Вы находитесь на странице: 1из 8

Introduo A natureza guarda em seu interior a beleza de se revelar de maneira surpreendentemente simples e insondavelmente complexa ao mesmo tempo.

Muitas so as questes que permanecem em aberto no horizonte do conhecimento humano e que no do evidncias que sero respondidas de forma simples. Alguns outros mistrios (fenmenos da natureza) foram desvendados pela perspiccia de mentes que se dedicaram insistentemente a compreender o mundo que os cerca. Se por um golpe de sorte ou fruto de um intelecto atento no sabemos, mas o fato que Christian Johann Doppler foi um desses que construram a cincia com as suas descobertas. Com uma boa dose de acaso, rejeio e obstinao, Doppler entra para a histria da fsica ao perceber que as ondas que se chocam contra um navio que viaja contra a mar so mais numerosas e intensas do que aquelas que atingem um navio parado e transportar tal situao a outros contextos. Ao se questionar porque isso no seria aplicvel a ondas de natureza distinta a da gua esse cientista eleva a compreenso dos fenmenos ondulatrios a outro patamar e permiti-nos desvendar questes que vo desde a Astronomia e chegam Medicina, muda a nossa perspectiva do Universo e do Homem. Essa descoberta ficou conhecida como Efeito Doppler e hoje encontra aplicaes na construo de diversos aparatos tecnolgicos. Trazemos ao longo desse trabalho algumas dessas aplicaes e de forma mais aprofundada aquilo que se pde construir com esse conhecimento na rea mdica. De forma objetiva, explicamos os conceitos matemticos bsicos envolvidos na compreenso do Efeito Doppler e sua interpretao a situaes elementares. Definio Fsica O efeito Doppler o fenmeno observado em ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que est em movimento em relao um ou mais observadores, essas ondas se propagam em todas as direes, e se forem emitidas por um objeto esttico, se propagam uniformemente. A velocidade de onda dada pela funo: V= fase (k) define o meio onde ela se propaga. , onde =2 , a constante de

Quando o objeto est em movimento ondas so emitidas de pontos diferentes ao longo da trajetria, dessa forma, onda enviada est mais prxima ou mais distante da anterior dependendo do observador. A distncia entre ondas menor, ou seja, a frequncia aparente recebida pelo observador maior do que a original quando a fonte emissora est se aproximando do observador, e ao se afastar dele a distncia entre ondas maior, ou seja, a frequncia aparente menor que a original. Vejamos o exemplo: Uma moto passando em uma rua com uma velocidade v na direo x positiva, dois pedestres parados na calada so os observadores, como na figura abaixo:

Na figura 1 vemos que o menino escuta um som mais agudo, pois o comprimento de onda menor, dessa forma, a frequncia maior, j a menina escuta um som mais grave, devido ao comprimento de onda ser maior, logo, a frequncia menor. Vemos melhor a diferena do comprimento de onda na figura 2.
Figura 1

Figura 2

A frmula para o efeito Doppler dada por: Onde: Fo= Frequncia que o observador escuta; Ff= Frequncia real da fonte; V= Velocidade da Onda; Vo= Velocidade do observador (positiva ao aproximar da fonte, negativa ao se afastar); Vf= Velocidade da Fonte (positiva ao se afastar, negativa ao se aproximar do observador). Aplicaes do Efeito Doppler na tecnologia O efeito Doppler possui vrias aplicaes na tecnologia, entre elas, est o seu uso na medio de velocidades de objetos que possam causar reflexes, como carros, avies, submarinos, entre outros. Essa medio realizada atravs de reflexes de ondas pelo prprio objeto de mensurao. Outra aplicao desse efeito na meteorologia (Radares Doppler), que tm a capacidade de detectar e identificar vrios tipos de

fenmenos, medindo sua intensidade e velocidade radial de alvos por antenas de feixes direcionais e elimina virtualmente a presena de alvos indesejveis e retorno da imagem do solo no painel de visualizao tornando a imagem real e mais ntida dos fenmenos em questo. Outro exemplo o sistema de navegao Doppler usado para medir a velocidade e o ngulo de deriva (desvio) de aeronaves, este trabalha emitindo ondas eletromagnticas de determinada frequncia que ao atingirem a superfcie da terra so refletidas com um espaamento diferente e da comparao com o sinal antigo determinado as componentes lateral e frontal da rapidez da nave e o seu ngulo de desvio de sua rota. Na astronomia esse efeito usado para analisar astros observando o comprimento das ondas associadas cor por linhas espectrais, que alm de determinarem a composio qumica do astro determinam se este est se afastando (linhas deslocadas para o vermelho) ou se aproximando (linhas se deslocadas para o azul), no equipamento. Ecocardiograma: um mtodo diagnstico muito utilizado em cardiologia para a deteco de alteraes estruturais ou funcionais do corao. O Ecocardiograma utiliza-se feixes de ultra-som direcionados atravs de um transdutor para a regio que se deseja observar. O ultra-som uma onda sonora de alta frequncia acima dos nveis da audio humana que tem uma alta capacidade de se refratar em meios densos, dessa forma o aparelho de ultra-som utiliza-se dos transdutores para gerar essas ondas de milhes de ciclos por segundo (Megahertz) e assim elas se propagam pelo corpo do paciente, ao refleti-las esse mesmo objeto tem a funo de capta-las, o aparelho de ultra-som responsvel por transformar os diferentes graus de refrao do som em imagens. Ecocardiograma com Doppler / Ecodoppler Vascular: Tem-se a anlise dos vasos sanguneos do corpo humano, juntamente com a variao da frequncia de ultra-som devido aos ecos refletidos pelas hemcias. Dessa anlise podem-se tirar vrias informaes tais como a velocidade e direo do fluxo sanguneo, tamanho dos vasos e a morfologia. Podendo diagnosticar varias doenas tais como aneurismas, insuficincia arterial ou venosa e trombose venosa. Para obter a velocidade do fluxo sanguneo, necessrio analisar a disperso do ultra-som nas hemcias pois elas emitem sinais Doppler, a velocidade mais precisa quando o feixe de ultra-som est paralelo direo do fluxo sanguneo.

Figura 1: Ecocardiografia com Doppler colorido e espectral.

Figura 2: Aparelho de ultra-som.

Ecocardiograma Modo M (Unidimensional): Foi o primeiro modelo utilizado pela ecocardiografia. Sua funo de medir os dimetros das cmaras cardacas e a espessura miocrdica. Ecocardiograma Bidimensional: Possibilitou a transformao de imagens em figuras dimensionais que proporcionaram uma melhor avaliao anatmica. Ecocardiograma Transesofgico: Uma sonda de fibra ptica com um transdutor na ponta introduzida no esfago do paciente. Isso possibilita a grande vantagem do transdutor ficar posicionado imediatamente atrs do corao separado apenas pela fina camada do esfago. As imagens so mais ntidas e sem interferncias. Ecocardiograma Fetal: a realizao do ecocardiograma onde o transdutor colocado no abdmen da gestante e feito a anlise cardaca do feto. Doppler de onda pulsada: Analisam-se um determinado ponto especfico do corao com fluxo sanguneo de baixa velocidade, como por exemplo, a vlvula mitral.

Figura 3: Vlvula mitral

Doppler de onda continua: Para uma determinada faixa do corao ele analisa o somatrio das velocidades de todos os fluxos, com uma resultante em alta velocidade, como por exemplo, estenose artica.

Figura 4: Estenose Artica

Doppler colorido: As cores diferem a direo do fluxo dentro das cavidades cardacas, vermelho para aproximao e azul para o afastamento, mosaico para turbilhonamento.

Figura 5: Mosaico

Como ocorre: O transdutor a fonte emissora de ondas e o observador ao mesmo tempo, dessa forma, o aparelho aproveita o eco produzido pelo som para ver as reflexes produzidas nos rgos do organismo, a intensidade da reflexo depende da impedncia (velocidade versus densidade). O eco formado quando a estrutura por onde a onda passa tem do tamanho do comprimento de onda ( ) do ultra-som. Veja os exemplos:

Figura 6: Reflexo e transmisso de onda.

Concluso O Efeito Doppler se revela uma poderosa ferramenta para a compreenso da natureza e para o avano da tecnologia. A Medicina tem se beneficiado de tal conhecimento, aprimorando as tcnicas de imageamento e permitindo diagnsticos, tratamentos e pesquisas mais precisas e adequadas s necessidades do homem. Com o presente trabalho, evidenciamos os desdobramentos de parte do conhecimento fsico sobre a nossa vida cotidiana. De forma consciente ou no, somos dependentes das conquistas proporcionados pela fsica, tomar conhecimento dela faz-se necessrio para a continuidade do avano do homem na sua relao com o meio. Referncias Definio Fsica: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Doppler> <http://www.brasilescola.com/fisica/o-efeito-doppler.html> <http://terlichten.blogspot.com.br/2012/03/efeito-doppler.html> Efeito Doppler na Tecnologia: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_geod%C3%A9sica> < http://pt.wikipedia.org/wiki/Radar_Doppler> <http://www.tecnologiaradiologica.com/materia_usdoppler.htm> <http://www.omnisys.com.br/PDFs/Radar%20Meteorol%C3%B3gico%20Doppler%20 Banda%20S.pdf> <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAmsIAB/13-sistema-comunicacaonavegacao> <http://www.planetariodorio.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=289:ef eito-doppler&Itemid=313> Efeito Doppler na Medicina: <http://www.clinicacdc.com.br/ecocardiograma/> <http://www.berford.com.br/exames.htm#6>

<http://clinicor.com.br/exames/ecocardiograma-doppler-colorido/> <http://pt.scribd.com/doc/63617560/Bioacustica-Ultrassom-e-ECO> Catherine M. Otto,Rosario V. Freeman, Ecocardiografia Guia Essencial, So Paulo Ed. Desconhecida.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE CINCIAS E TECNOLOGIA BACHARELADO EM CINCIAS E TECNOLOGIA PRNCIPIOS E FENMENOS TRMICOS E ONDULATRIOS

KILLA VINCENTE ALEXANDRE FREIRE ANGELE LOUISE CARO KLEISSON

EFEITO DOPPLER: APLICAES NA TECNOLOGIA

NATAL/RN 2012

Вам также может понравиться