Вы находитесь на странице: 1из 44

Fios de Sutura

Sutura
Para sutura tem-se como conceito a unio ou aproximao de bordas de tecidos seccionados. Sendo este ato cirrgico feito com o objetivo de reestabelecer a estrutura tecidual. Para a realizao das suturas utilizam-se elementos como: agulhas, fios, portaagulhas, grampos e pinas.

Agulhas de sutura
So instrumentos destinados a passar fios atravs de tecidos.
Corpo Olho Ponta

Grau de curvatura das agulhas

Seco transversal das agulhas


Circular (Atraumtica) Triangulares (Cortantes)

Reversa

Fios de sutura
Os fios de sutura podem ser classificados de vrias formas, levando em conta a sua degradao pelo organismo (absorvveis ou inabsorvveis), sua origem (biolgicos, sintticos), a quantidade de seus filamentos (multifilamentados ou monofilamentados) e o seu dimetro.
Qualidades Ideais:

Grande resistncia a trao e toro

Calibre fino e regular


Mole, flexvel e pouco elstico Ausncia de reao tecidual Fcil esterilizao Custo baixo

Definio de Memria: Capacidade inerente de um material para retornar sua forma original depois de manuseado e deformado. Quanto maior a memria de um fio, maior a rigidez, mais difcil o manuseio e menor a segurana do n realizado com ele. Existem fio cirrgicos nas cores verde, lils, azul e preta podem ser mais facilmente visualizados do que os incolores

Fios de sutura - Degradao


Os fios so geralmente classificados em dois grandes grupos: absorvveis e no absorvveis.

Fios absorvveis: so aqueles que sofrem degradao e rapidamente perdem sua tenso de estiramento em 60 dias. Fios no absorvveis: so aqueles que retm a fora de tenso por mais de 60 dias.

Fios de sutura - Origem


Podem ser:

Biolgicos de origem animal ou vegetal Sintticos

Podem ser ainda:


Monofilamentados Multifilamentados : Tranados; Retorcidos; Estirados

Numerao dos fios de sutura

Os fios tm dimetros ou calibres variados expressos em numero de zeros, os quais correspondem a um dimetro capaz de determinar a resistncia tnsil. Quanto maior o numero de zeros, mais fino o fio

Fio 0 (zero)

Fio 7-0 (sete zeros)

ABSORVVEIS

Catgut

Pode ser simples ou cromado

Formado por fitas de colgeno, da submucosa de intestino delgado de carneiro ou da serosa do gado(quanto mais puro melhor)
Simples: mantm fora tensil por 7 dias e absoro em 10 14 dias Cromado: ( sais de cromo) resistente a enzimas do corpo; fora tensil por 14 dias mx 21 dias, absoro em 90 dias

Indicao : suturas profundas, laqueaduras de vasos, locais sem infeco. Desvantagens: pode desencadear alergias, difcil esterilizao

cido poligliclico (PGA) - dexon

PGA cido Poligliclico (origem sinttica)

A absoro completa ocorre usualmente em 100 a 120 dias.


Multifilamentar e tranado. Tem maior tenso de estiramento que o categut, seda e algodo.

Indicao: suturas profundas e internas. Desvantagens: alto custo.

Poliglecaprone - Monocryl

Monofilamentar Absoro completa em 90 120 dias Muito utilizada em plsticas para suturas intradrmicas Comparado com vicryl, o monocryl apresenta menor tendncia a cicatriz hipertrfica e reaes. Indicaes: uso em aproximao geral do tecido mole e / ou ligadura, mas no para uso em tecidos cardiovasculares ou neurolgicas, microcirurgia ou cirurgia oftlmica.

Poliglactina 910 - Vicryl


Multifilamentar, tranado e bem estirado. O mecanismo de absoro o mesmo do Dexon, e ocorre entre 60 e 90 dias aps o implante. mais forte que o PGA em todo tempo do implante, principalmente de 0 a 35 dias. Esta sutura perde 50% de sua tenso depois de 14 dias e 80% aps 21 dias. mais forte que o categut, e bem tolerado em muitas condies diferentes em feridas.

Indicao: suturas em qualquer plano. Vantagens : tima compatibilidade tecidual, boa resistncia trao e fcil manuseio. Desvantagens: alto custo.

NO ABSORVVEIS

Seda

A seda obtida da larva do bicho da seda.

Est disponvel na forma torcida ou tranada.


Apesar de ser classificada como uma sutura no absorvvel, ela pode ser absorvida a longo prazo. A seda perde 30% de sua tenso de estiramento em duas semanas, 50% em um ano e praticamente toda tenso ao redor de dois anos. manuseio, e boa segurana nos ns.

Vantagens: barata, excelente

Desvantagens: maior reao tecidual que outros materiais no absorvveis.

A cera ou o silicone diminuem a segurana dos ns, e ela fica mais fraca quando molhada. recomendada para unir tecidos em presena da contaminao.

Algodo

O algodo possui fibras naturalmente torcidas.

Vantagens: aumentar sua tenso de estiramento quando molhado. Outras vantagens incluem uma melhor segurana nos ns que a seda, perda lenta da tenso de estiramento (50% em 6 meses e 70% em dois anos). Desvantagens: provoca uma reao tecidual semelhante da seda, potencializa infeces, muito capilar e seu manuseio no muito bom.

Polyester - Mersilene

Primeiro material que se mostrou permanecer indefinidamente no corpo humano J foi muito usado em cirurgia cardiovascular para colocao de prteses. Multifilamentar, tranado e estirado. uma sutura multifilamentosa, disponvel em forma simples e coberta, com polibutilato, teflon e silicone.

Vantagens: muito forte - a sutura no metlica mais forte que existe. As de pequeno dimetro promovem grande tenso de estiramento inicial, com pequena perda aps a implantao. Oferece um bom suporte para tecidos de lenta cicatrizao.

Desvantagens: manuseio limitado, pobre segurana dos ns (recomenda-se 5 ns aperta-dos), a mais reativa das suturas sintticas (reao comparvel do categute). Seu uso em feridas contaminadas tem sido associada com infeco local persistente e reao tecidual exagerada.

Polipropileno (Prolene)

Os ns so mais seguros que outros materiais monofilamentares sintticos Sutura introduzida em 1961 e um polmero do propileno, um derivado do gs propano. Disponvel na cor azul e natural. Devido a sua grande flexibilidade, recomendado para uso em tecidos que tenham capacidade de elongao, como pele e msculo cardaco.

Possui tambm o menor efeito potencial de transformar uma ferida contaminada em infectada. (grande resistncia infeco bacteriana).

Vantagens: grande segurana nos ns (melhor do que qualquer outro material monofilamentoso, no sinttico no metlico), retm sua tenso de estiramento aps a implantao nos tecidos, usado em sutura cardiovascular. Desvantagens: o fio torna-se escorregadio.

Nylon

Baixa reao tecidual

Alta fora tnsil em 2 semanas


Boa memria sendo necessrio mais do que trs ns para garantia de manuteno do n

Monofilamentar.

Indicaes: sutura de pele. Vantagens: ideal do ponto de vista biolgico, reao inflamatria de pequena exteno por tempo limitado. Desvantagens: traumatiza

Ao

O ao inoxidvel disponvel do tipo autntico contendo ferro, cromo, nquel e molibdnio no promove reao inflamatria nos tecidos, possui maior tenso de estiramento de todos os materiais quando implantado nos tecidos, possui a maior segurana nos ns de todos os materiais, pode ser autoclavado, e recomendado para tecidos com cicatrizao lenta. A forma monofilamentosa pode ser usada em feridas contaminadas e infectadas

Desvantagnes: tendncia a cortar os tecidos, manuseio pobre (principalmente para atar os ns), quebra quando torcido muitas vezes no mesmo ponto e promove necrose tecidual pelo movimento dos tecidos contra as pontas no flexveis

ADESIVOS TECIDUAIS
DERMABOND:

um adesivo lquido e estril Apresenta-se em um aplicador de uso nico que consiste em uma ampola de vidro quebrvel contida em uma embalagem plstica com um bico aplicador.

O adesivo lquido polimeriza-se em at 3 minutos, formando um filme bacteriosttico que possui fora tnsil equivalente do tecido cicatrizado aps 7 dias.
O adesivo de uso tpico para pele DERMABOND foi concebido apenas para uso tpico, para manter unidos bordas facilmente aproximveis de feridas causadas por incises cirrgicas, incluindo punes. No constitui um substituto das suturas subcutneas

Grampeamento de pele

As bordas de pele so aproximadas por grampos em formato retangular. Os dispositivos utilizados para fechamento de pele formam grampos em uma configurao retangular que aproxima e everte as bordas. Ao ser disparado, o grampo forado contra uma bigorna localizada na ponta do dispositivo. Esta ao torce o grampo gradualmente, e o insere dentro das bordas de pele, para que assuma sua configurao retangular final. O grampo retangular previne a rotao do mesmo nos tecidos, e permite sua fcil extrao.

GRAMPEADORES

Вам также может понравиться