Вы находитесь на странице: 1из 4

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 51 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Em um laboratrio de biologia molecular utilizada uma metodologia cujas principais etapas so as seguintes. I. II. III. V. obteno do RNA de fita simples a ser amplificado anelamento de um primer (aqui chamado de P1) ao RNA obtido em I ao de transcriptase reversa anelamento de um segundo primer (P2) IV. ao de RNAse H VI. ao de DNA polimerase VII. ao de T7 RNA polimerase VIII. repetio do processo de amplificao Todo o processo conduzido a 41 C e o nvel de amplificao obtido de 109. O tampo que contm a enzima RNAse H preparado a partir de um p, que diludo na concentrao de 1 g/L para se obter uma soluo estoque, a qual diluda 10 vezes para produzir a soluo para uso no experimento. Considerando esse procedimento e as bases de biologia molecular, julgue os itens a seguir.
51 63 62 61

Um laboratrio de microbiologia est localizado no mesmo prdio em que se situam outros laboratrios e escritrios e possui, em suas dependncias, bancadas onde so realizados experimentos. A equipe do laboratrio bem treinada e supervisionada por cientista experiente na rea. Os experimentos se limitam a culturas de clulas de medula ssea humana em condies estreis e a equipe faz uso de jalecos, luvas e culos de proteo durante a realizao dos experimentos. Considerando a situao hipottica exposta, julgue os itens que se seguem.
59 60

O laboratrio em questo adequado ao trabalho em nvel de biossegurana. Mesmo que o material no seja infectante, as agulhas utilizadas no procedimento devem ser descartadas diretamente em sacos plsticos de cor branca aps serem reintroduzidas em sua capa plstica. Nas condies experimentais descritas, correto submeter equipamentos de metal, como pinas e tesouras, ao tratamento em autoclave. Caso seja necessria a desinfeco de algum material nesse laboratrio, ser indispensvel submeter esse material ao calor seco a 180 C por 2 h. Em funo dos equipamentos de proteo coletiva descritos no texto, correto afirmar que esse laboratrio est apto a realizar experimentos com infeco de clulas em cultura por HIV. Caso o laboratorista deseje esterilizar quimicamente um material, correto que ele faa uso de lcool iodado para esse fim. O uso de desinfetantes permite que se elimine esporos de forma no-seletiva; porm, quanto aos microrganismos, no se consegue eliminar os que sejam resistentes vancomicina.

A metodologia descrita adequada quantificao de HIV-1 no soro de pacientes.


64

52 53 54

A metodologia descrita corresponde da tcnica de PCR. Ao final da etapa III, obtm-se uma fita de RNA anti-senso. Ao final da etapa VII, possvel obter cpias de um segmento da molcula de RNA original, porm anti-senso.

65

55

As etapas V, VI e VII correspondem ao teste de bDNA para identificao de partculas virais.

56

Para o preparo de 50 microlitros de soluo estoque do tampo para ao de RNAse H, deve-se utilizar 50 microgramas do p fornecido.

57

Para o preparo de 2 mL de soluo final para ao da RNAse H, devem-se utilizar 20 L de soluo estoque e adicionar 2 mL de gua.

Em um hospital, onde so realizadas cirurgias de grande porte e cerca de 120 transfuses por ms, existe um servio de hemoterapia da agncia transfusional local. Esse servio recebe doadores de sangue que so selecionados segundo os critrios estabelecidos pela RDC n. 153, de 2004. O sangue coletado nesse servio utilizado para transfuses e para o preparo de hemocomponentes. O servio est equipado para o preparo de todos os hemocomponentes, porm no para o preparo de hemoderivados. Em relao situao hipottica descrita no texto, julgue os itens subseqentes.
66

58

Caso se queira preparar 10 L de soluo tampo para ao de RNAse H, na concentrao final para uso no experimento, diretamente a partir do p fornecido, devem-se diluir 1 g desse p em 10 L do solvente adequado.

Indivduos que tenham doado sangue h 4 semanas devem ser regularmente aceitos para doao imediata no servio mencionado.

UnB/CESPE HEMOBRAS

Emprego 13: Especialista em Produo de Hemoderivados e Biotecnologia Controle de Qualidade

67

Candidatos a doao que apresentem acidente vascular cerebral recente, diabetes tipo II com leso vascular ou leucemia so qualificados como definitivamente inaptos doao de sangue. Pessoas que tenham utilizado cido acetilsaliclico como medicamento na vspera da doao podem ser doadores, porm tal coleta no pode ser utilizada para o preparo de concentrado de plaquetas. Entre os critrios de seleo de doadores inclui-se a determinao do hematcrito, a qual feita por meio da dosagem de hemoglobina srica. Caso sejam colhidos 250 mL de sangue em uma bolsa, o servio mencionado no deve preparar concentrado de plaquetas a partir dessa bolsa. Imediatamente aps a coleta, o sangue deve ser armazenado a 24 C. O servio de hemoterapia mencionado no texto deve possuir uma capela de fluxo laminar para o caso de o laboratorista necessitar abrir o circuito de transferncia de contedo entre bolsas durante o preparo de hemocomponentes. A centrifugao para o preparo de concentrado de hemcias no pode ser realizada aps decorridas seis horas da coleta. O referido servio no est equipado para o preparo de concentrado de hemcias lavadas. A validade de um concentrado de plaquetas de afrese desleucocitado, preparado em sistema aberto, maior que a de um concentrado de plaquetas de filtrao desleucocitado preparado em sistema fechado. De acordo com as RDCs da ANVISA, suficiente que o laboratrio mencionado no texto realize controle de qualidade apenas em relao ao sangue total. Em funo das atividades realizadas no servio, o treinamento acerca dos procedimentos de biossegurana deve ser realizado uma nica vez, logo aps a instalao dos equipamentos de proteo coletiva. correto transportar componentes plaquetrios granulcitos a uma temperatura entre 20 C e 24 C. e

Considerando os aspectos de CQ na anlise bioqumica e sorolgica de hemocomponentes e as recomendaes da ANVISA a esse respeito, julgue os itens que se seguem.
83 84

68

Um laboratrio que realize CQ interno est dispensado da realizao de CQ externo. O CQ interno serve como verificao do funcionamento de mtodos e equipamentos, portanto no demanda critrios de aceitao. Para o CQ interno, permitido que o laboratrio utilize amostras comerciais. O CQ externo deve ser realizado em instalaes diferentes das do laboratrio avaliado, com rotinas diferentes daquelas aplicadas aos pacientes e com protocolos exclusivos do laboratrio de CQ. Anlises estatsticas de mdia e desvio-padro no podem ser aplicadas ao CQ, pois desviam o resultado real.

69

85 86

70

71 72

87

Considerando os aspectos da imunoematologia eritrocitria e suas correlaes com a transfuso, julgue os prximos itens.
88 89

73 74 75

O sistema complemento participa do processo de hemlise por meio de anticorpos antieritrocitrios. Uma das principais causas de hemlise intravascular associada imunoematologia a ligao de anticorpos dirigidos aos antgenos do sistema ABO. A bolsa de sangue coletado de um doador precisa ser identificada com os grupos sanguneos ABO, Rh e MNS desse doador antes que possa ser usada para transfuso. Uma das etapas da tipagem ABO consiste em colocar em contato as hemcias do doador com anticorpos anti-A, anti-B e anti-AB. Se o sistema de cadastro de doadores for confivel, a identificao das bolsas obtidas de um doador freqente poder ser feita sem a realizao de tipagem. A diferena entre eritrcitos de indivduos do grupo sanguneo A e os do grupo B consiste em um carboidrato exposto na superfcie externa da membrana dessas clulas.

90

91

76

92

77

93

78

Considerando os diversos aspectos relativos ao controle de qualidade (CQ), julgue os itens seguintes.
79

Considerando-se os cuidados a serem tomados com o sangue e hemoderivados em servios de transfuso, julgue os itens de 94 a 98.
94

De acordo com os parmetros estabelecidos pela ANVISA, suficiente que se atinja um percentual de conformidade acima de 75% nas anlises de CQ, exceto para os testes microbiolgicos. O grau de hemlise uma especificao utilizada no CQ de concentrado de hemcias, seja ele desleucocitado ou no. Controle de volume e de pH no se aplicam ao CQ de concentrado de plaquetas. O hematcrito, um dos critrios de CQ de concentrado de hemcias, apresenta grande faixa aceitvel de variao, de 50% a 80%, considerando-se o uso de diferentes solues preservativas.

A figura abaixo representa uma forma correta de se transportar concentrado de hemcias por curtos perodos de tempo.

80 81 82

gelo sensor isolante

bolsas

UnB/CESPE HEMOBRAS

Emprego 13: Especialista em Produo de Hemoderivados e Biotecnologia Controle de Qualidade

95

Os exames laboratoriais para diagnstico de doenas transmissveis pelo sangue devem ser realizados em amostra colhida pelo menos um dia antes da doao.

108 As bancadas de reas dedicadas produo de preparaes

estreis devem ser confeccionadas com material poroso, de forma a absorver rapidamente a umidade.
109 A dosagem de fator VIII mais sensvel e mais especfica

96

Concentrados de plaquetas devem ser armazenados a !20C.

que o teste do tempo de tromboplastina parcial.


110 Nveis elevados de fator VIII podem mascarar uma reduo

97

Caso as geladeiras utilizadas para armazenamento de hemocomponentes no possuam registro contnuo de temperatura, deve-se verificar a temperatura com auxlio de termmetro, diversas vezes ao dia.

no nvel de protena C, caso o ensaio seja baseado na coagulao. Considerando os aspectos de controle de contaminao de sangue e hemoderivados, bem como as normas para descarte de material, julgue os itens subseqentes.
111 O teste LAL rotineiramente usado para detectar a presena

98

A data de vencimento de um hemocomponente corresponde ao perodo durante o qual as clulas desse hemocomponente se mantm vivas.

Com relao RDC n. 302, de 2005, julgue os itens a seguir.


99

O laudo emitido por um laboratrio de anlises clnicas deve estar disponvel e arquivado por um prazo de 5 anos.

de

microrganismos

Gram-positivos

vivos

em

hemocomponentes.
112 Para ser submetida ao teste de LAL, uma amostra de plasma

100 O laudo de um exame de HIV, devido a seu carter sigiloso,

no pode conter o nome do paciente. A identificao do paciente deve ser codificada em cdigo de barras.
101 No necessrio que o laboratrio mantenha instrues para

deve, obrigatoriamente, ser proveniente de sangue colhido com heparina ou EDTA.


113 Uma ala de platina flambada por um minuto considerada

uso dos equipamentos de proteo individual, uma vez que todos que trabalham no laboratrio devem conhecer antecipadamente tais instrues.
102 No caso de laboratrio que tenha recebido, para realizao

estril e adequada para uso em experimentos de microbiologia.


114 A morfologia, a colorao pelo mtodo de Gram, o padro

de sorologias, amostra de sangue a ser usado em transfuso, a identificao do laudo deve conter, obrigatoriamente, alm do nome do doador, o nome do receptor.
103 O laudo de um exame deve conter, obrigatoriamente, a

de hemlise e o crescimento em NaCl 6,5% so caractersticas utilizadas para diferenciar microrganismos para fins de identificao.
115 Algumas espcies de Streptococcus mostram halo de

identificao do laboratrio e do responsvel tcnico. Considerando os procedimentos em indstrias farmacuticas ou de hemocomponentes, julgue os itens de 104 a 110.
104 correto realizar ensaios de identificao em amostras de

inibio de crescimento se testadas em antibiograma com penicilina.


116 gar suplementado com sangue um bom meio de cultura

matria-prima.
105 Devem ser retiradas amostras do produto final, as quais

de uso geral, alm de permitir o estudo da ao hemoltica de colnias de microrganismos.


117 A cultura de microrganismos anaerbios requer um sistema

devem ser armazenadas por perodo superior ao prazo de validade, a fim de que se possam realizar anlises, caso necessrio.
106 O controle de qualidade deve avaliar no somente a

vedado em que as amostras so incubadas sob vcuo.


118 Os resduos slidos devem ser acondicionados em sacos

plsticos resistentes, que possam ser reciclados aps o uso.


119 Os resduos lquidos devem ser acondicionados em

qualidade, mas tambm a estabilidade dos produtos terminados.


107 A produo de preparaes estreis deve ser feita em reas

recipientes rgidos e estanques com tampa vedante.


120 Bolsas de sangue com prazo de validade vencido, ainda que

limpas que contenham sistema de ventilao que utilizem filtros.


UnB/CESPE HEMOBRAS

lacradas, no podem ser descartadas no lixo comum.

Emprego 13: Especialista em Produo de Hemoderivados e Biotecnologia Controle de Qualidade

Вам также может понравиться