Вы находитесь на странице: 1из 3

A incrvel MadaLena e os 5S

Armando Pastore Mendes Ribeiro


Scio Diretor da PENSARE - Consultoria , Treinamento e Promoo de Eventos.

Patrocinado por AncoraRh Informtica (www.ancorarh.com.br)


- Gostaria de convidar os participantes para contarem suas experincias pessoais sobre o tema. Essas foram as palavras que o instrutor Carlos, do Curso de Qualidade Total e os 5S pronunciou. Essa foi a deixa para que Madalena tambm se manifestasse. - Eu tenho, sim!!! - Pois no, Madalena. - Carlos, hoje, pode me chamar apenas de Mada. Os demais participantes que conheciam MadaLena superficialmente suspiraram. Quem a conhecia mais de perto, ficou suspeitosamente olhando para o teto. Os mais ntimos - soube depois - se arrepiaram. "A tem coisa!", imaginaram. Conheci MadaLena durante aquele curso. Trabalhvamos na mesma empresa pblica. Ela, em Braslia e eu, em So Paulo. Estvamos sendo preparados para multiplicar a ferramenta de qualidade: 5S. MadaLena tinha pouco mais de 46 anos, 22 de servio pblico, mais da metade exercendo cargos de chefia. No havia na empresa, quem no a conhecesse. Ao receber o bom dia dos colegas respondia: "Hoje podem me chamar de Mada". Neste momento, todos j podiam ficar esperando um dia cheio de trabalho, cobranas, mau humor e muita, mais muita crtica. Quando dizia que poderiam cham-la de Lena, todos entravam em xtase. Nos dias de Lena ela era simplesmente a melhor chefe do mundo. Uma pessoa aberta, bem humorada, prtica e companheira. Voltando ao Curso de Qualidade Total, Mada levantou-se, foi para o flip-chart e pegou vrios pincis atmicos. - Primeiro quero que vocs todos pensem por que esto trabalhando no servio pblico... - Cada um ter sua razes pessoais, mas acho que posso explicar utilizando o 5S positivo e o negativo. Carlos interveio: - Mada, permita-me dizer que no existe 5S negativo ou positivo. - J ouvi voc Carlos, por mais de 12 horas. Por favor, no interrompa. - disse Mada com rispidez. Dirigindo-se novamente platia, Mada continuou: - A maioria dos funcionrios pblicos - e no servidores, odeio essa palavra, comearam a trabalhar por causa do primeiro S: o do Salrio. Na minha opinio, inegvel que os salrios das organizaes pblicas superior em relao aos oferecidos pela iniciativa privada. - Em segundo lugar, quase que empatando com o Salrio, vem o segundo S - o da Segurana. Alis, dificilmente, somente em casos extremos que podemos ser despedidos. Uma vez dentro do servio pblico, quer trabalhemos muito bem, quer apenas realizemos o mnimo necessrio, jamais teremos problemas com nossa segurana profissional e financeira.

- O terceiro S o da Satisfao. Depois dos 2S anteriores, passamos a procurar no servio pblico aquilo que pode nos deixar satisfeitos. a partir deste ponto que os 5S podem tornar-se positivos ou negativos. Enquanto falava , Madalena ia colocando no flip, com letras azuis e vermelhas cada um dos S que havia mencionado, ressaltando as primeiras letras e procurando trazer toda a ateno para ela. Diga-se de passagem, MadaLena era uma excelente apresentadora. - Se a pessoa est satisfeita com o que faz, poder sempre fazer melhor. Estar sempre se desenvolvendo, estar sempre em sintonia com os objetivos da organizao e conectada com seus anseios pessoais. Entretanto, se ela no obtm Satisfao no trabalho, vai para o prximo S. - S de Sacrifcio. isso mesmo! Sacrifcio de estar todos os dias, fazendo o mnimo possvel, sacrifcio de ver pessoas, de atend-las, de realizar qualquer tipo de trabalho. Trabalho que um verdadeiro castigo. - No obtendo resultados em nada do que possa transformar, o funcionrio pblico vai para o ltimo S negativo, o do Suicdio. Um profissional que se torna um zumbi, um morto vivo que faz, sem saber por que faz. Um zumbi que est sempre reclamando da vida, do trabalho, das pessoas, um verdadeiro parasita das nossas organizaes. Um bom exemplo de Suicida aquele a quem voc pergunta como ele vai e ele responde que s est esperando a aposentadoria. Voc pergunta quanto tempo falta e ele responde que faltam 7 anos. Esse funcionrio j morreu, s esqueceram de enterr-lo. Carlos tentou interromp-la mais uma vez. Ele estava pressentindo que o curso iria terminar, mas nada adiantou. - Acho que voc pediu que eu contasse minha experincia pessoal sobre 5S. Se no vale ter 5S na vida, de que vale essa prtica para qualquer organizao que pretenda modernizar-se? Perguntou Mada. - que ..., Carlos tentou. Nossa participao neste evento tem que ser verdadeira e no um jogo de faz de conta. Ou voc acredita no que est fazendo, ou vira um zumbi como a maioria dos funcionrios pblicos. A empresa finge que paga e o sujeito finge que trabalha. No, isso no desenvolvimento! - No estou aqui para fingir que irei por em prtica os Sensos que voc apresentou. Ou todos ns realizamos juntos, ou estamos perdendo o seu tempo, o nosso tempo e o tempo da organizao. Mada pegou um pincel atmico e desenhou no flip o seguinte esquema: Os 5S da Vida: S (Salrio) + S (Segurana) + S (Satisfao) Positivo - S (Sucesso) Negativos - S (Sacrifcio) + S (Suicdio) - Agora, quem consegue Satisfao no trabalho, tem e ter muitas chances de alcanar o ltimo S positivo, o do Sucesso. - Sucesso, vem do latim sucessus-s, que significa aquilo que sucede, bom xito, resultado feliz, sucesso, que quer dizer uma coisa aps a outra. Isso que sucesso. As pessoas de sucesso realizam pequenas e grandes tarefas. Terminam as

tarefas que esto executando e comeam as seguintes com o sentimento de estarem realizando algo conectado com seus objetivos pessoais; desenvolvem-se; participam de um processo de desenvolvimento em qualquer tipo de organizao. Contrafeito, Carlos tentou ainda mais uma vez: Mas Mada, permita-me interromp-la mais uma vez. Mas nos 5S positivos que voc escreveu s tem quatro. No lhe parece que algo est em desacordo? Meio irnica do alto de seus 22 anos de experincia, Mada contraps. - Meu caro instrutor, quem utiliza o 5S positivo sabe que na atual conjuntura no preciso mais do que quatro. Os funcionrios que utilizam os 5S positivos esto sempre com o foco nos objetivos, ou se preferir no ASSUNTO - s nesta palavra temos mais dois "S". Pense comigo; tudo que voc est dizendo desde segundafeira, o mnimo que podemos fazer no nosso dia-a-dia. Quem pratica o 5S positivo, economiza tempo e realiza tudo o que voc falou em apenas quatro etapas. - No existe nada mais srio do que Salrio, Segurana, Satisfao, desde que isso venha acompanhado do Sucesso pessoal. Sem esses pr-requisitos os sensos, de arrumao (seiri), de ordenao (seiton), de limpeza (seisoh) de asseio (seiketsu) e de autodisciplina (shitsuke), de nada adiantam. Retrucou MadaLena, tentando colocar um fim na sua apresentao. O silncio que se fez, era constrangedor. Mal refeita do susto, a platia ouviu Mada dizer: -Temos que raciocinar sobre o que temos de realmente atacar. A ferramenta que nos foi apresentada sem dvida vlida. Mas, sempre existir um "mas". Estamos atacando as causas ou as conseqncias? - S quem trabalha com os 5S positivo, pode explicar as razes de encontrarmos nos corredores das nossas instituies pblicas, funcionrios que vivem bem, transpiram felicidade, alcanam resultados, vivem em sintonia com as demais pessoas e conseguem ser teis sociedade, que paga nossos Salrios. - Para essas pessoas especiais, 5S uma ferramenta um pouco mais sofisticada, muito parecida com aquilo que fazem no seu cotidiano. Antes de terminar, gostaria de pedir que todos refletissem sobre a utilizao que cada um faz dos sensos que Carlos apresentou. Todos aplaudiram MadaLena. No meu relgio j eram quatro da tarde e estvamos encerrando o evento. Naquele momento, para desespero de um Carlos atnito, o evento estava terminando. Sem saber, MadaLena, tinha aplicado o primeiro nocaute no processo de Qualidade Total. Alguns anos mais tarde, ningum mais falaria em 5S, ainda menos em qualidade. Essa histria persegue meus pensamentos. O que MadaLena falou naquela tarde foi uma lio importante. Sempre que estou desenvolvendo algo novo, lembro-me dela. Uma indagao at hoje me persegue: afinal de contas, quem apresentou os 5S da Vida, foi Mada ou Lena?

Вам также может понравиться