Вы находитесь на странице: 1из 6

ANEXO III CONTEDOS PROGRAMTICOS PROVAS DE HABILIDADES ESPECFICAS CURSOS DE MSICA, DANA E TEATRO

VESTIBULAR 2013 O concurso Vestibular para os cursos de Msica, Dana e Teatro compreendem, alm das provas previstas nas duas etapas (Primeira Etapa: Prova de Conhecimentos Gerais e Segunda Etapa: Prova de Conhecimentos Especficos e Redao) a Prova de Habilidade Especfica, em carter classificatrio e eliminatrio, a realizar-se de acordo com o cronograma abaixo, na Escola Superior de Artes e Turismo, Rua Leonardo Malcher, 1728 Praa XIV, Manaus AM, por todos os candidatos inscritos para os referidos cursos.

CRONOGRAMA DATAS ATIVIDADES

06/10/2013 Prova de Teoria e Percepo Musical para os candidatos inscritos no curso de A partir das Msica. 8:00h Prova Prtica para os candidatos inscritos no curso de Teatro. 09/10/2013 Divulgao da nota da prova de Teoria e Percepo Musical Curso de Msica.

20/10/2013 Prova Prtica para os candidatos inscritos no curso de Dana. A partir das Prova prtica para os candidatos aprovados na prova de Teoria e Percepo 8:00h Musical Curso de Msica. 21/10/2013 Divulgao do resultado final das Provas de Habilidades Especficas de Dana, Msica e Teatro.

1. PROVAS DE HABILIDADES ESPECFICAS 1.1 Curso de Msica A prova do curso de msica est organizada em duas (2) fases: 1.1.1 Prova Terica

1.1.2 Prova Prtica 1.1.1.1Prova Terica - A Prova de Teoria e Percepo Musical, comum a todas as habilitaes, est organizada da seguinte forma: a) Componente de Percepo Musical: um ditado meldico executado ao piano, clavinova ou teclado, em tom maior ou menor, contendo notas alteradas e em compasso simples;
reconhecimento e classificao de intervalos (harmnicos e meldicos).

componente Terico que versar sobre os assuntos a seguir discriminados: b) Componente Terico: Intervalos: classificao, inverso, colocao nos graus das escalas do modo maior e menor, diatnicos e cromticos; Escalas: estruturao, armaduras, modais, tonais do modo maior e menor, harmnicas e meldicas; Compassos: fraes representativas, estruturao de compassos, unidade de tempo e de compasso, simples e compostos. 1.1.2.1 Prova Prtica dividi-se conforme a habilitao escolhida pelo candidato e de acordo com o programa especificado neste anexo. I - Licenciatura em Canto e em Instrumento; Bacharelado em Canto e em Instrumento, Bacharelado em Regncia; II - Licenciatura em Educao Musical. 1.1.2.2 A Prova Prtica para os candidatos que optaram pelas habilitaes em Licenciatura em Canto e em Instrumento; Bacharelado em Canto e em Instrumento, Bacharelado em Regncia, compe-se de trs (3) partes: a) Pea de livre escolha - O candidato dever tocar/cantar uma pea de livre escolha, de acordo com a habilitao escolhida, levando trs cpias da partitura para entregar Banca Examinadora, sendo avaliado o domnio tcnico do instrumento e a musicalidade do candidato; b) Leitura primeira vista - O candidato ser submetido a uma leitura primeira vista de uma partitura, sendo avaliada a sua capacidade de l-la; c) Pea de confronto - A pea de confronto dever ser escolhida pelo candidato, de acordo com a sua opo da habilitao, sendo avaliado o domnio tcnico do instrumento ou a musicalidade do candidato. O candidato escolher na relao disponibilizada neste anexo, o instrumento para a realizao da prova. 1.1.2.3 A Prova Prtica para os candidatos que optaram pela habilitao em Licenciatura em Educao Musical composta de trs (3) partes: a) Pea de livre escolha O candidato dever tocar e/ou cantar uma pea de sua livre escolha, levando trs cpias das partituras para entregar aos membros da Banca Examinadora, sendo avaliado o domnio tcnico e a musicalidade do candidato.

b) Leitura primeira vista O candidato ser submetido a uma leitura primeira vista de uma partitura, sendo avaliada a capacidade do candidato de l-la. c) Prova de Aptido Especfica que se constituir na avaliao de exerccios rtmicos, meldicos, de percepo especfica e de dinmica de grupo. Para a Prova de Aptido Especfica, a Banca Examinadora indica a seguinte literatura: Prince, A. A arte de ouvir:percepo rtmica. 1 ed. Rio de Janeiro:Irmos Vitale, 2011. Prince,A. Mtodo Prince: Leitura e Percepo - Ritmo.1 ed. Rio de Janeiro: Luminar, 2010, Vol.3 Benward, B; Kolosick, T. Percepo musical: prtica auditiva para msicos. So Paulo:Editora da Unicamp,2009. Priolli M.L.M. Harmonia da concepo bsica expresso contempornea. Rio de Janeiro: Casa Oliveira, 1983.

RELAO DO PROGRAMA POR HABILITAO

1. LICENCIATURA OU BACHARELADO EM CANTO Giulio Caccini Amarilli, mia bella

2. RELAO DOS INSTRUMENTOS PARA A REALIZAO DA PROVA PRTICA DAS HABILITAES EM LICENCIATURA OU BACHARELADO EM INSTRUMENTO Clarinete: J.Brahms Sonata 2,Op.120, 1 movimento (At compasso 45) Fagote: B.Marcello Sonata e-moll. 2 movimento Contrabaixo: W.Sturm Estudo 1; H.Eccles Sonata Flauta: W.A.Mozart Andante

PIANO: o candidato dever optar por trs peas, sendo um Estudo, uma Inveno e uma Sonata, a partir da seguinte relao: C.Czerny Estudo 14 C.Czerny Estudo 18 J.S. Bach Inveno 3 J.S. Bach Inveno 4

J.S. Bach Inveno 13 J.Haydn Sonata 12 L. Beethoven Sonata 1 W.A. Mozart Sonata 5

3. PIANO PARA HABILITAO EM REGNCIA O candidato a habilitao em Regncia dever optar por trs peas, sendo um Estudo, uma Inveno e uma Sonata, a partir da seguinte relao:

C.Czerny Estudo 2 C.Czerny Estudo 3 C.Czerny Estudo 4 C.Czerny Estudo 6 J.S. Bach Inveno 2 J.S. Bach Inveno 8 J.S. Bach Inveno 14 A.Diabelli Sonatina 4 C. Gurlitt Sonatina 4 F.Kuhlau Sonatina 1 J.Haydn Sonata in C L.Beethoven Sonatina M. Clementi Sonatina Trombone Baixo: E.Ewazen Concerto I movimento Trombone Tenor: F.David Concertino Trompa: C.Saint-Saens Morceau de Concert Op.94 (At o n3 de ensaio) Trompete: H.Purcell Rondeau Tuba: A.Lebedev Concerto em um movimento Viola: B.Campagnoli Caprice n3 Violo: M.Ponce Preldio X

Violino: Kreutzer Estudo 9 Violoncello: A.Vivaldi Concerto Sol maior I movimento Percusso : Vic Firth Estudo n19 para Caixa Clara Observao: Os candidatos devero obter as partituras nominadas na Secretaria Acadmica da ESAT. (Rua Leonardo Malcher, 1728 Praa XIV, Manaus AM)

2.

Prova de Habilidade Especfica (Curso de Dana)

Na avaliao de Tcnica de Bal Clssico e de Dana Moderna sero verificados os seguintes itens: postura: o uso equilibrado das diversas partes do corpo, expressos de forma individualizada e global. A postura analisada no como algo esttico, mas como um estado dinmico que expressa preparao e o potencial para o movimento; orientao espacial: utilizao harmnica dos aspectos espaciais do movimento cnico. A pronta resposta quanto mudana de direes, dos nveis (alto, mdio, baixo) e dos planos (altura, largura e profundidade); percepo e memria do movimento: expressos na identificao e assimilao do movimento no prprio corpo trata-se da capacidade de reter suas qualidades plsticas e dinmicas; ritmo/musicalidade: sensibilidade e prontido para relacionar-se com os elementos rtmicos a partir da aplicao de ritmos diversificados. Alm disso, ser avaliada a percepo e execuo fsica na inter-relao msicamovimento; domnio corporal: a habilidade motora em funo de uma expresso artstica. Na progresso do movimento devero estar contidos o eixo de equilbrio, o tnus muscular e a unidade corporal.

Na avaliao da Improvisao sero verificados a desenvoltura para o movimento e o exerccio da criatividade, devendo o candidato evitar movimentos automatizados que se apresentem como clichs de tcnicas de danas assimiladas anteriormente. 3 Prova de Habilidade Especfica (Curso de Teatro)

A prova de Habilidade Especfica ser composta da Interpretao Dramtica da obras Dois Perdidos numa Noite Suja de autoria de Plnio Marcos, e dipo Rei de autoria de Sfocles, disponveis para a cpia na reprografia da Escola Superior de Artes e Turismo ESAT na Universidade do Estado do Amazonas. O candidato dever optar apenas por uma delas. a) Apresentao de uma cena previamente preparada, escolha do candidato, conforme interesse pelo texto: Dois Perdidos Numa Noite Suja de autoria de Plnio Marcos; dipo Rei de Sfocles.

b) A cena a ser apresentada para a banca dever ter no mnimo dois (02) minutos e cinco (05) minutos no mximo, sendo vedada leitura do texto. c) O candidato a ser avaliado poder realizar a cena com no mximo mais um (01) ator, sendo este tambm candidato devidamente inscrito para o Vestibular 2014 do curso de Teatro na ESAT/UEA. d) Os critrios avaliativos e sua pontuao se faro da seguinte forma: Apresentao da cena Conhecimento do texto literrio: 20 (vinte) pontos Construo da personagem: 20 (vinte) pontos Capacidade de verossimilhana e improvisao textual: 40 (quarenta) pontos; Entrevista Capacidade de reflexo e de exposio do conhecimento que o candidato tem de arte e teatro, como reflexo de sua vivncia (prtica e/ou terica) da rea: 20 (vinte) pontos. e) O candidato no poder se utilizar de nenhum elemento cnico como maquiagem, sonoplastia, iluminao, indumentria ou cenografia, e devendo este interpretar a obra indicada e ser avaliado neste quesito. f) O candidato dever apresentar uma cena, a sua escolha, de uma das duas obras sugeridas: Dois Perdidos Numa Noite Suja de autoria de Plnio Marcos ou dipo Rei de Sfocles.

Вам также может понравиться