Вы находитесь на странице: 1из 7

A Cura pela fala (passando pela Histeria e caso Anna O.

A noo de histeria muito antiga, remonta Antiguidade. Sua delimitao acompanhou as mudanas da histria da medicina. At a idade Mdia (TRILLAT, 1991), a histeria era considerada possesso, coisa do diabo e era tratada pelo padre ou curandeiro. Com o avano da medicina, coloca-se a questo se a histeria seria ou no uma doena. Isto porque se observou que ela poderia apresentar os sintomas de vrias doenas j conhecidas. Parecia, assim, que a histeria estaria acima das demais afeces. A partir do sc. XVIII, a histeria passa a ser considerada uma doena. No entanto, mesmo assim, a histria da histeria, segundo Trillat (1991) foi sempre percorrida por uma dupla corrente: uma baseada na observao de fatos, na compilao de dados objetivos (corrente mdica); a outra seria aberta imaginao, ao sonho, ao subjetivo. Essas duas correntes ora se aproximavam, ora se afastavam, mas nunca deixaram de existir. Poderamos dizer que, com o advento da Psicanlise, essas duas correntes se aproximam bastante, ou at que a Psicanlise estaria na interseco das mesmas. Isto porque esta rea de saber que, observando os fatos, percebe que o que est em jogo na histeria algo subjetivo, algo que diz respeito ao inconsciente do sujeito. Apesar de Charcot demonstrar que a histeria pode aparecer em homens, historicamente a mesma sempre foi vista como coisa de mulher1. No sculo XIX, a histeria e a epilepsia eram consideradas irms. Um exemplo disso foi encontrado por Charcot na Saptrire: quando este mdico assumiu seu cargo neste hospital, o que l encontrou foi uma ala inteira onde pacientes histricos e epilpticos conviviam lado a lado. No final deste mesmo sculo, Charcot e seus alunos ampliam a pesquisa sobre a histeria, utilizando-se do enorme material clnico encontrado na Salptrire, colocando essa doena num lugar de destaque na medicina, e tendo includo a mesma numa nova categoria: as psiconeuroses.

Histeria quer dizer tero.

Sendo assim, Charcot submete a histeria ao mtodo antomo-clnico, dando a ela a dignidade de doena, apontando seus sintomas, o que permitiu um diagnstico especfico e diferencial. Alm disso, este mdico preocupou-se tanto da etiologia causa da doena, quanto com os mecanismos da mesma. Outra importante contribuio de Charcot, fundamental para o estudo e tratamento da histeria e que teve uma importante influncia sobre Freud, foi a introduo da hipnose como forma de investigao e tratamento desta doena. At ento, a hipnose era tida como no-cientfica, apesar de ser, juntamente com os banhos e a eletroterapia, amplamente difundida na poca. Charcot, com sua autoridade, foi o responsvel pelo estatuto cientfico que a hipnose passou a ter. Charcot demonstrava, nas suas exposies de casos clnicos2, que, com o uso da hipnose, poderamos trazer tona os sintomas histricos. Desta forma, ele teorizou a origem psicognica da histeria, j que os sintomas poderiam ser tratados apenas por idias. Como podemos perceber, neste tempo de estudo de Freud com Charcot, o primeiro travou contato com vrias idias que depois sero de fundamental importncia na construo da teoria e tcnica psicanalticas. Poderamos, portanto, resumir as influncias de Charcot sobre Freud da seguinte forma: Charcot fez surgir em Freud o interesse pela psicopatologia (o que muda seu caminho da neuroanatomia para a psicopatologia), demonstrou que a histeria um doena que tem uma causa psquica e que pode ser tratada apenas por idias. Alm disso, Freud observou, na Salptrire, que a histeria se comporta como se a anatomia no existisse, o que demonstra claramente o carter psquico da etiologia da mesma. Assim, segundo Freud, Charcot foi o primeiro a demonstrar que a explicao da histeria est na psicologia.

Voltando Viena, ao final de seu tempo de estudo em Paris com Charcot, Freud fixou-se como mdico especialista em doenas nervosas. Apresentou um relatrio sobre seus estudos em Paris, onde viu suas novidades serem criticadas por mdicos conceituados de Viena.

Essas exposies de casos de Charcot eram um verdadeiro teatro: este mdico fazia das converses e desmaios histricos um espetculo a partir e atravs do qual ensinava a seus alunos (ASSOUN, 1999).

Retornando de Paris, as primeiras tentativas de investigao e tratamento de Freud com seus pacientes foram com a utilizao de eletroterapia, banhos e massagens. No final de 1887, ele voltou-se para a sugesto hipntica. Este ltima deu a Freud mais sucessos do que as tcnicas anteriores. No entanto, ainda no apresentou o sucesso esperado. Isto porque Freud achava que nem sempre era capaz de induzir seus pacientes a hipnose por completo ou de modo suficiente para que o tratamento desse os resultados almejados. Sendo assim, com o objetivo de se aperfeioar nesta tcnica, Freud foi estudar com Bernheim, em Nancy, no vero de 1889. Bernheim era tido como um grande hipnotizador e elaborou uma teoria do hipnotismo a partir de um fundamento psicolgico mais abrangente, fazendo da sugesto o ponto central de sua teoria. Para ele, a hipnose era simplesmente uma produo da sugesto e todas as manifestaes hipnticas seriam fenmenos psquicos, efeitos da sugesto. Sugesto, para este autor, era o ato pelo qual uma idia introduzida no crebro e por ele aceita, seja esta uma idia de terceiros ou do prprio sujeito. Para Freud, os principais pontos da teoria de Bernheim eram: as relaes verificadas por este autor entre fenmenos hipnticos e processos correntes da vida de viglia e de sono, e o fato de Bernheim trazer luz as leis psicolgicas que se aplicam a ambos os eventos. Desta forma, segundo Freud, o problema da sugesto foi transportado para a esfera da psicologia e passou a ser o ncleo do hipnotismo e a chave para a sua compreenso. Com relao hipnose, para Charcot, a mesma baseava-se em modificaes fisiolgicas, em deslocamentos da excitabilidade no sistema nervoso, que ocorriam sem a participao das partes conscientes do mesmo. J Bernheim acreditava que todas as manifestaes hipnticas eram fenmenos psquicos, efeitos da sugesto. No entanto, essas duas concepes, independente de suas divergncias, abriram caminho para uma nova maneira de situar a relao do mdico com seu paciente. O mdico, a partir destas concepes, no se encontra mais diante de um objeto de observao e de experincia, ele se dirige a um sujeito que sofre, sujeito este dotado de singularidade. O paciente, mesmo recebendo sugestes do mdico, livre para recusa-la. H espao, portanto, para o subjetivo e para o singular. Essa nova maneira de situar a relao mdico-paciente influenciar Freud na construo do conceito de transferncia, conceito que estudaremos ainda neste mdulo.

Voltando Viena, depois de seus estudos com Berneheim, Freud continua utilizando-se da hipnose; agora, no entanto, priorizando os efeitos de sugesto que a mesma tem. Isso ser um ponto muito importante porque, sendo a hipnose uma mera ferramenta para sugestionar o paciente, Freud percebe que esse instrumento poderia ser trocado por qualquer outro, o que vai lev-lo, mais tarde, a abandonar a hipnose em favor da tcnica da mo na testa, mtodo que podemos considerar como uma ponte para a tcnica da livre associao. Alm disso, antes mesmo de Freud ir Paris, Breuer, um dos mais respeitados mdicos de Viena e amigo de Freud, relata para Freud um caso de uma paciente histrica no qual a hipnose vinha sendo utilizada por ele como uma forma da paciente poder expressar em palavras as fantasias emotivas que a estavam dominando no momento. Quando fazia isso, a paciente sentia-se aliviada. Sendo assim, Breuer j estava usando a hipnose apenas como forma de fazer a paciente falar. Esse caso, o famoso caso Anna O., influenciou Freud enormemente na criao de uma nova tcnica de investigao e tratamento da histeria a livre associao e, conseqentemente, na descoberta da psicanlise. Veremos agora, portanto, as influncias de Breuer sobre Freud e o relato do caso.

Breuer, como j mencionamos, era um dos mais respeitados mdicos de Viena. Era tambm um grande amigo de Freud, quase um pai, uma pessoa que o encorajou e lhe deu suporte financeiro por muito tempo. Este renomado mdico utilizava a hipnose para fins teraputicos, mesmo quando esta era vista como desconfiana pelos meios cientficos. No entanto, a partir do caso Anna O., Breuer passou a utilizar a hipnose de forma diferente da usada na poca, para fazer surgir a origem dos sintomas. Em 1925, no seu Um estudo autobiogrfico, Freud afirma que era assim que usava a hipnose desde o incio de seus trabalhos com esta tcnica. Anna O. foi um caso muito importante para a histria da psicanlise, porque foi o caso que permitiu o surgimento da cura pela fala e o do mtodo catrtico, mtodo que podemos considerar o meio do caminho para o surgimento da associao livre.

Anna O. sofria de uma histeria grave, apresentando vrios sintomas como: estrabismo convergente, graves perturbaes da viso, paralisias completas na extremidade superior direita e em ambas as extremidades inferiores, dores de cabea, tosse nervosa, averso por alimentos, etc; depois da morte do pai, sonambulismo persistente alternados como estados de excitao. A paciente era, segundo Breuer, uma jovem quando adoeou contava com 21 anos muito inteligente, com bom senso crtico, que vivia num ambiente montono, o que a pde ter levado a intensos devaneios seu teatro particular, como dizia Breuer que podem ter contribudo muito para o desenvolvimento da doena. O seu senso crtico fazia com que essa paciente fosse inteiramente no sugestionvel, o que dificultava o uso da hipnose. Quando Breuer comeou a trat-la, havia dois estados de conscincia inteiramente distintos, que se alternavam: um deles, de melancolia e angstia, mas relativamente normal; no outro, a moa tinha alucinaes e ficava agressiva. s tardes, caa um estado de sonolncia. Depois de despertar do mesmo, se queixava de algo que a atormentava repetindo as palavras atormentando, atormentando. Breuer, ento, logo percebeu na paciente uma dificuldade de falar, chegando ao ponto de, num determinado perodo, ela s conseguir falar em ingls3. No perodo mais grave de sua doena, Anna O. s reconhecia Breuer, e ele era a nica pessoa que ela conversava permanecendo animada. Essa percepo de Breuer muito importante porque j demonstra indcios daquilo que, mais tarde, Freud vai conceituar como sendo transferncia, um dos conceitos fundamentais da psicanlise. Breuer comeou a perceber que quando ela, durante a hipnose, conseguia narrar as alucinaes que tivera no decorrer do dia, despertava com a mente calma e alegre. Anna O. batizou essa tcnica de falar sob hipnose de limpeza da chamin, o que Breuer viria a chamar de talking cure ou cura pela fala. Essa percepo relativa ao caso Anna O. de que o falar cura uma importante influncia de Breuer sobre Freud, j que a psicanlise como teoria e tcnica criada por este ltimo autor uma cura pela fala. A diferena que o mtodo utilizado para fazer o paciente falar no mais a hipnose. Um dia, em decorrncia de um enunciado acidental e espontneo relativo a um dos seus sintomas durante a hipnose, Breuer ficou extremamente surpreso quando percebeu
3

Sua lngua-me era o alemo.

que, ao acordar do sono hipntico, tal sintoma de Anna havia desaparecido. A partir da, passou a usar a hipnose para promover o desaparecimento dos sintomas, um aps o outro, atravs do relato dos mesmos. Desta forma, Breuer percebeu que quando os eventos psquicos que haviam produzido os fenmenos histricos recebem expresso verbal, os sintomas desaparecem. A hipnose aqui ainda se fazia necessria porque a paciente no conseguia lembrar de tal evento, sem a utilizao da mesma. Sendo assim, os pacientes histricos sofrem sobretudo de reminiscincias (FREUD E BREUER, 1893), ou seja, os pacientes sofrem por aquilo que no conseguem lembrar. Nesta mxima to famosa da psicanlise, j aparece a noo de inconsciente: algo que no acessvel conscincia mas que causa efeitos no sujeito. Veremos, mais tarde, como essa noo de inconsciente faz uma revoluo no pensamento da poca e uma das especificidades da psicanlise como teoria e tcnica. Nos Estudos sobre a histeria (1895), Breuer referiu-se ao mtodo utilizado por ele com Anna O. como mtodo catrtico. Este mtodo objetivava proporcionar que a cota de afeto utilizada para manter o sintoma (que estava ali contida) pudesse ser dirigida para uma trilha que finalizasse a descarga pela fala. Isso tambm foi chamado de ab-reao4. Desta forma, o mtodo catrtico, enquanto mtodo teraputico, pe fim fora da representao que no fora ab-reagida num primeiro momento, permitindo que o afeto encontre uma sada atravs da fala. Alm disso, esse mtodo submete essa representao correo associativa, introduzindo-a na conscincia ou eliminado-a por sugesto do mdico. Vemos, portanto, que o mtodo catrtico, descoberto por Breuer, teve influncia fundamental para o surgimento da psicanlise. Foi atravs dele que Freud percebeu a importncia da talking cure, o que mais tarde iria se tornar a livre associao, pedra angular da psicanlise. Tamanha foi a influncia desta descoberta de Breuer que Freud, nas Conferncias que proferiu na Clark University (EUA), em 1910, chegou a dizer que Breuer era o verdadeiro fundador da psicanlise. Mais tarde, na Histria do movimento psicanaltico (1914), Freud afirma que exagerou ao dar esta declarao e se coloca como fundador da teoria e tcnica psicanaltica, sem, no entanto, deixar de ressaltar a enorme
4

Segundo Laplanche e Pontalis (1994, p. 1): descarga emocional pela qual um sujeito se liberta do afeto ligado recordao de um acontecimento traumtico, permitindo assim que ele no se torne ou no continue sendo patognico. A ab-reao, que pode ser provocada no decorrer da psicoterapia, principalmente sob hipnose, e produzir um efeito de catarse, tambm pode surgir de modo espontneo, separada do traumatismo inicial por um intervalo mais ou menos longo.

influncia que Breuer teve na sua obra. Quanto a isso, Freud cita como fundamentais as seguintes descobertas de Breuer:
(...) o fato de que os sintomas de pacientes histricos baseiam-se em cenas de seu passado que lhes causaram grande impresso mas foram esquecidas (trauma); a teraputica, nisto apoiada, que consiste em faz-los [pacientes] lembrar e reproduzir essas experincias num estado de hipnose (catarse); e o fragmento de teoria disto referido, segundo o qual esses sintomas representavam um emprego anormal de doses de excitao que no haviam sido descarregadas (converso) (FREUD, 1914, p. 17).

No entanto, Freud (1914) considera a teoria de Breuer relativa histeria muito incompleta por no tocar no problema da etiologia das neuroses. No caso Anna O., Breuer afirma que a noo de sexualidade era surpreendentemente no desenvolvida nela (1895, p. 57). Essa idia de Breuer absolutamente divergente da idia de Freud relativa etiologia da histeria: enquanto Freud acreditava que toda histeria tinha na sua base uma problemtica sexual, Breuer acreditava que a doena no era determinada pelo contedo da lembrana, mas pelo estado psquico do sujeito no momento do trauma, estado que ele chamava de hipnide. Esse ponto de divergncia entre os dois autores um ponto muito importante, porque a noo de sexualidade passa a ser, para Freud, um dos conceitos mais importantes da psicanlise, noo esta que no estava presente na histeria, segundo Breuer. Sendo assim, apesar de toda a influncia que Breuer teve sobre Freud, este ltimo se manteve sempre fiel a sua escuta clnica e suas idias, o que o levou a criar a psicanlise como uma teoria absolutamente inovadora, uma teoria que faz um corte com todas as idias da poca. Desta forma, apesar de Freud ter recebido importantes influncias de Charcot e de Breuer, sua obra absolutamente inovadora.

Вам также может понравиться