Вы находитесь на странице: 1из 5

Apresentao Avaliaes do Professor: Uma prova com metade do contedo do semestre; Uma prova com artigos e um livro; Apresentao

tao e debate.

Livro: O Monge e o Executivo, James C Hunter. Apresentao: O grupo que tiver somente leitura, perde trs pontos; Perde um ponto se um membro do grupo faltar; Perde um ponto se um membro do grupo no falar; Perde um ponto se no tiver apresentao em mdia Perde um ponto se no se apresentar na hora marcada.

Temas para a apresentao: Grupo 1 Intermedirios do comrcio exterior. Grupo 2 G20 e o BRICS. Grupo 3 Mercado de Cmbio. Grupo 4 Balano de Pagamentos.

Negcios Internacionais Benefcios do comrcio exterior. Ganho de escala pelos produtores, aumento de produtividade; Acesso a outros fornecedores; Diversidade de mercadorias; Novas tecnologias; Criao de alternativas de produo; Os mercados (pases) devem ter um conjunto de instituies que regulamentam seu mercado; Isso contradiz com o liberalismo que diz que os mercados devem ser liberados de intervenes; As trocas por si s regularizam o mercado;

A funo da OMC tem sido promover o liberalismo; Liberalismo surgiu como uma repulsa ao mercantilismo, onde o estado definia o que seria produzido; Laissez-Faire Doutrina de Adam Smith voltado atividade econmica, de modo a permitir a total liberdade de atuao dos diversos agentes econmicos;

Justificativas do Comex. Condies de clima beneficiam a agricultura em diferentes regies; Condies de subsolo minrios; Comercializaes recordes esto relacionadas com o preo baixo de transportes e comunicao.

Taxa de cmbio ONU A ONU criada aps o trmino da Segunda Guerra Mundial(1939 a 1945), teve desde o inicio a paz como valor e princpio norteador da ao da organizao; Entre os principais temas de destacada atuao do organismo, esto: Reduzir as tenses internacionais e prevenir a ecloso de conflitos; Implementar a criao de legislao sobre o meio ambiente, o espao sideral e as profundezas martimas; Erradicar doenas; Amparar os refugiados; Lutar contra o analfabetismo; Agir rapidamente em casos de desastres naturais; e Estabelecer normas de proteo s pessoas e aos direitos humanos. O cmbio o preo da moeda estrangeira em termos de moeda nacional. Valorizao do real = Mais dlar para comprar real

O Sistema Bretton Woods O sistema Bretton Woods foi o primeiro exemplo, na histria mundial, de uma ordem monetria totalmente negociada, tendo como objetivo governar as relaes monetrias entre Naes-Estado independentes. O sistema tem origem nas idias de John Maynard Keynes que do ponto de vista econmico consistia em estabelecer em bases globais o crescimento econmico.

Sua proposta para que se concretizasse esse objetivo esta baseada em quatro pilares institucionais: A construo de um Banco central mundial; Conduziria globalmente a liquidez do sistema e seria responsvel por estabilizar a economia mundial. Um Fundo para a reconstruo e o desenvolvimento, que colocasse disposio crdito para os pases menos produtivos. A criao de uma organizao internacional do comrcio, que se ocuparia principalmente com a estabilidade dos preos dos bens de exportao primrios. Um programa institucionalizado de ajuda, mais gil, vinculado s Naes Unidas. Em 27 de Julho de 1944, na cidade de Bretton Woods, foram criadas as instituies fundamentais do novo sistema, que so: Banco Internacional para a Reconstruo e o Desenvolvimento (BIRD ou Banco Mundial) Fundo Monetrio Internacional (FMI)

BIRD

A misso inicial era financiar a reconstruo dos pases devastados durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, sua misso principal a luta contra a pobreza, atravs de financiamento e emprstimos aos pases em desenvolvimento. Seu funcionamento garantido por quotizaes definidas e reguladas pelos pases membros.

FMI O FMI uma organizao internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de cmbio e da balana de pagamentos, atravs de assistncia tcnica e financeira. O Sistema Bretton Woods Embora, inicialmente, no fossem criadas as organizaes restantes, a influncia sobre o comrcio mundial foi realizada pela institucionalizao do GATT(General Agreement on Tariffs and Trade) em 1948, em Havana. O Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comrcio foi estabelecido em 1947, tendo em vista harmonizar as polticas aduaneiras dos Estados.

Soberania

Soberania interna: o estado o nico ator a utilizar a fora legitimamente em seu territrio. Soberania externa: significa que o estado no se submete a nenhuma outra autoridade de fora de seu territrio, remete a independncia dos estados e ao principio de no interferncia nos assuntos internos de outros pases. Os estados mantm a sociedade internacional para manter a sua soberania.

Reciprocidade um elemento essencial da sociedade, pois atravs da boa vontade de seus membros que existe um mutuo reconhecimento em igualdade de condies das respectivas soberanias.

Equilibro de poder A noo de soberania cria estados e a reciprocidade sustenta a igualdade soberana e forma o sistema de Estados. Por isso a regras iguais para todos os estados na sociedade, para que esses no quebrem regras de soberania. Se esse equilbrio se rompe e um estado que tirar proveito de outro a soberania ser quebrada e o sistema de Estados poder mergulhar no caos.

Diplomacia A diplomacia a arte e a prtica de conduzir as relaes exteriores ou os negcios estrangeiros de um determinado Estado ou organizao internacional. Geralmente, empreendida por intermdio de diplomatas de carreira e envolve assuntos de guerra e paz, comrcio exterior, promoo cultural, coordenao em organizaes internacionais e outros. Convm distinguir entre diplomacia e poltica externa - a primeira uma dimenso da segunda; A poltica externa definida em ltima anlise pela Chefia de Governo de um pas ou pela alta autoridade poltica de um sujeito de direito internacional; J a diplomacia pode ser entendida como uma ferramenta dedicada a planejar e executar a poltica externa, por meio da atuao de diplomatas.

Direito de Legao conhecido tambm com o nome de direito de embaixada ou direito de misso; entendido como o direito eu tem um Estado de enviar ou receber agentes diplomticos.

O direito de legao no implica que os Estados estejam obrigados a enviar ou receber emissrios. O exerccio do direito de legao depende do interesse dos Estados em manter relaes internacionais.

Вам также может понравиться