Вы находитесь на странице: 1из 11

1

Performance e Cenicidadade Audiovisual em Ney Matogrosso, Por Meio do lbum Mato Grosso, de 1982. ROBSON PEREIRA DA SILVA* O presente artigo traz uma reflexo sobre a construo de um fazer artstico ligado a linguagem da performance, por meio da obra Mato Grosso do cantor Ney Matogrosso, no ano de 1982. Essa construo que nos referimos se pauta na expresso de um corpo que interage e busca significar suas propostas artsticas diante de experincias de uma determinada recepo. O contexto o qual a obra aqui em anlise se insere o momento em que o Brasil desenvolve uma suposta tentativa de integra-se as tendncias do mundo globalizado e massificao das telecomunicaes, de modo que se consolida a divulgao da indstria fonogrfica. Assim, analisaremos a recepo via imprensa (crtica) com jornais buscados junto ao acervo online do Jornal Folha de S. Paulo, e a Revista Veja, com publicaes referentes ao ano de lanamento da obra analisada, que consiste no lbum Mato Grosso. Com esse material poderemos observar como parte da recepo dialoga com as propostas do artista Ney Matogrosso. Desse modo, esse trabalho se prope compreender os limites da experincia da performance, dentro do cenrio musical do incio dos anos de 1980 no Brasil. A performance a linguagem artstica que se dedica a investigar o corpo como reflexo da prpria arte que, amplifica o espao da experincia artstica, necessidade posta pelos debates realizados pelas vanguardas artsticas europeias na dcada de 1960, que exigiam o retorno ao corpo. Contudo, esse espao da experincia corprea possibilita ao artista constituir uma representao de si, que, por conseguinte, lhe disponibiliza dramatizar sua existncia em interao com determinado contexto. Essa nova linguagem tendeu a romper com a sacralizao e contemplao do texto e obra de arte. A partir deste pressuposto levou-se a valorizar a corporeidade, com nfase no gestual e oral. Sendo o corpo como a prpria conexo da arte com a vida, e estudo das diversas reas do conhecimento artstico e cientfico tendo ele como o objeto e palco da prpria existncia humana, que segundo Wnia Storlli

Graduando do curso de Histria da Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitrio de Rondonpolis. Este trabalho orientado pela professora Dra. Thas Leo Vieira, e financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ) pelo Programa de Iniciao Cientfica.

[...] o corpo humano passa a ser o centro das atenes, tornando-se objeto de constantes pesquisas nas mais diversas reas do conhecimento. Ao se tornar palco de mltiplas investigaes, o corpo humano tambm retoma o seu lugar de meio principal para a expresso artstica, passando frequentemente a ser encenado como obra de arte. (STOROLLI, 2007, p.119)

Essa expresso de arte que tende a envolver o pblico com a atividade artstica uma atividade humana e interativa. Tal atividade torna o corpo do performer, como prope Antonio Herculano Lopes, [sendo] local privilegiado da experincia esttica (LOPES, 2011, p. 05). A experincia da performance age sob a gide da percepo sensorial entre os agentes que se interagem diante de determinada proposta. Sendo artista o responsvel pela enunciao de uma suposta ao que disponibiliza a recepo que no se encerra no receptor em si, mas sim em ambas, pois tanto o enunciador quanto o pblico receptor recebem reflexes corpreas, organizam em si os elementos de suas experincias a partir do enunciado. Dando vida a prpria proposta artstica dentro de um contexto em que essa vitalidade que a performance atribui a obra, exige que retorne o estudo do corpo dentro da mesma, acompanhada de sua funo social diante do humano. Outra reflexo que a arte da performance traz a possibilidade de experimentaes e uso de elementos distintos, que caracterize a juno de novos materiais e, a no sedimentao de gneros artsticos e linguagens diversas. Caracteriza-se ento uma tendncia de romper com determinadas hierarquizaes do fazer artstico. Na performance a arte est interligada a uma cenicidade do prprio cotidiano do artista com a audincia, que constri determinadas imagens do cenrio histrico humano. Essa incluso da audincia, na perspectiva de Wnia Storolli na prtica da experincia que pode ser compartilhada do individuo (os) como um evento ritualstico:
[...] da audincia de forma ativa torna-se um fato, assim como a utilizao de espaos e disposies cnicas no usuais traz uma nova perspectiva esttica para a arte em geral. O cerimonial formal, geralmente presente nos eventos musicais tradicionais, tende a ser substitudo por uma forma de ritual em que h real possibilidade de participao da audincia. De certa forma at o conceito de audincia passa por transformaes. Para a realizao de uma performance no h mais a necessidade de uma audincia tradicional, que pode ser at mesmo abolida. Audincia e performers se alternam na pessoa do mesmo indivduo. O importante a postura de vivenciar ativamente a experincia esttica, de participar, de construir conjuntamente a vivncia, o evento. A arte pode fazer parte da vida das pessoas, todos esto aptos para tal vivncia. Vivncias, eventos, processos, instalaes, performances... so os termos que passam a definir a arte e que se contrapem ao produto at ento conhecido como obra de arte. (STOROLLI, 2007, p. 125)

Desse modo a performance se constitui como aquela que tende se afastar de uma arte meramente contemplativa que por vezes se apresentava como artificialismo, que se distanciou da ao humana, na prtica de um corpo transgressor e reflexivo dentro do seu contexto histrico. Este afastamento gerido pela performance, em outro aspecto aproximou o corpo (arte) e o aparato tecnolgico que desde a dcada de 1970 concomitantemente com essa linguagem comea a despontar, e na perspectiva de Jorge Glusberg, pode
[...] falar-se num triunfo, isto se deve principalmente ao advento de novos suportes particularmente a duas novas mdas- gravao de som em fita e o vdeo que ampliaram muito os recursos da fotografia do cinema e do disco possibilitando um registro mais completo das informaes perceptivas emitidas pelo artista.

(GLUSBERG, 2005, p.46) A partir desses pressupostos da performance e de sua ligao com os aparatos tecnolgicos que, permite registar sua existncia, analisaremos as tentativas e limites das propostas performticas do artista Ney Matogrosso. A anlise partir da abertura da Produtora do artista a Mato Grosso Produes Artsticas que dinamizou a suas propostas performticas diante da recepo e divulgao destas, que por vez foram limitadas diante de diversos interesses que circundam a criao e a produo de obras artsticas que inferem no seu texto e contexto. Dcada de 1980 - Mato Grosso Produes artsticas: a construo de outras imagens do artista ou reformulaes do seu fazer artstico? No ano de 1980, Ney Matogrosso cria a Mato Grosso Produes Artsticas que gerencia o que se refere s funes burocrticas do artista dentro do mercado, sendo uma das propostas de dinamizar o trabalho do artista diante das presses mercadolgicas. Flvio Queiroz afirma que:
A Matogrosso Produes Artsticas passou a representar esse momento dentro do lento processo de concretizao da autonomia artstica do cantor frente indstria fonogrfica e do show business. A partir de ento, o artista passou a autoempresariar-se e a dirigir seus espetculos, com o suporte de profissionais ligados ao setor cultural e burocrtico. (QUEIROZ, 2009, P.148)

Com a criao dessa produtora o artista minimiza os transtornos que indstria fonogrfica o colocou na dcada passada, como dividas com espetculos o quais o artista teve que prestar contas, como por exemplo, o show de Homem de Neanderthal; relao com

empresrios, etc. A partir desse momento passa a se autoempresariar. O jornal A Folha de S. Paulo, coloca como o artista chegou a esse processo:
Cansado de ser explorado pelos empresrios e produtores, Ney resolveu fundar sua prpria firma, a Matogrosso Produes, com uma numerosa equipe que inclui administradores, produtores executivos, divulgadores e vendedores de shows, todos contratados sob salrios fixos mensais. Neste ponto, seu raciocnio baseado na certeza de ser uma das maiores bilheterias atuais de espetculos ao vivo no Brasil. [...] [Ney Matogrosso] Meu ltimo empresrio, o Guilherme Arajo, por exemplo, apenas me emprestava o capital aplicado inicialmente nas minhas montagens. Depois eu tinha de lhe devolver tudo, at o ltimo centavo, antes de comear a tirar o meu, sobre o qual ele ainda tinha 20%. Se dividamos o lucro por que no havia tambm diviso do dinheiro investido? (CHRYSSTOMO, 1980b, apud; QUEIROZ, 2009, p.150)

Com essa insatisfao perante o setor empresarial que financiava as propostas artsticas de Ney Matogrosso via emprstimo, o artista passou a ampliar suas possibilidades e passa a ter uma autonomia pontual quanto s tendncias mercadolgica, pois ainda est ligado as grandes gravadoras. Nessa dcada houve mais uma mudana de gravadora, Ney cumpriu o contrato com WEA a qual ele havia assinado em 1978, e muda para gravadora Ariola. O artista ainda continua utilizando as mdias como fonte de mediao da sua performance, assim como na dcada anterior, com clipes e especiais para TV, como o caso do especial da Rede Globo de 1981- Ney de Souza Pereira- no programa Grandes Nomes. Contudo, no ano de 1982 o cantor lana o lbum Mato Grosso pela gravadora Ariola. Nesse momento a indstria do disco no Brasil e a recepo depositam nos lanamento dos artistas expectativas baseadas no sucesso ou fracasso do lbum anterior, assim gerindo a necessidade de lanamentos de forma frentica e coloca o artista em condicionamento entre a quantidade e qualidade de suas propostas. No caso de Ney Matogrosso, que com o lbum anterior (Ney Matogrosso) que havia o consolidado como artista junto ao vasto pblico que, j no se define mais por rotulaes de pblico como a imprensa apresentava na dcada anterior, foi depositado na futura obra Mato Grosso - a mesma dose de sucesso que esta teve. Mato Grosso, se apresenta como lbum com nove msicas, com ritmos diversos e com misturas que o caracteriza com uma proposta pop. A arte grfica do disco traz Ney Matogrosso em uma cena, em que ele apresenta-se como um ndio-ruralista deitado debaixo dgua no pantanal sul-mato-grossense, o qual tambm est presente no encarte alguns elementos da cultura pantaneira como a cachaa e a natureza, junto s imagens das gravaes no estdio, que se contrastam, a vida artstica nos centros urbanos e o retorno com

as suas origens rurais em Mato Grosso (uno) antes da diviso em 1979. Tendo essa proposta um retorno a sua terra natal Bela Vista/MS. As msicas trazem questes das relaes humanas e situaes do cotidiano. A msica que abre o disco, Alegria Carnaval que une os ritmos de samba com a j consolidada disco music da dcada anterior, em que Ney vocaliza a potica da letra de Jorge Arago e N. Barros, em que narra a experincia de abandonar os problemas amoroso e se colocar o alegria do carnaval como um novo comear, sendo o carnaval atualmente uma festa urbana. A segunda faixa Uai Uai composta pela cantora e compositora Rita Lee e Roberto de Carvalho, que conta com a participao da prpria Rita Lee junto a intepretao de Ney. Essa msica que se apresenta como uma stira das aes fora tica do ambiente urbano por um suposto caipira em uma moda de viola, aliado com os elementos da composio potica da cano vocalizada pelo cantor e a convidada
burro que no gosta de capim t com "arguma" coisa errada, i! t com "arguma" coisa errada, i! t com "arguma" coisa errada! quem mata por amor heri no fim faz de conta que ningum viu nada, i! faz de conta que ningum viu nada! doente que foge do "hospitar" t com "arguma" coisa errada, i! t com "arguma" coisa errada, i! t com "arguma" coisa errada! doutor que opera o p por via "orar" faz de conta que ningum viu nada, i! faz de conta que ningum viu nada! uai, uai, cuidado que um dia a casa cai e a, e a, quem t por baixo um dia vai subir! criana que no quer obedecer t com "arguma" coisa errada, i! t com "arguma" coisa errada, i! t com "arguma" coisa errada! gente grande pinta e borda pra valer faz de conta que ningum viu nada, i! faz de conta que ningum viu nada! "Z das Cves" vai pro interrogatrio t com "arguma" coisa errada, i! t com "arguma" coisa errada, i! t com "arguma" coisa errada! costa quente que tem culpa no cartrio faz de conta que ningum viu nada, i! faz de conta que ningum viu nada! estudante que s pensa em passear t com "arguma" coisa errada, i! t com "arguma" coisa errada, i! t com "arguma" coisa errada! professor que no sabe o b-a-b, chiii faz de conta que ningum viu nada, i! faz de conta que ningum viu nada!

jogador de seleo que no faz "gor" t com "arguma" coisa errada, i! t com "arguma" coisa errada, i! t com "arguma" coisa errada! futebol gringo como o "roqueanrol" faz de conta que ningum viu nada, i! faz de conta que ningum viu nada! uai, uai, cuidado que um dia a casa cai a, a, a, a, se o pau no t bem duro, entorta e cai!

Essa cano com melodia caipira pois se apresenta como uma moda de viola e com a vocalizao da potica interpretada por Ney Matogrosso com sotaque de um suposto caipira do interior, na composio de Rita Lee e Roberto de Carvalho. A letra que expe as a mazelas do comportamento poltico nas relaes cotidianas de diversos setores da sociedade brasileira daquele momento. Tendo uma similaridade com os mandos e desmandos da ditadura militar que mesmo ainda com o processo de reabertura poltica a partir do ano de 1979, ainda estava instalada no Brasil, a cano foi vetada de sua execuo pblica pela censura da Associao Nacional de Rdio e TV, a ANUART. Nesse contexto de censura, outra cano do lbum que fora vetada foi Johnny pirou que, teve sua execuo pblica proibida na poca em que estava lanando. A cano foi proibida por fazer uma aluso de uma experincia homossexual de um homem americano bem sucedido, que vai a um jogo de futebol onde ele tem tal experincia com outro homem negro. Assim, a censura tem Ney Matogrosso como divulgador de uma subverso a dita moral e bons costumes, que o governo tenta preservar com o discurso de consenso da maioria da populao. O lbum traz outras discusses bem humoradas, que o artista declara ser o pontochave dessa obra - a gente foi procurar coisas j gravadas que tinham esse clima, essa malcia popular, mas sempre com a preocupao de no perder qualidade, de no ser grosseiro, de ser uma brincadeira, mesmo (MATOGROSSO, Folha de So Paulo, setembro de
1982).

Geralmente as capas de disco tendem a ser o primeiro enunciado da proposta do artista para obra e que apresenta algumas das ideias do contedo do disco, no caso de Mato Grosso a capa e o contedo do fonograma (canes) dentro da potica das letras, ritmos convergentes que vai da disco music ao rock, caracterizando-se assim uma proposta musical pop, consolida uma narrativa performtica em que seus prprios elementos se imagtico e sonoro contrapem de modo em que percebemos a problemtica do rural/natural representado pela arte grfica do lbum que traz o cantor em um ambiente pantaneiro, o qual ele teve contato na sua juventude, em detrimento do urbano/ urbanizado e catico que o fez artista, com as tendncias polticas modernizadoras interferem nas relaes e aes do cotidiano dos

brasileiros. A partir de uma entrevista do artista concedida ao Jornal Folha de S. Paulo, coloca que em relao a esse novo lbum a linguagem especialmente acessvel e popular (PRADO, 1982, p.4). Assim, a performance do artista tendeu a realizar-se para o seu pblico de forma direta e mais satirizada que ele expe novamente o mesmo jornal sobre o a inteno da obra:
O repertrio o mais variado possvel exatamente como eu quis. Em comum com o ttulo, talvez s tenha mesmo esse bom humor, esse lado meio de duplo sentido malicioso, porque mato grosso, assim, isolado, um pouco malicioso, tambm. Esse disco novo tem deliberadamente esse lado malicioso, esse jogo de duplo sentido que bem popular. No foi todo assim, mas essa a tnica mesmo. proposital - a gente foi procurar j gravadas que tinham esse clima, essa malcia popular, mas sempre com a preocupao de no perder qualidade, de no ser grosseiro, de ser uma brincadeira, mesmo. Os arranjos so muito cuidados no fica uma cpia da coisa nordestina com zabumba e acordeo, tem um outro tratamento. Porque eu no queria que viessem com a histria de que eu tinha descoberto um filo, uma frmula, com o sucesso de "Homem com H". (Jornal Folha de So Paulo, setembro de 1982).

Assim, notamos que a imagem que o artista vai delineando nesse momento a reformulao de sua posio diante a sua performance e identidade de um artista popular perante os meios de vinculao do seu fazer, como a mdia e a imprensa, que no caso lbum Mato Grosso, Ney afirma sua identidade dbia entre o urbano e o rural, como o prprio declarou em entrevista para Cida Taiar ao Jornal Folha de S. Paulo: Sou urbano no sou urbanizado, no sou urbano. Minha transao com o mato forte [...] (TAIAR, 1982, p.33) Recepo da Obra Mato Grosso: o lbum Nesse perodo a indstria fonogrfica e a crtica musical depositaram sobre os artistas duas crises, uma que a Revista Veja chamou da Sndrome do prximo LP, definida por Okky de Souza, que afirmava que esta sndrome se expressava e [...] que ronda [va] os artistas que, tendo feito muito sucesso pela primeira vez em sua carreiras vem-se obrigados a repeti-lo ao ano seguinte com um trabalho de igual qualidade. (SOUZA, p. 124). Nessa matria da revista o autor afirma que Ney Matogrosso que havia consolidado-se como um dos interpretes de que saram do mdio sucesso para o hall dos grandes artistas no Brasil daquele momento, devido a sua obra anterior - Ney Matogrosso - que arrecadou a venda de mais de 300 000 LPs, e a respeito desse pressuposto a matria estabelece um comparativo e projetivo na obra Mato Grosso em detrimento da anterior, isso fica explicito no ttulo da matria que se fez por Encaixe perfeito: Ney finalmente e equilibra tcnica e emoo. Okky de Souza delimita e apresenta o at ento novo lbum de Ney da seguinte forma:

Em seu novo Lp, Mato Grosso, ele mostra que pode driblar o fantasma com a habilidade de um craque. Com um repertrio bem melhor que o do ano passado, realizou um LP mais bem-acabado de sua carreira [...] Contrariando a tendncia entre os maiores cantores de maior popularidade do pas, Ney evitou repetir a formula bem-sucedida. Abriu o leque e buscou canes em diversas frentes da msica brasileira. Em vez dos lamentos de Milton Nascimento ele interpreta duas canes do novo rock [...] (SOUZA, 1982, p. 124)

Assim, quando o autor se refere ao cantor e compositor Milton Nascimento, notamos que Okkay Souza estabelece uma hierarquia entre ele o trabalho de Ney Matogrosso, com era de costume acontecer no ramo da imprensa ligada ao meio musical, tendo nessas hierarquizaes impactos na recepo nas suas das mais variadas formas, inclusive a mercadolgica. Assim se tem uma abertura para um a outra crise que a da definio e hierarquizao do que ser cantor no pas isso fica expresso a partir de uma matria do Jornal Folha de S. Paulo No se pode confundir o artista com intrprete - de autoria Silvio Lancelloti, em que ele discute sobre a crtica diante do trabalho de Elba Ramalho que a chegou por vezes a desqualific-la como artista, ento a partir dessa experincia ele vai o cerne do papel da crtica e estabelece um hierarquias relativas as formas do fazer artstico, onde existe as distines entre cantar, interpretar, o que podemos chamar de performar que aqui vamos chamar de conjunto da obra. Silvio Lancelloti cita artista e os vai enquadrando em categorias como interprete que aquele que interpreta e no sabe cantar; define o cantor que se faz por aquele que tem timo domnio da voz, mas pode no saber interpretar; e o que ns chamaramos aqui de performer aquele que detm domnio dessas duas outras funes supracitadas e tem domnio total de sua obra o qual ele define Elis Regina, Ney Matogrosso e Jess. Sobre Ney Matogrosso o autor diz:
Ney Matogrosso? Esse como Elis Regina, um cantor, um interprete, um artista de palco e disco, um formidvel instrumentista da voz. Nem sempre seu repertrio me alegra ou me comove. Ney, no entanto na tcnica e na emoo quase perfeito. Caso tambm de Jess atualmente o melhor cantor/interprete do Brasil . (LANCELLOTTI, 1982, p.60)

A partir desse balano e anlise da trajetria artstica de Ney Matogrosso, dando nfase no lbum de 1982, pudemos notar que a performance de um artista no se realiza somente no palco, mas sim diante de um aparato mercadolgico que muitas vezes infere no seu fazer artstico de modo que ele se aproprio dos mecanismos dispostos pela Industria Cultural. Sendo condicionado a se adequar ou transgredir sem se excluir desse processo que est engendrado da divulgao e adeso da cultura no pas. Ou seja, observamos o artista Ney

Matogrosso das estruturas da mercantilizao da cultural, a qual ele est circundado desde quando iniciou sua carreira junto a banda Secos e Molhados, mas, observamos que essa ligao no ocorre de forma harmoniosa, pois h embates do artista para manter suas propostas de linguagem e sustentao de sua obra na maneira em que a concebeu, junto desse mercado e audincia e suas expectativas. Outro ponto tambm que notamos que a anlise do lbum Mato Grosso, nos possibilitou entender o dilogo que os elementos desta tm com a realidade do contexto no qual ela se insere, mas na perspectiva que o estudioso Antonio Candido nos prope que devemos compreender a obra dentro dela prpria. Assim buscamos entender o dilogo desta com as problemticas do tempo em que ela est inserida, no sendo ela mera representao do real sendo ela a presena e parte deste real, que Jos Geraldo Vinci nos coloca na sua perspectiva:
Creio que, levando em conta esses fatores, a msica, sobretudo a popular, pode ser compreendida como parte constitutiva de uma trama repleta de contradies e tenses em que os sujeitos sociais, com suas relaes e prticas coletivas e individuais e por meio dos sons, vo (re) construir partes da realidade social e cultural. (MORAES, 2000, p.212).

Relao audiovisual que o artista teve com a mdia e a imprensa, se fez como meio de expor as mltiplas possibilidades e apresentar a performance de Ney por meio da divulgao, apropriao, crtica, e mediadora da propaganda de consumo do material artstico, no sendo somente a perspectiva mercadolgica, mas tambm e principalmente a venda explicita ou implcita das propostas contra culturais referentes ao seu fazer artstico.
Referncias Bibliogrficas

BAHIANA, Ana Maria. Nada Ser como antes: MPB anos 70 30 anos depois. Rio de Janeiro: Ed. SENAC-Rio, 2006. CHARTIER, Roger. A Histria Cultural: entre prticas e representaes . Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. 1. Ed. So Paulo: Perspectiva, 2005. JEZZINI, Jhanainna Silva Pereira. A arte brasileira no espao e no sentido da construtividade. Disponvel em: http://www.revistaohun.ufba.br/pdf/janaina.pdf - Acessado em: 07/10/2012 LAMARO, Luisa Quarti. Entre o Sagrado e o profano: os mediadores culturais da MPB . Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH/ So Paulo, julho 2011. LANCELLOTI, Silvio. No se pode confundir artista com intprete. Jornal Folha de S. Paulo, So Paulo, p. 60, 13 de agosto de 1982.

10

LOPES, Antonio Herculano. Performance e histria (ou como a ona, de um salto, foi ao Rio do princpio do sculo e ainda voltou para contar a histria). Rio de Janeiro, Fundao Casa de Rui Barbosa, 2011. Acessado na data de: 27/03/2013, disponvelem:http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/artigos/kn/FCRB_AntonioHercul ano_Perfomance%20e_historia.pdf MACHADO, Divaldo Caldas. Tropiclia no Olhar do Pasquim. Revista da Catlica, Uberlndia, v. 1, n. 1, p. 135-146, 2009. Disponvel em: <www.catolicaonline.com.br/revistadacatolica> MATOGROSSO, Folha de So Paulo, setembro de 1982 Disponvel em <http://neymatogrossobauderaridades.blogspot.com.br/2008/08/matogrosso.html>Consultado em 19/02/2013. MORAES, Jos Geraldo Vinci. Histria e msica: cano popular e conhecimento histrico , Revista Brasileira de Histria. So Paulo, v. 20, n 39, 2000, p. 203-221. NAPOLITANO, Marcos. Histria e msica popular: um mapa de leituras e questes. Revista de Histria, So Paulo, n. 157, 2007, p. 153-171. NAPOLITANO, Marcos. A MPB sob suspeita: a censura musical vista pela ptica dos servidores de vigilncia poltica (1968-1981). Revista Brasileira de Histria. So Paulo, v. 24, n 47, p. 103-126 2004. NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a Cano, Engajamento Poltico e Indstria Cultural na MPB (1959-1969). So Paulo: Ed Annablume, 2010. NORONHA, Marcio Pizarro. Performance e audiovisual: conceito e experimento interartstico e intercultural para o estudo da histria dos objetos artsticos na contemporaneidade, IN: Usos do Passado XII Encontro Regional de Histria ANPUHRJ, Rio de Janeiro, 2006. QUEIROZ, Flvio De Arajo Ney Matogrosso: sentimento contramo transgresso e autonomia artstica. Tese de doutoramento em Sociologia. (Ps-Graduao em Sociologia do Departamento de Cincias Sociais e Filosofia da Universidade Federal do Cear). Fortaleza: UFC, 2009. SCHECHNER, Richard. O que performance? O percevejo, ano 11, 2003, n. 12, p. 25-50. TAYLOR, Diana. Hacia una definicin de performance. O percevejo, ano 11, 2003, n. 12, p. 17- 24. SCHWARZ, Roberto. Verdade Tropical: Um Percurso do Nosso Tempo. In: ___. Martinha versus Lucrcia: ensaios e entrevistas. 1 ed. So Paulo: Companhia das Letras, 2012. SILVA, Vincius Rangel Bertho da. O Doce & o Amargo do Secos & Molhados: poesia, esttica e poltica na msica popular brasileira. Dissertao em Letras. Universidade Federal Fluminense (Centro de Estudos Gerais / Instituto de Letras / Coordenao de Ps-Graduao). Niteri: UFF, 2007. SOTANA, Edvaldo Correa. Os pacifismos nos peridicos brasileiros: uma anlise dos discursos contrrios a guerra. Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. SOUZA, Okyy de. Encaixe perfeito. Ney finalmente equilibra tcnica e emoo Revista Veja. P. 28 jul. 1982 a. STOROLLI, Wnia. Performance e Criao: Consideraes sobre a aplicao da Respirao Vivenciada. Opus, Goinia, v. 13, n. 1, p. 119-131, jun. 2007.

11

TAIAR, Cida. Ney e Tet, as mais finas vozes de Mato Grosso. Jornal Folha de S. Paulo, So Paulo, p. 33, 18 de dezembro 1982. VARGAS, Herom. Categorias de anlise do experimentalismo ps-tropicalista na MPB. Revista Fronteiras - estudos miditicos; Vol. 14 N 1. Jan./abr. 2012. So Leopoldo: UNISINOS, 2012. ZUMTHOR, Paul. Performance, recepo, leitura. So Paulo: Cosac Naify, 2007.

Вам также может понравиться