Вы находитесь на странице: 1из 9

Rev. Eletr. Enf. 2008;10(3):796-804. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n3/v10n3a25.htm.

_________________________________________________________________________ARTIGO DE REVISO

A produo cientfica nacional sobre os direitos da criana hospitalizada The national scientific production about on the rights of the hospitalized child La produccin cientfica nacional sobre los derechos del nio hospitalizado Fernanda Martins de AquinoI, Monique C. Monteiro LemosII, Taisa Rodrigues da SilvaIII Marialda Moreira ChristoffelIV RESUMO Este estudo objetivou identificar a produo cientfica nacional sobre os direitos da criana e do adolescente hospitalizados e analisar o papel do enfermeiro, enquanto profissional de sade, na perspectiva desses direitos. Trata-se de uma reviso bibliogrfica nas bases de dados LILACS e SciELO, no perodo de 1996 a 2008, em que foram analisados 13 artigos na ntegra. Os resultados revelam que, apesar de os artigos abordarem os direitos da criana hospitalizada, apenas um deles fazia referncia Resoluo n 41/95 que trata dos Direitos da Criana e do Adolescente. Conclui-se que de suma importncia que as enfermeiras peditricas esclaream e assegurem aos pais o direito de participao ativa na hospitalizao de seu filho. Palavras chaves: Direitos da criana; Hospitalizao; Enfermagem Peditrica. ABTRACT This study aim is to identify the national scientific production on the childs rights and hospitalized adolescent and to analyze the paper of the nurse, as a health professional, in the perspective of these rights. One is about a bibliographical revision in the databases LILACS and SciELO, in the period of 1996 the 2008, where 13 articles in it complete form were analyzed. The results disclose that, although the articles approach the rights of hospitalized child, but 01 article make reference to the Resolution n 41/95 wich deals with the Rights of the Child and Adolescent. The conclusion it is relevant that pediatric nurses clarify the parents about the right of active participation in the hospitalization of their kids or adolescents. Key words: Child Advocacy; Hospitalization; Pediatric Nursing RESUMEN El objetivo de este estudio es identificar la produccin cientfica nacional sobre los derechos del nio y adolescente hospitalizados y analizar
796

el papel de la enfermera, como profesional de la salud, en la perspectiva de estos derechos. Uno de ellos es acerca de una revisin bibliogrfica en las bases de datos LILACS y SciELO, en el perodo de 1996 hasta 2008, cuando 13 artculos en forma completa fueron analizados. Los resultados revelaron que, si bien los artculos enfoque de los derechos de los nios hospitalizados, slo el artculo 01 hace referencia a la Resolucin n 41/95 que se ocupa de los Derechos del Nio y del Adolescente. Se concluye que es importante que las enfermeras peditricas aclaren los padres sobre el derecho de participacin activa en la hospitalizacin de sus hijos o adolescentes. Palabras clave: Defensa del Hospitalizacin; Enfermera Peditrica. Nio;

Aluna do 6 perodo do curso de graduao em enfermagem e obstetrcia EEAN/UFRJ. Email: fernandaeean@yahoo.com.br. II Aluna do 6 perodo do curso de graduao em enfermagem e obstetrcia EEAN/UFRJ. Email: monique.lemos@bol.com.br. III Aluna do 6 perodo do curso de graduao em enfermagem e obstetrcia EEAN/UFRJ. Email: ufrj.taisa@gmail.com. IV Professora Adjunta Departamento de Enfermagem Materno-Infantil. EEAN/UFRJ. Pesquisadora NUPESC. Email: marialdanit@gmail.com.

Aquino FM, Lemos MCM, Silva TR, Christoffel MM. A produo cientfica nacional sobre os direitos da criana hospitalizada. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2008;10(3):796-804. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n3/v10n3a25.htm.

INTRODUO A criana e o adolescente se constituem de um grupo vulnervel a doena e a hospitalizao, pois elas afastam a criana de sua vida cotidiana, do ambiente familiar e promove um confronto com a dor, a limitao fsica e a passividade, aflorando sentimentos de culpa, punio e medo da morte. A doena e a hospitalizao so as primeiras crises que a criana e o adolescente tm de enfrentar durante a vida(1). Muitas vezes, as reaes da criana so influenciadas pelo seu estgio de desenvolvimento, por suas experincias anteriores com doenas ou hospitalizao ou pela gravidade de diagnstico. A hospitalizao para a criana e o adolescente traz um sentimento de ameaa, agresso, medo do desconhecido, pois nesse momento que ocorre a separao de todos os objetos significativos de sua segurana, por outro lado famlia retorna para casa cheia de angstia, ansiedade e sentimento de culpa. A criana no pode ser compreendia de forma isolada, desconsiderando o todo como ser humano e o seu contexto histrico, na qual est inserida, alm tambm, das necessidades de cuidados para o corpo, com alimentao e aprendizado. A ligao afetiva entre a criana e a famlia, e mais objetivamente com a me imprescindvel para assegurar que as bases de formao psicolgica do futuro adulto sejam mantidas intactas(2). Informar a criana/adolescente e pais sobre os seus direitos durante a hospitalizao garante uma maior compreenso da situao e pode aliviar parte dos sentimentos como medo e ansiedade que eles tipicamente sentem. Um dos maiores marcos na ateno integral a infncia a aprovao da Lei n 8069, Estatuto da Criana e do Adolescente ECA(3-4), que trata dos princpios da proteo social e da criana como sujeito de direitos. Em seu Livro I, Parte Geral, Ttulo I: das Disposies Preliminares trata dos Direitos fundamentais: vida, sade, alimentao, educao, esporte lazer, cultura, dignidade, respeito, liberdade, convivncia familiar e comunitria. O ECA define criana como a pessoa at doze anos de idade incompletos, e adolescentes aqueles entre doze e dezoito anos.
797

Assegura a efetivao dos direitos, levando em conta a condio peculiar da criana e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. O Ttulo II dos Direitos Fundamentais, Captulo I - Vida e Sade referem a permanncia dos pais ou responsveis em tempo integral nos casos de internao da criana e do adolescente. A famlia, comunidade, sociedade em geral e o poder pblico so obrigados a assegurar estes direitos(3,5-6). Durante o processo de hospitalizao da criana e do adolescente, a presena dos pais, alm de ser uma necessidade para minimizar os efeitos da separao, atualmente, legislada pelo Estatuto da Criana e do Adolescente, no Captulo I, Art. 12. que garante a "...permanncia em tempo integral de um dos pais ou responsvel, nos casos de internao de criana ou adolescente"(3,7). Os hospitais que prestam servio a crianas e adolescentes devem ter uma ampla poltica de direitos e responsabilidades desses pacientes e /ou responsveis. Um nmero cada vez maior de hospitais e organizaes desenvolveu a Declarao de Direitos do paciente que exposto por todo o hospital ou apresentado s crianas e s suas famlias no momento da admisso(1). No Brasil, a Resoluo n 41 de 1995 do Conselho Nacional dos Direitos da Criana e dos Adolescentes\CONANDA(8), trata dos Direitos da Criana e do Adolescente Hospitalizados. Nesse documento esto descritos vinte itens, dentre eles: o direito a ser hospitalizado quando for necessrio ao seu tratamento, sem que haja distino de classe social, condio econmica, raa ou crena religiosa; o direito de ter conhecimento adequado de sua enfermidade, dos cuidados teraputicos e diagnsticos, respeitando sua fase cognitiva, alm de receber amparo psicolgico quando se fizer necessrio; o direito de desfrutar de alguma forma de recreao, programas de educao para a sade e acompanhamento do currculo escolar, direito a que seus pais ou responsveis participem ativamente do diagnstico, tratamento e prognstico, recebendo informaes sobre os procedimentos a que ser submetida(8). Nos pases da Europa, A Carta da Criana Hospitalizada foi encaminhada ao Parlamento de

Aquino FM, Lemos MCM, Silva TR, Christoffel MM. A produo cientfica nacional sobre os direitos da criana hospitalizada. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2008;10(3):796-804. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n3/v10n3a25.htm.

Estrasburgo, Conselho da Europa e Organizao de Sade, em 1988(9). Estes documentos resumem e afirmam os direitos das crianas e adolescentes hospitalizados e at hoje tem sua importncia(3,8-9). O Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem(10), em seu Art. 1, confirma o compromisso da enfermagem com o ser humano e a coletividade nos diferentes nveis de promoo, preveno e recuperao. Logo, o enfermeiro atua durante a hospitalizao das crianas e adolescentes, visando no s o cuidado com o seu problema de sade atual, como tambm o seu desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, o que est garantido no Art. 3 do ECA(3-4). Portanto o cuidado de enfermagem no deve ser desvinculado da famlia e de suas necessidades, o que implica no domnio de informaes tericas especficas e ao desenvolvimento de uma sensibilidade especial para lidar com esta clientela(6). Desta forma, os objetivos deste estudo so: identificar a produo cientfica nacional sobre os direitos da criana e do adolescente hospitalizados; e analisar sobre o papel do enfermeiro, enquanto profissional de sade, na perspectiva desses direitos. O desenvolvimento desse estudo pressupe que a Resoluo n 41/95 do CONANDA(8) pouco conhecida pelos profissionais de sade, principalmente pela enfermagem peditrica, pais e familiares. Esperamos contribuir para a assistncia visando melhoria da ateno fornecida a criana e ao adolescente e seus familiares durante a hospitalizao. Para o ensino, esperamos contribuir como fonte de consulta e ampliao de conhecimentos dos profissionais de sade e de enfermagem na perspectiva da garantia dos direitos das crianas e adolescentes. Na pesquisa, como base cientfica a ser consultada alm de fomentar outros estudos. METODOLOGIA Estudo de reviso de literatura, que definida como uma reviso sistemtica e crtica das literaturas especializadas mais importantes publicadas a respeito de um tpico especfico(11).

A reviso bibliogrfica composta por dez etapas que so: determinar o tema, identificar termos-chave, conduzir a busca no computador, descartar fontes irrelevantes antes de imprimir, organizar as fontes impressas, arquivar fontes relevantes, fazer cpia dos artigos, conduzir a leitura preliminar e descartar fontes irrelevantes, ler criticamente cada fonte e sintetizar e fazer uma leitura crtica resumida de cada artigo(11). Logo, para efetivar a realizao do estudo a respeito da produo cientfica nacional sobre os direitos da criana e do adolescente hospitalizado e a atuao da enfermeira peditrica, optamos por uma pesquisa em base de dados pela internet. Atravs do site da Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), realizamos um levantamento das produes cientfica indexada nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe (LILACS) e Scientific Electronic Libary On line (SciELO). Foram utilizados os seguintes descritores: direitos da criana, hospitalizao, enfermagem. Desta forma, foram encontradas as seguintes produes cientficas: 140 na base de dados LILACS e 10 na base de dados SciELO, totalizando 150 produes cientficas. Os critrios de incluso adotados neste estudo foram: selecionar as produes cientficas em forma de artigo na ntegra e o recorte temporal 1996 a 2008. Das 150 produes cientficas encontradas, apenas 13 artigos tratavam da temtica do estudo. Aps leitura exaustiva dos artigos, utilizamos a tcnica de anlise temtica que consiste em descobrir os ncleos de sentido que compem uma comunicao cuja presena ou freqncia signifiquem alguma coisa para o objetivo analtico visado(12). Embora tenhamos clareza de que esta pesquisa no contempla todas as publicaes brasileiras sobre a temtica, acreditamos que a anlise dos artigos possibilitar um conhecimento maior aos profissionais e acadmicos da rea da sade, principalmente da enfermagem, norteando-os para as publicaes mais atuais que abordam os direitos das crianas hospitalizadas e de que forma este tema vem sendo explorado.

798

Aquino FM, Lemos MCM, Silva TR, Christoffel MM. A produo cientfica nacional sobre os direitos da criana hospitalizada. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2008;10(3):796-804. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n3/v10n3a25.htm.

RESULTADOS E DISCUSSO Constatamos que do total de 13 artigos, no recorte temporal de 1996 a 2008, foram encontradas: 02 (15,4%) artigos publicados em 1996, 03 (23,1%) artigos publicados no ano de

1998, 05 (38,5%) artigos publicados no ano de 1999, 01 artigo publicados (7,7%) em 2004 e 02 artigos publicados (15,4%) em 2005, conforme mostra a Tabela 1.

Tabela 01: Relao dos artigos pesquisados segundo: ano de publicao, peridico, ttulo do artigo, tipo de estudo e citao ECA\Resoluo no. 41\95. Ano de Peridico Ttulo do artigo Tipo do estudo Citaes publicao Reflexes sobre o preparo do Revista Latino enfermeiro na rea de oncologia Pesquisa reflexiva 1996 Americana de peditrica Enfermagem Preparo da criana e famlia para procedimentos cirrgicos: Estudo Revista Escola de 1996 interveno de enfermagem bibliogrfico Enfermagem Revista Latino Americana de Enfermagem Revista Latino Americana de Enfermagem Revisto Latino Americana de Enfermagem Revista LatinoAmericana de Enfermagem Revista LatinoAmericana de Enfermagem Revista Escola de Enfermagem USP Acta paulista de enfermagem Revista Pediatria Moderna Revista Latinoamericana de enfermagem Revista Latinoamericana de enfermagem Revista Latinoamericana de enfermagem Um estudo bibliogrfico sobre o apego me e filho: bases para a assistncia de enfermagem peditrica e neonatal Prescrio do dia: infuso de alegria. Utilizando a arte como instrumento na assistncia criana hospitalizada Fontes e significados de cuidar e no cuidar em hospital peditrico Assistncia criana hospitalizada: reflexes acerca da participao dos pais. Criana hospitalizada: percepo das mes sobre o vnculo afetivo criana-famlia Brincar no Hospital: Subsdios Para O Cuidado de Enfermagem Interao enfermeira-me da criana hospitalizada: estudo do efeito do mtodo de Roy. Equipe de enfermagem, criana com cncer e sua famlia: uma relao possvel. Criana hospitalizada: me e enfermagem compartilhando o cuidado As informaes recebidas pelos pais durante a hospitalizao do filho Procurando manter o equilbrio para atender suas demandas e cuidar da criana hospitalizada: a experincia da famlia. Reviso bibliogrfica Relato de experincia Estudo exploratrio Qualitativo Qualitativo Observao participante Pesquisa experimental Observao Estudo de caso

1998

ECA

1998

1998 1999 1999 1999 1999 1999 2004

ECA (Art 12) ECA (Art 12) ECA (Art 16) ECA ECA (Art.12) ECA (Art. 12); Resoluo 41/95 -

2005

Quantitativa

2005

Qualitativa

Em relao a origem da publicao e ao peridico, 08 (61,5%) foram realizados na regio Sudeste e 05 (38,5%) na regio Sul do Brasil. Destes 09 (69,2%) foram publicados na Revista Latino-Americana de Enfermagem, 02 (15,4%) na Revista Escola de Enfermagem/

USP, 01 (7,7%), na Acta Paulista de Enfermagem e 01 (7,7%) na Revista de Pediatria Moderna. No que se refere aos profissionais que desenvolveram os estudos sobre a temtica, 12 (92,3%) foram realizados por enfermeiros,

799

Aquino FM, Lemos MCM, Silva TR, Christoffel MM. A produo cientfica nacional sobre os direitos da criana hospitalizada. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2008;10(3):796-804. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n3/v10n3a25.htm.

docentes e acadmicos de enfermagem e apenas 01 (7,7%) por enfermeiro e psiclogos. Em relao metodologia adotada, 06 (46,2%) so estudos qualitativos, 04 (30,8%) estudos quantitativos, 02 (15,4%) revises de literatura, 01 (7,7%) pesquisa reflexiva. Foi observado que somente 07 (53,9%) artigos citam em seu desenvolvimento o Estatuto da Criana e do Adolescente. Dos 13 artigos analisados, 04 (30,8%) citam o Art. 12 do ECA, sendo que um deles aborda a Resoluo no. 41\95 do CONANDA(8). Pudemos observar que 02 (15,4%) no tratam especificamente de nenhum artigo dispostos no ECA(3) e apenas 01 (7,7%) aborda o Art. 16. Da anlise do contedo dos artigos selecionaram emergiram trs categorias: 1) o direito da criana de ser acompanhada durante a hospitalizao, 2) o direito de desfrutar de alguma forma de recreao e 3) os direitos a ter seus direitos constitucionais e os contidos no estatuto da criana e adolescente, respeitados pelos hospitais integralmente. O direito da criana de ser acompanhada durante a hospitalizao O Estatuto da Criana e do Adolescente em seu Captulo I, Art. 12 garante a permanncia em tempo integral de um dos pais ou responsvel, nos casos de internao de uma criana ou adolescente. Alm disso, est assegurado aos pais receberem informaes claras, objetivas e compreensveis sobre a hiptese diagnstica, exames solicitados, aes teraputicas(3). O Art. 4 da Resoluo n 41/95, do CONANDA, refora ainda, o direito a criana de ser acompanhado por sua me, pai ou responsvel, durante todo o perodo de sua hospitalizao, bem como receber visitas(8). No que diz respeito aos pais ou responsveis da criana hospitalizada podemos evidenciar que os artigos(4,13) abordam esta temtica com o objetivo de conhecer a percepo dos pais quanto ao tipo de informaes recebidas das enfermeiras durante a permanncia do filho no hospital, compreender o significado das interaes vivenciadas pela famlia durante a hospitalizao e analisar a participao dos pais neste processo.

A hospitalizao uma experincia estressante que envolve profunda adaptao da criana s vrias mudanas que acontecem no seu dia-a-dia. Contudo, pode ser amenizada pelo fornecimento de certas condies como: presena de familiares, disponibilidade afetiva dos trabalhadores da sade, informao, atividades recreacionais, entre outras(4,7). A separao da me o fator que provoca maiores efeitos adversos no processo de hospitalizao da criana, principalmente naquelas menores de seis anos de idade(14). Os sentimentos de insegurana, medo, desespero e perda invadem a criana e principalmente sua famlia, que diante dos acontecimentos, luta com os recursos disponveis para que o tratamento obtenha sucesso(7,15). No cotidiano do hospital, so vivenciadas relaes sociais permeadas de conflitos, disputas e negociaes. Determinadas situaes de conflito so reforadas pelas normas hospitalares e interaes estabelecidas no ambiente hospitalar. A sensao de sentir-se dividida entre cuidar da criana hospitalizada e dos demais membros da famlia acentuada, quando o hospital no facilita a troca de acompanhantes, ou mesmo, quando a postura da equipe no permite a ausncia desse por alguns perodos, de forma que ter um acompanhante deixa de ser um direito da criana e passa a ser apenas um dever de sua famlia(13). Os sentimentos de frustrao dos pais esto, com freqncia, relacionados falta de informao sobre procedimentos e tratamentos, desconhecimento das regras e regulamentos hospitalares. Grande parte da frustrao pode ser aliviada em uma unidade peditrica, quando os pais esto cientes do que esperar e do que se espera deles(4-5). A permanncia dos pais tem como significado a garantia de participao nos cuidados bsicos da criana e sua operacionalizao implicam no desenvolvimento de aes pelos profissionais de sade como a orientao e o apoio psicolgico aos pais quanto aos aspectos especficos do tratamento, medicao e cuidados especiais com a criana e adolescentes, alm de orientao quanto participao nos cuidados bsicos aos pacientes(4,15).

800

Aquino FM, Lemos MCM, Silva TR, Christoffel MM. A produo cientfica nacional sobre os direitos da criana hospitalizada. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2008;10(3):796-804. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n3/v10n3a25.htm.

A participao dos pais uma questo complexa que tem sido tratada de forma fragmentada no reconhecendo a natureza da relao entre pais e enfermeiras como uma parceria integrada(14-15). Favorecer a manuteno do vnculo e do apego mecriana-famlia desde o nascimento um direito da criana e ao se estabelecer o vnculo pressupe-se o estabelecimento da responsabilidade, no individual, mas do binmio servio de sade/profissionais e paciente/famlia(7,15). Os pais e a enfermagem tm como meta o cuidado da criana visando o atendimento adequado de suas necessidades decorrentes da doena e hospitalizao. Nesse sentido, acredita-se que as enfermeiras precisam identificar e compreender as necessidades de informao dos pais para integr-los no papel que devem assumir durante a hospitalizao do filho e entender melhor o que se passa com ele(4). fundamental compreender a famlia como mediadora da criana/adolescente no hospital, j que, ela porta-voz das preocupaes e sentimentos daqueles que acompanham, transmitindo equipe os sinais e as mensagens enviadas pela criana/adolescente. Estes sinais podem auxiliar os profissionais a rever sua conduta e promover mudanas na assistncia, adequando o mundo do hospital s necessidades da criana(6). Os estudos apontam(7,15) ainda que os hospitais voltados para a formao dos profissionais da rea de sade, tm mostrado interesse no envolvimento da famlia quando se trata da internao de crianas. Uma estratgia utilizada a participao dos pais atravs da elaborao de projetos, programas de pais participantes e me acompanhante(2). O direito da criana de desfrutar de alguma forma de recreao durante sua permanncia no hospital O Art. 16 do ECA trata do direito liberdade e compreende o brincar, praticar esportes e divertir-se. A Resoluo no. 41\95 do CONANDA em seu Art. 9 refora ainda, o direito de desfrutar de alguma forma de recreao, programas de educao para a sade, acompanhamento do currculo escolar, durante sua permanncia hospitalar(3,8).
801

Ao considerar a recreao, os programas de educao para a sade e o acompanhamento do currculo escolar da criana hospitalizada, observamos que dos 13 artigos encontrados, apenas 04 (30,8%) discutem o assunto em seu desenvolvimento. A atividade recreacional parte importante do processo teraputico da criana hospitalizada, mas tambm, parte essencial na construo, mais especificamente, na reconstruo de sua identidade(13,16). Quando a criana internada, ela acompanhada pelo medo do tratamento e do desconhecido, pela mudana da sua rotina e pela falta do entendimento do que est acontecendo. Por isso, atualmente realizado, em algumas instituies, o trabalho que visa levar alegria a essa criana, fazendo assim com que no se restrinja o seu prazer por brincar. Tratando-se de crianas hospitalizadas, o brinquedo tem tambm um importante valor teraputico, influenciando no restabelecimento fsico e emocional, pois pode tornar o processo de hospitalizao menos traumatizante e mais alegre, fornecendo melhores condies para a recuperao. A perspectiva da utilizao do brinquedo em enfermagem peditrica a de servir como meio de comunicao entre os profissionais e a criana e detectar a singularidade de cada uma(17). Do ponto de vista da criana ele promove o desenvolvimento fsico, psicolgico, social e moral; ajuda-a a perceber o que ocorre consigo, libera temores, raiva, frustrao e ansiedade. Ajuda a criana, ainda, a revelar seus pensamentos e sentimentos, promovendo satisfao, diverso e espontaneidade. Assim, brincando ele exercita suas potencialidades(14). Os estudos apontam a importncia de preparar a criana para a realizao de procedimentos cirrgicos e dolorosos atravs do brincar, desenhar e contar estrias. O brinquedo de dramatizao e o brinquedo teraputico servem para a criana, exteriorizar seus conflitos. Com tais informaes a enfermeira pode reforar ou corrigir as percepes da criana e auxili-la a dominar a experincia de se submeter a um procedimento estressante(14). O brincar a forma infantil da capacidade humana para lidar com as experincias e dominar a realidade(15).

Aquino FM, Lemos MCM, Silva TR, Christoffel MM. A produo cientfica nacional sobre os direitos da criana hospitalizada. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2008;10(3):796-804. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n3/v10n3a25.htm.

Alm disso, a proviso das facilidades educacionais para a criana importante em hospitalizao de curta ou longa durao, sendo uma responsabilidade do hospital e dos profissionais de sade e um direito da criana. Direito a ter seus direitos constitucionais e os contidos no estatuto da criana e adolescente, respeitados pelos hospitais integralmente. O cuidar profissional, no qual esto envolvidos os mdicos e os enfermeiros, aquele cuidado que garante a sobrevivncia e o alvio dos sintomas e cujos procedimentos, quando executados com delicadeza, sensibilidade e comunicao emptica profissional-cliente, possam transmitir confiana e segurana na equipe de sade. Os estudos apontam que na viso dos clientes, esse cuidar inclui aes de dar banho no paciente, verificar se tem febre e se est tudo bem, colocar termmetro, fazer anestesia devagarzinho, aliviar sintomas de dor, atender bem e ser delicado, dar fora, alcanar a alimentao quando o paciente est s ou quando no consegue alcan-la e cuidar para o paciente no morrer(16-18). O cuidar implica em uma relao de confiana na qual o ser cuidado entrega o seu self, que se encontra fragilizado, nas mos do ser cuidador. Este com sua presena carinhosa e atenciosa possibilita ao paciente reforar seus mecanismos internos, passando a confiar no ambiente(16). Em relao atuao da equipe de enfermagem na unidade peditrica, pode-se observar que dos artigos analisados, 05 (38,5%) abordaram a temtica, relacionando-a ao cuidado e os direitos da criana hospitalizada, sua famlia e seu prprio preparo para os procedimentos. A enfermeira desempenha papel importante, visto ser ela, a profissional que passa a maior parte do tempo em companhia da criana, sendo a responsvel pelos cuidados prestados, cabendo-lhe tambm se empenhar ao mximo para reduzir os riscos de perturbaes criana, decorrentes da hospitalizao. Muitas vezes na ausncia da me, em enfermarias e berrios, a enfermeira acaba por
802

exercer o papel da me substituta. Com a nova perspectiva de trabalhar lado a lado com a me nas enfermarias e berrios, ela v-se no delicado papel de assistir e orientar tambm a me e dividir com ela o cuidado(13). Estes profissionais que, cotidianamente convivem com a doena, o sofrimento e a morte, desenvolvem maneiras peculiares de enfrentar tal ameaa. So conhecidas e amplamente estudadas as reaes mais freqentes de tais profissionais, sendo que os estudos abordam desde questes da formao at problemas a nvel pessoal e institucional decorrentes do contato com a morte(18-19). Nas questes referentes comunicao entre a enfermeira e o paciente com doena crnica, mostram que as crianas maiores e os adolescentes provocam maior incmodo e sofrimento porque falam sobre o que vive em decorrncia da doena e do tratamento. Os bebs e as crianas menores, por no se expressarem verbalmente com a mesma clareza, so considerados mais fceis de serem cuidados, por no demandarem esforo emocional na mesma intensidade que os pacientes que se expressam atravs da fala. Assim, a expresso verbal tomada como referncia, capaz de modular afetivamente as relaes estabelecidas e direcionar a atuao da enfermeira(19-20). A prtica assistencial da enfermagem implica no cumprimento de atividades que atendam os direitos da criana e adolescente hospitalizado e de um padro de qualidade do cuidar. CONCLUSO Aps treze anos de existncia dos Direitos da Criana e do Adolescente Hospitalizados institudos desde 1995 pela Resoluo no. 41\95 do CONANDA, os estudos revelam que criana no contexto hospitalar, em sua maioria, no referenciam tal Resoluo. Essa Resoluo de suma importncia, pois integra os pais internao de seu filho, tornando-os mais participativos. Alm disso, minimiza o estresse da criana frente internao. Levando em considerao que a enfermagem v o seu cliente como um todo, dando ateno a todas as necessidades bsicas deste, podemos dizer que os profissionais de enfermagem peditrica devem assegurar os

Aquino FM, Lemos MCM, Silva TR, Christoffel MM. A produo cientfica nacional sobre os direitos da criana hospitalizada. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2008;10(3):796-804. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n3/v10n3a25.htm.

direitos das crianas e de seus familiares, visando assim otimizao da assistncia. Para isso, os pais, a famlia e a criana hospitalizada necessitam: de informaes sobre os seus direitos, da presena sem restries dos pais ou responsveis, informaes sobre a doena e as razes da hospitalizao, higienizao para promover o bem estar e evitar infeces hospitalares, de um ambiente criativo e sem muitos rudos para amenizar a tenso, de recreao para continuar exercendo suas habilidades, de visitas para manter a segurana e confiana, e de um acompanhamento psicolgico objetivando diminuir o sofrimento inerente ao adoecimento e a hospitalizao. Contudo, notrio o quo importante esta temtica e ao mesmo tempo, o fato de no haver muitas publicaes em torno dela. Foi verificado atravs deste estudo, que a maioria dos artigos encontrados, foram realizados por enfermeiros, porm sabemos que ainda necessria uma maior sensibilizao por parte dos profissionais, no s da enfermagem como de toda rea da sade, pesquisar e atuar de forma eficaz na assistncia das crianas hospitalizadas, que se encontram em um momento muito frgil de suas vidas. REFERNCIAS 1. Hockenberry MJ, Wilson D, Winkelstein ML. Wong. Fundamentos de enfermagem. 7 edio. Rio de Janeiro: Elsevier; 2006. 2. Collet N, Rocha SMM. Criana hospitalizada: me e enfermagem compartilhando o cuidado. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2004 [cited 2008 jun 16];12(2):191-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v12n2/v12n2a0
7.pdf.

3. Ministrio da Sade. Estatuto da criana e do adolescente. Braslia (Brasil): Ministrio da Sade; 1991. 4. Sabats AL, Borba RIH. As informaes recebidas pelos pais durante a hospitalizao do filho. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2005 [cited 2008 jun 16];13(6):968-73. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v13n6/v13n6a0
8.pdf.

5. Lima RAG, Rocha SMM, Scochi CGS. Assistncia criana hospitalizada: reflexes acerca da participao dos pais. Rev. Latino-Am.
803

Enfermagem [Internet]. 1999 [cited 2008 jun 16];7(2):33-9. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v7n2/1345 9.pdf. 6. Fernandes CNS, Andraus LMS, Munari DB. O aprendizado do cuidar da famlia da criana hospitalizada por meio de atividades grupais. Rev. Eletr. de Enf. [Internet]. 2006 [cited 2008 jun 16];08(01):108-18. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/revista8_1/ original_14.htm. 7. Collet N, Oliveira BRG. Criana hospitalizada: percepo das mes sobre o vnculo afetivo criana-famlia. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 1999 [cited 2008 jun 16];7(5):95102. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v7n5/1350 9.pdf. 8. Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Criana e Adolescente (Brasil). Resoluo n 41, 13 de outubro de 1995. Dispe sobre os direitos da criana hospitalizada. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil (BR): Seo I, p.16319-20, 17 de outubro de 1995. 9. Instituto de Apoio Criana. Carta da criana hospitalizada. Humanizao dos servios de atendimento criana. IAC (Lisboa); 1998. 10. Conselho Federal de Enfermagem. Cdigo de tica dos profissionais de enfermagem. Braslia (Brasil): COFEN; 1993. 11. Lobiondo-Wood, Geri HJ. Pesquisa em enfermagem: mtodos, avaliao crtica e utilizao. 4 edio. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001. 12. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade. Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco; 1999. 13. Francarini GM, Zilioli D, Silva PRF, Santana RPM, Lima RAG. Prescrio do dia: infuso de alegria. Utilizando a arte como instrumento na assistncia criana hospitalizada. Rev. LatinoAm. Enfermagem [Internet]. 1998 [cited 2008 jun 16];6(5):27-33. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v6n5/1385 7.pdf. 14. Pinto JP, Ribeiro CA, Silva CV. Procurando manter o equilbrio para atender suas demandas e cuidar da criana hospitalizada: a experincia da famlia. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2005 [cited 2008 jun 16];13(6):97481. Available

Aquino FM, Lemos MCM, Silva TR, Christoffel MM. A produo cientfica nacional sobre os direitos da criana hospitalizada. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2008;10(3):796-804. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n3/v10n3a25.htm.

from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v13n6/v13 n6a09.pdf. 15. Ferreira EA, Vargas IM, Rocha SMM. Um estudo bibliogrfico sobre o apego me e filho: bases para a assistncia de enfermagem peditrica e neonatal. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 1998 [cited 2008 jun 16];6(4):111-16. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v6n4/1388 2.pdf. 16. Gonzaga MLC, Arruda EN. Fontes e significados de cuidar e no cuidar em hospital peditrico. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 1998 [cited 2008 jun 16];6(5):17-26. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v6n5/1385 6.pdf. 17. Furtado MCC, Lima RAG. Brincar no hospital: subsdios para o cuidado de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 1999 [cited 2008 jun 16];33(4):364-69. Available from: http://www.ee.usp.br/reeusp/upload/pdf/471.
pdf

18. Francoso, LPC. Reflexes sobre o preparo do enfermeiro na rea de oncologia peditrica. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 1996 [cited 2008 jun 16];4(3):41-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v4n3/v4n3a04.
pdf.

19. Neirahuerta EP. Preparo da criana e famlia para procedimentos cirrgicos: interveno de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 1996 [cited 2008 jun 16];30(2):340-53. Available from: http://www.ee.usp.br/reeusp/upload/pdf/352.
pdf.

20. Valle ERM, Melo LL. Equipe de enfermagem, criana com cncer e sua famlia: uma relao possvel. Revista Virtual - Pediatria Moderna [internet]. 1999 [cited 2008 jun 16];35:97073.Available from: http://www.uftm.edu.br/dispsicologiaapls au/atua/AVIdispsicologiaaplsau070420152609.p df.

Artigo recebido em 14.08.07 Aprovado para publicao em 30.09.08

804

Вам также может понравиться