Вы находитесь на странице: 1из 8

Telhados

Nome: Renan M. Fernandes N: 38 - 2 EDN

Tesoura: Principal elemento estrutural do telhado. O nome Tesoura devido a sua forma triangular. Uma tesoura de telhado completa tambm uma estrutura em trelia, ou seja, a tesoura uma trelia de madeira. Pendural: Pea vertical da Tesoura. Recebe as cargas das peas diagonais. Diagonal: Tem esse nome devido a sua posio diagonal na Tesoura. Responsvel por receber as cargas das teras. Teras: Peas que esto posionadas na longitudinal dos telhados. Responsvel por unir as Tesouras do telhado e por receber a carga dos caibros e distribuir para as Tesouras. Caibros: Tem a posio transversal em todo o telhado. Responsvel por receber as cargas das ripas e transferir para as teras. Ripas: Tem a posio longitudinal nos telhados, como as teras. Nas ripas que so apoiadas as telhas cermicas. So responsveis, tambm, por transferir a carga (peso) das telhas e transferir para os caibros. Chapuz ou Calo: Responsvel por travar as Teras nas Diagonais. Linha: Pea inferior da Tesoura. Tem a funo de distribuir as cargas da tesoura para a viga ou pilar ou pea estrutural que ela estiver apoiada. Cumeeira: Parte superior do telhado. o divisor de guas do telhado. A telha que vai sobre a cumeeira chamada de Selote. Rinco: Quando duas guas do telhado se encontram em uma parte baixa, chama-se rinco ou gua furtada. Essas guas esto sempre perpendiculares uma com a outra, ou seja, esto a 90 uma com a outra. Beiral: Parte do telhado que se projeta alm das paredes externas da edificao (casa, prdio, edcula, rea pra churrasqueira, etc). Testeira: Acabamento do telhado em madeira, geralmente pea com 15cm de largura.

Os telhados de madeira geralmente tem inclinao de 30%. Entretanto verifique com o fabricante das telhas qual a inclinao de telhado recomendada. muito importante seguir a indicao de inclinao para que seu telhado no tenha refugo de gua em chuvas prolongadas e de ventos fortes. O refugo de gua quando a gua da chuva que cai pelo telhado entra por entre as telhas causando vazamento. Isso s acontece se o telhado tiver inclinao menor que o indicado, assim a gua que cai sobre ele escorre com velocidade menor, entrando por entre as telhas.

Calcular a Inclinao de um Telhado


Calcular a inclinao de um telhado simples, entretanto por envolver diferentes unidades de medida, pode gerar dvidas ou fazer com que a pessoa que est calculando confunda-se no meio desse processo. O objetivo de calcular a inclinao do telhado para determinar qual ser a altura da cumeeira, ou qual o comprimento do Pendural no caso de telhados de madeira. Devemos primeiro compreender que: o que determina a inclinao do telhado o tipo de telha que ser utilizada. As telhas podem ser de cermica (barro), concreto, fibrocimento, vidro, metlicas, galvanizadas, ecolgicas (fibras naturais ou materiais reciclados) e de policarbonato. Assim, sempre que for construir um telhado, ou reformar um telhado que tenha a substituio das telhas, ou projetar um telhado e for especificar a inclinao, verifique as inclinaes recomendadas pelo fabricante da telha. A inclinao dos telhados medida em porcentagem ou percentual. Estamos acostumados a ouvir: O telhado tem inclinao de 10% ou O telhado tem inclinao de 30%. Mas o que significa isto? 10% igual a 10/100, ou, 10 dividido por 100. Colocando-se a unidade centmetro (cm), temos: 10% = 10cm/100cm ou seja: a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 10cm na vertical, vejam a figura:

O mesmo raciocnio serve para o telhado com 30% de inclinao: 30% igual a 30/100, ou, 30 dividido por 100. Colocando-se a unidade centmetro (cm), temos: 30% = 30cm/100cm ou seja: a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 30cm na vertical, vejam a figura:

Para finalizar esse assunto vamos fazer um exemplo: Calcular a altura da cumeeira de um telhado duas guas com 8,0 metros de largura e inclinao de 30%, indicada pelo fabricante da telha. Passo 1: Se o telhado ter 8,0m de largura e duas guas, sua cumeeira estar no meio, a 4,0m da largura; Passo 2: Se o telhado tem inclinao de 30% = 30/100 = 30cm de altura a cada 1,0m de largura, logo, a cada 4,0 de largura temos: 120cm nos 4,0m de largura. Resposta: a cumeeira estar a uma altura de 120cm ou 1,20m. Clique na figura:

Clculo de peas
Para calcular a estimativa de peas o procedimento o mesmo da telha. Entretanto, devemos levantar a metragem linear de cada uma das partes do telhado, no esquecendo que em linhas inclinadas (como beirais laterais e espiges), devemos tambm aplicar o fator de correo (F.C.) para que no ocorra uma distoro no quantitativo de peas. Depois de levantadas as metragens lineares, multiplicamos pelo consumo especfico de cada pea, obtendo assim a quantidade de peas a ser consumida. Este esquema de estudo das quantidades muito prtico e auxilia na hora de adquirir o produto.

Tipos de telhas
Telhas de cermica Principais tipos de telha de cermica

Telhas de fibra-cimento

Telhas de ao zincado

Estruturas de Madeira Convencional para Telhados


A estrutura de madeira convencional executada por carpinteiros especializados em telhados. A partir de um Projeto Executivo, utilizando madeiras certificadas e serradas, com ferramentas manuais adequadas, profissionais da rea, fabricam as estruturas no prprio canteiro de obras.

Estruturas Metlicas para Telhados


A estrutura metlica convencional executada por profissionais especializados em telhados. A partir de um Projeto Executivo, utilizando chapas dobradas em "u" e cantoneiras "laminadas em ao 1020", com profissionais da rea, fabricam as estruturas no prprio canteiro de obras ou em nossa fbrica para montagem na obra.

Estruturas Mistas para Telhados


A partir de um projeto, combinando Estruturas Metlicas Convencionais com as Estruturas de Madeira, consegue-se uma associao de estruturas que permitem a aplicao de coberturas com telhas que tradicionalmente seriam aplicadas somente em Estruturas de Madeira e ainda, vencer grandes vos.

Вам также может понравиться