Вы находитесь на странице: 1из 2

Vamos pôr Deus à prova?

Porque não fazer a oração do adolescente? A Bíblia diz que "os jovens terão visões"e uma alegria e excitação nova em Deus (Joel 2:28). Ore comigo em voz alta com sinceridade, humildade e dependência de Deus.

"Senhor Deus Todo-Poderoso, se tu existes e se estás interessado em mim, então toma minha vida em tuas mãos. Amplia, dentro do meu coração, o Bem, o Bom e o Belo que é Cristo como fonte única de toda paz e bem-aventurança. Dá-me melhor visão de Ti, de mim mesmo, da vida e da eternidade. Reconheço meu estado de pecador e preciso de perdão e libertação. Reconheço a Jesus Cristo como meu Salvador e Senhor e reconheço que Ele ressuscitou dos mor- tos e está glorificado a direita de Deus, com todo poder no céu e na terra. Aju- da-me a ser um adolescente e jovem de Deus. Não permitas que eu morra antes da hora do teu plano. Não permitas que meus amigos adolescentes morram antes da hora, por imprudência. Tira a ansiedade da minha alma. Tira a inqui- etação. Tira a excitação ilusória e põe a alegria em Deus. Ilumina e abençoa a minha vocação. Ajuda-me a respeitar pai, mãe, professores, autoridades, supe- riores e os mais velhos. Em nome de Jesus Cristo. Amém"

E agora, vai conversar com os velhos? Faloooouuu! Vai, também, ter forças em Deus para resistir a psicologia de grupo? Falooooouuu! Deus espera você no templo e como o templo do Espírito d'Ele, em preparação neste "vestibulinho" para a eternidade. Doar-se (em Cristo) ou doer-se (no egocentrismo), eis a grande questão!

Campinas - SP - Brasil, Janeiro de 1996

Pr. Juarez Subirá

Esta literatura pastoral tem o apoio dos profissionais abaixo:

Rasma Vilma Eichman Jakob

Psicóloga - Campinas / SP

Viviana P. Lizarraga Adolpho

Psicóloga - Campinas / SP

Ronald Scott Bruno

Psiquiatra - Campinas / SP

Nadir de Faveri

Psicóloga - Campinas / SP

REPRODUÇÃO PROIBIDA PARA VENDA - REPRODUÇÃO LIVRE PARA CÓPIAS

Se você foi ajudado ou abençoado através desta literatura, faça cópias para ajudar outros adolescentes e jovens que você conhece. Deus abençoe você.

Em caso de crise de temperamento, de depressão e de problemas com drogas, veja a literatura “CURA, LIBERTAÇÃO E VIDA” neste mesmo site da internet.

INTERNET:

www.manaedicoes.com.br/mensagens

IGREJA DO NAZARENO - RUA ADÃO GONÇALVES, 240 - V. Pe. ANCHIETA - CEP 13.110-460 - CAMPINAS - SP

4

Adolescente não é "Aborrecente"

Desde que não seja irreverente, auto-suficiente ou "onipotente"

Ei! Você aí! Tem idade entre 12 e 18 ou 19 anos ou até um pouco mais? Sou velho mas já fui adolescente. Posso falar com você? Em primeiro lugar com estes dois

provérbios:

1º) "Na escola da vida o castigo vem antes da lição". "Há caminhos que parecem certos" para o adolescente e o jovem "mas podem acabar levando para a morte" (Provérbios 14:12). (Você só aprende com a própria pancada e quando sai inteiro e vivo dela);

2º) "Se os velhos pudessem

revolução!" (Os velhos sabem

mas não podem, enquanto os jovens podem mas não sabem). Vamos, então, dar as mãos?

e

se os jovens soubessem

que

Você sabe o que é um adolescente?

Nem o adulto conhece bem a sí mesmo. Por isso, nem isso você sabe! Eu não sou especia- lista em adolescência. Só gostaria de ajudá-lo mostrando o amor de Deus por você. Você é um com- putador sem programa. Não se programou nem deixou que outros o programassem! E o pior, um pro- grama pirata cheio de vírus está prestes a entrar na sua cabeça, com a ajuda de todos os já vitima- dos. Se você não tiver forças para resistir vira uma frágil caixa de ressonância - um "capinzão" cresci- do e balançado pelo vento. O que entrar pelos ouvidos ou pelos olhos vai pipocar na personalidade.

Pressão sobre o adolescente

E a pressão sobre o adolescente é grande. Em 1980, um adolescente de 15 anos já tinha assistido a 15.000 assassinatos pela tele-

visão. Em 1990 um pré-adolescente de 12 anos já tinha assistido a 18.000 assassinatos pela tele-

terá visto 20.000 assassinatos

pela televisão, sem contar os vídeogames violentos, a deseducação sexual e a propaganda fazen- do chamados incessantes ao fumo e à bebida alcoólica que, juntos, roubam 25% da duração da vida dos que caem na dependência. E tem, também, o convite da droga. 50% dos aidéticos do mundo hoje - 1996, são adolescentes, muitos contaminados pela via sexual ou pelas drogas.

Quatro instintos e tendências do adolescente

As quatro maiores forças que envolvem o adolescente são:

visão. No ano 2.000, um menino de 10 anos

(é só multiplicar

)

1º) o instinto de PRESERVAÇÃO. Você quer morrer hoje? Não, né?! De jeito nenhum. Quer ser preservado! 2º) o instinto de EXCITAÇÃO, mais forte no sexo masculino. É daí que vêm o volume alto do som, os "trombadões" do racha e a moto empinada. Esse instinto é inimigo do primeiro. A cada semana, em cada cemitério três adolescentes/jovens são sepultados antes da hora. Não seja um deles. E por falar em excitação, sexo livre e antes da hora só traz sofrimento. E o namoro prematuro nunca dá casamento. E a gravidez antes da hora é uma experiência ruim. 3º) o espírito de CONTESTAÇÃO, aquela vontade de ser do "contra". 4º) o impulso ESPIRITUAL nobre que busca o Bem, o Bom e o Belo, três clamores muito fortes de sua alma dados por Deus e que só serão satisfeitos por um encontro com Deus, em resposta às perguntas básicas do adolescente: "Quem sou eu?" "De onde vim?" "Onde estou?" "Para onde vou?". É a voz da própria consciência. Isso não é tudo, só algumas idéias para ajudar a pensar e refletir.

1

O que o adolescente pensa e pensará do seu pai

Aos 7 anos:

"Papai é grande. Ele sabe tudo".

Aos 14 anos:

"Parece que o papai se engana em certas coisas".

Aos 20 anos:

"Papai anda meio atrasado ou quadrado em suas teorias. Não são desta época".

Aos 25 anos:

"O coroa não sabe nada, está caducando".

Aos 35 anos:

"Com a minha experiência, meu pai seria hoje milionário".

Aos 45 anos:

"Não sei se consulto o velho. Talvez ele pudesse me aconselhar".

Aos 55 anos:

"Que pena o papai ter morrido. Ele tinha idéias notáveis".

Aos 60 anos:

"Pobre papai, era um sábio! Como lastimo te-lo compreendido tão tarde". (Na escola da vida o castigo vem antes da lição).

Quem está interessado no adolescente

Sete grandes interesses estão com seus holofotes voltados para o adolescente. O primeiro deles é o Diabo. Mas, o Diabo existe? A palavra de Deus, a lógica das coisas e a experiência pessoal na batalha espiritual não deixam dúvidas. Em segundo lugar, vem o traficante de drogas. Isso nem exige explicação. Você sabe os riscos e as consequências - vidas cortadas antes da hora! Em terceiro lugar, o político de oposição e de esquerda. Sabendo que o adolescente, como eleitor do "contra" votaria na oposição e na esquerda, interessou-se por ele até tê-lo como eleitor Eleitor só, sem carta de motorista. Os outros interessados são quatro pessoas importantes para sua vida - o professor, o pai, a mãe e Deus. Quanto ao professor, em quarto lugar, é seu superior e amigo e merece respeito de todos - muito respeito! E a Bíblia fala aos jovens para serem obedientes e respeitosos para com os mais velhos e que se entendam com eles com humildade, pois: "Deus é contra os jovens orgu- lhosos mas ajuda os jovens humildes" (1ª Pe 5:6) Em quinto e sexto lugar, pois, vem seu pai e sua mãe. São limitados, imperfeitos e não sabem lidar com você - o filho adolescente, apesar do amor que eles tem por você. Mas se você conseguir respeitá-los, amá-los e a eles obedecer, Deus promete que sua vida será longa: "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a ter- ra".(Efésios 6:1 a 3). E a vida dos pais também será poupada por isso. Em sétimo lugar vem Deus, o mais importante para a sua vida. A Bíblia diz que Deus é amor. Foi por isso que o Deus-Homem, Jesus Cristo se fez homem e provou a adolescencia e, finalmente, a cruz (Lucas 2: 39 a 52). "Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

Um segredo espiritual para o adolescente

A vida é uma dádiva de Deus colocada entre dois extremos contrários de instintos ou espíritos. Num extremo a vida é autocentrada (tem um centro de egoismo). Seu representante máximo é o espermatozóide que chega primeiro, derrotando milhões, na primeira maratona da vida. Noutro extremo, onde Deus espera que a gente chegue, está a cruz, ponto clímax do amor, do altruismo e da autonegação. Em suma: AMOR! Por isso (também por isso) Jesus Cristo foi concebido e nasceu de maneira miraculosamente sobrenatural, sem semente humana. Espírito de Deus e egocentrismo estão muitíssimo distantes um do outro. Onde está o adolescente nessa? Aos 12 anos ( às vezes 11, às vezes 13) o instinto auto- centrado (egoismo) se instala na mente ou alma em forma de pretensa autonomia, de obstinação, de rebelião, seja o nome que você dê, até o de pecado, tornando-se inimigo dos impulsos divinos do Bem, do Bom e do Belo. Esse espírito egocentrico é um buraco. É um ralo. Mas não veio do espermatozóide. É espiritual. Quem é que segura e prende o adolescente nesse estado? Ele mes- mo? A psicologia de grupo? Algo indefinido? Jesus diz que o interessado, sustentador e pai do ego- centrismo (vida autocentrada sem visão espiritual) é o pirata com seu programa de usurpação.

2

Confira Marcos 8:31 a 33 e 36: "Jesus começou a ensinar os discípulos dizendo:

– O Filho do Homem terá de sofrer muito. Será rejeitado pelos líderes judeus, pelos

chefes dos sacerdotes e pelos professores da lei. Será morto e, três dias depois, ressuscitará. Jesus dizia isso com toda a clareza. Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê- lo. Jesus virou-se, olhou para os discípulos e também repreendeu Pedro, dizendo:

– Saia da minha frente, Satanás! Você está pensando como um ser humano pensa (com

o "se doer" do egocentrismo e seus frutos ruins) e não como Deus pensa" (com o "se doar" do

amor, da cruz sobre sí mesmo, do sacrifício pelos outros). "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" Egocentrismo e diabo, embora sejam dois, são como a mão

e a luva. Quando o adolescente entra na puberdade busca "independência"e "auto-afirmação", exatamente na contramão desse segredo espiritual de Deus.

Uma nova visão para o adolescente

Você não pode negar que o adolescente também tem ansiedade. Ela é proporcional ao ego- centrismo. E o egocentrismo é a contra-mão do mistério da cruz. Mas Cristo diz: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e apren- dei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para vossas almas." A Bíblia diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Não se trata do temor-medo. É o temor-amor, temor-reverência, temor-adoração. E Deus derrama do seu Espírito de amor e lança fora todo temor-medo.

Um adolescente de Deus

Lucas 2:39 a 52 nos mostra um adolescente, especialíssimo como nunca, impregnado de uma visão de Deus - Cristo na sua adolescencia. Já aos 12 anos a missão da cruz saturava o espírito e a alma de Jesus, pois sua missão básica era a de morrer em lugar de você num sacrifí- cio perdoador e fonte de salvação para aqueles que nele creêm. Mas além desse propósito de sal- var você, Jesus deixou seu exemplo de adolescente. Se você quiser imitá-lo teria dois caminhos:

1º) Tentar imitá-lo com seu próprio esforço, o que nunca daria certo, ou 2º) Entregar-se a Ele que dará a você o Espírito d’Ele para você ser assemelhado a Ele e na força d’Ele! Entendeu? A gente só dá o coração. Você entrega seu barco a vela e Deus assopra. Então, algumas virtudes do adolescente de Deus estarão em você como estavam em Jesus:

1º) Quer fazer a vontade de Deus; 2º) Quer estar no templo, no tempo da adolescencia; 3º) Integra-se e conversa, sem preconceitos, com os velhos (sacerdotes!); 4º) Está completamente livre do instinto de excitação; 5º) Tem reverência, respeito, obediência e submissão aos pais e superiores. (Não deixa ne- nhum Diretor de colégio ou Professor, de cabelo branco ou aposentado antes da hora); 6º) Cresce por completo no espírito, alma e corpo; 7º) Sabe de onde veio, onde está e para onde vai.

"Aquele que está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas (os cacoetes da velha natureza pecaminosa) já passaram; Eis que tudo se fez novo" (II Co5:17). A visão é nova. A ordem dos valores é nova. Sua vida terá, debaixo de felicidade e alegria (ou até mesmo nas tristezas) uma nova visão. Deus e sua Palavra serão vitais. É o programa de Deus para o seu computador. Afasta o vírus e põe a vida. Seus familiares serão uma riqueza dadivosa de Deus. A família da Fé torna-se muito importante ajudando a construir sua vida e evitando males e destrui-ção. E os out- ros, na convivência social necessária do dia-a-dia, serão respeitados e amados para serem evan- gelizados.

3