Вы находитесь на странице: 1из 33

AULA DIA 10/MARO/2013 Elvira Vicente CQID

CQID DANA DO VENTRE NVEL BSICO 2013

GRUPOS RAKS BADEYA


AGENDA DO CURSO CRONOGRAMA

10/MARO 07/ABRIL 05 /MAIO PROVA TERICA 02/JUNHO 21/JULHO PROVA (TERICA E PRTICA) 04/AGOSTO 06/OUTUBRO PROVA (AULA 15) TEMAS A SEREM SORTEADOS : OITOS , DESLOCAMENTOS, BRAOS, VU 10/NOVEMBRO 08/DEZEMBRO MONOGRAFIA (DVD E IMPRESSA)

MDIA DO CURSO: 06

INSTRUTORA: SAMRA SANCHES LOCAL: ESCOLA DE DANAS KELIMASKI Rua Marechal Trompowsky, 103 Tijuca Rio de Janeiro

AULA DIA 10/MARO/2013 Elvira Vicente CQID

ORIGENS DA DANA DO VENTRE


Pr histria

Dana como manifestao nos cultos a natureza, a fertilidade (Deusas Athor e Isis) Difuso da dana durante o Imprio Otomano e Romano Ciganos (origem mais aceita por existiram relatos fundamentados)

Ciganos vindos da ndia Dumi ou Nawa Halebi Esses trs cls se espalharam pelo Egypto Ritmo cigano para dabke (mais pesado)

Ghazia (singular) Ghawazee (plural) Quando refere-se a nmero de pessoas danando.

A palavra ghazia sinnimo de prostituta no Egypto. Com rabes na plateia (principalmente egpcios) no dana ghazia (solo)

Em 1798, quando Napoleo chega ao Egypto as ciganas danavam e ganhavam dinheiro com sua arte (danas e adivinhaes) ghawazees

AULA DIA 10/MARO/2013 Elvira Vicente CQID

Alm / Alwalin Danarinas da corte remanescentes do Imprio Otomano, eram danarinas cultas (tocavam instrumentos, algumas possuam conhecimentos de medicina), cortess de luxo.

Com a invaso de Napoleo, algumas fogem para Europa e a histria se perde.

AULA DIA 10/MARO/2013 Elvira Vicente CQID

Com a chegada de Napoleo e seus soldados formam-se acampamentos e as ghawazees se aproveitam disso para atuar com sua arte ganhando dinheiro, algumas at se prostituiam da o rano rabe em relao as ghawazees. Como a aglomerao dessas ghawazees poderia gerar tumulto a atrapalhar o governo, e a exposio dessas mulheres fazia os religiosos se sentirem incomodados, foi proibida a entrada delas nesses acampamentos. Mas ainda sim elas insistiam em permanecer frequentando esses acampamentos e isso resultou na decapitao de 400 ghawazees e suas cabeas foram jogadas no rio Nilo, mas ainda sim elas continuaram a trabalhar ou atuar nesses acampamentos. Em 1805, Muhamed Ali assume o governo do Cairo. Em 1834, ele baixa um decreto proibindo as manifestaes cnicas no Cairo, com isso elas foram expulsas e a sua maioria migrou para o sul do Egypto para as cidades de: Esna, Qena e Luxor. Em 1866, houve a revogao deste decreto pois o governo precisava arrecadar e foi permitida a volta das ghawazees ao Cairo e elas poderiam exibir sua arte deste que pagassem impostos. O dinheiro ganho por essas mulheres era todo aplicado em sua roupa, da o uso at hoje de moedas na dana do ventre, pois como elas trabalhavam nas ruas no tinham onde deixar seu dinheiro. Ainda hoje existem as ghawazees no Egypto e sua maior concentrao no sul do pas, ao norte tambm se encontram algumas mas precisamente na cidade de Soumboli. SOUMBOLI - tambm chamada de dana e ritmo Hoje no Festival da Raqia, a cigana Mazin se apresenta solo, mas neste caso um festival com plateia do mundo todo.

AULA DIA 10/MARO/2013 Elvira Vicente CQID

Ciganas do Sul, so as BALADI e se apresentam vestidas de tnicas longas e chals de moeda na cintura ou chals simples.

AULA DIA 10/MARO/2013 Elvira Vicente CQID

Ciganas do Norte, so as BEDUNAS e se apresentam com as roupas caractersticas das ciganas, 02 saias, blusa, corpete, leno na cabea.

AULA DIA 10/MARO/2013 Elvira Vicente CQID

MUSICALIDADE
Sul do Egypto Ritmo: SAID MAQSOUM Solistas (instrumentos): Rabeb (Ciolino rstico rabeca de 02 cordas)

Nay (flauta de cana simples)

AULA DIA 10/MARO/2013 Elvira Vicente CQID

Mizmar (Flauta de cana simples com terminao em forma de corneta)

O ritmo maqsoum est em todo o Egypto. O ritmo Said mais usado no sul do Egypto.

Normalmente na msica Said se eu tenho uma mizmar caracterstica para ghawazee, duas ou mais mizmar caractersitca para basto (mizmar Said) Para ghawazee pode aparecer 1 ou 3 desses solistas (instrumentos) juntos ou isolados. Mizmar sozinha Mizmar com rabeca Orquestra em cima de uma mizmar MIZMAR BALADI

MAQSOUM Com 03 instrumentos caracterstico da dana cigana do Sul MAQSOUM Com Rabeb e Nay caractersitico da dana cigana do norte. MAQSOUM Com mizmar (2 ou +) no tem basto pois o ritmo correto para esta dana o SAID.

AULA DIA 10/MARO/2013 Elvira Vicente CQID

RITMO MAQSOUM 4/4 RITMO QUARTENRIO


1 D D + 2 TAC TAC TAC + 3+ D D 4 TAC TAC + Base MAQSOUM VARIAO SUMBOLI

Pra ser MAQSOUM tem que ter o DUM no 1 e no 3 tempo. Ter sempre 04 compassos, os DUMs na posio acima e os agudos so variveis. O MAQSOUM tocado ao sul do Egypto, tem o 3 compasso dobrado sendo assim chamado de SAID 1 DUM + 2 TAC + 3+ DUM DUM 4 TAC + SAID 4/4

SAID uma derivao do MAQSOUM

Ritmo liso dentro de uma rotina oriental (msica clssica), demonstra-se sempre com bsico egpcio. Inteno dos graves quadril sempre pra baixo.

Ritmo liso do MAQSOUM, a quebra s pode ser no 4 compasso. 1 + 2 + 3+ 4 D TAC D TAC

Na rotina oriental com orquestra o DUM sempre a pisada, quando no tem orquestra bsico egpcio.

AULA DIA 10/MARO/2013 Elvira Vicente CQID

MAQSOUM 4/4
1 D + 2 TAC + 3+ D 4 TAC +

SAID 4/4
1 D + 2 TAC + 3+ DUM DUM 4 TAC +

MASMOUDI SAGHIR 4/4 Derivao do MAQSOUM ao norte, utilizado para Ghawazee do norte. 1 DUM DUM + 2 TAC + 3+ D 4 TAC +

TAKSIM BALADI SOLO DE ACORDEON TAKSIM BELEDI 02 INSTRUMENTOS EM ENCONTRO DE PERGUNTA E RESPOSTA (02 solistas) Percusso e Meldico Corda / Sopro

SAID 4/4
1 D + 2 TAC + 3+ DUM DUM 4 TAC +

AULA DIA 10/MARO/2013 Elvira Vicente CQID

BAMBI SAID ou SAID SINCOPADO Tambm aparece para a dana do basto junto com as 02 mizmar. 1 D + 2 TAC + 3+ DUM DUM DUM 4 TAC +

Na rotina oriental pode ter o BAMBI SAID com a base simples.

SAID COM 5 DUMs.


1 DUM + 2 DUM + 3+ DUM DUM DUM 4 TAC +

RAKS BEDEYA Msica de SAID com 05 DUMs.

RITMO: SUFI PAQUISTANI (Quatro graves + Quatro agudos) DUM DUM DUM DUM TAC TAC TAC TAC (floreio)

AULA DIA 10/MARO/2013 Elvira Vicente CQID

OULED NAIL
Grupo de mulheres que viviam em aldeias na Arglia ou Alglia (frica)

Aos 12 anos ela saam de suas aldeias e iam para o centro do pas para se prostituir, viviam por l durante mais ou menos 15 anos e retornavam as suas aldeias para se casar e levar uma vida normal.

FEIRA DE PARIS

Em 1879, com a Feira de Paris, onde algumas danarinas algerianas profissionais se apresentavam. O ocidente teve o 1 contato com a dana oriental.

FEIRA DE CHICAGO

Em 1893, com a Feira de Chicago, houve o 1 contato das Amricas com a dana oriental Houve uma bailarina chamada LITTLE EGYPT que participou.

AULA DIA 07/ABRIL/2013 Elvira Vicente CQID

SAID
1 D + 2 TAC + 3+ DUM DUM 4 TAC +

SNUJS
SAID PARA GHAWAZEE NO SNUJ
DUM DIREITA DUM DUM DIREITA DIREITA T (emenda) DIREITA 1 DUM direita + 2 TAC Direita direita + T EMENDA ESQUERD A 3+ DUM DUM Direita direita 4 TAC Direita direita + T EMENDA ESQUERDA TAC DIREITA DIREITA TAC DIREITA DIREITA T (emenda) ESQUERDA T (emenda) ESQUERDA

MAQSOUM VARIAO SOUMBOTI


1 D + 2 TAC TAC + 3 D + 4 TAC

AULA DIA 07/ABRIL/2013 Elvira Vicente CQID

PRINCIPAIS PASSOS GHAWAZEES


ANDADA GHAWAZEE ANDADA SOUMBOTI OITO SOUMBOTI Os outros passos utilizados so os passos baladis.

PASSOS DE LIGAO
ANDADA EGPCIA TWIST BATIDA LATERAL PASSO FRENTE / TRS ANDADA GHAWAZEE
Acentua o peso no calcanhar. Comea elevando o calcanhar, gira o quadril e fecha com o apoio na parte interna (patinha andando)

EGPCIA
Abre um pouco a perna, eleva o quadril na lateral, fecha a perna e abre pra recomear.

TWIST DUPLO
S girando o quadril com ou sem deslocamento. Para andar em twist na ghawazee, tem que marcar 2 tempos (frente e trs) e desloca. Na batida lateral o corpo desloca um pouco pra trs, projetando a plvis pra frente.

AULA DIA 07/ABRIL/2013 Elvira Vicente CQID

OBS.: Shimmie SUHEIR (batida lateral em L com shimmie) O shimmie Ghawazee e o shimmie Suheir com inteno na subida L

PANDEIRO RIQ (nome em rabe) Instrumento de origem cigana - a sua adequao para a dana ghawazee. RIQ Pandeiro com snuj utilizado para dana DAFF Pandeiro sem snuj, no utilizado para dana.

Centro TAC Ponta DUM

Como segurar o pandeiro: Polegar atrs, anelar segura o snuj do pandeiro, apoia o dedo mdio no pandeiro.

Para ghawazee eu no utilizo o snuj do pandeiro para os outros ritmos sim como MAKSOUM COMUM, MASMOUD SAGHIR, SAID, ETC...)

MAKSOUM VARIAO SOUMBOTI

1 DUM BORDA

2 TAC TAC MEIO MEIO

3 DUM BORDA

4 TAC MEIO

AULA DIA 07/ABRIL/2013 Elvira Vicente CQID

Na dana ghawazee toca-se no RIQ, somente o maqsoum varaio soumboti, mesmo que a base da msica seja um Said, por exemplo, pois muito difcil coordenar a dana tocando outros ritmos por causa do uso do snuj. Toca-se o snuj com anelar tocando Said no RIQ. DUM BORDA SNUJ TAC MEIO DUM DUM BORDA BORDA SNUJ TAC MEIO

MAQSOUM SIMPLES
DUM BORDA SNUJ TAC MEIO DUM BORDA SNUJ TAC MEIO

Tocando SAID para ghawazee com snuj


DUM Direita Direita esquerda Toque contnuo TKT TKT TAC DUM TAC direita Direita Direita Esquerda

Acompanha qualquer msica.

AULA DIA 07/ABRIL/2013 Elvira Vicente CQID

TPICOS PARA A PROVA

ORIGEM DA DANA DO VENTRE: PR HISTRIA IMPRIO ROMANO / OTOMANO CIGANA: DUMI/NAWA E HALEB

Atualmente so conhecidos no Egypto como HORAHAN ou HORAHAN. GHAWAZEES (ciganos) danarinas populares que ganhavam dinheiro atravs da sua arte. ALME Cortess de luxo, versadas em arte que se exibiam no palcio e eram oferecidas inclusive aos visitantes dos palcios NAPOLEO 1798 MOUHAMED ALI 1805 Decreto expulsando as ghawazees para o sul do Egypto, elas so proibidas de danar no Cairo 1834 Volta das ghawazees, pagando impostos 1866 RITMOS: MAQSOUM MAQSOUM (Variao Soumboti) SAID Instrumentos solistas que encontramos em composies ghawazees Mizmar baladi Rebab ou Rabeb Nay

AULA DIA 07/ABRIL/2013 Elvira Vicente CQID

TARAB
RITMO: WARDA (4x4) ou TAWIL 1 + DUM 2 + 3 + 4 TUDO AGUDO

Estilo clssico que par aos rabes representa sensaes e sentimentos. Msica puramente interpretativa. Estrutura de pergunta e resposta, entre ritmos a estrutura meldica e na estrutura de harmonia (VOZ E SOLO) / (CANTOR E INSTRUMENTO) OUM KOUTHOUM (maior interprete de Tarab at hoje)

TARAB EGPCIO / TARAB LIBANS


TARAB EGPCIO As msicas podem ser danadas, aconselhado no usar
vu, pois voc pode perder o tempo de solt-lo antes de iniciar o poema musicalizado.

TARAB LIBANS No indicado para danar.

Msico compe com o poeta. Exemplos de tarab: Wahastani Ardeb Aleik (Fadel Charter) Ana Bastanak

AULA DIA 07/ABRIL/2013 Elvira Vicente CQID

Pesquisar principais intrpretes do tarab da poca

AULA DIA 07/ABRIL/2013 Elvira Vicente CQID

CLSSICO TARAB
1920 Comea a ser rodado o cinema egpcio. O cenrio so os Night Clubs existentes no Cairo. Badeya Masabni Dona do principal Cassino Club no Cairo ela era libanesa e criadora da rotina clssica oriental. 1 - abria com a orquestra grandiosa 2 - baladi 3 - trechos de solista (flauta, acordeon e bailarina) 4 outro folclore egpcio (SAID) 5 - outro folclore do golfo prsico 6 - orquestra

BAILARINAS DA 1 GERAO
SAMIA GAMAL Oitos com jogada de perna / arabesques / ondulaes de braos (muito movimentados em desarmonia com os movimentos do quadril) / deslocamentos / mexer na saia TAHEYA KARIOCA Tremidos / oitos / camelos / redondos / braos bem emoldurados NAGWA FOUAD Giros movimentando a saia NAIMA AKY HAGIR HAND NABAWEYA FAHNY HAQIA HAGER

AULA DIA 05/MAIO/2013 Elvira Vicente CQID

1 GERAO
Cassino club (casa noturna mais famosa da poca) Badya Masabny (bailarina dona do cassino club)

DCADA DE 20 E 30 Trato na criao da rotina oriental Estilo musical para estrutura cnica rotina oriental rabe

Clssicos Tarab (poemas musicalizados) faz parte da rotina oriental rabe O clssico tarab exige um questo mais interpretativa O Clssico tarab mesmo sendo s instrumental ser remetido ao poema um solista (instrumento), que assume como se fosse a voz do poeta ou seu intrprete.

ESTRUTURA MUSICAL DO TARAB / PRIORIDADE DE LEITURA


4 VOZ / MELODIA 3 TAKSIM 2 HARMONIA 1- RITMO

1- RITMO Usar para as pisadas e troca de peso 2- HARMONIA Conjunto de todos os instrumentos que compem a orquesta criando um tema. 3- TAKSIM Solo de instrumento (passa a ser a leitura prioritria) 4- VOZ (Leitura prioritria) a voz no compete com o taksim, quando h um o outro est ausente. Por mais que a msica esteja acelerada, se a voz entrar, voc acalma e acompanha a voz.
AULA DIA 05/MAIO/2013

Elvira Vicente CQID

FILMES 1947 A 1976 Saned Samia Gamal 1949 Africa Hanen Samia Gamal 1949 I Love you Taheya Carioca 1950 The shore of Love Taheya Carioca Nabaweya Fahmy 1950 Wedding night Samia Gamal 1952 Safer maal salama Cantor/compositor Farid Al Trache Samia Gamal 1952 Dont tell anyone Taheya Carioca 1956 Gamalo yamma Taheya Carioca 1956 The inspector general Taheya Carioca 1960 A rumor of love Nagwa Fouad 1960 Runned honeymoon Nagwa Fouad 1973 A woman with a bad restaurant Nagwa Fouad 1973 Searching for a scandal

AULA DIA 05/MAIO/2013

Elvira Vicente CQID

RESUMO TARAB
TARAB = SENSAES E SENTIMENTOS um estilo musical que quando danado altamente interpretativo, muito importante sempre saber ao danar um tarab de que se trata o poema, qual sua ideia principal. CLSSICO TARAB diferente da ROTINA ORIENTAL RABE. Em sua composio vai sempre apresentar a estrutura de PERGUNTA E RESPOSTA. PERGUNTA E RESPOSTA entre os RITMOS PERGUNTA E RESPOSTA entre VOZ E HARMONIA PERGUNTA E RESPOSTA entre TAKSIM (solo de um instrumento escolhido para executar o poema) E HARMONIA NO EXISTE PERGUNTA E RESPOSTA entre VOZ E SOLISTA. Na poca era comum as bailarina passarem pelo coro antes de irem para o solo nas produes, mas a bailarina Kaqia Hager, foi direto para o solo. PESQUISAR MOVIMENTOS PARA INTERPRETAO DO TARAB OITOS BRAOS SINUOSOS ARABESQUES

AULA DIA 05/MAIO/2013

Elvira Vicente CQID

BALADI MOVIMENTOS PRINCIPAIS


OITO CIMA BAIXO FRENTE ATRS

CAMELOS - PLVICOS REVERSO (INVERTIDO)

Movimentos concentrados na bscula REDONDOS PEQUENOS MDIOS GRANDES

ANDADA EGPCIA COM OITO PARA CIMA (passo de ligao) MOLDURAS DE BRAO Baladi no tem moldura alta, braos em diagonal, alinhado na altura do busto, cotovelos para trs ou para baixo, palma da mo virada pra baixo. Emoldurando o quadril, cotovelos para trs, palma da mo voltada para o quadril. Moldura alta s de passagem

Chega devagar, aumenta e depois volta a tranquilidade, personalidade a ser interpretada no baladi, interpretao sempre de como se voc fosse um moa do interior chegando na cidade (tmida mas no boba) Principal solista no baladi o acordeon, ele pede movimentos sinuosos e arredondados, podendo haver tremidos. Ritmo de base com 4 compassos, normalmente MAKSOUM, MARMOUDI SAGHIR E SAID (com acordeon no serve para basto interpretao baladi tpica). MAKSOUM com uma mizmar = Interpretao baladi WHARDA (4/4) com acordeon = BALADI BOLERO com acordeon = BALADI
AULA DIA 05/MAIO/2013

Elvira Vicente CQID

WHARDA WA NOZ, se tiver ACORDEON BALADI (8 tempos) Ritmo de base de 2 tempos, mesmo com acordeon (ayoubi / malfuf) no interpretao baladi.

FALLAHI J folclrico, porm hoje em dia, utilizado com inteno MELEAH, associado ao acordeon e a flauta mijuz. MELEAH Ritmo tpico maksoum (4 tempos) Em relao ao solista acordeon, o que pode ser trabalhado? Todos os movimentos baladis. SOLISTAS COADJUVANTES Flautas nay e mijuz / derbak

AULA DIA 07/ABRIL/2013

Elvira Vicente CQID

QUESTIONRIO PARA A PROVA

1) Quais os ritmos que compem a estrutura baladi? Ritmos de 4 compassos associado ao solista acordeon 2) Cite ritmos associados ao acordeon, encontrados na estrutura baladi? Maksoum, masmoud saghir e Said 3) Taksim de acordeon o mesmo que taksim baladi? Sim, pois o mesmo solista o acordeon 4) Principais movimentos do Tarab? Oitos, redondos e camelos 5) Qual a estrutura Tarab? Estrutura de pergunta e resposta 6) O que significa Tarab? Sensaes e sentimentos 7) Quem foi Abadia Masabny? Bailarina dona do cassino club o night club mais famoso do Cairo

AULA DIA 05/MAIO/2013

Elvira Vicente CQID

TRABALHO SEQUNCIAS DO ESTILO BALADI


Desenhar os movimentos ou fotografar e marcar a direo dos mesmos Elaborar 04 sequncias com 08 tempos em dupla (Elvira e Lvia)

AULA DIA 02/JUNHO/2013

Elvira Vicente CQID

AGENDA: Principais compositores e intrpretes do estilo TARAB Texto sobre Oum Koulthoum

MONOGRAFIA: 1 CAPTULO At 1866 Origem da dana do ventre Ghawazee Alwalin Ouled Nail x Ghawazee Feiras de Chicago e Paris Final da dominao britnica, A criao dos primeiros cassinos, cinemas (Abadeya Masabni) Cinema egpcio (Os grandes clssicos) Principais compositores intrpretes de TARAB

AULA DIA 02/JUNHO/2013

Elvira Vicente CQID

Oum Khoulthoum Msicas Alf Leila wa Leila Amal hayat Ansak ya Salam Ana ti tzarak Awwedt eini El hob keda El hob kouto Emta omri Fakkarouni Leilet hob Lessa feker Siret El hob Zeknat Ya msaharni Men agl Aynayk

AULA DIA 02/JUNHO/2013

Elvira Vicente CQID

TARAB Costuma-se dizer que o tarab deve ser apreciado e se deixar levar por um estado de transcendncia que adquirido durante a execuo da obra. preciso apreciar com calma e deixar se enebriar como uma bebida que aquece a alma e o corao, um deleite para nossos ouvidos. So composies enriquecidas com poemas de grande emoo. O clssico TARAB egpcio, possui em sua formao uma tpica orquestra egpcia e em parceria a voz do intrprete. No Lbano tambm vamos encontrar este tipo de obra, mas com uma identidade diferenciada. H composies onde os poemas e msicos trabalham juntos para criar uma msica de identidade nica, diferenciando-se assim do TARAB EGPCIO. Os irmos Rahbani, tem um papel importante na interpretao deste tipo de obra no Lbano. O TARAB no Lbano se destacou em forma de operetas, concertos e recitais. Alguns compositores: (PESQUISAR) Zakaria Ahmed Riyad El Sombati Mohammed El Mougi Mohammed Abdel Wahab

AULA DIA 02/JUNHO/2013 Elvira Vicente CQID

BALADI Todos os folclores egpcios so BALADI. BALADI o que vem da terra, do meu pas

Estrutura para BALADI tpico: Base 4/4 com solo de acordeon. MAKSOUM MASMOUD SAGHIR SAID

Os ritmos de base 4/4 com acordeon fazendo solo, sendo ele de origem egpcia (ritmo), ele tambm ser um BALADI TPICO. Ex.: Warda Na estrutura BALADI tpica a emoo est presa ao solista. Masmoudi Kebher com acordeon, a interpretao tambm ser BALADI. CHIFTITELI ritmo turco do qual o egpcio se apoou e se tornou: WARDA WA NOZ. DUM DUM TAC (final) TAKSIM BALADI = SOLO ACORDEON

EX.:

Pergunta:

Um taksim de acordeon = taksim baladi? Como podemos chamar um solo de acordeon?

Resposta:

TAKSIM BALADI

Badalaa Aleik msica Nancy Aj ham cantora Site: dancadoventrebrasil.com.br

AULA DIA 02/JUNHO/2013 Elvira Vicente CQID

CDs.: Tarab Oum Koulthoum Shaabi Passos BALADI 1234Andada Baladi 4tempos Deslocamento Dina Andada cruzda com jogada de ombro Bsico descontrado sem jogar a perna.

Obs.: Os braos nunca ficam no alto, s nos momentos de transio eles vo ao alto.

MAR MEDITERRNEO DELTA DO NILO FALLAHI SINAI

SHARM

JORDNIA

L B I A LUXOR SASSA SAID CAIRO

EL SHEIK
ARBIA SAUDITA

ASSUAN (VILA NBIA) LAGO NASSER

SUDO

AULA DIA 02/JUNHO/2013 Elvira Vicente CQID

PROVA FEIRAS 2 DATAS (FEIRA DE CHICAGO E DE PARIS) CINEMA EGPCIO 1920 CASSINOS CLUBS ABADIA MASABNI GRANDES ESTRELAS QUE COMEARAM NO CASSINO: Abadya, Samia, Tahia, Naima, nos anos 40 e 50 ESTRUTURA DO SHOW DA ABADYA QUE RESULTOU NA ROTINA ORIENTAL TAKSIM BALADI = SOLO ACORDEON ESTRUTURA BALADI TPICA QUAIS OS MOVIMENTOS FREQUENTES N BALADI (sinuosos, oitos e redondos) ESTRUTURA TARAB (EGITO E LBANO) DANA BALADI DE ALEXANDRIA COM VESTIDO CURTO

Вам также может понравиться