Вы находитесь на странице: 1из 5

Apostila de Qumica 12 A Matria

1.0 tomo x Elemento


tomo uma partcula fundamental que compe toda a matria. Elemento qumico um conjunto de tomos quimicamente iguais (com o mesmo nmero atmico).

2.0 Molcula x Substncia Pura


Molcula e a unio entre dois ou mais tomos atravs de ligaes qumicas. Substncias puras so conjuntos de molculas quimicamente iguais. As substncias podem ser puras (ex.: H2, O2, Cl2) ou compostas (ex.: CO2, H2O, H2SO4)

3.0 Mistura
Mistura formado por duas ou mais substncias, cada uma delas chamadas de componentes. Ela possui propriedades diferentes das substncias.

3.1 Tipos de Mistura


Fases: cada poro que apresenta visualizao homognea, podendo ser contnuo ou no. Mistura homognea (contnuo) ou soluo: mistura que apresenta uma nica fase. Mistura de gases sero sempre homogneas. Mistura heterognea (descontnuo): mistura que apresenta duas ou mais fases. Misturas de n slidos possuem n fases, desde que no se formem ligas ou cristais mistos. OBS.: a visualizao contnua de uma mistura depende tambm dos aparelhos pticos. Ex.: Leite uma mistura heterognea. Misturas eutticas possuem temperatura de fuso (TF) e variao de temperatura durante a ebulio (TE), possuindo um patamar durante a fuso em um grfico. Misturas azeotrficas possuem variao de temperatura de fuso (TF) e temperatura de ebulio (TE), possuindo um patamar durante a ebulio em um grfico. O ponto de fuso de misturas eutticas e o ponto de ebulio de misturas azeotrficas ser sempre menor que os pontos de fuso ou ebulio dos materiais envolvidos.

3.2 Separao de Misturas 3.2.1 Anlise Imediata


Processos fsicos que no alteram a natureza das substncias. Misturas heterogneas Slido-Slido: Tamisao ou peneirao Depende de sua granulao. Levigao Usado em componentes que apresentam diferentes densidades. Imantao ou separao magntica Separa metais de outros slidos. Dissoluo fracionada Um slido vaporizao e depois solidificado. Flotao: Adiciona-se um lquido que separar os slidos. O lquido precisa ser mais denso que 1 e menos que o outro. Catao. Sublimao. Misturas heterogneas Slido-Lquido: Decantao O slido forma um corpo de fundo na mistura. Centrifugao Acelera o processo de decantao por meio da rotao. Filtrao simples Filtrao vcuo Nome do pote usado: Kitassato. Sifonao. Misturas heterogneas Lquido-Lquido: Decantao Desta vez, sua-se o balo de destilao para separar lquidos imescveis. Misturas homogneas - Slido-Lquido e Lquido-Lquido: Evaporao O lquido desperdiado. Destilao Simples Usada em Slido-Lquido. Destilao fracionada.

3.2.2 Anlise Cromatogrfica


Os componentes de uma mistura de slidos em soluo so separados e identificados pela cor. Identifica os nmeros de componentes da mistura e substncias puras.

4.0 Sistemas
4.1 Sistema Homogneo
Aspecto contnuo, nica fase. Substncias puras e misturas homogneas.

4.2 Sistema Heterogneo


Aspecto descontnuo, mais de uma fase. Substncias pura em diferentes estados fsicos e misturas heterogneas.

5.0 Estados Fsicos


Mudanas microscpicas (grau de agregao das partculas). Mudanas macroscpicas (volume, densidade, forma). Sem alteraes na massa e na composio.

5.1 Mudanas de Estado Fsico


fuso vaporizao*

Slido
solidificao

Lquid o

Gasoso
condensao**

sublimao *A vaporizao dividida em trs partes: Evaporao: mais lento, superficial, sem temperatura fixa; Ebulio: com a presso externa constante, h uma temperatura fixa; Calefao: vaporizao instantnea, sem temperatura fixa. **Liquefao: para gases; eles s mudam de estado fsico quando a temperatura varia; **Condensao: para vapores; a presso influencia na mudana de estado fsico. Substncias possuem temperaturas de fuso (TF) e de ebulio (TE), possuindo dois patamares em um grfico. Misturas possuem variaes de temperatura durante a fuso (TF) e durante a ebulio (TE), no possuindo patamares em um grfico

Estado Fsico Slido

Lquido Gasoso

Caractersticas Microscpicas Retculo cristalino (partculas ordenadas que formam estruturas Forma e volume constante. geomtricas), sem liberdade de movimento. Partculas desordenadas e certa Forma varivel e volume constante. liberdade de movimento. Forma e volume varivel. Grande liberdade de movimento.

Caractersticas Macroscpicas

5.2 Presso de Vapor dos Lquidos


Presso de vapor a presso exercida pelo vapor de um lquido numa temperatura. Um lquido s entra em ebulio quando sua presso de vapor fica igual a presso atmosfrica ambiente. A presso de vapor do lquido no depende apenas da temperatura, tambm depende do tipo da substncia. Quanto maior a presso de vapor do lquido, menor ser seu ponto de ebulio.

6.0 Transformaes da Matria


6.1 Fenmenos Fsicos
No alteram a composio da matria. H mudana de: Volume; Tamanho; Aparncia; Estado fsico.

6.2 Fenmenos Qumicos


Alteram a composio da matria Caractersticas: Mudana de cor; Liberao de gs; Formao de um slido; Aparecimento de chama/luminosidade.

7.0 Propriedades das Substncias


7.1 Propriedades Gerais
Propriedades comuns em todas as matrias. Massa; Volume; Impenetrabilidade (dois corpos no podem ocupar o mesmo espao ao mesmo tempo).

7.2 Funcionais
Propriedades existentes em determinados grupos de substncias. cido; Base; Acar.

7.3 Especficas
Propriedades que diferem entre matrias. So usadas para identificar as substncias.

7.3.1 Organolpticas
Propriedades sensoriais (identificadas pelos nossos cinco sentidos). Cor; Sabor; Odor; Brilho.

7.3.2 Qumicas
Propriedades relacionadas aos fenmenos qumicos.

7.3.3 Fsicas
Propriedades relacionadas aos fenmenos fsicos (no ocorre reao qumica). PF e PE; Densidade; Solubilidade; Dureza; Calor especfico.

Вам также может понравиться