Вы находитесь на странице: 1из 3

Caro Amigo,

A SAP (2 maior produtora de software do mundo) no disponibiliza somente um curso especifico sobre o seu sistema chefe, que no caso o R/3, ou sobre os sistemas de auxilio (BW Business Warehouse, EBP Enterprise Buyer Professional, Portal MySAP, etc...).

Como o sistema R/3 uma soluo ERP integrada em diversos mdulos "interfaceados", cada um desses mdulos do sistema requer um certificao especifica.

Na verdade os cursos da SAP, no caso do R/3, so divididos em mdulos do sistema, ou seja, h um curso para cada mdulo/soluo que a empresa vende, sendo assim, voc pode escolher o mdulo de acordo com o a rea que preferir.

Como a empresa oferece solues para as mais variadas verticais de mercado (desde a indstria pesada ao varejo comun), tentarei ser um pouco breve na explicao do funcionamento de cada certificao. Exemplos:

MM Gerenciamento de Materiais Mdulo do sistema SAP R/3 voltado para administrao de materiais e logstica para controle de estoques em geral

SD Vendas e Distribuio Mdulo do sistema SAP R/3 voltado para a administrao da fora de vendas na parte logstica de distribuio.

HR Recursos Humanos Mdulo do sistema SAP R/3 destinado administrao de pessoal.

QM Gerenciamento da Qualidade Mdulo do sistema R/3 voltado para a administrao de qualidade, controle de produo e mtricas de controle.

PS Sistemas de Projetos Mdulo do sistema R/3 designado a administrao de projetos (plenamente integrado ao mdulo de manuteno PM)

BASIS - Mdulo voltado para a BASE do sistema R/3 Este mdulo voltado para a administrao das bases de dados e usurios do sistema R/3. Para realizar este curso recomendada a experincia em sistemas operacionais (Unix, Solarias ou Windows) bem como a plena concepo de ferramentas de Banco de Dados (SGDB's), tais como: Oracle, SQL Server, DB2 e outros.

Vale lembrar que o sistema R/3 ainda possu solues que contm sub-mdulos do sistema, como o caso do mdulo CO - Controle Financeiro, que um mdulo altamente integrado ao mdulo FI - Financeiro, que por sua vez, contm os sub-mdulos AR - Contas a Receber, AP Contas a Pagar e AA - Ativo Fixo. Portanto para buscar uma certificao em um destes mdulos o interessante seria o prvio conhecimento contbil, para que o entendimento da soluo seja mais amplo.

Esses so apenas alguns exemplos, pois ainda existem solues para a indstria de petrleo, industria farmacutica, siderurgica, automotiva, empresas de telecomunicaes, etc...

A SAP ainda oferece a certificao na linguagem de programao ABAP/4, especifica para o desenvolvimento interno do sistema. Como a SAP oferece as suas solues de forma padro, os mdulos do sistema esto abertos a desenvolvimentos e parametrizaes que por ventura o cliente possa necessitar, sendo assim, as especificaes de cada cliente so desenvolvidas com o auxilio da linguagem ABAP/4.

Por fim, ressalto que o investimento em um "canudo" SAP no fica por menos de R$ 6.000,00. Para se ter uma idia o curso de BASIS, que tem durao de duas semanas, est custando R$ 14.000,00, fora os gastos com a prova, que ficam em torno de U$$ 200,00.

No Rio de Janeiro, a empresa DBA uma das parceiras SAP e disponibiliza alguns cursos sobre os mdulos do sistema, para maiores informaes acesse o link abaixo: http://treinamento.dba.com.br

No site da SAP Brasil voc tambm encontra informaes sobre os processos de treinamento, acesse o link abaixo: http://www.sap.com/brazil/training

Informaes interessantes sobre as solues SAP, tambm podem ser encontradas no

seguinte endereo: http://www.mundoerp.com.br

Ps: se voc desejar eu posso lhe enviar um artigo que acabei de escrever, onde falo sobre o SAP R/3 e suas principais funcionalidades.

Saudaes,

Вам также может понравиться