Вы находитесь на странице: 1из 61

Lureni

ESCOLA DE FORMAO DE ESTETICISTAS

Instrutora

Esteticista
Esttica , em sua essncia, "A Filosofia das Belas Artes", a cincia que trata do belo, na natureza e na arte. Esteticista a profissional versada em Esttica. pessoa que tem na Arte e Cincia uma concepo elevada."

O Esteticista deve possuir, alm de habilidade manuais e psicolgicas, uma boa formao em todos os campos que tocam diretamente ou indiretamente a beleza do corpo humano e seu aspecto externo. Alm de fazer um trabalho profiltico e preventivo, atua tambm atingindo aspectos sociais muito importantes, adequando o indivduo nos padres estticos que pede o momento scio-cultural. A ao desse profissional atinge razes profundas, uma vez que atravs de suas manobras consegue amenizar deficincias estticas livrando seus clientes de possveis problemas psicolgicos, deixando-os mais desinibidos e felizes.

Sendo assim, para sua melhor Formao Profissional, as apostilas devem ser lidas vrias vezes, at que suas recomendaes estejam perfeitamente entendidas e memorizadas. Mantenha-se sempre atualizado em relao novas tcnicas que surgem a cada instante. Procure estar informada com relao lanamentos de produtos e de novas metodologias e procedimentos. Participe de Congressos, Seminrios e Centros Tcnicos de Cosmetologia. Seu Sucesso Profissional. depende exclusivamente em estar sempre atualizado.

"Seja um Profissional Consciente. "O Reconhecimento dos Limites no Diminui, s Engrandece o Profissional!"

O Valor do Sucesso
Se o sucesso no tivesse um custo, todo mundo seria um sucesso. Se as conquistas no tivessem um custo, todos seramos conquistadores. Se a felicidade no exigisse dedicao, ela perderia o sentido. Temos a tendncia de pensar em grandes conquistas levando em conta apenas o resultado final. Mas geralmente isso s uma gota. A conquista mesmo est no fazer, no esforo, na dedicao, no custo exigido. Ter uma vida de sucessos no significa acumular trofus e prmios, mas sim estar disposto a comprometer-se com o custo que esse sucesso exige. Ser um sucesso exige esforo, dedicao, disciplina, foco, paixo, e muitas outras qualidades que no podem ser guardadas num armazm - mas que devem ser exercidas em todos os momentos.

No preo que voc paga est o valor que voc procura.

Autor Desconhecido

LIPO MODELAGEM TERMO ATIVA CORPORAL


REDUO DE GORDURA LOCALIZADA ABDOMINAL SEM USO DE MEDICAMENTOS, MASSAGEM, DRENAGEM, APARELHOS OU METODOS INVASIVOS.

Um Novo Conceito em Esttica Corporal Atravs de uma Nova Metodologia nos Procedimentos A Lipo Modelagem Termo Ativa Corporal - LMTA um Procedimento Esttico Corporal realizado de forma Tcnica e Manual associada Cosmtica Indutora que visa a Reduo da Gordura Inesttica no Abdome, em nica sesso ou sequncia de sesses em um tratamento. Este mtodo no tem a pretenso em abolir a utilizao destes recursos no dia-a-dia do Esteticista e Massoterapeuta afinal, Drenagem Linftica e alguns Equipamentos so essenciais e tem enorme valor prtico na esttica moderna, pois nos poupam fisicamente e potencializam procedimentos ajudando-nos a obter resultados em tratamentos estticos mais facilmente e com maior rapidez. Alm disso, habituamos nossas clientes a fazerem Tratamentos Estticos Corporais atravs Massagem Modeladora e/ou Equipamentos e, no ser num passo de mgica, que conseguiremos convenc-las do contrrio. At mesmo voc deve estar pensando se realmente possvel conseguir realizar um tratamento sem fazer uso destes meios, pois foi assim que aprendemos em nossa formao profissional. Portanto, por ser um mtodo verstil, possvel - Mas No Necessrio -, associar procedimentos Eletroterpicos ou Manuais na LMTA, desde que observada a tcnica e/ou aparelho a ser utilizado, de que forma e em que momento da sesso ou sequncia de sesses. Sntese: A Lipo Modelagem Termo Ativa Corporal tem incio em criteriosa conduo e interpretao de Anamnese Elaborada especialmente para a LMTA -, sendo a sua realizao imprescindvel neste procedimento pois, nos possibilita verificar e identificar COM ANTECEDNCIA, fatores que contraindiquem ou, impeam a realizao ou ainda, que possam reduzir a expectativa de resultados satisfatrios. O mtodo simples e rpido. O tempo total de execuo de no mximo 60 minutos a partir da chegada da cliente/paciente at a finalizao dos procedimentos. A exceo na 1 sesso devido a realizao de Anamnese e Biometria que somadas aos procedimentos, pode chegar 2 horas. Para que se obtenha sucesso, necessrio bom senso e muita ateno nas rotinas de execuo, sem que haja inverso nas fases de preparao e na conduo de todo o processo. Um Exemplo: Primeiro realiza-se a Anamnese incluindo a interpretao dos dados obtidos > Segundo; a 1 Biometria > Terceiro; a Preparao Cosmtica > Quarto; a Aplicao Cosmtica > Quinto; o Tempo de Espera da ao cosmtica > Sexto; a Remoo e a 2 Biometria - verificao dos resultados.
4

Os ativos cosmetolgicos bsicos - 3 combinaes de itens ao todo -, utilizados na LMTA so aplicados simultaneamente - de uma s vez - sobre o local a ser tratado, sendo que, ao serem absorvidos pelo organismo, ativam o sistema linftico, aceleram o metabolismo, onde se d o incio da mobilizao da adiposidade local e a consequente eliminao posterior das toxinas. Durante um perodo varivel de 20 a 40 min ( conforme necessidade verificada em Anamnese ) de exposio aos ativos, a gordura indesejada e lquidos retidos - as toxinas -, so metabolizadas de forma acelerada pelo organismo e, por induo, conduzidas para os Intestinos > a Gordura e Bexiga > Lquidos <, sendo eliminados posteriormente pelas vias naturais ( urina e bolo fecal ). Enquanto ocorre a induo dos ativos com a consequente mobilizao das toxinas, as clulas adiposas sadias se reorganizam e se redistribuem no(s) local(ais) tratados. Por esse motivo que podemos verificar parte dos resultados j ao trmino da 1a sesso. No imaginemos, que pelo fato de podermos verificar resultados ao final da sesso, que as toxinas indesejveis simplesmente Evaporaram. Elas ainda esto l. A efetiva eliminao das toxinas tem incio geralmente, logo aps o trmino da aplicao, estendendo-se por at 2 dias aps a(s) sesso(es) conforme o volume acumulado necessrio esclarecer que a reduo obtida em centmetros na 1 sesso, no ocorre igualmente e sistematicamente em todas as aplicaes subsequentes. A reduo ocorre de forma proporcional ao bitipo da paciente, ao quadro inesttico inicial apresentado e diminuindo a cada aplicao, at o limite que a individualidade de cada organismo permita. Em mdia so necessrias entre 3 e 8 sees para um resultado satisfatrio. Uma vez seguidas s recomendaes alimentares e de movimentao fsica diria durante e aps as aplicaes, os resultados obtidos permanecem sesso aps sesso. Devemos aplicar este mtodo somente em pessoas que no estejam impedidas de realiz-lo. Os impedimentos e as contra-indicaes so verificados previamente em Anamnese. Se sua cliente apresentar alguma restrio, voc pode optar por outro procedimento, antes de iniciar a LMTA. Agindo desta forma voc estar se protegendo em estar praticando propaganda enganosa em prometer expectativas de resultados que no sero possveis atingir. Ateno: O nmero em centmetros de reduo obtida por meio da LMTA nunca ser o mesmo em todas as pacientes. Existem casos surpreendentes de reduo com resultados acima de 30cm. Uma razovel parcela conseguem reduo de, em mdia, 15 18cm., e outras com menor percentual. Portanto, jamais tenha expectativa de resultado mximo em todas as pacientes e nunca prometa que ocorrer um determinado nmero de reduo em centmetros. Com o tempo, atravs de suas observaes, domnio da tcnica e suas variveis, voc poder prever resultados mdios mas, mesmo assim, contenha-se e anuncie o resultado obtido somente aps a biometria final. Agora, conhecendo um pouco do resumo sobre esse novo mtodo
vamos passo ao passo dos procedimentos. 5

LMTA
Indicaes
A Lipo Modelagem Termo Ativa Corporal indicada em todas as situaes de Gordura Localizada Abdominal - em todos os graus -.

Precaues
Como a LMTA um Tratamento Esttico Cosmetolgico e Termoterpico

devemos tomar algumas precaues como:


No Aplique a Mscara Cosmtica sobre reas cardacas, pulmonares e mamrias. Pessoas com presso baixa ou alta no devem ser submetidos a esse tratamento Na utilizao da Manta Trmica Eltrica, JAMAIS ausente-se da sala. O paciente deve ser monitorado durante todo o tempo da termoterapia.

Impedimentos
Com Ausncia de Resultados Positivos ou Resultados Inexpressivos

Pacientes que fazem uso de: Anti-Depressivos. Reposio Hormonal. Alimentao Inadequada. Anti-Conceptivo Injetvel. No perodo menstrual, com clicas intestinais e estomacais. Fazer Academia antes da sesso. Ingesto de Carne Vermelha no dia da sesso, Gordura Visceral, Hbito etlico dirio.

Indicaes Parciais com Necessidade de Aval Mdico


Asma Hipertireoidismo Inflamaes Crnicas Neoplasias j tratadas Leses Pr-cancerosas Problemas de articulaes Ps-tromboflebite e Trombose Hipertenso Arterial Controlada Problemas Cardacos Controlados

Contra Indicaes Absolutas


Cncer Epilepsia Obesidade Tromboses Tuberculose Amamentao Infeces Agudas Hipertenso Arterial Qualquer Idade Gestacional Problemas Cardacos Graves

Intolerncia aos Ativos Bio-Ativos, como:


Sais de sdio e magnsio - Iodo , fucus vesiculosus, camellia thea e ginkgo biloba.
6

Anamnese
Como Melhor Atender seu Cliente Objetivando Resultados Eficazes

To importante como saber aplicar as tcnicas melhor adequadas ao problema de seu cliente, saber avaliar qual a causa desse problema. Os mdicos alopatas esto perdendo clientes, justamente por tratarem a doena e no o doente. As terapias complementares, assim como a homeopatia e a medicina ortomolecular, buscam atravs de uma avaliao holstica (ver o homem como um todo) descobrir a causa do problema para que, tratado o efeito, este no retorne. Mesmo que se v aplicar apenas uma massagem relaxante, importante saber:
Exemplos > Relativo - PROFISSO:

ao procedimento a ser realizado;

O que o cliente faz com seu corpo/mente durante o horrio de faz com seu corpo/mente durante as horas de lazer.

trabalho.
- LAZER: O que SADE

1- Quais as doenas que tem e se as trata adequadamente. 2- Quais remdios toma e para qu. 3- A queixa que o trouxe at voc. J foi submetido(a) a outros tratamentos? Houve alterao?
DORES A - Dores

agudas e contnuas sugerem problemas mais graves e necessitam de diagnstico mdico e laboratorial. Nunca atenda nesses casos se no tiver informao adequada. B - Dores que aparecem durante certo perodo do dia e depois amenizam ou desaparecem sugerem posturas erradas; procure descobrir a causa para que esta, aps ser aliviada na terapia, no retorne.
ESTADO GERAL do CLIENTE

Sem perguntar diretamente, procure observar se o problema tem origem em: ( j me submeti a vrios tratamentos e ningum descobre o que eu tenho ....) Onde h dor ou desconforto, serve para que o cliente fuja de seu verdadeiro problema emocional. Nesses casos voc no conseguir resultados; ser apenas mais um na inmera lista de fracassos; no se frustre e com muito tato procure induzir o cliente para um tratamento psicolgico. 2 - Sedentarismo: esse tipo de cliente tem dores generalizadas e aps terapias fsicas sentem os mesmos sintomas de quem faz pela primeira vez, 2 horas de atividade fsica. Sempre pea que lhe telefone se sentir qualquer desconforto, mas no o alarme antes. Caso acontea de reclamar, informe que so sintomas de desintoxicao, pois voc ativou seu sistema. Recomende apenas banho quente.
1 - Causa psicossomtica: 3 - Contra-indicao para a tcnica: No se aplica em est com PRESSO ALTA, INFLAMAO OU INFECO

procedimentos teraputicos quem severa; Estado geral alterado, etc.. > Veja Contra-Indicaes gerais e impedimentos para a LMTA neste manual.
Nunca atenda sem prescrio mdica por escrito, assinado, com o n de CRM, clientes com: CNCER, INSUFICINCIA CARDACA, RENAL OU RESPIRATRIA.

Sempre explique a seu cliente a tcnica que ir utilizar e faa com que assine a Ficha de Anamnese preenchida. Nesta, reserve um campo posterior assinatura para escrever observaes posteriores e avaliaes de retorno.

Conduo e Interpretao DADOS PESSOAIS DATA______/______/______. NOME:___________________________________________________________________ DATA DE NASCIMENTO:___/___/___ - IDADE:_______ - EST. CIVIL:___________. ENDEREO RES:_____________________________________NRO:_____Apto._______. ENDEREO COML:____________________________________NRO:_____Sala._______. ENDEREO DE CORRESPONDNCIA: RES ( ) COML ( ) - CEP:_________________.

FONES: RES:___________.CELULAR:____________.COML:____________Ramal_____. E-MAIL:________________________________FAX:____________________________.

HBITOS PESSOAIS TIPO DE ALIMENTACO:____________________________________________________ CARNE VERMELHA: SIM ( ) NO ( ). - Freqncia Semanal________________

NRO. DE REFEIES DIRIAS:__________________. HORAS DE SONO:____________ BEBIDAS ALCOLICAS:SIM( )NO( )S VEZES( )-FUMANTE:SIM ( ) NO ( )NO ( ) NO( ). ). ).

NRO. DE CIGARROS/MAOS POR DIA:___/___. -EXERC.DIRIOS:SIM ( NRO. DE HORAS DIA:____ - APARELHOS DE GINSTICA EM CASA:SIM( ACEDEMIA DE GINASTICA NO MOMENTO: SIM ( ) NO ( ).

DIAS E HORRIOS DA ACADEMIA:___________________________________________. CAMINHADA DIRIA:SIM ( ) NO ( ) - PRTICA DE ESPORTES:SIM( )NO( ). ).

QUAL(AIS):________________________________AMADOR ( OBSERVAES:

) PROFISSIONAL (

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

INFORMAES COMPLEMENTARES: TIPO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL:_________________________________________ ________________________________________________________________________ QUEIXAS PRINCIPAIS:_____________________________________________________ ________________________________________________________________________ ANTECEDENTES HEREDITRIOS - PAI( )- ME ( )- AVS( ) - IRMOS( )-. QUAIS:__________________________________________________________________ OSTEOPOROSE - SIM ( ) NO ( ) - QUANTO TEMPO:_________________________ ( )NO( )- QUAL: ___________________

TRATAMENTO MDICO NO MOMENTO - SIM

FINALIDADE:_____________________________________________________________ EST SOB MEDICAO NO MOMENTO - SIM ( ) NO ( )- QUAL(ais)____________

________________________________________________________________________ INTERVENES CIRRGICAS REALIZADAS:_____________________________________ IMPLANTE DE:PRTESE METLICA - SIM( MARCA-PASSO -SIM( )NO( )NO( ) - LOCAL:__________________ ) NO( ) ( ) -.

)-PRTESE DENTRIA COM METAIS - SIM( ( ) NO

OBTURAES DENTRIAS METLICAS - AMLGAMA - SIM CICLO MENSTRUAL NORMAL-SIM( DORES PR-MENSTRUAIS-SIM( )NO( ) NO(

)-TENSO PR-MENSTRUAL-SIM(

)NO( )

)-CLICAS PR-MENSTRUAIS-SIM( )NO( )

MENOPAUSA - SIM( )NO( ) - EM QUE IDADE:________ - QUANTO TEMPO:________ FAZ TRATAMENTO HORMONAL-SIM( )NO( )- ATIV. SEXUAL NORMAL -SIM( PLULA ANTI-CONCEPCIONAL - SIM( )NO( )NO( )

)- Qual: _______________________ )- Qual: ____________________

ANTI-CONCEPCIONAL INGETAVEL - SIM(

)NO(

GRAVIDEZ NO MOMENTO - SIM( ) NO( )- QUANTOS FILHOS:____________________ PARTO(s)NORMAL(ais)-SIM( )NO( )-PARTO RECENTE -SIM( )NO( )- TEMPO:____ EST AMAMENTANDO NO MOMENTO - SIM ( ) NO ( ) -. ___________________________________________

Declaro estar Ciente dos procedimentos a serem adotados nas sees contratadas assim como todas as informaes prestadas por mim so verdadeiras
______________________________ Assinatura do Paciente ______________________________ Nro. do RG

______________________________ Atendente Responsvel OBSERVAES:

______________________________ Supervisor 9

SINTOMA APRESENTADO:____________________________________________________________ ________________________________________________________________________ TRATAMENTO INDICADO:____________________________________________________ _______________NRO. SECES:___ - 1[ ] - 2[ ] - 3[ ] VEZES POR SEMANA.

INICIO DO TRATAMENTO:___/___/___ . TERMINO PREVISTO EM:___/___/___ -. TCNICAS MANUAIS UTILIZADAS:____________________________________________ ________________________________________________________________________ APARELHOS UTILIZADOS:___________________________________________________ ________________________________________________________________________ COSMTICOS UTILIZADOS:__________________________________________________ ________________________________________________________________________ COSMTICOS DE MANUTENCO: ______________________________________________ ___________________________________________ DATA DE ENTREGA:___/___/___. FITOTERAPIA / FLORAL RECOMENDADO:______________________________________. __________________________________________ DATA DE REEDUCACO ALIMENTAR: SIM [ FSICA: SIM [ ] - NO [ ]- NO [ ] -. ] - NO [ ] -. ] ENTREGA:___/___/___.

- RECOMENDAO DE ATIVIDADE

RECOMENDAO P/ ESPECIALISTA MDICO: SIM [

_____________________________ OBSERVACES: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _____________________________ RESULTADO OBTIDO: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

________________________________________________________________________ 10

Biometria
Paciente:__________________________________________ Data: ___ / ___ / ___.

B G A H B C D

F E TRATAMENTO:___________________SEO n:_____ Incio:________ Hs. Trmino:_______ Hs. +/Resultados

A B C D E F

cm. cm. cm. cm. cm. cm.

A B C D E F

cm. cm. cm. cm. cm. cm.

cm. cm. cm. cm. cm. cm.

G H

cm. cm.

G H

cm. cm.

cm. cm.

11

Acompanhamento

PACIENTE:_________________________________________________.

DATA:_______/______/______.

1a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 2a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 3a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 4a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 5a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 6a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 7a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 8a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 9a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 10a.Seo___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________
____________________________ Observaes_________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________
12

Desarmonia Corporal
Desde o tempo pr-histrico, por necessidade de sobrevivncia, a natureza fez um reservatrio de alimento no homem, que o tecido adiposo. Os conceitos de beleza sofreram variaes conforme a poca, mas atualmente temos o conceito da harmonia corporal baseado em 80% de msculos e 20% de gordura. Quando ocorre a desarmonia corporal, notamos presena de celulite, gordura localizada, aumento de peso corporal total e flacidez muscular. Problemas que aparecem sempre associados. O excesso de gordura corporal no significa excesso de peso corporal, pois pode haver pouca massa muscular e muita gordura. O contrrio tambm verdadeiro. No s importante a quantidade de gordura presente, mas a localizao dessa gordura. Por exemplo, a gordura acumulada na regio abdominal acarreta mais riscos sade do que se estivesse concentrada em todo o corpo, principalmente na regio dos quadris e coxas. Alm disso, estudos comprovam que a herana gentica da gordura intraabdominal excessiva pode ser de 60% ou mais, e estas medidas tendem a aumentar aps os 45 anos pois, com o incio da menopausa, h a diminuio de hormnios femininos, o que acarreta o aumento da concentrao dos hormnios masculinos responsveis pelo acmulo da gordura na regio abdominal. Na mulher, acredita-se que a quantidade de gordura abdominal armazenada esteja associada sua capacidade de engravidar e manter a gestao. Aps a puberdade as mulheres abrem seu apetite para as gorduras mais do que os homens, e estas calorias tm mais chances de serem utilizadas para o aumento da gordura corprea, enquanto nos homens, so mais utilizadas para a produo de protenas. Para realizar a avaliao do tipo de gordura, divida a medida da circunferncia da cintura pela medida da circunferncia do quadril. Nas mulheres quando o valor estiver acima de 0,8, os riscos de doenas associadas obesidade aumentam, como a hipertenso arterial, diabetes melitus, aumento do colesterol, o infarto do miocrdio, pedras na vescula biliar, cncer de intestino e reto, cncer de tero e da mama. Para a reduo do excesso da gordura, necessrio fazer a reeducao alimentar, praticar exerccios fsicos paralelamente a um tratamento esttico eficaz para auxiliar na reduo da gordura localizada. Fonte: L.V.

13

Adiposidade
Introduo Desde os primrdios do mundo tem existido um equilbrio dinmico e adaptvel de nosso corpo com o meio ambiente. Com isso, os nveis energticos para nossa sobrevivncia sempre estiveram assegurados graas a um fino mecanismo de regulao hipotalmica, que consegue equilibrar, em depsitos gordurosos subcutneos e viscerais, o gasto energtico dirio em relao entrada, dando-lhe tambm outra funo de igual ou maior importncia atravs do tempo: a de proteo ao frio. Este equilbrio manteve-se correto at que o homem ocidental, atravs da manipulao dos elementos circundantes, como o seu meio ambiente, produziu um importante processo de desadaptao deste equilbrio, obtendo como conseqncia o aparecimento de quadros patolgicos, tanto no ambiente como em si prprio. Essas trocas no ser humano hoje se classificam dentro das enfermidades crnicas no transmissveis. A obesidade tem sido um fator predisposto e desencadeante da maioria destes problemas, sendo recentemente considerada uma patologia por si mesma. Este efeito confunde a comunidade cientfica, que por muitos anos resumiu o problema de obesidade a uma situao de apenas tipo nutricional. Na sociedade atual, o problema de obesidade teve tal crescimento que chegou a limites superiores a 50% nos adultos norte-americanos. Este nmero repete-se tambm no Chile. Hoje, define-se obesidade como excesso de gordura corporal que causa danos sade. Esta definio envolve dois conceitos: - O excesso de gordura: centraliza o problema num estrato corporal definido. - Danos sade: conceito de enfermidade. Para poder entender melhor este conceito, podemos agrupar as causas em grupos: Causas prprias do indivduo Gentica: j foi constatada a influncia deste aspecto na perpetuao da obesidade. Se os pais so normais, a probabilidade que o filho fique obeso de 10%; se um deles obeso, a probabilidade aumenta para 40%; j se ambos so obesos, as chances de nascer uma criana obesa de 80%. Metablicas: atualmente, esta causa bastante relevante, sobretudo quando o sedentarismo aparece como fator comum a maioria das pessoas. O funcionamento do metabolismo explica, por exemplo, o comportamento diferente em relao alimentao entre duas pessoas de igual sexo, idade e contextura. Ao ingerir quantidades caloricamente iguais de comida, o peso de uma delas aumenta e o da outra no, devido velocidade com que o organismo manipula os elementos.

Endcrinolgicas: apenas 2% das causas da obesidade so desta origem, sendo o Bcio Hipotirideo seu melhor representante.

14

Psicolgicas: indubitvel que este fator influi grandemente nos problemas de obesidade, como provocador de altas ingestes calricas em resposta aos problemas de ansiedade. Psiquitricas: 3% dos casos em obesidade apresentam bulimia ou anorexia em sua histria. Todo paciente bulmico ou anorxico deve ser tratado somente por especialistas, pois dentro da patologia psiquitrica eles so considerados de alto risco. De acordo com a localizao da gordura Obesidade andride: este tipo de obesidade atinge mais os homens, geralmente adultos, cuja disposio na camada de gordura de preferncia vscero-abdominal. Algumas mulheres tambm desenvolvem a obesidade andride. Obesidade ginide: caracterstica das mulheres com localizao da camada gordurosa na
zona gltea, o que conferido por fator gentico preferencial.

Obesidade mista: apresenta as duas caractersticas. Para alguns autores ainda existe uma quarta caracterizao: ela corresponde distribuio abdominal pura e chamada de obesidade abdominal. De acordo com o tipo celular Obesidade Hipertrfica: refere-se ao tipo da obesidade na qual o nmero de clulas adiposas est aumentando. Freqentemente aparece em conjunto com a obesidade da infncia. Obesidade Hiperplsica: aquela que o tamanho de cada clula est aumentando. observada na obesidade do adulto. Diagnstico Uma boa histria clnica, aliada tecnologia atual, facilita o diagnstico da obesidade. Isso permite um resultado quantitativo indireto bastante prximo da quantidade de gordura que cada pessoa possui, chamado ndice de massa corporal. Outro mtodo a bioimpedncia eltrica, que se baseia na conduo de uma corrente eltrica de baixa intensidade pelo corpo do indivduo, que realiza a avaliao corporal completa, fornecendo os resultados de bioresintncia, gordura percentual, massa gorda, massa magra, gua corporal e metabolismo basal, como tambm as recomendaes ideais de gordura percentual, peso corporal e peso a perder ou ganhar. Tratamentos Estticos Em todo tratamento para reduzir gordura, recomenda-se usar uma fonte de calor para acelerar o processo lipoltico atravs da

termognese. Os produtos usados devero conter princpios ativos que atuem na liplise, isto , que acelerem a cascata lipoltica, estimulando o AMP cclico.
15

Correlao entre Gordura Subcutnea e Visceral


GORDURA SUBCUTNEA Acumula-se sob a pele, principalmente no culote, abdome, nas ndegas e nas pernas e produz a celulite. Clulas menores, que tm mais facilidade de se multiplicar e so mais sensveis insulina. Prejudica menos o metabolismo, mas mais difcil de perder por meio de dietas. Sua predominncia caracteriza a obesidade em formato de pra, considerada menos prejudicial sade. Aparncia de gordura mole, mesmo quando localizada no abdome. Mais freqente em mulheres, mas tambm pode estar presente em homens.

GORDURA VISCERAL Acumula-se nas camadas profundas do abdome, em volta dos rgos. Clulas maiores, que se multiplicam pouco, mas so mais ativas e afetam o metabolismo. Clulas mais resistentes insulina. mais fcil de perder com adoo de uma dieta especfica ao bitipo. Caracteriza a chamada barriga de cerveja - mesmo que a pessoa no beba. Sua predominncia caracteriza a obesidade em formato de ma, fator de risco para a sade. Aparncia de gordura dura. Mais freqente em homens, mas tambm pode afetar mulheres. SUBSTNCIAS PRODUZIDAS PELA GORDURA
ADIPONECTINA: substncia que protege o sistema cardiovascular, impedindo que placas de LDL (o colesterol ruim) se fixem na parede dos vasos. Apesar de ser produzida pelas clulas adiposas, ela diminui quando h obesidade, principalmente a visceral. Os cientistas ainda no descobriram o que inibe sua produo em obesos. LEPTINA: hormnio que avisa ao crebro que j h gordura suficiente estocada, inibindo o apetite. Nos obesos, aparece aumentada, mas eles desenvolvem algum tipo de resistncia a seus efeitos de saciedade.

CIDOS GRAXOS LIVRES: gordura que se acumula no fgado, no msculo e provavelmente no pncreas, colaborando para a resistncia insulina, que precursora do diabetes. O acmulo no fgado provoca a esteato-hepatite, que pode levar cirrose. 16

Tambm altera o endotlio, camada interna dos vasos sangneos, facilitando a criao de placas que causam tromboembolismo, infarto ou derrame. substncia que contrai os vasos sangneos e provoca a hipertenso. Tambm estimula a produo de interleucina-6. > Leia abaixo.
ANGIOTENSINA II: RESISTINA:

protena cuja produo aumentada em obesos. Ela se liga a receptores na superfcie de outras clulas e as tornam resistentes insulina. Mais produzido pela gordura visceral.
PAI-1:

fator coagulante que aumenta o risco de trombose. transforma por exemplo o estronas, relacionadas ao aparecimento de cncer de mama e de o hormnio do stress, que favorece a deposio de

ENZIMAS: que interferem nos hormnios sexuais >

estradiol em endomtrio.

ENZIMAS: que ativam o cortisol >

gordura na barriga.
INTERLEUCINA-6: produzida quatro vezes mais pela gordura visceral que pela subcutnea, estimula a secreo pelo fgado da protena C-reativa, que contribui para o depsito de placas de gordura nos vasos sangneos. Favorece a resistncia insulina. FATOR DE NECROSE TUMORAL (TNF-ALFA): protena inflamatria que atinge o endotlio, interfere em suas funes de regulao da presso sangnea e facilita a adeso de placas de gordura nas paredes dos vasos.

GORDURAS DO MAL A cincia vem revelando que, muito mais que um mero depsito de energia que sobrecarrega o corpo pelo excesso de peso, o tecido adiposo um rgo que afeta quimicamente o funcionamento de todo o organismo. As clulas de gordura que se acumulam perto dos rgos, no que chamado de obesidade visceral, so diferentes das que ficam sob a pele ( gordura subcutnea ), responsveis pelos pneuzinhos e pela celulite. Embora mais fcil de perder, a gordura visceral mais ativa e produz substncias mais danosas ao organismo. Isso comprova a estreita relao entre as grandes cinturas e o diabetes tipo 2, o infarto, o derrame, a trombose, o cncer e at a cirrose. Ningum decide onde engordar mais, se na barriga, nas pernas ou nos quadris. Tudo depende da Gentica. Assim, uma pessoa pode desenvolver a chamada barriga de cerveja sem nunca ter tomado uma gota. Ser predominantemente andride - acumular mais gordura na cintura -, est muito mais sujeita Sndrome Metablica, um conjunto de

alteraes que meio caminho andado em direo s conseqncias mais fatais da obesidade.
17

Clulas Adiposas
ADIPOCITOS E SEU METABOLISMO

Sabe-se que as Clulas Adiposas so de origem medodrmica, do tipo conjuntivo, com incluses lipdicas de cidos graxos sob forma de trigliceridios, e que se desenvolvem a partir das clulas precursoras, chamadas pr-adipocitos. A microscopia eletrnica mostra que o ncleo do adipcito perifrico e que nas membranas do ncleo e do adipcito existem vrios e diferentes receptores adrenrgicos e hormonais. O envoltrio da clula adiposa constitudo por dupla membrana, com presena de retculo endoplasmtico e lisossomas entre elas, e a membrana externa envolvida por fibras colgenas e elastina, alem de fibras reticulares finas. Devido fina espessura desta membrana, o adipcito torna-se muito frgil manipulao e com vida muito curta fora do organismo. Um adipocito na fase inicial mede de 8 a 15 micras e na fase tardia, em torno de 80 a 160 micras de dimetro. A atividade metablica mantida pelo suprimento sangneo intra e extracelular. Nos espaos intercelulares podem ser encontradas as clulas linfides, mastocitos, eosinfilos, glucosaminoglicanos sintetizados pelos fibroblastos que em conjunto formam o sistema imunorregulador de tecido adiposo organizado.

PANICULO ADIPOSO

O agrupamento das clulas adiposas separadas por tramas de fibras reticulares finas de colgeno e elastina existentes no espao intracelular denominado Panculo Adiposo, e se localiza no espao entre a pele e a aponeurose muscular. Segundo a regio anatmica do corpo humano, o Panculo Adiposo formado por duas camadas > areolar e reticular, separadas por fina fascia superficial. Dentro desta estrutura encontramos vasos sangneos e linfticos de diferentes calibres. O panculo adiposo cumpre a funo de isolamento trmico, armazenamento calrico, proteo mecnica, metabolismo de hormnios, como ACTH, insulina, catecolaminas, somatotrofina, tiroxinas e outros, criando um sistema complexo que controla o ritmo de liplise dos adipocitos.

Dependendo do peso corporal e da regio anatmica do individuo, a espessura do panculo adiposo apresenta suas variaes.
18

Sistema Endcrino
As Glndulas Endcrinas secretam os hormnios que so lanados diretamente na circulao sangnea, atingindo todas as partes do organismo, onde desempenham as seguintes funes:

Metablicas: controlam a velocidade das reaes qumicas celulares; Morfogenticas: regulam o crescimento e desenvolvimento do indivduo ou de

determinados rgos;
De equilbrio endcrino: existe uma inter-relao de todas as glndulas, por exemplo:

quando o nvel do hormnio da tireide est baixo, a hipfise secreta um hormnio que estimula a tireide; Sexuais e reprodutivas: estimulam ou inibem o desenvolvimento dos caracteres sexuais; Nervosas e mentais: influem na parte psquica, na formao do carter e da personalidade do indivduo.

Entre o Hipotlamo estrutura pertencente ao sistema nervoso central e a Hipfise, estabelecem-se reaes imediatas por meio de substncias neuro-secretadas, os chamados fatores de liberao, os quais determinam o tipo de reao que seria mais adequado para o organismo. Quando a informao chega ao nvel da hipfise, ocorre uma srie de reaes, uma espcie de circuito de retrao, de maneira que todas as glndulas endcrinas interagem umas com as outras, mantendo um mesmo nvel de substncia para o organismo ( acares, eletrlitos, gua e substncias minerais de diversos tipos ). Os hormnios so protenas que trabalham de forma coordenada com o sistema nervoso. As principais glndulas so: Hipfise, Supra-Renais, Testculos, Ovrios, Pncreas, Tireide, Paratireide, Timo e Corpo Pineal.
Hipfise: tambm denominada Pituitria, uma glndula pequena menos de 1 cm de dimetro cerca de 0,5 a 1 g de peso que se situa na sela trica, na base do crebro, e est ligada ao hipotlamo pelo pednculo hipofsico. Fisiologicamente a glndula se divide em: Hipfise anterior ou Adeno Hipfise: produz os hormnios mais importantes, pois regulam a secreo dos hormnios da tireide, das supra renais e das glndulas sexuais, as secrees hipofisrias so controladas pelo hipotlamo.

Seus hormnios so:


1.

Hormnio do Crescimento: causa o crescimento de quase todas as clulas e A Corticotropina (CTH): faz o Crtex Supra-Renal secretar os hormnios

tecidos do corpo.
2.

Crticos Supra-Renais.

3.

O Hormnio Estimulador da Tireide (TSH) : faz a glndula tireide secretar O Hormnio Folculo Estimulante (FSH): ocasiona o crescimento dos folculos
19

tiroxina e triodo tironina.


4.

5. nos ovrios antes da ovulao; ele tambm promove a formao dos espermatozides nos testculos.
6. O Hormnio Luteinizante (LH): contribui significativamente para causar a ovulao; ele tambm promove a secreo de hormnios sexuais femininos pelo ovrio e de testosterona pelo testculo. 7.

A Prolactina: promove o desenvolvimento das mamas e a secreo do leite. Os hormnios da Hipfise Posterior ou NeuroHipfise a ocitocina (que

estimula a contrao uterina durante o parto) e o hormnio antidiurtico (que aumenta a presso do sangue) so na realidade produzidos pelas clulas dos ncleos hipotalmicos supra pticos e paraventriculares, eles chegam at a hipfise atravs dos feixes de fibras nervosas e ali se acumulam, prontos para entrar na circulao segundo as exigncias do organismo. - A Hipfise intermediria secreta o hormnio Melanocisto estimulante (MSH) alfa e beta.

Tireide: essa glndula desempenha papel essencial no desenvolvimento

harmonioso do organismo: carncia de hormnio tireides pode provocar graves perturbaes no crescimento, desde o nanismo at o cretinismo. Situa se no lado anterior do pescoo; encontra se apoiada nos primeiros anis da traquia. Tem forma de um H, apresentando os lobos direito e esquerdo unidos pelo istmo. Est sob controle de hormnio hipofsico TSH e, ao secretar os hormnios tiroxina e triotironina, utiliza protenas e iodo.
A Tiroxina e a Triotironina aumentam

a velocidade das reaes qumicas em quase todas as clulas do corpo, aumentando, assim, o nvel geral do metabolismo corporal. A calcitonina promove o depsito de clcio nos ossos, diminuindo, assim, a concentrao de clcio no lquido extra celular. so rgos do tamanho de um gro de trigo, situados atrs da tireide, dois do lado direito e dois do lado esquerdo. Sintetizam o hormnio paratormnio controla a concentrao de ons clcio no corpo controlando a absoro de clcio pelo tubo digestivo, a exceo de clcio pelos rins e a liberao de clcio dos ossos.

Paratireides:

Timo: situa se no mediastino; regride com o inicio da maturidade sexual e no se conhece o seu hormnio.

Alcana o desenvolvimento mximo na adolescncia e depois seu volume diminui rapidamente.Calcula se que interfere no controle do crescimento e da maturao sexual, na defesa contra as infeces, na formao dos anticorpos e no sistema linftico.
Pncreas: As - Insulina:

Ilhotas de Langerhans secretam dois hormnios:

age na queima da glicose no sangue, controla a produo de glicognio no

fgado. Para manter a taxa de glicose em nveis normais, o pncreas diminui a secreo de insulina quando o nvel de glicose no sangue estiver baixo, e vice versa;

aumenta a taxa de glicose no sangue, por estimular o fgado a liberar glicose para a corrente sangnea.
- Glucagon: 20

SupraRenais: localiza-se na parte superior de cada rim;so compostos por duas partes que diferem quanto s funes e estrutura. 1. Crtex da Supra-Renal: a regio cortical localiza-se externamente glndula, estando sob controle do (CTH) secretado pela hipfise.Seus principais hormnios so: -

Aldosterona: regula o equilbrio de sdio e potssio, principalmente atravs dos

rins, estimula a reabsoro de sdio nos tbulos renais, provocando menor eliminao de urina;
Cortisona ou Hidrocortisona: atua no metabolismo das protenas e gorduras, aumenta a taxa de glicose na corrente circulatria devido ao menor consumo de glicose pelos tecidos e ao aumento da resistncia insulina, e atenua as reaes celulares para rejeio de bactrias e cura de leses. -

Andrgenos: > hormnio masculino -, Estrgeno e Progesterona (hormnio

feminino): atuam de maneira discreta, em conjunto com os hormnios sexuais, no desenvolvimento dos caracteres sexuais secundrios.
2. Medula da Supra-Renal: situa-se na parte interior da glndula; est sob controle do sistema nervoso (SNS). Secreta os hormnios:

Adrenalina: estimula a ao cardaca, devido freqncia cardaca, provoca a

dilatao dos brnquios;


NoraAdrenalina: aumenta a presso sangnea devido constrio geral dos vasos

sangneos. Esses dois hormnios so importantes no metabolismo dos hidratos de carbono e aumentam a taxa de glicose no sangue. Nas emergncias, ocorre um aumento imediato desses hormnios tambm so secretados pelos para gnglios simptico e parassimpticos, localizados na aorta ascendente, torcica e abdominal.
Testculos: seu principal hormnio a testosterona, que atua no desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos e na maturao dos espermatozides. Esta glndula est sob controle dos hormnios da hipfise FHS e LH e secreta tambm, mas em pequena quantidade, o hormnio estrgeno.

principais hormnios so a progesterona e o estrgeno, mas secretam em pequena quantidade hormnio masculino. Os estrgenos estimulam o desenvolvimento das mamas, dos rgos sexuais interno e externo, aumentam a libido e o fluxo sangneo no tero e retm sdio e gua. A progesterona secretada pelo corpo amarelo, pelo crtex da supra-renal e pela placenta. Sua principal funo preparar o organismo para a gestao atravs de: - aumento do endomtrio uterino, preparando-o para a nidao do vulo fecundado; - diminuio das contraes uterinas, impedindo a expulso do ovo; - desenvolvimento da placenta, rgo responsvel pela nutrio do embrio;

Ovrio: seus

- desenvolvimento das glndulas mamrias; - inibio da secreo do FSH pela hipfise, para no ocorrer durante a gestao uma nova ovulao.
21

Circulao Sangunea
Sistema Circulatrio
Tpicos

A funo da circulao atender s necessidades dos tecidos transportar nutrientes para os tecidos, transportar os produtos finais do metabolismo para longe deles, conduzir hormnios de uma parte do corpo para outra e, em geral, manter um ambiente adequado, nos lquidos teciduais, para a sobrevida e funcionamento das clulas. O Corao o ponto central da Circulao Sangnea. uma bomba muscular constituda de duas cmaras receptoras - trios - e, duas cmaras bombeadoras - Ventrculos. O Sistema Circulatrio Sangneo composto por dois circuitos:
CIRCULAO PULMONAR -

Pequena Circulao:

Ventrculo Direito - Artrias Pulmonares - Capilares > no pulmo, Veias Pulmonares - trio Esquerdo.
CIRCULAO SISTMICA -

Grande Circulao ou Circulao Perifrica.

Ventrculo Esquerdo - Artria Aorta - Capilares Arteriais - Capilares Venosos - Veia Cava e trio Direito

Componentes Funcionais da Circulao


importante compreendermos os detalhes do funcionamento da circulao, assim como qual o desempenho global de cada uma de suas partes. Artrias - A funo das artrias transportar sangue, sob alta presso, para os tecidos. Por essa razo, as artrias tm paredes vasculares resistentes e o sangue flui rapidamente por elas. Arterolas - As arterolas so os ltimos e pequenos ramos do sistema arterial, atuando como vlvulas controladoras atravs das quais o sangue liberado para os capilares. As arterolas apresentam espessa parede vascular, capaz de fechar completamente a arterola ou permitir sua dilatao por vrias vezes o seu dimetro, tendo assim a capacidade de alterar, de modo muito acentuado, o fluxo sangneo para os capilares em resposta s necessidades teciduais. Capilares - A funo dos capilares trocar lquido, nutrientes, eletrlitos, hormnios e outras substncias entre o sangue e o lquido intersticial. Para que isso possa ser executado, as paredes capilares so muito delgadas e permeveis a pequenas substncias moleculares.

Vnulas - As vnulas coletam o sangue vindo dos capilares; elas gradualmente coalescem em veias progressivamente mais calibrosas. Veias - As veias funcionam como condutos para o transporte de sangue dos tecidos de volta do corao, mas so importantes tambm por atuarem como o
22

principal reservatrio de sangue. Como a presso do sistema venoso muito baixa, as paredes venosas so finas. Mesmo assim, elas so musculares, o que lhes permite contrair-se e expandir e, por conseguinte, atuar como um reservatrio controlvel para sangue adicional, tanto para quantidade pequena como para grande, dependendo das necessidades do corpo.

Fluxo Sangneo
Fluxo sangneo significa, simplesmente, a quantidade de sangue que passa por um ponto determinado da circulao em um perodo definido de tempo. Comumente, o fluxo sangneo expresso em mililitros ou em litros por minuto, mas pode ser expresso em mililitros por segundo ou por qualquer outra unidade de fluxo. O fluxo sangneo global pela circulao de adulto em repouso da ordem de 5.000 ml/min. Isso chamado de dbito cardaco, por ser a quantidade de sangue bombeada pelo corao em tempo unitrio.

Organizao do Sistema Circulatrio


No esquema abaixo podemos ver as circulaes Sistmica e Pulmonar, e os Vasos Linfticos. Artrias Sistmicas e veias pulmonares conduzem sangue oxigenado - em vermelho -, veias sistmicas e artrias pulmonares levam sangue desoxigenado - em Azul -, e nos vasos linfticos - em Amarelo -, corre a linfa.

A = Circulao Sistmica - B = Circulao Porta do Fgado - C = Circulao


Pulmonar

1. Pulmo - 2. Veia Pulmonar 3. Veia Cava Superior 4.Ducto Torcico 5. Veia Cava Inferior 6. Veia Heptica 7. Fgado 8. Veia Porta do Fgado 9. Intestino Delgado com Rede Capilar 10. Vasos e Nodos Linfticos 11. Rede Capilar Pulmonar 12. Artria Pulmonar 13. Aorta 14. Corao 15. Artria Mesentrica 16. Rede Capilar Sistmica 23

Absoro de Cosmticos e Frmacos pela Pele


A absoro percutnea nada mais que a absoro de uma substncia pela pele na qual penetra at as mais profundas estruturas entrando inclusive na corrente sangunea. A absoro percutnea de um princpio ativo num sistema transdrmico ou de preparaes dermatolgicas como lquidos, gis, pomadas, cremes ou pastas depende das propriedades fsicas e qumicas do frmaco e tambm de seu comportamento quando colocado em veculo farmacutico. O veculo pode no penetrar muito na pele nem transportar o frmaco atravs dela, mas a velocidade e o grau de penetrao variam para os diferentes frmacos e veculos. Desta maneira, deve-se examinar a combinao frmaco/veculo individualmente quanto absoro percutnea e eficcia. A absoro percutnea ocorre atravs dos poros; das glndulas sudorparas, das glndulas sebceas e outras estruturas da superfcie da derme. Abaixo das clulas da epiderme esto os capilares sanguneos, desta forma o ativo que penetra na derme capaz de atravessar a parede desses capilares e atingir a circulao geral. Os cosmticos penetram na pele intacta aps aplicao tpica pelos folculos pilosos das glndulas sudorparas ou sebceas ou por entre as clulas da camada crnea. A absoro percutnea dos cosmticos, trata-se da penetrao direta do ativo atravs do estrato crneo (uma camada fina e parcialmente seca de tecido morto, com 10 a 15 micrmetros de espessura, que forma a superfcie externa da pele). O extrato crneo um tecido queratinizado que se comporta como uma membrana artificial semipermevel e as molculas dos cosmticos penetram por difuso passiva. Assim, a velocidade de movimentao de um cosmtico atravs dessa camada da pele depende da concentrao do ativo no veculo, de sua solubilidade e do coeficiente de partio leo/gua no extrato crneo e no veculo. Substncias com caractersticas de solubilidade tanto em gua quanto em lpides so boas candidatas difuso atravs do estrato crneo, bem como nas camadas epidrmica e drmica. Na absoro percutnea esto s propriedades fsico-qumicas do prprio ativo, as especificaes do veculo, e o estado fisiolgico da pele.

As emulses foram os primeiros sistemas de liberao de ativos cosmticos na pele, e constituem uma disperso cuja fase dispersa composta por gotculas de um lquido, distribudas em um veculo no qual imiscvel, a fase dispersante por intermdio de um tensoativo. O veculo pode exercer uma forte influncia no resultado esperado de um produto, demonstrando ser uma ferramenta chave para o desenvolvimento de formulaes. Aliado importncia da qualidade e do avano tecnolgico, outro fator a se destacar que a caracterstica externa do produto final representa um aspecto relevante nas formulaes.
24

Bio Cosmtica
ATIVOS E BIO-ATIVOS

Compostos de Ativos e Bioativos e Extratos que auxiliam na ao Lipoltica da LIPO MODELAGEM TERMO ATIVA CORPORAL
Arnica > Extrato das flores da Arnica Montana, planta originria da Europa e cultivada

no Brasil, que apresenta ao anti-acne, anti-inflamatria, cicatrizante e de estimulao celular.


Castanha da ndia > Planta originria dos Balcs, aumenta a resistncia dos vasos

capilares, reduzindo sua permeabilidade e o risco de edemas. Melhora a circulao local e tem ao redutora. Tem como princpio ativo saponinas. Possui ao adstringente, antisptica, tonificante e anti-inflamatria.
Centella Asitica > Pequena herbcea espontnea encontrada em Madagascar e na

ndia. Seu extrato melhora a circulao e fortalece as paredes das veias e dos vasos linfticos. Reduz celulite e gordura localizada. anti-edematoso e tonificante.
Cavalinha > Ao adstringente, cicatrizante e elasticizante, comum nos produtos para

celulite e estrias. Composto de heterozidio, cidos orgnicos e taninos.


Fucus Vesiculosus > Substncia derivada de algas que tonifica os tecidos e reduz

gorduras.
Hera > Este extrato rico em hederina que um glucside responsvel pela

propriedade vaso-construtora: contm tanino, responsvel pela ao adstringente; contm saponinas, que so glicosdeos de ao emoliente; flavonides, de ao anti-inflamatria e ativadora da permeabilidade capilar; e um complexo orgnico-saliclico, que se revelou de extrema eficincia anti-lipmica em tratamentos cosmetolgicos dos processos de lipodistrofias localizadas, ou seja da adiposidade e da celulite. Erva Mate > Rico em alcalides, taninos, vitaminas, xantinas, saponinas, sais minerais, polifenis e flavonides. O extrato tem ao lipoltica, refrescante, tonalizante, antioxidante , bactericida e cicatrizante.

- As Xantinas (cafenas) agem contra a celulite e gorduras localizadas, uma vez que ativam a micro- circulao e descongestionam os tecidos. - Os Polifenis, antioxidantes, auxiliam na preveno e no tratamento do envelhecimento da pele. - As Saponinas ajudam na formao de espuma que limpa sem agredir e tm ao detergente, bactericida, emulsificante e antioxidantes. - Os Taninos so cicatrizantes e adstringentes.
25

Silcio de cido Manurnico Manuronato de Metilsilanol Silcio orgnico + cido Manurnico - obtido das Algas ( Algas Pardas ) > Laminaria Brasiliensis Possui ao tpica, antiinflamatrio, anti-radical livre e regeneradora. Estimula os fibroblastos a produzir Colgeno e Elastina. Trietanolamina - Substncia de ao emoliente e desincrustante. De propriedade alcalina, eleva o pH das formulaes cosmticas. Por isso usada para regular o pH das formulaes que necessitam desse controle. Biomin Aqua Cinque - um complexo de cinco minerais - magnsio, ferro, zinco, cobre e silcio -, que esto complexados covalentemente com peptdeos por um processo biotecnolgico, onde ons livres no esto presentes. Contm a mesma proporo desses minerais encontrados no plasma. Em formulaes para o cuidado da pele ir restaurar a aparncia natural e turgor das peles estressadas, cansadas e agredidas pelo sol. " Elastina Marinha" - Hydrolyzed Ulva Lactuca Extract Ativo anti-elastase > aumenta a sntese protica e acelera a regenerao celular. Especialmente indicado para produtos de tratamento do envelhecimento.

Xantalgosil C Acefyline Methylsilanol Mannunorate - Acefilina combinada ao Silcio Orgnico. Aumenta o AMP cclico e a inibio da fosfodiesterase. Tem ao regeneradora do tecido conjuntivo que atua por um mecanismo duplo sobre depsitos adiposos melhorando a micro circulao e aparncia da pele. Nicotinato de Metila - Hiperemiante que atua na reduo de celulites e gorduras localizadas. um ster do lcool metlico e do cido nicotnico, com caracterstica polar, muito solvel em gua e lcool etlico. Possui ao vasodilatadora promovendo aumento da circulao cutnea com extravasamento de sangue nos capilares perifricos localizados na derme e juno dermeepiderme, manifestado pelo efeito rubefaciente imediato (eritema cutneo). Curcuma Longa - Tumeric - Aafro - Ativo excepcional para preveno e tratamento auxiliar da celulite. Tem ao direta na micro-circulao sangnea. Kauling - Argila mineral natural. Absorve o leo e as impurezas.

Atuao dos Oligoelementos

Silcio (Si) - fundamental na reconstituio dos tecidos cutneos e na defesa do tecido conjutivo. Tem ao hemosttica, purificante, adstringente, e remineralizante. Rehidrata a pele e as mucosas. Tambm age na elasticidade da pele atuando em flacidez cutnea.
26

Magnsio (Mg) - Fixa os ons de potssio e do clcio e a manuteno do gel celular, ou seja, promove a hidratao. Cobre (Cu) - Tem desempenho importante nos processos de fixao do oxignio. (melanogenese) Ferro (Fe) - Tem papel importante na respirao celular e na transferncia de eltrons. Na pele a carncia de ferro manifesta-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade. Zinco (Zn) - Sua concentrao relativamente elevada na pele, sua carncia se traduz por uma queratinizao.

Extratos Botnicos
Extrato > Um extrato herbal uma soluo lquida de ervas e lcool. As ervas desidratadas ou frescas so combinadas com lcool e em seguida a matria slida removida, deixando somente os leos vegetais misturados ao lcool. Este processo denominado extrao lquido-lquido, da o nome, extrato herbal. Por exemplo, um extrato feito de hortel-pimenta e lcool poderia ser denominado de "extrato de hortel-pimenta". Extrato de Centella Asitica > Pequena herbcea espontnea encontrada em Madagascar e na ndia. Seu extrato melhora a circulao e fortalece as paredes das veias e dos vasos linfticos. Reduz celulite e gordura localizada. anti-edematoso e tonificante. Extrato de Ginkgo Biloba > rvore Chinesa, batizada pelos Japoneses de Fruto de Prata. um extrato vegetal com ao vaso dilatador perifrica. O extrato de suas folhas, tem ao anti-oxidante e auxilia no combate aos radicais livres. Estimulante da microcirculao, age contra o envelhecimento e tonifica as veias entre muitas outras propriedades. - Sugere-se uma pesquisa ampla sobre esse extrato. Extrato de Guaran - Paulnea Cupana Hbk - Sapindacea > utilizado como Adstringente, Estimulante, tnico e Vasodilatador. composto por Cafena, Teofilina, Teobromina e Polifenis > Catequina e Epicatequina. Extrato de Girassol - Heliantus Annuus Flower > Possui vitaminas E e, F - Protege a pele contra os radicais livres.

_____________________

Utilize apenas Cosmticos de Marcas Renomadas com tradio em qualidade e de Uso Exclusivo Profissional com registro na Anvisa.
27

Argilas
Aplicabilidade em Tratamentos Estticos A Argila um produto natural fisiologicamente ativo, devido a sua composio rica em minerais e oligoelementos que na argila verde especificamente tornam-se adequados utilizao para fins estticos e tratamentos naturais variados. Estes componentes minerais e oligoelementos, em contato com a pele, estabelecem um sistema de troca, que consiste na retirada de toxinas e impurezas variadas, e no fornecimento de diversos componentes extremamente necessrios para o bom funcionamento do nosso organismo, suprindo assim a deficincia de alguns deles, ajudando a evitar o aparecimento de inmeras disfunes. A argila verde proveniente do desmembramento de rochas, extradas de grandes profundidades do solo. Deve ser retirada de local apropriado previamente analisado e no contaminado por inseticidas, esgoto, latrina, longe de hospitais, indstrias, fazendas e cemitrios. Todo o processo de manipulao, desde a extrao at o envase, deve obedecer a um rigoroso controle de higiene. Sua esterilizao normalmente feita atravs de raios gama, o que garante a preservao total de suas propriedades e eliminao de quaisquer impurezas sem deixar resduos. A embalagem final, em sacos plsticos inviolveis, assegura a sua plena qualidade e conservao, com o sistema de zipper continua a fornecer esta segurana durante o seu manuseio e utilizao.

Estudos
Ao pesquisar sobre a Argila, notamos um grande interesse de diversas civilizaes pela mesma. Os egpcios utilizavam-na em processos de mumificao de corpos, por ser um significativo agente de recuperao fsica. Tambm usada na medicina Grega (o grego Diosconde), rabe (clebres mdicos como Avicume e Galeno), Romana, Indgena e na Idade Moderna, por naturalistas como Kuler, Just e Kneippemp, mas entre todas as aplicaes de argila com fins teraputicos, foi o pastor E.F.Felke (1856-1926) quem as sistematizou, criando mtodos com indicaes precisas. A Argila rica em diversos minerais (em propores variadas o que as diferenciam entre si ) e oligoelementos, que so metais e metalides existentes tambm no corpo humano em quantidades infinitas, indispensveis ao funcionamento do organismo.

Composio Bsica das Argilas

Preponderantes: Silcio - Alumnio e Ferro Pequenas Propores: Potssio - Clcio - Magnsio e Titnio Traos: Enxofre - Fsforo - Mangans - Sdio Rubdio Estrncio - Glio Cromo - Zinco - Cobre e Nquel

28

Efeitos e Aes da Argila Verde

O uso da Argila Verde, permite que as clulas restabeleam e regularizem as suas funes, refora a funo protetora da epiderme, aporta elementos para reestruturao da pele, aumenta a resistncia natural contra as agresses dirias. A pele readquire sua tonicidade e firmeza, recuperando as caractersticas de jovialidade e sade. Possu ao esfoliante, tensora, limpa e higieniza a pele controlando a oleosidade e favorecendo a remoo de impurezas. A ao microabrasiva da camada crnea deve-se s partculas micronizadas capazes de efetuar uma esfoliao suave na superfcie cutnea, permitindo uma homogeneizao da pele (esfoliante suave ou peeling biolgico). A argila verde funciona como desintoxicante metablico corporal, facial e capilar. Essa ao se d devido sua capacidade de adsorso de toxinas. Indicaes

Nos Cabelos: Reduz a oleosidade do couro cabeludo, ativa a microcirculao

local, trata a queda do cabelo e caspa auxiliando na eliminao da seborria.


No Rosto: Tem ao exfoliante, hidratante, tensora, limpa e higieniza a pele. No Corpo: Absorve toxinas e impurezas, auxilia a reproduo e renovao celular

restaurando a tonicidade e elasticidade da pele, reduzindo a flacidez. Efeitos e Aes da Argila Branca A Argila Branca contm diversos oligoelementos, entre os minerais encontrados destacam-se os de silcio ( um componente dos aminocidos na protena da pele), reduz as inflamaes, tem ao purificante, adstringente e remineralizante, efeito anti-sptico, cicatrizante. Ideal para procedimentos em Peles Oleosas, Acneicas, Couro Cabeludo Seborrico e em tratamentos para Adiposidades e Hidrolipodistrofias quando associada a outros ativos. Efeitos e Aes da Argila Rosa

A Argila Rosa, alm dos benefcios da Argila Branca, possui grande poder tensor, indicado nos tratamentos de Flacidez Tissular. Combate desestruturao do tecido conjuntivo devido aos sinais de envelhecimento. Hidrata a pele e as mucosas e combate radicais livres.

29

Atuao dos Oligoelementos

Silcio (Si) - fundamental na reconstituio dos tecidos cutneos e na defesa do

tecido conjutivo. Tem ao hemosttica, purificante, adstringente, e remineralizante. Rehidrata a pele e as mucosas. Tambm age na elasticidade da pele atuando em flacidez cutnea.

Alumnio (Al) - Este elemento atua contra a falta de tonicidade. Cobre (Cu) - Tem desempenho importante nos processos de fixao do oxignio.

(melanogenese)
Enxofre (S) - um componente dos aminocidos na protena da pele. Tem efeito

anti-sptico.
Ferro (Fe) - Tem papel importante na respirao celular e na transferncia de

eltrons. Na pele a carncia de ferro manifesta-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.

Mangans (Mn) - Tem ao especfica na bio-sntese do colgeno. Magnsio (Mg) - Fixa os ons de potssio e do clcio e a manuteno do gel

celular, ou seja, hidratao.


Zinco (Zn) - Sua concentrao relativamente elevada na pele, sua carncia se

traduz por uma queratinizao.

Propriedades

Reteno de gua - Argila possui a capacidade de absorver a gua por

capilaridade, e essa absoro depende da finura das partculas que a compe.


Reteno de Calor - A condutibilidade calrica da argila muito importante,

tem grande capacidade de acumular e liberar calor.


Reteno de Gases - Acumula gases, vapores e odores.

Estado Coloidal e a Adsorso Se diz que uma matria se encontra no estado coloidal, quando suas partculas so invisveis ao microscpio normal. A propriedade principal de uma partcula no estado coloidal, como existe na argila em estado de dissoluo, e a troca de partculas atravs da superfcie das mesmas. Este processo chama-se ADSORO, processo intermedirio para a ABSORO.

As propriedades da argila atuando como adsorvente, so muito importantes para o seu uso prtico, por ser evidente a grande intensidade da fora com que uma partcula se fixa na superfcie das pequenas partculas de argila verde, por isso, o uso externo da argila absorve as toxinas e outras secrees.
30

Tratamentos e Aplicaes
Os Tratamentos Estticos para Reduo de Medidas Corporais realizados com Argila devem ser associados a Cosmticos Indutores, apresentando excelentes resultados, favorecendo a reproduo celular integral. Em casos de Tratamentos Faciais deve ser utilizado gua Filtrada ou gua Termal Mineral afinando e clareando a pele, estimula a circulao sangunea e linftica, tem efeito tensor cutneo imediato no rosto, e couro cabeludo. Tambm por microabraso da camada crnea promove uma esfoliao biolgica.

Cuidados com as Argilas


No utilizar mais de uma vez a mesma argila depois de preparada, porque ela absorve impureza do corpo e meio ambiente. Conservar em lugar seco e fresco fora do alcance de crianas, protegendo de luz, umidade e calor excessivos.

Acessrios para Manipulao


No preparo e manuseio da argila, no utilizar potes, colheres ou outros objetos de metal, pois o mesmo em atrito com os oligoelementos, minerais e semi metais contidos na argila oxidam-na a tornando ineficaz. Indica-se o uso de cubetas em resina plstica atxica, por ser material esterilizvel, flexvel que proporciona melhor manuseio nas aplicaes e limpezas. Lavar e esterilizar cubetas, pincis, medidores e esptulas antes e aps o uso.

gua para mistura


A utilizao de gua termal mineral ou filtrada de extrema importncia no uso Teraputico das Argilas, pela total ausncia de cloro ou outros adicionais qumicos que interferem e prejudicam a eficcia das argilas. As Argilas tem sido largamente utilizada por esteticistas, como base, ou no auxilio em tratamentos estticos variados associando as mesmas a Loes e Cosmticos Indutores. A Argila um produto natural e sem contra-indicaes, podendo ser utilizado, desde um simples tratamento de acne at a revitalizao da camada superficial da pele e em tratamentos variados para adiposidades, hidrolipodistrofias, teraputicos, capilares, pr e ps cirrgicos, entre outros.

Um tratamento em sees seqenciais intercaladas e realizados dentro

de um perodo determinado, traz melhores resultados.


31

Algas Vermelhas
Aplicabilidade em Tratamentos Estticos

As Algas Vermelhas apresentam um nmero muito amplo de espcies, acima de 100, onde dentre estas destacamos a espcie Gracilria confervoides - L. Greville -, citada nas edies das Farmacopias Brasileiras como uma das espcies pela qual pode ser extrado o Agar Agar, o qual processado um mtodo de purificao da mucilagem. Este gnero caracterizado por Algas Vermelhas Filiformes, formadas de cordes cilndricos de cor vermelho-alaranjada podendo alcanar de 30 a 50 centmetros de comprimento. A cor e a textura firme dos seus filamentos so adaptveis a numerosas utilizaes alimentares, sendo que so ricas em fibras, protenas, vitaminas e sais minerais. Os asiticos consomem Gracilrias frescas (Ogonori) em saladas, secas ou como gelias produzidas a partir de folhas reduzidas a p.

Nome Cientfico: Gracilria confervoides - L. Greville Nome Popular: Gracilria, no Brasil. Famlia Botnica: Gracilariaceae. Princpios Ativos: - Macroelementos: Clcio e Fsforo. - Microelementos: Cdmio, Chumbo, Mercrio, Estrncio, Cromo, Nquel, Cobalto, Cobre, Ferro e Iodo. Aminocidos Essenciais: Arginina, Histidina, Isoleucina, Leucina, Licina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Valina e Alanina. Vitaminas: A, B1, B2, C, B12 e Acido Flico. Mucilagens: Agarose e Agaropectina.

INDICAES e AO FARMACOLGICA

Como j foi dito a partir da Gracilria extrado por meio de purificao de suas mucilagens o Agar Agar, o qual utilizado na indstria farmacutica e alimentcia, constituindo-se em sua a maior utilizao. No s a Gracilria, a qual uma alga vermelha, mas outras algas marinhas como as azuis, verdes e marrons tambm so utilizadas em cosmticos. Extratos denominados OMG (Origem Marinha Gelificados) so extrados de Algas Vermelhas e Marrons, como

Fucus, sendo as propriedades promovidas pelas mucilagens, vitaminas, aminocidos e sais minerais contidos nas algas.

32

Propriedades:

Efeito Hidratante: Uma hidratao praticamente imediata perceptvel aps a aplicao do produto. A pele se torna mais macia e aveludada e, aps algumas aplicaes, rugas e marcas de expresso so menos evidentes. Uma pele mais lisa, com aspecto mais jovem e sadio, pode ser observada ao fim de uma vintena de dias de aplicao de extratos OMG. O efeito hidratante to intenso que reduz os sintomas do excesso de exposio ao sol, tais como a vermelhido e a formao de bolhas. Efeito Protetor: Irritaes superficiais, tais como as causadas pelo barbear e peladepilao, e as reaes cutneas causadas por poluio ambiental ou condies climticas adversas, so efetivamente controladas pelos extratos OMG. Irritao e vermelhido desaparecem, restituindo pele aspecto normal. Efeito Queratoltico: O efeito hidratante extremamente elevado dos extratos de OMG permite o amaciamento gradual da pele, fazendo com que as calosidades desapaream naturalmente ao fim de vinte a trinta dias de uso, sem que disto resulte qualquer irritao cutnea. Tal efeito mais claramente observado sobre a pele das palmas da mo, dos ps e dos cotovelos. Efeito sobre os Cabelos: A substantividade dos poligalactosdeos de algas marinhas com relao ao cabelo foi demonstrada por Goldenberg ( Drug and Cosmetic Industry (abril 1984), e estudos nacionais evidenciaram o pronunciado efeito protetor e hidratante dos extratos de OMG sobre os fios de cabelo. De tal efeito resultam um aumento da resistncia dos fios, maior brilho e maciez, e menor carga esttica, permitindo o penteado melhor e mais estvel. Toxicidade/Contra-indicaes: No foi encontrado nada especfico quanto toxicidade da Gracilria in natura ou em p, mas sim quanto ao uso do Agar Agar Gracilria confervoides - L. Greville em formas farmacuticas (ver literatura do Agar Agar). Dosagem/Modo de Usar: Nas pesquisas bibliogrficas no foi encontrado nada especfico com relao Gracilria. Outras Algas Marinhas e suas Funes Especficas

ASCOPHYLLUM: Alga marrom rica em aucares, minerais e vitaminas. Indicada para cabelos secos, danificados e frgeis, utilizada em cremes e loes hidratantes.

BLADDERWRACK: alga verde rica em glucdios, material mineral, protdeos, lipdios, possui propriedades calmantes, hidratantes e remineralizante. Indicada para pele e cabelos secos e danificados.
33

CLORELA: uma alga verde microscpica, que contm protenas, glucdios e protdeos. Apresenta propriedades reestruturantes, condicionantes e de formao de filme. Utilizada em cremes nutritivos para peles maduras e danificadas, tambm indicada para cabelos finos e frgeis. SPIRULINA: uma alga azul, rica em protenas, protdeos, glucdios e material mineral. Apresenta propriedades hidratante, firmadora, regenerante e de formao de filme, indicada para xampus, condicionadores, cremes e loes. PALMARIA PALMATA: uma alga rica em glucdios, protenas e lipdios com atividade hidratante e remineralizante, indicada em produtos anti-aging. PORFIRO: uma macro alga rica em minerais e vitaminas, indicada para cabelos finos e delicados, pele ressecada e danificada. PORPHYRIDIUM: uma alga vermelha rica em protdeos, protenas, cidos orgnicos, enzimas e vitaminas. Apresenta propriedades hidratantes, antioxidante e anti-radicais livres indicada em produtos para pele madura e danificada.

Referncias Bibliogrficas: CEVA-IFREMER (Frana) Revista COSMETICS & TOILETRIES (Ed. em Portugus) 31, set./out. 1990. FARMACOPIA BRASILEIRA. 3 edio. 1977.

NOTA: O Texto acima foram baseados nas referncias bibliogrficas nele citadas, no se tratando de uma fonte de prescrio, produo ou uso de qualquer medicamento. Estas informaes so para uso exclusivo de profissionais da rea da sade.

Algas Vermelhas

As algas vermelhas ARKAN possuem um dos mais eficientes sistemas antiradicais livres, devido presena da bio-molcula Super Phyco Dismutasa (SPD), que tem um tamanho to reduzido que consegue penetrar na pele, agindo em profundidade na mesma.
34

Os radicais livres fazem parte de nosso metabolismo. Sua produo excessiva causa danos aos tecidos. As algas vermelhas ARKAN, devido sua alta concentrao de mucopolissacardeos (atuantes) em nvel intersticial) devolvem a velocidade normal das trocas celulares nos tecidos celulticos asfixiados.

Elementos da alga marinha Arkan:


cido gliclico (sob forma de glico-protena); oligoelementos e aminocidos minerais naturais (iodo, magnsio, sdio e potssio, etc); vitaminas A, B1, B6, B12, C, D e E. Dentre as propriedades das algas Arkan, destacam-se: Retardam o envelhecimento do tecido; Favorecem a reduo adiposa e celultica; Firmam os tecidos; Eliminam o cansao dos membros inferiores; Aliviam as dores provocadas por queimaduras solares; Suavizam e lubrificam a pele; Auxiliam na cicatrizao da acne; Aliviam a dor e o inchao dos ps, auxiliam nas rachaduras; Do brilho e suavidade aos cabelos danificados pelo sol ou elementos qumicos; Auxiliam na preveno das estrias; Auxiliam no clareamento de manchas de diversas etiologias; So bactericidas, fungicidas e hipoalergnicas.
Fonte: Informaes Fornecidas no Site Arkan

Reduo de Medidas bem Sucedida


Orientao Alimentar para suas Clientes

Para que a LMTA Lipo Modelagem Termo Ativa Corporal seja perfeita quando, alm de modelar a silhueta abdominal, se deseja tambm perder peso, necessrio que sua cliente adote e/ou altere seus hbitos alimentares. Uma dieta que vise a perda de peso

35

eficaz e sustentada, deve ser orientada e obedecer a certas regras. Confira agora as sugestes. As dietas ou reeducao alimentar orientadas para perder peso devem ser aplicadas considerando algumas regras gerais, de forma a serem bem sucedidas: Oriente sua cliente a alimentar-se num ambiente tranqilo, calmo e agradvel (ex.: no deve alimentar-se em frente televiso ou a ler um livro/revista). Que coma devagar, mastigando bem os alimentos, para auxiliar na digesto e dar tempo para que o seu crebro perceba que j est saciado. A alimentao diria deve ser fracionada pelo menos em quatro refeies e, dependendo dos horrios de cada um, poder ir at seis ou sete refeies dirias, ou seja, 3 refeies principais (pequeno almoo, almoo e jantar) e pequenas refeies intermdias, que evitem perodos de jejum prolongados. As refeies efetuadas entre as refeies principais devero ser ligeiras, constitudas por alimentos de baixo valor calrico e em pequena quantidade. Bons exemplos sero as frutas acompanhadas com 1-2 bolachas ou 1 pedao de po, leite meio gordo ou magro, iogurtes magros, cereais pouco aucarados e ricos em fibras, uma barrinha de cereais pouco doce, etc.. Cuidado com as dietas milagrosas que alm de no serem eficazes a longo prazo, podero mesmo colocar em risco a sade dos seus seguidores. As deitas agressivas, no orientadas e com grande reduo dos hidratos de carbono (po, massa, arroz, etc.) e com elevado teor de protenas, podem levar formao de corpos cetnicos, a uma diminuio do PH dos fludos corporais, elevao da concentrao de cido rico e reduo do potssio srico, alteraes estas que levam, no limite, morte sbita. Oriente para o aumento do consumo de hidratos de carbono complexos (como arroz, massas, feijo e outras leguminosas, po, etc.) e evite ou reduza os hidratos de carbono simples (como o acar e todos os produtos que o contm: sobremesas doces, bolos, bolachas, chocolates,... Oriente tambm, que procure aumentar a quantidade de fibras na dieta: comendo frutas sempre que possvel com a casca e com a polpa (em vez de beber apenas o sumo); que coma vegetais, legumes e hortalias abundantemente; dando preferncia a alguns produtos integrais, tais como o po de centeio integral, arroz e farinhas integrais, fibras de trigo e aveia, mas sem cair no erro de abusar desses alimentos, nem pensar que emagrecem: eles apenas tm mais fibra, um nutriente importante na regularizao dos intestinos e com capacidade de o fazer sentir cheio e satisfeito mais cedo.

No almoo e no jantar, que procurem iniciar sempre com sopa ou saladas. Temperando saladas com azeite, limo ou vinagre e diminua o sal. Temperos como: organo, alecrim, alho, cebola, vinagre, louro, manjerona, ervas aromticas, gengibre,... podem ser usados vontade.

36

Use carnes magras (retire todas as gorduras visveis), peixes e aves sem a pele (retire-a antes de cozinhar), na forma de grelhados e ensopados, cozidos, estufados, em caldeiradas ou assados, sempre com pouca ou nenhuma adio de gordura, e sempre que a utilizar, prefira o azeite Como sobremesa utilize fruta da poca, em nmero de 3 peas por dia. Mas quando tiver vontade de comer doces, procure os caseiros, sem natas, leite condensado ou chocolate. Boas sugestes para uma escapadela semanal (que, se for semanal, nem deve ser encarada como escapadela j que perfeitamente aceitvel) so: gelatina com frutas frescas, arroz doce, farfias,.... Lembre-se ainda que a melhor altura para comer um doce no final da refeio, nunca nos intervalos com o estmago vazio. Evite concentraes explosivas de calorias, como: acar, rebuados, gelados, bolos (mesmo os secos!), chocolates, bolachas doces, refrigerantes, bebidas alcolicas, carnes gordas, pele de aves, bacon, banha, chourio, salame, salsichas, salgadinhos, refeies pr cozinhadas, maionese, natas, queijos gordos, manteiga, margarina e excesso de leos. Procure conhecer o valor calrico dos alimentos: leia atentamente o rtulo. Procure alimentos com baixo teor de gordura ou sem gordura. Lembre-se que um alimento que no contm acar pode conter muita gordura, e vice-versa (mais uma vez, preste ateno ao rtulo). Sempre que sentir vontade de comer algo que sabe que no deve, por ser um alimento muito calrico, no o faa e beba 1 ou 2 copos com gua. Pare para analisar a sua fome. Tente perceber se uma fome fisiolgica, se tem realmente fome, ou se est com vontade de comer por alguma compulso psicolgica. Procurar a ajuda de um psiclogo pode ser de grande utilidade nestes casos. Ingerir pelo menos 2 litros de lquidos por dia, com preferncia para a gua. Mas no h nada contra a ingesto de outras bebidas no calricas como o ch ou limonada (sem acar, claro!) Procurar realizar uma atividade fsica diria , e sempre que surgirem ataques de vontade de beliscar: caminhar, sair com o co,... Os exerccios recomendados so: a natao, a caminhada, a bicicleta (ergomtrica ou no), os cardiovasculares, entre outros, de preferncia dirios e constantes. Os medicamentos quando usados devem ser recomendados sempre por um mdico e usados como auxiliares, e no como a base do tratamento. Na maioria dos casos, os mdicos receitam moderadores do apetite, reduzindo a sua dose aos poucos, at que o organismo passe a funcionar por si s. Mas a reeducao alimentar tem sempre que ser feita, e mantida, se querem ver mantidos os resultados. Os diurticos no devem ser usados, pois, GORDURA NO GUA E NO SAI NA URINA. A discreta perda de peso decorrente do uso desses medicamentos deve-se

desidratao do organismo, o que leva conseqente perda de sais minerais, essenciais sade. Frmulas mgicas no existem, por isso oriente suas clientes a tomar muito cuidado no uso de medicamentos para emagrecer, sejam eles naturais ou recomendados por uma amiga.
37

Conduo e Interpretao DADOS PESSOAIS DATA______/______/______. NOME:__________________________________________________________________. DATA DE NASCIMENTO:___/___/___ - IDADE:_______ - EST. CIVIL:___________. ENDEREO RESIDENCIAL:______________________________ NRO:____ Apto.____ . ENDEREO COMERCIAL:______________________________ NRO:____ Sala.______ . ENDEREO PARA CORRESPONDNCIA: RES ( ) COML ( ) - CEP:_____________.

FONES: RES:____________.CELULAR:___________.COML:__________ Ramal_____ . EMAIL:__________________________________FAX:____________________________. HBITOS PESSOAIS TIPO DE ALIMENTACO:__________________________________________________ . Independente do hbito alimentar, oriente sua cliente manter uma regrada porm leve dieta alimentar durante e aps o tratamento. Imprima a Pg. Orientao Alimentar e oferea a sua cliente aps a Anamnese. CARNE VERMELHA: SIM ( X ) NO ( ). - Freqncia Semanal______________ Se a resposta for afirmativa ( Fator de Impedimento) solicite que sua cliente no coma carne vermelha no mnimo por 16hs antes da sesso. NRO. DE REFEIES DIRIAS:________________. HORAS DE SONO:_____________. Independente de resposta nesse item, o Texto Orientao Alimentar j responde a essa questo. BEBIDAS ALCOLICAS:SIM( x ) NO( )S VEZES( )-FUMANTE:SIM ( x )NO ( ). NRO. DE CIGARROS/MAOS P/ DIA:__/__. - EXERC.DIRIOS: SIM ( ) NO (x ).
a) Fumo e bebidas alcolicas em alto consumo dirio podem afetar o resultado porm no fator de impedimento.

NRO. DE HORAS DIA:____ - APARELHOS DE GINSTICA EM CASA:SIM (x)NO( b) Recomende que realize exerccios sempre aps as sesses da LMTA.

).

ACADEMIA DE GINASTICA NO MOMENTO: SIM ( x ) NO ( ). DIAS E HORRIOS DA ACADEMIA:___________________________________________________________. Oriente que os realize em dias alternados LMTA. Em ltimo caso, recomende que faa a academia sempre aps s sesses. Se for necessrio altere sua agenda. Em caso de Exerccios de Impacto, solicite que os substitua por outros, pois Fator de Impedimento. CAMINHADA DIRIA:SIM ( ) NO (x) - PRTICA DE ESPORTES: SIM ( )NO ( ).

Neste caso oriente que realize uma caminhada diria de 20 a 30min em local agradvel em meio ao verde de um parque por exemplo. Ajuda muito em pessoas com stress. QUAL(AIS):_______________________________ AMADOR ( ) PROFISSIONAL ( ). OBSERVAES: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 38 INFORMAES COMPLEMENTARES: TIPO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL:_________________________________________ Ao perceber sedentarismo, como trabalhar sentada ou em ambientes de forte stress, recomende atividade fsica AO AR LIVRE. QUEIXAS PRINCIPAIS:_____________________________________________________ ANTECEDENTES HEREDITRIOS - PAI( )- ME ( )- AVS( ) - IRMOS( )-. QUAIS:__________________________________________________________________ Neste caso se houver hereditariedade familiar principalmente se relacionada a obesidade, poder ter dificuldades em obter resultados satisfatrios ou at mesmo serem inexistentes. OSTEOPOROSE - SIM ( ) NO ( ) - QUANTO TEMPO:_________________________ TRATAMENTO MDICO NO MOMENTO-SIM ( ) NO ( )-QUAL: _____________________ FINALIDADE:_____________________________________________________________ EST SOB MEDICAO NO MOMENTO-SIM( )NO( - QUAL(ais)___________________ Em caso positivo e havendo dvidas, solicite liberao mdica. Veja as Indicaes e Contra-Indicaes. INTERVENES CIRRGICAS REALIZADAS:_____________________________________ Se for recente e havendo dvidas, solicite liberao mdica. IMPLANTE DE:PRTESE METLICASIM( MARCA-PASSO -SIM( )NO( ) )NO( ) - LOCAL:_____________________ )NO( ) ( ) -. - PRTESE DENTRIA COM METAIS-SIM(

OBTURAES DENTRIAS METLICAS - AMLGAMA - SIM ( ) NO Contra Indicado apenas em Eletroterapia.

CICLO MENSTRUAL NORMAL-SIM( ) NO( )- TENSO PR-MENSTRUAL-SIM( )NO ( ) DORES PR-MENSTRUAIS-SIM( ) NO( )-CLICAS PR-MENSTRUAIS- SIM( ) NO( ) No realize sesses da LMTA nos 3 dias que antecedem ou, durante o ciclo menstrual MENOPAUSA - SIM( )NO( )-EM QUE IDADE:__________ - QUANTO TEMPO:________ Diminui as expectativas de resultado MAS, no fator de impedimento. FAZ TRATAMENTO HORMONAL- SIM( ) NO( )- ATIV. SEXUAL NORMAL-SIM( )NO( ) Em caso positivo de tratamento hormonal Fator de Impedimento de melhores resultados PLULA ANTI-CONCEPCIONAL-SIM( )NO( )- Qual: _________________________ Dependendo do percentual hormonal, pode impedir melhores resultados. Neste caso, recomende que o substitua por outro mais leve com orientao do ginecologista. ANTI-CONCEPCIONAL INGETAVEL - SIM( )NO( )- Qual: ____________________ Se a resposta for positiva No realize a LMTA. Fator de impedimento. GRAVIDEZ NO MOMENTO - SIM( ) NO( )- QUANTOS FILHOS:____________________ Se a resposta for positiva No realize a LMTA. Fator de Contra Indicao. PARTO(s) NORMAL(ais)-SIM( )NO( )-PARTO RECENTE-SIM( )NO( )- TEMPO:____

Em caso de Indicao.

parto

recente

No

realize

LMTA.

Fator

de

Contra

EST AMAMENTANDO NO MOMENTO - SIM ( ) NO ( ) -. Neste caso No realize a LMTA. Fator de Contra Indicao. ___________________________________________

Declaro estar Ciente dos procedimentos a serem adotados nas sees contratadas assim como todas as informaes prestadas por mim so verdadeiras.
_______________________________________ Assinatura 39 OBSERVAES: SINTOMA APRESENTADO:____________________________________________________________ TRATAMENTO INDICADO: ___________________________________________________ NRO. SECES:___ - 1[ ] - 2[ ] - 3[ ] VEZES POR SEMANA.

A LMTA deve ser realizada em dias alternados e no mximo 3 sesses por semana. INICIO DO TRATAMENTO:___/___/___ . TERMINO PREVISTO EM:___/___/___ -. TCNICAS MANUAIS UTILIZADAS:____________________________________________ APARELHOS UTILIZADOS:___________________________________________________ COSMTICOS UTILIZADOS:__________________________________________________ COSMTICOS DE MANUTENCO: ______________________________________________ ____________________________________________ DATA DE ENTREGA:___/___/___ ORTOMOLECULAR / FITOTERAPIA / FLORAIS RECOMENDADO:______________________ ___________________________________________ DATA DE ENTREGA:___/___/___ Sendo Terapeuta Ortomolecular, de Florais ou Fitoterapeuta, poder fazer uso das mesmas paralelamente a LMTA. REEDUCACO ALIMENTAR:SIM[ ]NO[ ]-RECOM. DE ATIV.FSICA:SIM [ ] - NO[ ] Sempre recomende que sua cliente procure orientao alimentar e fsica por profissionais habilitados. RECOMENDAO P/ ESPECIALISTA MDICO: SIM [ ] - NO [ ] -. Havendo necessidade, recomende sua cliente que procure ajuda de especialistas mdicos. _____________________________ OBSERVACES: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

RESULTADO OBTIDO: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 40

Biometria
Posio da Paciente
Para realizar uma Correta Biometria siga as orientaes que se seguem: A ) Colocar a paciente em posio Ereta e em P, com Ps e Pernas unidos. B ) Posicionar as Mos juntas com os Braos Elevados sobre a cabea como no desenho abaixo.

Nota: Ao iniciar a tomada das medidas observe e certifique-se SEMPRE que a Fita Mtrica esteja em Posio Rigorosamente Horizontal em relao ao corpo ( Frente, Flancos e Costas ) em toda a circunferncia da cintura nas 4 tomadas de medidas. ATENO:

A ) Coloque a Fita Mtrica apenas encostada no corpo. No Aperte e no a deixe Frouxa. B ) No momento de cada tomada de medida, solicite a cliente segurar a respirao mas, sem Encolher a Barriga. 1 - D incio a 1 tomada de medida na altura da Cicatriz Umbilical. Anote a Medida na Ficha de Biometria. 2 - Tome a 2 Medida a 8 Centmetros acima (+/- 4 dedos) da linha da Cicatriz Umbilical. Anote a medida obtida. 3 - Tome a 3 Medida a 8 centmetros abaixo (+/- 4 dedos) da linha da Cicatriz Umbilical. Anote a medida obtida. 4 - Tome a 4 Medida a 8 centmetros abaixo(+/- 4 dedos) da 3 Medida, na altura do pbis aproximadamente. Anote a medida.

Para obter os resultados repita as orientaes acima na Biometria Final.

Ateno: Ao final de sesso, faa a 2 Biometria tomando as medidas de resultado, Exatamente sobre as mesmas linhas da 1 biometria. > Para excluir a possibilidade de erro entre a 1a e 2 tomada de medidas, voc pode marcar com caneta tipo hidrocor os locais aferidos na 1 Biometria que lhe serviro de base para a 2 tomada de medidas. IMPORTANTE As Biometrias Inicial e Final, devem ser realizadas SEMPRE pelo mesmo Profissional.
41

Biometria
Paciente:__________________________________________ Data: ___ / ___ / ___.

B A B C

F E TRATAMENTO:___LMTA_______SEO n: 01__ Incio: 14 Hs. Trmino: 15 Hs. +/Resultados

A B C D E F G H

94cm. 89cm. 93cm. 96cm. cm. cm. cm. cm.

A B C D E F G H

88cm. 81cm. 87cm. 92cm. cm. cm. cm. cm.

(-) (-) (-) (-)

(-)
Modelo de Preenchimento.

6cm. 8cm. 6cm. 4cm. cm. cm. cm. cm. Reduo de 24cm.

42

Acompanhamento

PACIENTE:_________________________________________________.

DATA:_______/______/______.

Faa neste espao todas as anotaes sobre detalhes de cada sesso da LMTA

1a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 2a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 3a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 4a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 5a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 6a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 7a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 8a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 9a.Seo____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 10a.Seo___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________
____________________________ Observaes________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________


43

Acessrios Necessrios para LMTA


1 Cubeta mdia ou grande. 1 Esptula Abaluada 1 Pincel Macio tipo trincha 2 Polegadas *** 1 Fita Mtrica 1 Pote para gua *** 1 Toalinha ou Esponja Corporal 1 Lenol TNT sem Elstico *** 1 Manta Trmica 1 Manta Mayler Metalizada *** 1 Copo Medidor ou Pipeta para Medio de Lquidos 1 Calcinha Descartvel Veja na pgina seguinte onde Encontrar e como Adquirir.

Cosmticos Necessrios
A) ARGILA VERDE - marca DERMO HAIR > R$ 37,30
Apresentao: Embalagem Pat com 1Kg. Nome Comercial: Kauling Green Fabricante: Dermo Hair

B) LOO INDUTORA - marca DERMO HAIR > R$ 35,30


Apresentao: Frasco com 520ml. Nome Comercial: Kauling Reactive Lotion Fabricante: Dermo Hair

C) SAL PARA BANDAGEM MORNA marca SAMANA > R$ 62,40


Apresentao: Embalagem Pote com 520ml. Nome Comercial: Sal para Bandagem Morna Fabricante: Samana Cosmtica Dermatolgica

D) ( Item Opcional ) ALGAS VERMELHAS - marca ARKAN > Valor No disponvel


Apresentao: In Natura Desidratadas Embalagens de 25 ou 50gr. Nome Cientfico: Gracilaria Confervoides Nome Comercial: Algas Vermelhas Desidratadas. Fabricante: Arkan Veja na pgina seguinte onde Encontrar e como Adquirir. Os Valores so os fornecidos nos sites das empresas no dia 17 de Julho de 2009 sendo que os mesmos podem sofrer alteraes sem prvio aviso. 44

LMTA Lipo Modelagem Termo Ativa Corporal


Cosmticos - Onde Encontrar
Abaixo informo onde encontrar e como Adquirir os itens cosmticos para a realizao da LMTA.

Dermo Hair
Item 1 - Kauling Green - Argila Verde - Argila natural micronizada e esterilizada. Item 2 - Kauling Reactive Lotion Loo Indutora

Site: http://dermohair.net
Atendimento ao Cliente: (11) 3644-5504 e 3642-1183 So Paulo

e-mails: atendimento@dermohair.net; e sac@dermohair.net; > So Paulo/SP


Ao acessar o Site, entre em Linha Profissional (+) Corporal para visualizar a Embalagem do Produto e seu Preo e, clicando em mais detalhes deste produto ter uma descrio do mesmo. Para adquirir os Itens ter que antes fazer seu cadastro e obter o Login. > Veja o link na parte superior da Pgina no Site > cadastre-se / login Importante > Antes de fazer seu cadastro e realizar a compra pelo site, Clique em > REVENDEDORES e pesquise um revendedor mais prximo no seu Estado ou na sua Cidade. L voc encontra Telefones para contato direto e mais informaes. Nota: Junto aos revendedores voc poder obter mais rapidez na entrega assim como obter descontos. A Dermo Hair tm representantes em todos os estados do Pas

Samana Cosmtica Dermatolgica


Item 3 Sal para Bandagem Morna Site: http://www.samana.com.br Atendimento ao Cliente: 021.2524.6590 - / 021.3860-7721 021.2580.8111 Rio de Janeiro/RJ. Email: samana@samana.com.br; Ao acessar o Site, entre em Linha Profissional (+) Celulite e Gordura Localizada (+) Sal para Bandagem Morna 500g para visualizar a Embalagem do Produto e seu Preo e, encontrar tambm outras informaes sobre o mesmo. Importante > A compra deste item aparentemente, realizada apenas nos revendedores. Para isso clique em Onde Encontrar (+) o Estado mais Prximo de sua Localidade. Voc encontrar Telefones, sites e e-mail`s para realizar sua compra.
45

Nota: Junto aos revendedores voc poder obter mais rapidez na entrega assim como obter descontos. A Samana tm representantes nos seguintes Estados do Pas: RJ - SP MG PR SC RS DF GO MA AM CE PA e RN.

Arkan > Opcional


4 - Algas Vermelhas > Opcional Tel: (11) 2672.3067 2672.3731 So Paulo/SP Praa Mal. Rodrigues Ribas Jnior, 05- Tatuap Cep: 03337-030- So Paulo- SP Email: arkan@arkan.com.br Nota: Entre em contato e solicite o representante mais prximo de voc.

Acessrios - Onde Encontrar


Abaixo informo onde encontrar e como adquirir os Acessrios necessrios para a realizao da LMTA. Todos os Acessrios citados podem ser encontrados na:

Gianini`s Industria e Comrcio Ltda.


R. Padre Adelino, 1748 - Tatuap - So Paulo - SP - Cep.:03303.000 Fones: 11 2225.2637 - 3578.2962 - Site: www.gianini.com.br

E-mail`s do depto. de vendas: andreia@gianini.com.br; adriana@gianini.com.br; gil@gianini.com.br e yolanda@gianini.com.br; Nota: Entre em contato e solicite o representante mais prximo de voc.

46

MANTA TRMICA
Existem vrias Marcas e Modelos deste Acessrio no mercado Brasileiro. Caso no possua, fica a seu critrio escolher a marca porm, dentro das especificaes abaixo sugeridas. Medida Mnima: 1,60mts de Comprimento x 1,00mt de Largura
OBS: A cliente deve ser envolvida da parte inferior dos Seios at a altura dos Joelhos. Revestimento Externo: Naylon Aquecimento: Mnimo de 40 Graus e Mximo 45 Graus.

Observaes
A) No necessita de Tecnologia Infravermelho B) No recomendvel mantas do Tipo Bags > com 2 lados ( Inferior e Superior ) e fechamento com velcro. C) No recomendvel Manta do tipo Apenas Abdominal ou Faixa Abdominal com medidas inferiores s indicadas acima. D) No pode ser com Outro Revestimento como Emborachado ou Material tipo Plstico. MANTA MAYLER METALIZADA E FORRADA Medida nica: 1,80mts de Comprimento x 1,00mt de Largura.

Revestimento Externo: Mayler Metalizado forrado com plstico e acabamento em viez nas extremidades - tem uma maior durabilidade, pois o mayler no entra em contato direto com os Cosmticos pela proteo do plstico protegendo assim, sua Manta Trmica Eltrica tambm.

Observaes:
A) Este produto fabricado exclusivamente pela Gianini`s. B) No encontrando este produto, pode-se utilizar uma Folha de Mayler Simples Metalizada do tipo utilizada por socorristas. Neste caso o inconveniente ser a durabilidade bem menor. > Pode ser encontrada em loja de Materiais Mdicos ou Fisioterpicos.

47

Mantas Trmicas
INDICAES BSICAS A Manta Trmica se aplica em Procedimentos Estticos Corporais e Tratamentos Teraputicos ou qualquer outro tipo de tratamento que se beneficie do aquecimento localizado. INDICAES MAIS COMUNS 1. TRAUMAS E LESES DOS TECIDOS MOLES: Contuses, distenses, luxaes, sinovites, periatrites, tenosinovites e dores ps-fratura . 2. DORES REUMTICAS: Osteoartrose, poliartrite crnica, bursites, miosites, fibrosites, gota etc.. 3. DOENAS NEUROLGICAS Neurites, nevralgias, espasmo neuromuscular, atrofias, etc.. 4. ORTOPEDIA: Lombalgia, ciatalgias, tendinite, contratura muscular. 5. USO GERAL PARA AQUECIMENTO - Cibra Muscular, - Dismenorria (clica menstrual) - Abcessos, Furnculos, Antrazes. 6 - FATORES FUNDAMENTAIS DE UTILIZAO: A - Capacidade de produzir hiperemia; B - Combate o espasmo muscular C - Proporciona aquecimento prvio para exerccio de massagem D - Auxilia na absoro cutnea de ativos e bio-ativos Frmacos e Cosmecuticos em Tratamentos Estticos. 7 - EFEITOS GERAIS DA APLICAO: - Vasodilatao Perifrica; - Aumento da Circulao Sangnea; - Diminuio do Tnus Muscular; - Reao Sedante, etc...

8 - EFEITOS LOCAIS DO CALOR: - Vasodilatao; - Aumento da Oxigenao; - Aumento do Relaxamento Muscular; - Efeitos Analgsicos, - Aumento da Mobilidade Muscular, - Aumento da Mobilidade Articular, etc.. MODO DE USAR: GENERALIZADO Ajuste a Manta parte do corpo desejada, colocando um tecido leve, ou outro conforme a patologia a ser tratada. entre a pele da paciente e a manta. Ligue-a na posio "Quente", e aps 8/10 minutos, passe para a posio "morno", mantendo a temperatura constante at o final do tratamento. O tempo de utilizao varia conforme a rea e procedimento a ser tratado. Nota: A deciso de utilizao de todo e qualquer equipamento de responsabilidade nica do Profissional em conformidade a sua Formao e Habilitao. Fonte: Indicaes Bsicas - Termoterapia Aplicada/1999 -. LS 48

Preparao da Maca
Providencias:
1 - Higienizar a Maca 2 Colocar o Lenol > de Tecido ou TNT 3 Colocar a Manta Trmica de forma perpendicular Maca. Veja Foto Abaixo. 4 Colocar uma Toalha sobre a Manta Trmica para proteger as costas da cliente de excessivo calor. 5 Colocar o Mayler sobre a toalha com o plstico para cima ( na mesma posio da Manta Trmica. 6 Colocar sobre o Mayler lenol de TNT para proteger o Mayler, a Manta, etc... para no manchar com os cosmticos.

Importante:
A Cliente ao deitar-se na Maca deve posicionar-se sobre as Mantas de forma que o profissional ao fech-la, No Cubras os Seios. Isto : A Manta Trmica deve ser posicionada na Maca de forma que cubra a cliente da parte inferior dos seios at os joelhos aproximadamente conforme Foto abaixo. Modo Correto > Os braos podem ficar para fora da manta.

Modelo de Mayler

Prefira o Modelo com 1,80cm x 1,00 Forrado.

49

LIPO MODELAGEM TERMO ATIVA CORPORAL


1 PROTOCOLO
SEM MASSAGEM, DRENAGEM E EQUIPAMENTOS

1- Cosmticos Necessrios: A - ARGILA VERDE - Kauling Green > Dermo Hair B - LOO INDUTORA - Kauling Reactive Lotion > Dermo Hair C - SAL PARA BANDAGEM MORNA > Samana 2- Cosmticos Opcionais: A - ALGAS VERMELHAS Arkan B - LEITE DE LIMPEZA ou SABONETE LQUIDO NEUTRO - sua Escolha C - HIDRATANTE CORPORAL - A sua Escolha

PREPARAO da MSCARA COSMTICA


*** Inicie a preparao sempre aps sua cliente ter chegado para a sesso. Sobras de Produto devem ser descartadas. Em Cubeta Mdia ou Grande MISTURE BEM:

1 Esptula = Colher de Sopa de Argila Verde > CHEIA. 20 ml. de Loo Indutora 1 Esptula = Colher de Sopa de Sal para Bandagem Quente > RASA Opcional > 5cm lineares x 2,5cm ( Tamanho do Polegar ) de Algas Vermelhas > Corte a folha com tesoura, triture e misture com a Argila, a loo e o Sal. **Se necessrio, adicione aos poucos gua Filtrada - de Morna para Quente ( sem evaporao ), at que a mistura fique homognea e com uma consistncia (+/-) de Pastosa para Lquida ( No pode Escorrer ) -. APLICAO

Procedimentos:

A - Anamnese e 1A. Biometria -. B - Com a cliente j posicionada na maca, faa Higienizao Local com Leite de Limpeza ou Sabonete Lquido Neutro ou Retire BEM os Resduos com Toalha mida morna e secar bem. Nota: No faa Esfoliao e No Higienize com movimentos fortes. C - Aplique com pincel uma Fina Camada > Quase Transparente < da Mscara Cosmtica no Abdome na Regio delimitada para a Aplicao > de 2 dedos acima da Medida Superior, at os Flancos e para Baixo at os Gnglios Inguinais. Sobre os Gnglios Inguinais reforce a mscara cosmtica com uma camada mais expessa. Ateno 1: No aplique sobre o Corao, Seios, Rins e Pulmes No Aplique nas Costas. Aps a Aplicao da mascara cosmtica, fazer Ocluso com Mayler e Manta Trmica em temperatura mnima de 40 e mxima de 45 graus. Jamais utilize Filme Osmtico para ocluso.
50

Ateno 2: Em caso da cliente referir de desconforto pelo calor, abra a Manta Trmica por 2 minutos e volte a fech-la. Em caso de Mantas com regulagem de temperatura, apenas diminua para morno, voltando a aumentar para quente aps 2 minutos e assim sucessivamente at o trmino da sesso. Ateno 3: Em regies de clima quente (ou em dias com temperatura acima de 30 Graus), utilize apenas o Mayler Metalizado colocando por sobre o Mayler um cobertor leve. Ateno 4: Nunca deixe sua Cliente durante o tempo da Ocluso Trmica. Monitore-a todo o tempo. Ateno 5: Nunca cubra os ps da cliente com a manta trmica. **Tempo de Ao: de 20 40min com Manta Trmica e/ou Mayler -. Conforme o volume acumulado e temperatura ambiente. D - Retirar a Mscara Cosmtica com esponja ou toalha mida em gua morna. - Secar -. E Com a cliente em p faa a 2A. Biometria - Checagem do Resultado e Anotaes Necessrias Nota: Os resultados de reduo so verificados nesta etapa. F Caso voc no tenha utilizado a Alga Vermelha na mistura, volte a cliente para a maca e Finalize com Hidratante Corporal no local da aplicao da mscara cosmtica. Sem Realizao de Drenagem ou Massagem G Oriente sua cliente a banhar-se somente trs horas aps a sesso com gua de Morna para Fria Nunca com gua quente. __________

Prof. Lcia Necchi Wendel

51

LIPO MODELAGEM TERMO ATIVA CORPORAL


2 PROTOCOLO
COM DRENAGEM LINFTICA MANUAL E MASSAGEM TONIFICANTE OPCIONAL
1. COSMTICOS NECESSRIOS: A - ARGILA VERDE - Kauling Green > Dermo Hair B - LOO INDUTORA - Kauling Reactive Lotion > Dermo Hair C - SAL PARA BANDAGEM MORNA > Samana 2. COSMTICOS OPCIONAIS: A - ALGAS VERMELHAS Arkan B - LEITE DE LIMPEZA ou SABONETE LQUIDO NEUTRO - sua Escolha C - HIDRATANTE ou SRUM CORPORAL - A sua Escolha D - CREME DESLIZANTE NEUTRO Sem Ativos -.

PREPARAO da MSCARA COSMTICA


*** Inicie a preparao sempre aps sua cliente ter chegado para a sesso. Sobras de Produto devem ser descartadas. Em Cubeta Mdia ou Grande MISTURE BEM:

1 Esptula = Colher de Sopa de Argila Verde > CHEIA. 20 ml. de Loo Indutora 1 Esptula = Colher de Sopa de Sal para Bandagem Quente > RASA Opcional > 5cm lineares x 2,5cm ( Tamanho do Polegar ) de Algas Vermelhas > Corte a folha com tesoura, triture e misture com a Argila, a loo e o Sal. **Se necessrio, adicione aos poucos gua Filtrada - de Morna para Quente ( sem evaporao ), at que a mistura fique homognea e com uma consistncia (+/-) de Pastosa para Lquida ( No pode Escorrer ) -.

APLICAO

Procedimentos:
A - Anamnese e 1A. Biometria -. B - Com a cliente j posicionada na maca, faa Higienizao Local com Leite de Limpeza ou Sabonete Lquido Neutro ou Retire BEM os Resduos com Toalha mida morna e secar bem. Nota: No faa Esfoliao e No Higienize com movimentos fortes. C - Aplique com pincel uma Fina Camada > Quase Transparente < da Mscara Cosmtica no Abdome na Regio Delimitada para a Aplicao > de 2 dedos acima da Medida Superior, at os Flancos e para Baixo at os Gnglios Inguinais. Sobre os Gnglios Inguinais reforce a mscara cosmtica com uma camada mais expessa. Ateno 1: No aplique sobre o Corao, Seios, Rins e Pulmes No Aplique nas Costas.
52

Aps a Aplicao da mascara cosmtica, fazer Ocluso com Mayler e Manta Trmica em temperatura mnima de 40 e mxima de 45 graus. Jamais utilize Filme Osmtico para ocluso. Ateno 2: Em caso da cliente referir de desconforto pelo calor, abra a Manta Trmica - sem deslig-la - por 2 minutos e volte a fech-la. Em caso de Mantas com regulagem de temperatura, no abra a manta, apenas diminua para morno, voltando a aumentar para quente aps 2 minutos e assim sucessivamente at o trmino da sesso. Neste caso, o tempo de ocluso ter que ser entre 30min e 50min conforme o quadro a reduzir. Ateno 3: Em regies de clima quente (ou em dias com temperatura acima de 30 Graus), utilize apenas o Mayler Metalizado colocando por sobre o Mayler um cobertor leve. Ateno 4: Nunca deixe sua Cliente durante o tempo da Ocluso Trmica. Monitore-a todo o tempo. Ateno 5: Nunca cubra os ps da cliente com a manta trmica. **Tempo de Ao: de 20 40min com Manta Trmica e/ou Mayler -. Conforme o volume acumulado e temperatura ambiente. D - Retirar a Mscara Cosmtica com esponja ou toalha mida em gua morna. - Secar -. E Com a cliente em p faa a 2A. Biometria - Checagem do Resultado e Anotaes Necessrias Nota: Os resultados de reduo so verificados nesta etapa. INCLUSO DE DRENAGEM E/OU MASSAGEM ( Somente aps a 2 Biometria ) F Em caso de Sesso Individual > Retorne sua Cliente para a maca e realize Drenagem Linftica Manual Localizada por 15 minutos com Creme Deslizante Neutro de sua preferncia.

F.1 Em Caso de Tratamentos com 10 sesses > Realize Drenagem Linftica Manual Localizada por 15 minutos da 1 at a 5 sesso ( nas sesses em que se deseja reduo ) e da 6 at a 10 sesso, faa Massagem Tonificante ( em casos em que houve o sessar da reduo e que se deseje melhorar o Tnus Tissular ) tambm por 15minutos. Ambas com Creme Deslizante Neutro de sua preferncia. G Caso voc no tenha utilizado a Alga Vermelha na mistura aps a Drenagem Finalize com Hidratante ou Srum Corporal de sua preferncia no local da aplicao da mscara cosmtica. Obs: Oriente sua cliente a banhar-se somente a partir de trs horas aps a(s) sesso(es) com gua de Morna para Fria Nunca com gua quente.

Prof. Lcia Necchi Wendel


53

LIPO MODELAGEM TERMO ATIVA CORPORAL


3 PROTOCOLO
COM DRENAGEM LINFTICA MANUAL e APARELHOS - OPCIONAL
1. COSMTICOS NECESSRIOS: A - ARGILA VERDE - Kauling Green > Dermo Hair B - LOO INDUTORA - Kauling Reactive Lotion > Dermo Hair C - SAL PARA BANDAGEM MORNA > Samana 2. COSMTICOS OPCIONAIS: A - ALGAS VERMELHAS Arkan B - LEITE DE LIMPEZA ou SABONETE LQUIDO NEUTRO - sua Escolha C - HIDRATANTE ou SRUM CORPORAL - A sua Escolha D - CREME DESLIZANTE NEUTRO Sem Ativos -. E - GEL NO IONICO para ULTRASOM (Sem Ativos) 3. APARELHOS OPCIONAIS SUGERIDOS: A - ULTRA-SOM de 3 Mhz com 15 ou 45 Watz. ou US de Grande Superfcie OU, B - MANTHUS - Ultra-som com Correntes Estreo-Dinmicas Associadas. C - APARELHO DE CORRENTE FARDICA ou SENOIDAL (Corrente Russa)

PREPARAO da MSCARA COSMTICA


*** Inicie a preparao sempre aps sua cliente ter chegado para a sesso. Sobras de Produto devem ser descartadas. Em Cubeta Mdia ou Grande MISTURE BEM:

1 Esptula = Colher de Sopa de Argila Verde > CHEIA. 20 ml. de Loo Indutora 1 Esptula = Colher de Sopa de Sal para Bandagem Quente > RASA

Opcional > 5cm lineares x 2,5cm ( Tamanho do Polegar ) de Algas Vermelhas > Corte a folha com tesoura, triture e misture com a Argila, a Loo e o Sal. **Se necessrio, adicione aos poucos gua Filtrada - de Morna para Quente ( sem evaporao ), at que a mistura fique homognea e com uma consistncia (+/-) de Pastosa para Lquida ( No pode Escorrer ) -. APLICAO

Procedimentos:
A Faa a Anamnese e a 1A. Biometria -. B - Com a cliente j posicionada na maca em decbito dorsal, faa Higienizao Local com Leite de Limpeza ou Sabonete Lquido Neutro e Retire BEM os Resduos com Toalha mida Morna. - Secar. Nota: No faa Esfoliao e No Higienize com movimentos fortes.

54

C Fase Eletroterpica OPO 1 - Com US - Aplique Aparelho de Ultra-som em Modo Pulsado com Gel sem Princpios Ativos por 2 minutos em cada local, na regio do Abdome. Em caso de Tratamento com 10 sesses, aplicar ultra-som somente da 1 at a 5 sesso ( ou nas sesses em que se deseja reduo ). OBSERVE AS CONTRAINDICAES DESTE APARELHO AO SER UTILIZADO NESSA REGIO > SIGA AS INSTRUES DO MANUAL DE SEU EQUIPAMENTO. C.1 Fase Eletroterpica OPO 2 Com Manthus - Aplique o Aparelho Manthus em Modo Pulsado com Gel sem Princpios Ativos por 2 minutos em cada local, na regio do Abdome. Aplicar em caso de tratamento com 10 sesses, somente da 1 at a 5 sesso ( nas sesses em que se deseja reduo ). OBSERVE AS CONTRA-INDICAES DESTE APARELHO AO SER UTILIZADO NESSA REGIO > SIGA AS INSTRUES DO MANUAL DE SEU EQUIPAMENTO. Nota: Utilize apenas uma das Opes Eletroterpicas -. D Fase Cosmtica - Aplique com pincel uma Fina Camada > Quase Transparente < da Mscara Cosmtica no Abdome > na Regio Delimitada para a Aplicao > de 2 dedos acima da Medida Superior (CAS), at os Flancos esquerdo e direito e para Baixo, at os Gnglios Inguinais. Sobre os Gnglios Inguinais reforce a mscara cosmtica com uma camada um pouco mais expessa. Ateno 1: No aplique a mscara cosmtica sobre o Corao, Seios, Rins e Pulmes No Aplique nas Costas. E Ocluso - Aps a Aplicao da mascara cosmtica, fazer Ocluso com Mayler e Manta Trmica em temperatura mnima de 40 e mxima de 45 graus. Jamais utilize Filme Osmtico para ocluso. Ateno 2: Em caso da cliente referir desconforto pelo calor, abra a Manta Trmica - sem deslig-la - por 2 minutos e volte a fech-la. Em caso de Mantas com regulagem de temperatura, no abra a manta, apenas diminua para morno, voltando a aumentar para quente aps 2 minutos e

assim sucessivamente at o trmino da sesso. Neste caso, o tempo de ocluso ter que ser entre 30min e 50min conforme o quadro a reduzir. Ateno 3: Em regies de clima quente (ou em dias com temperatura acima de 30 Graus), utilize apenas o Mayler Metalizado colocando por sobre o Mayler um cobertor leve. Ateno 4: Nunca deixe sua Cliente durante o tempo da Ocluso Trmica. Monitore-a todo o tempo. Ateno 5: Nunca cubra os ps da cliente com a manta trmica. > Tempo de Ao: de 20 40min com Manta Trmica e/ou Mayler -. Conforme o volume acumulado e temperatura ambiente. F - Retirar a Mscara Cosmtica com esponja ou toalha mida em gua morna. - Secar -.
55

G Com a cliente em p faa a 2A. Biometria - Checagem do Resultado e Anotaes Necessrias Nota: Os resultados de reduo so verificados nesta etapa. INCLUSO DE DRENAGEM E/OU MASSAGEM ( Somente aps a 2 Biometria ) H Em caso de Sesso Individual > Retorne sua Cliente para a maca e realize Drenagem Linftica Manual Localizada por 15 minutos com Creme Deslizante Neutro de sua preferncia. ( No utilize Aparelho de Drenagem ). H.1 Em Caso de Tratamentos com 10 sesses > Realize Drenagem Linftica Manual Localizada por 15 minutos da 1 at a 5 sesso ( nas sesses em que se deseja reduo ou enquanto note-se reduo ) e da 6 at a 10 sesso, faa Massagem Tonificante ( ou a partir da sesso em que houve o sessar da reduo e que se deseje melhorar o Tnus Tissular e Muscular ) tambm por 15minutos. Ambas com Creme Deslizante Neutro de sua preferncia. I Fase Eletroterpica 3 - Em caso de Sesso Individual > Substitua a Massagem Tonificante por Corrente Fardica ou Russa por 15 minutos I.1 Fase Eletroterpica 3.1 - Em Caso de Tratamentos com 10 sesses > Substitua a Massagem Tonificante por Corrente Fardica ou Russa da 6 at a 10 sesso ( ou a partir da sesso em que houve o sessar da reduo e que se deseje melhorar o Tnus Tissular e Muscular ), tambm por 15minutos. OBSERVE A UTILIZAO DESTES EQUIPAMENTOS AO APLICAR NA REGIO ABDOMINAL. J Caso voc no tenha utilizado a Alga Vermelha na mistura cosmtica aps a ultima fase Eletroterpica Finalize com Hidratante ou Srum Corporal de sua preferncia no local da aplicao da mscara cosmtica.

Obs: Oriente sua cliente a banhar-se somente a partir de trs horas aps a(s) sesso(es) com gua de Morna para Fria Nunca com gua quente.

Prof. Lcia Necchi Wendel

56

LIPO MODELAGEM TERMO ATIVA CORPORAL


4 PROTOCOLO
COM EQUIPAMENTO PHOTON DOME E DRENAGEM LINFTICA MANUAL - OPCIONAL
1. COSMTICOS NECESSRIOS: A - ARGILA VERDE - Kauling Green > Dermo Hair B - LOO INDUTORA - Kauling Reactive Lotion > Dermo Hair C - SAL PARA BANDAGEM MORNA > Samana 2. COSMTICOS OPCIONAIS: A - ALGAS VERMELHAS Arkan B - LEITE DE LIMPEZA ou SABONETE LQUIDO NEUTRO - sua Escolha C - HIDRATANTE ou SRUM CORPORAL - A sua Escolha D - CREME DESLIZANTE NEUTRO Sem Ativos -. A sua Escolha 3. APARELHOS SUGERIDOS: A - PHOTON DOME B - APARELHO DE CORRENTE FARDICA ou SENOIDAL (Corrente Russa).

PREPARAO da MSCARA COSMTICA


Nota: Inicie a preparao sempre aps sua cliente ter chegado para a sesso. Sobras de Produto devem ser descartadas. Em Cubeta Mdia ou Grande MISTURE BEM:

1 Esptula = Colher de Sopa de Argila Verde > CHEIA. 20 ml. de Loo Indutora 1 Esptula = Colher de Sopa de Sal para Bandagem Quente > RASA Opcional > 5cm lineares x 2,5cm ( Tamanho do Polegar ) de Algas Vermelhas > Corte a folha com tesoura, triture e misture com a Argila, a Loo e o Sal.

**Se necessrio, adicione aos poucos gua Filtrada - de Morna para Quente ( sem evaporao ), at que a mistura fique homognea e com uma consistncia (+/-) de Pastosa para Lquida ( No pode Escorrer ) -. APLICAO

Procedimentos:
A Faa a Anamnese e a 1A. Biometria -. B Prepare o Aparelho Photon Dome colocando 1 o Mayler mais uma toalha ou TNT para proteger sua cliente de calor excessivo. SEM MANTA TRMICA. C Posicione a cliente sobre uma Maca em decbito dorsal, faa Higienizao Local com Leite de Limpeza ou Sabonete Lquido Neutro e Retire BEM os Resduos com Esponja ou Toalha mida Morna. - Secar.
57

Nota: No faa Esfoliao e No Higienize com movimentos fortes. D Encaminhe a cliente para o Photon Dome. E Fase Cosmtica Com a cliente j acomodada no aparelho aplique com pincel uma Fina Camada > Quase Transparente < da Mscara Cosmtica no Abdome > na Regio Delimitada para a Aplicao > de 2 dedos acima da Medida Superior (CAS), at os Flancos esquerdo e direito e para Baixo, at os Gnglios Inguinais. Sobre os Gnglios Inguinais reforce a mscara cosmtica com uma camada um pouco mais expessa. Ateno 1: No aplique a mscara cosmtica sobre o Corao, Seios, Rins e Pulmes No Aplique nas Costas. F Ocluso - Aps a Aplicao da mascara cosmtica, feche o Mayler e em seguida o aparelho em temperatura mnima de 40 e mxima de 45 graus. Jamais utilize Filme Osmtico para ocluso. Ateno 2: Em caso da cliente referir desconforto pelo calor, abra o aparelho e o Mayler - sem deslig-lo - por 2 minutos e volte a fech-los. Neste caso, o tempo de ocluso ter que ser entre 30min e 50min conforme o quadro a reduzir. Ateno 3: Nunca deixe sua Cliente durante o tempo da Ocluso Trmica. Monitore-a todo o tempo. > Tempo de Ao: de 20 40min conforme o volume acumulado e temperatura ambiente. G - Retirar a Mscara Cosmtica com esponja ou toalha mida em gua morna. - Secar -. H Com a cliente em p faa a 2A. Biometria - Checagem do Resultado e Anotaes Necessrias Nota: Os resultados de reduo so verificados nesta etapa. INCLUSO DE DRENAGEM E/OU MASSAGEM ( Somente aps a 2 Biometria )

I Em caso de Sesso Individual > Encaminhe sua Cliente para a maca e realize Drenagem Linftica Manual Localizada por 15 minutos com Creme Deslizante Neutro de sua preferncia. ( No utilize Aparelho de Drenagem ). I.1 Em Caso de Tratamentos com 10 sesses > Realize Drenagem Linftica Manual Localizada por 15 minutos da 1 at a 5 sesso ( nas sesses em que se deseja reduo ou enquanto note-se reduo ) e da 6 at a 10 sesso, faa Massagem Tonificante ( ou a partir da sesso em que houve o sessar da reduo e que se deseje melhorar o Tnus Tissular e Muscular ) tambm por 15minutos. Ambas com Creme Deslizante Neutro de sua preferncia. INCLUSO DE CORRENTE FARDICA OU CORRENTE RUSSA ( Tambm Somente aps a 2 Biometria )
58

Ateno: No substitua nas primeiras 5 ou 6 sesses ( nas sesses em que se deseja reduo ou enquanto note-se reduo ) a Drenagem Linftica Manual por Mecnica ( Aparelho de Drenagem Linftica ). D preferncia a Tcnica Manual. J Fase Eletroterpica 1 Opcional - Em caso de Sesso Individual > Substitua a Massagem Tonificante por Corrente Fardica ou Russa por 15 minutos de Forma Localizada no Abdome. J.1 Fase Eletroterpica 1.1 Opcional - Em Caso de Tratamentos com 10 sesses > Substitua a Massagem Tonificante por Corrente Fardica ou Russa da 6 at a 10 sesso ( ou a partir da sesso em que houve o sessar da reduo e que se deseje melhorar o Tnus Tissular e Muscular ), tambm por 15minutos e de forma localizada. OBSERVE A UTILIZAO DESTES EQUIPAMENTOS AO APLICAR NA REGIO ABDOMINAL DE ACORDO COM O MANUAL. J Caso voc no tenha utilizado a Alga Vermelha na mistura cosmtica - aps a ultima fase Eletroterpica ou Manual, Finalize com Hidratante ou Srum Corporal de sua preferncia no local da aplicao da mscara cosmtica. Obs: Oriente sua cliente a banhar-se somente a partir de trs horas aps a(s) sesso(es) com gua de Morna para Fria Nunca com gua quente.

Prof. Lcia Necchi Wendel

59

BIBLIOGRAFIA
European Massage Terapy Instytute - Vol. 4 Texas - E.U.A -. Mtodo de Esttica e Beleza - Maria Celina Meireles -. Psicologia da Sade - Alfredo Ruiz -. Photografy Anatomy of the Human Body - Joannes W. Rohen - Chihiro Yokochi - Weinreb, Eva Lurie - 1989 -. Atlas de Anatomia e Sade - Xavier Crespo, Nuria e Jordi Currel. -. Massagem - Marilyn Aslani -. Textbook of Medical Physiology, 9th edition by Guyton and Hall - 1996 -. Anatomia Emocional - Stanley Keleman -. Le Drainage-Vitalit - Dominique Jacquemay - Paris/France - 1997 -. Historia, Ciencia, y Arte en Cirugia Estetica - 1990 - Avelar Malbec -. Dossier de L'esthtique Cosmtique - Prparation aux Exames d'Etat - l'cole de Mdicine / Paris - France - Micheline Hernandez Marie-Madeleine Mercier-Fresnel - 1988 -. Prcis D'Esthtique Cosmtique - Preparation conforme aux nouveaux programmes des exames d'tat - 1999 - Micheline Hernandez - Marie Madeleine Mercier Fresnel -. Doenas Vasculares Perifricas - Maffei -. Atlas de Histologia - Di Fiori -. Venas Varicosas - R. Rowden Foote -. Angiologia em Enfermidades Vasculares - F. Martorrel -. Bases da Cirurgia - S. Goldenberg e R. G. Bevilacqua -. Semiologie et Traitement des Algies Discales et Ligamentaires du Rachis - O. Troister -.

Obesidades - Sindromes Adiposas - J.E.T. de Camargo e L.A. T. de Camargo -. Celulitis - Causas y Tratamiento - Gerard J. Leonard -. Varizes - Antonio Carlos Reichell -. Experincia pessoal e profissional em 3.083 atendimentos e tratamentos Estticos Corporais, realizados no perodo de 1986 a Out/2008 pela criadora do Mtodo LMTA - alm de atualizao constante em Cursos, Congressos e Seminrios, que foram fundamentais na elaborao deste Manual.

Prof. Lcia N. Wendel


60

Вам также может понравиться