossa casa juntamente com o vosso Filho, nascido da Virgem Maria, para que, crescendo em idade, sabedoria e graa, possamos sentir em ns a vossa complacncia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

90 - MISSAL CARMELITA

II - NOSSA SENHORA DO CARMO


Alm dos textos do dia 16 de Julho, podem usar-se os seguintes.

A
ANTFONA DE ENTRADA Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus, que me revestiu com as vestes da salvao e me envolveu com o manto da justia, como esposa adornada com suas jias. ORAO COLECTA Is 61, 10

Senhor, nosso Deus, que honrastes a Ordem do Carmelo com o ttulo glorioso da Bem-aventurada Virgem Maria, Me do vosso Filho, concedei a quantos celebramos esta solene comemorao, que, protegidos pelo seu auxlio, cheguemos ao verdadeiro monte da salvao, Jesus Cristo Nosso Senhor, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ORAO SOBRE AS OBLATAS

Ns Vos oferecemos, Senhor, estes dons, na memria da Bem-aventurada Virgem Maria, para que, configurados com Ela na dedicao ao vosso servio, sejamos associados mais intimamente obra da redeno. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
PREFCIO A maternidade espiritual de Maria

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte, e louvar-Vos, bendizer-Vos e glorificar-Vos

MISSAL CARMELITA - 91

na memria da Virgem Maria, Me do Carmelo. Ela acolheu e conservou fielmente a vossa palavra, e, perseverando em orao com os Apstolos, foi associada de modo admirvel ao mistrio da salvao e constituda me espiritual de todos os homens. Agora, velando pelos irmos do seu Filho com amor materno, brilha como sinal de esperana segura e de consolao para ns que peregrinamos para o monte da vossa glria. Nela, como em imagem perfeita, j contemplamos o que desejamos e esperamos na Igreja. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Todas as geraes me proclamaro bem-aventurada, porque Deus olhou para a sua humilde serva. ORAO DEPOIS DA COMUNHO cf. Lc 1, 48

Reconfortados com este alimento celeste, ns Vos pedimos, Senhor Jesus, que a memria da Virgem Maria, vossa Me, nos obtenha proteco feliz e paz segura, e nos torne agradveis aos vossos olhos. Vs que sois Deus com o Pai na unidade do Esprito Santo.

B
ANTFONA DE ENTRADA Vinde, filhos, escutai-me: vou ensinar-vos o temor do Senhor. Vinde, subamos ao monte do Senhor e caminhemos pelas suas veredas. ORAO COLECTA Sl 33, 12; cf. Is 2, 3

Venha em nossa ajuda, Senhor, a poderosa intercesso da Bem-aventurada Virgem Maria, Me e Rainha do Carmelo, para que, protegidos pelo seu auxlio, cheguemos ao verdadeiro monte da salvao, Jesus Cristo Nosso Senhor, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

92 - MISSAL CARMELITA

ORAO SOBRE AS OBLATAS

Por estes dons que Vos oferecemos, santificai, Senhor, os vossos servos que congregastes com o nome e a proteco da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, para que, fiis sua vocao, perseverem de corao sincero no servio a Vs e Virgem Maria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
PREFCIO A bem-aventurada Virgem Maria, Me e Modelo de santidade

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte, e louvar-Vos, bendizer-Vos e glorificar-Vos na comemorao da Bem-aventurada Virgem Santa Maria. Intimamente unida ao mistrio da redeno, Vs a fizestes cooperadora de Cristo, para que, juntamente com a Igreja, no cesse de gerar novos filhos para Vs, incitando-os e animando-os a atingir a caridade perfeita. Com o seu afecto materno e o encanto das suas virtudes suscitou na Igreja a Ordem do Carmo e deu-lhe um sinal da sua proteco. Ela o modelo da nossa vida consagrada ao servio de Cristo, na contemplao da Palavra e na entrega generosa aos irmos. Por este dom imenso do vosso amor ns Vos damos graas e, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo.

MISSAL CARMELITA - 93

ANTFONA DA COMUNHO Honrars a tua me todos os dias da tua vida. Quem honra a sua me como quem acumula um tesouro. ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Tob 4, 3; Sir (Ecli) 3, 5

Concedei, Senhor, famlia do Carmelo, consagrada a Vs e Virgem Maria, que, alimentada na mesa da Palavra e do Corpo do vosso Filho, viva sempre em ntima comunho convosco e proclame ao mundo as maravilhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

94 - MISSAL CARMELITA

III - S. ELIAS E S. ELISEU

ANTFONA DE ENTRADA O mistrio revelado aos antigos profetas o que vos anunciam agora os pregadores da verdade, movidos pelo Esprito Santo enviado do Cu, e que os prprios Anjos desejam contemplar. ORAO COLECTA

cf. 1 Ped 1, 12

Senhor nosso Deus, que proclamastes a vossa palavra pela boca dos profetas, concedei os dons do Esprito queles que, seguindo os caminhos dos profetas Elias e Eliseu, se esforam por testemunhar a vossa presena em toda a parte. Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ORAO SOBRE AS OBLATAS

Senhor de misericrdia, que, por meio dos profetas, reconduzistes ao verdadeiro culto os coraes vacilantes, fazei que, a exemplo de Elias e de Eliseu, saibamos oferecer-Vos o culto que Vos agrada. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
PREFCIO O profeta Elias, amigo de Deus e apstolo

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte, por Cristo nosso Senhor. Vs suscitastes profetas para que proclamassem que sois o Deus vivo e verdadeiro e conduzissem o vosso povo na esperana da salvao. Entre eles honrastes com a vossa divina amizade o profeta Elias, para que, devorado pelo zelo da vossa glria, manifestasse a vossa omnipotncia e a vossa misericrdia.

MISSAL CARMELITA - 95

Ele caminhou sempre na vossa presena e por isso o quisestes junto a Cristo no Tabor, como testemunha da Transfigurao, para se alegrar com a presena gloriosa do vosso Filho. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Vs sois os filhos dos profetas e da Aliana que Deus concluiu com vossos pais: enviou o seu Filho para vos abenoar. ORAO DEPOIS DA COMUNHO cf. Act 3, 25-26

Alimentados com a comida e a bebida anglica, concedei, Senhor, que zelemos pela vossa glria com o mesmo zelo que suscitastes nos coraes dos profetas Elias e Eliseu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
BNO SOLENE

Deus, nosso Pai, que hoje nos reuniu para celebrar a festa de Santo Elias, vos abenoe e proteja e vos confirme na sua paz.
R. Amen.

Cristo Nosso Senhor, que manifestou de modo admirvel em Santo Elias a fora e a imagem do mistrio pascal, faa de vs testemunhas fiis do seu Evangelho.
R. Amen.

O Esprito Santo, que em Santo Elias nos deu um sinal da caridade divina, vos torne capazes de formar uma verdadeira comunidade de f e amor.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

96 - MISSAL CARMELITA

IV - S. TERESA DE JESUS
Alm da Missa do dia 15 de Outubro, pode usar-se a seguinte: ANTFONA DE ENTRADA O Senhor concedeu-lhe uma grande sabedoria e inteligncia e um corao to grande como as prais do mar. ORAO COLECTA 1 Re 5, 9

Senhor, que, por meio de Santa Teresa de Jesus, (nossa Me), inspirada pelo Esprito Santo, manifestastes vossa Igreja o caminho da perfeio, concedei-nos a graa de encontrar alimento na sua doutrina espiritual e de nos inflamarmos no desejo da verdadeira santidade. Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ORAO SOBRE AS OBLATAS

A intercesso de Santa Teresa (nossa me) acompanhe, Senhor, os nossos dons, para que os sagrados mistrios, por Vs constitudos como fonte de toda a santidade, nos santifiquem na verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
PREFCIO O carisma de Santa Teresa na Igreja

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte, e louvar-Vos, bendizer-Vos e glorificar-Vos na memria de Santa Teresa (nossa me). Vs a enriquecestes com dons divinos e humanos, para que, unida pelo amor divino a Cristo, esposo e mestre, trabalhasse com a orao assdua e a penitncia generosa pela santidade e unidade da Igreja.

MISSAL CARMELITA - 97

Ornada com o carisma da sabedoria dos santos, foi por Vs constituda mestra de perfeio para o vosso povo e fundadora da nova famlia do Carmelo. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Quem beber da gua que Eu lhe der, ter em seu corao a fonte da vida eterna. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Jo 4, 14

Alimentados com o sacramento do vosso Filho, ns Vos pedimos, Senhor, que faais herdeiros do esprito de Santa Teresa aqueles que chamastes ao carmelo teresiano. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
BNO FINAL

Deus, nosso Pai, que vos chamou a celebrar a memria de Santa Teresa, vos torne participantes da sua santidade e sabedoria.
R. Amen.

Deus vos faa saborear a doura da divina amizade, atravs do caminho da orao que Santa Teresa nos ensinou,
R. Amen.

Deus vos encha de ardor apostlico, para serdes, como Santa Teresa, testemunhas alegres do seu amor e filhos fiis da Igreja.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo poderoso Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

98 - MISSAL CARMELITA

V - SO JOO DA CRUZ
Alm da Missa do dia 14 de Dezembro, pode usar-se a seguinte: ANTFONA DE ENTRADA A minha alegria estar junto de Deus, buscar no Senhor o meu refgio, para poder contar todas as suas obras, s portas da filha de Sio. ORAO COLECTA Salmo 72, 28

Senhor, que concedestes vossa Igreja, como mestre espiritual, (o nosso pai) So Joo da Cruz, fazei que, guiados pelo seu exemplo e doutrina, sigamos os caminhos da f, da esperana e da caridade, para alcanarmos a perfeita liberdade dos vossos filhos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ORAO SOBRE AS OBLATAS

Recebei, Senhor, estes dons que Vos oferecemos na comemorao de So Joo da Cruz (nosso pai), e, por estes bens visveis que so sinais da vossa bondade, concedei-nos os dons celestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
PREFCIO Joo da Cruz, guia para a unio com Deus

V.
R.

O Senhor esteja convosco.


Ele est no meio de ns.

V.
R.

Coraes ao alto.
O nosso corao est em Deus.

V.
R.

Dmos graas ao Senhor nosso Deus.


nosso dever, nossa salvao.

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte, e louvar-Vos, bendizer-Vos e glorificar-Vos na festa (solenidade) de So Joo da Cruz. Na sua vida e doutrina Vs fizestes resplandecer o mistrio da luz e da cruz de Cristo, para que, seguindo o seu exemplo, completemos em ns prprios o que falta paixo de Cristo, e nos manifestemos ao mundo como participantes e testemunhas das alegrias pascais.

MISSAL CARMELITA - 99

Vs conduzistes o vosso servo, atravs da subida do monte e da noite escura, ntima unio convosco, para que, abrasado pela chama do amor divino, descrevesse os segredos da vossa predileco e proclamasse que o bem mais precioso da Igreja o amor. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. O cu e a terra proclamam a vossa glria. Hossana nas alturas. Bendito O que vem em nome do Senhor. Hossana nas alturas.
ANTFONA DA COMUNHO Agora permanecem a f, a esperana e a caridade, mas a maior de todas a caridade. ORAO DEPOIS DA COMUNHO 1 Cor 13, 13

Reconfortados na fonte da vida, concedei-nos, Senhor todo-poderoso, que, a exemplo de So Joo da Cruz (nosso pai), possamos contemplar na viso da vossa glria o mistrio que conhecemos e celebramos na noite da f. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

100 - MISSAL CARMELITA

BNO SOLENE

Deus, Pai misericordioso, que vos fez participar da vida divina na celebrao destes santos mistrios vos abenoe faa chegar perfeio da santidade crist.
R. Amen.

Cristo Nosso Senhor, vos conceda, como a So Joo da Cruz, que caminheis na f, na esperana e no amor, sempre unidos a Ele, atravs das noites escuras e das jornadas luminosas da vida crist.
R. Amen.

O Esprito Santo, vos torne dceis s suas inspiraes para que possais alcanar a liberdade dos filhos de Deus e as alegria da vida eterna.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

MISSAL CARMELITA - 101

VI - DEFUNTOS DA NOSSA ORDEM


ANTFONA DE ENTRADA Jesus Cristo te receba na glria do paraso, para que possas voltar ptria gloriosa, onde no h morte nem dor, mas paz e alegria para sempre. No Tempo pascal: 1 Tes 4, 14

Assim como Jesus morreu e ressuscitou, tambm aos que morrem em Jesus, Deus os levar com Ele sua glria. Aleluia. ORAO COLECTA

Senhor, glria dos fiis, concedei o eterno descanso ao nosso irmo ( nossa irm) N., a quem nos une o mesmo baptismo e a mesma vocao no Carmelo, para que, tendo seguido a Cristo e sua Me, possa contemplar-Vos para sempre como seu Criador e Redentor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
LECCIONRIO: da fria ou da p. 000. ORAO SOBRE AS OBLATAS

Mostrai, Senhor, a vossa misericrdia ao() vosso(a) servo(a) N., por quem Vos oferecemos este sacrifcio de reconciliao, e, porque perseverou na f durante a sua vida terrena, dai-lhe a recompensa no reino celeste. Por Nosso Senhor.
PREFCIO

V. R. V. R. V. R.

O Senhor esteja convosco. Ele est no meio de ns. Coraes ao alto. O nosso corao est em Deus. Dmos graas ao Senhor nosso Deus. nosso dever, nossa salvao. I

A esperana da ressurreio em Cristo

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao, dar-Vos graas, sempre e em toda a parte, por Cristo, nosso Senhor.

102 - MISSAL CARMELITA

NEle brilhou para ns a esperana da feliz ressurreio; e se a certeza da morte nos entristece, conforta-nos a promessa da imortalidade. Para os que crem em Vs, Senhor, a vida no acaba, apenas se transforma; e, desfeita a morada deste exlio terrestre, adquirimos no cu uma habitao eterna. Por isso, com os Anjos e os Arcanjos e todos os coros celestes, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: II
Cristo morreu pela nossa vida

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte, por Cristo, nosso Senhor. Tomando sobre Si a nossa morte, Ele livrou-nos da morte eterna; oferecendo por ns a sua vida, abriu-nos as portas da vida imortal. Por isso, com todos os coros dos Anjos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: III
Cristo, salvao e vida

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte, por Cristo, nosso Senhor. Ele a salvao do mundo, a vida dos homens e a ressurreio dos mortos. Por Ele, com a multido dos Anjos, que adoram a vossa majestade e se alegram eternamente na vossa presena, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz:

MISSAL CARMELITA - 103

IV
Da vida terrena vida celeste

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte. A vossa vontade nos chama vida, a vossa providncia nos governa e se, por vossa ordem, em castigo do pecado, voltamos terra donde fomos tirados, pela morte redentora do vosso Filho o vosso poder nos desperta para tomar parte na ressurreio gloriosa. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glria, cantando numa s voz: V
A nossa ressurreio por meio da morte de Cristo

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, verdadeiramente nosso dever, nossa salvao dar-Vos graas, sempre e em toda a parte. A morte herana comum de todos os homens; mas, por dom maravilhoso da vossa bondade, Cristo, com a sua vitria, nos redime da morte e nos chama a tomar parte na sua vida gloriosa. Por isso, com os Anjos e os Santos no cu, proclamamos na terra a vossa glria, cantando numa s voz: Santo, Santo, Santo.
ANTFONA DA COMUNHO Jo 11, 25; 3, 36; 5, 24

Eu sou a ressurreio e a vida, diz o Senhor. Quem cr em Mim, tem a vida eterna. No ser condenado, porque passou da morte para a vida. No Tempo pascal Eu sou o po vivo descido do Cu. Quem dele comer viver eternamente. O po que Eu darei a minha carne pela vida do mundo. Aleluia. Jo 6, 51-52

104 - MISSAL CARMELITA

ORAO DEPOIS DA COMUNHO

Confortados com os sacramentos da vida, humildemente Vos pedimos, Senhor, que, pela virtude deste sacrifcio, o(a) nosso(a) irmo (irm) N. se torne cidado (cidad) do vosso reino, juntamente com Maria, a quem consagrou a sua vida. Por Nosso Senhor.

VII - PELOS IRMOS, IRMS, PARENTES E BENFEITORES


ANTFONA DE ENTRADA Jo 3, 16 Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho Unignito; quem acredita nEle tem a vida eterna. ORAO COLECTA

Senhor nosso Deus, Pai de misericrdia e fonte da salvao humana, por intercesso da Virgem Santa Maria e de todos os Santos, dai aos nossos irmos, irms, parentes e benfeitores que j partiram deste mundo a bem-aventurana eterna na ptria celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
ORAO SOBRE AS OBLATAS

Deus de misericrdia infinita, atendei benignamente as nossas humildes preces e, por este sacramento da salvao humana, concedei aos nossos irmos, irms, parentes e benfeitores o perdo de todos os seus pecados. Por Nosso Senhor.
ANTFONA DA COMUNHO Esperamos o nosso Salvador, Jesus Cristo, que transformar o nosso corpo mortal imagem do seu Corpo glorioso. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Filip 3, 20-21

Deus omnipotente e misericordioso, pela virtude deste sacrifcio de louvor que oferecemos para vossa glria, concedei s almas dos nossos irmos, irms, parentes e benfeitores o perdo de todos os pecados e a bem-aventurana na luz eterna. Por Nosso Senhor.

MISSAL CARMELITA - 105

BNOS SOLENES
O dicono ou, na sua falta, o sacerdote, pode exortar os fiis com estas palavras ou outras semelhantes:

Inclinai-vos para receber a bno.


Em seguida, o sacerdote, com as mos estendidas sobre o povo, diz as frmulas da bno. E todos respondem: Amen.

I. NO TEMPO COMUM
TEMPO COMUM I Bno aarnica: Num 6, 24-26

O Senhor vos abenoe e vos proteja.


R. Amen.

O Senhor faa brilhar sobre vs o seu rosto e vos acompanhe com a sua misericrdia.
R. Amen.

O Senhor dirija para vs o seu olhar e vos d a sua paz.


R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

TEMPO COMUM II

cf. Filip 4, 7

A paz de Deus, que excede toda a inteligncia, guarde os vossos coraes e o vosso esprito no conhecimento e no amor de Deus e de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

106 - MISSAL CARMELITA

TEMPO COMUM III

Deus todo-poderoso vos abenoe com a sua misericrdia e ilumine a vossa inteligncia com a sabedoria da salvao.
R. Amen.

Deus faa crescer em vossas almas o esprito de f e vos torne perseverantes na prtica das boas obras.
R. Amen.

A luz do Senhor dirija os vossos passos e vos oriente nos caminhos da caridade e da paz.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

TEMPO COMUM IV

Deus de toda a consolao dirija na sua paz os dias da vossa vida e vos conceda abundantemente as suas bnos.
R. Amen.

O Senhor vos livre de todos os perigos e confirme no seu amor os vossos coraes.
R. Amen.

Para que, enriquecidos com o dom da f, esperana e caridade, pratiqueis boas obras na vida presente e alcanceis os seus frutos na vida eterna.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

MISSAL CARMELITA - 107

TEMPO COMUM V

Deus todo-poderoso afaste de vs toda a adversidade e derrame sobre vs a abundncia das suas bnos.
R. Amen.

O Senhor ilumine os vossos pensamentos com a luz da palavra divina, para que possais alcanar a felicidade eterna.
R. Amen.

Deus vos ajude a compreender o que bom e justo, para que, percorrendo sempre os caminhos dos seus mandamentos, tomeis parte na herana dos Santos no Cu.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

II. NAS CELEBRAES DOS SANTOS


NOSSA SENHORA

Deus, que, na sua benigna providncia, por meio do seu Filho, nascido da Virgem Santa Maria, quis salvar o gnero humano, Se digne enriquecer-vos com a sua bno.
R. Amen.

Deus vos faa sentir, sempre e em toda a parte, a proteco da Virgem Santssima, pela qual recebestes o Autor da vida.
R. Amen.

A todos vs, que hoje vos reunistes para celebrar digna e fervorosamente a memria (festa) da bem-aventurada Virgem Maria, Deus vos conceda a alegria espiritual e a recompensa eterna.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho


R. Amen.

e Esprito Santo.

108 - MISSAL CARMELITA

NA FESTA DE UM SANTO

Deus, nosso Pai, que hoje nos reuniu para celebrar a festa de So [Santa] N., [padroeiro/a da nossa comunidade paroquial / diocesana...N.], vos abenoe e proteja e vos confirme na sua paz.
R. Amen.

Cristo Nosso Senhor, que manifestou de modo admirvel em S. N. a fora e a imagem do mistrio pascal, faa de vs testemunhas fiis do seu Evangelho.
R. Amen.

O Esprito Santo, que em S. N. nos deu um sinal da caridade divina, vos torne capazes de formar uma verdadeira comunidade de f e amor.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

MISSAL CARMELITA - 109

III. CELEBRAES PELOS DEFUNTOS Deus de toda a consolao, que na sua infinita bondade criou o homem e pela ressurreio do seu Filho Unignito vos deu a esperana de com Ele ressuscitar, vos conceda a sua bno.
R. Amen.

A ns, ainda peregrinos neste mundo, conceda o Senhor o perdo de todos os pecados, e d a todos os que j morreram o lugar da luz e da paz no seu reino celeste.
R. Amen.

Para que todos ns, que acreditamos em Jesus Cristo, verdadeiramente ressuscitado de entre os mortos, vivamos com Ele na alegria que no tem fim.
R. Amen.

Abenoe-vos Deus todo poderoso, Pai, Filho e Esprito Santo.


R. Amen.

110 - MISSAL CARMELITA

NDICE

Calendrio Janeiro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

3 5 17 19 28 33 47 59 65 71 82

MISSAS VOTIVAS
Menino Jesus Nossa Senhora do Carmo Santo Elias e Santo Eliseu Santa Teresa de Jesus So Joo da Cruz Defuntos da Nossa Ordem Pelos Irmos, Irms. Parentes e Benfeitores Bnos Solenes 88 90 94 96 98 101 104 105

Вам также может понравиться