Вы находитесь на странице: 1из 9

Poder Executivo Prof Andra Cid

1. PODER EXECUTIVO (art. 76 a 91, CF) 1.1.- ESTRUTURA E FUNES O Poder Executivo exercido pelo Presidente da Repblica, auxiliado pelos Ministros de Estado. No sistema Federalista o Presidente ao mesmo tempo o Chefe de Governo e o Chefe de Estado. 1.2.- Funes tpicas do Poder Executivo: a) Funo de Chefia do Estado abrange a representao do pas nas suas relaes internacionais. b) Funo de Chefia de Governo corresponde representao e gerncia dos negcios internos de natureza poltica, exercendo a liderana poltica nacional. c) Funo de Chefia da Administrao consiste na gerncia dos negcios internos de natureza eminentemente administrativa. 1.3. Funes atpicas: a) Funo Legislativa quando edita medidas provisrias e leis delegadas. b) Funo de Julgar quando decide o contencioso administrativo. 1.4.- Posse : O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica tomaro posse em sesso do Congresso Nacional, prestando o COMPROMISSO de: MANTER, DEFENDER e CUMPRIR a Constituio, OBSERVAR as leis, PROMOVER o bem geral do povo brasileiro, SUSTENTAR a unio, a integridade e a independncia do Brasil. 1.4.- Vacncia e Impedimento: Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio da Presidncia: o Presidente da Cmara dos Deputados, o Presidente do Senado Federal e o Presidente do Supremo Tribunal Federal. 1.4.1 Vacncia o afastamento definitivo do Presidente da Repblica, decorrente de morte, renncia ou perda do cargo em razo de pena imposta pela prtica de crime comum ou de responsabilidade nestes casos, o Vice-Presidente ir suced-lo. Vacncia somente do cargo de Presidente da Repblica Vice assume e terminar o mandato. Vacncia somente do cargo de Vice- Presidente da Repblica Presidente terminar o mandato sem Vice. Somente o Vice-Presidente suceder o Presidente definitivamente em caso de vacncia. Nesses dois casos acima, caso haja impedimento do titular (que est governando sozinho), sero chamados o Presidente da Cmara dos Deputados, o Presidente do Senado Federal e o Presidente do Supremo Tribunal Federal, que assumiro temporariamente, at que ocorra nova eleio: Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica nos dois primeiros anos do mandato far-se- nova eleio 90 dias depois de aberta a ltima vaga.

Poder Executivo Prof Andra Cid


Ocorrendo a vacncia nos ltimos dois anos do mandato, a eleio para ambos os cargos ser feita 30 depois da ltima vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. Eleies Indiretas mandato tampo . Em qualquer dos casos, os eleitos devero completar o perodo de seus antecessores. O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica no podero, sem licena do Congresso Nacional, ausentar-se do Pas por perodo superior a 15 dias, sob pena de perda do cargo. (Os Estados no podero dispor, em suas Constituies Estaduais, prazo diverso de 15 dias).

Art. 77 4, CF: Se , antes de realizado o 2 turno, ocorrer morte, desistncia ou impedimento legal de candidato, convocar-se- , dentro dos remanescentes, o de maior votao. Art. 78, pargrafo nico, CF: Se decorridos 10 dias da data fixada para a posse, o Presidente da Repblica ou o Vice, salvo motivo de fora maior, no tiver assumido o cargo, este ser declarado vago. 1.1.1.ESTRUTURA DO PODER EXECUTIVO PRESIDNCIA DA REPBLICA VICE-PRESIDNCIA DA REPBLICA MINISTROS DE ESTADO CONSELHO DA REPBLICA CONSELHO DE DEFESA NACIONAL 1.2. RESPONSABILIDADE DO PRESIDENTE DA REPBLICA(art. 85 e 86, CF) 1.2.1.- So crimes de responsabilidade os atos do Presidente da Repblica que atentem contra a Constituio Federal e, especialmente, contra: Ia existncia da Unio; II o livre exerccio do Poder Legislativo, do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e dos Poderes constitucionais das unidades da Federao; III o exerccio dos direitos polticos, individuais e sociais; IV a segurana interna do Pas; Va probidade na administrao; VI a lei oramentria; VII - o cumprimento das leis e das decises judiciais. 1.2.1.1.- Admitida a acusao contra o Presidente da Repblica, por 2/3 da Cmara dos Deputados, ser ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infraes penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

Poder Executivo Prof Andra Cid


-O Presidente ficar suspenso de suas funes: I - nas infraes penais comuns, se recebida a denncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal; II - nos crimes de responsabilidade, aps a instaurao do processo pelo Senado Federal. 1.2.1.2.- CRIMES DE RESPONSABILIDADE: - O que so crimes de responsabilidade? - So infraes poltico-administrativas praticadas em razo do cargo. Esto, exemplificadamente, dispostos no art. 85, CF (lei federal poder elencar outros casos). 1.2.1.3.-Procedimento: - O impeachement do Presidente da Repblica s permite ao cidado, no gozo dos seus direitos polticos, ser parte legtima para oferecer acusao Cmara dos Deputados (ao penal popular), nos termos do art. 14 da Lei n 1.079/50. A Cmara analisar no s a existncia de provas e indcios do crime, mas tambm a convenincia e a oportunidade da acusao, naquele determinado momento poltico. - Admitida a acusao pela Cmara dos Deputados (por 2/3)o processo ser encaminhado ao Senado, para julgamento (Senado estar vinculado deciso da Cmara e ter que instaurar o processo) Presidente da Repblica fica suspenso por 180 dias (se o julgamento no for concludo neste prazo, o Pres. Rep. volta para o cargo) se for condenado (por 2/3 em sesso aberta, por meio de Resoluo do Senado) Perda do cargo e inabilitao, por 8 anos, para o exerccio de funo pblica (no exclui a aplicao das demais sanes judiciais cabveis) Essa inabilitao alcana todas as funes de natureza pblica concurso pblico, cargo em confiana, mandato eletivo no vota e no ser votado.Se terminar o mandato e no tiver sido concludo o processo o processo sai do Senado e vai para o 1 grau (a smula 394 do STF foi cancelada) A admisso da acusao pela Cmara vincula o Senado, obrigando-o a dar incio ao procedimento para a apurao do crime de responsabilidade? Sim. Segundo jurisprudncia do STF, a renncia ao cargo, apresentada na sesso de julgamento, quando j iniciado, paralisa o processo de impeachment? No. A deciso do Senado comporta controle do Judicirio?- Em relao ao mrito, no. 1.2.2.- CRIMES COMUNS:- O que so crimes comuns? - So aqueles do Cdigo Penal + crimes eleitorais + contravenes penais. -Local de julgamento STF -A autorizao da Cmara dos Deputados no vincula o STF. a)Tipos de imunidades do Presidente da Repblica: O Presidente da Repblica no tem imunidade material. I-Infraes comuns: - O Presidente da Repblica no ser preso, nas infraes comuns, enquanto no sobrevier sentena condenatria (art. 86 3,CF) no ser preso cautelarmente (priso em flagrante, provisria, preventiva...),independentemente do crime ser inafianvel, ou no. II- Infraes comuns , SEM conexo com seu mandato: - O Presidente da Repblica, na vigncia de seu mandato, no responder pela prtica de atos estranhos ao exerccio de suas funes presidenciais (que tenham sido praticados antes ou durante o seu mandato). - Ao terminar seu mandato, ser processado e julgado na Justia Comum de 1 instncia (perder o foro por prerrogativa de funo). A prescrio do crime ficar suspensa.

Poder Executivo Prof Andra Cid


- O foro por prerrogativa de funo s diz respeito a aes de natureza penal. III- Infraes comuns COM relao com seu mandato: - Praticado um crime comum, na vigncia de seu mandato, em que haja conexo com seu mandato a Cmara dever autorizar o processo (2/3) o Presidente da Repblica ser processado perante o STF Se condenado a deciso condenatria com trnsito em julgado acarretar a suspenso de seus direitos polticos e, em conseqncia, a cessao imediata de seu mandato ( a perda do mandato conseqncia da prpria condenao e no depender de nenhum outro ato formal). Se o Presidente cometer alguma infrao de natureza civil, administrativa, fiscal ou tributria, elas podero ser apuradas no STF? - No, ser 1 grau. 1.3.- PRESTAO DE CONTAS - O Presidente da Repblica dever prestar contas (referentes ao exerccio anterior) anualmente, ao Congresso, dentro de 60 dias aps a abertura da sesso legislativa. As contas sero analisadas da seguinte forma: TOMAR CMARA APRECIAR TCU EMITIR PARECERCOMISSO MISTA DE ORAMENTO E FINANAS JULGAR CONGRESSO 2.- VICE-PRESIDENTE DA REPBLICA 2.1. - Atribuies: Substituio e a sucesso do Presidente da Repblica, nos casos de impedimentos temporrios e de vacncia, a participao nos Conselhos da Repblica e de Defesa Nacional. - A CF estabelece que outras atribuies podero ser conferidas a ele por lei complementar e que caber a ele auxiliar o Presidente da Repblica, sempre que convocado para misses especiais (art. 79, p., CF). 3.- MINISTROS DE ESTADO 3.1.- Funes: - Auxiliar o Presidente da Repblica, na forma do art. 87, p.,CF: Pargrafo nico. Compete ao Ministro de Estado, alm de outras atribuies estabelecidas nesta Constituio e na lei: I - exercer a orientao, coordenao e superviso dos rgos e entidades da administrao federal na rea de sua competncia e referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da Repblica; II - expedir instrues para a execuo das leis, decretos e regulamentos; III - apresentar ao Presidente da Repblica relatrio anual de sua gesto no Ministrio; IV - praticar os atos pertinentes s atribuies que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo Presidente da Repblica. 3.1.1.- Referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da Repblica - Isso significa que o Ministro ir subscrever, assinar junto com o Presidente o ato/documento, sobre matrias pertinentes com sua pasta. - A doutrina majoritria atesta que dispensvel essa referenda, essa assinatura para que os atos do Presidente da Repblica possam ter eficcia, ou mesmo validade. - O STF j se manifestou a respeito, no MS 22.706-1, em deciso monocrtica, em sede de liminar. O Ministro Celso de Mello decidiu que a referenda ministerial no se qualifica como requisito indispensvel de validade dos decretos presidenciais. 3.2.- Criao e extino de Ministrios

Poder Executivo Prof Andra Cid


- competncia do Congresso Nacional , com a sano do Presidente da Repblica, dispor sobre a criao e extino de Ministrios e rgos da Administrao Pblica federal ( art. 48, XI e art. 88, ambos da CF). - No entanto, segundo o art. 84,VI,a, CF, o Presidente da Repblica dispe de competncia para, mediante decreto, definir a estrutura e as atribuies dos Ministrios, desde que suas regras sobre a organizao e funcionamento deles no acarretem aumento de despesas nem impliquem criao ou extino de rgos pblicos, pois, se assim fosse, a matria dependeria de lei. 4.- GOVERNADORES DE ESTADO - Os Governadores no tm nenhuma imunidade processual conferida ao Presidente da Repblica (quanto s prises cautelares e quanto prtica de atos estranhos ao exerccio de suas funes presidenciais). O STF entende (ADI 978) que s pode ser estendida aos Governadores a imunidade formal que condiciona o processo e julgamento do Presidente da Repblica autorizao prvia da Cmara dos Deputados. Assim, as Constituies Estaduais e a Lei Orgnica do DF podero prever que os respectivos Governadores s podero ser processados e julgados perante o STJ depois da prvia autorizao , por 2/3 dos seus membros, da Assemblia Legislativa ou da Cmara Legislativa correspondente. 4.1.- Foro por prerrogativa de funo - O Governador ser julgado : a) crimes comuns STJ b) crimes de responsabilidade depende da Constituio Estadual 5. SISTEMA CONSTITUCIONAL DE CRISES: o conjunto ordenado de normas constitucionais, que, informadas pelos princpios da necessidade e da temporariedade, tem por objeto as situaes de crises e por finalidade a mantena ou restabelecimento da normalidade constitucional. 6. ESTADO DE DEFESA (art. 136) O Presidente da Repblica PODE, ouvidos o Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa Nacional, DECRETAR ESTADO DE DEFESA para PRESERVAR ou PRONTAMENTE RESTABELECER, em locais restritos e determinados, a ordem pblica ou a paz social ameaadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes propores na natureza. 6.1.- O decreto que instituir o estado de defesa determinar: o tempo de sua durao, as reas a serem abrangidas as medidas coercitivas I - restries aos direitos de: a) reunio, ainda que exercida no seio das associaes; b) sigilo de correspondncia; c) sigilo de comunicao telegrfica e telefnica; II - na hiptese de calamidade pblica, ocupao e uso temporrio de bens e servios pblicos,. 6.2.- O tempo de durao do estado de defesa no ser superior a 30 dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual perodo, se persistirem as razes que justificaram a sua decretao.Se no for suficiente Estado de Stio. 6.3.- CONTROLE POLTICO: Decretado o estado de defesa ou sua prorrogao, o Presidente da Repblica, dentro de 24 horas, submeter o ato com a respectiva justificao ao Congresso Nacional, que decidir por maioria absoluta.

Poder Executivo Prof Andra Cid


O Congresso Nacional apreciar o decreto dentro de 10 dias contados de seu recebimento, devendo continuar funcionando enquanto vigorar o estado de defesa.Se o Congresso estiver de recesso, dever reunir-se em 5 dias. Rejeitado o decreto, cessa imediatamente o estado de defesa. A Mesa do Congresso , ouvidos os lderes partidrios, designar comisso composta de 5 membros para acompanhar e fiscalizar a execuo das medidas. O Congresso permanecer em funcionamento at o trmino das medidas coercitivas. 7. ESTADO DE STIO (art. 137 a 139, CF) O Presidente da Repblica pode, ouvidos o Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa Nacional,solicitar autorizao ao Congresso Nacional para decretar o estado de stio nos casos de: Icomoo grave de repercusso nacional ou ocorrncia de fatos que comprovem a ineficcia de medida tomada durante o estado de defesa 30 dias + 30 dias + 30 dias + 30 dias..... Cada prorrogao dever ser autorizada novamente pelo Congresso. II declarao de estado de guerra ou resposta a agresso armada estrangeira Poder durar indefinidamente, pelo tempo que for necessrio. Estado de guerra a situao em que uma nao, com ou sem a declarao da guerra, inicia hostilidades contra outra, suspendendo todas as garantias constitucionais consideradas prejudiciais segurana nacional. O decreto do estado de stio indicar :sua durao;as normas necessrias a sua execuo; As garantias constitucionais que ficaro suspensas; depois de publicado o decreto, o Presidente da Repblica designar o executor das medidas especficas e as reas abrangidas.O estado de stio no poder, no caso do inciso I, ser decretado por mais de 30 dias, nem prorrogado, de cada vez, por prazo superior; no do inciso II, poder ser decretado por todo o tempo que perdurar a guerra ou a agresso armada estrangeira. Na vigncia do Estado de Stio , S podero ser tomadas as seguintes medidas: Iobrigao de permanncia em localidade determinada; II deteno em edifcio no destinado a acusados por crimes comuns; IIIrestries relativas inviolabilidade da correspondncia, ao sigilo das comunicaes, prestao de informaes e liberdade de imprensa; IV suspenso da liberdade de reunio; Vbusca e apreenso em domiclio; VI interveno nas empresas de servios pblicos; VII - requisio de bens. No se inclui nas restries cabveis durante o estado de stio, a possibilidade de vedao difuso de pronunciamentos de parlamentares efetuados em suas Casas legislativas, desde que liberada pela respectiva Mesa. Em caso de guerra ou resposta a agresso armada estrangeira, a CF no estabeleceu limites s medidas coercitivas contra as pessoas. Portanto, possvel que outras medidas mais amplas podero ser tomadas, mas para que isso ocorra, ser preciso que haja: I- justificao quanto necessidade de adoo de medidas pelo Presidente da Repblica; II- aprovao das medidas coercitivas pelo Congresso, por maioria absoluta;

Poder Executivo Prof Andra Cid


III previso expressa da adoo das medidas no decreto que instituir o estado de defesa. Apesar de os pressupostos para a decretao do estado de stio serem situaes de alcance ou repercusso nacional, as medidas coercitivas no necessariamente abrangero todas as reas do territrio nacional (mas podem ter tal abrangncia, se necessrio, diferentemente do que ocorre na decretao de estado de defesa). possvel haver o controle judicial, mas s de legalidade; de mrito, no! A Mesa do Congresso , ouvidos os lderes partidrios, designar comisso composta de 5 membros para acompanhar e fiscalizar a execuo das medidas. O Congresso permanecer em funcionamento at o trmino das medidas coercitivas 8.- CONSELHO DA REPBLICA (art. 89, CF) - rgo superior de consulta do Presidente da Repblica e dele participam: Vice- Presidente da Repblica; Presidente da Cmara dos Deputados; Presidente do Senado; Lderes da maioria e da minoria na Cmara dos Deputados; Lderes da maioria e da minoria no Senado; Ministro da Justia; 6 cidados brasileiros natos, com mais de 35 anos, sendo 2 nomeados pelo Presidente da Repblica, 2 eleitos pelo Senado e 2 eleitos pela Cmara dos Deputados, todos com mandato de 3 anos, vedada a reconduo. - Ir se pronunciar nos casos de: Interveno federal, estado de defesa e de stio; Questes relevantes para a estabilidade das instituies democrticas. - Presidente da Repblica poder convocar Ministro de Estado para participar da reunio do Conselho, quando constar da pauta questo relacionada com o respectivo Ministrio. 9.- CONSELHO DE DEFESA NACIONAL (art. 91, CF) - rgo de consulta do Presidente da Repblica, nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrtico e dele participam : Vice- Presidente da Repblica; Presidente da Cmara dos Deputados; Presidente do Senado; Ministro da Justia; Ministro de Estado da Defesa; Ministro das Relaes Exteriores; Ministro do Planejamento; Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica. - Ele: Opina sobre declarao de guerra e celebrao de paz; Opina sobre decretao de estado de defesa e de stio e da interveno federal; Propor os critrios e condies de utilizao de reas indispensveis segurana do territrio nacional e opinar sobre seu efetivo uso, especialmente na faixa de fronteira e nas relacionadas com a preservao e a explorao dos recursos naturais de qualquer tipo. Estudar , propor e acompanhar o desenvolvimento de iniciativas necessrias a garantir a independncia nacional e a defesa do Estado democrtico. 10- EXERCCIOS:

Poder Executivo Prof Andra Cid


(CESPE_AGENTE DE POLICIA CIVIL_PCRR_2003) Acerca das atribuies do chefe do Poder Executivo da Unio e dos estados, julgue os itens a seguir. 1. O governador tem poderes para criar, por decreto, cargos pblicos estaduais no mbito do Poder Executivo, desde que os gastos com pessoal no ultrapassem os limites constitucionais e legais. 2. O presidente da Repblica pode vetar um projeto de lei se o seu texto ferir a Constituio. 3. O presidente da Repblica tem liberdade para escolher os ministros do Supremo Tribunal Federal, sem a interferncia de qualquer outro poder. 4. O presidente da Repblica no tem competncia para editar medida provisria que tipifique determinada conduta como crime. 5. Projeto de lei que altere a remunerao dos policiais civis de determinado estado s pode ser de iniciativa do respectivo governador e no de deputado. CESPE_ADVOGADO_TRIBUTRIO_TERRACP_2004) Julgue os itens a seguir. 6. O presidente da Repblica, na vigncia de seu mandato, s responde a processo por crime comum perante o STF se, concorrentemente, a Cmara dos Deputados admitir a acusao, por quorum qualificado; o STF receber a denncia ou queixa-crime contra o presidente; e o crime por ele cometido no decorrer de ato estranho ao exerccio de suas funes. 7. Compete ao presidente da Repblica apreciar, para fins de sano ou veto, as leis ordinrias e complementares, as emendas Constituio da Repblica e os decretos legislativos. (CESPE_PROCURADOR FEDERAL_P1_P2_2006) Acerca do direito constitucional, julgue os itens que se seguem. 8. O presidente da Repblica, relativamente aos crimes praticados no exerccio da funo, poder sofrer persecuo penal perante o Senado Federal, desde que haja previamente a licena conferida pela Cmara dos Deputados. 9. O presidente da Repblica pode, por meio de decreto, extinguir cargos pblicos que estejam vagos. 10. O presidente da Repblica no goza de imunidade penal para os crimes no-funcionais praticados no exerccio do mandato, mas no poder sofrer persecuo penal por esses crimes enquanto durar seu mandato. 11- Sobre o Poder Executivo, na Constituio Federal de 1988, assinale a nica opo correta. a) Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio ,da Presidncia o Presidente do Senado Federal, o da Cmara dos Deputados e o do Supremo Tribunal Federal. b) Ocorrendo a vacncia simultnea, nos ltimos dois anos do perodo presidencial, dos cargos de Presidente e de Vice-Presidente da Repblica, a eleio para ambos os cargos ser feita trinta dias depois da ltima vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. c) A competncia do Presidente da Repblica para permitir, nos casos previstos em lei complementar, que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente pode ser delegada ao Ministro de Estado da Defesa, por expressa previso constitucional. d) Admitida a acusao contra o Presidente da Repblica, por dois teros da Cmara dos Deputados, por infraes penais comuns ou por crimes de responsabilidade, ficar o Presidente da Repblica, em conseqncia da admisso da acusao, suspenso das suas funes at o trmino do processo.

Poder Executivo Prof Andra Cid


e) Nos termos da Constituio Federal, uma vez convocado, pelo Presidente da Repblica, para pronunciar-se sobre questes relevantes para a estabilidade das instituies democrticas, as manifestaes do Conselho da Repblica sero vinculativas das decises e das aes executivas do governo. 12- A respeito do Presidente da Repblica, assinale a opo correta. (Presidente da Repblica) a) Responde a processo criminal, qualquer que seja o crime que lhe seja imputado, perante o Superior Tribunal de Justia b) Poder ser processado pelo Supremo Tribunal Federal, qualquer que seja o crime cometido, uma vez obtida licena da Cmara dos Deputados. c) Na vigncia do seu mandato, somente pode ser processado por crime de responsabilidade. d) Na vigncia do seu mandato, no pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exerccio de suas funes. e) No pode ser processado criminalmente, enquanto estiver no exerccio do seu mandato, uma vez que representa a soberania brasileira no cenrio internacional. GABARITO: 1-F; 2-V; 3-F; 4-V; 5- V;- 6-F; 7-F; 8-V; 9-V; 10-V; 11-B; 12-D

Вам также может понравиться