Вы находитесь на странице: 1из 5

1 SIMULADO DE GEOGRAFIA EsSa Nome:_____________________________

1).Com relao formao das rochas, marque a alternativa correta.


a) b) c) d) e)

As rochas gneas so conhecidas como rochas magmticas e podem conter jazidas de vrios metais. O tamanho dos cristais das rochas gneas proporcional ao calor liberado pelo processo conhecido como abraso. Ao atingir a superfcie terrestre, o magma resfria-se lentamente devido sua alta temperatura, formando rochas vulcnicas. A solidificao da rocha magmtica efusiva no depende da temperatura ambiente da superfcie da crosta terrestre. As rochas sub-vulcnicas, a exemplo do diabsio, so aquelas cujo magma se cristalizou na superfcie terrestre.

2) Quanto classificao e ao aparecimento das rochas no Brasil, marque a alternativa correta.


a) b)

c) d) e)

As bacias sedimentares so regies que durante curto perodo sofreram lento abatimento, gerando uma depresso preenchida por sedimentos. Os sedimentos encontrados em bacias sedimentares podem ser de trs tipos: fragmentos originados pela eroso das reas elevadas e transportados por rios, geleiras ou ventos; materiais precipitados em corpos dgua dentro da bacia e estruturas que fizeram parte de corpos de animais ou plantas. As bacias sedimentares (Paranaica e Sanfranciscana) foram formadas na Era Cenozica. A Bacia Amaznica teve sua formao na Era Azica. Na Era Mesozica houve formao de bacias sedimentares em vrias regies do mundo, com exceo do Brasil.

3) Com relao a temperatura, umidade das massas de ar no Brasil e no planeta, marque a alternativa correta. O aquecimento das terras emersas e das guas nas zonas de mdias e altas latitudes maior do que nas zonas de baixas latitudes. II- Quanto umidade de uma massa de ar, deve-se considerar que, sem exceo, os oceanos fornecem umidade para a atmosfera e os continentes formam-se massas de ar secas. III- Uma massa de ar possui qualidades de temperatura e umidade adquiridas da superfcie de origem no perdendo tais caractersticas em seu deslocamento. IV- As terras emersas e as guas absorvem quase 50% da radiao solar contribuindo para o aquecimento da atmosfera por meio da irradiao. V- A massa de ar polar atlntica embora tenha maior atuao no Brasil no perodo de inverno, seu deslocamento inicia-se no vero, caracterizando sua umidade.
I-

4) Sobre os domnios vegetais originais e sua transformao pela ao humana, marque a alternativa correta.
a) b) c) d) e)

A ao antrpica sobre a natureza decorrente da construo de espaos geogrficos justificada mediante a necessidade socioeconmica atual. A floresta tropical (Mata Atlntica) o bioma que possui espcies (babau), que contribuem para a rpida recuperao aps sculos de desmatamento. At o inicio dos anos 30(industrializao), a ao humana limitava-se s reas no distantes do litoral. O prprio crescimento populacional e a industrializao so alguns dos fatores que explicam o avano da ao antrpica em direo ao interior. A expanso da fronteira agropecuria dirigiu-se ao interior antes de 1930 quando o Brasil era predominantemente agrrio.

5) A respeito do bioma (Amaznia) marque a alternativa correta.


a) b) c) d) e)

Floresta ombrfila um termo destinado apenas para biomas de clima semi-rido. A biodiversidade da floresta Amaznica extraordinria, mas no chega a superar o nmero de espcies vegetais e animais da Frana. O banco de germoplasma tem como nico objetivo, armazenar mudas e sementes de vegetaes nativas para posterior reproduo. A Floresta Amaznica recebe vrias denominaes, uma delas floresta pluvial. A Floresta Amaznica tem trs degraus de vegetao: mata de igap, caaiap (mata de vrzea) e mata de terra firme.

6) A respeito do bioma (Cerrado) marque a alternativa correta. (A) O Cerrado sempre se mostrou favorvel prtica da agricultura. (B) O nico problema que no Cerrado inicialmente dificultou o cultivo de vegetais agricultveis foi a presena excessiva de ferro. (C) O bioma do Cerrado (Savana) ultrapassado em extenso somente pela Floresta Amaznica. (D) No Cerrado do Estado do Acre predomina a espcie de grande porte denominada de Cerrado. (E) Nenhuma das alternativas. 7) Sobre a ao antrpica nos biomas brasileiros e as respectivas conseqncias, marque a alternativa correta. (A) No ano de 1999 j havia catalogado 60% da destruio da Floresta Amaznica. (B) As duas florestas tropicais midas (Mata dos Cocais e Floresta Amaznica) foram intensamente destrudas at o ano de 2001. (C) As pastagens substituindo a vegetao nativa um dos exemplos de ao antrpica na regio do Par. (D) A Mata Atlntica e a Mata Tropical cobriam aproximadamente 19% da rea territorial do Brasil. (E) A destruio da vegetao (Mata Atlntica) no Nordeste foi to grande, que resta apenas o nome de Agreste para referir-se rea que ela ocupava.

8) Marque a alternativa que relacione corretamente os impactos ambientais ocasionados pelas instalaes de hidreltricas. (A) O processo de alagamento e a acidificao da gua so exemplos de impactos no ambiente natural aps a implantao de uma usina hidreltrica. (B) A hidreltrica de Balbina embora tenha causado um pequeno impacto sobre o meio ambiente, tem produzido uma considervel quantidade de energia eltrica como compensao. (C) A Usina de Sobradinho impactou pouco o meio ambiente devido aos cuidados com relao rea alagada e ao deslocamento da populao local. (D) O respeito dos direitos dos cidados e dos indgenas tem sido empregado em todos os projetos que impactam o meio ambiente, a exemplo do Plano Nacional de Energia Eltrica. (E) O aproveitamento da energia eltrica da bacia do Amazonas de grande potencial, haja vista que o relevo predominante de planalto. 9) Sobre as questes ecolgicas, poltico e econmico dos recursos hdricos, marque a alternativa que contenha informaes correta. (A) A gua cobre 85% da superfcie do planeta, embora 7% dessa gua sejam doce. (B) O Brasil apesar de haver uma disponibilidade relativa de gua, no est isento de uma possvel crise. (C) O Brasil dispe de abundantes recursos hdricos sendo que estes se encontram bem distribudos pelo territrio. (D) O Brasil possui abundantes recursos hdricos e estes so bem utilizados, ocorrendo escassez ocasional principalmente no Nordeste semi-rido. (E) Nenhuma das alternativas. 10) A respeito dos recursos hdricos e a classificao atual das bacias hidrogrficas brasileiras, marque alternativa correta. (A) A antiga bacia do Paran e Uruguai foi substituda pela bacia do rio da prata. (B) At o ano de 2006 no houve a criao de nenhuma legislao sobre a poltica de recursos hdricos. (C) O Aqfero do Guarani estende-se do sul do Mato Grosso at o norte da Bolvia. (D) Do total de energia eltrica produzida no Brasil, 87% so de fonte hidrulica. (E) Nenhuma das alternativas. 11) Marque a alternativa que apresente o consumo de energia eltrica segundo as regies poltico-administrativas. (A) Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. (B) Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. (C) Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. (D) Norte, Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. (E) Centro-Oeste, Sul, Nordeste, Norte e Sudeste.

12) (UFG 2005) Observe o mapa a seguir:

FERREIRA, Graa M. Lemos. "Atlas geogrfico: espao mundial". So Paulo: Moderna,1998. 4 capa. [Adaptado]. O vo de uma companhia area saindo de So Paulo com destino a Rio Branco realiza vrias escalas: a primeira em Belo Horizonte, a segunda em Braslia, a terceira em Salvador e a quarta em Belm. A direo e o fuso horrio dos percursos realizados indicam que no a) primeiro percurso a direo noroeste, e todo o trajeto realizado dentro do mesmo fuso. b) segundo percurso a direo nordeste e possui diferena de uma hora em relao ao primeiro percurso. c) terceiro percurso a direo nordeste e possui diferena de quatro horas em relao ao meridiano de origem. d) quarto percurso a direo noroeste e possui diferena de trs horas em relao ao Meridiano de Greenwich. e) quinto percurso a direo sudeste, e o trajeto realizado em trs fusos diferentes. 13. (UFV 2005) comum ouvirmos os apresentadores de jornais e programas esportivos anunciarem: "O jogo comea s 21 h, horrio de Braslia". Assinale a afirmativa que justifica CORRETAMENTE o uso da expresso "horrio de Braslia". a) O territrio brasileiro possui quatro fusos horrios, sendo necessrio informar que o horrio de incio da programao o do fuso horrio de Braslia, que o oficial do pas. b) A cidade de Braslia a capital federal, portanto toda e qualquer atividade televisiva e radiofnica deve seguir o seu horrio. c) O fuso horrio brasileiro diferente do fuso dos demais pases, sendo necessrio informar que o horrio de incio da programao o de Braslia. d) As sedes da maioria das emissoras de televiso do Brasil se localizam em regies cujo fuso horrio o mesmo de Braslia. e) A regio Centro-Oeste, onde est localizada Braslia, concentra a maior parte da populao do pas, portanto as programaes dos canais de televiso devem seguir o seu fuso horrio.

14. (UERJ 2004)

A excluso de um grande nmero de estados brasileiros do horrio de vero explicada pela seguinte razo: a) a sua posio em um fuso horrio diferente dos demais padroniza o horrio nacional no vero b) a sua baixa latitude provoca uma reduzida variao na durao dos dias e das noites ao longo do ano c) a localizao das regies Norte e Nordeste e do Mato Grosso exige uma poca diferenciada para adoo deste horrio d) a reduzida quantidade de hidreltricas no Norte, no Nordeste e no Mato Grosso faz com que no se obtenha a economia de energia desejada. GABARITO 1. A 2. B 3. D 4. D 5. D 6. C 7. C 8. A 9. B 10. A 11. A 12. D 13. A 14. B

Porto principal da Escola

Вам также может понравиться