Вы находитесь на странице: 1из 4

1. Preldio Msica ambiente 2. Orao silenciosa 3. Orao invocatria 4. Leitura de um texto sobre comunho: Atos 2. 42-47 5.

. Uma mensagem de amor fraternal: entregar para algum que voc queira expressar seu amor fraternal ou queira se tornar um irmos mais prximo de quem voc ainda no ou at mesmo consertar um problema de comunho 6. DEZ PESSOAS no final do culto acompanhem a irm Daniele at o Gabinete Pastoral, vocs vo poder nos ajudar numa pesquisa sobre comunho. 7. Louvor 1 msicas 8. Crculo de Orao: Silvia ou Sara 9. Celebrao da Ceia do Senhor/ofertas e dzimos 10. Gerao Alegria 11. Louvor 3 msicas 12. Mensagem 13. Louvor 1 msica 14. Entrega das mensagens 15. Fala da Damaris 16. Palavra do Saulo sobre Estrutura EBD 17. Orao final pelos que viajam 18. IBCA NEWS

INTRODUO A minha expectativa ao iniciarmos esta caminhada de 2 meses sob o tema: Um novo rebanho: Vida em comunho que voc seja abenoado pelo ensino da Palavra de Deus, que voc aprenda e cresa com estes estudos (nas quartas e domingos, e para os grupos pequenos que quiserem), mais ainda que seus irmos se tornem bnos para voc colocando em prtica este tema e principalmente que voc aprenda a ser uma bno na vida de seu irmo.

Vamos aprender e sermos desafiados a praticar, j comeamos, hoje a irm Helenice j vai estar indo at a Unimed aonde vai passar a noite com a nossa irm Rosa, ajudando a famlia neste cuidado de amor. Vamos aprender os segredos da Mutualidade (voc sabe o que , se sabe no conte pra ningum), no prximo domingo vamos descobrir e vrias maneiras que a bblia nos orienta neste tema: 25 segredos para derrotar a crise da comunho - Lowell Bailey 1) Amem-se uns aos outros (Jo 13:35) 2) Aceitem-se uns aos outros ( Rm 15:07) 3) Sadem-se uns aos outros (I Co 16:20b) 4) Tenham igual cuidado uns pelos outros (I Co 12:24b-25) 5) Sujeitem-se uns aos outros (Ef 5:18-21) 6) Suportem-se uns aos outros (Ef 4:1-3) 7) No tenham inveja uns dos outros (Gl 5:25-26) 8) Deixem de julgar uns aos outros ((Rm 14:13) 9) No se queixam uns dos outros (Tg 5:9) 10) No falem mal uns dos outros Tg 4:11) 11) No mordam e devorem uns aos outros( Gl 5:14-15) 12) No provoquem uns aos outros (Gl 5:25-26) 13) No mintam uns aos outros (Cl 3:9-10) 14) Confessem os seus pecados uns aos outros (Tg 5:16) 15) Perdoem-se mutuamente (Ef 4:31-32) 16) Edifiquem-se uns aos outros (I Ts 5:11) 17) Ensinem uns aos outros (Cl 3:16)

18) Encorajem-se uns aos outros (Hb 3:12-13) 19) Aconselhem-se uns aos outros (Rm 15:14) 20) Falem entre vocs com salmos, hinos e cnticos espirituais (Ef 5:18-20) 21) Sirvam uns aos outros (Gl 5:13) 22) Levem os fardos pesados uns dos outros (Gl 6:2) 23) Sejam mutuamente hospitaleiros (I Pe 4:7-9) 24) Sejam bondosos uns para com os outros (Ef 4:31-32) 25) Orem uns pelos outros (Tg 5:16) Leitura Bblica: Eclesiastes 4. 9-12 Melhor serem dois do que um, porque tm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver s; pois, caindo, no haver outro que o levante. Tambm, se dois dormirem juntos, eles se aquentaro; mas um s, como se aquentar? E, se algum prevalecer contra um, os dois lhe resistiro; e o cordo de trs dobras no se quebra to depressa.

Num artigo o Pr. Ricardo Barbosa de Sousa nos diz: Uma das reclamaes mais frequentes em nossas igrejas a falta de amizades sinceras, amor verdadeiro, relacionamentos profundos. Podemos ter muita coisa boa na igreja, mas nada disto suficiente para atender a necessidade humana de ser amado, aceito, acolhido, reconhecido e valorizado. Volta e meia nos vemos de novo frustrados com a superficialidade afetiva, a hipocrisia dos que nos cercam, a ausncia de amizades sinceras e profundas. A converso o chamado para sermos amigos de Deus e dos nossos irmos. Na Bblia somos sempre chamados para a celebrao, para a festa na comunidade. No NT isto ainda fica mais forte, no texto que lemos no comeo do culto e em Joo 17 a vida em comunho identidade da Igreja,

consequncia natural do sangue derramado na cruz e na vida de muitas pessoas que se tornam igreja Mas infelizmente a igreja tem sido um lugar de desiluso, frustrao e solido. Um lugar de mgoas, ressentimentos e traies. H muitos que se sentem acolhidos e amados em suas comunidades, mas esta no a regra geral. O Que Comunho? No NT a palavra usada significa literalmente compartilhar aquilo que temos em comum e, neste contexto, a palavra usada no sentido de compartilhar com o propsito de edificar ou melhorar uns aos outros. Quando andamos em comunho: 1. 2. 3. 4. Melhor resultado Idias, Planos, Construo e Celebrao Melhor Apoio: consolo, companhia, recomeo, levantar-se, solidariedade Melhor Calor Humano: No h solido, No h frio Melhor Proteo: Enfrentamento da oposio, Confrontar os inimigos

Comunho crist no pensamento de Dietrich Bonhoeffer Grande parte do fracasso na comunho deve-se aos falsos ideais e s fantasias que projetamos. Para Bonhoeffer, a comunho falha porque o cristo traz em sua bagagem uma idia bem definida de como deve ser a vida crist em comum, e se empenhar por realizar esta idia... Qualquer ideal humano introduzido na comunho crist perturba a comunho autntica e h que ser eliminada, para que a comunho autntica possa sobreviver. Para ele, o ideal que cada um traz para a igreja acaba sendo maior que a prpria comunho e termina destruindo-a. A grande decepo com os outros, com os cristos em geral e, se correr tudo bem, tambm conosco mesmos, precisa nos vencer, to certo como Deus que nos levar ao conhecimento da verdadeira comunho crist. ........ Somente a comunho que passa pela grande decepo, com seus maus e desagradveis aspectos, comea a ser o que ela deve ser diante de Deus, comea a apossarse na f da promessa recebida. (in Vida em Comunho, p. 17, editora Sinodal).

Concluso Comunho e amizade o trabalho de artistas. A riqueza de um artista nasce de sua capacidade de oferecer o melhor. Na arte da construo da comunho e da amizade, precisamos oferecer o que temos de melhor, seja uma boa refeio ou uma boa msica, uma boa conversa ou um lindo sorriso. No foi isto que Cristo fez?

Вам также может понравиться