Вы находитесь на странице: 1из 11

HISTRIA DA ALFABETIZAO: UM RECORTE TEMPORAL SOBRE AS CARTILHAS

Farias, Graziela Franceschet - PPGE/UFSM gfranceschet@yahoo.com.br Pereira, Fabiana Bopp UFSM fabiana_bopp@yahoo.com.br Marchi, Thas UFSM this_sm@hotmail.com Antunes, Helenise Sangoi PPGE/UFSM professora@helenise.com.br rea Temtica: Histria e Polticas Agncias Financiadoras: BIC/FAPERGS; PIBIC/CNPq/UFSM Resumo Este artigo pretende realizar um recorte temporal acerca da Histria da Alfabetizao no Brasil no perodo compreendido entre os sculos XX e XXI. A partir deste estudo, pesquisamos sobre as cartilhas utilizadas por professoras alfabetizadoras desta poca. Acreditamos que a alfabetizao deve se converter em uma experincia significativa para as crianas, onde a reflexo sobre a escrita e a leitura considere o seu valor como objeto social, permitindo criana a manipulao e a apropriao deste objeto, a fim de que ela possa transform-lo e recri-lo. Situar histrica e atualmente as cartilhas de alfabetizao que circularam no perodo dos sculos XX e XXI, uma forma de valorizar as escolas e as professoras alfabetizadoras, assim como suas memrias, suas histrias de vida pessoal e profissional e os processos pelos quais estas professoras alfabetizadoras traaram as suas trajetrias de vida. Relembrar e rememorar os mtodos de alfabetizao utilizados antiga e atualmente um vis atravs do qual nos permitimos concretizar os objetivos propostos por esta pesquisa. Os procedimentos metodolgicos possuem carter qualitativo, a partir dos estudos realizados por Bogdan; Biklen (1994); Fazenda (1995); Gatti (2002); Goldenberg (2003). A partir do levantamento bibliogrfico realizado, podemos perceber que as pesquisas histricas acerca da Histria da Alfabetizao, realizadas por Mortatti (2000), Frade; Maciel (2006), Peres (2007) revelam-nos que algumas cartilhas continuam a circular nesta dcada e, algumas outras, vo surgindo para dar suporte para a alfabetizao de adultos no ensino noturno (EJA), bem como em escolas rurais do Rio Grande do Sul. Nesta perspectiva, surgem tambm novas editoras especialmente criadas para este fim, publicando cartilhas e livros didticos. Palavras-Chave: Histria da alfabetizao; Cartilhas; Processos formativos

3825

Alguns ensaios iniciais... Com base em estudos j realizados pelo Centro de Estudos e Investigaes em Histria da Educao (CEIHE) em Pelotas, pelo Centro de Documentao do Centro de Alfabetizao, Leitura e Escrita (CEALE) e pelo Projeto Memria da Cartilha da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), destacamos a importncia de estudos que valorizem as abordagens histricas das cartilhas. Como pioneiros e iniciando os estudos sobre a Histria da Alfabetizao, est o GEPFICA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Formao Inicial, Continuada e Alfabetizao) do Centro de Educao da Universidade Federal de Santa Maria. Atravs do projeto de iniciao cientfica (BIC/FAPERGS) intitulado: Narrativas e Memrias de Alfabetizadoras: um estudo sobre as cartilhas utilizadas para a alfabetizao nas escolas rurais da regio de Santa Maria RS, que temos desenvolvido, desde o ano de 2007, pesquisas acerca da temtica e almejando que a regio central de Santa Maria venha a fazer parte desta rede que valoriza a Histria da Alfabetizao, assim como os sujeitos que desta trajetria fazem parte. Estudar a histria da alfabetizao, assim como a circulao das cartilhas utilizadas para alfabetizar no Estado do Rio Grande do Sul, tornou-se um desafio a ser vencido. Nesta direo, este artigo busca realizar, atravs de um recorte histrico, um estudo voltado para a histria da alfabetizao no Rio Grande do Sul, assim como sobre as cartilhas, as quais so criadas e levadas circulao nacional em funo do contexto histrico que pertenceram. Escrevo ser um desafio no sentido de que as pesquisas sobre a temtica demandam tempo, pacincia e principalmente persistncia, e falo em recorte histrico no sentido de que iremos estudar as cartilhas criadas e editadas entre os sculos XX e XXI, pois as primeiras cartilhas datam do sculo XIX, mais precisamente no ano de 1834. Neste estudo, cabe ressaltar que, no perodo delimitado, temos predominantemente escolas situadas no meio rural, e a partir do incio do sculo XX, comeam a surgir em detrimento do processo de urbanizao brasileiro, as escolas situadas no meio urbano para atender a populao em ascenso. Assim, gostaramos de ressaltar que, no h como delimitar o uso das cartilhas ao meio urbano ou ao meio rural, pois a partir desse processo, a circulao das cartilhas era abrangente tanto ao rural quanto ao urbano. No havia, e atualmente continuam no havendo, uma delimitao espacial para a abrangncia deste material impresso, pois os limites entre o meio urbano e o meio rural existem a partir dos limites imaginrios impostos pelos homens.

3826

Histria da educao e da alfabetizao no Brasil: recorte espacial e temporal...

No decorrer deste texto pretendemos percorrer pela histria da educao e da alfabetizao do sculo XX e incio do sculo XXI permeados pela idia de que neste perodo, a educao brasileira e o cenrio educacional da poca passaram por um forte desprestgio terico e de valor.

Um dos aspectos em que se reflete com mais intensidade a crise atual da cultura intelectual o grau de tenso que, ao longo da ltima metade do sculo, adquire a polmica entre relativismo e universalidade, matizado pelo constante renascer das tendncias etnocntricas. Esta polmica no pode ser enfrentada de maneira dicotmica; nela se encontram presentes, ao menos, trs componentes em mtua interdependncia e relativa autonomia: o indivduo, a cultura singular e a aspirao comunidade universal, o que requer trs nveis de anlise independentes e complementares (GOMZ, 1998, p. 34).

Percebemos, que independente do perodo histrico ao qual nos remetemos, encontram-se a idia de indivduo nico imerso na cultura social qual est inserido, assim como na comunidade, que heterognea, qual tambm pertence. Por este vis reflexivo, entendemos que a histria da alfabetizao se caracteriza por ser um campo da educao imensamente promissor tanto em termos de pesquisas quanto em termos de materiais bibliogrficos disponveis. Faz-se necessrio lembrarmos que centros de excelncia em pesquisas na rea, como por exemplo, o Centro de Estudos e Investigaes em Histria da Educao (CEIHE), fundado em 2000, um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq vinculado Faculdade de Educao (FaE) da Universidade Federal de Pelotas. Neste centro, situado ao Sul do Rio Grande do Sul, desenvolvem-se estudos em nvel de Especializao e Mestrado, alm de manter um grupo de Histria da Alfabetizao, criado em 2005 e que tem como principal objetivo desenvolver estudos atravs de um projeto maior intitulado: Cartilhas Escolares iderios, prticas pedaggicas e editoriais: construo de repertrios analticos e de conhecimento sobre a histria da alfabetizao e das cartilhas (MG/RS/MT, 1834 1996), coordenado pela Prof. Dr. Eliane Peres em parceria com outros dois estados: Minas Gerais e Mato Grosso. Em Minas Gerais estas pesquisas tem sido largamente incentivadas pelo Centro de Alfabetizao, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educao (FaE/UFMG), sob coordenao geral da Prof. Dr. Isabel Cristina Alves da Silva Frade. No Rio Grande do Sul,

3827

encontra-se um grande acervo histrico das cartilhas de alfabetizao, situado na biblioteca setorial da Faculdade de Educao da UFRGS, chamado Projeto Memria das Cartilhas sob coordenao da Prof. Dr. Iole Maria Trindade. Assim, este artigo se utilizar de fontes de dados j coletados por estes centros de excelncia em pesquisas em Histria da Educao, principalmente as informaes coletadas pelo CEIHE, para realizar um recorte temporal da elaborao, produo e circulao das cartilhas a partir do sculo XX e XXI, com edies e re-edies datadas at meados do ano 2000. Dos levantamentos j realizados at ento, esto catalogadas mais de 500 livros escolares de alfabetizao (Frade; Maciel, 2006), dos quais contamos a maioria como cartilhas de alfabetizao. Neste sentido, percebe-se que a grande maioria das editoras pertence a So Paulo (SP) e Minas Gerais (MG), caracterstica estas impulsionadas pelos lucros da lavoura de caf e pelas idias republicanas. A expanso da escola pblica primria no Estado de So Paulo, segundo Frade; Maciel (2006), iniciada no final do sculo XIX, acelerou o desenvolvimento do mercado editorial e possibilitou a profissionalizao do escritor didtico. Editoras j tradicionais no segmento de livros didticos, como a Livraria Francisco Alves, fundada em 1854 no Rio de Janeiro, expandiram seus negcios em So Paulo, abrindo sua primeira filial em 1893. Outras editoras como a Editora Melhoramentos (1915) e a Editora Monteiro Lobato & Cia. (1918) apareceram em So Paulo e logo fizeram do livro didtico (e da literatura infantil) um importante ramo de seus negcios. Como exemplo de outras editoras, podemos citar a Brasil S/A, Editora do Brasil em Minas Gerais, F.T.D. S/A, Editora Lemi, Editora Viglia, Imprensa Oficial, entre outras.

Com indstria e mercado livreiros em franca expanso e o livro didtico consolidado como instrumento privilegiado de ensino, mediador entre as tematizaes, normatizaes e concretizaes pedaggicas, intensifica-se, de um lado, a necessidade de controle por parte dos rgos oficiais que aprovam, autorizam e compram livros didticos para distribuio entre os alunos pobres das escolas pblicas e, de outro, a preocupao com os critrios de seleo, por parte dos professores, decorrente da garantia de autonomia didtica, assim como crticas importncia excessiva atribuda a esses instrumentos de ensino (MORTATTI, 2000, p. 199).

A partir do sculo XX, mais especificamente aps os anos 50, ampliaram-se os espaos de convivncia atravs das salas de aula, principalmente por meio dos chamados

3828

Grupos Escolares, os quais tinham por objetivo generalizar o ensino e minimizar o tempo escolar. Professor e aluno atuavam na sala de aula de maneira sincronizada, opondo-se aos mtodos de ensino individual e que perdurava no sculo XIX.

Embora tambm sejam muitas as cartilhas produzidas por professores paulistas, sobretudo a partir de 1930, continuam a circular no Estado de So Paulo algumas das cartilhas produzidas no final do sculo passado e nas primeiras dcadas deste sculo, conforme se pode observar pelo nmero de suas edies em listagem contidas em catlogos de editoras (MORTATTI, 2000, p. 201).

Alm disso, essa nova organizao escolar, que tambm pressupunha a uniformizao e seriao dos contedos, distribudos gradualmente nos quatro anos do curso primrio, passou a exigir uma variedade muito maior de livros didticos adaptados ao ensino graduado de todas as matrias do currculo.

Quanto s cartilhas produzidas a partir do final da dcada de 1930, o nmero parece ter aumentado significativamente como se pode observar nas relaes de livros autorizados, contidas em publicaes oficiais e em outras fontes, como catlogos de editoras e acervos particulares (MORTATTI, 2000, p. 202).

Assim, at meados da dcada de 90, segundo Frade; Maciel (2006) o perodo se caracterizava pela centralizao da poltica de livros didticos, includos os de alfabetizao via a implantao do Plano Nacional do Livro Didtico. Em 1996, instaura-se no Brasil a poltica de avaliao das cartilhas pelo governo federal que assegurava a regulao, avaliao e compra de livros para alfabetizar. Neste perodo, as cartilhas de alfabetizao praticamente cessaram suas edies, pois os iderios construtivistas passaram a negar os mtodos tradicionais de ensinoaprendizagem, iniciando um verdadeiro fenmeno no-cartilha Frade; Maciel (2006), as quais foram gradativamente cedendo espao aos pr-livros que utilizavam os mtodos globais para alfabetizar. Como pertencemos a uma sociedade transitria e descartvel, onde a cultura relativista moldada aos interesses de uma classe emergente, e que a todo o momento coisas e pessoas so substitudas por objetos ou mquinas.

3829

Outra manifestao do relativismo do pensamento ps-moderno o historicismo radical, o qual afirma a imanncia radical e insupervel de toda a realidade individual e social s coordenadas histricas em que se desenvolve. As informaes transistricas ou os contrastes e as comparaes entre pocas carecem de sentido ao se dissolver o cenrio histrico concreto que as configurou. No apenas se nega a possibilidade de buscar o sentido da histria e seu horizonte teleolgico, como tambm a mera possibilidade de compreenso de pocas diferentes e distantes, cujo contexto desapareceu (GOMZ, 1998, p. 37).

Refletindo sobre a citao acima, compreende-se que parte da Histria da Educao e da Alfabetizao que no Brasil como um todo, merece nossa ateno no sentido de nos aproximarmos destas memrias e fortalecer os estudos sobre esta temtica. fato que, as cartilhas mostraram-se, principalmente no sculo XIX e XX, como uma primeira experincia na rea da alfabetizao, o que permitiu que a sociedade atual experimentasse novos mtodos de alfabetizao que no os sugeridos por elas, embora os estudos de (Antunes; Bopp; Farias, 2007) vinculado s pesquisas do GEPFICA, tenham constatado professoras alfabetizadoras que se utilizam das cartilhas como material de apoio para planejar e desenvolver suas aulas. Assim, a partir da consolidao da Poltica Nacional do Livro Didtico em 1997, acervos de livros e cartilhas de alfabetizao, como o Ceale (FaE/UFMG), o Projeto Memria da Cartilha (FaE/UFRGS) e o CEIHE (FaE/UFPel) tem crescido e fomentado pesquisas de cunho histrico e de conhecimento sobre as cartilhas, revivendo estas memrias de um perodo no muito distante da Histria do Brasil.

As cartilhas no Rio Grande do Sul: um legado histrico para a alfabetizao

Com base nos dados produzidos principalmente pelo CEIHE (Centro de Estudos e Investigaes e Histria da Educao) locado na Faculdade de Educao da Universidade Federal de Pelotas, estar baseado nosso traado da trajetria percorrida pela histria da alfabetizao no Estado do Rio Grande do Sul. Nos estudos de Peres (2007), a figura marcante da professora gacha Nelly Cunha, expressou-se pela organizao de inmeros livros escolares entre os anos de 1950 e 1980 no Rio Grande do Sul. Neste perodo, a figura de uma mulher no era algo que se considerava comum. No entanto, a figura feminina dominava e permanece dominando at hoje a profisso de professora alfabetizadora no mbito escolar. Assim, conforme Peres (2007), Frade; Maciel (2006), as cartilhas escolares foram produzidas no Rio Grande do Sul por editoras de destaque

3830

como a Tabajara, com a cartilha Marcelo, Vera e Fasca (1961), Selbach, com a Cartilha Maternal ou Arte de Leitura Methodo Joo de Deus (n/c), a Editora Globo, com a Cartilha de Z Toquinho (1948), entre outras, algumas delas existentes neste sculo.

Ao trabalhar com cartilhas e pr-livros produzidos no Estado gacho percebemos, ento, como afirmei, que, entre os anos de 1950 e 1970, houve uma significativa poltica de produo de livros didticos. Essa produo local foi incentivada principalmente pelo CPOE (Centro de Pesquisas e Orientao Educacional), rgo criado em 1943 e ligado Secretaria de Educao e da Cultura. Tinha como funo principal e realizao de estudos e investigaes psicolgicas, pedaggicas e sociais, destinados a manter em bases cientficas o trabalho escolar. O CPOE teve um papel marcante nos rumos do ensino primrio sul-riograndense: orientou, decidiu, fiscalizou, controlou, pesquisou, determinou projetos e prticas pedaggicas para a escola primria, entre as dcadas de 40 e incio de 70. As imposies pedaggicas mais marcantes do CPOE estavam relacionadas ao currculo escolar, aos livros e s leituras, organizao das classes e elaborao das provas finais (PERES, In: Frade; Maciel, 2006, p. 127).

A partir do referencial acima podemos perceber a importncia e a relevncia deste Centro de Pesquisas para o Estado do Rio Grande do Sul, o qual desempenhava o papel de regulamentador e incentivador das publicaes e edies das cartilhas de alfabetizao que se utilizavam do mtodo global de contos (Peres, 2007). Incentivados por estas pesquisas, ressaltamos que a memria e as autobiografias de professoras alfabetizadoras desempenham um papel de fundamental importncia, no sentido de contribuir para que estas professoras recordem sobre suas lembranas escolares, seus processos de construo da leitura e da escrita e os mtodos de alfabetizao utilizados por elas.

A pesquisa (auto) biogrfica uma forma de histria auto-referente, portanto plena de significado, em que o sujeito se desvela para os demais. Produzir pesquisa (auto) biogrfica significa utilizar-se do exerccio da memria como condio sine qua non. A memria elemento chave do trabalho com pesquisa (auto) biogrfica, em geral: Histrias de vida, biografias, autobiografias, Dirios, Memoriais. A pesquisa (auto) biogrfica, embora se utilize de vrias fontes, tais como narrativas, histria oral, fotos, vdeos, filmes, documentos, utilizam-se da rememorao, por excelncia. Esta componente essencial na caracterstica do (a) narrador (a) na construo/reconstruo de sua subjetividade. Esta tambm componente essencial com que o pesquisador trabalha para poder (re) construir elementos de anlise que possam auxili-lo na refletir compreenso de seu objeto de estudo, ao tentar articular memria e conhecimento, procurando edificar uma arqueologia da memria (ABRAHO, 2004, p. 202-203).

3831

As memrias e os relatos autobiogrficos constituem-se em mecanismos repletos de riqueza, tanto de detalhes, quanto de histrias de vida distintas, vividas por professoras durante sua afirmao enquanto professoras alfabetizadoras. Segundo Bosi (1999, p.55), Na maior parte das vezes, lembrar no reviver, mas repensar, com imagens e idias de hoje, as experincias do passado. A memria no sonho, trabalho. (...) A lembrana, uma imagem construda pelos materiais que esto, agora a nossa disposio, no conjunto de representaes que povoam nossa conscincia atual. A contribuio de Bosi (1999) reitera a importncia da utilizao dos relatos autobiogrficos na busca de conseguir relacionar o cotidiano escolar com as lembranas da sua escolha profissional e processo de formao. Ao instaurar a possibilidade de reflexo, o ser humano passa a repensar e modificar as aes anteriormente adotadas, criando espaos para novas prticas docentes. Reiteramos a idia de que as pesquisas na rea da Histria da Alfabetizao utilizamse das memrias para fundamentar seus escritos, assim como de acervos documentais, cartas, bilhetes, fotografias, etc. Para que possamos rememorar a partir deste artigo, dispomos de dois quadros (quadro 1 e quadro 2), com cartilhas indicadas pelo CPOE nos anos de 1950 e 1960 (Frade; Maciel, 2006, p. 156-158).

3832

Cartilhas indicadas para o 1 ano pelo CPOE - 1950 Ttulo Processo Autor Editora O livro de Lili Contos Fonseca, Anita Lalau, Lili e o Lobo Contos Grisi, Rafael Editora do Brasil Meu novo amigo Palavras Rialva, Rita de Briguiet Ler bom Sentenas Zanini, Alda F. Globo Cartilha do Vivi e Rabelo, Clia Ed. Nacional Vav Cartilha das Contos Rocha, Clari G. Melhoramentos Crianas Ler e Brincar Contos Silveira, Juraci Ed. A Noite O bom colegial Sentenas Freitas, Altina R. Francisco Alves Cartilha Sodr Sentenas Sodr, B. Sthal Ed. Nacional Meu livrinho Contos Mendroni, Helena Melhoramentos Diana e Dudu Contos Ferreira, A. Francisco Alves A cartilha de Z Xavier, Odila Globo Toquinho Barros
QUADRO 1- Cartilhas indicadas para o 1 ano pelo CPOE 1950 Fonte: Frade; Maciel (Org.). Histria da Alfabetizao: produo, difuso e circulao de livros (MG/RS/MT Sc. XIX e XX). Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2006.

Cartilhas indicadas para o 1 ano pelo CPOE - 1960 Ttulo Mtodo Autor Editora Onde est o Amoroso, Ceclia Ecltico Melhoramentos patinho? Bueno dos Reis O Livro de Lili Global/ Contos Fonseca, Anita Global Contos Lalau, Lili e o Lobo Global/Contos Grisis, Rafael Global/Contos Joozinho e Maria Global/Contos Jorge, Helena Imprensa Oficial Upa Cavalinho Ecltico Loureno, M. B. Melhoramentos Meu Livrinho Global Manoron, Helena Melhoramentos Os amiguinhos de Global/Contos Osrio, Suely L. Livraria Selbach Joozinho Ler e Brincar Global/Contos Silveira, Juraci Noite Sarita e seus Thofehrn, Cecy e Global/Contos do Brasil S.A. amiguinhos Szechir, Jandira
QUADRO 2 - Cartilhas indicadas para o 1 ano pelo CPOE - 1960 Fonte: Frade; Maciel (Org.). Histria da Alfabetizao: produo, difuso e circulao de livros (MG/RS/MT Sc. XIX e XX). Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2006.

Na memria e nas lembranas de muitos alunos e alunas que passaram por nossas escolas nas dcadas de 1930 a 1980, permanecem vivos os nomes e as imagens destas cartilhas. Dentre elas esto as cartilhas Upa Cavalinho, O Livro de Lili, Cartilha Sodr e Cartilha das crianas, entre outras, as quais, circularam pelo sculo XX e permanecem, em alguns estados, como o Rio Grande do Sul, na memria e em bibliotecas particulares de

3833

muitas professoras alfabetizadoras, assim como em acervos histricos de instituies de ensino superior (IES) pblicas deste pas. Em nossas pesquisas na regio central do Estado do Rio Grande do Sul, especificamente na cidade de Santa Maria RS, iniciadas no ano de 2007, atravs do Projeto de Iniciao Cientfica (BIC) fomentado pela Fundao de Amparo Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), que conta com a participao de professoras alfabetizadoras de escolas municipais do meio rural, tivemos a possibilidade de buscar, atravs destes acervos histricos particulares e pblicos, as cartilhas utilizadas para a alfabetizao em escolas rurais, que circularam durante o sculo XX.

Consideraes Finais

Como resultados desta pesquisa, aps o contato com estas escolas e professoras rurais, construmos um Memorial de Cartilhas, com imagens de cartilhas, onde as professoras puderam manusear e usar como suporte para seus exerccios de rememorar. Muitas delas se remeteram s Cartilhas Sodr, Caminho Suave, Cartilha Na Roa e Upa Cavalinho, como cartilhas utilizadas por suas professoras para alfabetizao h mais de 50 anos, e que permanecem vivas em suas memrias. Neste ano de 2008, contamos com o fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) atravs do Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica (PIBIC/UFSM) para a construo, atravs dos dirios de campo, de um Banco de Dados institucional de acesso pblico, para que outros estudos na rea possam se utilizar desta ferramenta como suporte para novas pesquisas sobre a temtica. Acreditamos que situar histrica e atualmente as cartilhas de alfabetizao que circularam nos sculos XX e XXI, uma forma de valorizar a escola pela qual nossos avs, nossos pais e at mesmo ns permaneceram no perodo escolar, assim como as memrias, as histrias de vida pessoal e profissional e os processos pelos quais as professoras alfabetizadoras traaram as suas trajetrias de vida. Esperamos fielmente que outras pesquisas nasam da vontade de manter vivas as lembranas escolares do passado destas professoras alfabetizadoras que tanto fizeram pela sociedade na qual vivemos nos dias de hoje.

3834

REFERNCIAS
ABRAHO, M. H. M. B. (Org.). A aventura autobiogrfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. _______. (Org.) Histria e Histrias de Vida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. ANTUNES, H.; PEREIRA, F. B.; FARIAS, G. F. Narrativas e memrias de alfabetizadoras: um estudo sobre as cartilhas utilizadas para a alfabetizao nas escolas do campo (rurais) da regio de Santa Maria RS. Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educao, Santa Maria, Projeto BIC/FAPERGS/UFSM, 2007.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigao qualitativa em educao: uma introduo teoria e aos mtodos. 4. ed. Porto: Porto, 1994.
BOSI, E. Memria e sociedade: lembranas de velhos. 7 ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1999.

FAZENDA, I. (Org.). A pesquisa em educao e as transformaes do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1995.
FRADE, I. C. A. da S.; MACIEL, F. I. P. (Org.) Histria da Alfabetizao: produo, difuso e circulao de livros (MG/RS/MT Sc. XIX e XX). Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2006.

GATTI, B. A. A Construo da pesquisa em educao no Brasil. Braslia: Plano Editora, 2002. 87p. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em cincias sociais. Rio de Janeiro: Record, 2003.
GMEZ, A. I. PREZ. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: ARTMED, 2001. MORTATTI, M. do R. L. Uma proposta para o prximo milnio: o pensamento interacionista sobre alfabetizao. Belo Horizonte: 1999. _________. Os sentidos da Alfabetizao. So Paulo: Editora UNESP, 2000. _________. Cartilhas de alfabetizao e cultura escolar: um pacto secular. Campinas: Cadernos Cedes, Ano XX, n 52, 2000. _________. Histria dos Mtodos de Alfabetizao no Brasil. In: Conferncia promovida no Seminrio de Alfabetizao e Letramento em Debate. Braslia, 2006. PERES, E. Memrias de Alfabetizao. (Org.) Memrias de Alfabetizao. Pelotas: Seiva, 2007.

TRINDADE, I. M. F. A inveno de uma nova ordem para as cartilhas: ser natural, nacional e mestra. Queres ler? Bragana Paulista: Ed. Universitria So Francisco, 2004. WERLE, F. O. C. (Org.). Educao Rural em Perspectiva Internacional: instituies, prticas e formao do professor. Iju: Editora da Uniju, 2007.

Вам также может понравиться