Вы находитесь на странице: 1из 25

Jesus O Filho de Deus

Imprimir

Doutrina da Trindade, falsa ou verdadeira? (Parte III) 1. JESUS NO DEUS 1.1 Somente uma nica pessoa Deus Jesus no Deus porque h somente uma Pessoa que Deus. Essa Pessoa nica tem sido identificada como sendo Pai de Jesus. Seguindo esse raciocnio, Jesus no pode ser tambm Deus. No h outra pessoa que possa ser Deus no mesmo sentido em que o Pai Deus. Para ns h um s Deus, o Pai, de quem tudo, e para quem ns vivemos. I Cor. 8:6. Um s Deus e Pai de todos, o qual sobre todos, e por todos, e em todos. Efsios 4:6. Entendemos que Jesus divino, mas no divindade. Ele o divino Filho de Deus, mas no a divindade, o Ser Supremo. Por Sua vitria sobre o pecado, sejam dados a Ele o louvor, a honra e a glria. 1.2 Jesus o Filho de Deus Os trinitarianos ensinam que Jesus Deus Filho. Esse ensinamento no bblico. O Senhor Jesus nunca Se identificou desta maneira. O que ns encontramos na Bblia, so afirmaes de que Jesus o Filho de Deus. Ele no pode ser Deus e Filho de Deus ao mesmo tempo. As passagens bblicas a seguir provam que Jesus o Filho de Deus: a) Afirmaes de Jesus:

Leia tambm: Origem e significado da doutrina da Trindade O nico e verdadeiro Deus O que o Esprito Santo? Perguntas a serem respondidas pelos trinitarianos E-Folheto (Folheto eletrnico) Entregue um folheto deste estudo bblico pela internet atravs do e-mail. fcil, basta informar o e-mail no campo abaixo e clicar em enviar. Remetente: Nome*: E-mail: Destintario: Nome: E-mail*:
Enviar! Limpar

(*)Preenchimento obrigatrio

Fale conosco: Nome: Cidade/UF:

Aquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vs: Blasfemas; porque Eu disse: Sou Filho de Deus? Joo 10:36.

E-mail: (Seu e-mail no ser divulgado)

Jesus, porm, guardava silncio. E o sumo sacerdote disse-Lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se Tu Pergunta ou Comentrio: s o Cristo, o Filho de Deus. Respondeu-lhe Jesus: como disseste... Mateus 26:63-64. b) Afirmaes dos discpulos:

Mas vos, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que Eu sou? Respondeu-Lhe Simo Pedro: Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo. Mateus 16:15-16. Respondeu-Lhe Natanael: Rabi, Tu s o Filho de Deus, Tu s rei de Israel. Joo 1:49. Joo Batista deu o seu testemunho: Eu mesmo vi e j vos dei testemunho de que este o Filho de Deus. Joo 1:34. 1.3 Jesus como mediador no poder ser o prprio Deus Diz o texto sagrado: Porque h um s Deus, e um s mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. I Timteo 2:5. Jesus Mediador entre Deus e os homens, portanto, no Ele o prprio Deus. Se o prprio Jesus fosse Deus e igual Deus, conforme os trinitarianos declaram, Ele no estaria numa posio para servir como Mediador. Como mediador algum deve ser a terceira parte, pois caso Cristo sendo Deus ou igual Deus, seria uma das duas partes, e no teria condies de ministrar como Mediador entre os dois Deus e o homem. O fato de que Jesus um Mediador, anula a possibilidade de que Ele seja parte de uma trindade. Ele e Seu Pai so de personalidades separadas. Ele declarou que Ele e Seu Pai constituem duas testemunhas separadas: E na vossa lei est tambm escrito que o testemunho de dois homens verdadeiro. Eu sou o que testifico de Mim mesmo, e de Mim testifica tambm o Pai que Me enviou. Joo 8:17-18. 1.4 O Pai o Deus de Jesus Jesus reconheceu o Pai, o nico Deus verdadeiro, como Seu Deus. Jesus jamais reivindicou a Si prprio como sendo Deus. No pretendia ser igual a Deus. Ele sempre Se referiu ao Pai como sendo superior a Ele, Seu Deus. Nos textos bblicos abaixo, Jesus faz referncia ao Pai como Seu Deus: Deus Meu, Deus Meu, porque Me desamparaste?

Deseja publicar sua pergunta ou comentrio?


Ok! Enviar

Cancelar

Mateus 27:46. ...Pai, chegada a hora... que Te conheam Ti s, por nico Deus verdadeiro... Joo 17:1 e 3. Eu subo para o Meu Pai e vosso Pai, Meu Deus e vosso Deus... Joo 20:17. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ningum tome a tua coroa. A quem vencer, Eu o farei coluna no templo do Meu Deus, e dele nunca sair; e escreverei sobre ele o nome do Meu Deus, e o nome da cidade do Meu Deus, a nova Jerusalm, que desce do cu, do Meu Deus, e tambm o Meu novo nome. Apocalipse 3:11 e 12. Muitos dos escritores do Novo Testamento descrevem Deus como o Deus de Jesus: Deus e Pai de nosso Senhor Jesus... II Corntios 1:3. O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus... II Corntios 11:31. O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus... Efsios 1:3. O Deus de nosso Senhor Jesus... Efsios 1:7. O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus... I Pedro 1:3. 1.5 Jesus orou ao Seu Deus, o Pai Jesus revelou que Ele prprio no era Deus quando orou a Seu Pai, identificando-O como nico Deus verdadeiro. Caso Jesus fosse igual a Deus, porque orou Ele ento a Deus? O cristianismo lana suas falsas doutrinas ensinando que o homem Jesus nunca deixou de ser Deus. Consideram-no como DEUS HOMEM. Os trinitarianos afirmam que Deus, Jesus e o Esprito tm uma mesma inteligncia e poder. Precisaria Jesus orar a uma outra pessoa da trindade, pedindo ajuda, mesmo tendo todos os atributos divinos, por continuar sendo Deus, mesmo em forma humana? No seria contraditria uma questo como esta? Ao orar a Deus, Jesus mostrou ser dependente de Seu Pai: Graas Te dou, Pai, Senhor do cu e da terra, ... Mateus 11:25. E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o

Seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possvel, passe de Mim este clice, todavia, no seja como Eu quero, mas como Tu queres....E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai Meu, se este clice no pode passar de Mim sem Eu o beber, faa-se a Tua vontade. Mateus 26:39 e 42. E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em orao a Deus. Lucas 6:12. 1.6 Jesus inferior a Deus Jesus no igual Seu Pai, pois o Pai maior do que o Filho, conseqentemente, Ele inferior Seu Pai. Jesus, portanto, no Deus. Ao reconhecer este fato, no quer dizer que no estejamos dando a glria devida a Cristo. O objetivo entender e reconhecer a verdadeira relao entre o Pai e Seu Filho. Jesus deixou claro que Ele hierarquicamente inferior a Seu Pai ao declarar o seguinte: Meu Pai e maior do que Eu. Joo 14:28. O prprio contexto de onde foi extrada a passagem bblica acima, confirma que o Senhor Jesus veio para cumprir um propsito do Pai, isto , tornar conhecido o Pai ( O Deus Altssimo). Assim, a submisso da obra do Senhor Jesus claramente entendida nos seguintes textos sagrados: ...as palavras que Eu vos digo, no as digo por Mim mesmo; mas o Pai, que permanece em Mim, quem faz as Suas obras. Joo 14:10. ...a palavra que estais ouvindo no Minha, mas do Pai que Me enviou. Joo 14:24. Quando Jesus disse: Eu e o Pai somos um. Joo 10:30, Ele no ensinou que Ele e Seu Pai eram um em essncia ou ser (como afirmam os trinitarianos). Nem tampouco Ele quis dizer que Ele e o Pai possuem os mesmos atributos, tais como: onipotncia, onipresena e oniscincia. O entendimento correto que Ele referiu-Se unidade de propsito e perfeita concordncia que existe entre Ele e Seu Pai. Mais adiante Jesus orou para que esta mesma unidade tornasse possvel entre Seus seguidores: E rogo no somente por estes, mas tambm, por aqueles

que pela Sua palavra ho de crer em Mim; para que todos sejam um, assim como Tu Pai, s em Mim e Eu em Ti, que tambm eles sejam um em ns; para que o mundo creia que Tu Me enviaste. Joo 17:20-21. Pelo fato de ns sermos um com o Pai e o Filho em carter e propsito, no nos torna partcipes desta divindade, isto , que sejamos iguais a Deus, possuindo os mesmos atributos. Jesus sempre reconheceu que Seu Pai maior do que Ele. Isto claramente expe o fato de que Jesus no pode ser parte de um Deus triuno. Muitos textos bblicos comprovam a inferioridade de Jesus em relao a Deus: Meu Pai... maior do que todos; ... Joo 10:29. ...porque o Pai maior do que Eu. Joo 14:28. ... vs de Cristo, e Cristo de Deus. I Corntios 3:23. ...o homem a cabea da mulher e Deus a cabea de Cristo. I Corntios 11:3. ...ento tambm o prprio Filho se sujeitar quele que todas as coisas Lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. I Corntios 15:28. Esta ltima passagem bblica refere-se sujeio de Cristo ao Seu Pai depois de haver sido completada a obra redentora e depois de haver destrudo todo domnio e toda a autoridade e todo o poder na Terra. Quando todos os inimigos estiverem debaixo de Seus ps e quando o ltimo inimigo, a morte, for destrudo, Deus (o Pai de Jesus) ser supremo; ser tudo em todos. Jesus viveu como Servo de Deus. Ele rendeu perfeita obedincia Seu Pai, sempre fazendo aquilo que agradava a Deus. Ele reconhecia ser inferior a Deus. ...eis que Eu farei vir o Meu Servo, o Renovo. Zacarias 3:8. Eis aqui o Meu servo que escolhi... Mateus 12:18. Mas esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a forma de Servo... Filipenses 2:7-8.

Disse-lhes Jesus: A Minha comida fazer a vontade dAquele que Me enviou... Joo 4:34 ...porque no procuro a Minha vontade, mas a vontade dAquele que Me enviou. Joo 5:30. Porque Eu desci do cu, no para fazer a Minha vontade, mas a vontade dAquele que Me enviou. Joo 6:38. E Aquele que Me enviou est comigo; no Me tem deixado s; porque fao sempre o que do Seu agrado. Joo 8:29. ...Pai, se queres afasta de Mim este clice; todavia no se faa a Minha vontade, mas a Tua. L:ucas 22:42.

Sobre a questo da inferioridade do Senhor Jesus em relao ao Pai, os telogos trinitarianos dizem que esta inferioridade aplicada unicamente enquanto o Senhor Jesus assumiu a natureza humana, em virtude de suas limitaes como ser humano. Todavia, os mesmos telogos ensinam que Jesus no deixou de ser Deus quando assumiu a forma humana. 1.7 Jesus inferior a Deus em atributos O Novo Testamento revela Jesus Cristo como inferior a Deus em atributos. Esta uma indicao definitiva de que Jesus em si mesmo no Deus. No nem igual ou idntico ao Pai, to pouco parte de um Deus triuno. Deus infinito e perfeito em todos os Seus atributos. Em todas estas coisas, Deus imutvel; Sua perfeio infinita no pode nem aumentar, to pouco diminuir. O que Ele tem sido, sempre ser. 1.8 Jesus inferior a Deus em conhecimento Deus onisciente e perfeito em conhecimento. Jesus, por outro lado, no era onisciente. Jesus crescia em sabedoria: E crescia Jesus em sabedoria... Lucas 2:52. Se Jesus continuava sendo Deus com conhecimento infinito, como poderia Ele ter crescido em sabedoria?

Jesus recebeu Seu conhecimento de Deus: ...e que nada fao de Mim mesmo; mas como o Pai Me ensinou, assim falo. Joo 8:28. O conhecimento de Deus inclui todas as coisas, presentes, passadas e futuras. Ele conhece todas as coisas: (Jesus) respondeu-lhes: A vs no vos compete saber os tempos ou as pocas, que o Pai reservou Sua prpria autoridade. Atos 1:7. Jesus, por outro lado, era limitado em conhecimento inclusive com relao data de Sua volta: Quanto, porm, ao dia e hora, ningum sabe, nem os anjos no cu nem o Filho, seno o Pai. Marcos 13:32. 1.9 Jesus inferior a Deus em poder Deus onipotente. Ele Todo-Poderoso; tem poder infinito. O poder de Deus originou-Se dEle prprio. Atravs de Seu poder, Deus executa todas as Suas obras. Jesus, por outro lado, no era onipotente. O poder que Cristo exercia quando operava milagres era recebido de Deus: ...A Jesus, o nazareno, varo aprovado por Deus entre vs com milagres, prodgios e sinais, que Deus por Ele fez no meio de vs, como vs mesmos bem sabeis. Atos 2:22. Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer,... Joo 5:19. Eu no posso de Mim mesmo fazer coisa alguma; ... Joo 5:30. ...e que nada fao de Mim mesmo; ... Joo 8:28. 1.10 Jesus inferior a Deus em vida Deus sempre existiu. Nunca houve um tempo no qual Deus no existisse. Deus no somente viver para sempre no futuro, mas tambm viveu eternamente no passado. A

vida de Deus foi sem comeo: Aquele que possui, Ele s, a imortalidade, e habita em luz inacessvel; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amm. I Timteo 6:16. A vida de Cristo, no entanto, teve um comeo definido; houve um tempo, em que Jesus no existia. Se no fosse por Deus, Jesus jamais teria existido. Jesus foi gerado do Pai, portanto, Sua vida foi derivada de Deus. O poder de Deus fez com Maria concebesse e desse luz um filho. Se no fosse pelo santo poder de Deus, Jesus no teria nascido: Descer sobre ti o Esprito Santo, e a virtude do Altssimo te cobrir com a Sua sombra; pelo que tambm o Santo que de ti h de nascer ser chamado Filho de Deus. Lucas 1:35. O Senhor Jesus no teve vida eterna em Si mesmo. Esta vida foi dada pelo Pai. Sua vida foi derivada de Deus: Pois assim como o Pai tem vida em Si mesmo, assim tambm deu ao Filho ter vida em Si mesmo. Joo 5:26. Depois de morrer no Calvrio, Jesus tambm recebeu vida ressurreta do Pai. Deus levantou Jesus dos mortos atravs de Seu poder: Ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhes da morte,... Atos 2:24. Ora, a este Jesus, Deus ressuscitou, do que todos ns somos testemunhas. Atos 2:32. A este ressuscitou Deus ao terceiro dia e Lhe concedeu que Se manifestasse. Atos 10:40. Mas Deus O ressuscitou dentre os mortos. Atos 13:30. ...como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glria do Pai, ... Romanos 6:4. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu corao creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, sers salvo. Romanos 10:9. Ora, Deus no somente ressuscitou ao Senhor, mas

tambm nos ressuscitar a ns pelo Seu poder. I Corntios 6:14. E assim somos tambm considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus que Ele ressuscitou a Cristo,... I Corntios 15:15. Sabendo que Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitar a ns com Jesus, e nos apresentar convosco. II Corntios 4:14. Jesus no ressurgiu dos mortos por Si mesmo. Ele foi levantado da morte atravs o poder de Deus, pois somente Ele a fonte de toda a vida. Acreditar nisto uma questo de salvao: ...se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu corao creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, ser salvo. Romanos 10:9. 1.11 Deus no pode morrer Deus imortal, e no pode estar sujeito morte: Aquele que possui, Ele s, a imortalidade, e habita em luz inacessvel; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amm. I Timteo 6:16. Jesus, ao contrrio, nasceu mortal, pois sabido que experimentou a morte. Jesus tinha as caractersticas de um homem mortal. Ele experimentou: a) Fome E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. Mateus 4:2. b) Sede Depois, sabendo Jesus que todas as coisas j estavam consumadas, para que se cumprisse a Escritura, disse: Tenho sede. Joo 19:28. c) Cansao Achava-se ali o poo de Jac. Jesus, pois, cansado da viagem, sentou-Se assim junto do poo; era cerca da hora sexta. Joo 4:6.

d) Tentao Ento foi conduzido Jesus pelo Esprito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Mateus 4:1. e) Sofrimento E disse-lhes: Assim est escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos. Lucas 24:46. Jesus morreu: Mas vindo a Jesus, e vendo que j estava morto, no Lhe quebraram as pernas. Joo 19:33. ...que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. I Corntios 15:3. Deus no pode morrer, mas Jesus morreu. Jesus tornouSe imortal quando Deus O levantou da sepultura, assim sendo, recebeu a imortalidade de Deus. A partir de ento Jesus jamais poder morrer novamente: Sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, j no morre mais; a morte no mais tem domnio sobre Ele. Romanos 6:9. Quando Jesus voltar, todos os verdadeiros crentes sero feitos imortais como Ele: Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da ltima trombeta; porque a trombeta soar, e os mortos sero ressuscitados incorruptveis, e ns seremos transformados. Porque necessrio que isto que corruptvel se revista da incorruptibilidade e que isto que mortal se revista da imortalidade. I Corntios 15:52-53 1.12 Atributos e posies divinas recebidas de Deus Alguns acreditam que Jesus deve ser Deus porque exerce certa autoridade divina, e revela certos atributos divinos. Exaltado mo direita de Deus, Jesus recebeu autoridade e poder divinos de Deus. Isto, entretanto, no prova que Jesus igual a Deus ou que Ele o prprio Deus ou que Ele uma parte de Deus.

O fato de Jesus ter sido exaltado pelo Pai, mostra que Ele menor do que Deus: De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Esprito Santo, derramou isto que vs agora vedes e ouvis. Atos 2:33. Pelo que tambm Deus O exaltou soberanamente, e Lhe deu o nome que sobre todo nome. Filipenses 2:9. O fato de Jesus receber posio e obras divinas mostra que Ele inferior a Deus. Hoje, Jesus tem sido exaltado mais alta posio no universo, depois de Deus. Jesus disse: Todo o poder Me dado no cu e na terra. Mateus 28:18. Jesus sempre entendeu que Seu Pai era superior a Ele em autoridade. Ele viveu em perfeita obedincia a Deus. Aps Sua ressurreio Jesus recebeu autoridade divina de Deus. Se Jesus Deus, no precisaria receber poder (autoridade) de ningum. Isto prova que Jesus inferior a Deus e conseqentemente Ele no Deus. 1.13 Obra de julgamento Deus autorizou Jesus a ser o juiz da humanidade. Deus entregou o julgamento ao Seu Filho. Deus julgar a humanidade atravs da obra de Cristo, o juiz. Jesus recebeu esta posio e obra de Deus: Porque o Pai a ningum julga, mas deu ao Filho todo o julgamento....E deu-Lhe autoridade para julgar, porque o Filho do homem. Joo 5:22 e 27. Este nos mandou pregar ao povo, e testificar que Ele o que por Deus foi constitudo juiz dos vivos e dos mortos. Atos 10:42. Mas Deus, no levando em conta os tempos da ignorncia, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; porquanto determinou um dia em que com justia h de julgar o mundo, por meio do varo que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-O dentre os mortos. Atos 17:30-31.

O fato de que Jesus recebeu esta prerrogativa de Seu Pai, indica que o Pai superior a Ele. Por isso, Jesus no Deus. 1.14 Sua presena invisvel Embora Jesus esteja nos cus, Ele pode estar presente em todos os lugares com Seus seguidores. Ele disse: Eis que Eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos. Mateus 28:20. Jesus pode fazer isto atravs do poder de Deus, o Esprito. Jesus recebeu este poder de Deus: Quando vier o Ajudador, que Eu vos enviarei da parte do Pai, o Esprito da verdade, que do Pai procede, esse dar testemunho de Mim. Joo 15:26. De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Esprito Santo, derramou isto que vs agora vedes e ouvis. Atos 2:33. Durante Seu ministrio terrestre Jesus pode curar o servo do centurio (Mateus 8:5-13), mesmo estando o servo doente a uma grande distncia daquele lugar que Se encontrava. Ele tambm podia conhecer o que havia no corao do homem. Jesus pode fazer essas coisas, no porque Ele parte de um Deus trino, mas, porque Deus O revestiu de poder para executar essas obras. Ao Jesus iniciar o Seu ministrio, quando foi batizado, Seu Pai derramou sobre Ele o poder do Esprito: E o Esprito Santo desceu sobre Ele em forma corprea, como uma pomba; e ouviu-Se do cu esta voz: Tu s o Meu Filho amado; em Ti Me comprazo. Lucas 3:22. 2 ARGUMENTOS TRINITARIANOS CONSIDERADOS Vemos com muita tristeza os argumentos debilitados que lanam mo os trinitarianos para defender sua teoria. Eles apresentam textos fora do contexto para provarem que Jesus Deus. Relacionamos a seguir alguns desses argumentos: 2.1 - Isaas 44:6

Argumento trinitariano: Os trinitarianos ensinam que nessa passagem Jesus Se revela como Deus. Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exrcitos: Eu sou o primeiro, e Eu sou o ltimo, e fora de Mim no h Deus. Isaas 44:6. O que diz a Bblia? Para um atento pesquisador da Palavra de Deus, esse texto prova que Deus um s. Alm dessa nica Pessoa no h outro Deus. uma Pessoa que est falando. Essa Pessoa o Pai de Jesus. Poucas passagens adiante o mesmo Deus que est falando em Isaas 44:6 profetiza sobre a vinda de Ciro (uma figura representativa de Jesus). A seu respeito Ele diz: Ele Meu Pastor, e cumprir tudo o que Me apraz; ... Assim diz o Senhor ao Seu Ungido... Isaas 44:28. O livro de Isaas se divide em partes. A parte que abrange os captulos 40 a 66 chamada de Livro de Conforto, pois o tema principal : O Servo do Senhor. Os escritores do Novo Testamento, reputando a misso de Israel consumada em Jesus Cristo, O consideram, a Ele somente, o israelita tpico no mais elevado sentido e Lhe atribuem tudo quanto consta no Livro de Conforto concernente ao Servo. Um pouco antes, ou seja, em Isaias 42:1, o mesmo Deus que fala em Isaas 44:6, apresenta o Seu futuro Servo, o Messias vindouro: Eis aqui o Meu Servo, a quem sustenho; o Meu escolhido, em quem se compraz a Minha alma; pus o Meu Esprito sobre Ele; Ele trar justia s naes. Isaas 42:1. Essa mesma passagem bblica mencionada em Mateus 12:18, referindo-Se ao cumprimento dessa profecia de Isaas. Conclumos, pois, que as palavras registradas em Isaas 44:6 no foram proferidas por Jesus. Quem Se apresenta a o Deus Altssimo, o Todo Poderoso de Israel, o Pai de Jesus, que tambm o nosso Redentor, por ter enviado o Seu Filho para nos salvar.

2.2 - Apocalipse 1:8

Argumento trinitariano: Os que defendem a doutrina da trindade ensinam que esta passagem prova de que Jesus o Deus Todo Poderoso. Eu sou o Alfa e o mega, diz o Senhor Deus, aquele que , e que era, e que h de vir, o Todo Poderoso. Apocalipse 1:8. O que diz a Bblia? O grande problema dos trinitarianos que eles no querem aceitar os ensinamentos de Deus. Ao lermos alguns versculos anteriores a esta passagem bblica, encontramos a resposta: Joo, s sete igrejas que esto na sia: Graa a vs e paz da parte dAquele que , e que era, e que h de vir, e da dos sete espritos que esto diante do Seu trono. Apocalipse 1:4 Esta passagem bblica apresenta-nos Aquele que est assentado no trono. Esse o Pai de Jesus, o Deus Todo Poderoso. Observem agora, o que diz o versculo seguinte: E da parte de Jesus Cristo, que a fiel testemunha, o primognito dos mortos e o Prncipe dos reis da terra. quele que nos ama, e pelo Seu sangue nos libertou dos nossos pecados e nos fez reino, sacerdotes para Deus, Seu Pai, a Ele seja glria e domnio pelos sculos dos sculos. Amm. Apocalipse 1:5-6. Notamos que uma outra Pessoa apresentada. Essa Pessoa Jesus Cristo, que vir nas nuvens e todo o olho O ver (Apocalipse 1:7). A dvida lanada por parte dos trinitarianos com relao aos seguintes dizeres: que , que era, e que h de vir. Para eles, o nico que h de vir Jesus. No entanto, a Bblia diz que, quando a Nova Jerusalm descer do Cu para se estabelecer na Terra, Deus estar com os salvos e com eles habitar (Apocalipse 21:3). Observem agora o que diz Apocalipse 4:8-11: Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e no tm descanso, nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo Santo o Senhor Deus, o Todo Poderoso, aquele que era, e que , e que h de vir. E, sempre que os seres viventes

dava m glria e honra e aes de graas ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive pelos sculos dos sculos, os vinte e quatro ancios prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam ao que vive pelos sculos dos sculos; e lanavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno s, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glria e a honra e o poder, porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade existiram e foram criadas. Apocalipse 4:8-11. No h dvida alguma que o texto est se referindo ao Pai de Jesus, aquele que est assentado no trono. Qualquer dvida dirimida se lermos Apocalipse 5:1-7. o momento em que se apresenta o Cordeiro de Deus, o nico digno de abrir os selos. Diz a Palavra de Deus que o Cordeiro veio e tomou o livro da destra do que estava assentado sobre o trono. Apocalipse 5:7. Claramente esto expostas duas Pessoas: a) Deus, que o Todo Poderoso, assentado no trono, aquele que era, e que , que h de vir. b) Jesus, o Cordeiro, que toma o livro da mo direita de Deus. 2.3 - Salmos 110:1 Argumento trinitariano: Os defensores da doutrina da trindade alegam que est havendo um dilogo entre as Pessoas da Divindade. Disse o Senhor ao Meu Senhor: Assenta-Te Minha direita, at que Eu ponha os Teus inimigos por escabelo dos Teus ps. Salmos 110:1.

Que diz a Bblia? Esta passagem bblica revela um fato futuro. Aps cumprir com a Sua misso na Terra, Jesus subiu ao Cu e Se assentou direita de Deus. (Atos 7:56). O apstolo Paulo fala a esse respeito: ...Cristo Jesus quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual est direita de Deus, e tambm intercede por ns. Romanos 8:34. Todo o contexto fala de uma profecia a se cumprir na

Pessoa do Messias vindouro. Basta ler um pouco adiante; ...Tu s sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Salmos 110:4. O livro de Hebreus trata sobre esse assunto, identificando Jesus Cristo em Sua funo de Sumo Sacerdote (Hebreus 7). A passagem de Salmos 110:1 no identifica Jesus como sendo uma divindade. As palavras de Pedro no deixam dvidas: Ora, a este Jesus, Deus ressuscitou, do que todos ns somos testemunhas. De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Esprito Santo, derramou isto que vs agora vedes e ouvis. Porque Davi no subiu aos cus, mas ele prprio declara: Disse o Senhor ao Meu Senhor: Assenta-Te Minha direita, at que Eu ponha os Teus inimigos por escabelo de Teus ps. Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vs crucificastes, Deus O fez Senhor e Cristo. Atos 2:32-36. Podemos comparar essa passagem com a de Atos 5:3031: O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vs matastes, suspendendo-O no madeiro; sim, Deus, com a sua destra, O elevou a Prncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remisso de pecado. Atos 5:30-31. Deixamos algumas indagaes aos defensores da doutrina da trindade: 1. Eles crem que Jesus Deus. Por que, segundo o texto acima, o Seu Pai teve que ressuscit-Lo dentre os mortos? Jesus no teria ressuscitado atravs o Seu prprio poder? 2. Para os que defendem a doutrina da trindade, Jesus Deus. Quem esse Deus que elevou Jesus para ser Prncipe e Salvador? Para eles Jesus no deveria voltar a ocupar a posio de Deus?

2.4 - Isaas 25:9

Argumento Trinitariano: Os defensores da doutrina da trindade ensinam que Jesus o esperado Deus que se manifestar na segunda vinda. Eles se baseiam nos seguintes textos: E naquele dia se dir: Eis que este o nosso Deus; por Ele temos esperado, para que nos salve. Este o Senhor, por Ele temos esperado; na Sua salvao gozaremos e nos alegraremos. Isaas 25:9. Aguardando a bem aventurada esperana e o aparecimento da glria do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus. Tito 2:13.

O que diz a Bblia? OBSERVAO: Os dois versos apresentados pelos defensores da doutrina da trindade no se referem ao mesmo evento. a) Analisaremos em primeiro lugar a passagem bblica de Isaas 25:9. Para entend-la, temos que ler a passagem anterior e l encontramos a resposta quanto ao momento em que se dar o encontro de Deus com Seu povo: Aniquilar a morte para sempre, e assim enxugar o Senhor Deus as lgrimas de todos os rostos, e tirar de toda a terra o oprbrio do Seu povo; porque o Senhor o disse. Isaas 25:8. Quando ser aniquilada a morte para sempre? evidente que a morte no ser aniquilada na segunda vinda do Messias. Ela ser aniquilada no final do milnio. O apstolo Paulo diz que necessrio que Jesus, reine at que haja posto todos os inimigos debaixo de Seus ps. Ora, o ltimo inimigo a ser destrudo a morte. I Corntios 15:25-26. Ento vir o fim quando Ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destrudo todo domnio, e toda autoridade e todo poder. I Corntios 15:24. O que o apstolo Paulo quer dizer que Jesus ir reinar e ao terminar o Seu reinado, quando a Terra estiver toda regenerada, quando os inimigos de Deus estiverem todos destrudos (Satans, seus anjos e os mpios) e quando a morte estiver aniquilada para sempre, ento ser o fim da era do pecado e da morte. Isto ocorrer no final do milnio. A Terra ento estar preparada para receber a Santa Cidade, a Nova Jerusalm, que descer do Cu. o momento de Jesus entregar o

reino ao Seu Pai, o Deus Todo Poderoso, o qual passar a habitar junto com o Seu povo para todo o sempre. O profeta Joo descreve esse momento maravilhoso da seguinte maneira: E vi a santa cidade, a nova Jerusalm, que descia do cu da parte de Deus, adereada como uma noiva ataviada para o seu noivo. E ouvi uma grande voz, vinda do trono que dizia: Eis que o tabernculo de Deus est com os homens, pois com eles habitar e eles sero o Seu povo e Deus mesmo estar com eles. Apocalipse 21:2-3. D para observar que Deus se far presente junto ao Seu povo, somente aps a descida da nova Jerusalm. Somente ento Ele habitar com eles. Em seguida o profeta Joo repete a profecia de Isaas 25:8: Ele enxugar de seus olhos toda lgrima; e no haver mais morte, nem haver mais pranto, nem lamento, nem dor, porque j as primeiras coisas so passadas. Apocalipse 21:4. o Senhor Deus, o Pai de Jesus, que vai enxugar as lgrimas. Livres finalmente da morte e da dor, os salvos finalmente podero exclamar ao Deus Todo Poderoso, o Pai de Jesus: ...Eis que este o nosso Deus; por ele temos esperado, para que nos salve. Este o Senhor; por Ele temos esperado; na Sua salvao gozaremos e nos alegraremos. Isaas 25:9 b) Analisaremos agora o outro texto apresentado pelos trinitarianos Tito 2:13. OBSERVAO: O apstolo Paulo no cria na trindade. Ele no deixa dvidas em todos os seus escritos quanto sua crena num s Deus. Talvez seja interessante rever o texto escrito pelo apstolo Paulo: Todavia para ns h um s Deus, o Pai... I Corntios 8:6. Ele deixou registrado que o seu Deus o Pai de nosso Senhor Jesus. Partindo desse princpio, analisaremos agora o que o apstolo Paulo escreveu no incio de sua epstola endereada a Tito: A Tito, meu verdadeiro filho segundo a f que nos comum, graa e paz da parte de Deus Pai, e de Cristo Jesus, nosso Salvador. Tito1:4.

Se Paulo estivesse apresentando Jesus como sendo nosso grande Deus, estaria em contradio consigo mesmo. O apstolo Paulo sempre se mantinha fiel s orientaes de Deus. O texto que est sob anlise aparece da seguinte forma em outras tradues: Aguardando a bem aventurada esperana e o aparecimento da glria do grande Deus e de nosso Salvador Jesus Cristo. Tito 2:13. Esta traduo est de acordo com as que foram preparadas por notveis eruditos dos idiomas originais, extradas do original grego: The New Testament, por Cornelius Nary, 1719. The New Testament in Greek and English, por Daniel Mace, Londres, 1729. The New Testament, translated from the text of JJ Griesbach, Londres 1840. The New Tesament, translated from the Greek text of Tischendorf, USA, 1869. Falando da Sua segunda vinda, o Senhor Jesus apresentou um detalhe muito importante: Porque o Filho do homem h de vir na glria de Seu Pai, com os Seus anjos... Mateus 16:27 Esse foi o entendimento do apstolo Paulo ao se referir sobre o aparecimento da glria do grande Deus. Tentar provar a divindade de Jesus atravs o texto de Tito 2:13 desconhecer os escritos do apstolo Paulo. Ele foi um defensor de uma verdade e cria que Deus o Pai de nosso Senhor Jesus. Muitos textos escritos por ele, confirmam esse entendimento: Graa seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. I Corntios 1:3. Todavia para ns h um s Deus, o Pai, de quem so todas as coisas e para quem ns vivemos; e um s Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por Ele ns tambm. I Corntios 8:6. Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da

glria, vos d o esprito de sabedoria e de revelao no pleno conhecimento dEle. Efsios 1:17. Um s Deus e Pai de todos, o qual sobre todos, e por todos e em todos. Efsios 4:6. Sempre dando graas por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Efsios 5:20. Graas damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vs. Colossenses 1:3. A verdade que ao longo dos sculos o inimigo de Deus serviu-se de agentes humanos para praticar seus mais cruis ataques contra a Palavra de Deus.

2.5 - Joo 10:33 Argumento trinitariano: Os defensores da doutrina da trindade utilizam esse texto para provar que Jesus Se dizia Deus. Citam depois Joo 8:58. Responderam-Lhe os judeus: No por nenhuma obra boa que vamos apedrejar-Te, mas por blasfmia; e porque, sendo Tu homem, Te fazes Deus. Joo 10:33. Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abrao existisse, Eu sou. Joo 8:58. O que diz a Bblia? O Senhor Jesus nunca disse que Ele era Deus. Ele sempre Se apresentava como Filho de Deus. O texto de Joo 10:33 registra uma acusao falsa contra Jesus por parte de alguns lderes judeus. Lendo um pouco adiante, Jesus no disse ser Deus e nem disse ser Deus Filho. Transcrevemos a seguir o que Jesus disse para eles: quele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vs: Blasfemas; porque Eu disse: Sou Filho de Deus? Joo 10:36. Os trinitarianos atualmente fazem a mesma coisa que esses lderes judeus. Ensinam falsamente que Jesus DEUS. A expresso Eu sou usada por Jesus, conforme o texto de Joo 8:58, no prova que Jesus Deus. Precisamos

entender o contexto. Novamente um grupo de judeus se envolveu para acusar Jesus: Disseram-Lhe os judeus. Agora sabemos que tens demnio. Abrao morreu, e tambm os profetas; e Tu dizes: Se algum guardar a Minha palavra, nunca provar a morte! Porventura s Tu maior do que nosso pai Abrao, que morreu? Tambm os profetas morreram; quem pretendes Tu ser? Respondeu-lhes Jesus: ...Abrao, vosso pai, exultou por ver o Meu dia; viu-o e alegrou-se. Joo 8:52-56. Entre os heris da f, encontramos o nome do patriarca Abrao, que, embora no tendo alcanado as promessas, viu-as e saudou-as (Hebreus 11:13). Cada vez que um cordeiro era sacrificado, ali estava representado o Messias vindouro. Os profetas aguardaram com muita ansiedade a vinda futura do Messias. Abrao teve o privilgio, atravs da f, contemplar a primeira vinda do Messias. No verso 57 os judeus entenderam mal o que Jesus havia dito, crendo que Ele havia declarado ser contemporneo de Abrao. Jesus, porm, reafirma Sua absoluta preeminncia no plano de Deus com a surpreendente declarao: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abrao existisse Eu sou. Joo 8:58. O que Jesus queria dizer era: EU SOU O MESSIAS! O propsito de Joo escrever seu evangelho para provar que Cristo (o Messias) o Filho de Deus (Joo 20:31). Ao Jesus dizer Eu sou no significa que Ele estava se auto-declarando como DEUS. A evidncia nos mostra que a frase EGO EIMI traduzida por EU SOU, conforme encontrada em Joo 8:58, significa eu sou aquele ou aquele em questo. Um texto onde esta mesma palavra utilizada, encontramos em Joo 9:9: Uns diziam: ele. E outros: No , mas se parece com ele. Ele dizia: Eu sou. Joo 9:9. De acordo com este texto, o homem cego se identifica a si mesmo dizendo: EU SOU (Eu sou a pessoa a qual esto buscando ou eu sou aquele). Quando Jesus utilizava a frase EU SOU, Ele queria dizer o seguinte: Eu sou esse (Filho do homem) ou Eu sou (o Messias). 2.6 - Joo 1:1 Argumento trinitariano: Os trinitarianos ensinam que Joo inicia o seu evangelho apresentando Jesus como sendo Deus.

No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Joo 1:1. O que diz a Bblia? Observao: Joo, o autor do evangelho que levou o seu nome, escreveu que esse livro foi escrito para que creiais que Jesus o Cristo, o Filho de Deus e para que crendo, tenhais vida em Seu nome. Joo 20:31. No seria contraditrio o apstolo Joo logo no primeiro captulo de seu livro ensinar o contrrio, isto , que Jesus Deus? Em diversas tradues bblicas h uma distoro. O texto originalmente fala Deus era a Palavra e no como est escrito atualmente: A Palavra era Deus. O texto original foi escrito no idioma grego da seguinte maneira: en [NO] arch [PRINCPIO] h [ERA] o [A] logos [PALAVRA] kai [E] o [A] logos [PALAVRA] h [ESTAVA] prston [EM] tn [O] yeon [DEUS] kai [E] yeov [DEUS] h [ERA] o [A] logos [PALAVRA] outov [ESTA] h [ESTAVA] en [NO] arch [PRINCPIO] prston [EM] tn [O] yeon [DEUS]. Traduo: No princpio era a Palavra, e a Palavra estava no Deus, e Deus era a Palavra. Esta estava no princpio no Deus. A frase em latim de Joo 1:1 tambm l-se da seguinte forma: DEUS ERAT VERBUM (Deus era o verbo). Neste caso a palavra DEUS est no nominativo, portanto, Deus o sujeito da orao. Quando dizemos Deus era a Palavra, o sujeito da frase Deus. Mas quando dizemos A Palavra era Deus, o sujeito da frase passa a ser A Palavra e lhe damos um atributo Ser Deus - o que no est escrito no original grego e nem no latim. Se formos ao livro do Gnesis vamos ver que todas as coisas foram criadas atravs da palavra de Deus. Por exemplo: Disse Deus: Haja luz. E houve luz. Gnesis 1:3 Se admitirmos que o verbo estava com Deus e o verbo era Deus, como est na maioria das tradues, ento temos dois deuses e no um, porque mesmo a doutrina da trindade admite que ela e composta por pessoas distintas. Sendo assim, quebra-se o monotesmo bblico. Mesmo que alguns tradutores teimem em colocar o artigo indefinido um - entre colchetes antes da palavra Deus (Ex.: E a Palavra era (um) Deus), no entanto, admitem que na construo em grego no existe tal "artigo indefinido antes de THOS" (Deus). Eles cometem o mesmo erro da maioria das tradues, ou seja, invertem o sentido da frase na traduo, alterando,

portanto, o seu significado e atribuindo ao LOGOS (Palavra) uma pessoalidade, no uma caracterstica. O LOGOS de Joo no Novo Testamento tem as mesmas caractersticas do DAVAR do Antigo Testamento, o qual possui uma dimenso que comunica um pensamento, uma inteno, ou seja , a palavra que cria e guia a histria (ver Isaas 55:10-11). Esta leitura da passagem de Joo 1:1 em nossas tradues, fornece suporte vital para a doutrina tradicional da Trindade, em partes iguais pelo Pai e o Filho desde a eternidade. Parafraseando, as verses s vezes vo muito alm do original em grego. As verses contemporneas interpretam este texto para dizer que dois seres estavam presentes no incio. Sem dvida, de acordo com essa traduo, a palavra seria equivalente a um eterno Filho. Seria certamente entendido neste sentido por aqueles que foram educados nos conclios psbblicos. Mas por que os leitores pulam de "palavra" para "filho"? O texto simplesmente diz: "No princpio era a palavra"; no diz "No princpio era o Filho". A substituio de "Filho" para "palavra", que para milhes de leitores parece ser um reflexo automtico, teve dramticas conseqncias. Ela tem exercido uma poderosa, mesmo hipnotizante influncia sobre os leitores da Bblia. Joo escreveu: "No princpio era a palavra". Ele no disse: "No princpio era o Filho de Deus". No h, de fato, nenhuma meno direta ao Filho de Deus, at chegarmos ao versculo 14, onde "a palavra se fez carne e habitou entre ns, e vimos a sua glria, a glria do Filho nico, cheio de graa e de verdade." Antes do versculo 14 estamos no mesmo mbito como falaram os pr-cristos sobre a sabedoria. Estamos tratando com PERSONIFICAES em lugar de pessoas, AES PERSONIFICADAS DE DEUS em lugar de um Ser Divino individual como tal. O ponto est obscurecido pelo fato de que temos que traduzir LOGOS como VERBO (ELE) atravs do texto. Porm se traduzirmos LOGOS como "MANIFESTAO OU EXPRESSO DE DEUS" se far mais evidente, pois o texto no tem a inteno de que se pense no LOGOS dos versos 1 a 13 como um ser divino pessoal. A ambigidade no grego (DI AUTOU), "por ela" ou "por ele" de Joo 1:3 permite uma palavra "impessoal" antes de Jesus nascer. A ambigidade surge quando algo que est sendo dito admite mais de um sentido, comprometendo a compreenso do contedo. Isso pode suscitar dvidas no leitor e lev-lo a concluses equivocadas na interpretao do texto. Assim como a

impessoalidade da palavra est sugerida no texto de Joo 1:1, assim ocorre com vida eterna em I Joo 1:2: Pois a vida foi manifestada, e ns a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a ns foi manifestada. I Joo 1:2. A "vida eterna" impessoal que estava com o PAI (PROS TON THEON), isto , a promessa da vida eterna que seria provida por Cristo. Pedro parece fazer eco da mesma idia quando descreve Jesus como o Cordeiro de Deus que foi "predestinado antes da fundao do mundo, porm manifestado nestes ltimos dias" (1 Pedro 1:20). Uns versculos antes, ele usa o mesmo conceito de predestinao ao falar do plano de Deus para chamar os cristos salvao: Eleitos segundo a prescincia de Deus Pai... I Pedro 1:2. A aplicao deste conceito a Jesus no verso 20 indica uma "preexistncia ideal" nos eternos conselhos de Deus e no uma existncia real em outra dimenso antes de seu nascimento como ser humano. Um paralelo interessante ocorre no livro do Apocalipse, onde todas as coisas "so e foram criadas" por Deus: ...porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade so e foram criadas. Apocalipse 4:11. Esta frase sugere que todas as coisas que so, existiram primeiro na vontade eterna de Deus e por essa vontade vieram sua real existncia no seu devido tempo. O significado de palavra PALAVRA (Gr. logos) - (1) A expresso do pensamento; no o mero nome de um objeto: (a) encarnando uma concepo ou idia (por exemplo, em Lucas 7:7; I Corntios 14:9,19); (b) Um dito ou afirmao. (c) Discurso, prtica, dito de instruo. (Dicionrio Expositivo de Vine). PALAVRA (Gr. Logos) - Do ato de falar. Palavra proferida a viva voz que expressa uma concepo ou idia. O que algum disse. Discurso, doutrina, ensino. (Lxico Grego de Strong). PALAVRA (Heb. Davar) - Ocorre cerca de 1455 vezes. Em contextos jurdicos, significa disputa (xodo 18:16, 19; 24:14), acusao, sentena, a alegao, transferncia e disposio... [caso contrrio o pedido], decreto, a conversa, o relatrio, o texto de uma carta, letra de uma cano, promessa, anais de eventos, mandamento, plano (Gnesis 41:37; II Samuel 17:14, II Crnicas 10:4; Ester 2:2; Salmos 64:5, 6; Isaas 8:10), a lngua ... Daniel 9:25: decreto de um rei; [tambm:] coisa, assunto ou evento. OBSERVAO: Pessoa literal no encontrada em nenhuma das definies acima para LOGOS.

2.7 - Isaas 9:6

Argumento trinitariano: Os trinitarianos ensinam que Jesus o Deus forte e o Pai Eterno, conforme est relatado em Isaas 9:6. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estar sobre os Seus ombros; e o Seu nome ser: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Prncipe da Paz. Isaas 9:6. O que diz a Bblia? De acordo com a Bblia Hebraica, baseada nos textos originais, esse verso bblico encontra-se registrado da forma seguinte: Pois nasceu entre ns uma criana, um filho nos foi dado. E sobre seus ombros estar a autoridade; por isso o maravilhoso Conselheiro, o Deus Todo Poderoso e Pai Eterno, alcunhou-o de Prncipe da Paz. Isaas 9:6. Como o texto bem explicativo, no h necessidade de se fazer qualquer comentrio a respeito.
Igreja de Deus (Stimo Dia) de Blumenau/SC contato@verdadeemfoco.com.br

Вам также может понравиться