Вы находитесь на странице: 1из 87

Dinmica

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia (desde Dezembro de 2008) Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodap. Encontre fontes: Google news, books, scholar,
Scirus

O termo dinmica provindo do grego dynamike, significa forte. Em fsica, a dinmica um ramo da mecnica que estuda as relaes entre as foras e os movimentos que so produzidos por estas. A princpio Galileu comeou o estudo e observao desta rea. Porm, Isaac Newton foi quem enunciou os seus princpios fundamentais.

ndice
[esconder] 1 Princpios fundamentais o 1.1 O Princpio Fundamental da Inrcia
o o

1.2 O Princpio Fundamental da Dinmica 1.3 O Princpio Fundamental da Ao e Reao

2 As Leis da Dinmica 3 Ligaes externas

[editar] Princpios fundamentais


[editar] O Princpio Fundamental da Inrcia
O Princpio Fundamental da Inrcia explica-nos o seguinte: Todo corpo em repouso tende a permanecer em repouso, a menos que uma fora externa seja exercida sobre ele para tir-lo desse estado, e todo corpo em movimento tende a permanecer em movimento retilneo e uniforme [linha reta e velocidade constante(a=0)], a menos que uma fora externa o obrigue a sair desse estado. Podemos dizer que: Quando a

resultante das foras que agem num corpo nula, sua velocidade vetorial permanece constante. Esta a Primeira Lei de Newton (Conhecida tambm como Lei da inrcia). antes de se fazer um estudo das leis de Newton, necessrio que se entenda o conceito de equilbrio.

[editar] O Princpio Fundamental da Dinmica


O princpio fundamental da dinmica enuncia que a taxa de variao no tempo da quantidade de movimento de um ponto material igual soma das foras aplicadas neste ponto. Este princpio chamado tambm de Segunda Lei de Newton. F = m x a onde F a resultante das foras aplicadas no corpo, m a massa do corpo, e a representa a resultante das aceleraes do corpo, alm disso, F e a so grandezas vetoriais. E a soma da capacidade de fora.

[editar] O Princpio Fundamental da Ao e Reao


O Princpio da ao e reao afirma que se um determinado ponto material A exerce uma fora sobre um outro ponto material B, ento B exercer sobre A uma fora de mesma intensidade, mesma direo e sentido contrrio. O par ao e reao sempre composto por foras de mesma natureza (ambas de contato, ou eltricas etc.) e que agem em corpos distintos, portanto no tem sentido fsico dizer que ao e reao se neutralizam. A este Princpio chamamos de Terceira Lei de Newton (Conhecida tambm como Lei da Ao e Reao)

[editar] As Leis da Dinmica


O Princpio Fundamental da Inrcia e o Princpio Fundamental da Dinmica so exatos em certos referenciais galileanos. Os Princpios Fundamentais da Inrcia, da Dinmica e da Ao e Reao so vlidos tanto na Mecnica Clssica, quanto na Mecnica Relativstica. Na Mecnica Relativstica porm, as Leis da Mecnica de Newton podem ser tratadas como um caso especial. Por exemplo, so consideradas verdadeiras se a velocidade do movimento do corpo estudado muito menor do que a velocidade da luz. A Dinmica ento, a parte da Fsica que estuda os movimentos e as suas causas.

[editar] Ligaes externas


Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Din%C3%A2mica" Categorias: Mecnica clssica | Dinmica

dinmica (fsica)
A dinmica constitui um ramo da mecnica que estuda o movimento dos corpos produzidos intuitivos por quando aco aplicada a de corpos foras. rgidos. uma das reas da fsica mais bem fundamentada e de resultados claros e

Tem como grandezas fundamentais os intervalos de tempo, as distncias e as massas. Fundamenta-se nas leis da dinmica de corpos rgidos, tambm conhecidas por leis de Newton: princpio da inrcia ou primeira lei de Newton (um corpo no pode alterar o seu estado de repouso ou movimento sem a interveno de uma fora), lei fundamental da dinmica ou segunda lei de Newton (uma fora aplicada a um corpo directamente proporcional acelerao adquirida por esse corpo) e lei da acoreaco ou terceira lei de Newton (as aces mtuas de dois corpos so iguais e opostas). A partir destas leis estabelecem-se as equaes que permitem determinar a posio e a velocidade de um corpo em cada instante, e deduzem-se as diferentes leis da mecnica newtoniana, que a experincia confirma para velocidades no muito elevadas. Para corpos que possuem velocidades prximas da velocidade da luz, a mecnica newtoniana conduz a resultados que entram em contradio com as observaes experimentais, o que levou o fsico alemo Albert Einstein (1879-1955) a criar uma nova mecnica, a mecnica relativista, que se baseia em princpios completamente diferentes.

Definio de Dinmica a parte da Fsica que estuda a relao entre fora e movimento. A essncia desta parte da Fsica estudar os movimentos dos corpos e suas causas, sem deixar de lado os conceitos de cinemtica previamente estudados. Cinemtica: Ramo da Fsica que estuda os movimentos sem se preocupar com as suas causas. O incio do estudo da Dinmica O estudo da dinmica teve incio com Aristteles por volta de 384 a.C. Aristteles elaborou uma teoria na tentativa de explicar os movimentos dos corpos. Essa teoria permaneceu vlida at a Idade Mdia, mais precisamente na poca do Renascentismo. Foi no Renascentismo que a teoria foi reavaliada. Um dos vrios aspectos desta lei dizia que um corpo s permaneceria em movimento se uma fora continuasse a imprimir sobre ele uma determinada fora. Anos mais tarde, Galileu Galilei realizou novos estudos sobre os movimentos dos corpos, estudos sobre o movimento uniformemente acelerado e o movimento do pndulo, descobriu a lei do movimento e enunciou a lei da inrcia. Em sua lei, Galileu dizia que a tendncia natural dos corpos, na ausncia de foras externas, de se manterem em repouso ou em movimento retilneo uniforme. Isto significa que pode existir movimento sem que exista a atuao de foras externas sobre o corpo. Por exemplo, um disco de hquei lanado sobre uma superfcie totalmente lisa e na ausncia da resistncia do ar, pode manter seu estado de movimento indefinidamente. As idias de Galileu foram precursoras das Leis de Newton. Isaac Newton e as leis do movimento. Newton, cientista ingls mais reconhecido como fsico e matemtico, nascido no ano 1643, em Woolsthorpe, Inglaterra, desenvolveu as idias de Galileu e publicou seus estudos na obra Princpios Matemticos de Filosofia Natural, na qual ele descreveu seus estudos e descobertas na rea da Gravitao Universal e enunciou as trs leis fundamentais do movimento, nomeadas de Leis de Newton. As trs leis so:

Princpio da Inrcia ou Primeira Lei de Newton; Princpio Fundamental da Dinmica ou Segunda Lei de Newton; Princpio da Ao e Reao ou Terceira Lei de Newton. Por Marco Aurlio da Silva Equipe Brsil Escola.

A dinmica estabelece relao entre trs grandezas, a saber: a fora, a massa e a acelerao; baseada nos trabalhos do fsico e matemtico ingls Isaac Newton, uma das maiores figuras da cincia dos ltimos tempos. A dinmica a parte da Mecnica que vem ainda da continuidade ao estudo dos movimentos dos corpos iniciado na Cinemtica, porm, tratando da fora, que o agente causador do Movimento ou do termino do mesmo.
Publicado em: agosto 02, 2009 Avalie este Resumo :

12345

Classificao : 12345 Temas Relacionados

graduao em cincia cincia online cincia da computao

gadgets revistas tpicos

Leis de Newton
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa

Leis de Newton, em latim, na edio original, de 1687. As leis de Newton so as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton.

[editar] Histria
Isaac Newton publicou estas leis em 1687, no seu trabalho de trs volumes intitulado Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. As leis explicavam vrios comportamentos relativos ao movimento de objetos fsicos. Newton usando as trs leis, combinadas com a lei da gravitao universal, demonstrou as Leis de Kepler, que descreviam o movimento planetrio. Essa demonstrao foi a maior evidncia a favor de sua teoria sobre a gravitao universal.

[editar] Formulao original


A forma original na qual as trs leis foram escritas a seguinte: Lei I:(Inrcia) Corpus omne perseverare in statu suo quiescendi vel movendi uniformiter in directum, nisi quatenus a viribus impressis cogitur statum illum mutare. (Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forado a mudar aquele estado por foras aplicadas sobre ele.) Lei II:(Quantidade de Movimento) Mutationem motis proportionalem esse vi motrici impressae, etfieri secundum lineam rectam qua vis illa imprimitur. (A mudana de movimento proporcional fora motora imprimida, e produzida na direo de linha reta na qual aquela fora imprimida.)

Lei III:(Ao e Reao) Actioni contrariam semper et aequalem esse reactionem: sine corporum duorum actiones in se mutuo semper esse aequales et in partes contrarias dirigi. (A toda ao h sempre uma reao oposta e de igual intensidade, ou, as aes mtuas de dois corpos um sobre o outro so sempre iguais e dirigidas a partes opostas.) A forma original na qual a lei da gravitao universal foi escrita a seguinte: Propositio VII. Theorema VII. Liber Tertius: Gravitatem in corpora universa fieri, eamque proportionalem esse quantitati materia in singulus. Propositio VIII. Theorema VIII. Liber Tertius: Si Globorum duorum in se mutu gravitantium materia undique, in regionibus que centris equalier distant, homogenia sit: erit pondus Globi alterutrius in alterum reciproc ut quadratum distantia inter centra.

[editar] Ver tambm


Outros projetos Wikimedia tambm contm material sobre este tema: Livros e manuais no Wikilivros

Leis de Newton
1. Primeira lei de Newton ou princpio da inrcia: Um corpo que esteja em movimento ou em repouso, tende a manter seu estado inicial. 2. Segunda lei de Newton ou princpio fundamental da mecnica: A resultante das foras de agem num corpo igual ao produto de sua massa pela acelerao adquirida. 3. Terceira lei de Newton ou lei de ao e reao: Para toda fora aplicada, existe outra de mesmo mdulo, mesma direo e sentido oposto.

Primeira lei de Newton


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa

As leis de Newton, em latim, da edio original dos Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. A Primeira Lei de Newton, ou Princpio da Inrcia uma das leis da Fsica. A partir das ideias de inrcia de Galileu, Isaac Newton enunciou a sua Primeira Lei: "Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento retilneo e uniforme, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por foras a ele impressas." Esse enunciado tambm pode ser deduzido da Segunda Lei:

Se , existem duas opes: ou a massa do corpo zero ou sua acelerao. Obviamente como o corpo existe, ele tem massa, logo a sua acelerao que zero, e consequentemente, a sua velocidade constante. No entanto, o verdadeiro potencial da Primeira Lei evidencia-se quando se envolve o problema dos referenciais: "Se um corpo est em equilbrio, isto , a resultante das foras que agem sobre ele nula, possvel encontrar ao menos um referencial, denominado inercial, para o qual este corpo est em repouso ou em movimento retilneo uniforme." Essa reformulao melhora muito a utilidade da primeira lei de Newton. Para exemplificar tomemos um carro. Enquanto o carro faz uma curva, os passageiros tm a impresso de estarem sendo "jogados" para fora da curva. o que chamamos de fora centrfuga. Se os passageiros possurem algum conhecimento de Fsica tentaro explicar o fenmeno com uma fora. No entanto, se pararem para refletir, vero que tal fora muito suspeita. Primeiro: ela produz aceleraes iguais em corpos de massas diferentes.

Segundo: no existe lugar nenhum onde a reao dessa fora esteja aplicada, contrariando a 3 Lei de Newton. Como explicar a misteriosa fora? O erro dos passageiros foi simples: eles no escolheram um referencial inercial. Logo, obviamente as leis de Newton falhariam, pois estas s valem nestes referenciais. Se um referencial inercial fosse escolhido, como um observador do lado de fora do carro, nada de anormal seria visto, apenas os passageiros tentando manter sua trajetria em linha reta e o carro forando-os a virar. Quem estava sob ao de foras era o carro. Muitos outros exemplos existem de foras misteriosas que ocorrem por tomarmos referenciais no-inerciais, podemos citar, alm da fora centrfuga, as foras denominadas de Einstein, e a fora de Coriolis. Ento importante lembrar: A importncia da primeira lei de Newton estabelecer um referencial no qual a segunda lei de Newton seja vlida. Tal referencial denominado de referencial inercial. Princpio da fsica (dinmica) enunciado pela primeira vez por Galileu Galilei e desenvolvido mais tarde por Isaac Newton, que descreve o movimento dos corpos desprezando o efeito do atrito: "Se um corpo se deslocar em linha reta com uma certa velocidade, continuar indefinidamente em movimento na mesma direo e com a mesma velocidade se nenhuma fora agir sobre ele." A grande novidade deste princpio foi reconhecer pela primeira vez que o atrito uma fora a que todos os corpos esto sujeitos, exceto se se deslocam no vcuo, contrariando frontalmente as teorias de Aristteles. O principio da inrcia explica o que acontece para que os copos e pratos sobre uma toalha possam continuar sobre a mesa se a toalha for puxada abruptamente. Entendemos que se os pratos copos e talheres estiverem em repouso sobre a mesa, estes vo permanecer eternamente em repouso at que algo acontea para mov-los de l. Com o puxo da toalha de maneira correta, no se consegue imprimir fora suficiente para que os corpos entrem em movimento, ento eles permanecem em seus lugares. O mesmo efeito pode ser observado quando estamos em p dentro de um transporte coletivo (comboio, metr ou autocarro) e este comea a se mover. Nosso corpo tende a "ir para trs" em relao ao autocarro, mas em relao ao cho, nosso corpo simplesmente tentar permanecer parado. O princpio da inrcia nasceu em experincias com bolas metlicas descendo por um plano inclinado, passando depois por uma superfcie horizontal e finalmente subindo um outro plano inclinado.
Atrito

Calcular:

Velocidade Inicial (V0) =

m/s

F=

#######

Frmula(s)

P=

#######

m=

kg

a=
####### m/s

m/s 2

V=

t=

#######

N=

#######

Fa=

#######

#######

Para

Restaurar

Configuraes
5

Mximo de

casas decimais
9.8066 m/s 2

Acelerao da Gravidade (g) =

Unidades:

MKS (SI)

MK*S

CGS

Sist. Ingls

Ttulo da Pgina de Impresso (Opcional)

Comentrios para Impresso (Opcional)

Restaurar

Descries:
Dinmica - Parte da fsica que estuda o movimento dos corpos, relacionando-os s foras que o produzem Movimento Retilneo - Movimento no qual a trajetria uma linha reta F - Fora que atua no corpo P - Peso do corpo

m - Massa do corpo N - Fora normal (Perpendicular superfcie de deslocamento) - Coeficiente de atrito dinmico t - Tempo decorrido V - Velocidade no instante t V0 - Velocidade inicial (t = 0) a - Acelerao do corpo g - Acelerao da gravidade

Instrues:
Selecione a opo que indica se os clculos devem considerar, ou no, o atrito entre o corpo e a superfcie de deslocamento (Sem Atrito ou Com Atrito) Selecione o tipo de clculo Para o tipo de clculo que apresenta mais de uma frmula, selecione a frmula desejada e preencha os campos em branco com os valores das variveis Clique no boto "Calcular >>" e veja o resultado no campo ao lado Para transferir o resultado para uma das memrias temporrias do WebCalc, selecione a memria e o tipo de operao e clique no boto " Transferir >>" Clique no boto "Imprimir" para abrir a pgina de impresso Pode-se, opcionalmente, definir na rea de configuraes a quantidade mxima de casas decimais, o valor da acelerao da gravidade (g), as unidades de medidas, o ttulo e acrescentar comentrios na pgina de impresso Clique em "Converses" para acessar as pginas de converses de unidades sem sair desta calculadora Consulte a pgina de Ajuda para instrues mais detalhadas

mais gerais do movimento.

Sem Atrito

Com Atrito

Calcular:

Velocidade Inicial (V0) =

m/s

F=

#######

Frmula(s)

P=

#######

m=

kg

a=
####### m/s

m/s 2

V=

t=

#######

N=

#######

Fa=

#######

Para

Restaurar

Configuraes
5

Mximo de

casas decimais
9.8066 m/s 2

Acelerao da Gravidade (g) =

Unidades:

MKS (SI)

MK*S

CGS

Sist. Ingls

Ttulo da Pgina de Impresso (Opcional)

Comentrios para Impresso (Opcional)

Restaurar

Descries:

Dinmica - Parte da fsica que estuda o movimento dos corpos, relacionando-os s foras que o produzem Movimento Retilneo - Movimento no qual a trajetria uma linha reta F - Fora que atua no corpo P - Peso do corpo m - Massa do corpo N - Fora normal (Perpendicular superfcie de deslocamento) - Coeficiente de atrito dinmico t - Tempo decorrido V - Velocidade no instante t V0 - Velocidade inicial (t = 0) a - Acelerao do corpo g - Acelerao da gravidade

Instrues:
Selecione a opo que indica se os clculos devem considerar, ou no, o atrito entre o corpo e a superfcie de deslocamento (Sem Atrito ou Com Atrito) Selecione o tipo de clculo Para o tipo de clculo que apresenta mais de uma frmula, selecione a frmula desejada e preencha os campos em branco com os valores das variveis Clique no boto "Calcular >>" e veja o resultado no campo ao lado Para transferir o resultado para uma das memrias temporrias do WebCalc, selecione a memria e o tipo de operao e clique no boto " Transferir >>" Clique no boto "Imprimir" para abrir a pgina de impresso Pode-se, opcionalmente, definir na rea de configuraes a quantidade mxima de casas decimais, o valor da acelerao da gravidade (g), as unidades de medidas, o ttulo e acrescentar comentrios na pgina de impresso Clique em "Converses" para acessar as pginas de converses de unidades sem sair desta calculadora Consulte a pgina de Ajuda para instrues mais detalhadas

Definio de Massa na WEB

Massa uma comuna italiana da regio da Toscana, provncia de Massa-Carrara, com cerca de 66.097 habitantes. Estende-se por

uma rea de 94 km2, tendo uma densidade populacional de 703 hab/km2. ... pt.wikipedia.org/wiki/Massa_(Itlia) Massa (ou Messa) uma pequena vila marroquina, na regio de Souss - Massa - Dra e Provncia de Tiznit, situada 45 km ao sul de Agadir e 50 km au norte de Tiznit. Ela se localisa au bord de l'oued Massa, 3 quilmetros do oceano Atlntico. pt.wikipedia.org/wiki/Massa_(Marrocos) Massa um conceito usado em cincias naturais para explicar vrios dos fenmenos que se observa na natureza, e no uso cotidiano comum a ... pt.wikipedia.org/wiki/Massa As massas alimentcias, como o espaguete e o macarro, so ingredientes culinrios feitos com massa de farinha, geralmente de trigo, a que se ... pt.wikipedia.org/wiki/Massa_(comida) Em culinria, chamam-se massas a dois tipos de ingredientes para preparar alimentos e ainda a um alimento j pronto para comer: #A mistura de ... pt.wikipedia.org/wiki/Massa_(alimento) bom, legal, agradvel, divertido; substncia pastosa, densa; preparado constitudo basicamente por trigo, usado na fabricao do po ... pt.wiktionary.org/wiki/massa Argamassa usada no assentamento ou revestimento de tijolos. www.ecivilnet.com/dicionario/dicionario_engenharia_m.htm Sinal de sade e prosperidade. www1.uol.com.br/bemzen/sonhos/m3.html A massa de um objeto a propriedade de ser mais ou menos pesada. A massa de um objeto depende de seu volume e da matria de que o objeto ... pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/diciomat/diciomat.htm Quantidade de matria que forma um corpo. www.sofisica.com.br/conteudos/dicionario/m.php legal! Jia. www.planetaothon.com.br/carnaval2009/site/dicionario_da_folia.asp Parte da populao que, pela natureza de suas interaes polticas, no se enquadra nos grupos caracterizados como elites ou subelites ... ialexandria.sites.uol.com.br/textos/israel_textos/vocabulario_politico_ moderno.htm

Qualquer elemento metlico susceptvel de ser tocado, em regra isolado das partes activas de um material ou aparelho, elctricos, mas podendo acidentalmente ficar sob tenso. www.univ-ab.pt/formacao/sehit/curso/riscos/glossario3.html designao de polmero ou resina na temperatura de processamento (resina fundida). www.petropol.com.br/glossario_M.htm Nome dado multido de indivduos sua7auladodia.wordpress.com/2009/02/09/definicao-e-conceitossociologia-0902/

Encontrar definies de Massa

PROBLEMA DE DINMICA #01 Um corpo de massa m = 10kg est apoiado num plano inclinado de em relao horizontal, sem atrito, e abandonado no ponto A, distante 20m do solo. Supondo a acelerao da gravidade no local de mdulo a) a acelerao com que o bloco desce o plano; b) a intensidade da reao normal sobre o bloco; c) o tempo gasto pelo bloco para atingir o ponto B; d) a velocidade com que o bloco atinge o ponto B. Soluo: , determinar:

a)

b)

PROBLEMA DE DINMICA:QUANTIDADE DE MOVIMENTO #01 Uma bola de tnis, de 100 g de massa e velocidade v1= 20 m/s, rebatida por um dos jogadores e retorna com velocidade v2, de mesmo valor e direo de v1, porm de sentido contrrio. Supondo que a fora mdia exercida pela raquete sobre a bola foi de 100N, qual o tempo de contato entre ambas? Supondo que a parede esteja a ESQUERDA (a escolha no afeta o resultado)

Usando a 2. Lei de Newton:

SEGUNDA LEI DE NEWTON


Lei Fundamental da Dinmica
A Segunda lei de Newton trata dos casos em que a resultante das foras que actuam num corpo no nula. Neste caso, nota-se o aparecimento de uma outra grandeza conhecida: a acelerao. 2 lei de Newton: Se existe a aco de foras ou a resultante das foras actuantes sobre um corpo no nula, ele sofrer a aco de uma acelerao inversamente proporcional sua massa.

Pode-se concluir ento, que ao actuar uma resultante de foras no-nula sobre um corpo, este corpo ficar sujeito aco de uma acelerao. Esta acelerao ser maior quando um corpo tiver uma massa menor.

A equao acima envolve a resultante das foras, isto , o efeito combinado de todas as foras que actuam no corpo. A no ser no caso de actuar somente uma fora no corpo, em que a resultante a prpria fora. Outra observao importante que se trata de uma equao vectorial, entre duas grandezas vectoriais, o que indica que a fora resultante ter a mesma direco e sentido da acelerao e vice-versa.

Lei Fundamental da Dinmica


A fora resultante do conjunto das foras que actuam num corpo produz nele uma acelerao com a mesma direco e o mesmo sentido da fora resultante, que tanto maior quanto maior for a intensidade da fora resultante. Fonte: student.dei.uc.pt

SEGUNDA LEI DE NEWTON


Na primeira lei de Newton aprendemos que se a resultante das foras que atuam em um corpo for nula este corpo estar em repouso ou em movimento retilneo uniforme. Em qualquer dessas situaes, a acelerao do corpo nula. Ento, que tipo de movimento teria o corpo se a resultante das foras que nele atuam fosse diferente de zero? A resposta a essa pergunta pode ser encontrada atravs de uma experincia bastante simples. Considerando um carrinho colocado sobre um trilho de ar (atrito desprezvel), sendo puxado por uma fora F. Como as demais foras que atuam no corpo (peso e reao normal) se equilibram, podemos considerar a fora F como a nica fora que atua no corpo. Analisando tal movimento, podemos concluir que

A acelerao que um corpo adquire diretamente proporcional resultante das foras que atuam nele e tem a mesma direo e o sentido desta resultante. Ou seja, Fr = m.a est a expresso matemtica da segunda lei de Newton em sua forma mais geral. A segunda lei de Newton uma das leis bsicas da Mecnica, sendo utilizada na anlise de movimentos que observamos prximos a superfcie da Terra e tambm no estudo dos movimentos dos corpos celestes. O prprio Newton aplicou ao desenvolver seus estudos dos movimentos dos planetas, e o grande sucesso alcanado constituiu uma das primeiras confirmaes desta lei. Fonte: educar.sc.usp.br

SEGUNDA LEI DE NEWTON


A primeira lei de Newton, explica o que acontece ao corpo quando a resultante de todas as foras externas que nele actuam zero: o corpo pode permanecer em repouso ou continuar o seu movimento rectilneo com velocidade constante. A segunda lei de Newton, explica o que acontece ao corpo quando a resultante das foras diferente de zero. Imagine que empurra uma caixa sobre uma superfcie lisa (pode-se desprezar a influncia de atrito). Quando se exerce uma certa fora horizontal F, a caixa adquire uma acelerao a. Se se aplicar uma fora 2 vezes superior, a acelerao da caixa tambm ser 2 vezes superior e assim por diante. Ou seja,

a acelerao de um corpo directamente proporcional fora resultante que sobre ele actua. Entretanto, a acelerao de um corpo tambm depende da sua massa. Imagine, como no exemplo anterior, que se aplica a mesma fora F a um corpo com massa 2 vezes maior. A acelerao produzida ser, ento, a/2. Se a massa triplicar, a mesma fora aplicada ir produzir uma acelerao a/3. E assim por diante. De acordo com esta observao, conclui-se que: a acelerao de um objecto inversamente proporcional sua massa.

A 2a Lei de Newton pode enunciar-se do seguinte modo:


A acelerao adquirida por um corpo directamente proporcional intensidade da resultante das foras que actuam sobre o corpo, tem direco e sentido dessa fora resultante e inversamente proporcional sua massa. Veja as seguintes ilustraes:

1. A fora da mo acelera a caixa; 2. Duas vezes a fora produz uma acelerao duas vezes maior; 3. Duas vezes a fora sobre uma massa duas vezes maior, produz a mesma acelerao original. Fonte: www.mundoeducacao.com.br

segunda Lei de Newton


muito comum encontrarmos a definio de massa de um corpo da seguinte maneira: ``a massa de um corpo representa a quantidade de matria que ele possui". Em cursos elementares de cincias, esta definio pode ser aceita como uma idia inicial da noo de massa, embora no possa ser considerada uma definio precisa dessa grandeza. De fato, a definio apresentada no adequada, pois pretende definir um novo conceito - massa - por meio de uma idia vaga, que no tem significado fsico preciso - quantidade de matria. Experimentalmente os fsicos constataram que entre a fora F aplicada a um corpo e a acelerao , que ele adquire, existe uma proporo direta. Desta forma, o quociente constante para um certo objeto. Este quociente, F/a que intrnsico a cada corpo, foi denominado pelos fsicos de massa do corpo. Desta forma, podemos afirmar:

A massa m de um corpo o quociente entre o mdulo da fora que atua num corpo e o valor da acelerao a que ela produz neste corpo. Assim,

No sistema internacional (SI), a unidade para medida de massa o quilograma: 1 quilograma = 1 Kg = 1000 g

Massa e Inrcia
Suponhamos que uma fora F foi aplicada a trs corpos de massa diferentes, como trs blocos de ferro, com volumes diversos. Imaginaremos que a superfcie na qual estes blocos esto apoiados no apresenta atrito. Analisando a equao , percebemos facilmente que: Quanto m maior menor a maior a dificuldade de alterar a velocidade do corpo.

Quanto m maior Podemos concluir que

Quanto maior a massa de um corpo, maior ser sua inrcia (dificuldade de ter sua velocidade alterada), isto , a massa representa a medida de inrcia de um corpo. As concluses anteriormente, explicam porque um caminho vazio (quando sujeito a uma fora F) adquire uma acelerao maior do que quando esta cheio, por exemplo.

A Segunda Lei de Newton


De acordo com o princpio da inrcia, um corpo s pode sair de seu estado de repouso ou de movimento retilneo com velocidade constante se sobre ele atuar uma fora resultante externa. Neste momento, poderiamos perguntar: ``O que acontece se existir uma fora resultante externa agindo no corpo?'' Nesta situao, o corpo fica sujeito a uma acelerao, ou seja, um corpo sujeito a uma fora resultante externa movimenta-se com velocidade varivel.

facil perceber que, se quisermos acelerar um corpo, por exemplo, desde o repouso at 30Km/h em um intervalo de tempo de 30s, a intensidade da fora que teremos de aplicar depender da massa do corpo. Se, por exemplo, o corpo for um carro, evidente que a fora necessria ser muito menor do que se tratasse de um caminho. Desta forma, quanto maior a massa do corpo, maior dever ser a intensidade da fora necessria para que ele alcance uma determinada acelerao. Foi Isaac Newton quem obteve essa relao entre massa e fora, que constitui a segunda lei de Newton ou princpio fundamental da dinmica. Temos, ento que A acelerao de um corpo submetido a uma fora resultante externa inversamente proporcional sua massa, e diretamente proporcional a intensidade da fora. Assim, para uma dada fora resultante externa F, quanto maior a massa m do corpo tanto menor ser a acelerao a adquirida. Matemticamente, a segunda lei de Newton dada por:

Esta equao vetorial impe que a fora resultante e a acelerao tenham a mesma direo e o mesmo sentido. No Si a unidade de fora o newton ou (N): 1 N = 1 Kg . m/s Por definio, o newton a fora que produz uma acelerao 1 m/s de quando aplicada em uma massa de 1 Kg.

Diagrama de Corpo Livre


Antes de resolver qualquer problema de dinmica, de fundamental importncia a identificao de todas as foras relevantes envolvidas no problema. Para facilitar a visualizao destas foras, isola-se cada corpo envolvido e desenha-se um diagrama de corpo livre ou diagrama de foras para cada corpo, que um esquema simplificado envolvendo todas as massas e foras do problema. Por exemplo, se um bloco escorrega, descendo um plano inclinado com atrito, teremos o seguinte diagrama de corpo livre para o bloco:

Figura 9.1: Diagram de corpo livre para um bloco escorregando num plano inclinado.

Observe
Nesse exemplo, o bloco tratado como uma partcula, por simplificao, no sendo relevante suas dimenses ou o ponto de aplicao das foras, colocadas todas no seu centro geomtrico, por convenincia. Desprezou-se a fora de empuxo do ar, a fora de resistncia viscosa ao movimento do bloco, tambm causada pelo ar, e outras foras irrelevantes ao problema. Fonte: www.mundofisico.joinville.udesc.br

SEGUNDA LEI DE NEWTON

A resultante das foras que agem sobre um ponto material igual ao produto de sua massa pela acelerao adquirida. F F = m = a = Unidade de fora no S.I: (N) Newton Fonte: br.geocities.com = fora massa acelerao (kg) (m/s2) m.a (N)

Segunda lei de newton


De acordo com o princpio da inrcia, se a resultante de foras atuantes num corpo for nula, o corpo consegue manter, por inrcia, sua velocidade constante, ou seja, no possui acelerao. Logo, fora consiste num agente fsico capaz de produzir acelerao, alterando o estado de repouso ou de movimento dos corpos.

1. Princpio Fundamental ou Segunda Lei de Newton


Quando uma fora resultante est presente em uma partcula, esta adquire uma acelerao na mesma direo e sentido da fora, segundo um referencial inercial.

A relao, nesse caso, entre a causa (fora resultante) e o efeito (acelerao adquirida) constitui o objetivo principal da segunda lei de Newton, cujo enunciado pode ser simplificado assim:

Isso significa que, sendo a massa do corpo constante, a fora resultante e a acelerao produzida possuem intensidades diretamente proporcionais. Ou seja, quanto mais intensa for a fora resultante, maior ser a acelerao adquirida pelo corpo. Logo, a relao entre as intensidades de e constitui uma funo linear, onde a massa (constante) corresponde declividade (tg ) da semi-reta do grfico.

2. Massa Medida da Inrcia


Os grficos abaixo representam a relao fora resultante x acelerao adquirida para dois corpos A e B de massas diferentes (grficos com declividades diferentes).

Observe que, para um mesmo valor (F) de fora resultante, a intensidade da acelerao adquirida pelo corpo A menor que a adquirida por B, ou seja, o corpo A tende a variar menos a sua velocidade que B. Isso evidencia que o corpo A oferece maior resistncia alterao de sua velocidade, isto , o corpo A possui maior inrcia. A partir do grfico acima, temos:

Portanto, a massa de um corpo deve ser vista como uma propriedade da matria que indica a resistncia do corpo alterao de sua velocidade, ou seja, a massa mede a sua inrcia.

3. Unidades de Medida
A unidade de massa no Sistema Internacional (SI) o quilograma (kg), padro definido por um cilindro de platina conservado no museu de Svres, em Paris. Podemos definir a unidade de fora newton (N) pela segunda lei de Newton, relacionando-a com as unidades internacionais de massa e acelerao. Observe: unidade de massa --> u(m) = kg

unidade de acelerao Ou seja:

-->

Fonte:www.caedweb.com.br

SEGUNDA LEI DE NEWTON


A segunda lei elaborada por Isaac Newton conhecida como Princpio de massa ou Princpio Fundamental da Dinmica e relaciona as grandezas: Fora, acelerao e massa. A fora resultante aplicada a um corpo diretamente proporcional ao produto entre a sua massa e a acelerao adquirida pelo mesmo F = m . a * A fora poder ser medida em Newton se a massa for medida em kg e a acelerao em m/s2 de acordo com o sistema internacional de unidades de medidas ( S.I ). * Se a fora resultante for nula ( F = 0 ) o corpo estar em repouso (equilbrio esttico) ou em movimento retilneo uniforme (equilbrio dinmico). Fonte: www.professorraul.com.br PROBLEMA DE DINMICA:QUANTIDADE DE MOVIMENTO #02

Uma sonda espacial de 1000 kg, vista de um sistema de referencial inercial,encontra-se em repouso no espao. Num determinado instante seu foguete propulsor ligado e, durante o intervalo de tempo de 5 s,os gases so ejetados a uma rapidez constante, em relao sonda, de 5000 m/s. No final desse processo, com a sonda movendo-se a 20 m/s, a massa aproximada de gases ejetados :

Pelo princpio da Conservao da Quantidade de Movimento:

Massa
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Nota: Para outros significados de Massa, ver Massa (desambiguao).

Massa: a massa uma medida direta da oposio que um corpo oferece mudana em seu estado de movimento. Massa um conceito usado em cincias naturais para explicar vrios dos fenmenos que se observa na natureza, e no uso cotidiano comum a associao entre os resultados destes fenmenos e o conceito de massa. Em particular, a massa frequentemente associada ao peso dos objetos. Esta associao no se mostra na maioria das vezes, entretanto, correta, ou quando correta, no se mostra completamente elucidativa. Em acordo com o paradigma cientfico moderno, o peso de um objeto resulta da interao gravitacional entre sua massa e um campo gravitacional: ao passo que a massa parte integrante da explicao para o peso, ela sozinha no constitui a explicao completa. Os trajes espaciais dos astronautas, quando usados por eles aqui na Terra, parecem consideravelmente mais pesados do que quando usados na superfcie da Lua - cujas massas permanecem exatamente as mesmas. comum tambm a associao de massa ao tamanho e forma de um objeto. Massa realmente parte da explicao para o tamanho dos objetos, mas no constitui a explicao correta ou completa. O corpo humano equipado com vrios sentidos com os quais estabelecemos a compreenso do mundo que nos cerca. Em primeira instncia s sensaes que eles nos fornecem que naturalmente associamos certos conceitos e definies, a citar os conceitos intuitivos de temperatura, tamanho, resistncia, peso, massa, e outros. O conceito intuitivo de massa que desenvolvemos encontra-se intimamente ligado a eles. Entretanto sabe-se hoje que nossos sentidos so mestres em nos enganar - quem nunca viu uma iluso de tica? - e que eles tambm no tm grande preciso. Se um punhado de balas for colocado em uma de suas mos, e se uma for retirada do topo da pilha, voc certamente no dar por falta desta se confiar apenas na sensao do peso que seu tato lhe confere.[1] Como se deduz, para a correta compreenso do mundo que nos cerca no podemos confiar em nossos sentidos. Para alcan-la devemos confiar em algo mais avanado, a saber, no poder de abstrao que temos e em informaes fornecidas por aparelhos especificamente projetados para obt-las. Dentro deste contexto, que culminou no que chamamos hoje cincia, o conceito abstrato de massa evoluiu juntamente com a nossa compreenso do mundo natural, mas mesmo nos dias de hoje mostra-se essencial ainda na forma com a qual se consolidou pela primeira vez: o primeiro conceito cientfico de

massa com o qual nos deparamos na escola - o de massa como medida da inrcia, da maior ou menor oposio que um corpo impe mudana em seu estado de movimento (F=m.a) - ainda o fornecido pela mecnica newtoniana, mas a partir dele podemos hoje encontrar no mnimo sete definies diferentes de massa, e em verdade, dentro da teoria mais geral para o estudo da dinmica dos corpos (a Relatividade Geral), podemos at mesmo no encontrar uma definio satisfatria para massa.[2] Os conceitos cientficos de massa, que diferem do conceito tambm cientfico de quantidade de matria[3], sempre se mostram de alguma forma associados ao conceito de inrcia, e mesmo em relatividade, onde energia e massa mantm, em acordo com a famosa equao E = mc, ntima relao, esta associao est presente: no s a matria mas tambm a energia apresenta inrcia. Entretanto, apesar de muito bem definida dentro de cada rea de estudo onde aparece, "explicar" a massa no uma coisa muito simples, e atualmente existem algumas teorias que tentam elucidar nas origens o que massa. O LHC, recentemente construdo na Europa e j em operao, tem, em princpio, potncia suficiente para encontrar o suposto Bson de Higgs, caso ele exista.

ndice
[esconder] 1 Definio Geral de Massa 2 Unidade de Massa

3 Definies de Massa na Mecnica Newtoniana


o o

3.1 Massa Inercial 3.2 Massa Gravitacional


3.2.1 Definio 3.2.2 Massas gravitacionais ativa e passiva?


3.2.2.1 Definies 3.2.2.2 Uma questo de simetria

3.3 Equivalncia de Massa Inercial e Gravitacional


3.3.1 O Pndulo de Newton 3.3.2 A balana de Torao de Etvs 3.3.3 Dike e Braginsk: incerteza menor que 1 parte em 1011 3.3.4 O princpio da equivalncia de Einstein

3.4 Conservao da Massa em Mecnica Clssica

4 Massa no mbito da Relatividade


o

4.1 Relatividade Restrita

4.1.1 Massa de Repouso 4.1.2 Massa relativstica


4.1.2.1 Definio 4.1.2.2 Massa transversal e longitudinal?

4.1.3 Conservao da Massa Energia

4.2 Relatividade Geral

5 Massa no mbito da mecnica Quntica 6 Conceitos de Massa em Sistemas Especficos


o o

6.1 Massa reduzida 6.2 Massa efetiva


6.2.1 Eltrons e "buracos" em cristais 6.2.2 Os modelos para o ncleo atmico

7 Referncias 8 Bibliografia
o o o

8.1 Em portugus 8.2 Em ingls 8.3 Em outras lnguas

9 Ver tambm

[editar] Definio Geral de Massa

O quilograma-padro. Relao de disperso para uma partcula clssica. Em todos os modelos dinmicos o momento P e a energia E so definidos de forma a satisfazerem leis gerais de conservao. Os conceitos fsicos de fora e massa surgem em teorias ou modelos destinados a estabelecer a dinmica em sistemas compostos ou por entes semelhantes ou por entes de natureza s vezes bem distintas. Nestes modelos sempre figuram tambm dois outros conceitos fundamentais, o conceito de momento e o conceito de energia. Os conceitos de energia e momento so importantes porque suas definies se do de forma que energia e momento sempre obedeam a leis gerais de conservao, leis estas decorrentes da existncia de regras naturais de relacionamento entre entes e/ou sistemas que so, em princpio, estveis e muito bem estabelecidas .[4] Neste contexto, energia e momento guardam ntima relao, e um ente fsico caracterizado pela sua relao de disperso, um grfico ou funo que explicita a relao existente entre o momento e a energia para este ente. Dois entes fsicos com a mesma natureza fsica tm relaes de disperso semelhantes. Como exemplo, as partculas clssicas dentro da mecnica de Newton tm energias que dependem dos quadrados de seus momentos: EP2 (esta relao encontrada de forma explicita na mecnica hamiltoniana:E = P2 / 2m ). J os ftons, partculas definidas no mbito da mecnica quntica, tm energias linearmente dependentes de seus momentos: EP. com base na relao de disperso que se estabelece a definio geral de massa: - a massa de um dado ente fsico corresponde ao inverso da derivada segunda da energia em relao ao momento.

Na oportunidade cita-se tambm a definio de fora: - a fora que atua em um ente corresponde derivada de seu momento em relao ao tempo.

Definies mais intuitivas de massa, que no exigem a princpio conhecimentos avanados em clculo integral e diferencial, podem ser derivadas desta definio formal quando no contexto de um modelo dinmico particular.

[editar] Unidade de Massa


Segundo o Sistema internacional de unidades (SI), a medida da massa o quilograma (kg). [5] A unidade de medida de massa - o quilograma - encontra-se intimamente atrelada ao quilograma-padro, um prottipo internacional de platina iridiada (feito de irdio e platina) que se encontra conservado no Escritrio Internacional de Pesos e Medidas

(BIPM), situado no parque de Sant Cloud, nas proximidades de Paris, Frana, sendo o quilograma definido como a massa deste prottipo. Em vista do senso comum ressalta-se que o conceito de quilograma (kg) como unidade de massa difere completamente do conceito de quilograma-fora (kgf), uma unidade alternativa ao newton (N) na medida de fora ou peso. No ramo da fsica de partculas comum medir-se a massa no em quilogramas (kg) mas em unidades diretamente associadas s de energia, dentre as quais o eltron-volt (ev) se destaca. Em acordo com a ideia de equivalncia entre massa e energia proposta por Eisntein (E = moC2) a massa do eltron expressa, em fsica de partculas, como 5,11x105 ev/c ou 511 kev/c, e no como 9,11x1031 kg. Em qumica, apesar de no pertencer ao Sistema Internacional mas ser por este aceita, uma unidade de massa muito utilizada a unidade de massa atmica, tambm conhecida por dalton. A unidade de massa atmica, abreviada por "u", "uma", ou simplesmente "Da", equivale massa de um doze avos (1/12) da massa do istopo mais estvel e abundante de carbono (carbono 12) em seu estado fundamental. Mesmo sendo o quilograma a unidade oficial do Sistema Internacional de Unidades, unidades especficas a cada ramo de atividade ou de uso comum em certas localidades tm uso ainda muito difundido, a citar a tonelada, a arroba, a ona, o quilate (em joalheria e ourivesaria), e outras.

[editar] Definies de Massa na Mecnica Newtoniana


Em mecnica clssica, que encerra em si as Leis da dinmica e tambm a Lei da gravitao universal, ambas devidas Isaac Newton, encontram-se duas possveis definies para massa: - a massa inercial, associada Segunda Lei de Newton, e necessidade de estabelecer-se uma unidade de fora - uma unidade derivada - condizente com esta Lei. - a massa gravitacional, definida em funo da interao gravitacional entre dois corpos.

[editar] Massa Inercial

Um sistema massa-mola: na medida da massa inercial foras no gravitacionais com mesmo mdulo so aplicadas a dois corpos, um dos quais com massa j conhecida

A massa inercial m de um corpo uma grandeza escalar associada razo entre o mdulo da acelerao a0 apresentada por um corpo de referncia - por definio o quilograma padro (cuja massa inercial vale m0 = 1kg) - e o mdulo da acelerao a apresentada por este corpo quando ambos encontram-se solicitados por foras no gravitacionais de mesmo mdulo. [6]

para foras (no gravitacionais) de mesmo mdulo atuando em ambos os corpos. Um mecanismo destinado medida da massa inercial nada mais do que um mecanismo que aplique foras no gravitacionais com mdulos idnticos a dois corpos distintos, e que permita a medida de suas aceleraes. Um bom "medidor de massa inercial" o sistema constitudo por duas massas, uma das quais de referncia m1 de valor previamente conhecido (mas no necessariamente o quilograma-padro ou rplica deste), apoiadas em uma mesa horizontal sem atrito, e conectadas entre si por uma mola de massa desprezvel e com constante elstica no necessariamente conhecida. Em virtude da terceira lei de Newton, ao colocar-se o sistema para oscilar ambas as massas oscilaro em torno do centro de massa e os mdulos das foras em ambas sero, apesar de no necessariamente conhecidos, obrigatoriamente iguais. Ao medir-se a acelerao a1 e a2 das massas (em relao ao centro de massa) e determinar-se a razo entre elas estabelece-se automaticamente o inverso da razo de suas massas inerciais m1 e m2, o que fornece a massa desconhecida em funo da massa de referncia (ou a massa desconhecida diretamente quando a massa de referncia quilograma-padro ou rplica deste, caso em que m1=1 kg).

para um corpo de referncia qualquer com massa m1 conhecida; para foras (no gravitacionais) de mdulos iguais atuando em ambos os corpos. A construo de um medidor de massa inercial fundamentado nos princpios citados pode ser muito simplificada quando, baseando-se na Lei de Hooke e no estudo dos movimentos harmnicos simples, percebe-se que a medida da razo entre as aceleraes pode ser substituda pela medida da razo inversa das amplitudes dos movimentos, grandeza esta facilmente mensurvel. O conceito de massa inercial fundamenta-se diretamente nas leis da mecnica, em especial com a Segunda Lei de Newton. A Segunda Lei de Newton afirma em essncia que a fora aplicada em um dado objeto diretamente proporcional acelerao que este apresenta. Assim, quanto maior a fora aplicada a um mesmo objeto, maior a sua acelerao. Subentende-se aqui, como em todo problema de mecnica clssica, que o referencial utilizado um referencial inercial, sendo portanto a primeira e a terceira leis sempre vlidas no referencial assumido (conforme praxe).

Nestas condies, a segunda lei tambm encerra em si o fato experimental de que, ao selecionarem-se diversos corpos completamente diferentes, uma mesma fora ir produzir nestes, muito provavelmente, aceleraes completamente diferentes. Este fato estabelece a necessidade de se definir uma grandeza intrnseca a cada corpo que expresse em seu valor a relao entre a fora necessria e a acelerao desejada neste corpo em especfico: esta grandeza, definida como a massa inercial do corpo, aparece na segunda lei como sendo a constante de proporcionalidade entre fora e acelerao.

Tendo-se j por definida a unidade de acelerao (m/s), pois esta deriva de uma relao entre a unidade de comprimento (no S.I o metro) e uma unidade de tempo (no S.I o segundo), havia, mediante as situaes apresentadas, duas possibilidades para se estabelecer as unidades das grandezas restantes: ou definia-se um padro de fora, sendo a sua intensidade ento definida como uma unidade fundamental, e mediante esta definio estabelecia-se a unidade de massa como unidade derivada, ou estabelecia-se um corpo referncia para o qual a massa inercial seria a unidade, e assim fazendo ter-seia a unidade de fora e no a unidade de massa como uma unidade derivada. Por razes prticas, a opo escolhida foi a segunda, e estabeleceu-se um corpo padro, o quilograma-padro, ao qual se atribuiu por definio a massa inercial de 1 quilograma (1kg). Com esta definio, a unidade de fora, uma grandeza derivada, recebeu o nome de newton, havendo a seguinte relao entre elas: 1N = 1kg.1m / s2 Assim, uma fora com intensidade de 1 newton (1N) uma fora que, quando aplicada ao quilograma-padro, ou a um corpo cuja massa seja, por comparao inercial ao quilograma padro ou rplica deste, tambm 1kg, provoque nestes uma acelerao de exatos 1m/s.

[editar] Massa Gravitacional


Ver artigo principal: Gravidade

Queda de uma bola na superfcie da Terra: O peso da bola depende das massas gravitacionais da Terra e da bola, mas sua acelerao depende da fora que nela atua (o peso) e de sua massa inercial. [editar] Definio Isaac Newton, por preocupar-se no apenas com a dinmica dos corpos terrenos mas tambm com a dos corpos celestes, estabeleceu, juntamente com as leis da mecnica clssica, a Lei da Gravitao Universal. A Lei da gravitao universal suporta-se no fato experimental de que todos os corpos massivos conhecidos at hoje, pelo simples fato de existirem, atraem outros corpos massivos ao seu redor - e todos os outros do universo, uma vez que a fora gravitacional decai com o quadrado da distncia, e a rigor nunca se anula, por maior que esta seja. A fora de interao em questo a conhecida fora gravitacional, sendo esta tambm denominada (de fato em situaes mais especficas) fora peso. Na Lei da Gravitao Universal figura portanto uma massa, a massa gravitacional, uma propriedade que , assim como a massa inercial, intrnseca a todos os corpos. A definio operacional de massa gravitacional de um corpo feita, assim como o ocorrido para o caso da massa inercial, por comparao entre a massa gravitacional deste corpo e a massa gravitacional de um corpo de referncia, e so em princpio as massas gravitacionais e no as respectivas massas inerciais que, juntamente com a distncia de separao entre os corpos, determinam a fora gravitacional entre estes. O processo de medida da massa gravitacional deve ter por base, logicamente, a fora gravitacional. Atravs de uma balana de equilbrio nota-se que diferentes corpos so atrados de forma diferente quando nas proximidades de um grande corpo massivo - a exemplo de um planeta como a Terra. Em um experimento com uma dessas balanas, observa-se que a balana "pende" para o lado do objeto mais "pesado", ou seja, para o lado do objeto com maior massa gravitacional. Atravs de uma balana de brao imersa

em um campo gravitacional constante como o criado (no obrigatoriamente) pela Terra, a determinao da massa gravitacional de um corpo pode ser feita por comparao a um padro unitrio de massa gravitacional verificando-se que a massa gravitacional do objeto em teste - colocado em um dos pratos - ser o nmero necessrio de amostraspadro a serem colocados no outro prato a fim de que a balana mostre-se equilibrada. O corpo-padro sobre o qual se define a unidade de massa gravitacional acaba sendo, por razo simples frente discriminada, o mesmo prottipo sobre o qual se define a unidade de massa inercial, o quilograma-padro. A unidade de massa gravitacional , portanto, a mesma unidade usada na medida de massa inercial: o quilograma (kg). A definio de quilograma (kg) como a unidade de massa gravitacional deve-se equivalncia experimental entre as massas inerciais e gravitacionais observada em todos os corpos, mas em princpio no h nada na mecnica ou na gravitao que obrigue a existncia de tal relao, e por isto elas devem ser definidas, a priori, de formas separadas. Um exemplo, hipottico e irreal, da no obrigatoriedade da equivalncia entre as massas inercial e gravitacional seria obtido caso admitssemos que a fora gravitacional no atuasse sobre partculas carregadas eletricamente, e sim sobre partculas estritamente neutras. Nestas condies, dois pedaos de urnio confeccionados de forma a terem massas inerciais estritamente iguais, mas compostos por istopos distintos deste material, a saber urnio U235 (usado na bomba de Hiroshima) e U238 (istopo abundante, usado em reatores), teriam visivelmente massas gravitacionais (e pesos) diferentes, pois o nmero de nutrons em uma amostra seria maior do que o nmero de nutrons na outra. [editar] Massas gravitacionais ativa e passiva?
[editar] Definies

A introduo da ideia de campo na Fsica por Michael Faraday representou um avano formidvel no s no ramo da eletricidade mas tambm no estudo da gravitao universal. A ideia fundamental atrs do conceito de campo se ope diretamente ao conceito de ao distncia. Dados dois entes em interao, no modelo de ao distncia cada um dos entes atua diretamente sobre o outro, no havendo qualquer agente intermedirio responsvel por esta interao. Na viso atravs do modelo de campo, um dos entes em interao agora responsvel por criar ao seu redor um terceiro ente fsico, o campo, que ser o mediador da interao entre ele e o segundo ente. Neste caso, o segundo ente no mais interage com o primeiro diretamente, e sim com o campo que este criou. Em algumas bibliografias usa-se o modelo de campo para suportar a definio de duas massas gravitacionais a princpio diferentes: a massa gravitacional ativa e a massa gravitacional passiva, nenhuma das quais, ento, necessariamente igual massa inercial do corpo associado. Temos ento a seguinte definio para cada uma delas: - Massa gravitacional ativa: a massa gravitacional responsvel por "criar" o campo gravitacional ao redor do objeto a ela associado. Quanto maior a massa gravitacional ativa de um objeto pontual, maior a intensidade do campo

gravitacional que ele criaria em um ponto situado a uma distncia arbitrria mas fixa de seu centro. Nestes termos, a massa gravitacional ativa da Terra bem maior do que a da Lua, pois um pequeno objeto de teste de massa ativa irrelevante (conhecido como corpo de teste), digamos uma bola de baseball, quando situado, de forma alternada, em dois pontos diferentes, cada qual equidistante do centro de um dos astros, sofre uma acelerao muito maior quando solto no ponto sujeito ao campo criado pela Terra. O mecanismo de medida da massa ativa o j considerado, a comparao: escolhe-se um corpo de prova qualquer mas nico, a ser situado a uma distncia das massas ativas experimentalmente razovel mas nica, e solta-se o mesmo ora no ponto prximo a um ora na proximidade do outro corpo ativo. Sendo uma das massas ativas a de referncia, a razo entre as aceleraes apresentadas pelo corpo de prova nos dois casos ser a razo entre as massas gravitacionais dos corpos ativos, o que fornece a massa do outro em relao do primeiro. - Massa gravitacional passiva: a massa gravitacional passiva a massa que responde pela interao de um objeto com o campo gravitacional (criado por uma massa ativa). A medida da massa passiva definida dividindo-se o peso do objeto pela acelerao determinada pelo campo de gravidade. Sabe-se que dois objetos imersos em um mesmo campo gravitacional apresentam a mesma acelerao, mas verifica-se que um objeto com uma massa gravitacional passiva menor quando comparada de um outro objeto tambm em anlise mostra-se solicitado por uma fora peso tambm menor do que aquela verificada no primeiro objeto. Decorre que o processo de medida da massa passiva tambm um processo de comparao, a saber o j descrito anteriormente na definio de massa gravitacional, com o possvel uso de uma balana de brao.
[editar] Uma questo de simetria

Dentro da dinmica de Newton h, ao contrrio do que ocorre entre massa gravitacional e massa inercial, forte base terica para se afirmar que as massas gravitacionais ativa e passiva devem ser, em verdade, iguais, ou pelo menos diretamente proporcionais mediante uma constante de proporcionalidade universal. O suporte mais importante para tal fato encontra-se na definio de fora, que exatamente a mesma tanto no mbito da teoria da gravitao universal quanto no mbito da teoria mecnica: fora a expresso fsica da interao de DOIS objetos, e um objeto sob a ao de uma fora tem sua dinmica determinada pela Segunda Lei de Newton, qualquer que seja a natureza da interao entre os corpos. Se assim no fosse, a teoria da gravitao destacar-se-ia como uma teoria dinmica a parte, devendo estabelecer no apenas que existe uma interao de origem gravitacional entre dois corpos e fornecer a tradicional frmula para o clculo da fora que representa esta interao, como tambm fornecer todo um conjunto de regras (similares ou no s leis de Newton) que permitissem determinar a dinmica dos corpos que por ventura se encontrassem sobre a ao destas "foras especiais". Uma vez estabelecido que a Terceira Lei de Newton vale dentro da dinmica gravitacional, a igualdade, ou melhor, a proporcionalidade entre as massas gravitacionais ativa e passiva direta. Repare que estas massas no precisam obrigatoriamente ter o mesmo valor para um dado corpo, pois um fator de proporcionalidade universal poderia ser facilmente "absorvido" dentro da constante de gravitao universal G que figura na equao da Lei da Gravitao Universal. Assim, poder-se-ia, em princpio, definir: "a massa gravitacional ativa de qualquer corpo vale

sempre o dobro de sua massa passiva". Se assim fosse, um corpo com massa gravitacional passiva de 1 kg teria uma massa gravitacional ativa de 2 kg. Repare entretanto que estabelecendo-se, neste caso, o valor da constante de gravitao G como tendo a metade do valor que na realidade tem, o fator 2 introduzido na definio da massa ativa seria cancelado por este fator 1/2 introduzido na constante G original, e a fora gravitacional bem como toda a dinmica fornecida pela segunda lei para estes corpos no seriam, como um todo, afetadas. Entretanto, podendo-se escolher, fazem-se sempre as escolhas mais simples: - as massas gravitacionais ativa e passiva de qualquer corpo so iguais no mbito da mecnica clssica. - o uso dos termos ativo e passivo mostra-se relevante apenas quando, em uma anlise baseada em interao atravs de campos, deseja-se explicitar qual o corpo fonte de um campo e qual o corpo que sente este campo.

[editar] Equivalncia de Massa Inercial e Gravitacional


fato que, conforme elaboradas por Newton, no h nada em toda a estrutura da dinmica e da gravitao universal que fornea uma razo terica plausvel para a equivalncia experimentalmente observada entre massa gravitacional e massa inercial. A dinmica newtoniana afirma apenas que as massas gravitacionais so responsveis pelas foras gravitacionais entre dois corpos em interao gravitacional, sendo estas massas e no as inerciais as massas usadas na determinao do mdulo destas foras gravitacionais - um par ao e reao. Afirma tambm que a massa inercial a massa utilizada na segunda lei da dinmica, sendo esta massa, e no a massa gravitacional, a massa utilizada no clculo da acelerao apresentada pelo corpo quando solicitado por quaisquer foras - inclusive as de origem gravitacional. A massa presente na equao fundamental da dinmica (F = m.a) , pois, a massa inercial.[7] [editar] O Pndulo de Newton

Pndulo: diagrama mostrando a fora peso (mg) e suas componentes em direo radial e tangencial. Os pndulos so usados em diversos experimentos, a saber no Pndulo de Foucault, na determinao da gravidade local e no experimento de Newton relatado. Newton foi o primeiro a verificar experimentalmente a equivalncia entre massa inercial e massa gravitacional. A ideia de seu experimento reside nos resultados tericos da aplicao das teorias gravitacional e mecnica ao estudo de um pndulo gravitacional simples, que, mantidas explcitas as massas gravitacional e inercial nos clculos, leva seguinte equao para o perodo de oscilao T de um pndulo:

onde mi e mg referem-se, respectivamente, s massas inercial e gravitacional do corpo suspenso, L ao comprimento do pndulo e g ao mdulo da acelerao da gravidade no local do experimento. Nesta equao torna-se evidente que, mantidos constantes o local do experimento - e portanto a acelerao da gravidade g no local - e o comprimento L do pndulo, uma troca do corpo suspenso no pndulo por outro qualquer que tenha, por simplicidade mas no obrigatoriedade, uma mesma massa gravitacional mg, s levar a uma alterao no perodo do pndulo se a razo for diferente nos diversos corpos, ou seja, se no houver uma relao fixa entre a massa gravitacional mg e a massa inercial mi. Na sequncia, Newton construiu um pndulo fixando uma caixa oca e a princpio vazia na ponta de uma haste com massa desprezvel. O interior da caixa foi, ento, em uma sequncia de experimentos, enchido com os mais diversos materiais, tendo Newton sempre o cuidado de encher o pndulo de forma que este tivesse, depois de cheio, sempre a mesma massa gravitacional mg (o pndulo era pesado). Os perodos dos

diversos pndulos assim obtidos foram, satisfeitos os rigores experimentais associados ao experimento, a citar a manuteno, em valores constantes e adequados, do local, da amplitude A do movimento, e do comprimento L da corda, ento medidos. Consideradas as incertezas experimentais inerentes, Newton no observou qualquer alterao nos perodos dos diversos pndulos por ele construdos e, ao faz-lo, estabeleceu a igualdade entre as massas inercial e gravitacional at a terceira casa decimal (preciso de cerca de 1 parte em 103). Uma vez estabelecida a igualdade entre as duas massas, a equao para o perodo do pndulo se reduz a:

que a equao encontrada em qualquer livro de fsica de ensino mdio.[8]

Balana de toro: mostrando-se um valioso instrumento experimental, a balana de toro j foi utilizada em diversas reas de estudo da fsica, entre as quais na mecnica e na eletricidade . Graas equivalncia entre as massas inercial e gravitacional h uma completa independncia entre o perodo de oscilao T de um pndulo (oscilando com pequenas amplitudes) e a massa do corpo nele suspenso. Assim, mantidos o comprimento L e a acelerao da gravidade no local do experimento, qualquer que seja a massa que se coloque na ponta de um pndulo, o seu perodo de oscilao T ser o mesmo. Uma alterao no perodo T requer ou uma alterao no comprimento L do pndulo, ou uma alterao na acelerao da gravidade no local onde realiza-se a experincia. Como a acelerao da gravidade terrestre no local, suposto fixo, tambm constante, o perodo T de um pndulo mostra-se influencivel em primeira ordem apenas por alteraes em seu comprimento L. Em consequncia, os relgios "cuco" tm por base de tempo as oscilaes de pndulos, os quais so ajustados, uma vez em seus respectivos locais de trabalho, mediante

pequenas mudanas nos seus comprimentos L. Pndulos mostram-se tambm como bons equipamentos para a determinao, com razovel preciso, da gravidade em um dado local. [editar] A balana de Torao de Etvs Um considervel avano experimental na busca da afirmao de igualdade entre as massas inercial e gravitacional foi feito por Lornd Etvs em 1909 .[9] Utilizando uma balana de toro ele realizou uma sequncia de experimentos que resultou em uma considervel reduo na incerteza desta afirmao, sendo seus resultados compatveis com uma incerteza menor que 1 parte em 109 (1 milho de vezes mais precisa do que a obtida por Newton). Etvs colocou diferentes materiais nas extremidades de sua balana de toro e comparou, para cada material, a sua massa gravitacional (o seu "peso") e a sua massa inercial, determinada a partir da fora inercial centrfuga devida rotao da Terra. Qualquer diferena entre estas duas massas seria observada como uma rotao da balana de toro. Tal rotao, dentro dos limites experimentais, no foi observada. [editar] Dike e Braginsk: incerteza menor que 1 parte em 1011 A ideia do uso da balana de toro para a determinao da igualdade entre as massas inercial e gravitacional foi retomada, em 1964, por um cientista de nome Dike, e em 1972 por Braginsk. Com refinamentos que agora levavam em conta, entre outros, a atrao gravitacional do Sol, e a fora inercial associada rbita da Terra ao redor do sol, estes cientistas conseguiram ao fim afirmar que a massas inercial e gravitacional so iguais com uma incerteza menor do que 1 parte em 1011, refinando em pelo menos 100 vezes a incerteza anteriormente obtida por Etvos. [editar] O princpio da equivalncia de Einstein

DC-9 da NASA em ascenso: durante a acelerao os objetos dentro do avio parecem pesar bem mais do que realmente pesam, e no h como se dizer qual parcela do peso aparente devida gravidade, e qual devida acelerao: trata-se do princpio da equivalncia. "Eu estava sentado em uma cadeira no escritrio de patentes, em Berna, quando de repente ocorreu-me um pensamento: se uma pessoa cair livremente, ela no sentir seu prprio peso. Eu estava atnito. Este simples pensamento impressionou-me profundamente. Ele me impeliu para uma teoria da gravitao." (Albert Einstein)

Talvez a mais forte evidncia a favor da veracidade da afirmao entre a igualdade das massas inercial e gravitacional encontre-se em um fato inicialmente observado por Galileu Galilei, e eternizado na famosa experincia da Torre de Pisa. Uma vez estabelecido um local onde haja um campo gravitacional conhecido, a exemplo um ponto na superfcie da Terra, verifica-se experimentalmente que TODOS os objetos caem, quaisquer que sejam as suas massas, materiais constituintes ou volumes, quando soltos em queda livre a partir de um mesmo ponto, exatamente com a MESMA acelerao. Conforme visto, se houvesse realmente alguma diferena entre massa gravitacional e massa inercial, um corpo que, a exemplo, apresentasse massa inercial razoavelmente maior do que sua massa gravitacional deveria, em seu processo de queda, apresentar uma acelerao mensuravelmente menor do que a que seria observada em um corpo no qual a massa gravitacional fosse maior que (ou pelo menos no to diferente da) sua massa inercial. Esta ltima ideia encontra enfronhada na citada frase de Einstein pois, associada os diversos materiais que compem o corpo humano, levaria a foras de contato entre os diversos sistemas do corpo quando este estivesse em queda livre. Tomemos a exemplo o sistema sseo e o sistema muscular. Caso as razes entre as massas inercial e gravitacional fossem diferentes nos dois sistemas, haveria obrigatoriamente uma fora de contato entre estas estruturas a fim de se manter a unicidade do corpo durante a queda. Sendo o nosso sentido de tato sensvel justamente a estas foras, estas fariam com que as pessoas "sentissem" a suas prprias quedas, fato que no , entretanto, observado. O Princpio da Equivalncia entre as massas inercial e gravitacional guarda uma ntima relao com o Princpio da Equivalncia de Einstein, ponto de partida para a construo de uma teoria de gravitao covariante em relao a qualquer referencial: a Relatividade Geral. Uma vez estabelecida a equivalncia entre massa inercial e massa gravitacional, o termo massa, dentro da dinmica newtoniana, passa a representar, de forma implcita, o termo mais adequado situao.

Um DC-9, da NASA, mergulhando. A NASA vale-se da igualdade entre as massas gravitacional e inercial para simular, aqui na Terra, um ambiente de gravidade "nula" (tambm conhecido com estado de imponderabilidade).

[editar] Conservao da Massa em Mecnica Clssica

No mbito da mecnica clssica considera-se que a massa, uma propriedade da matria, constante, no podendo ser criada e nem destruda, apenas transportada. Diversas leis, a exemplo das leis de Newton e de Lavoisier (massa dos reagentes igual a massa dos produtos), tomam partido desse fato que, mantidas as fronteiras impostas pela mecnica clssica, mostra-se plenamente verdico no cotidiano. Entretanto a ideia de conservao e de associao entre massa e matria falha de forma considervel em outros campos que no o da mecnica clssica, e em reas sujeitas s leis da fsica de partculas, da mecnica quntica e da relatividade, esta acaba substituda ("englobada") por uma lei mais fundamental, a lei da conservao de energia. Nestas reas massa mostra-se equivalente energia, e a equao E=mc tornase indispensvel para estabelecer-se a citada lei de conservao.

[editar] Massa no mbito da Relatividade


Ver artigo principal: Relatividade

[editar] Relatividade Restrita


(1) "As leis dos fenmenos eletromagnticos, bem como as leis da mecnica, so as mesmas em todos os sistemas de referncias inerciais, apesar de estes sistemas se moverem uns em relao aos outros. Consequentemente, todos os referenciais inerciais so completamente equivalentes para todos os fenmenos." (2) "A velocidade da luz no vcuo independe do movimento do observador e do movimento da fonte" Conforme encontrados em Fsica Quntica (Eisberg, Robert et. al.) [10] [11] , os postulados da Relatividade Restrita parecem simples. Entretanto esta simplicidade esconde um intrincado conjunto de ideias e fatos que, derivados de inconsistncias entre as teorias da mecnica clssica e do eletromagnetismo clssico, e de inconsistncias, o que bem mais srio, entre estas teorias e fatos experimentais ento estabelecidos, culminaram com a necessidade de uma nova proposta para a compreenso da dinmica da matria (e energia). A simplicidade dos postulados esconde tambm consequncias em verdade nada simples e que fogem bem ao senso de mundo que temos normalmente. Fatos como dilatao do tempo, contrao do espao, e uma nova "definio" de massa encontramse bem distantes da percepo de mundo de um "simples mortal". [editar] Massa de Repouso Ao ser elaborada a relatividade restrita acabou herdando vrios dos conceitos antes existentes em mecnica clssica, o que faz sentido visto que a mecnica clssica foi um paradigma para a dinmica que perdurou por quase trezentos anos sem encontrar qualquer evidncia experimental que no fosse condizente com sua proposta, sendo portanto uma teoria para a dinmica que se ajusta plenamente aos fatos observveis do "mundo em que vivemos", e dentro de certos limites plenamente vlida ainda hoje. Qualquer nova teoria dinmica que pretenda estender a compreenso at ento fornecida pela mecnica clssica dever portanto necessariamente apresentar resultados que concordem com os por ela fornecidos quando dentro dos limites de sua validade, ou seja, em um mundo macroscpico e de baixas velocidades quando comparadas da luz.

A mais importante herana recebida pela relatividade restrita da mecnica clssica o conceito de referencial inercial sobre o qual esta nova teoria tambm se estabelece, sendo a relatividade restrita, portanto, uma teoria ainda no completamente covariante. Tal covarincia geral s ser alcanada no mbito da Relatividade Geral. Na sequncia, uma segunda herana direta da mecnica clssica e que se traduz dentro da relatividade restrita por massa de repouso m0 o conceito clssico de massa inercial, sendo esta definida dentro da relatividade restrita como a massa medida para um objeto quando este se encontre em repouso em relao ao referencial inercial a partir do qual se estabelece a medida, ou seja, com velocidade praticamente nula e assim completamente desprezvel quando comparada da luz - condio que implica o limite de validade da mecnica clssica. Assim: a massa de repouso m0, apesar de constituir um conceito com validade global dentro da teoria relativstica, a massa de um objeto estabelecida em condies que, dentro da mecnica relativstica, impliquem tambm a validade da mecnica clssica e de seu conceito de massa inercial, sendo esta ento definida como igual massa inercial clssica estabelecida para o corpo: m0 = m. No mbito da relatividade restrita a massa de repouso (ou simplesmente massa) de uma partcula ou sistema pode ser obtida atravs da expresso:

onde E a energia total do sistema, P o momento total do sistema e c a velocidade da luz. [editar] Massa relativstica
[editar] Definio

Lanamento do nibus espacial Atlantis: apesar da relatividade ter estendido a nossa viso do universo, os clculos que permitem o lanamento e o domnio do espao so basicamente clculos que envolvem mecnica clssica. A relatividade restrita, sendo uma nova teoria sobre dinmica, estabeleceu novas regras que substituram as Leis de Newton quando fora do limite clssico, e foram elaboradas,

conforme discutido, de forma que se reduzissem a elas quando nos limites onde a mecnica clssica vale. Estas novas leis, mais abrangentes, foram tambm estabelecidas de forma a tornar no s a dinmica da matria como tambm as leis da dinmica da energia invariantes mudana de referencial, leis ltimas expressas por um conjunto de equaes que constituem ainda hoje o pilar fundamental da teoria eletromagntica clssica, as Equaes de Maxwell .[12] Dentro deste contexto, nos limites onde as leis da mecnica no valem, o conceito clssico de momento ( ) no se mostra mais associado a uma lei de conservao, e a elaborao de um novo conceito de momento condizente com as leis da relatividade restrita e tambm com a existncia de uma lei de conservao associada levou definio do que se denomina momento relativstico. O momento relativstico P, que satisfaz conforme definido citada lei de conservao, definido por:

Comparando-se estas e vrias outras equaes da dinmica relativstica com as respectivas equaes da dinmica clssica, tem-se a intuio que se pode derivar as leis da dinmica relativstica substituindo a massa inercial m nas equaes para a mecnica clssica pelo que se convencionou chamar massa relativstica :

onde representa a velocidade da partcula em relao ao referencial (inercial) de anlise, e mo, a massa de repouso antes definida. Na equao para a massa relativstica vemos que esta massa explicitamente dependente de sua velocidade, e, visto que maiores valores de velocidade nesta equao implicam maiores valores para a massa relativstica, indo esta ao infinito no limite que a velocidade do objeto iguala-se velocidade da luz C, no incomum encontrar-se pessoas ligadas rea cientfica dizendo que "a massa aumenta a altas velocidades". O fato que, apesar de intuitivo - e de muitas das vezes levar a analogias que podem mostrar-se vlidas - uma simples substituio da massa inercial clssica pela massa relativstica leva, na maioria das vezes a resultados completamente falsos. Vejamos o que ocorre com a fora e com a equao de Newton nesta perspectiva. A relatividade "herda" a definio de fora em sua forma mais abrangente que, junto com a definio do momento relativstico, resulta:

Notoriamente a fora que se observa atuando em um corpo que se move com uma velocidade no pode ser derivada pela simples substituio da expresso da massa relativstica na lei da dinmica de Newton F=ma. A fora na mecnica relativstica

apresenta duas componentes: uma condizente com a "proposta" de massa relativstica, paralela acelerao apresentada pelo corpo, e outra, que nos diz que h tambm fora na direo da velocidade do objeto, termo que no condiz com a "proposta" e to menos com a mecnica clssica. Outra incoerncia associada definio de massa relativstica pode ser obtida quando esta substituda na Lei da Gravitao de Newton. Conforme estruturada, a dinmica da relatividade restrita estabelece a dinmica dos corpos e energia apenas em situaes completamente isentas de campos gravitacionais, e uma equao para a lei da gravitao no figura dentro do mbito da relatividade restrita. A associao de uma teoria de gravitao da relatividade restrita nos leva diretamente relatividade geral. Assim, conforme traduo do expresso em Classical Daynamics (Thornton et. al), "Ns preferimos nos reter o conceito de massa como uma grandeza invariante, uma propriedade intrnseca dos corpos. O uso dos dois termos, massa de repouso e massa relativstica, hoje considerado obsoleto. Portanto nos sempre iremos nos referir apenas ao termo massa, o qual equivale massa de repouso. O uso da massa relativstica geralmente conduz a erros ao se usar expresses clssicas." [13]
[editar] Massa transversal e longitudinal?

Os conceitos de massa longitudinal e massa transversal [14] derivam diretamente ao conceito de massa relativstica, e assim esto sujeitos s mesmas restries quanto a serem conceitos confusos e fora de moda. Ao explicitar-se a acelerao em funo da fora na relatividade restrita obtm-se a seguinte expresso para a acelerao:

Esta expresso mostra que de forma geral a acelerao de um partcula depende do ngulo entre a fora e a velocidade, e geralmente no tem a direo e o sentido da fora. Entretanto h dois casos em que a fora tem a mesma direo da acelerao, fornecendo algo parecido com a forma clssica de Newton: - Quando a fora paralela velocidade. Neste caso temos, aps algumas operaes:

e a igualdade direita define o que se convencionou chamar massa longitudinal ml uma medida da "inrcia" deste corpo - mas apenas nas condies em que a fora mostre-se estritamente paralela velocidade. - Quando a fora perpendicular velocidade. Neste caso temos, aps algumas operaes:

e a igualdade esquerda define o que se convencionou chamar massa transversal mt , uma medida da "inrcia" do corpo neste caso em especfico. Se o conceito de massa relativstica j confuso, estes, restritos situaes especficas dentro do mesmo contexto tambm no se mostram menos complicados, e o uso de tais grandezas no encontra apoio nos dias de hoje, se que j o teve. [editar] Conservao da Massa Energia

Equivalncia entre massa e energia: em situes onde a mecnica clssica deixa de ser vlida a lei clssica da conservao da massa deve ser substituda por uma lei mais geral, a lei da conservao da massa-energia. A mecnica relativstica tambm herda, alm dos j falados, dois outros conceitos bem intuitivos da mecnica clssica: o conceito de trabalho T de uma fora, classicamente definido por: , e que, em mecnica clssica, conduz definio T = F.X.cos - vlida quando se tem uma fora F constante formando sempre o mesmo ngulo com o deslocamento - e o teorema da equiparao entre trabalho e variao da energia cintica, K = T. A fim de se ter uma energia cintica relativstica condizente com o teorema da equivalncia citado, devemos inserir a fora relativstica na equao que define trabalho, o que, aps alguns clculos no muito avanados (para quem sabe um pouco de clculo integral e diferencial - ver Eisberg et.al, Fsica Clssica), fornece:

Mostra-se tambm, sem muita complicao, que no limite onde a velocidade v da partcula negligencivel perto da velocidade c da luz, a equao da energia cintica relativstica se reduz equao da energia cintica clssica .

A equao da energia cintica relativstica, assim definida, uma equao em que h duas parcelas, um dependente de velocidade V do lado esquerdo, e uma independente de V, fixa uma vez conhecida a massa inercial da partcula, do lado direito: K = E(V) E'(0). Transpondo os termos temos E(V) = K + E'(0), e lembrando que a energia total de uma partcula a soma entre sua energia cintica e demais tipos de energia que esta possui, a intuio nos leva diretamente concluso que o termo

deve ser interpretado como a energia relativstica total da partcula. Quando a velocidade da partcula nula, sua energia total vale, assim: E(0) = moC2 que a famosa equao de Einstein para a equivalncia entre massa e energia. A validade desta equivalncia entre massa de repouso e energia de repouso no contexto da relatividade restrita encontra suporte experimental em uma srie de eventos que vo desde a produo e aniquilao de pares de partcula-antipartcula, onde massa de repouso claramente convertida em energia pura (radiao eletromagntica: raios gama), at reaes nucleares onde a converso de massa de repouso em energia responsvel por manter reatores funcionando, e tambm por permitir que se construam bombas muito pequenas perto do seu imenso poder de destruio (bombas nucleares). A energia relativstica tambm obedece, como de se esperar, a uma lei de conservao: a lei da conservao da massa-energia no contexto da relatividade restrita.

[editar] Relatividade Geral


Ver artigo principal: Relatividade

Princpio da equivalncia: em Relatividade Geral a queda livre em um objeto em um campo gravitacional entendida como um movimento que se realiza em ausncia de fora. No mbito da Relatividade Geral a queda livre de uma partcula em um campo gravitacional entendida como um movimento que se realiza em ausncia de fora. A fora neste contexto a causa de desvios nesta trajetria de queda livre. Associada fora, medindo a oposio da partcula a mudanas na sua trajetria de queda livre, temos a massa inercial da partcula. As trajetrias das partculas em queda livre so linhas retas - de forma mais rigorosa geodsicas - no espao-tempo. Estas trajetrias so dependentes apenas das posies e velocidades iniciais das partculas em queda livre, mostrando-se completamente independentes de propriedades inerentes como as massas ou as dimenses destas (o princpio da equivalncia). Em funo do espao-tempo no ser plano, as projees das geodsicas associadas sobre o espao tridimensional ao qual estamos habituados normalmente no fornecem trajetrias retas e sim trajetrias quase sempre "curvas", a exemplo trajetrias parablicas, neste mundo tridimensional onde espao e tempo so entendidos como separados. A origem dos campos gravitacionais na equao fundamental da Teoria da Relatividade Geral encontra-se o tensor de energia-momento, ou seja, nas densidades e fluxos de energia e momento. Uma vez que a energia de uma partcula em repouso associa-se diretamente sua massa (inercial), as massas dos corpos em repouso so "fontes" de campos gravitacionais. Sendo o movimento da fonte do campo gravitacional desprezvel e sendo a velocidade do objeto em queda livre bem pequena quando comparada velocidade da luz, tem-se no limite a validade da lei da gravitao de Newton: a massa do corpo confunde-se com a massa gravitacional clssica. Assim tem-se o princpio da equivalncia. Entretanto h excees: para corpos com alta densidade de energia (luz como partcula) este argumento no vlido: a gravidade nas proximidades do sol mostra-se duas vezes maior do que a que seria esperada pela Gravitao de Newton sob mesmo princpio.[15] O conceito de massa na Teoria Geral da relatividade em verdade bem mais complexo do que o encontrado na sua verso restrita. De fato, a Teoria Geral da Relatividade no oferece uma definio simples do termo massa, mas oferece diferentes definies aplicveis cada qual em circunstncias especficas diferentes, a exemplo as massa "ADM" e "Komar" ..[16] E existem situaes claras dentro da Teoria Geral onde no h como se estabelecer um conceito aceitvel para massa. Em suma, no h um conceito de massa que se mostre completamente covariante dentro da Teoria Geral da Relatividade.

[editar] Massa no mbito da mecnica Quntica


Dentro dos limites onde no s a granulosidade da matria como tambm a quantizao nos processos de troca de energia mostram-se relevantes, as leis da teoria clssica deixam muito a desejar quando o objetivo explicar os fenmenos naturais que nele ocorrem, e em primeira instncia a teoria da mecnica quntica no relativstica torna-se a teoria responsvel por nos fornecer as ferramentas adequadas para a correta

compreenso dos fenmenos naturais observveis dentro destes limites. A mecnica quntica no relativstica uma extenso da mecnica clssica para o mundo microscpico com dimenses comparveis s dos tomos. Esta teoria, cujas origens remontam ao ano de 1900 com os trabalhos de Max Planck, pode ser rapidamente sintetizada na Equao de Schrdinger, equao que exerce na teoria quntica papel similar equao fundamental da dinmica dentro da mecnica clssica. Com a devida ressalva sobre o conceito de partcula no mbito da teoria quntica, a qual nos leva diretamente ao princpio da complementaridade de Niels Bohr, na equao de Schrdinger figura uma massa, essencialmente a massa inercial da partcula, herana direta da mecnica clssica. Em consequncia, no escopo da mecnica quntica no relativstica a massa a mesma massa inercial, clssica, da partcula. No que se refere associao entre massa inercial e gravitacional, no mundo quntico o conceito de massa gravitacional tornam-se completamente sem sentido visto que a ordem de grandeza das massas no mundo atmico leva a valores extremamente pequenos - completamente desprezveis e realmente desprezados - para as foras gravitacionais entre dois entes neste mundo microscpico. Para a descrio correta do tomo de hidrognio a expresso para a energia potencial eltrica de interao entre o prton e o eltron indispensvel na equao de Schrdinger, mas em nenhuma literatura esta aparecer ao lado de sua equivalente gravitacional. Para a descrio de fenmenos que envolvam altas velocidades (se comparadas s da luz) ou elevados nveis de energia - a exemplo espalhamento de raios X pela matria - a mecnica quntica ganha uma verso relativstica, e neste caso nas equaes associadas, entre elas a equao de Klein-Gordon, figura o conceito de massa de repouso da partcula. O uso do conceito de massa relativstica herda as mesmas restries j consideradas na definio desta neste artigo, sendo suprimido pelo uso do conceito de energia total da partcula. Em certas situaes a massa mostra-se muitas vezes medida atravs de um comprimento de onda, diretamente associado ao comprimento de onda de um fton cuja energia seja a mesma da energia de repouso da partcula. Seguindo esta associao, para eltrons tem-se a massa quntica do eltron, o seu comprimento de onda Compton, que pode ser determinada por vrias formas de espectroscopia e encontra-se intimamente relacionada constante de Rydberg, o raio de Bohr, e o raio clssico do eltron. A massa quntica de objetos maiores pode ser diretamente medida pela balana de watt.[17]

[editar] Conceitos de Massa em Sistemas Especficos


[editar] Massa reduzida

Massa Reduzida: o problema da gravitao de dois corpos em torno do respectivo centro de massa pode formalmente ser convertido em um problema de corpo nico com "massa reduzida" - gravitando em torno de um referencial (inercial) situado onde se encontrava o outro corpo, este ltimo substitudo por um campo de fora central adequado. Geralmente estabelecido dentro do mbito da gravitao mas tambm vlido em outras situaes similares, o conceito de massa reduzida surge a partir de resultados matemticos associados anlise da dinmica de dois corpos com massas m1 e m2 que, devido interao gravitacional entre eles, gravitam mutuamente o centro de massa do sistema que constituem. A anlise clssica deve ser feita a partir do centro de massa ou de outro referencial inercial equivalente, e a rigor no pode ser estabelecida com base em um referencial fixo em um dos corpos, pois estes no constituem referenciais inerciais vlidos. So necessrios portanto seis grandezas, a saber as componentes dos vetores e que localizam os dois corpos a partir do referencial inercial escolhido.[18] Entretanto, sob certas condies, que incluem a dependncia da funo energia potencial U associada ao sistema apenas com o mdulo do vetor que localiza uma das massas em relao outra, condies geralmente satisfeitas por tais sistemas gravitacionais constituindo um sistema isolado, a anlise pode ser feita a partir de qualquer referencial inercial mediante o conhecimento do vetor que localiza o centro de massa do sistema em relao ao referencial escolhido e do vetor que localiza uma das massas em relao outra. Escolhendo-se, sem perda de generalidade, o centro de massa como referencial ( ), os clculos podem ser feitos com base apenas em trs grandezas, a saber as componentes do vetor que localiza uma massa em relao outra (o vetor ). Nestas condies, o problema formalmente reduzido, sendo matematicamente anlogo, ao problema da anlise do movimento de um nico corpo que se mova sob influncia de um campo central - campo este diretamente associado funo energia potencial e origem do referencial inercial assumido - e que tenha massa determinada atravs da expresso:

Esta massa conhecida por massa reduzida do sistema formado pelas massas m1 e m2.

Assim, a anlise do sistema Terra-Lua pode ser feita a partir de um referencial com origem no centro na Terra desde que Lua seja atribuda a massa reduzida associada ao sistema Terra-Lua. O emprego do conceito de massa reduzida no se restringe ao problema clssico citado, figurando tambm em reas como eletromagnetismo e fsica quntica, a exemplo no estudo dos tomos e na definio da "Constante de Rydberg para um ncleo de Massa M".[19]

[editar] Massa efetiva


[editar] Eltrons e "buracos" em cristais

Massa Efetiva: quando eltrons tentam se mover no interior de cristais com certos valores de energia e momento, o fenmeno de ressonncia que desencadeado leva a uma inibio imediata destes estados energticos, e portanto existncia de bandas de energia proibidas no cristal. A proximidade resonncia leva a enormes desvios no valor da massa efetiva dos eltrons. Ao se discutir o comportamento de partculas que se movem dentro de estruturas que lhe impem potenciais peridicos ao longo de seu movimento conveniente introduzir o conceito de massa efetiva. Esta situao tpica dentro de fsica do estado slido, onde a maioria dos efeitos eltricos de interesse decorre do alto padro de simetria encontrado nos cristais semicondutores - a exemplo silcio ou arsenieto de glio - e da quebra proposital desta simetria - a exemplo atravs da introduo de pequenas quantidades de elementos especficos - os dopantes - na rede. A introduo da massa efetiva tem um considervel valor terico pois dentro dos cristais semicondutores a ausncia de um eltron introduzida por um dopante com valncia inferior requisitada pela rede - a exemplo glio em cristal de silcio - gera um "buraco", que efetivamente funciona como uma partcula positiva - um portador de carga que tambm contribui para a produo de corrente eltrica - e que, apesar de ter uma massa real nula ( literalmente um buraco - a falta de um eltron), move-se dentro da rede e sob ao de

campos (foras) externos como se fosse uma partcula com massa real igual sua massa efetiva. A origem da massa efetiva encontra-se no comportamento dual da matria no mundo quntico, sendo os movimentos das partculas dentro dos cristais melhor descritos por ondas de matria do que pelo clssico movimento de partculas em si. Quando se movem com determinadas velocidades (momentos) dentro da rede que lhes conferem comprimentos de onda de De Broglie prximos ou iguais aos dos parmetros de rede ou da periodicidade da rede na direo de seus movimentos - a interao entre estas partculas e as barreiras peridicas impostas pelos ons do cristal, ou seja, entre estas partculas e o cristal como um todo, aumentam consideravelmente. Ocorre um fenmeno de ressonncia entre a partcula que se move e a rede, e nestas condies o cristal todo se ope consideravelmente ao movimento do eltron com aquela determinada energia e momento. A tentativa de se aumentar a energia da partcula quando prximo a esta situao, digamos atravs da aplicao de um campo eltrico externo - de uma fora externa - pode inclusive levar a uma resposta muito mais intensa da rede cristalina sobre esta partcula, que ao invs de realmente acelerar no sentido da fora externa aplicada, acaba acelerando em sentido contrrio ao desta: fala-se ento em massa efetiva negativa, pois, em acordo com o senso clssico da lei de Newton, a aplicao da fora externa partcula causou uma acelerao no sentido contrrio ao da fora aplicada. Para situaes em que o momento e a energia das partculas impliquem comprimentos de onda de De Broglie com valores bem diferentes dos comprimentos impostos pela periodicidade da rede, as massas efetivas tm valores praticamente iguais aos das massas reais destas partculas. As situaes de ressonncia para determinadas energias levam existncia de bandas de energias proibidas para as partculas dentro dos cristais. As bandas permitidas traduzemse como as conhecidas camadas eletrnicas (K, L, M, etc.) dentro do estudo da qumica e fsica, e so bem visveis em um diagrama de relao de disperso para estas partculas quando em um determinado cristal. Um exemplo ilustrativo encontra-se na figura ao lado. Repara as regies onde a massa efetiva negativa. Em termos da relao de disperso mostrada como exemplo, a massa efetiva de uma partcula na rede cristalina definida como:

A massa efetiva liga-se curvatura da relao de disperso: "boca" para cima implica massa efetiva positiva, "boca" para baixo, massa efetiva negativa. Na transio, a massa efetiva nula.[20] A situao representada na figura unidimensional e portanto simplificada. Os cristais so geralmente tridimensionais, e quando necessria ao tratamento formal destes, a massa efetiva assume a forma de um tensor:

Maiores detalhes sobre esta definio e sobre fenmenos de transporte associados a eltrons e buracos em cristais tridimensionais fogem ao escopo deste artigo, mas sendo de interesse do leitor estes podem facilmente ser encontrados na literatura especializada.
[21]

[editar] Os modelos para o ncleo atmico

Bomba nuclear de "exatos" 1 quiloton: apesar de j possuirmos grande compreenso e domnio dos fenmenos diretamente ligados ao ncleo, ainda no dispomos de um nico modelo capaz de fornecer uma explicao completa do ncleo atmico. No estudo da fsica nuclear no se tem ainda um modelo completamente coerente com todas as informaes experimentais disponveis, e alguns modelos concorrem lado a lado - no velho estilo da complementaridade, a citar o modelo da gota lquida, o do gs de Fermi, o de Camadas e o Coletivo - para a compreenso do ncleo como parte integrante da matria. No modelo do Gs de Fermi a modelagem a mesma que a encontrada para um gs de eltrons, e nele cada nucleon do ncleo se move em um potencial efetivo atrativo, de valor mdio essencialmente constante, criado pelos demais nucleons com o qual interage. Este potencial apresenta uma profundidade constante Vo dentro de um raio equivalente ao do ncleo, e reduz-se imediatamente a zero fora destas dimenses. Com base em trabalhos experimentais para nucleons em diversas energias dentro do ncleo, evidenciou-se que no se poderia a rigor tratar o potencial Vo como constante, pois este apresenta variaes lentas e aproximadamente lineares com as energias dos nucleons. Em vista destes dados experimentais, optou-se por um tratamento onde Vo permanecesse essencialmente constante, e as massas dos nucleons sofressem as correes necessrias para tornar o modelo condizente com os dados experimentais, havendo assim uma massa efetiva no modelo do Gs de Fermi em moldes essencialmente anlogos massa efetiva de eltrons e buracos em cristais.

Dentro dos modelos atmicos h outras definies diretamente associadas massa, como o conceito de "massa semi-emprica", existente dentro do modelo de Gota Lquida para o ncleo, e com validade geral o conceito de "defeito de massa", que retrata o quanto menor a massa de um ncleo resultante da fuso de dois outros quando comparado soma das massas dos ncleos que lhe deram origem. O "defeito de massa" facilmente compreensvel, sendo composto por uma nica parcela que retrata, em acordo com a equao da equivalncia massa-energia (E = MC2), a energia que liberada na fuso dos ncleos pais e que se traduz como uma reduo da massa no ncleo filho. J na equao de massa, que fornece a massa semi emprica no modelo de Gota Lquida, encontram-se seis parcelas, cada uma responsvel por considerar a influncia de um dado parmetro fsico relevante na determinao de uma massa efetiva dentro deste modelo, havendo um termo associado massa de repouso dos ncleons isolados, um termo de volume proporcional ao nmero de massa A, um termo de superfcie proporcional a A2/3, um termo coloumbiano proporcional a Z/A1/3, um termo de assimetria proporcional a (Z-A/2)/A onde Z o nmero atmico e um termo de emparelhamento, geralmente proporcional a A1/2, que pode ser aditivo, nulo, ou subtrativo, sendo este subtrativo quando Z e N so ambos pares e aditivo se Z e N so ambos mpares. Assim, a frmula da massa semi-emprica no modelo da Gota Lquida, com resultado expresso em unidades de massa atmica (u), : MZA = [1,007825Z + 1,008665(A Z)] a1A + a2A2 / 3 + a3Z2A1 / 3 + a4(Z A / 2)2A 1 + ( 1,0, + 1)a5A 1 / 2 onde os termos a1 a a5 so empiricamente obtidos a partir dos dados experimentais. Um conjunto capaz de fornecer bons resultados obtido quando estes termos de proporcionalidade valem respectivamente (0,01691; 0,01911; 0,000763; 0,10175; 0,012). Maiores detalhes sobre os modelos nucleares fogem ao escopo deste artigo, e para maiores informaes sobre defeito de massa, massa semi-emprica e outros conceitos de massa dentro dos modelos nucleares sugerimos a leitura de bibliografia especializada.[22]

Referncias
1. Introduo parcialmente traduzida da verso inglesa deste artigo na Wikipdia anglfona. 2. Uma srie com dois artigos apresentando no s as definies, mas tambm uma viso histrico-evolutiva dos vrios conceitos de massa, pode ser encontrada na Revista Brasileira de Ensino de Fsica, vol. 15, 1983. [1], [2] 3. A quantidade de matria uma grandeza distinta da massa e que tem por unidade o mol. , juntamente com a massa, uma das sete unidades base do Sistema Internacional de Unidades. A quantidade de matria especifica a quantidade numrica de entidades elementares, a saber tomos, molculas, ons, eltrons, e outros, existentes em uma amostra. 1 Mol equivale a aproximadamente 6,02x1023 elementos, e 1 mol de eltrons tem uma massa muito inferior a de um mesmo mol de prtons.

4. Um tratamento terico rigoroso (e matemtico) associado s leis de conservao tanto clssicas como relativsticas e tambm ao estudo destas teorias dinmicas encontrado em Classical Mechanics (Goldstein, Herbert). 5. Para uma leitura no muito extensa sobre o Sistema Internacional de Unidades e sobre as unidades fundamentais (quilograma, metro e segundo), consulte Fsica 1- 4 a edio (Halliday, Resnick, Krane), cap. 1. 6. A definio de massa inercial e uma introduo s Leis de Newton podem ser encontradas em Fsica 1 - 4a edio (Halliday, Resnick, Krane), cap. 5 (e outros). 7. Para uma breve discusso sobre a equivalncia das massas inercial e gravitacional, sobre as comprovaes experimentais da mesma, sobre princpio da equivalncia e sobre suas associaes com a relatividade geral, consulte: Fsica 2 - 4 a edio (Halliday, Resnick, Krane), cap. 16(-4). 8. Uma introduo ao estudo dos movimentos ondulatrios e oscilatrios bem como ao estudo dos pndulos simples - mediante a apresentao da equao para o perodo T de um pndulo - pode ser encontrado em: Fsica - ensino mdio - Vol. 2 (Mximo, Antnio; Alvarenga, Beatriz), cap. 16 e Apndice D 9. O artigo original de Etvs encontra-se publicado em Annalen der Physik vol. 68, 1922. 10. Uma introduo formal Teoria da Relatividade Restrita pode ser encontrada em Fsica Quntica - tomos, Molculas, Slidos, Ncleos e Partculas (Eisberg;Resnick), Apndice A 11. Para uma introduo Teoria da Relatividade Restrita consulte tambm: Fsica 2 - 4 a edio (Halliday, Resnick, Krane), cap. 21. 12. A origem do desenvolvimento da Relatividade Restrita associa-se diretamente a incompatibilidades tericas entre a mecnica newtoniana e a teoria clssica do eletromagnetismo. Visto que as equaes de Maxwell no se mostram covariantes em relao s transformaes de referencial galileanas adotas na mecnica clssica, a introduo da transformada de Lorentz como regra para mudanas de reverencial capazes de manter a covarincia das equaes de Maxwell leva Relatividade Restrita como teoria covariante para a dinmica da matria e energia eletromagntica. Para uma viso mais detalhada da Relatividade Restrita como teoria dinmica associada s leis do eletromagnetismo, consulte: Introduction to Eletrodynamics - Third Edition (Griffths). 13. Conforme traduo do texto encontrado em Classical Dynamics of Particles and Systems (Thornton;Marion) seo 14.7, pgina 555 14. Encontram-se referncias sobre o conceito de massas transversal e longitudinal na verso alem do presente artigo na Wikipdia de 8 de junho de 2009 e na Revista Brasileira de ensino de Fsica, vol. 15 - 1983[3] [4] 15. Conforme traduzido da verso alem (Masse) de 6 de junho de 2009 - 10:52 UTC 16. Para maiores informaes sobre massa no mbito da Relatividade Geral (em ingls), consulte: "Mass in general relativity" na verso inglesa da Wikipdia. 17. Massa quntica: conforme traduo da verso anglfona deste artigo (Mass) na Wikipdia. 18. Para maiores informaes sobre massa reduzida favor consultar Classical Dynamics of particles and Systems (Thornton;Marion), cap. 8.

19. Para maiores informaes sobre a constante de Rydelberg e sobre emprego de massa reduzida no estudo dos tomos consulte: Fsica Quntica - tomos, Molculas, Slidos, Ncleos e Partculas (Eisberg;Resnick), Cap. 4 (seo 7) entre outros. 20. Para maiores detalhes sobre massa efetiva consulte Fsica Quntica - tomos, Molculas, Slidos, Ncleos e Partculas (Eisberg;Resnick), cap. 13 21. Para um tratamento (matemtico) formal sobre massa efetiva, fenmenos de transporte e bandas de energia em slidos cristalinos tridimensionais, consulte: SolidState Physics - An introduction to Theory and Experiment (Ibach;Lth) Cap. 9, entre outros. 22. Para maiores informaes sobre massa efetiva, defeito de massa, massa semi-empirica bem como sobre os diversos modelos atmicos para o ncleo, consulte Fsica Quntica - tomos, Molculas, Slidos, Ncleos e Partculas (Eisberg;Resnick), cap. 15 e 16.

[editar] Bibliografia
[editar] Em portugus

Halliday, David; Resnick, Robert; Krane, Kenneth S.. Fsica (volumes 1,2, 3 e 4). Rio de Janeiro: Resnick, Robert; Eisberg, Robert. Fsica Quntica. tomos, Molculas, Slidos, Ncleos e partculas. Rio de Janeiro: Mximo, Antnio; Alvarenga, Beatriz.. Fsica - ensino mdio (vol. 1,2 e 3). So Paulo: Revista Brasileira de Ensino de Fsica - Vol. 15 - nos 1 a 4 - 1993 - pag. 110. O conceito de Massa. I. Introduo Histrica. Valadares, Jos Antnio. (http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol15a13.pdf) Revista Brasileira de Ensino de Fsica - Vol. 15 - nos 1 a 4 - 1993 - pag. 118. O conceito de Massa. II. Introduo Histrica. Valadares, Jos Antnio. (http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol15a14.pdf) Wikipdia, A Enciclopdia Livre: Artigo(s) anterior(es) na Wikipdia lusfona.

[editar] Em ingls

Goldstein, Herbert. Classical Mechanics Second Edition. Columbia University, Massachusets: Marion, Jerry B.; Thornton, Stephen P.. Classical Dynamics of Particles and Systems (4 ed.). Philadelphia: Griffiths, David J.. Introduction to Eletrodynamics Thirth Edition. New Jersey: Ibach, Harald; Lth, Hans. Solid-State Physics: An introduction to theory and Experiment.. New York:

Wikipedia, The Free Encyclopedia: Mass (last modified on 8 June 2009 at 08:28). [5] Mass in general relativity (last modified on 18 May 2009 at 01:21)[6]

[editar] Em outras lnguas


R.V. Etvs et al., Ann. Phys. (Leipzig) 68 11 (1922) Wikipedia, Die Freie Encyclopedie: Masse (Physik) (6. Juni 2009 um 10:52) [7]

[editar] Ver tambm


Unidades de massa Unidade de massa atmica Massa atmica Massa molecular Massa especfica Matria Transferncia de Massa Princpio da equivalncia Fora

Para outras acepes do vocbulo massa: Massa (desambiguao) Para maiores informaes sobre energia:

[Esconder]
ve

Ao e Reao
Sabemos que fora fruto da interao, ou seja, uma fora atuante em um corpo representa a ao que este corpo recebe de um outro corpo.

Isaac Newton percebeu que toda ao estava associada a uma reao, de forma que, numa interao, enquanto o primeiro corpo exerce fora sobre o outro, tambm o segundo exerce fora sobre o primeiro. Assim, em toda interao teramos o nascimento de um par de foras: o par ao-reao.

Lei da Ao e Reao
O Princpio da Ao e Reao constitui a Terceira Lei de Newton e pode ser enunciado assim: Se um corpo A aplicar uma fora sobre um corpo B, receber deste uma fora de mesma intensidade, mesma direo e sentido oposto fora que aplicou em B. Podemos observar essa troca de foras entre dois corpos, por exemplo, na coliso abaixo.

A fora que A exerce em B ( ) e a correspondente fora que B exerce em A ( ) constituem o par ao-reao dessa interao de contato (coliso). Essas foras possuem mesma intensidade, mesma direo e sentidos opostos. Ou seja:

Ao aplicarmos a terceira lei de Newton, no podemos esquecer que as foras de ao e reao: a) esto associadas a uma nica interao, ou seja, correspondem s foras trocadas entre apenas dois corpos; b) tm sempre a mesma natureza (ambas de contato ou ambas de campo), logo, possuem o mesmo nome (o nome da interao); c) atuam sempre em corpos diferentes, logo, no se equilibram. Exemplos de Interaes Observe a seguir os pares ao-reao de algumas bsicas interaes de campo e de contato.

Interaes de campo

Interaes de contato

Resumo Terceira Lei de Newton


"Para cada ao h sempre uma reao oposta e de igual intensidade." Fonte: www.fisica-potierj.pro.br

TERCEIRA LEI DE NEWTON


Quando dois corpos A e B interagem, se A aplica sobre B uma fora, esse ltimo corpo aplicar sobre A uma outra fora de mesma intensidade, mesma direo e sentido contrrio.

Ateno: importante ressaltar que ao e reao nunca se anulam, pois atuam sempre em corpos diferentes. A seguir, algumas situaes analisadas a partir dessa 3 lei de Newton.

Exemplo 1: Um indivduo d um soco numa parede. Exemplo 2: Um nadador impele a gua para trs com auxlio das mos e dos ps.

A reao da parede sobre sua mo


- ALGUMAS FORAS PARTICULARES: Apresentarei a seguir algumas das foras que aparecero com maior frequncia nos exerccios de dinmica. - Fora de reao normal N : a fora de contato entre um corpo e a superfcie na qual ele se apoia, que se caracteriza por ter direo sempre perpendicular ao plano de apoio. A figura abaixo apresenta um bloco que est apoiado sobre uma mesa.

- Fora de trao ou tenso T : a fora de contato que aparecer sempre que um corpo estiver preso a um fio (corda, cabo). Caracteriza-se por ter sempre a mesma direo do fio e atuar no sentido em que se tracione o fio. Na sequncia de figuras abaixo, representamos a fora de trao T que atua num fio que mantm um corpo preso ao teto de uma sala.

Se o fio for ideal (massa desprezvel e inextensvel), a fora de trao T ter o mesmo valor em todos os pontos. O fio ideal transmite integralmente a fora aplicada em um dos seus extremos. Na figura abaixo vemos um operador aplicando uma fora de intensidade 10 N, ao puxar um bloco. O fio, que ideal, transmite a fora integralmente ao bloco.

- Fora de atrito: Seja A um bloco inicialmente em repouso sobre um plano e apliquemos a esse corpo a fora F , como se v na figura. Verificamos que mesmo tendo sido aplicada ao corpo uma fora, esse corpo no se mover. Se isso ocorre, conclumos que sobre o mesmo estar agindo outra fora, de mesmo mdulo e em sentido oposto a F (figura abaixo). A essa fora denominaremos fora de atrito Fat. Podemos, a seguir, aumentar gradativamente o valor da fora F, a intensidade da fora de atrito tambm aumentou, de tal forma que a resultante das foras atuantes no bloco continuasse nula.

Mas a prtica nos mostra que, a partir de um determinado momento, o bloco passa a se deslocar no sentido da fora F . A interpretao desse fenmeno a seguinte: Embora a intensidade da fora de atrito possa aumentar medida que aumentamos a intensidade da fora solicitante F , a fora de atrito atinge um determinado valor mximo; a partir desse momento, a tendncia do bloco sair do repouso. O valor mximo atingido pela fora de atrito na fase esttica diretamente proporcional intensidade da reao normal N do bloco. Esse resultado, experimental, pode ser expresso na forma:

Nesta expresso, m e o coeficiente de atrito esttico entre o bloco e a superfcie. Uma vez atingido o valor mximo da fora de atrito, se aumentarmos a intensidade da fora F , o corpo entrar em movimento acelerado, no sentido de F . Nessa segunda fase, denominada dinmica, a intensidade da fora de atrito ser menor que o valor mximo da fora de atrito esttico e seu valor poder ser considerado constante para facilitar a resoluo de problemas. Caso o examinador, ao se referir existncia de atrito entre duas superfcies, no faa referncia explcita ao coeficiente de atrito dinmico ou esttico, deveremos considerar m e = m d .O grfico abaixo nos dar uma idia aproximada de como esta fora age.

obs. A fora de atrito (esttico ou dinmico) no depende da rea de contato entre as superfcies. Assim nas figuras abaixo, onde os dois blocos so idnticos e F tambm, as fora de atrito tanto em 1 como em 2, so iguais, apesar de as superfcies em contato serem diferentes.

No esquema da figura, vemos a montagem da chamada mquina de Atwood: dois corpos A e B, de massa mA e mB, ligados entre si por um fio (1) ideal que passa atravs da polia ideal P (sem atrito e massa desprezvel). O conjunto est preso ao teto por outro fio (2), tambm ideal. evidente que, para que o sistema adquira uma determinada acelerao a, ser necessrio que mA # mB; nesse caso, abandonando-se o sistema, este entrar em movimento, de tal forma que o corpo "mais pesado" descer, puxando o "mais leve" para cima.

Mquina de Atwood

Sendo inextensvel o fio, ambos os corpos iro deslocar-se com aceleraes de mesmo mdulo, porm em sentidos opostos. A soluo de problemas que envolvam tal tipo de montagem no exigir nada alm de isolar os corpos e analisar as foras que agem em cada um e finalmente equacionar atravs da 2 lei de Newton. Fonte: www.brasilescola.com

Potncia (1)
PROPRIEDADES DA POTENCIAO A potenciao, ou potncia, uma ferramenta til para simplificar clculos com nmeros grandes - foi, alis, desenvolvida com esse intuito, como mostra a histria da criao da potncia. Diz-se que a potenciao facilita os clculos matemticos principalmente graas s propriedades que ela tm. Veja:

Potncias de mesma base


A propriedade que Arquimedes que na multiplicao de potncias de mesma base, conservam-se as bases e somam-se os expoentes". Isto : 23 x 25 = 28 ou, numa frmula genrica:

Trata-se da propriedade fundamental da potncia. Dela se originariam todas as outras que conhecemos hoje.

Expoentes negativos
Oresmus, pensador do renascimento descobriu que, na tabela de potncia desenvolvida por Arquimedes, na srie de baixo (dos resultados das potncias), andando-se para a direita, os nmeros se multiplicam por 2. Logo, caso se ande no sentido inverso, para a esquerda, os nmeros de dividem por 2.

Multiplica-se por 2
n 2
n

1 2

2 4

3 8

4 16

5 32

6 64

7 128

Divide-se por 2

Ora se a tabela infinita para a direita, multiplicando-se sempre por 2, pode-se tambm caminhar infinitamente para a esquerda, dividindo-se sempre por 2. E a srie superior (dos expoentes), em expanso para a esquerda, tomaria o nmero zero e os nmeros negativos.

Multiplica-se por 2 N -5 1/16:2 2


n

-4 1/8:2 1/16

-3 1/4:2 1/8

-2 1/2:2 1/4

-1 1:2 1/2

0 2:2 1

1 4:2 2

2 8:2 4

3 16:2 8

4 32:2 16

5 64:2 32

6 128:2 64

1/32

Divide-se por 2

Generalizando, se a um nmero diferente de zero, ento:

Dessa propriedade, se origina a relativa diviso de potncias de mesma base: Se am dividido por an, a diviso pode ser entendida como uma multiplicao pelo inverso do divisor. Ento:

Dessa forma am: an = am. a-n, e, pela propriedade de Arquimedes, Oresmus resolve o problema da acumulao da diviso:

b) Propriedade da potncia da potncia: Tem-se uma potncia de uma potncia:

E generalizando:

Aqui Oresmus resolve o problema da acumulao na potncia, reduzindo-a multiplicao que uma operao mais simples. c) Propriedade dos expoentes fracionrios:

Se temos

, podemos decompor o expoente de a1. Ele o mesmo que a1/2+1/2 ou a

1/2

.a

1/2

Desta forma

ou seja

Oresmus construiu este raciocnio com diversas razes e com diversos expoentes para, ento, generalizar:

Com essa propriedade, Oresmus resolveu o problema da acumulao na raiz, reduzindo-a diviso que uma operao mais simples. As propriedades de Oresmus juntaram-se de Arquimedes. Com elas, o problema de "acumulao" nos clculos encontraram uma sada. Cada operao era redutvel, atravs dos expoentes a uma operao mais simples:

Operaes fundamentais A potenciao era redutvel multiplicao dos expoentes. A multiplicao era redutvel soma de expoentes.

Operaes inversas A raiz era redutvel diviso de expoentes. A diviso era redutvel subtrao dos expoentes.

Estava, pois, aberto o caminho para o princpio do mais rpido, mais simples e menos trabalhoso retomar o seu curso de desenvolvimento. Oresmus ainda tentou desenvolver mais as suas propriedades, incluindo nelas a questo dosEnsino Mdio

Potenciao
POR QUE TODO NMERO ELEVADO A ZERO UM? Antonio Rodrigues Neto* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Por que todo nmero elevado a zero igual um? A potenciao tem algumas propriedades que so as pistas para o entendimento dessa regra. Para comear, sabemos que a potenciao um caso especfico da multiplicao, no qual todos os fatores so iguais. Por exemplo: 2X2X2X2X2 3X3X3X3X3 Nessa condio, escrevemos o valor do fator e na sua parte superior, direita, um outro nmero que indica justamente quantas vezes o estamos multiplicando. Esse nmero que colocado na parte superior do fator conhecido como expoente. Essa forma facilita bastante a escrita: 2 X 2 X 2 X 2 = 24 3 X 3 X 3 X 3 X 3 = 35 As propriedades surgem espontaneamente a partir das operaes da multiplicao e da diviso com potncias. Para calcular (25) X (24), basta manter a base e somar os expoentes. Pode-se verificar isso pela prpria definio da potenciao: Em (2 X 2 X 2 X 2 X 2) X (2 X 2 X 2 X 2) multiplica-se o fator 2 nove vezes (2 9) e 4 + 5 = 9. Resumindo: (2<SUP)5< sup>) X (2<SUP)4< sup>) = 2 5 + 4 = (29).

Na situao inversa - de dividirmos em vez de multiplicarmos - temos (

):(

) que no caso igual a

que por sua vez

, isso equivale a subtrair os expoentes.

Dessa forma, no caso da diviso, se tivermos bases iguais, manteremos a base subtraindo o expoente do dividendo ou numerador pelo expoente do divisor ou denominador.

Para o nosso exemplo teremos (

):(

)=

a partir dessa ltima propriedade que se produz a conseqncia de que todo nmero elevado a zero igual a 1. Em diviso com potncias, em que as bases so iguais, teremos a diviso de dois nmeros iguais e um nmero dividido por ele mesmo resulta sempre na unidade.

Um exemplo: se tivermos como resultado.

observamos que o dividendo igual ao divisor e portanto a operao ter 1

Pela propriedade

e assim conclumos que

Poderemos experimentar bases com todos os tipos de nmeros - com a cautela de excluirmos o zero. Pelo fato de a regra ter se originado da diviso, e no esquecendo que um nmero nunca pode ser dividido por zero, a regra ficar mais precisa com o enunciado que todo o nmero diferente de zero elevado a zero ter como resultado o valor um.

ria de radiciao acaba ficando bem mais fcil se voc j viu o catulo de "Potenciao".
CAPTULOS ESTUDO

Potenci o 1.1 Proprie des Operat s 1.2 Conseq cias das opera 2 Radicia 3 Potnci de base DEZ 4 Fatora 5 Racion ao de fraes 6 Resu (frmu o) 7 Exercc Pot. e R

Radiciao
Potenciao de Radicais
Observando as potencias, temos que:

De modo geral, para se elevar um radical a um dado expoente, basta elevar o radicando quele expoente. Exemplos:

Diviso de Radicais
Segundo as propriedades dos radicais, temos que:

De um modo geral, na diviso de radicais de mesmo ndice, mantemos o ndice e dividimos os radicais: Exemplos:

Se os radicais forem diferentes, devemos reduzi-los ao mesmo ndice e depois efetue a operao. Exemplos:

Racionalizao de denominadores
Considere a frao: que seu denominador um nmero irracional. , obtendo Vamos agora multiplicar o numerador e o denominador desta frao por uma frao equivalente:

Observe que a frao equivalente

possui um denominador racional.

A essa transformao, damos o nome de racionalizao de denomindores. A racionalizao de denominadores consiste, portanto, na obteno de um frao com denominador racional, equivalente a uma anterior, que possua um ou mais radicais em seu denominador. Para racionalizar o denominador de uma frao devemos multiplicar os termos desta frao por uma expresso com radical, denominado fator racionalizante, de modo a obter uma nova frao equivalente com denominador sem radical. Principais casos de racionalizao: 1 Caso: O denominador um radical de ndice 2: Exemplos:

o fator racionalizante de

, pois

=a

2 Caso: O denominador um radical de ndice diferente de 2. Exemplos:

o fator racionalizante de o fator racionalizante de o fator racionalizante de o fator racionalizante de Potncia com expoente racional Observe as seguintes igualdades: ou Igualmente podemos transformar uma potncia com expoente fracionrio em um radical.

De modo geral, definimos: , com a R,m,n, N, a >0, n>0, m>0 Podemos tambm transformar um radical com expoente fracionrio:

Propriedade das potncias com expoentes racionais As propriedades das potncias com expoentes racionais so as mesmas para os expoentes inteiros. Sendo a e b nmeros reais e positivos e os expoentes nmeros racionais, temos que:

Exemplo:

As principais operaes so: adio, subtrao, diviso e multiplicao. Utilizando o processo da multiplicao podemos encontrar outra operao: a potenciao, que para a realizao de seus clculos necessrio saber multiplicar. Os nmeros envolvidos em uma multiplicao so chamados de fatores e o resultado da multiplicao o produto, quando os fatores so todos iguais existe uma forma diferente de fazer a representao dessa multiplicao que a potenciao. 2 . 2 . 2 . 2 a . 2 = 16 multiplicao da 24 de fatores seguinte = iguais. forma: 16

Podemos 2 Fatores .

representar 2

mesma .

multiplicao 2 iguais. =

Essa representao conhecida como potenciao, portanto, sempre que tivermos fatores iguais, podemos montar uma potncia. Representamos uma potncia da seguinte forma:

A base sempre ser O expoente a quantidade A potncia o resultado do produto.

o de vezes

valor que

do o fator

fator. repete.

ARTIGOS RELACIONADOS A Utilizao de Potncias no Cotidiano Aplicao das Potncias. Calculando o Quadrado de Nmeros Inteiros Potenciao de nmeros.

Como se l uma potncia Potncia, Potenciao, Definio de Potncia, representao de potncia, Base, Expoente,... Expresses numricas envolvendo potncia Nmeros, operaes, expresses numricas, expresso, colchete, chave, parnteses, operao de uma... Potncia de base inteira Potncia, Potenciao, Definio de Potncia, representao de potncia, Base, Expoente,... Potncia especial Potncia, o que potncia, Base, Expoente, Potncia de expoente 1, Expoente 1, Potncia de... Potncia Especial Propriedades da potenciao. Potenciao de monmio Potncia, Potenciao, Definio de Potncia, representao de potncia, Base, Expoente,... Potenciao de Nmeros Racionais Propriedades da Potenciao. Propriedades das potncias Potncia, Propriedades das potncias, Produto de potncia de mesma base, Quocientes de potncias...

Mundo Educao Matemtica Potenciao

Radiciao
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa

Matemtica

A radiciao uma operao unria oposta potenciao (ou exponenciao).

Histria da matemtica Notao matemtica Operaes fundamentais[Esconder]

+ Adio + Multiplicao + Diviso + Subtrao


Clculos matemticos Outras operaes[Esconder]

+ Potenciao + Radiciao + Logaritmao + Fraes


Notao cientfica Funo Geometria Porcentagem Lgica[Esconder]

+ Conjuno + Disjuno + Implicao + Negao


Operaes Matemticas Portal da Matemtica

Para um nmero real a, a expresso representa o nico nmero real x que verifica xn = a e tem o mesmo sinal que a (quando existe). Quando n omitido, significa que n=2 e o smbolo de radical refere-se raiz quadrada. A x chama-se a raiz, a n ndice, a a radicando e a radical.

ndice
[esconder] 1 Exemplos 2 Propriedades

3 Racionalizao 4 Algoritmo de extrao de raiz quadrada 5 Ver tambm

[editar] Exemplos

[editar] Propriedades
Para a e b positivos tem-se:

[editar] Racionalizao
Quando o denominador de uma frao envolve radicais, o processo pelo qual se transforma essa frao neutra cujo denominador no tem radicais chama-se racionalizao da frao. Exemplos:

[editar] Algoritmo de extrao de raiz quadrada


Segue abaixo uma animao que demonstra um algoritmo de extrao da raiz quadrada.

ao colocarmos 4:8= 0.5 ento v-87=h+8=8h:9

[editar] Ver tambm

Na Matemtica, o logaritmo de base b, maior que zero e diferente de 1, uma funo de domnio e contradomnio , bijetora e contnua que retorna o expoente na equao bn = x. Usualmente escrito como logb x = n. Por exemplo: 34 = 81, portanto log381 = 4. Em termos simples o logaritmo o expoente que uma dada base deve ter para produzir certa potncia. No ltimo exemplo o logaritmo de 81 na base 3 4, pois 4 o expoente que a base 3 deve usar para resultar 81. O logaritmo uma de trs funes intimamente relacionadas. Com bn = x, b pode ser determinado utilizando radicais, n com logaritmos, e x com exponenciais. Um logaritmo duplo a inversa da exponencial dupla. Um super-logaritmo ou hiperlogaritmo a inversa da funo super-exponencial. O super-logaritmo de x cresce ainda mais lentamente que o logaritmo duplo para x grande. Um logaritmo discreto uma noo relacionada na teoria finita de grupos. Para alguns grupos finitos, acredita-se que logaritmo discreto seja muito difcil de ser calculado, enquanto exponenciais discretas so bem fceis. Esta assimetria tem aplicaes em criptografia.

ndice
[esconder] 1 Logaritmos e exponenciais: inversas 2 Usando logaritmos
o

2.1 Bases no especificadas

3 Usos dos logaritmos


o o o o o o

3.1 Funes exponenciais 3.2 Propriedades Algbricas 3.3 Demonstrao 3.4 Mudana de base 3.5 Demonstrao 3.6 Clculo

4 Operaes relacionadas
o

4.1 Tabelas de logaritmos

5 Algoritmo 6 Trivia
o o

6.1 Notao alternativa 6.2 Relaes entre logaritmos comum, natural e binrio

7 Ver tambm 8 Referncias 9 Ligaes externas

[editar] Logaritmos e exponenciais: inversas

Logaritmos em vrias bases: vermelho representa a base e, verde a base 10, e lils a base 1,7. Inverta a base some com o exponte x e multiplique as equaes depois de somar as raizes das duas equaes. Note como logaritmos de todas as bases passam pelo ponto (1, 0). Para cada base (b em bn), existe uma funo logaritmo e uma funo exponencial; elas so as funes inversas. Com bn = x:

Exponenciais determinam x quando dado n; para encontrar x, se multiplica b por b (n) vezes. Logaritmos determinam n quando dado x; n o nmero de vezes que x precisa ser dividido por b para se obter 1. \Depois que seu logaritimo estiver dividido some novamente com o coeficiente e chegar a um resultado parcialmente correto.

[editar] Usando logaritmos

Trs curvas para trs bases diferentes: b = 2 (curva amarela), b = e (curva vermelha) e b = 0,5 (curva azul). Uma funo logb(x) definida quando x um nmero real positivo e b um nmero real positivo diferente de 1. Veja identidades logartmicas para vrias leis que definem as funes logartmicas. Logaritmos podem tambm ser definidos para argumentos complexos. Isso explicado na pgina do logaritmo natural. Para inteiros b e x, o nmero logb(x) irracional (i.e., no um quociente de dois inteiros) se b ou x possui um fator primo que o outro no possui (e em particular se eles so co-primos e ambos maiores que 1). Em alguns casos este fato pode ser provado rapidamente: por exemplo, se log23 fosse racional, ter-se-ia log23 = n/m para alguns inteiros positivos n e m, implicando que 2n = 3m. Mas essa ltima identidade impossvel, uma vez que 2n par e 3m mpar.

[editar] Bases no especificadas

Matemticos geralmente entendem "ln(x)" como significando loge(x), i.e., o logaritmo natural de x, e escrevem simplesmente"log(x)" se o logaritmo na base10 de x procurado. Engenheiros, bilogos e outros escrevem apenas "ln(x)" ou (ocasionalmente) "loge(x)" quando se trata do logaritmo natural de x, e tomam "log(x)" para log10(x) ou, no contexto da computao, log2(x).

Algumas vezes Log(x) (L maisculo) usado significando log10(x), pelas pessoas que usam log(x) com l minsculo significando loge(x). A notao Log(x) tambm usada pelos matemticos para se referir ao ramo principal da funo logaritmo natural. Nas linguagens de programao mais usadas, incluindo C, C++, Pascal, Fortran e BASIC, "log" ou "LOG" significa o logaritmo natural.

A maior parte das razes para se pensar em logaritmos na base 10 tornaram-se obsoletas logo aps 1970 quando calculadoras de mo se tornaram populares (para mais sobre esse assunto, veja logaritmo comum). No obstante, uma vez que calculadoras so feitas e normalmente usadas por engenheiros, as convenes usadas por eles foram incorporadas nas calculadoras, agora a maioria dos no-matemticos tomam "log(x)" como o logaritmo na base 10 de x e usam "ln(x)" para se referir ao logaritmo natural de x. A notao "ln" foi introduzida em 1893 por Irving Stringham, professor de matemtica da Universidade de Berkeley. At 2005, alguns matemticos adotaram a notao "ln", mas a maioria usa "log". Em Cincia da Computao o logaritmo na base 2 escrito como lg(x) para evitar confuso. Este uso foi sugerido por Edward Reingold e popularizado por Donald Knuth. Quando "log" escrito sem uma base (b faltando em logb), o significado pode normalmente ser determinado atravs do contexto:

logaritmo natural (loge) em Anlise; logaritmo binrio (log2) com intervalos musicais e em assuntos que lidam com bits; logaritmo comum (log10) quando tabelas de logaritmos so usadas para simplificar clculos manuais; logaritmo indefinido quando a base irrelevante.

[editar] Usos dos logaritmos


Logaritmos so teis para se resolver equaes cujos expoentes so desconhecidos. Eles possuem derivadas simples, por isso eles so comumente usados como solues de integrais. Alm disso, vrias quantidades na cincia so expressas como logaritmos de outras quantidades; veja escala logartmica para uma explicao e uma lista.

[editar] Funes exponenciais


Algumas vezes (especialmente em anlise) necessrio calcular funes exponenciais arbitrrias f(x)x usando se apenas a exponencial natural ex:

= exlog(f(x))

[editar] Propriedades Algbricas

Logaritmos trocam nmeros por expoentes. Mantendo-se a mesma base, possvel tornar algumas poucas operaes mais fceis: Operao com nmeros Operao com expoentes Identidade logartmica

[editar] Demonstrao
Sendo e substituindo as variveis; pela propriedade das funes exponenciais

visto que ; utilizando a mesma propriedade; voltando a substituir pelas variveis iniciais; Provando assim que .

Antes da calculadora eletrnica, isto fazia com que operaes difceis de dois nmeros fossem muito mais fceis. Simplesmente se achavam os logaritmos dos dois nmeros (multiplique e divida) ou o primeiro nmero (potncia ou raiz, onde um nmero j um expoente) em uma tabela de logaritmos comuns, realizava-se uma operao mais simples neles, e se encontrava o resultado numa tabela. Rguas de clculo realizavam as mesmas operaes usando logaritmos, mas mais rapidamente e com menor preciso do que usando tabelas. Outras ferramentas para realizar multiplicaes antes da inveno da calculadora incluem Napier's bones e calculadoras mecnicas. Na lgebra abstrata, esta propriedade das funes logartmicas pode ser resumida observando-se que qualquer uma delas com uma base fixa um isomorfismo do grupo de nmeros reais estritamente positivos sobre a multiplicao para o grupo de todos os nmeros reais sobre a adio.

[editar] Mudana de base


Apesar de existirem identidades muito teis, a mais importante para o uso na calculadora a que permite encontrar logaritmos com bases que no as que foram programadas na calculadora (normalmente loge e log10). Para encontrar um logaritmo com uma base b usando qualquer outra base a:

[editar] Demonstrao
tendo que

aplicando um logaritmo de base k obtm-se

Tudo isso implica que todas as funes logaritmo (qualquer que seja sua base) so similares umas s outras.

[editar] Clculo
Para calcular a derivada de uma funo logartmica a seguinte frmula usada : onde ln o logaritmo natural, i.e. com a base e. Fazendo b = e:

A seguinte frmula para obter a integral da funo logaritmo

[editar] Operaes relacionadas


O cologaritmo de um nmero o logaritmo do recproco deste, sendo cologb(x) = logb(1/x) = logb(x). O antilogaritmo usado para mostrar o inverso de um logaritmo. Ele escrito da seguinte maneira: antilogb(n) e significa o mesmo que bn. == Histria == Joost Brgi, um relojoeiro suo a servio do Duque de Hesse-Kassel, foi o primeiro a formar uma concepo sobre logaritmos. O mtodo dos logaritmos naturais foi proposto pela primeira vez em 1614, em um livro intitulado Mirifici Logarithmorum Canonis Descriptio escrito por John Napier, Baro de Merchiston na Esccia, quatro anos aps a publicao de sua memorvel inveno. Este mtodo contribuiu para o avano da cincia, e especialmente a astronomia, fazendo com que

clculos muito difceis se tornassem possveis. Anterior inveno de calculadoras e computadores, era uma ferramenta constantemente usada em observaes, navegao e outros ramos da matemtica prtica. Alm de sua imensa utilidade na realizao de clculos prticos, os logaritmos tambm tm um papel muito importante em matemtica terica. De incio, Napier chamou os logaritmos de "nmeros artificiais" e os antilogaritmos de "nmeros naturais". Mais tarde, Napier formou a palavra logaritmo, para significar um nmero que indica uma razo: oo (logos) que significa razo, e o (arithmos) significando nmero. Napier escolheu dessa forma porque a diferena entre dois logaritmos determina a razo entre os nmeros dos quais eles so tomados, de forma que uma srie aritmtica de logaritmos corresponde a uma srie geomtrica de nmeros. O termo antilogaritmo foi introduzido no final do sculo XVII e, apesar de nunca ter sido usado muito na matemtica, persistiu em colees de tabelas at no ser mais usado. Napier no usou uma base como a concebemos hoje, mas seus logaritmos eram na base . Para facilitar interpolaes e clculos, til fazer a razo r na srie geomtrica prximo de 1. Napier escolheu r = 1 10 7 = 0,999999, e Brgi escolheu r = 1 + 10 4 = 1,0001. Os logaritmos originais de Napier no tinham log 1=0, ao invs disso tinham log 107 = 0. Desse modo se N um nmero e L seu logaritmo tal qual calculado por Napier, N = 107(1 10 7)L. Uma vez que (1 10 7) aproximadamente 1 / e, L aproximadamente 107log1 / eN / 107.

[editar] Tabelas de logaritmos


Antes do advento do computador e da calculadora, usar logaritmos significava usar tabelas de logaritmos, que tinham de ser criadas manualmente. Logaritmos de base-10 so teis em clculos quando meios eletrnicos no so disponveis. Veja logaritmo comum para detalhes, incluindo o uso de caractersticas e mantissas de logaritmos comuns (i.e., base-10). Em 1617, Briggs publicou a primeira verso de sua prpria lista de logaritmos comuns, contendo os logaritmos com 8 dgitos de todos os inteiros inferiores a 1.000. Em 1624 ele publicou ainda outra, "Aritmtica Logartmica", contendo os logaritmos de todos os inteiros de 1 a 20.000 e de 90.000 a 100.000, juntos com uma introduo que explicava a histria, a teoria e o uso dos logaritmos. O intervalo de 20.000 a 90.000 foi preenchido por Adrian Vlacq; mas em sua tabela, que apareceu em 1628, os logaritmos eram de somente 10 dgitos. Foram descobertos mais tarde 603 erros na tabela de Vlacq, mas "isso no pode ser considerado uma grande quantidade, quando se considerado que a tabela foi um resultado de um clculo original, e que possvel haver erros quando mais de 2.100.000 nmeros so utilizados." (Athenaeum, 15 de Junho de 1872. Veja tambm as "Notcias Mensais da Sociedade Real de Astronomia" de Maio, 1872.) Uma edio do trabalho de Vlacq, contendo diversas correes, foi publicado em Leipzig, 1794, titulado de "Thesaurus Logarithmorum Completus" por Jurij Vegal. A tabela de 7 dgitos de Callet (Paris, 1795), ao invs de parar em 100.000, dava os logaritmos de oito dgitos dos nmeros entre 100.000 e 108.000, visando diminuir os erros de interpolao, que eram grandes no incio da tabela; e essa adio era geralmente includa em tabelas de 7 dgitos. A nica extenso publicada importante da tabela de Vlacq foi feita por Mr. Sang, em 1871, cuja tabela tinha os logaritmos de 7 casas de todos os nmeros abaixo de 200.000. Briggs e Vlacq tambm publicaram tabelas originais de logaritmos de funes trigonomtricas. Alm das tabelas mencionadas acima, uma grande coleo, chamada Tables du Cadastre, foi feita sob a direo de Prony, por um clculo original, sob a ajuda do governo republicano francs. Esse trabalho, que continha os logaritmos de 9

dgitos de todos os nmeros at o 100.000, e de 24 dgitos dos nmeros entre 100.000 e 200.000, existe apenas no manuscrito in seventeen enormous folios, no observatrio de Paris. Esse trabalho foi iniciado em 1792, e para garantir uma grande preciso de todos os clculos, o trabalho foi realizado de duas formas diferentes, e ambos os manuscritos foram subsequentemente e cuidadosamente unidos, tendo todo o trabalho sido realizado em um perodo de dois anos (English Cyclopaedia, Biography, Vol. IV., artigo "Prony"). Interpolao cbica poderia ser utilizada para encontrar o valor dos logaritmos, com uma preciso similar. Para os estudantes de hoje, que contam com a ajuda de calculadoras, o trabalho a respeito das tabelas acima mencionada, pequeno para o avano dos logaritmos.

[editar] Algoritmo
Para calcular logb(x) se b e x so nmeros racionais e x b > 1: Se n0 o maior nmero natural tal que bn0 x ou, alternativamente,

ento

Este algoritmo recursivamente produz a frao contnua

Para usar um nmero irracional como entrada, basta aplicar o algoritmo a sucessivas aproximaes racionais. O limite da Sucesso matemtica resultante deve convergir para o resultado correto.

Prova do algoritmo identidade manipulao algbrica identidade logartmica identidade logartmica

troca de base

[editar] Trivia
[editar] Notao alternativa
Algumas pessoas usam a notao blog(x) em vez de logb(x).

[editar] Relaes entre logaritmos comum, natural e binrio


Em particular, temos os seguintes resultados: log2(e) 1,44269504 log2(10) 3,32192809 loge(10) 2,30258509

massa: Quantidade de matria que forma um corpo. magnetismo: Propriedade que alguns corpos metlicos tm de atrair e reter outros metais e orientar a agulha magntica na direo norte-sul. Parte da Fsica que trata desses fenmenos. Grupo de fenmenos resultantes da propriedade magntica do m.

magneto: Gerador eltrico que fornece a tenso necessria para que salte a fasca no motor. mecnica: Cincia que trata das leis do movimento e do equilbrio, bem como da aplicao destas construo e emprego das mquinas. metro: Unidade de comprimento, adotada como base do sistema mtrico decimal em 1791, calculada como a dcima milionsima parte de um quarto do meridiano terrestre. Essa medida representada pela barra de platina iridiada que se acha no pavilho de Breteuil, em Svres (Frana), quando esta, presso normal, submetida temperatura de 0C. Atualmente descobriu-se processo mais exato de represent-la, com base no comprimento de onda da linha espectral laranja-avermelhada da luz emitida por tomos de criptnio 86. Representa-se por m.

Peso
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa

Nota: Para outros significados de Peso, ver Peso (desambiguao). Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia (desde dezembro de 2009) Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodap. Encontre fontes: Google news, books, scholar,
Scirus

O peso a fora gravitacional sofrida por um corpo nos arredores de um planeta ou outro grande corpo. Tambm pode ser definido como a medida da acelerao que um corpo exerce sobre outro, atravs da fora gravitacional.

ndice
[esconder] 1 Representao matemtica 2 Fora peso em outros corpos celestes

3 O peso dos corpos na Terra 4 Ver tambm

[editar] Representao matemtica


O peso uma grandeza vetorial. Portanto, apresenta intensidade, direo e sentido. A direo a linha que passa pelos centros do objeto e do corpo celeste, e o sentido o que aponta para o centro de massa do corpo celeste. expresso atravs da Segunda Lei de Newton:

Onde g a acelerao gravitacional, obtida para a Terra atravs da seguinte frmula:

Para distncias prximas superfcie da Terra, vale a aproximao:

[editar] Fora peso em outros corpos celestes


Devido s diferentes massas dos planetas do sistema solar, o peso de um objeto ser diferente em cada um deles. Segue-se uma tabela com a relao desta fora em relao fora exercida noutros planetas: Corpo celeste Em relao Terra m/s

Sol Mercrio Vnus Terra Lua Marte Jpiter Saturno Urano Netuno

27,90 0,3770 0,9032 1 (por definio) 0,1655 0,3895 2,640 1,139 0,917 1,148

274,1 3,703 8,872 9,8226 1,625 3,728 25,93 11,19 9,01 11,28

[editar] O peso dos corpos na Terra


Quanto mais afastado estiver um corpo do centro da Terra menor ser a fora gravitacional entre a Terra e o corpo. Assim, a fora diminui quando a distncia entre o corpo e o centro da Terra aumenta. O peso de um corpo na Terra:

Aumenta do equador para os plos: por dois motivos, 1) achatamento nos plos (a Terra no uma esfera perfeita); 2) devido tambm ao da fora centrfuga da rotao da Terra, que "empurra" os corpos para fora, reduzindo o seu peso (fora que causa o achatamento polar dentre outros efeitos naturais); Diminui quando a altitude do lugar aumenta.

Peso e massa so grandezas fsicas diferentes. Num mesmo lugar superfcie da Terra, dois corpos com massas iguais tm o mesmo peso, e com massas diferentes tm pesos diferentes. E em lugares a latitudes ou altitudes diferentes, dois corpos com massas iguais podem ter pesos diferentes

Diferenas entre massa e peso


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Esta pgina ou seco foi marcada para reviso, devido a inconsistncias e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistncia e o rigor deste

artigo. Considere utilizar {{reviso-sobre}} para associar este


artigo com um WikiProjeto.

Na fsica, massa e peso so propriedades diferentes. A massa uma medida da quantidade de matria no corpo, enquanto o peso a fora no corpo que causada por um campo gravitacional.

Peso, acelerao da gravidade e foras de reaco Intermdio


Publicado em 07/04/2004 Quando largamos um corpo perto da superfcie da Terra, ele acelerar em direco e perpendicularmente ao solo . Segundo a lenda, a inspirao de Newton para a postulao da sua segunda lei foi provocada pela observao da queda de uma simples ma, enquanto ele meditava ou descansava, encostado a uma rvore. Como que a ma cai? Qual a lei que rege o seu movimento? Newton deduziu que uma nica fora est aplicada ma, fora essa que se traduz por uma acelerao. De facto, se a ma tiver uma massa m, a fora nela aplicada ser:

em que representmos essa acelerao por g, cujo significado a acelerao da gravidade e cujo valor medido em laboratrio de, aproximadamente, 9,8 m.s-2. Para corpos em queda livre, esta acelerao constante, isto , qualquer que seja a massa do corpo, o seu movimento ser uniformemente acelerado com acelerao da gravidade . Essa fora designada por peso do corpo. Mas cuidado com as unidades! A fora medese em Kg.m.s-2 que corresponde unidade Newton (N). Assim, um corpo com 10 Kg de massa ter um peso de 98 N. Quando, na linguagem de todos os dias, dizemos que um corpo pesa 10 quilogramas, estamos a falar de quilogramas-fora (pois sentimos a fora que o corpo exerce sobre ns), uma unidade diferente do Kg e que se escreve Kgf. Assim, 1 Kgf = 9,8 N = 9,8 Kg.m.s-2. Kgf e Kg so duas unidades fundamentalmente diferentes e que tm dimenses e aplicabilidade muito diferentes. A Terra cria em todo o espao que o rodeia um campo gravitacional. Se assimilarmos a Terra a uma esfera homognea, de centro O, de massa total MT e de raio RT, o campo gravtico criado num ponto P tal que a distncia de O a P, OP = r > RT tem por expresso:

com G=6.67x10-11. A constante G chamada constante de gravitao universal e exprime-se no sistema internacional (conforme veremos em nveis mais avanados) em m3.Kg-1.s-2, em que:

um vector unitrio (ou de norma 1) com a mesma direco e sentido que o vector que une O a P, . O peso de um corpo equivale fora exercida distncia pela Terra sobre esse corpo, fora essa que se pode medir com um dinammetro (dispositivo graduado que funciona com a ajuda de uma mola). A partir da segunda lei de Newton, se medimos o peso de um corpo (em N) e a sua massa (em Kg), podemos obter o valor de g. O vector campo gravitacional e o vector campo de gravidade (ou vector acelerao da gravidade) podem ser considerados aproximadamente iguais e pode-se assimilar tambm aproximadamente a fora de atraco gravitacional da Terra sobre o corpo ao peso do corpo. Quando um corpo est em repouso em cima de uma superfcie, ele continua a ter peso, ou seja, sofre a acelerao da gravidade. Para explicar fenomenologicamente porque que o livro no atravessa a mesa introduziu-se uma fora que compensa o peso tambm chamada fora de reaco. Assim, enquanto se est a exercer uma fora na mesa, com o livro pousado ou a nossa mo a carregar, a mesa reage por uma fora igual (mas de sentido contrrio) exercida pela mesa sobre o corpo , como sabemos da Terceira Lei de Newton:

com normal a fora exercida pela mesa, chamada Fora de Reaco. Toda a fora exercida por uma superfcie perpendicular mesma e por isso apelidada de fora normal. Se a superfcie for inclinada (e perfeitamente lisa), o corpo escorrega. Porqu? Neste caso, a fora exercida pela mesa continua a ter uma direco perpendicular sua superfcie. Mas o seu valor apenas igual componente do peso que tambm perpendicular mesa :

com

em que normal a componente normal do peso (perpendicular superfcie da mesa) e tangencial a componente tangencial do peso (tangente superfcie), i.e., a decomposio do vector peso . A fora resultante ser ento igual a:

ou seja, igual componente tangencial do peso, e o corpo acelera com:

Em torno da Terra h uma regio chamada Campo Gravitacional, na qual todos os corpos sofrem sua influencia, que se apresenta em forma de uma fora. Essas foras de atrao so denominadas foras gravitacionais. Peso a fora de atrao gravitacional que a Terra exerce sobre um corpo. Desprezando-se a resistncia do ar, todos os corpos abandonados prximos superfcie da Terra caem devido os seus pesos, com velocidades crescentes, sujeitos uma mesma acelerao, denominada acelerao da gravidade. O peso e a massa so grandezas diferentes: a massa uma propriedade exclusiva do corpo; no depende do local de onde medida.. O peso do corpo depende do local onde medidaPeso o resultado da fora

gravitacional da Terra sobre o corpo , a massa a quantidade de matria em um corpo

Fonte

A massa de um corpo esttica, j o peso varia de acordo com a gravidade o 3 anos atrs

Massa quantidade de matria. Peso a fora exercida por um campo gravitacional num corpo com massa

Pela equao fundamental F = m x a podemos dizer que se aplicarmos em corpos de massas diferentes a mesma fora, o corpo de maior massa adquirir a menor acelerao, isto , o corpo de maior massa resiste mais a variaes em sua velocidade. Portanto massa a medida da inrcia de um corpo. J o peso a fora com que a Terra nos atrai. A massa uma propriedade invariante de um corpo. incorreto falar que o peso de um certo corpo 10 kg. Podemos referirnos massa de 10 kg, porm o peso ser 10 x g = 100 N. Considerando g = 10 m/s2.

Qual a diferena entre o peso de um corpo e a massa de um corpo?

3 anos atrs

Denuncie

by arthurmb... Membro desde: 04 de Maro de 2007 Total de pontos: 136 (Nvel 1)

Adicionar amigo(a) Bloquear

Melhor resposta - Escolhida por votao


Em fsica, a massa , bem a grosso modo, o mesmo que quantidade de matria. Existem dois conceitos distintos de massa. A massa inercial que uma medida da resistncia de um corpo acelerao e que se define a partir da 2 lei de Newton, e a massa gravitacional, que a quantidade de massa que provoca a atraco gravitacional entre corpos e que se define pela Lei da Gravitao Universal. J o peso de um corpo uma fora que imprime a este corpo uma acelerao "g"(gravidade) Peso=massa vezes gravidade 3 anos atrs

Вам также может понравиться