Вы находитесь на странице: 1из 6

INSTRUMENTOS DE MEDIDA Os instrumentos ou aparelhos de medida tm todos a funo de medir em cada instante o valor da grandeza.

Tipos de aparelhos de medida: Analgicos e Digitais. Analgicos: efectuam a medio atravs do deslocamento de um ponteiro sobre uma escala graduada. Digitais: Indica-nos directamente o valor da grandeza a medir atravs de vrios algarismos ou dgitos. Existem tambm aparelhos de medida analgico - digitais. Podemos por outro lado, classificar os aparelhos de medida em trs tipos: Aparelhos indicadores: apenas nos indicam o valor da grandeza medida. Aparelhos contadores: alm de medir, totalizam (contam) o valor da grandeza ao fim de um certo tempo (por exemplo os contadores de energia elctrica). Aparelhos registadores: a grandeza medida continuamente registada em forma de grfico. So vulgares este tipo de instrumentos, por exemplo, nas centrais geradoras de electricidade. PARTES CONSTITUINTES DE UM APARELHO DE MEDIDA. ndice: o ndice de um aparelho de medida o nome genrico atribudo ao ponteiro cuja posio sobre a escala nos indica o valor da grandeza a medir. Escala: a escala representa o conjunto de marcas sobre a qual se observa a posio tomada pelo ndice. Numa escala linear, constante o comprimento de cada diviso em toda a sua extenso. Quando no se verifica esta caracterstica, a escala diz-se no linear. Diviso da escala: a parte da escala definida por duas marcas consecutivas. Comprimento da escala: o comprimento medido em milmetros, do arco entre as marcas extremas da escala. O comprimento da escala, nos aparelhos correntes, varia entre 100 e 150 mm. Campo de medida: nem sempre o valor mximo indicado na escala corresponde ao valor mximo da grandeza que o aparelho pode medir. Este pode ser maior ou menor e quem o determina o campo de medida do aparelho. Factor de multiplicao: quando o campo de medida diferente do valor mximo registado na escala, evidente que o valor indicado pelo ponteiro no corresponde ao valor real da grandeza que se est a medir. O factor de multiplicao (m) o nmero pelo qual teremos de multiplicar o valor lido para obtermos o verdadeiro valor da grandeza. Esse factor determina-se:
m= valor mximo do campo de media valor mximo da escala

Classe de preciso: alguns aparelhos de medida so mais rigorosos que outros. Esse grau de preciso determinado pela sua classe. Esta indica-nos o erro absoluto mximo que o aparelho pode cometer em qualquer leitura.
classe = erro absoluto mximo (em percentagem) valor final do campo de medida

Valores mais usuais de classes de preciso: 0,1 0,2 0,3 1,0 1,5 2,5 Instrumentos de alta preciso. Instrumentos de mdia preciso

> 2,5 Instrumentos de baixa preciso

Sensibilidade: chama-se sensibilidade relao entre a deslocao do ponteiro (trajecto que o ponteiro efectua sobre a escala durante a medio) e a variao da grandeza medida. APARELHOS DE MEDIDA ELCTRICOS A identificao dos aparelhos de medida bem como algumas informaes relativas sua correcta utilizao obedecem a simbologia prpria.

PRINCIPAIS TIPOS DE APARELHOS DE MEDIDA QUANTO SUA CONSTITUIO Aparelhos analgicos de ponteiro: - de quadro mvel ou magnetoelctricos - de ferro mvel ou electromagnticos - electrodinmicos - de induo - de lminas vibrantes Aparelhos electrnicos e digitais APARELHOS DE MEDIDA DE QUADRO MVEL OU BOBINA MVEL ACO DE UM CAMPO MAGNTICO SOBRE UM CONDUTOR PERCORRIDO POR CORRENTE. Como sabemos, uma corrente elctrica produz um campo magntico sua volta. Logo, se temos uma corrente junto de um man, devemos considerar as foras atractivas ou repulsivas entre os plos dos seus campos magnticos. Vamos analisar a aco de um man fixo sobre um condutor percorrido por corrente, que mvel. Fazendo passar uma corrente contnua pelo condutor suspenso, verificamos que este, quando submetido ao campo magntico, tem um desvio num sentido que depende do sentido da corrente. Podemos fazer a verificao da regra da mo esquerda: colocamos a mo esquerda estendida de forma que o fluxo entre pela palma e a corrente saia pelos dedos e, assim, o polegar indica o sentido do deslocamento. Se, em vez de um s condutor, tivermos um enrolamento, a fora que provoca o deslocamento maior.

Os instrumentos de quadro mvel tambm chamados magnetoelctricos, so constitudos por um forte man permanente fixo e por uma bobina mvel, a cujo eixo est ligado o ponteiro. O ncleo da bobina um cilindro de ferro. A bobina mvel ou quadro mvel, chata e de forma rectangular e tem um grande nmero de espiras, de cobre ou alumnio isoladas a seda ou esmalte, enroladas num caixilho de alumnio que produzir um amortecimento electromagntico. A bobina tem uma resistncia que vai das unidades a alguns milhares de Ohm. As molas espirais so enroladas em sentido contrrio o que evita erros devidos variao da temperatura e faz regressar ao zero o ponteiro ligado bobina mvel. Os instrumentos de quadro mvel so os mais usados em corrente contnua pois so de grande sensibilidade, boa preciso (que atinge 0,1%), simplicidade, robustez, linearidade e utilizao directa em corrente contnua. Tambm consomem pouca energia. Para garantir a sua preciso, no devem permanecer ligados seno no tempo necessrio para a sua leitura e no devem ter outros instrumentos muito perto, pois so aparelhos polarizados.
Os instrumentos de quadro mvel, quando acompanhados com rectificadores, so utilizados tambm para a corrente alternada.

APARELHOS DE MEDIDA ELECTRODINMICOS Os aparelhos electrodinmicos funcionam segundo o princpio da aco de uma corrente sobre outra corrente. Uma corrente provoca sua volta um campo magntico e, portanto, estando duas correntes prximas, h uma aco mtua entre elas, isto , h uma atraco ou repulso entre os plos dos campos criados. O efeito electrodinmico entre duas correntes do mesmo sentido provoca atraco enquanto que duas correntes de sentidos contrrios provoca repulso. A fora electrodinmica aumenta com a intensidade da corrente, o comprimento dos condutores postos lado a lado e quando diminui a distncia entre os condutores. Os aparelhos electrodinmicos so constitudos por uma bobina fixa, formada por poucas espiras de fio grosso, dividida em duas partes dispostas simetricamente em relao ao eixo de uma bobina mvel de grande nmero de espiras de fio fino. A sua constituio idntica dos aparelhos de bobina mvel, havendo basicamente apenas a diferena de o man permanente Ter sido substitudo por uma ou duas bobinas fixas que criam o campo magntico onde roda a bobina mvel. As bobinas fixas so montadas em srie ou paralelo e percorridas pela corrente do circuito. A bobina mvel, muito leve, geralmente formada sobre um quadro de alumnio, sendo percorrida por uma corrente cuja intensidade depende do valor da tenso aplicada ao receptor. Os aparelhos electrodinmicos so pouco utilizados como ampermetros ou voltmetros, sendo quase exclusivamente empregados nas medies de potncias, isto , como wattmetro, tanto para corrente contnua como alternada.

Os instrumentos electrodinmicos sem ferro so mais precisos (classe 0,1 a 0,2). Para reduzir o consumo de energia e atenuar a influncia dos campos magnticos exteriores, fabricam-se aparelhos electrodinmicos com ferro. So um pouco menos precisos do que os aparelhos electrodinmicos sem ferro. APARELHOS DE MEDIDA DE FERRO MVEL Estes aparelhos so tambm chamados ferromagnticos. So constitudos por uma bobina fixa e duas lminas de ferro, sendo uma mvel em torno de um eixo e a outra solidria com a bobina fixa. A passagem da corrente (contnua ou alternada) pela bobina provoca a magnetizao simultnea dessas duas lminas por forma que ficam sempre frente a frente plos do mesmo nome, pelo que se repelem. Ento, d-se o desvio da lmina mvel qual est ligado o ponteiro que se desloca sobre uma escala. Os aparelhos de ferro mvel so muito utilizados em c.a,, como ampermetros e voltmetros, embora possam tambm ser aplicados a circuitos de c.c.. Uma vantagem essencial dos sistemas de medida de ferro mvel consiste no facto de o sentido de rotao do eixo no depender do sentido da corrente. A escala destes aparelhos de medida no linear porque o deslocamento do ndice no proporcional intensidade da corrente na bobina devido a ser dependente da posio do ferro mvel. Estes aparelhos so muito simples pelo que, em relao aos de quadro mvel, so mais baratos e robustos. O sistema de ferro mvel consome mais potncia elctrica que o de bobina mvel. APARELHOS DE MEDIDA DE LMINAS VIBRANTES O aparelho de medida para medir a frequncia, frequencmetro de lminas vibrantes constitudo por um conjunto de lminas dispostas lado a lado, e cada lmina vibra com maior amplitude para uma determinada frequncia. Estas lminas esto livres na extremidade que se v do exterior do aparelho e fixas na outra extremidade a um suporte que tem ligado a armadura de um electroman. Ligando o frequencmetro rede, surge uma corrente na bobina do electroman que produz um campo magntico alternado o qual faz vibrar a armadura e esta as lminas. A lmina cuja frequncia prpria de vibrao igual frequncia da corrente entra em ressonncia e as suas vibraes so de maior amplitude. A leitura da frequncia em Hz faz-se observando o nmero correspondente lmina que tem maior vibrao.

APARELHOS DE MEDIDA DE INDUO Para a medida da energia elctrica utiliza-se o contador de induo que constitudo por um disco de alumnio montado sobre um eixo vertical, que acciona um sistema totalizador. Actuam sobre o disco dois electromans. Num dos electromans h uma bobina com um grande nmero de espiras de fio fino (bobina de tenso) ligada em paralelo com o circuito receptor. O outro electroman tem uma bobina formada por um pequeno nmero de espiras de fio grosso (bobina de intensidade) que se coloca em srie com esse circuito. Como temos corrente alternada a excitar estes electromans, surgem correntes induzidas no disco. A disposio dos electromans tal que destas correntes induzidas resulta um binrio motor que faz rodar o disco com um nmero de rotaes proporcional energia absorvida pelo circuito. A regularizao do movimento faz-se com um man permanente que actua sobre o disco de alumnio.

APARELHOS DE MEDIDA DIGITAIS Os aparelhos de medida digitais oferecem uma srie de vantagens sobre os analgicos: - Leitura mais fcil e rpida. - Ausncia de perigo de deteriorao ao serem manejados por pessoal pouco qualificado. - Preciso na leitura, totalmente objectiva. - Muitos destes aparelhos so dotados de circuitos comutadores electrnicos que seleccionam o alcance de medida e a polaridade automaticamente, pelo que o processo de medio se reduz a ligar e ler. A electrnica exige medidas feitas a frequncias elevadas. Os multmetros digitais mostram-se inadequados devido ao processo de converso analgico - digital (A/D) usado. Portanto, um dos cuidados a ter na utilizao dos multmetros verificar qual a gama de frequncias em que o construtor garante medidas correctas. importante notar que os valores medido pelos aparelhos analgicos ou digitais so sempre eficazes e referidos sempre a formas de onda sinusoidal. Os aparelhos de medida digitais constam de dois blocos bsicos. O primeiro deles o conversor analgico - digital, que transforma um valor de tenso aplicada na sua entrada no mesmo valor codificado em binrio. O segundo bloco o da visualizao, que converte o cdigo binrio procedente do conversor numa srie de dgitos sobre um cran (display).

Вам также может понравиться