Вы находитесь на странице: 1из 23

O Poder Flico da Mulher e a Feminilidade no Homem sobre Psicologia por Valdeci Gonalves da Silva valdecipsi@hotmail.com 12345 Avaliao: 5.

0 / 5 (1 voto) Publicidade

Sou o grande homem de minha vida (MARLIA GABRIELA, 2006, p.23).

A aquisio de poder da mulher, neste momento histrico, no se d somente em termos profissionais de sua insero no mercado de trabalho. Esta conquista neonata se expande por todos os outros campos da sua existncia, inclusive da sexualidade. E desenha contornos outrora jamais pensados para o que se configurou como feminino. Assim, a condio de gnero, praticamente, se nivela, e dar passagem aos desejos, prazeres e gozos plenos, deixando na irrelevncia s marcas tradicionais e ostensivas as quais balizava. Agora, os papis prprios de cada gnero se fundem no que no mais parece inscrever o masculino somente no pblico e ativo que incorpora o macho, e o feminino na exclusiva passividade, do privado familiarizado fmea, que eram pressionados a desempenhar ou a se conter.

De modo indubitvel, as sociedades humanas acrescentam infinitos detalhes para definir socialmente o que significa o homem e o que significa a mulher, as qualidades e o status respectivos que enrazam suas relaes com o mundo e suas relaes entre si (Le BRETON, 2006, p.56). Agora, esses papis se alternam, sem que isso, necessariamente, os descaracterizem dos convencionais territrios dspares em que foram forjados. Independente de ter na sua fisiologia pnis ou vagina se encarna a preposio de ser humano, e, assim, parcela significativa dos atores sociais prioriza como mais relevante satisfao seja ela ou no sexual.

A mulher do sculo XIX, basicamente, se enquadrava em dois perfis, quando no melhor do sentido era tida como um enigma - frgil, sensvel, dependente, assexuada e passiva - e, no pior a tinha como um diabo - representao de uma organizao fsica e moral facilmente degenervel, dotada de excesso sexual que devia ser controlado (NUNES, 2000). Segundo a autora, para alguns pensadores, inclusive Freud, a viso da sexualidade feminina normal

aquela herdada do Iluminismo, isto , passiva e doce, dotada de menor agressividade e debilidade sexual, com tendncia masoquista. E isso, aos poucos, acabou por vincular essa dualidade, presente na economia libidinal da histrica, s mulheres de modo geral, e transformou a sexualidade feminina num enigma, e a mulher numa ameaa. Enfim, para Nunes (2000), o enigma a que se refere Freud, na verdade, se deve ao fato do homem imaginar a coexistncia da feminilidade na mesma mulher como boa, passiva, amorosa, castrada, masoquista, de um lado; e seus componentes destruidor, potente, flico, castrador, sdica, de outro.

com base neste enfoque flico da conduta feminina que o presente texto tenta dissertar at chegar ao feminino do homem. De acordo com Laplanche e Pontalis (2004), o falo na antiguidade greco-romana, a representao do rgo sexual masculino. Na psicanlise este termo sublinha a funo simblica desempenhada pelo pnis na dialtica intra e intersubjetiva. Ou seja, pnis rgo masculino na sua realidade anatmica, e falo, sublinhando o seu valor simblico. Ou ainda, o desejo de fluir do pnis real no momento do coito e o desejo de ter falo, como smbolo de virilidade. Para os autores, a expresso mulher flica ou, para alguns outros, alfa designa a mulher que tem um falo, e no a imagem da mulher ou da menininha identificada com o falo. Uma linguagem aproximativa para qualificar uma mulher com traos de carter pretensamente masculinos, autoritria, mas, sem saber quais so exatamente as suas fantasias subjacentes. Para Nasio (2007), o falo no o pnis enquanto rgo, mas a sua fantasia, idealizao, smbolo da onipotncia e de seu avesso, a vulnerabilidade.

Em outras palavras, no h uma relao direta da mulher flica com a masculinizao, no se trata apenas das caractersticas fsicas, fisionmicas, mais tambm das atitudes ou posturas corporais. Para Desprats-Pquignot (apud FRIEDRICH, 1996), a simbolizao do sexo - ou seus impasses -, as identificaes - e suas transformaes - com base nas qual cada um reivindica ser um homem ou ser uma mulher organizam-se em torno da identificao com o falo significante (p.62). Portanto, o falo no nem o rgo, peniano ou clitoriano, nem um objeto, nem um fantasma, mas um significante particular que marca a parte da conjugao da sexualidade, em suas manifestaes orgnicas para os dois sexos, com a linguagem (PORGE, 2006). No texto, Eu sou uma Bridget: Flica, de Tatiane Bernardi (2007),sua personagem

Clarice, uma publicitria de 31 anos, uma mulher flica que acaba de descobrir na sua terapia que tem pinto. No real, mas comportamental. Em alguns casos ela se comporta como um homem. Entra num restaurante pisando firme, exige uma mesa para dois no fumantes, bem como pega a mo do cara respeitoso e enfiava no meio dos prprios peitos. Na sua cabea, esse negcio de discutir relacionamento num cantinho reservado, uma situao mais propcia para alguns gemidos.

Para Nasio (1997), o pnis imaginrio chamado falo, e que o desejo da me, bem como de toda mulher, ter o falo. A partir de Lacan este autor conclui que o falo um padro simblico, significante do desejo. O beb o falo imaginrio do desejo da me. Freud se ope, tendo como referencial o dado biolgico, a possibilidade de inscrever a diferena dos sexos em nvel do inconsciente, uma vez que considerada o primado do falo. Mas, culturalmente, os gneros adquiriram a conotao de ativo para homem e passivo para a mulher. Logo, a mulher flica se insere no contexto de descoberta da anatomia feminina e na incongruncia entre a falta efetiva do falo e o possvel poder representado pela figura materna, que concretiza o seu poder sem a falta (FRIEDRICH, 1996). No entender de Quinet (2005), o falicismo do poder do capital pode ser ilustrado na ostentao de riqueza do nouveau riche (novo rico), e na atitude da mulher rica - no necessariamente (grifo nosso) - que trata os homens como objetos de troca (p.82). O desejo flico da mulher, ou da posse desse poder, parece residir numa ambiguidade. Nesta perspectiva,

o que mais Clarice queria, era, na verdade, encontrar um homem com pinto maior do que o dela. Era to difcil assim? Um homem que a fizesse sentir to mulher que a deixasse descansar dessa sua autodefesa masculina.

Para esta personagem, maior assume a aura de mais poder, contrariando o consenso, de que Tamanho no documento1. E tambm sugere de que ser flica para mulher o tempo todo cansa (sem dvida para o homem idem). Essa postura lhe provoca o desencontro amoroso, mas no para o homem cuja conduta flica desejvel. No entrevero da sexualidade a mulher, pelos menos a maioria delas, na maior parte da sua convivncia, no vai querer um homem mole, desvirilizado. A no ser que a mesma tenha outros interesses alm do afetivo-sexual, ou no encare a sexualidade como um item indispensvel para a sobrevivncia do relacionamento do casal.

Sigmund FreudPara Freud (apud ANDR, 1987), um grande nmero de meninas jamais se tornam, no plano psquico, mulheres. Assim, a mulher deve ser fabricada (o tornar-se mulher de Beauvoir) mediante longo processo psquico. O que no quer dizer, certamente, que a existncia material da vagina seja ignorada, mas que ela no conhecida como outra coisa que no um falo furado (ANDR, 1987, p.191). Mas, os postulados freudianos, e mais ainda os aforismos lacanianos, em especial, no que diz respeito sexualidade, no so fceis de serem digeridos. Muitos autores fazem crticas teoria freudiana de que a mesma falocrtica, portanto, machista. Na viso de Nunes (2000), Freud constri um modelo monista da sexualidade, da primazia do rgo sexual masculino sobre o feminino. Sua tese de que as crianas s reconhecem o pnis, negando por completo a existncia da vagina. Enfim, o pnis freudiano foi psicanalisado, mas nunca politizado (FRIEDMAN, 2002, p.173).

A falta de ponto de apoio para a identificao especificamente feminina, ou seja, da mulher no flica, faz com que a imagem corporal no possa revestir e erotizar completamente o real do seu corpo. A no ser que ela se faa toda flica ou se faa de homem (ANDR, 1987 grifos do autor), o que no significa que assuma uma aparncia masculina, mas que aborde a sexualidade maneira do homem, na sua ostentao flica. mais frequente encontrar a mulher flica em atividade profissional que exige tomada de posies ou de decises mais contundentes, a exemplo de empresrias, polticas, etc. A ttulo de ilustrao descrevo, a priori, duas figuras do cenrio artstico internacional que parecem caracterizar com nitidez tipos diferentes de mulheres flicas. A cantora americana de origem italiana, e dubl de atriz, Madonna, e a atriz, tambm americana, Angelina Jolie.

A Madonna (2007) afirma: Prefiro homens de visual efeminado e os novinhos *...+ garotos de 15-16 anos so os melhores, eu gosto dos garotos delicados que no tm medo de mostrar os sentimentos e chorar. Eu quero um corpo macio e gostoso no um Hulk?(p.3). E Jolie (2007) confessa: No sou f de abraos. Se me abraam, prendo a respirao. Carinhos, abraos e choro so coisas que me incomodam (p.46). Estas falas parecem retirar a suposta essncia feminina deixando transparecer a objetividade e aridez masculina. A musa pop, um bitipo comum, nem to refinada, explicita uma agressividade flica descomunal. Tem o absoluto controle da sua carreira, e vida pessoal, e sabe como esgotar todas s vantagens das situaes que provoca para se promover e se manter em evidncia. Assim, somente uma mulher com um pnis na cabea (como se auto-referiu algum tempo atrs), conseguiria.

Madonna encantou multides, como cone de intensa sexualidade, pela irreverncia e rebeldia de seu mpeto modernista e libertino, do que pelo iderio romntico. Hoje, tenta se acomodar a vidinha de uma tpica e pacata me de famlia inglesa. Mas, para que no a esqueam, sem nunca deixar de provocar ou de se insinuar para a mdia. O mundo o palco das suas invenes, caprichos e necessidade de aparecer. A Jolie, embora feminina, meiga, sensual, igualmente flica, porm no to agressiva nas atitudes. Ainda que tenha revelado que transa com mulheres, e que sabe satisfaz-las (JOLIE, 2004), esta anunciada bissexualidade, no afetou a sua imagem. Uma vez que objeto dos devaneios erticos dos fs de todos os gneros. Apesar das suas declaraes bombsticas, ela se impe como agente solidria de pases pobres contra a misria, e luta pela paz junto formalidade de rgo internacional voltado para esse fim.

Enfim, estas mulheres tm o poder, o controle do sucesso de suas carreiras e homens, etc., e se do ao direito do gozo das extravagncias sejam ou no sexuais. Parecem estar acima do bem e do mal. E o pblico, seu sdito espontneo ou no (muitos so obrigados a consumi-las pela imposio da mdia), as reverenciam ou as acatam. Outros exemplos de mulheres flicas: Angela Merkel, Chanceler alem, e Michelle Bachelet, presidente do Chile, tipos masculinizadas (mas isto no quer dizer que as mesmas sejam lsbicas); e Sgolne Royal, candidata a presidncia da Frana deste ano, que est mais para a flica feminina.

No entender de Freud (apud ASSOUN, 1993), a vida sexual da mulher adulta um dark continent (um continente negro) para a psicologia. At hoje, somente Jabor (2006), um aficionado pela psicanlise, foi capaz de contestar tal afirmativa: um preconceito essa mania de dizer que as mulheres so incompreensveis (mesmo Freud) (p.20 - grifos do autor). Esta dificuldade de entender a mulher no estaria ligada questo flica? A mulher, em geral, se faz indefesa, e leva a acreditarem nisto. Por conseguinte, estimula e fortalece o imaginrio masculino, uma vez que, assim, no se constitui para ele uma ameaa. As flicas tm o poder de seduo mesmo a partir do aparente frgil, ao passo que se mantm afiadas para castrar qualquer ao que v de encontro as suas intenes.

As mulheres flicas agem centradas no direito do seu prprio gozo, no abre mo do poder que usa sem pudor e culpa. Suas vontades so indiscutivelmente priorizadas. Atraem e seduzem pela aura de independncia que no demanda do parceiro nenhum esforo ou compromisso para proteg-las. Bem como no se mostram, abertamente, contra os homens, a exemplo das feministas. Assim, como no se deixam castrar, no vem os homens como inimigos. At zombam da fragilidade dos mesmos. Para Baudrillard (2001), o feminino o nico gnero, que o masculino s existe por um esforo sobre-humano para se livrar dele, a fortaleza flica do homem apresenta todos os signos da fortaleza, ou seja, da fraqueza.

As mulheres flicas, decerto, tm uma forte expresso de autenticidade. Mas, o poder flico assumido exige muito da mulher. E essa condio, notadamente se d pela aceitao de uma sexualidade mais livre de pr-conceito e tabu (o que no significa necessariamente promiscuidade). As flicas, conectadas com a sua feminilidade, aceitam seu desejo sexual, e deixam transparecer um tipo mais tenaz de sensualidade. As mulheres reprimidas no conseguem externar, convencer desse potencial. Uma vez que, a sensualidade no se sustenta apenas na macaquice de caras e bocas, pois logo termina revelando a falseta ou descambando para o apelo explcito da vulgaridade.

Contudo, tem mulheres e homens de sensualidade primitiva (o que no quer dizer bruta), que no fazem o menor esforo para que assim parea, sua sensualidade est flor da pele, e muitos, s vezes, nem se do conta disto. Eles tm um sex appeal natural.A profissional do sexo com ou sem sensualidade, por exemplo, o tipo de mulher que sabe lidar com o seu poder flico, e por isto mesmo no assusta e nem constrange o homem. Ela , em termo simblico, a grande me que aconchega, e eleva a auto-estima do cliente. Portanto, no compete, no tem sentimento de inferioridade (mas isto no a impede de sentir-se socialmente marginalizada). Ela no precisa da figura masculina, sabe da sua superioridade de gnero, mas apenas do seu dinheiro, e por isso faz qualquer um se imaginar o mais poderoso dos homens. Bataille (2004) diz que no existe uma prostituta em potencial em cada mulher,

mas a prostituio a consequncia da atitude feminina (p.204). Uma vez que, segundo o autor, na medida de seus atrativos, est sempre exposta ao desejo do homem.

Nietzsche (2000) entende que a mulher perfeita um tipo de ser humano mais elevado que o homem perfeito; e tambm algo muito mais raro (p.219). A parte este exagero, afinal de contas no existe ser humano perfeito. Entretanto, possvel reconhecer um potencial humano na mulher, no necessariamente mais intenso, porm mais explcito. O homem, por uma questo cultural mais contido, reservado ou tmido, tem medo ou lhe falta permissividade aos afetos. Por vezes, ingenuamente, isto o faz se pensar mais forte do que a mulher. Esta pode chorar, gritar, xingar, ficar histrica que aceita. Ou seja, extravasa as emoes, e, assim, suporta melhor as tenses na medida em que se enche, e se esvazia com relativa facilidade. Ao passo que o homem as retm, e somente lhe permitido externar as emoes agressivas (fsicas), mas no as suas demais modalidades.

Todavia, entre seus pares os homens so to curtidores uns com os outros quanto afetivos. Simulam lutas como desculpas para, na verdade, se tocarem, nessas brincadeiras que tem muito do seu carinho manifesto. Na realidade, os homens so menos bloqueados do que se propaga. Diria que seus afetos parecem mais restritos, especficos e ocasionais. Basta observar os jogadores e torcedores em comemorao de gol. O quanto eles se permitem proximidade. Embora as pesquisas atuais apontem que os homens so to fofoqueiros quanto as mulheres - ou at mais que elas2 (ZAKABI, 2007, p.104). Porm, se no compartilham seus amores ou pendncias amorosas, diferente das transas que as suas predilees, no entanto estabelecem condutas respeitosas de exemplar fidelidade canina, no sentido literal da expresso, os homens so mais verdadeiramente amigos.

Esta estrutura de amizade, em geral, rara entre mulheres e homens homossexuais, porque esto, em virtude de sua vulnerabilidade, sempre invejando e competindo entre si. So conhecidos como classes desunidas, nas quais quase no existe corporativismo. E, s vezes, muitos no tm escrpulos de tirar de modo politicamente incorreto ou desonesto, vantagem sobre um (a) colega. Um segmento da Teoria de Campo de Kurt Lewin (apud MINICUCCI, 1987) denominado Atmosfera Social, diz que um conjunto de personalidades fortes forma grupo de gestalt fraca, e vice-versa. Aplicada a este contexto, poderia se dizer que os homens heterossexuais formam grupos fortes em razo da sua constituio de personalidades possivelmente fracas ou socialmente privilegiadas. Logo, os grupos de mulheres e homens homossexuais, apesar da sensibilidade que lhe so permitidos, formam gestalts fracas em decorrncia de um provvel potencial de personalidades fortes ou conflituosas. Talvez porque, recaem sobre estes ltimos sujeitos uma carga maior de exigncias, e menos ou quase nenhuma regalia e benefcios sociais.

Para Nietzsche (1995), a luta por direitos iguais um sintoma de doena, a mulher quanto mais mulher, mais se defende com unhas e dentes contra os direitos em geral, e que mulher se cura ou se redime, tendo um filho. Esta fala lembra Freud com histria da castrao, sem dvida uma viso machista, mas compreensvel por ser a tnica da sua poca. Na realidade, as questes do masculino e do feminino so institudas por meio de leis proibitivas que produzem gneros culturalmente inteligveis mediante a produo de uma sexualidade inconsciente, que ressurge no domnio desse imaginrio (BUTLER, 2003).

Segundo Guattari (2000), no se pode esperar uma melhoria das condies de vida da espcie humana sem um esforo considervel de promoo da condio feminina (p.33). Entretanto, o festejado 8 de maro d a impresso de que ao invs de reforar a auto-estima da mulher, fortalece a sua condio de vtima. Assim, preciso combater as injustias e discriminaes sem usar o sexo como pretexto, e sim porque so os direitos do ser humano (MEDEIROS, 2007). Na realidade, todos esses dias comemorativos, no s denunciam a vulnerabilidade e a negligncia dos direitos sociais dos segmentos homenageados. Mas, de alguma forma, termina por legitimar sua posio de desfavorecidos. Os direitos dos seres vivos, e humanos devem ser garantidos, independente do grupo ao qual pertenam ou representem.

A sexualidade no revolucionou as relaes de gnero nem modificou radicalmente os lugares de cada um (BOZON, 2004, p.93). Embora, se esperasse a partir do movimento feminista uma reao mais simtrica na relao de gnero (HEILBORN, 2004). Esta autora conclui que, de fato, a sexualidade se alterou no que diz respeito famlia, mas no produziu um panorama de liberdade. Embora ainda haja represso, porm, no ensejo da contemporaneidade a mulher tem disputado quinhes de liberdade sexual muito prximo ao do homem. Se ainda no chegou a uma horizontalidade irrestrita, entretanto no desmerece o fato de que, a sua atual posio, em termos comparativos com um passado, at recente, razoavelmente confortvel.

As mulheres flicas ao assumirem seu poder, com isso afirmam seu direito de igualdade, ao passo que as outras se debatem na armao ou engodo de que so frgeis. Ameno (2001) diz que a maioria das fmeas farsante, interpreta um papel para o qual no tem a menor vocao, apenas por interesse financeiro ou para segurar o companheiro. Os homens que no so tolos, no abrem mo do seu prazer. Para a autora, o homem um ser biologicamente livre e a sociedade transferiu para o mundo social a mesma liberdade de que ele goza (AMENO, 2000, p.63). Porm, os nicos pontos de vulnerabilidade que, de fato, deixa a mulher numa certa desvantagem em relao ao homem, so a sua dependncia hormonal que resulta na oscilao de humor na TPM (Tenso pr-menstrual), um apego acentuado aos detalhes, e o medo, segundo Nasio (2007), de ser abandonada pelo homem amado.

Se os homens tm a iniciativa, as mulheres tm o poder de provocar o desejo dos homens. Seria injustificado dizer que as mulheres so mais bonitas ou mesmo mais desejveis que os

homens [...] Elas no so mais desejveis, mas elas se propem ao desejo (BATAILLE, 2004, p.203). Antes da revoluo feminista, a mulher era pressionada a fingir prazer sexual e esconder seus desejos erticos, o mximo que o social lhe permitia era provocar, se colocar na posio do desejvel, do proibido que instigava o homem a conquist-la e a desvend-la. Ainda existe muito do rano dessa represso, e no toa que, facilmente, procura-se destratar as mulheres usando como recurso a sexualidade devassa, o oposto para o qual a mulher foi educada ou castrada. Prostituta e vadia esto entre os adjetivos mais soletrados para ofender a sua moral.

Mas, ainda existe dubiedade no comportamento de liberdade sexual da mulher, por questes que, de algum modo, so inerentes sua biologia, e que so reforadas pelo social. Para o homem, por exemplo, bem mais fcil ficar por conta da sua diviso sexo/amor, e a mulher nem sempre consegue se dividir com a mesma imparcialidade. De modo que, mesmo os jovens que ficam, em particular o gnero feminino, mantm subjacente o sonho do amor romntico (MELO, 2006). Contudo, para as moas, a situao um pouco mais delicada, se por um lado tem a liberdade sexual; por outro lado tem a concorrncia na conquista de um parceiro. Uma disputa acirrada, que a deixa bem mais vulnervel. Como afirma Duarte (2006), a menina tem medo de no agradar at o abusador (p.43), pelo simples fato de que ela fica feliz s porque aceita(p.46).

Somente a profuso e difuso de uma economia ertica no falocntrica que ir banir as iluses do sexo, do gnero e da identidade (WITTIG apud BUTLER, 2003). Neste sentido, uma mesma orientao sexual no define uma identidade psquica comum a um certo nmero de mortais desejantes, pois orientao sexual, isto , o desejo, uma questo clnica, ou seja, particular, que se resolve na cama ou no div, conforme o gosto do fregus (PASSARELLI, 1996a, p.72). Apesar de mais liberdade de expresso e de direitos conquistados pela mulher, alguns homens machistas ou inseguros ainda no admitem que ela tome a iniciativa da seduo e, em especial, da sexualidade propriamente dita. Afinal, as mulheres no so todas submissas funo flica (PORGE, 2006). Mas, ainda chocam, quando so sedutoramente flicas ou ousadas.

O polmico caso da ex-modelo Daniela Cicarelli e seu namorado, filmados3 por paparazzi, praticando sexo numa praia da Espanha, explcita essa atitude. Fora alguns detalhes - que sero a seguir comentados -, seriam cenas comuns repetida por inmeros mortais annimos, nas mais diversas orlas martimas do planeta. Mais do que causar constrangimento aos fs e ao pblico em geral, talvez participao o tempo todo ativa da Cicarelli tenha sido um dos aspectos mais marcantes neste episdio. Sempre tomando as iniciativas num sedento af sexual que, sugerindo ausncia de qualquer aura romntica, o casal evidenciava estar ali para este fim: o desfrute do sexo pelo sexo. At porque o local, pelo menos num primeiro plano, parecia uma praiazinha cinzenta e sem graa.

Numa das cenas, meio que imersa na inverso de papis, a Cicarelli veste uma blusa, e, meio masculinizada, d uma ajeitada e sai para pegar um picol (smbolo flico), e o parceiro a espera. Depois, ele retoma o poder, e oferece uma bebida, com certeza para deix-la ainda mais solta. No resto da sequncia a maioria das cenas est sob direo da bela. Abrindo aqui um parntese, o porn filme deixa bem claro que esta moa pode ser acusada por tudo: Apresentadora sem talento e desengonada, desastrada a exemplo do seu casamento bufo em Chantilly (Frana), etc., mas, jamais de que no seja bastante habilidosa no manejo das coisas do sexo. Enfim, Cicarelli mais do que pelo sexo explcito, parece ter chocado pelo seu comportamento flico.

Pelo fato de ser celebridade e mulher, recaiu sobre si todo nus das mais impiedosas crticas, como se a mesma tivesse protagonizado tudo sozinha. Seu parceiro passou inclume. E ainda com possveis vantagens pelo seu desempenho de macho, com direito a posar pelado. estranho esse interesse pela sua nudez, como se desejassem ter uma noo ainda mais exata do que Cicarelli teve na sua ilusria privacidade. Depois de expor a sua sexualidade, e fecundar com seu gozo o imaginrio de um universo de voyeuristas. no mnimo ridculo querer interditar a posse dessas imagens e notcias. Deviam ter o bom senso de assumir as inconsequncias dos seus atos que, feitos adolescentes em busca de aventura, praticaram sexo em via pblica. Ameno (2000) diz que a maioria das mulheres no mundo moderno, entretanto, no parece feliz (p.95). Ento as flicas madonnas, jolies e cicarellis da vida, sendo, fazendo e acontecendo no estariam felizes?

Ane, amiga de Clarice, que vive de penso do ex-marido, e passa o dia inteiro lendo revistas idiotas, acabara por ficar mais metida a Freud do que interessada por homens: Se voc quer um homem de verdade, seja uma mulher de verdade. Mas voc fica a querendo competir com eles, no ?

As mulheres esto mais acessveis como parceiras sexuais, mas ao mesmo tempo, mais intimidantes, mais ameaadoras para os homens. Muitos homens no compreendem mais o que as mulheres esperam deles (LIPOVETSKY, 2000, p.58). Com a mudana dos paradigmas a mulher saiu da submisso, para conquistar seu lugar no trabalho, na sexualidade, na vida. E essa postura, por vezes, desequilibra o poder garantido do dominador com o qual foi contemplado o macho. De fato um sujeito frgil, no sentido de que tem dificuldade para lidar com as emoes em virtude da falta desse exerccio (SILVA, 1999). Ele no aprendeu a interagir com o sexo aposto que no seja exercendo sua atribuda superioridade para subjug-lo. Na realidade muitas mulheres, ainda hoje, sobretudo nesta cultura vivem sob este imperativo. Mas, estilizadas pela modernidade, disfaram de que no so Amlias.

Clarice questiona: Mas o que era ento uma mulher de verdade? Ou pelo menos uma que atrairia um homem de verdade? Seria a meiga falsa que j deu pra meia cidade, mas continua com o semblante de virgem fingindo um medinho? Ou seria aquela mulher que espera o prncipe encantado que vai lhe ensinar, bem como pagar suas contas. E, em troca, tudo o que ela precisa fazer um boquetinho com a ttica de cobrir os dentes com os lbios voltados para dentro da boca? Uma mulher de verdade feminina, s isso.

Morim (2007) destaca que ningum nos ensina a compreenso humana, e que h muita incompreenso no mundo de hoje, e que esta nos acua seja na famlia, no trabalho, ou entre culturas e comunidades diferentes. Este autor alerta que necessrio ensinar quais as armadilhas e iluses que fazem parte do conhecimento(p.13). s vezes, a independncia e a autonomia de algumas mulheres podem esconder tambm o esforo para agradar por assim suporem que esse seja o ideal para o homem. Neste sentido, Nietzsche (2000) diz que, por amor, as mulheres se transformam naquilo que so na mente dos homens por quem so amadas (p.223). Amadas? No obstante, o desejo do homem um dos mais complexos e delicados, e h uma lacuna de estudos a respeito do indivduo masculino na condio de objeto da psicologia.

Toda literatura psicolgica, mesmo que de modo machista, voltada para a mulher, criana, etc. O masculino fica implcito como Modelo, indiscutvel, inquestionvel. Se Freud diz que a mulher um continente negro, diria que o homem uma pennsula soterrada. Em virtude disto, difcil de se auto-reconhecer na sua essncia, pelos excessos de domnio, abuso e poder. A igualdade dos gneros depende da ao de que esses entulhos sejam removidos, para o nascimento de um homem mais leve, menos encouraado ou mquina, mais gente e ser humano, e no to acentuadamente preso estereotipia de ter que ser macho. Seja o machismo a causa da ignorncia, ou vice-versa, mas sem dvida ele um dos grandes fatores de atraso tanto no que diz respeito evoluo da relao dos gneros quanto da civilizao.

A psicologia do homem no estar aberta para receber o verdadeiro amor, purificado de todos os seus aspectos sbrios, at que passe pela escola da amizade amorosa (KOLONTAI, 2005, p.42). Nesta tica, Duarte (2006) diz que hoje, do (os homens) muito pouco tempo intimidade para a pessoa (a mulher) conseguir ter o orgasmo (p.62). Isto prova que se desnudar para o sexo no quer dizer, necessariamente, intimidade. Esta somente ocorre com base no respeito e no vnculo afetivo. O sexo do fica e suas derivaes podem at ser prazeroso, mas tem de se admitir sua condio promscua. Por ignorncia, uma vez que o indivduo chega fcil e rpido ao orgasmo, julga que a mulher devido a sua disponibilidade tambm esteja pronta com a mesma urgncia.

Alm do que no se tem uma cartografia ertica e emocional do outro. Numa prtica sexual norteada pela impessoalidade e vulgaridade por que o homem teria de se preocupar com o

orgasmo de uma aventureira casual e/ou desconhecida? Este egosmo coerente com a forma por meio da qual essa sexualidade est sendo negociada. No imediatismo da fragmentao a que se presta, esse sexo cumpre a sua funo que apenas de desafogo. Da, no se pode cobrar nada mais do que isso. Nesse playground de sensaes solitrias e de prazeres masturbatrios a dois, cada um que aproveite ao mximo, do contrrio que esteja atenta (o) para no perder o gozo nas prximas rodadas.

Na opinio de Duarte (2006), para fazer a mulher sentir orgasmos mltiplos, o homem precisa estar muito bem preparado (p.59). Claro que no, esta afirmativa furada: primeiro, porque se a mulher tiver algum tipo de transtorno sexual, a exemplo da frigidez, assim, travada, no tem garanho ou Don Juan que d jeito; segundo, embora o sentimento de segurana e de envolvimento emocional do parceiro seja, de fato, importantes, no so determinantes para que a mulher tenha orgasmos mltiplos; por ltimo, atribuir esse feito ao homem, colocar a mulher mais uma vez, sob a sua dependncia, negar toda uma luta para ser dona do prprio corpo, enfim, regredir. O orgasmo feminino no depende da potncia viril do parceiro, uma mulher sem trauma, tabu e culpa, ou seja, resolvida, o camarada apenas o estmulo que a levar aos seus orgasmos mltiplos. De modo meio rasteiro, a prpria Duarte (2006) confirma que se a mulher tomar um banho-de-lngua, ou de afeto, ela vai sentir tanto xtase, que a introduo passa a ser a ltima etapa (p.59).

Segundo Lipovetsky (2000), o falo uma arma e toda penetrao de uma mulher por um homem aparentada a um estupro. A mulher consenciente? O crime de invaso guerreira permanece inteiro (p.73 - grifo do autor). Se tiver como padro os filmes de Hollywood, esta observao do autor tem fundamento. Considerado que, o ritmo frentico das aes que assina a maioria das superprodues idiota da Meca do cinema, comum apresentarem protagonistas com um apetite sexual voraz. A mocinha de semblante puro, mas que de ingnua no tem nada, de repente se escancha no parceiro e este, por sua vez, a arremessa na parede, na cama, etc., executando um alucinado ritual de canibalismo sexual. Assim, vendese a ideia de que o sexo prazeroso e excitante somente possvel com tais aspectos de violncia performtica e dramaticidade cnica. A mulher adulta tem o total controle de se deixar ou no violentar por um parceiro. Todavia, a violncia maior vem da prpria condio de coisificao a que todos esto submetidos.

Como diz Simmel (2001), o que se exclui, na realidade, amor e sensualidade isolada colocando-se o prazer sensual como fim, diga de passagem, trgico, em si (p.134 - grifo do autor). O sexo, mais do que nunca, est vulgarizado. Homens imaturos ou com algum tipo de distrbio sexual acabam sendo estimulados pela exposio e provao de corpos jovens cada vez mais desnudos e promscuos. Vive-se a compulso da sexualidade libertina, e por isto, em meio solido afetiva. H um desequilbrio social que tenta serenar uma srie de angstias, faltas, medos e desencontros no sexo ordinrio. Mas, por vezes, se transforma em violncias simblicas ou reais, isto porque o sexo sem o respaldo afetivo no consegue canalizar toda

essa descarga deplorvel de insatisfaes.

O homem moderno parece atrado pelas flores de plstico, talvez porque, como diz a msica dos Tits, no morrem, ou seja, so mais fceis de enfrent-las por estarem mortas. Quando h sentimento, este emoldura de brilho, cor e encanto o vnculo do legtimo relacionamento. Por isso, se goza com o todo: olhar, voz, toque, no pensar e sonhar com outro, etc. O que saudvel, porm extremamente assustador para os sujeitos de pouca sade ou doentes. Quando no, o prazer se reduz aos genitais, a penetraes de boca, anus e vagina. Na relao com teso e vnculo no precisa de lugares picantes, modernos, para fazer emergir o desejo. o sentimento que sofistica os momentos e os lugares mais simples, porque trs em si a potncia do desejo, e se tem algo prximo do xtase quando em comunho com a natureza. O sexo e o amor so instintivos (o que no quer dizer perversos ou agressivos), o ambiente requintado como desodorante que, retira o cheiro natural do corpo, e deixa um aroma excepcional, porm fabricado. Ento, haja filmes pornogrficos e outras peripcias para suscitar e/ou assegurar alguma excitao, ereo, etc.

Mas, independente da modalidade sexual, se o indivduo quer d em troca o prazer que a mulher lhe proporciona, precisa considerar seu tempo mais estendido para ser tomada pela excitao. Quanto mais jovem o parceiro, em geral mais afobado, no exatamente por egosmo, mas porque est mais preocupado consigo, com sua auto-imagem. Antes de qualquer outra inteno, ele est tomado pela obrigao de atender a cruel voz social que exige dele uma vigorosa e espetacular performance sexual. Para que, assim, possa obter os louros que reforam e o mantm no iderio do ser macho. Em vista disso, a parceira, muitas vezes, no passa de mero objeto para as suas auto-afirmao e experimentaes. Na perspectiva de atender a essa ordem, no arrojo da sexualidade, o jovem esquece que, antes da mulher com os anseios de Afrodite, tem a pessoa, o ser humano ao seu lado. Somente homens seguros (o que no dizer, apenas, os maduros em termos de mais idade) relaxam, e conseguem ver a parceira, seus desejos e necessidades.

E hoje a mulher est buscando a sua emancipao em termos masculinos (MATOS, 2007, p.13). possvel um revanchismo inconsciente por ter sido reprimida e privada desse poder por muito tempo. O universo flico masculino foi construdo com base na agresso, por isto que carece de uma sintonia receptiva, acolhedora, solidria, uterina. Para Branden (2002), se, no passado, as mulheres foram cortejadas, manipuladas, seduzidas e usadas como brinquedos e no levadas a srio, nos tempos modernos h uma mulher para cada finalidade, para se admirar; para apenas transar e para casar. Embora com descrio, as mulheres tambm usam desse expediente, mas sem a necessidade infantil de se engrandecerem com suas peraltices. Como, entre amigos, fazem os machos. Algumas exacerbam e passam a se comportar com desprezo pelo homem, e a supervalorizar o prazer sensorial, orgstico, equivalente s prticas masculina do machismo.

No incio de oitenta, uma paciente de descendncia estrangeira, a cada semestre na universidade, antecipadamente, fazia uma tabela na qual marcava como um x os nomes de todos os colegas da sua sala de aula que, segundo dizia por ela seriam comidos. Ela fazia questo de compartilhar essa sua investida, sentia prazer em chocar as pessoas. Considerando que, em razo dos problemas e revolta com a figura paterna, isto, de alguma forma, consistia na vingana do seu poder flico. Esta paciente que no era nenhuma beldade ou se destacava por qualquer item de beleza, entretanto, batia o seu jogo. Ou seja, completava a cartela transando, de fato, com todos os sujeitos que havia computado. Talvez hoje, sua atitude malograsse por conta da liberalidade, o sexo agora j no tem mais o mesmo impacto para subverter, agredir ou desafiar.

Nos ltimos tempos, uma outra paciente, esta bem jovem, inteligente, virgem e tambm flica, se questionava da prpria contradio de ter ideias independentes, mas que havia se deixado dominar pelo namorado. S sabia lidar com o masculino por meio de embate, e tinha prazer de, com base nos prprios argumentos bem articulados, contradizer e deixar o seu pai acuado. Este, no seu desespero, para no surr-la batia na mesa ou quebrava algum objeto. Nestes momentos ela parava, e sorria por dentro, pois seu objetivo havia sido alcanado. Ela comeou a namorar outro rapaz, este bem intencionado parecia gostar muito dela, mas era fechado e no dava margem para brigas. Isto lhe desconsertava, alm do que seu carinho a incomodava. Ela queria acabar o namoro, mas a sua me orientou que com o sexo esta situao mudava, ela ficaria mais ligada. Ironizando, ela se perguntava: Cad a tal liga! Melhor que no tivesse tido nada, conclura. Agora, ele estava mais envolvido, o que para ela se tornara quase insuportvel. Ela percebeu que no gostava do namorado porque, de acordo com as suas palavras, ele a tratava como gente. E chegou a compreenso de que o homem para ela era masculino quando a colocava no lugar de boneca, mesmo que isso implicasse em no ter vontade prpria.

A paciente sentia o namorado, no como mulher, porque com esta sabia lidar, isto , manipular, mas, nas suas palavras, bem pior. Na verdade, este rapaz que era respeitoso, compreensivo, sexualmente ativo e carinhoso, representava uma mulher flica, um tipo com a qual ela nunca se relacionara. Ento, duas flicas de sexo diferentes (ela e seu namorado). Em geral, seu combate era contra o masculino desqualificado, a exemplo da sua figura paterna seca, adltera e ausente. Porm, diante do masculino afetivo, mas dominador, em relao ao qual se sentisse gostada, amada, se submetia, se colocava como boneca.

O sexo com o namorado no consistia apenas numa mudana do seu estado fsico por consequncia da perda da virgindade, mas, ia muito alm, pois significava a transformao simblica e radical de objeto (boneca) em gente (mulher). Em suma, ela chegou concluso que tinha medo de amadurecer, e de se deixar vulnervel porque assim, caso fosse deixada, na

condio de gente, segundo a sua concepo, sofreria mais. Ao passo que, como boneca, ela j tinha a experincia de ter sido deixada duas vezes por motivos de mortes, de um parente (pai) queridssimo que a amava, e do seu primeiro namorado que se suicidara.

Para Ameno (2000), o pnis traz em si o nico poder que falta a mulher: o poder de decidir. Da mesma forma, numa relao sexual a mulher transfere ao homem o poder que lhe falta: o de conservar (p.97). A autora tenta atenuar o poder do macho pela compensao recproca das faltas. Sua equao seria: o agraciamento social do homem com um poder de deciso x o poder natural da mulher de procriao. Porm, o que mais interessa e apaixona a mulher o poder que ela atribui ao pnis e que a deixa com inveja (NASIO, 2007). Se antes, para a autora, a mulher dava ao homem um filho em troca da posse simblica do seu pnis. Agora, na tica deste autor a relao sexual unilateral, a mulher no tem nada para oferecer ou trocar. Nesta perspectiva, o intercurso sexual no se passa em nvel de igualdade pelo cambio pnis x vagina, apenas. Isto , a vagina no tem o mesmo valor do pnis, ela o meio para se chegar a um fim que a gratificao do homem e a preservao da espcie. E o pnis ser para sempre o objeto da cobia da mulher. Sem se dar conta, a autora tambm refora a primazia do pnis, institucionalizada, e que se expandiu por todos os poros sociais. Realmente, parece muito difcil escapar da falocrcia, esta que fez a mulher penar ao longo dos sculos, e quase a eternizou na posio de segundo sexo.

Somente nessas ltimas quatro dcadas que a mulher conseguiu submergir desse plat subalterno, embora ainda sofra algumas consequncias da rebarba machista. Porm, esse seu poder de efetivar a conservao alm de no ser de fato valorizado, a no ser no seu aspecto superficial de que todos acham linda a maternidade. Mas isto no apenas mrito seu, gerar no obra individual, mas em conjunto. A criao jamais se d sem a fecundao do vulo pelo esperma, seja pela maratona natural, ou pelo processo artificial in vitro. Enfim, queira quer no, depende da parceria direta ou indiretamente do homem. Portanto, sem nenhuma conotao de superioridade para o homem ou para a mulher, uma vez que ambos so literalmente co-dependentes, indispensveis para formao de um outro ser.

Mesmo adotando o comportamento promiscuo do fica, a moa, mais do que rapaz, ainda que de modo subliminar, alimenta o sonho do amor romntico da Cinderela. No entender de Nasio (2003), em geral a mulher associa to estritamente o sexo e a ternura que sente o ato sexual como um ato de amor (p.68). O parceiro idealizado pela mulher parece conjugar caractersticas de super-homem. Ele tem que ser inteligente, bem humorado, viril, cavalheiro, bem sucedido, compreensivo e fiel. No entanto, para o homem parece mais fcil, porque a mulher poder ser possuidora de todas as possveis qualidades. Porm, se lhe faltar um item em especial, que a disposio dela para se submeter a ele, no lhe serve como parceira. Nesta sociedade, o macho se d o direito de ter o domnio e, o que mais surpreendente, um

grande nmero de mulheres, pela necessidade de casar, ter um companheiro, etc., se coloca a merc de um dono.

O feminino nunca foi dominado, sempre foi dominante, e seduz porque nunca est onde pensa estar, o poder do feminino a seduo (BAUDRILLARD, 2001). Mas o poder da seduo , quase sempre, simblico, ao passo que o poder do masculino real, concreto. Este sujeito que se estereotipou, mas s no aparente, como vencvel a seduo feminina. Contudo, seduzir no o mesmo que se entregar. Nasio (2003), diz que a mulher se oferece, mas no se entrega totalmente de medo de perder sua identidade mais ntima (p.76). Certamente no por medo, mas para se resguardar da totalidade de um domnio. Assim, ela sempre pode surpreender. Quando, por alguma razo, se sente ultrajada, ai, impiedosamente, ela se vinga. Quantas degolas masculinas ou execrao pblica no tiveram como pivs as exs mulheres e amantes.

Diferente do homem, a mulher no teme a intimidade, mas precisa ter algum poder alm da seduo, para que se permita entrega. Se o sujeito no fizer por merecer no ter essa mulher, o intercurso sexual se reduz apenas a uma transa. A penetrao apenas do rgo genital, no consegue passar da vagina, ou seja, do segmento corporal. Simmel (2001) diz que recusar e conceder o que as mulheres sabem fazer com perfeio, e s elas sabem (p.98). Mas estes parmetros nem sempre so infalveis, em particular se estiver envolta num clima que a faa se sentir especial, valorizada, diferenciada das outras. Para o homem basta nivel-lo, ou seja, sua auto-afirmao consiste em se perceber nesse lugar comum de ser mais um macho. Assim, ao invs de ofensa a afirmativa de que os homens so todos iguais lhe cai como um elogio, o reconhecimento de pertencer a este gnero.

Uma paciente parecia se deliciar com todas as nuanas do ritual de seduo de um indivduo com o qual havia tempo esperava sair. Ele ficou constrangido por no exibir um fsico malhado, e, por sua vez, ela o apoiou elevando seu ego. Aquele detalhe para ela no tinha a menor importncia, porque ela estava embevecida com o vinho, com a dana, com a recepo e acolhimento antes de chegar cama. Embora insistisse em negar para si mesma que essa metodologia era dispensada a qualquer outra garota, mesmo assim no conseguiu deixar de se sentir nica, diferenciada. Enfim, a mulher pode se equivocar em virtude da sua carncia ou pela intensidade da seduo do outro, mas a sua entrega ocorre somente a quem ela julga, por algum mrito especfico, que o sujeito faa jus a seu corpo, e algo alm do corpo.

Para os especialistas, a mulher mesmo que tenha tido relaes sexuais, ou mesmo filho, preserva traos da membrana virginal, apelidada de renda do hmen (NASIO, 2003). O autor salienta que muitas mulheres tm a convico de que o sexo do homem nunca as penetra completamente, nunca atinge a parte mais protegida do seu corpo. Elas tm a fantasia da virgindade. Ou seja, o ncleo da identidade feminina construdo em torno desse lugar

silencioso e vazio. como se ser mulher consistisse em conservar intacta essa virgindade virtual, com medo de perd-la um dia (p.76).

Penso essa fantasia, mas no de que a virgindade seja cristalizada, at porque o hmen, nos dias de hoje, deixou de ser tabu. A bem da verdade uma estupidez atrelar o carter e a dignidade da mulher a esse selo da natureza. A virgindade unissex, e simbolicamente renovvel. De modo que, tanto a mulher quanto o homem a perde todas s vezes que se apaixonar - tombe amoureuse (cair de amor) -, porque nesse estado, somente ocorre na total entrega. Portanto, a virgindade uma pelcula afetiva que se rompe com a paixo - no necessariamente no amor, este mais racional, no altera o metabolismo hormonal, etc. -, porque vai alm do genital, atinge a alma e o corao. Como em toda queda, mesmo que temporariamente, se perde os controles racionais e os autos apoios emocionais. Na brevidade em que dura a paixo, ela temerosa e embriagadora no incio; encantadora na sua onipotncia quando se processa; e terrvel quando finda: ao perceber-se que esta alterao da conscincia j no mais nutre os delrios das emoes. Embora chamuscado, um corao pode se sentir forte pela coragem de t-la vivenciado. Afinal, a vida um eterno abrir e fechar de gestalts que somente cessa com a morte.

A mulher experiente diante de um provvel poder flico e abusivo do macho, cuida do seu estado emocional. O fato de ficar por cima, de penetrar seja na relao heterossexual ou homossexual, d ao sujeito penetrador um extraordinrio poder, em razo da forte valorao cultural de superioridade que atribuda a essa posio. Logo, ser possuda estar nesta condio implicitamente desqualificadora. Da, muitas mulheres intuem dessa grandiosidade, e assim se preservam da sua prpria vulnerabilidade. E, geralmente, se autoafirmam na relao com quase sempre infalvel maternagem. Portanto, s arriscam quando querem ou de alguma forma no se sentem ameaadas. Nada desestabiliza mais o macho do que a mulher que escorrega desse enquadre machista, quando ela brinca ou subverte esse valor que tem, em potencial, o poder de subjug-la.

Uma paciente desejava um garanho da sua cidade interiorana de origem. Mas o temia porque ele, competidor de rodeios, tinha mulher e filhos em tudo que praa. Em razo disto, tinha um enorme cartaz entre os parceiros, na mesma proporo em que era evitado e temido pelas famlias das mooilas do lugar. Finalmente, ela resolve investir no seu desejo, mas sem criar expectativas. No final de noite de uma festa da padroeira, ela o convidou para dormirem juntos, ele no acreditou que, em virtude disto, ainda se tratasse de uma virgem, e ficou ainda mais desconcertado quando a mesma nem solicitou um telefonema no dia seguinte. Perplexo, apaixonado e cheio de planos para o futuro, ele viajava mais de dez horas para se encontrar com a amada. Mas, ela tinha como projeto se realizar profissionalmente, do qual no abria mo. Talvez pudesse subir ao altar, o que cogitava de poder ser com ele, mas no final dos prximos seis anos quando terminasse seu curso. Mas ser que a paixo, que na verdade data, conseguiria esperar tanto tempo?

A desvalorizao das condutas machistas e a nova independncia das mulheres no acarretaram de modo algum uma fragilidade extrema da identidade viril (LIPOVETSKY, 2000, p.58). Para o autor, so os homens em particular oriundos das classes sociais mais marginalizadas, que so mais apegados s demonstraes tradicionais do poder masculino, e por esse motivo, que vivenciam mal essa atual condio masculina. Diria que nos pases pobres e emergentes isto independe de classe social ou nvel cultural, exatamente pelo medo de perder esse poder que o macho se angustia em lidar com essa suposta nova mulher. Ele no tem a prtica da simetria dos gneros, sua relao com o sexo aposto se dava unicamente na verticalidade, literalmente ele por cima em todos os sentidos, e ela em baixo, sem vez, nem voz, apenas na condio de objeto.

O machismo um prestgio vivido h sculos pelo sexo masculino, de to arraigado nesta cultura, normalizado, sendo difcil para o macho no reter este poder de superioridade e domnio. Porm, para Rodrigues Jr. (1996), aquele que se considera Macho deveria compreender que um homem insatisfeito sexualmente, e que tampouco chega ao que deseja a personalidade feminina, a qual transformada em objeto sexual (p.90 - grifo do autor). No entanto, no deve se desconhecer o perfil de um tipo de mulher nessa cultura que, de algum modo, goza de uma vontade de dominar, sujeitando-se (PASSARELLI, 1996b, p.18).

Com a conquista da sexualidade feminina veio inverso da prpria funcionalidade da sua estimulao ertica, ou seja, a mulher que, at ento, era despertada pelo toque passou agora a ter como sua principal via para esse fim, a viso e o tato. E comearam a desejar os corpos masculinos dentro dos mesmos moldes pelos quais os delas so desejados. A partir disto o homem comeou a cultuar o prprio corpo, a se colocar nesse lugar de passividade como objeto de desejo. Assim, com a igualdade dos gneros em andamento, territrio proibido e mantido como um cdigo de honra da imagem do macho, tambm foi atingido por estas mudanas.

Aprofundando esta questo, diria que a regio gltea do Homo sapiens, ao longo da histria, sempre foi investida de grande represso. A sua intactibilidade anal consistia na fidedigna traduo que atestava obedincia aos princpios desta cultura, e confirmava a representao mxima da macheza. Sobre o sujeito com andar menos encouraado que fizesse mexer, um pouco, o bumbum, sua reputao era colocada sob suspeita de desvio, atribuindo-lhe estigmas homoerticos. A referida regio que, at ento, se reduzia s funes do trato higinico - de forma superficial, para no despertar interesse ergeno -, e da atividade fisiolgica, passou a ser um rgo de exposio, explorao e desejo (SILVA, 1999). Qual a mulher hoje em dia que perde a chance de apalpar um bumbum masculino!? O traseiro masculino agora objeto do desejo sexual feminino. Antes elas nem ousavam, nem eles se permitiam, porque era tido como coisa de homossexual.

A prpria mulher no suportaria essa ideia de partilhar a cama com um indivduo que explorasse essa parte do seu prprio corpo. Agora, as mulheres no mais se contentam em toc-lo, e tambm j o inclui como fonte de prazer. A princpio como atrao sensual, e por ltimo, como rgo sexual propriamente dito. Se antes, qualquer insinuao de proximidade era tida, pelo companheiro, como uma terrvel ofensa. Encorajados por psiclogo e sexlogo que, de algum modo, incentivam toda e qualquer prtica sexual consentida, na medida em que acreditam que aumenta e/ou fortalece o vnculo e entrosamento do casal. Muitos homens at solicitam das parceiras a Estimulao Digito-anal. Modalidade esta, segundo informao, popularmente conhecida no Sul do pas como fio-terra. Nesta virada de sculo, se evidencia a quebra da rigidez da construo do masculino, de modo que, nos dias atuais, o homem quando dana exibe os glteos diante do olhar pblico, e sem o menor constrangimento.

Por vezes, produz evolues com mais desenvoltura nos requebros do que a prpria parceira (SILVA, 1999). Muitos homens passaram a investir cuidados fisiculturista para um melhor delineamento esttico das ndegas. Embora, as propagandas, a exemplo das de cerveja, ainda insistam em focalizar a ateno nos glteos das suas modelos. Porm, esse tipo de associao mulher/bumbum/cerveja perdeu, um pouco, do seu efeito apelativo. Pois, com a volta da cala saint-tropez ou de cinta baixa, compete na rua com cs de calcinha ou cueca,deixado displicentemente mostra, e que ameaa, a todo instante, colocar as partes pudendas para fora.

Hoje, praticamente, no existem roupas intimas. Uma vez que foi legitimado, sem nenhum senso de ridculo, cada vez mais as tais peas tomam o rumo de mais visibilidade como fonte de apelo sexual. Portanto, no ranking das preferncias nacional, o glteo feminino deixou de ser ostentado como lder absoluto. O bumbum masculino, democraticamente, se tornou um fetiche, mesmo que no ainda a tal ponto de associ-lo a algum produto.

Essa varivel ertica no , obviamente, uma alternativa nova, no entanto, pela a abertura para a sua expanso e discusso. Esse assunto deixou de ser maldito, e, com frequncia, entra nas conversas informais dos grupos. Mas, o fato desse comportamento ter sido incorporado no o isenta de ser refletido e, consequentemente, ser questionado. Ele instiga a fazer algumas observaes: Primeiro, sabido que a mulher, por fora da sua natureza e incremento cultural, desperta sua libido mais pelo toque, ou melhor, em ser tocada; segundo, que o seu desejo de conjugao sexual aflora na confiana e segurana do parceiro, no se sentir desejada, amada, etc. Ento, como se explica que a fmea tenha adquirido aptido sexual tpica do macho, isto , de se excitar por meio da viso e/ou manipulao do seu objeto sexual?

O que mudou para que a mulher adquirisse uma outra referncia de estimulao ertica? No cabe aqui discutir a questo no enfoque da normatizao. De definir se essa ou no, uma prtica pervertida, etc. Dado que esta classificao tem a ver com a frequncia, e uma vez que essa expresso da sexualidade comea a ter mais aceitao, e porque passou a ser encarada como normal. pertinente compreender como essa conduta, um tanto radical, foi absorvida num curto espao de tempo. provvel que o espao conquistado pela mulher tenha reeditado o arcaico trauma freudiano da castrao, includo o glteo masculino na sua perspectiva sexual, recuperando ou adquirindo assim um determinado poder de virilidade.

Assim sendo, a mulher se v contemplada com o exerccio literal do seu animus. De penetrar sexualmente o parceiro por esse ou outros mtodos. Ela, finalmente, parece ter conquistado seu poder flico. Foi alforriada da assimtrica posio passiva, submissa. O homem, por sua vez, tambm se libertou da ditadura de ser sempre o ativo, o que toma iniciativa. Abandonou, sensivelmente, o seu eterno papel de dominador, j se permite feminino sem transtorno para sua identidade. O nus uma zona ergena muito sensvel, cuja mucosa que o reveste similar a da boca. Desse modo, o cidado moderno alargou o seu leque de gratificaes nos jogos sexuais, cuja Estimulao Digito-anal no passa de mais uma possibilidade de vivenciar a sexualidade. Descentralizou o pnis da condio nica de prazer. Assim, surge um sujeito de corpo mais inteiro, menos fissurado.

Para a mulher flica conquistar independncia e reivindicar direitos iguais lhe demandou esforo, no assegurar esse lugar pode sugerir uma traio a si mesma. Pois, nem sempre fcil se colocar feminina, uma vez que pode por em risco aquilo que consegui a duras penas: o falo. Ela teme perder o poder, o espao para o outro. No se permite ao descompromisso nos jogos sexuais, seu falo uma aquisio que pode se perdida, tomada, vilipendiada.

Clarice se irrita com Fernanda, a amiga com que quem competia na infncia, e pensa em falar um milho de palavres. Mas falar palavro no seria feminino de sua parte. Perfeito! Constatando isso ela solta todos eles, se libertando do assunto e da feminilidade. Os homens nas mesas em volta olham feio, e os olhares das amigas fuzilam Clarice, a flica que sempre pe o pau na mesa, e afasta todos os testosteronas em volta. Clarice mal humorada, confusa, fica em silncio durante exatos dez minutos. Depois abre o maior berreiro, chora, solua, com o rosto entre as mos. Ainda que vermelha e borrada de rmel, a frgil Clarice atrai mais interesse dos homens do que quando chegou ao restaurante em seu carro novo, feliz e bem sucedida.

Talvez, a personagem tenha atrado a ateno dos homens no pelo fato de ter se tornado frgil, mas por ter deixado transparecer a sua feminilidade. Alguns homens no toleram muito

a mulher com poder seja real ou simblico. O homem, embora por vezes abusivo, no entanto mais habituado a exercer o poder a partir da sua condio de detentor do falo. O poder uma novidade para a mulher, que s agora ela toma posse. Nesta estria, por vezes, no est bem harmonizado, e por isto adquire conotao um tanto agressiva. Uma vez no poder, a fmea parece compensar a reminiscncia do que seria a falta do pnis. Portanto, at compreensvel que atualize essa necessidade na esfera do real ou no campo do engendramento simblico. Enfim, assumir esse poder talvez signifique para ela a conquista do pnis, da potncia viril que a faz atuar com o desejo msculo de ser penetrador, de ter o parceiro na condio subjugada que vivia a mulher. Pondo em ao a anima do outro, ou seja, a parte feminina no homem.

O mundo masculino muito da contradio (MATOS, 2007, p.13), pensar esse homem emergente, no entanto, no deixa de suscitar a ideia de um homoerotismo latente. Seja por meio da penetrao do membro viril, ou de outro qualquer instrumento, que adentrar seu nus, com o objetivo de obter prazer, caracteriza-se penetrao, sim. Em sntese seria: Sentese o prazer, no com outro macho, a exemplo da relao homoertica, mas com aquilo que o representa, o pnis, os smbolos flicos. Nesse caso, aceitvel somente porque a figura feminina o sujeito da ao.

Dessa maneira, no se corre riscos, supem-se a masculinidade preservada. Essa prtica sexual parece reforar a ideia de Freud (1989), de que o homem , por constituio psquica, bissexual, e que o interesse exclusivo pelo sexo oposto tambm questionvel. Uma das mais graves feridas narcsicas do ser humano o fato de ter que decidir, quando criana, pelo pai ou pela me, no seu processo de identificao (McDOUGALL, 1997). Quando na verdade ela deseja a ambos. Alguns estudiosos apontam a bissexualidade como a sexualidade do futuro. Quando se confirmar esta perspiccia do velho Freud?

Para Weil (2003), a funo da mulher reintroduzir o amor na sociedade (p.84). Isto no seria creditar, somente a mulher a fora que emana da compreenso, do amor e da delicadeza? Contudo, no mais possvel ter a iluso de um mundo diferente, mais humanizado pelo fato da mulher est no poder. mais sensato considerar que homens e mulheres se respeitem nas suas diferenas, e que suas vitrias possam abolir as posies estanques dos papis dominador/dominado. E que no encargo de alguma representao social que o indivduo, independente da herana genital, no neutralize seu lado yin. Parece mais providencial instigar o feminino de cada ser humano, mediante uma educao mais igualitria. Ento, o homem, tendo assim aceito sua feminilidade, e vindo um dia a se tornar pai, est na melhor posio subjetiva para conduzir seus filhos s portas da prova que d acesso idade adulta (NASIO, 1991, p.131).

Finalmente, a nica finalidade aceitvel das atividades humanas a produo de uma subjetividade que enriquea de modo contnuo sua relao com o mundo. E que a poesia

talvez tenha mais a nos ensinar do que as cincias humanas e a psicanlise (GUATTARI, 2000). Diria que precisamos de delrios compartilhados para enlouquecermos juntos em processos fecundos de criao e renovao. O mal no est na potncia flica do homem ou da mulher, mas no egosmo, na prepotncia de desejar, com base neste poder, ser o centro do universo.

NOTAS:

1. Pesquisa recente feita nos Estados Unidos mostrou que 85% das mulheres no esto nem a para o fato de seus parceiros terem o equipamento menor (NATALIE, 2007, p. 43). 2. Segundo o Social Issues Research Centre, um centro de pesquisas independente de Londres, nos hbitos da intriga, 33% deles e 26% delas contam fofocas diariamente; para eles os confidentes favoritos so os colegas de trabalho, para elas as amigas e parentes; na presena de mulheres eles param de falar da vida alheia e conversam sobre poltica e outros assuntos elevados, ao passo que em qualquer circunstncia, o assunto predileto delas so os relacionamentos amorosos (ZAKABI, 2007). 3. Achei prefervel omitir a fonte do filme, uma vez que o mesmo est disponvel em todas as pginas da Internet.

Livro do Autor Valdeci Golanalves REFERENCIAL

ANDR, S. (1987). O que quer uma mulher? Trad. D. D. Estrada. Rio de Janeiro: Zahar. AMENO, A. (2000). A funo social dos amantes. Belo Horizonte: Autntica. AMENO, A. (2001). Crtica tolice feminina. Rio de Janeiro: Record. ASSOUN, P-L. (1948 -1993). Freud e a mulher. Trad. V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar. BATAILLE, G. ([1897-1962] 2004). O erotismo. Trad. C. Fares. So Paulo: Arx. BAUDRILLARD, J. (2001). Da seduo. Trad. T. Pellegrini. Campinas-SP: Papirus. BERNARDI, T. (2007). Eu sou uma Bridget: Flica. <http://eusouumabridget.blogspot.com/2005/11/flica.html>. Acesso em: 9 abr de 2007. BRADEN, N. (2002). A psicologia do amor: o que o amor, por que ele nasce, cresce e s vezes morre. 2 ed. Trad. M. Braga. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos. BOZON, M. (2004). Sociologia da sexualidade. Trad. M. L. Meneses. Rio de Janeiro: Editora FGV.

BUTLER, J. (2003). Problemas de gnero: feminismo e subverso da identidade. Trad. R. Aguiar. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. FREUD, S. (1905 - 1989). Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade. Trad. V. Ribeiro. V. 7, 2 ed. Rio de Janeiro: Imago. FRIEDRICH, M. F. (1996). Contribuies a formao de uma identidade travestista. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, v. 7, Ed. Especial 1, mar. [s.n.]: So Paulo. FRIEDMAN, D. M. (2002). Uma mente prpria: A histria cultural do pnis. Trad. A. L. D. Borges. Rio de Janeiro: Objetiva. GABRIELA, M. (2006). Dois pontos. Revista poca n. 412, 10 abr. GUATTARI, F. (2000). Caosmose: um novo paradigma esttico. 3 ed. Trad. A. L. Oliveira e L. C. Leo. So Paulo: Ed. 34. HEILBORN, M. L. (Org.). (2004). Famlia e sexualidade. Rio de Janeiro: Editora FGV. JABOR, A. (2006). Pornopoltica: paixes e taras na vida brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva. JOLIE, A. (2004). Resista a estes lbios. Reportagem de Freitas Jr., O. Revista ISTO, n. 1832, 17 nov. So Paulo: Trs. JOLIE, A. (2007). Seo Veja essa. Revista Veja, ed. 1993, ano 40, n. 4, 31 jan. So Paulo: Abril. KATHIA, N. (2007). Sexo sem blblbl. Revista Mens`sHealth. n. 16, ago. So Paulo: Abril. KOLONTAI, A. (2005). A nova mulher e a moral sexual. 3 ed. So Paulo: Expresso Popular. LAPLANCHE e PONTALIS. (2004). Vocabulrio da psicanlise. Trad. P. Tamen. So Paulo: Marins Fontes. Le BRETON, D. (2006). A sociologia do corpo. Trad. S. M. S. Fuhrmann. Petrpolis, RJ: Vozes. LIPOVETSKY, G. (2000). A terceira mulher: permanncia e revoluo do feminino. Trad. M. L. Machado. So Paulo: Companhia das Letras. MADONNA (2007). <http://www.frasesfamosas.com.br/autor/671>. Acesso em: 9 set. MATOS, O. (2007). Indignao reconciliadora. Entrevista concedida a F. Chibli. Revista FILOSOFIA cincia & vida, n. 7. McDOUGALL, J. (1997). As Mltiplas Faces de Eros: uma explorao psicanaltica da sexualidade humana. Trad. P. H. B. Rondon. So Paulo: Martins Fontes. MEDEIROS, M. (2007). Liberdade condicional. Revista O Globo, ano 3, n. 137, 11 mar. MELO, A. F. (2006). Amor na contemporaneidade: as transformaes na vida amorosa dos jovens universitrios sob o olhar da psicanlise. Monografia de concluso do Curso de Psicologia-UEPB. Orientador SILVA, V. G. (cpia mimeografada).

MINICUCCI, A. (1987). Dinmica de grupo: teorias e sistemas. 2 ed. So Paulo: Atlas. MORIN, E. (2007). Pensar, criar, viver. Entrevista concedida a Fiorini, M. Revista CULT, n. 111, ano 10, mar. MURARO, R. M e DUARTE, A. (2006). O que as mulheres no dizem aos homens. Rio de Janeiro: Record. NUNES, S. A. (2000). O corpo do diabo entre a cruz e a caldeirinha: um estudo sobre a mulher, o masoquismo e a feminilidade. Rio de Janeiro: civilizao Brasileira. NASIO, J.-D (1991). A histeria: teoria clnica psicanaltica. Trad. V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar. NASIO, J.-D (1997). Lies sobre os sete conceitos cruciais da psicanlise. Trad. V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar. NASIO, J.-D (2003). Um psicanalista no div. Trad. A. Telles. Rio de Janeiro: Zahar. NASIO, J.-D (2007). dipo: o complexo do qual nenhuma criana escapa. Trad. A. Telles. Rio de Janeiro: Zahar. NIETZSCHE, F. ([1844-1900] 1995). Ecce homo: como algum se torna o que . Trad. P. C. Souza. So Paulo: Companhia das Letras. NIETZSCHE, F. ([1844-1900] 2000). Humano, demasiado humano: um livro para os espritos livres. Trad. P. C. Souza. So Paulo: Companhia das Letras. PASSARELLI, C. A. F. (1996a). H uma santa com seu nome? Revista Brasileira de Sexualidade Humana, v. 7, Ed. Especial 1, mar. [s.n.]: So Paulo. PASSARELLI, C. A. F. (1996b). A construo do perverso. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, v. 7, Ed. Especial 1, mar. [s.n.]: So Paulo. PORGE, E. (2006). Jacques Lacan, um psicanalista: percurso de um ensino. Trad. C. T. G. Lemos, N. V. Arajo, V. Veras. Braslia: Universidade de Braslia. QUINET, A. (2005). As 4+1 condies da anlise. 10 ed. Rio de Janeiro: Zahar. RODRIGUES Jr, O. M. (1996). Identidade masculina: paradoxos na sexualidade. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, v. 7, Ed. Especial 1, mar. [s.n.]: So Paulo. SILVA, V. G. (1999) - Faca de Dois Gumes: percepes da bissexualidade masculina em Joo Pessoa. UFPB - Campus I (Dissertao, Mestrado em Sociologia). SIMMEL, G. (1858-2001). Filosofia do amor. 2 ed. Trad. E. Brando. So Paulo: M. Fontes. WEIL, P; LELOUP, Jean-Yves; CREMA, R. (2003). Normose: a patologia da normalidade. Campinas-SP: Versus Editora. ZAKABI, R. (2007). Psiu! Ouviu essa? (Comportamento). Revista Veja, ed. 2020, ano 40, n. 31, 8 ago. So Paulo: Abril.

Вам также может понравиться