Вы находитесь на странице: 1из 6

ASMA

Doena do sistema respiratrio caracterizada por intensas crises de falta de ar, acessos de tosse e formao de secrees mucosas (catarro). As principais causas so o frio, os ambientes hmidos, a poeira e o mofo. O paciente deve evitar alimentos derivados de cacau (chocolate), laticnios em geral, alimentos e lquidos muito gelados e os gordurosos (frituras, laticnios, margarinas e ovos). Aos pacientes que sofrem de asma crnica, recomenda-se a prtica de exerccios aquticos moderados, por fortalecerem o sistema respiratrio - mas importante que haja mtodo e regularidade na prtica de qualquer exerccio fsico. Outra prtica muito recomendvel aos asmticos so os banhos de sauna a vapor. A alimentao do paciente deve conter alimentos ricos em FIBRAS. FIBRAS Substncia presente em alimentos integrais, frutas e verduras, que auxiliam no processo gastrointestinal. Principais Fontes: Arroz integral Cevada (gro) Ervilha Gro de bico Milho Soja Aveia Centeio Germe de trigo Lentilha Macarro integral Trigo integral.

TRATAMENTOS Hortalias Abbora Xarope de sementes descascadas (60 g de sementes, 40 g de mel e 1 xcara de gua). Processar tudo no liquidificador e adicionar 25 gotas de prpolis. Tomar 1 colher (ch) 5 vezes ao dia. Amassar 4 dentes de alho, adicionar o suco de 2 limes e 15 gotas de prpolis. Tomar 3 colheres (ch) 4 vezes ao dia. Ch das folhas (30 g para 1 litro de gua). Adoar com mel de abelhas e tomar 4 xcaras ao dia. Frutas Banana-ma Ndoa da bananeira. Cortar a bananeira e aparar com um copo a ndoa que escorre. Ferver e adoar com mel de abelhas. Frio, tomar 3 colheres (sopa) 4 vezes ao dia. Ch da raiz da jaqueira (10 g de raiz para 500 ml de gua). Tomar 3 xcaras ao dia (para cada xcara, adicionar 10 gotas de prpolis). Cortar 4 mas em fatias, arrumar numa forma e cobrir com mel de abelhas. Assar em forno brando at formar uma calda espessa. Comer ainda morno.

Alho -

Couve -

Jaca -

Ma -

Plantas Alfazema - Ch das folhas (15 g para 1 litro de gua). Tomar 3 xcaras ao dia. Cardo-santo Ch das folhas (30 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xcaras ao dia. Eucalipto Inalao com ch das folhas (40 g para 1 litro de gua). Siga as orientaes. (Banhos de Vapor e Inalao Os banhos de vapor so excelentes para depurar o sangue e para descongestionaras vias respiratrias . Combate dores de cabea, catarro nos brnquios e sinusite. Nestes casos, a aplicao de vapor deve ser direcionada para a cabea e o trax do paciente, com durao de 20 minutos, intercalados a cada 5 minutos, com frico de toalha molhada em gua fria. Para preparar a inalao, use um caldeiro, uma lata que possa iro fogo ou uma panela de boca larga, cheia de gua e ervas medicinais. Use fogo alto, deixe ferver por alguns minutos e depois leve imediatamente ao paciente, que dever inalar o vapor que sobe da fervura, abrigado por um cobertor. Ao final da inalao, faa frico com toalha molhada em gua fria para fechar os poros. Pessoas com baixa presso arterial e que sofrem do corao no devem tomar banhos de vapor.)

Gengibre Ch da raiz (20 g para 1 litro de gua). Tomar 4 xcaras ao dia.

Outros Tratamentos Geoterapia Compressa de argila na regio lombo-ventral, com durao de 90 minutos. Siga as orientaes. (Preparando a Compressa 1) Separe quantidade suficiente de argila. Em seguida, adicione gua mineral, destilada ou fervida e filtrada, at que a compressa adquira consistncia pastosa. Conforme o caso, selecione os ingredientes e acrescente-os. Os mais utilizados so cebola ralada, carvo vegetal, cenoura ralada, mel de abelhas, leo de eucalipto, leo de linhaa, orgo, sal, arnica macerada, ch de camomila, ch de malva, polpa de babosa etc). 2) Prepare a cama do paciente (compressa lombo-ventral), seguindo os passos seguintes: a) Forre um plstico resistente sobre o colcho; b) Sobre o plstico, forre um lenol; c) Sobre o lenol, estenda um cobertor atravessado na cama; d) Sobre o cobertor, estenda duas folhas grandes de papel (jornais velhos, por exemplo); e) Sobre o papel, estenda um pano grande, que envolver o paciente; 3) Espalhe a pasta de argila sobre o pano, em camada uniforme com aproximadamente 1 cm de espessura; 4) Deite o paciente diretamente sobre a pasta, e distribua outra camada de argila sobre o ventre. Envolva-o com o pano, as folhas de papel e o cobertor, agasalhando-o bem. Tenha o cuidado de manter-lhe os ps aquecidos com bolsa de gua quente. A compressa deve ter durao mxima de duas horas em pacientes com mais de oito anos de idade. Nos mais novos, a durao mxima uma hora. Decorrido este tempo, retire a compressa para que o paciente possa banhar-se em gua fria ou morna. Ateno: No recomendvel que mulheres durante o perodo menstrual ou durante a gravidez, e pacientes muito debilitados, sejam submetidos a este tratamento.

Hidroterapia Banho vital com durao de 20 minutos. Siga as orientaes. Banho Vital O banho vital considerado por muitos terapeutas como uma das mais eficazes aplicaes hidroterpicas. Ele atua mais especificamente no sistema circulatrio, no sistema nervoso e nos rgos excretores e genitais. Alm disso, regulariza a digesto, estimula os rins, o fgado, combate a insnia e favorece a eliminao de toxinas pelo organismo. Para este banho, usa-se uma bacia apropriada e um pedao de pano dobrado, conforme a ilustrao. Encha a bacia com gua e coloque dentro um banquinho, onde dever sentar-se. Com movimentos regulares, molhe o pano na gua fria da bacia e suba massageando a genitlia e a virilha, at altura do umbigo; desa a mo pelo outro lado, formando um tringulo. Repita este movimento pelo lado onde terminou o movimento anterior, sempre descendo o pano at gua, de forma que ele fique sempre bastante encharcado. Este procedimento deve ser repetido durante 20 minutos, com os ps colocados numa bacia com gua quente, que deve ser renovada medida que for esfriando.

Вам также может понравиться