Вы находитесь на странице: 1из 4

RESENHA CRTICA DO LIVRO: QUEM O POVO NO BRASIL?

No primeiro pargrafo do captulo j se observa claramente o sarcasmo do autor ao referir-se queles que se referem s pessoas, nesse primeiro momento, as pessoas cidads como povo e as inmeras aparies em todos os contextos, sobretudo o poltico. O povo, ainda neste primeiro pargrafo um todo, um universo, sem nenhuma classificao social, consumidor ou no, trabalhador ou no. Todavia, num segundo momento o povo somente aquele que produz, conseqentemente aquele que consome. Todos fazem parte do povo, mas no mais do povo que interessa politicamente. Frisa bem o autor que, neste momento em que vivemos, todavia no sei a que momento ele quis se referir, haja vista as trs datas que constam do exemplar em mos, 1911, 1999 e 1962, sendo esta ltima antecedida pelo nome da editora Civilizao Brasileira, razo pela qual no h como comentar esse momento a que o autor quis se referir, porque como ele mesmo diz mais adiante, cada tempo e espao possui um povo diferente. Entretanto, algumas expresses como dominados, dominadores um forte indicativo da dcada de 1960, embora existam muitos socilogos que ainda no mudaram seus discursos. Assim, o autor alerta para o fato de que no pode haver um conceito genrico de povo, ou melhor, no pode haver um critrio pr-estabelecido para a definio de povo, sobretudo o econmico, vez que, o povo no feito apenas de trabalhadores, sejam braais ou intelectuais. Um conceito para povo deve levar em considerao todas as condies concretas, tanto de tempo, como de lugar, isto , o contexto histrico real em que est inserido um determinado povo. Nenhum povo igual ao outro, porque cada lugar, cada poca tem as suas peculiaridades, cada pas um pas, cada nao uma nao, ou seja, povo uma composio de grupos que acompanha a evoluo da sociedade e que muda e se amolda, de acordo com as necessidades requeridas naquele determinado tempo e espao.

Segundo o autor a diviso social do trabalho, fruto do capitalismo trouxe uma nova forma de pensar o povo em decorrncia do surgimento das classes sociais, consequncia dessa diviso social do trabalho. a partir desse momento que se diferenciam povo e populao. Contudo, se no h como se conceituar povo, por que ento, afirmar que a sociedade se divide em classes e que nem todas as classes esto includas no conceito de povo. Qual esse conceito que inclui ao mesmo tempo que exclui? Quando o autor fala das duas revolues (Francesa e Alem) tenta nos confundir com aquilo que se chamaria povo, porque na Revoluo Francesa, os senhores feudais no era povo, tampouco era nobreza, o povo era composto somente pelos trabalhadores urbanos e rurais. Na Alemanha no foi to diferente, pois, o povo era a classe trabalhadora e, se havia uma democracia, o que no era o caso na Revoluo Francesa, vez que supe-se numa democracia, a igualdade de todos. Note-se que a terminologia povo altamente polissmica, ao menos na nossa percepo de leitura, povo classe social, povo classe trabalhadora, povo eleitor, mas nunca gente, o povo sempre serve para alguma coisa, o povo mercadoria, o que nos leva ao entendimento de utilitarismo. Embora Werneck tenha um captulo dedicado somente ao povo do Brasil, neste ele cita a Independncia do Brasil como um problema poltico que precisava ser resolvido, e que um de seus resultados foi a unio das classes, ou seja, o Brasil deixa apenas de ser colnia portuguesa e da emerge uma classe dominante que se diz representante das demais classes. No entanto, com a inaugurao do Estado cada qual procurou seus interesses, de acordo com os interesses do prprio Estado, ou seja, uma adequao .A Abolio dos escravos pelas classes dominantes com o apoio das dominadas no passou de um interesse de uma determinada classe com interesses comuns. Classes essas convenientemente formadas para decidir pela nao e, episodicamente pela maioria delas. Todavia, o problema so os interesses de cada uma delas, que nem sempre so comuns, quase sempre antagnicos, mas com decises sempre revestidas de nacionalismo, quando de fato, so decises voltadas

apenas ao seu interesse particular dentro da nao, ou seja, uma deciso unilateral e no coletiva, porque fere os interesses da classe dominada. Nesse ponto, em que o autor fala que as classes dominadas estavam privadas de manifestar seus direitos, nos d a sensao de estarmos vivendo em dois perodos, um antes do segundo governo de Getlio Vargas e outro no regime militar, mas talvez este seja o propsito de Werneck, no situar o povo num momento que possa ser conferido cronologicamente. Todavia, mais frente no texto, vemos que ainda estamos muito distantes do regime militar, todavia relativamente prximos do governo Vargas, quando analfabetos e mulheres embora o autor no cite as mulheres - no podiam sufragar. O autor faz uma cronologia de fatos que nos coloca exatamente num determinado perodo da histria brasileira, que s entendido por um conhecedor das caractersticas de cada tempo, como por exemplo quando prefere aliar-se a foras estrangeiras para defender seus privilgios. Fato que tivemos mais que um momento de negao do nacional, mesmo quando se agia em nome e supostamente na defesa dele. De qualquer forma, o que Werneck quer dizer que, aquelas classes que tomam as decises na e pela nao, no pertencem ao povo, ou dele no fazem parte. At aqui diz o autor, todas as revolues serviram apenas para tirar uma determinada classe do poder e colocar outra, e esta outra que ser substituda por outra, pois qualquer que seja a classe que chegue ao poder, ser uma classe dominante, que governar voltada unicamente para seus interesses, mesmo que tais interesses tenha um nome estritamente nacionalista desenvolvimento econmico. Por fim, como os tempos so outros, Werneck afirma que no mais se admite que o povo seja formado apenas de classes minoritrias e que a realidade poltica da poca em que escreveu confirma a presena do povo na histria, no como classes minoritria, mas como fora motriz do desenvolvimento humano. Segundo o autor, isso ocorre porque o povo adquiriu conhecimento de seus direitos [eu acrescentaria tambm garantias] e lutou por sua liberdade.

CONCLUSO

Werneck pontua muito um determinado momento, em diversos pontos do texto, o que nos deixa inconsistentes em relao a ser, de fato, o que est sendo colocado pertencente quele momento. So palavras sutis, indicando, diversos governos pelo qual o Brasil passou at o final do regime militar e tomada da democracia, momentos em que o povo teve forte representatividade. Esse povo que eu digo no inclui os polticos, porque estes at hoje (2009) continuam a no fazer parte do povo, embora os represente, diz trabalhar na defesa do interesse do povo, mas, diariamente aprovam leis que vo contra os interesses do povo. Dizer que o povo tomou conhecimento de si prprio ilusrio, o povo paga o que lhe impem pagar; o povo se acostuma a qualquer nova lei, a qualquer novo tributo, a qualquer nova norma. Num pas onde a primazia o coletivo, por diversos fatores alheios sua vontade, as pessoas do povo vivem isoladas, defendendo apenas seus interesses prprios. No meu ponto de vista, h dois povos distintos vivendo dentro de uma mesma nao: aqueles que financiam o Estado e aqueles que so financiados pelo Estado. Esta a poltica neoliberal que estamos vivenciando hoje, onde o homem, assim como foi sempre o lobo que come o prprio homem.

REFERNCIAS WERNECK, Nelson Sodr. QUEM O POVO NO BRASIL? Fonte digital. Disponvel em: http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/povonobrasil.html. Acesso em: 31 ago 2009.

Вам также может понравиться