Вы находитесь на странице: 1из 4

OBJETIVO Este procedimento tem a finalidade de padronizar o clculo de incerteza na calibrao de transmissores, no mbito da UN-BC.

A fim de atender a requisitos especficos de cada Plataforma, foi elaborada uma planilha eletrnica, em Excel, que efetua o clculo da incerteza da medio. 2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 2.1. Guia para a Expresso da Incerteza de Medio. Segunda edio brasileira em lngua portuguesa Rio de Janeiro: ABNT, INMETRO, SBM, 1998. 2.2. Vocabulrio Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia. Duque de Caxias, INMETRO, 1995. 2.3. Metrologia Mecnica: expresso da incerteza de medio. Walter Link (Diviso de Metrologia Mecnica do IPT/SP). Editora da Mitutoyo Sul Amrica Ltda., julho de 1997,174 p. 2.4. Tpicos Avanados da Metrologia Mecnica. Walter Link (Diviso de Metrologia Mecnica do IPT/SP). Editora da Mitutoyo Sul Amrica Ltda., 1 edio, novembro de 2000; 263 p. 3 DEFINIES 3.1. Incerteza de Medio: Parmetro, associado ao resultado de uma medio, que caracteriza a disperso dos valores que podem ser fundamentalmente atribudos ao mensurando. 3.2. Incerteza Padro, ui: Incerteza do resultado de uma medio expressa como um desvio padro. 3.3. Avaliao Tipo A da Incerteza: Mtodo de avaliao da incerteza pela anlise estatstica de sries de observaes. 3.4. Avaliao Tipo B da Incerteza: Mtodo de avaliao da incerteza por outros meios que no a anlise estatstica de sries de observaes. 3.5. Incerteza Padro Combinada, uc: Incerteza padro do resultado de uma medio, quando este resultado obtido por meio dos valores de vrias outras grandezas, sendo igual raiz quadrada positiva de uma soma de termos, que constituem as varincias ou covarincias destas outras grandezas, ponderadas de acordo com quanto o resultado da medio varia com mudanas nestas grandezas. 3.6. Incerteza Expandida, U: Grandeza que define um intervalo em torno do resultado de uma medio com o qual se espera abranger uma grande frao da distribuio dos valores que possam ser razoavelmente atribudos ao mensurando. 3.7. Fator de Abrangncia, k: Fator numrico utilizado como um multiplicador da incerteza padro combinada de modo a obter uma incerteza expandida. 3.8. Repetitividade de um Instrumento de Medio: Aptido de um instrumento de medio em fornecer indicaes muito prximas, em repetidas aplicaes do mesmo mensurando, sob as mesmas condies de medio. Estas condies incluem: reduo ao mnimo das variaes

devido ao observador; mesmo procedimento de medio; mesmo observador; mesmo equipamento de medio, utilizado nas mesmas condies; mesmo local e repeties em um curto perodo de tempo. Pode ser expressa quantitativamente em termos das caractersticas da disperso das indicaes. 3.9. Graus de Liberdade, : Nmero de termos em uma soma menos o nmero de restries aos termos da soma. 3.10. Resoluo: Menor diferena entre indicaes de um dispositivo mostrador que pode ser significativamente percebida. Para dispositivo mostrador digital, a variao na indicao quando o dgito menos significativo varia de uma unidade. 3.11. Histerese: a diferena existente entre os valores indicados, nas leituras efetuadas no sentido ascendente e descendente de uma mesma leitura. 3.12. Erro Sistemtico: Mdia que resultaria de um infinito nmero de medies do mesmo mensurando, efetuado sob condies de repetitividade, menos o valor verdadeiro do mensurando. igual ao erro menos o erro aleatrio. 3.13 Introduo terica: a Repetitividade do Instrumento ou Desvio Padro Mdio:

b Incerteza proveniente da informao disponibilizada no certificado de calibrao do(s) padro(es), para U95:

Onde U a incerteza expandida e k o fator de abrangncia. c Incerteza da Histerese: Consideramos o maior valor absoluto, entre a diferena de uma mesma srie de leituras ascendente e descendente dividido por . d Incerteza da Resoluo do Instrumento e do Padro: Valor da menor diviso, dividido por .

e Incerteza do Ajuste da Curva de Calibrao, aps regresso linear, pelo Mtodo dos Mnimos Quadrados. f Componente referente ao Erro Sistemtico Remanescente, aps ajuste. g Clculo da Incerteza Combinada:

h Clculo dos graus de liberdade efetivos (

):

i Clculo do fator de correo para U95 atravs da Tabela de Student conforme tabela G.2 do documento citado no item 2.1. j Clculo da Incerteza Expandida (U) para 95%. 4 APLICAO Este procedimento aplicvel a calibrao de todos os transmissores, no mbito da UN-BC. 5 PRINCIPAIS TAREFAS 5.1. Definio dos Dados 5.1.1. Definir cinco pontos de calibrao, preenchendo a coluna "Leitura Padro" na Planilha do Anexo A 5.1.2. Definir o Critrio de Aceitao ou a Exatido Requerida, conforme Anexo A. 5.2. Coletar Dados 5.2.1. Para cada ponto de calibrao, levantar quatro amostras, duas ascendentes e duas descendentes. 5.2.2. Inserir os dados na Planilha do Anexo A. 5.2.3. Inserir na Planilha Excel, a(s) incerteza(s) expandida(s) do(s) padro(es) utilizado(s) com seu(s) respectivo(s) fator(es) de abrangncia(s), resoluo(es) do(s) padro(es) e resoluo do instrumento. 5.3. Anlise de Dados 5.3.1. A Planilha define a incerteza expandida como sendo a raiz quadrada da soma quadrtica do maior valor resultante da repetitividade do instrumento, da incerteza combinada do(s) padro(es), resoluo(es) do(s) padro(es), resoluo do instrumento, incerteza do ajuste da curva de calibrao, incerteza da histerese e componente referente ao erro sistemtico remanescente, aps ajuste, multiplicadas pelo fator de abrangncia, corrigido pela tabela de Student (U95). 5.3.2. Definir a Avaliao Final de Calibrao, como sendo o resultado da subtrao entre o Critrio de Aceitao ou a Exatido Requerida e a Incerteza Expandida (Planilha Excel Anexo A). 5.4. Aplicao dos Dados

Registrar os Valores Apurados em Software de Metrologia ou arquivo especfico. 5.5 Divulgao dos Dados (Planilha Excel) Gerar Relatrio Estatstico, com a Ficha Para Clculo de Incertezas. (Anexo A). 6 CUIDADOS 6.1. Manter as clulas de clculo da Planilha Excel protegidas eletronicamente por senha. 6.2. Converter todas as unidades para a grandeza do Critrio de Aceitao Requerida, conforme um dos modelos das Planilha do Anexo A. 7 RESULTADO ESPERADO Incerteza Expandida menor ou igual ao Critrio de Aceitao Requerida, conforme o modelo da Planilha Excel (Anexo A). 8 AES CORRETIVAS Caso o instrumento utilizado para definio da incerteza de medio, no apresentar a incerteza expandida dentro da faixa requerida, analisar a faixa de operao e verificar, se possvel, aprov-lo com restrio. Caso positivo, identificar na etiqueta, a faixa aprovada para uso. Caso negativo, identificar o instrumento e retir-lo de uso.

Вам также может понравиться