Вы находитесь на странице: 1из 27

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZNIA FACULDADE MARTHA FALCO COORDENAO DO CURSO DE COMUNICAO SOCIAL

MANUAL DE JORNALISMO DISCIPLINA DE JORNAL-LABORATRIO JORNAL CONTEXTO

SUMRIO Apresentao 1. Proposta Editorial 1.1 Proposta aos alunos de Jornalismo 1.2 Pblico-alvo e linha editorial 2. Funes 2.1 Editor-Chefe 2.2 Secretrio de Redao 2.3 Reprter 2.4 Editor 2.5 Ombudsman 2.6 Diretor de Arte 2.7 Diagramador 2.8 Editor de fotografia 2.9 Revisor de texto 3. Formato e Sees 3.1 Formato 3.2 Sees 4. Modus Operandi 4.1 Dinmica de funcionamento 4.2 Desempenho das funes 4.3 Trmite de informao 4.4 Prazos 5. Referncias ANEXOS A Modelo de pauta B Guia alfabtico de termos tcnicos C Siglas e Abreviaturas

Apresentao
Este manual foi desenvolvido no ano de 2011 e aperfeioado em 2012 durante as aulas da disciplina de Jornal Laboratrio, com o objetivo de facilitar a prtica do jornalismo dentro de todas as funes propostas na redao do Jornal Contexto. Ele foi idealizado a partir de textos j existentes e descritos nas referncias bibliogrficas para os alunos da Faculdade Martha Falco. Prof MSc. Jimi Aislan Estrzulas

1. Proposta Editorial
O jornal impresso Contexto um produto da disciplina jornal-laboratrio e tem como objetivo principal a contextualizao do aluno no processo industrial do jornalismo impresso e nas dinmicas de redao. 1.1 Proposta aos alunos de Jornalismo Como parte do processo dinmico, a disciplina visa ao revezamento das funes disponveis ao jornalismo impresso. A primeira forma de definio com voluntariado, caso no seja possvel ser feito randomicamente, atravs de sorteio realizado em sala. O desafio proposto, alm das funes, a adequao fidedigna proposta editorial, utilizando as linguagens e gneros jornalsticos tanto com criatividade e liberdade, quanto com responsabilidade tambm. Por esse motivo todas as matrias, colunas e sees so assinadas. 1.2 Pblico-alvo e linha editorial O Jornal Contexto circula dentro da Faculdade Martha Falco (FMF), por esse motivo o pblico-alvo formado pelos universitrios e professores. Em duas pesquisas realizadas e dois perodos distintos e por duas turmas diferentes, foi verificado que o pblico est interessado em um jornal que posso trazer informaes pertinentes a carreira escolhida. Dessa forma, a proposta editorial a contextualizao das mais diversas profisses, egressas das reas onde haja cursos na FMF, sempre visando criatividade e ao lado menos explorado do mercado. Mesmo o jornal sendo impresso pela FMF, ficou restrita as possibilidades de entrevistas com membros da Faculdade e com estudantes, visando assim a uma linha editorial mais livre de flutuaes dos cursos. Alm da carreira, outras questes foram apontadas pelo pblico como sendo de interesse, tais como: a preparao do currculo, informaes sobre novas tecnologias ligadas s respectivas reas de atuao, pesquisa cientfica, processos culturais e polticos da regio e meio ambiente.

2. Funes
As funes variam em funo das turmas, em quantidade de alunos. Isso definir se uma determinada funo ser ocupada por um ou mais alunos. No geral as funes, dentro do ambiente do Jornal Contexto, esto assim discriminadas: 2.1 Editor-Chefe o professor da disciplina. Interfere pouco no processo, tentando sempre deixar as contendas e dvidas para uma soluo do Secretrio de Redao. responsvel pelos prazos e conduo das aulas e reunies. 2.2 Secretrio de Redao o aluno responsvel por administrar os prazos e faz-los serem cumpridos. Responsvel pelas atas e informes de carter geral ou especfico. Gerencia a conta de email da redao (redacaofmf@gmail.com) e direciona as entradas e sadas de matrias. 2.3 Reprter Todos os alunos so reprteres em todas as edies. Por isso a quantidade de pginas do jornal fechada com a quantidade e tamanho das matrias. responsvel pela produo da pauta, texto e fotografia. 2.4 Editor Todos os alunos sero, em um momento ou outro, editores. Isso porque uma das funes mais ardilosas e onde a dinmica de redao se faz mais presente. o guardio da linha editorial e poltica da empresa. 2.5 Ombudsman responsvel pela parte opinativa do jornal. Fica responsvel pelo editorial e artigo, podendo esse ltimo ser recolhido junto a uma fonte expert. Deve estar atento na reunio de pauta, pois sobre as matrias definidas que ele desenvolve seu material, sem criar paradoxos editoriais.

2.6 Diretor de Arte Responsvel por fechar o projeto grfico junto com o diagramador. Ajuda a pensar a distribuio das matrias e editorias pelo jornal. Indica box, olho, chapu e legendas junto aos editores e reprteres. 2.7 Diagramador Responsvel pela diagramao do Jornal. Dever dominar as tcnicas de composio do software InDesign. Caso no haja um aluno com esse perfil, a turma poder buscar fora esse tipo de profissional, ficando, nesse caso, o Diretor de Arte responsvel pelos prazos fixados para a diagramao, bem como pelo fechamento da edio em CD para grfica. 2.8 Editor de fotografia Responsvel pela seleo das fotos bem como ajustes tcnico-editoriais. Auxilia na escolha das fotos da capa. 2.9 Revisor de texto Responsvel pelas correes ortogrficas e estilsticas do jornal. Aparece em duas fases do processo. A primeira durante o envio das matrias editadas e na segunda, antes do envio da edio diagramada grfica.

3. Formato, Pautas e Sees


3.1 Formato O Jornal um mini-tablide, no formato de uma folha A3 dobrada ao meio. A preferncia dada a papel branco, mas no exime a utilizao de material reciclado. Nesse caso o diagramador e diretor de arte devero ser avisados para que possam planejar em funo das transparncias e fotografias. A quantidade de pginas, sempre em nmero mltiplo de quatro, varia em funo da quantidade de alunos matriculados na disciplina. Isso porque, cada um deles assume uma matria apenas por edio.

3.2 Pautas As pautas so, sempre que possvel, relacionadas aos cursos, sejam de graduao ou tecnologia. Mesmo aquelas voltadas cincia e tecnologia ou poltica. Isso porque a linha editorial voltada para uma constante contextualizao do mercado. Para que isso ocorra de forma mais generalista dentro das edies, os cursos so divididos em funo da quantidade de alunos matriculados e h um revezamento entre esses cursos sobre as sees de cada edio. Por exemplo, caso haja uma matria especial de direito, pedagogia, gesto da qualidade e tecnologia da informao, esses cursos no tero espao nas outras sees, sendo o entrevistado, nesse exemplo, de cincias contbeis e os livros e filmes da coluna estante cultural, relativos psicologia, jornalismo, servio social e recursos humanos. A diviso desses assuntos em sees ocorre em funo da qualidade das pautas trazidas e desenvolvidas. Contudo, TODOS os cursos sero agraciados com algum tipo de material em uma das edies. Isso porque o pblico-alvo do jornal a totalidade dos alunos e no apenas os de algum curso. 3.3 Sees Abaixo seguem as sees que sofrem menor processo de variao, sendo mais constantes no jornal. Essa variabilidade gira sempre em funo da quantidade de alunos matriculados, mas de uma certa forma se mantm assim: 3.3.1 Matrias especiais So matrias desenvolvidas especialmente para os cursos e a pauta sempre relacionada a uma rea ou ramo de atividade que o aluno daquele curso no tenha percebido ou no esteja no foco da sociedade. O objetivo sempre dar ao estudante novas perspectivas sobre sua futura profisso. A quantidade de matrias especiais a mais flexvel e est diretamente relacionada a quantidade de alunos matriculados na disciplina. 3.3.2 Atualidades Essa seo corresponde a uma lauda e poder conter um ou duas matrias. A ideia relacionar com assuntos bem debatidos na mdia, com a finalidade at mesmo de dar suporte nas questes de conhecimento geral do ENADE, mas sempre com um foco contextualizador do aluno com as questes contemporneas.

3.3.3 Entrevista As entrevistas buscam profissionais j consagrados no mercado de trabalho nas reas dos cursos da FMF. Esses perfis servem de inspirao exemplo para os alunos. Sempre que possvel, uma das perguntas ser relacionada s dificuldades da caminhada acadmica, para o que o aluno perceba que essa progresso sempre complexa e sinta que no est sozinho nessa caminhada. 3.3.4 Poltica Como tudo na sociedade poltica, no sentido grego da palavra, fundamental que algumas questes sejam debatidas e aproveitadas em carter instigador de cidadania. O jornal livre de legendas polticas e, portanto, no se filia a nenhum tipo de discurso partidrio. Isso implica que nenhuma matria dever conter material tendencioso a determinados polticos. A questo em foco dessa seo relacionada polis e os procedimentos de administrao da mesma. Aceita-se sim, matrias interpretativas de resultados eleitorais e perspectivas futuras advindas do pleito. 3.3.5 Cincia e Tecnologia/Meio Ambiente Essa seo contm espao de uma lauda e duas matrias. Uma voltada cincia e tecnologia, relacionada a algum curso. Outra voltada ao meio ambiente, at mesmo por uma questo geosocial. 3.3.6 Por onde andei uma coluna que se prope a levar o leitor a lugares culturais de Manaus, ou proximidades, de nibus indicando preo, caminho, passeios, etc. Ela fixa com uma lauda e deve ser contada em primeira pessoa. 3.3.7 Estante cultural uma coluna fixa, que traz uma resenha de filme e uma resenha de livro com indicao para algum curso, bem como mais outras indicaes de leitura e filmes para cursos. No total so quatro cursos agraciados, sendo sempre a dupla, livro + filme, indicado para o pblico daquela rea de trabalho. 3.3.8 Opinativa uma lauda reservada ao material opinativo e compreende o editorial e o artigo.

4. Modos Operandi
4.1 Dinmica de funcionamento A quantidade de edies proposta no incio do semestre letivo. Em funo do acordo em comum, so definidas todas as configuraes em seguida. Mas de toda forma, a linha mestra de funcionamento do jornal funciona assim: Primeiro se definem os cursos de cada edio, separando as matrias especiais e entrevistas, que tem maiores visibilidades. Nessa mesma reunio, as funes so definidas, ou por voluntariado ou sorteio. Isso porque o secretrio j inicia seus trabalhos com as atas de reunio. Depois dado um intervalo de tempo, varivel em uma ou duas aulas, para que se captem pautas para a reunio de pauta. Em seguida acontece a reunio com as sees expostas no quadro e as discusses do que deve entrar ou no na edio. Aps a definio, h a definio dos reprteres que iro cobrir as matrias. Essa definio poder ser voluntariado ou sorteio. Contudo, um mesmo reprter dever cobrir sees diferentes em outras edies. Para que todos rodem fazendo vrios tipos de trabalho escrito. Num primeiro processo, os reprteres responsveis faro uma pauta, conforme Anexo A desse manual, e enviaro ao e-mail da redao em arquivo de texto nomeado assim: NOMEDOALUNO_PAUTA01 As pautas sero corrigidas pelo professor e devolvidas para o desenvolvimento das matrias. As matrias prontas so encaminhadas ao email da redao (redacaofmf@gmail.com) em formato de texto (doc ou docx) , com o seguinte nome do arquivo para facilitar a visualizao das matrias pelo secretrio: NOMEDOALUNO_MATERIA01 Junto com o arquivo, dever estar em anexo e separadamente as fotografias que compem a matria. No arquivo de texto devero ser indicados os seguintes elementos, sendo ou no utilizados posteriormente: chapu, ttulo, subttulo, legenda de foto, crdito de reportagem, crdito de imagem, olho e indicao de box (conforme Anexo B). Esses elementos so obrigatrios e sua utilizao ser tratada pelo editor e diretor de arte, conforme espao disponvel. As matrias de uma lauda devero conter de 1500 a 2000 caracteres. As matrias de meia lauda no devero ultrapassar os 900 caracteres. As fotos devero ser nomeadas conforme o exemplo abaixo, pois elas sero

enviadas pelo secretrio de redao ao editor de fotografia. NOMEDOALUNO_FOTO01_MATERIA01 Aps revisar, editar e definir junto com o reprter a fotografia, encaminhar ao email o arquivo nomeado com a terminao EDITADA. As matrias so corrigidas pelo professor e debatidas junto a cada reprter. Esse far os ajustes e entregar ao editor que analisar novamente os textos e adaptar poltica editorial do jornal. Aps debatida a matria, o reprter dever reescrever a matria com todos os ajustes e enviar ao seu editor que enviar o formato final ao e-mail da redao da seguinte forma: NOMEDOALUNO_MATERIA01_EDITADA Essa matria ser enviada para a reviso pelo secretrio de redao, que aps revisar os textos enviar um arquivo para o e-mail nomeado assim: NOMEDOALUNO_MATERIA01_REVISADA Essa matria ser enviada ao diretor de arte que junto com o diagramador finalizaro os trabalhos de editorao do jornal. O jornal dever contar com pelo menos trs espaos para publicidade e isso dever ser levado em considerao na hora de diagramar. 4.2 Desempenho das funes As funes so desempenhadas sob observao constante do professor da disciplina. A funo de secretrio avaliada pelo cumprimento dos prazos, trmites de informaes via e-mail e atas de reunio. A funo inicia com a assuno do mandato e se extingue com a entrega do CD para impresso. A funo de reprter avaliada pela primeira matria enviada redao virtual. Aps essa primeira orientao, o resultado final da matria responsabilidade do editor. A funo de editor de fotografia avaliada pelo resultado final da matria j diagramada e engloba, alm da esttica imagtica, tambm o que relatado na legenda. A funo de Ombudsman avaliada pelos textos opinativos produzidos e devem ser entregues junto com o prazo dos editores, num arquivo de texto nomeado da seguinte forma: EDITORIAL_EDIO01 / ARTIGO_EDIO01 A funo de diretor de arte e diagramador sero avaliadas com o arquivo fechado em PDF a ser enviado para o e-mail da redao e ainda o prazo de fechamento do CD com o arquivo no programa InDesign.

Da mesma forma ser a avaliao do revisor. Ser atravs do resultado final do trabalho em PDF. 4.3 Trmite de informao Todo o trmite de informao ser realizado atravs do e-mail, o que facilita o controle dos prazos. E torna o processo de avaliao o mais objetivo possvel. Como o processo digital, os prazos podero incorrer em finais de semana, feriados ou em dias em que no haja aula da disciplina. Da mesma forma, algumas aulas podero utilizar do recurso da sala virtual e serem realizadas apenas como suporte, sem a presena do aluno em sala de aula. Contudo, esse processo envolve acerto entre o docente e a coordenao. 4.4 Prazos Os prazos sero definidos em sala de aula em funo da quantidade de edies acordadas no incio do semestre letivo.

5. Referncias
ERBOLATO, Mrio. Tcnicas de codificao em Jornalismo. So Paulo: tica, 2006 JUNIOR, Antnio Vieira. Uma pedagogia para o jornal-laboratrio. Tese apresentada ao Departamento de Jornalismo e Editorao da Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo. So Paulo: USP, 2002. Acessado em 12mar2011. Disponvel em <??> LOPES, D. F. Jornal-laboratrio: do exerccio escolar ao compromisso com o pblico . So Paulo: Summus, 1998. MAIA, Luciana et all. Manual de reda o da Folha. 6.ed. So Paulo: Publifolha, 2001. MATTOS, S. Mdia Controlada: a histria da censura no Brasil e no mundo . So Paulo, Paulus, 2005. NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal dirio. 7.ed. So Paulo: Editora Contexto, 2007. PATRCIO, Djalma. Editorao Grfica. Blumenau: Edifurb, 2005. PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. 4.ed. So Paulo: Contexto, 2010. TRAQUINA, Nelson. Teoria do Jornalismo I. 2.ed. Florianplis: Insular, 2005.

ANEXOS ANEXO A Modelo de Pauta


Aluno (a): Nome do aluno

PAUTA:

TEMA:

SEO:

CURSO:

TAMANHO DA MATRIA:

DIRECIONAMENTO DA MATRIA:

ENTREVISTADO:

FONTES:

ANEXO B Elementos da matria


CHAPU:

TTULO:

SUBTTULO:

CRDITO DE REPORTAGEM:

TEXTO:

LEGENDA FOTOS:

CRDITO FOTOS:

INDICAO DE OLHO:

SUGESTO DE BOX:

ANEXO C Guia alfabtico de termos tcnicos


A Abertura incio de um texto jornalstico, no qual o autor expe as principais informaes da notcia. O objetivo atrair e prender a ateno do leitor para o resto do assunto e deve provocar impacto, curiosidade, ser um apelo leitura. No jornalismo impresso, a chamada

grande reportagem exige detalhamentos criativos para sustentar o interesse e o desdobramento da exposio. Um bom exemplo de uma abertura criativa a de um jornalista da Paris-Match que, ao montar o texto do enterro de Joseph Stalin dias aps o funeral , teve a idia de telefonar para a central telefnica de Moscou, para se informar sobre as condies de tempo e iniciar sua reportagem descrevendo o amanhecer daquela data histrica. Agncia de notcias na verdade, so os jornais dos jornais. ela quem fornece informaes de todos os tipos, por atacado, aos jornais. Dispe de um amplo sistema de comunicao, de sucursais e correspondentes que recolhem, elaboram e difundem o fato jornalstico. uma empresa de notcias que tem a finalidade de distribuir e vender notcias. Existem agncias nacionais, internacionais e especializadas. A pioneira no comrcio internacional foi a Havas (Frana), em 1845. As que se destacam hoje no mercado so: Associated Press e United Press (EUA), Reuter (Gr-Bretanha), France-Presse (Frana) e Tass (Rssia). A Agncia JB, do Jornal do Brasil, foi uma das principais do pas. Assessor de Imprensa profissional que divulga o press-release, marca entrevista coletiva, atende jornalistas. O estudante de Jornalismo deve entender que o assessor de Imprensa no a fonte primria, portanto, as informaes passadas por ele s sero publicadas se forem acompanhadas por um press-release contendo citaes oficiais. Exemplo: o governador de So Paulo vai exonerar cinco secretrios porque foram infiis. O assessor de Imprensa no pode dizer que os secretrios foram infiis e por isso sero exonerados. Ele no tem autoridade para se pronunciar em nome do governador. A no ser que, alm assessor de Imprensa, seja o porta-voz do governador. O estudante precisa tomar cuidado, sem desmerecer o cargo, com declaraes do assessor de imprensa. Ele o intermedirio entre a fonte e o jornal. Para a matria ganhar credibilidade, importante que a palavra do envolvido seja citada no texto. Vale lembrar que o relacionamento entre o assessor de Imprensa e o jornalista formal. B Barriga veiculao de uma notcia falsa. Para evit-la, o estudante de Jornalismo deve apur-la com rigor. Boneco modelo de projeto grfico de uma publicao. Boxe texto secundrio que aborda aspecto especfico do texto principal. Pode ser interpretativo, opinativo, histrico. Pode ser cercado, em negrito ou utilizar demais recursos grficos. O importante que complementa a matria principal. Ele tem a finalidade de dar leveza e agilidade leitura, tornando-a mais atraente. C Cabealho nome do jornal, contendo tambm a data de publicao, local, editoria nmero de pgina etc. Caderno conjunto de folhas que formam uma unidade do jornal. Exemplo: Caderno 2 do Estado. Caixa Alta e baixa (CAb) expresso que indica o emprego de letras maisculas e minsculas. Exemplo: Bandeira. Calhau material utilizado para preencher um espao decorrente do cancelamento de anncio ou qualquer outro espao em branco. Um anncio da prpria empresa jornalstica o mais usado. Dependendo do espao destinado ao anncio, usam-se matrias reservadas para tais ocasies e sem interesse jornalstico. Chamada originada do texto mais importante do jornal-laboratrio. A chamada atrai a ateno do leitor para as pginas internas. A chamada de primeira pgina no pode prometer o que a matria no tem a oferecer ao leitor. Leitor decepcionado no compra jornal. A redao de uma chamada segue os princpios do lead ou da abertura de uma reportagem. Ela deve ter frases curtas, objetivas e claras. A proposta remeter o leitor pgina onde est o texto que ela apenas resume.

Chapu palavra colocada acima do ttulo ou manchete, associada ao assunto. O corpo menor, a fonte a mesma do ttulo. O objetivo reforar o tema e estimular a leitura. Ele pode ser usado em todas as pginas para dar unidade edio. Exemplo: Poltica FHC assina outra medida provisria Corpo o tamanho de uma letra ou palavra. No jornalismo a escala de 10 a 72. Cozinha aproveitar, reescrevendo, uma matria ou reportagem publicada em outro jornal, revista ou captada pelo rdio ou televiso. Enxugar o texto, deixando apenas o que importante. Crdito o jornal-laboratrio sempre informa ao leitor o autor de seus textos e fotos. D Deadline Ver fechamento Tpico Definies. Denncia do erro uma das vocaes do Jornalismo a denncia do erro. Ou seja, informar, prevenir, oferecer condies para a compreenso do fato e ampliar o discernimento do possvel. Conhecer a realidade dos problemas, juntar foras para enfrent-los e debater solues. Na verdade, o erro encontra-se no cotidiano, no fato jornalstico ou na sociedade. Exemplo: A corrupo na arbitragem do futebol brasileiro. O erro encontra-se na armao de resultados. A funo do jornalismo divulgar o desvio da tica na arbitragem nacional. Divulgando-o, o jornalismo cumpre o seu papel de informar a opinio pblica sobre os acontecimentos que envolvem a questo. o discernimento do possvel. Diagramador ainda em muitos jornais o profissional responsvel pela distribuio das matrias nas pginas. ele que calcula o espao para cada matria, ttulos, chamada de primeira pgina. Na verdade, ele que determina o desenho de cada pgina e o nmero de toques (caracteres) de cada matria. Com a informtica nas redaes, o diagramador foi substitudo pelo paginador. Ele tem a mesma funo de comandar a distribuio das matrias, mas com uma diferena bsica: o paginador no precisa conhecer as medidas tipogrficas, paicas ou cceros. O computador com programas especficos para fazer jornal resolve 90% dos problemas do paginador. Por exemplo: estouro de um ttulo. Basta acionar um ou dois comandos para coloc-lo no espao que lhe foi reservado. No precisa mandar o editor refazlo. E Edio (1) a tiragem do dia, semana ou ms de um jornal. Edio (2) refere-se seleo, hierarquizao e preparao de matrias a serem publicadas, utilizando-se todos os recursos visuais, grficos, informativos e de texto para torn-las atraentes. O ato de editar deve sempre primar pela imparcialidade. Ou seja, quando houver discordncias, pontos de vista diferentes ou verses, o estudante de Jornalismo no pode privar o leitor destas informaes de interesse pblico. Editar, alm de distribuir as matrias harmonicamente nas pginas, publicar o fato de interesse pblico e no pessoal, de grupos econmicos e polticos. At o final dos anos 80, o texto prevalecia na impressa brasileira. A informatizao da produo, a crise do papel, o corre-corre dirio do homem moderno e a preguia para leitura fizeram com que o visual, nos anos 90, supere o texto. Editoria uma seo de trabalho ou equipes que formam a Redao. Cada editoria responsvel pela cobertura de determinado campo temtico. A instalao das editorias varia conforme as necessidades de publicao. Editorial gnero jornalstico que expressa a opinio oficial do jornal-laboratrio diante dos fatos de maior repercusso. Ele deve seguir os princpios bsicos deste manual. No jornallaboratrio publicado na pgina 2. So poucos os jornais-laboratrios que reservam espao para o editorial. No assinado. Enviado especial o jornalista encarregado de cobrir acontecimentos fora da cidade, estado ou pas.

Expediente espao para anunciar o nome do jornal, os nomes dos diretores, jornalista responsvel, conselho editorial, endereo para correspondncia, grfica onde foi impresso o jornal. F Fato jornalstico a base do jornalismo. Ele segue os princpios ticos e interesse pblico. Fechamento a concluso do trabalho de edio. O ato de fechar uma edio to importante quanto o processo de elaborao de uma pauta ou de um texto. Todos os envolvidos nesse trabalho devem se preocupar com a qualidade e pontualidade. O atraso no fechamento, alm de prejudicar a impresso e a difuso do jornal-laboratrio, um desrespeito ao companheiro que correu atrs da notcia, do entrevistado ou de uma reportagem. Fazer jornal familiarizar-se com o trabalho contnuo, em que todos os envolvidos na produo e difuso do jornal-laboratrio tm um objetivo comum: atender o exigente leitor com pontualidade e fidelidade. Foca o jornalista em incio de carreira. Aquele que escorrega de vez em quando, que se deslumbra com as primeiras pautas, que deixa de cruzar informaes, ingnuo ainda para as manhas e macetes da profisso. Fonte pessoa que fornece informaes, espontaneamente ou quando solicitada, ao jornalista. Descobrir fonte exige habilidade. Cultiv-la requer reponsabilidade, tica, imparcialidade e no misturar profissionalismo com interesses pessoais. Fotojornalismo o trabalho de registrar um instante mgico da natureza, do espao urbano, de transformar o obscuro em uma imagem que reala o contexto histrico, poltico ou social. Fotojornalismo a composio do real imediato: a ao, o calor da hora, as emoes brutas, o tiro, a misria, o instante em que tudo se resolve, a violncia, a guerra urbana. Fotojornalismo mostra as diferenas, ou melhor, as variaes das formas de expresso, a pluralidade de imagens. Na fotografia a transparncia prima pela qualidade da imagem. Ou seja, o fotojornalismo o olhar mltiplo sobre o universo. Exemplo de profissionais que transformam o real em uma imagem carregada de gesto, expresso, feio, movimentos e que tudo se torna visvel ao olhar desatento: Sebastio Salgado e Cartier Bresson. Fotolegenda foto acompanhada de texto curto em itlico e ttulo em at trs palavras. Free-lancer jornalista que trabalha por conta prpria. Normalmente recebe por matria. Furo matria de grande interesse, divulgada com exclusividade por um jornal. Nos anos 90, a palavra furo foi substituida pela exclusiva. G Gancho o fato gerador da notcia, ou uma informao pinada de um texto, que pode gerar uma reportagem. O jornalista atento aos fatos e sensvel a uma boa leitura capaz de pincelar boas informaes para produzir uma reportagem. O gancho pode ser extrado de uma nota em coluna social, classificados, concorrncia pblica, observao no cotidiano, nas ruas etc. Gilete-press a prtica de recortar jornais e revistas para fazer pauta ou cozinhar texto. No interior do Brasil, a prtica do gilete-press incorporou-se ao cotidiano das redaes. Em alguns casos os textos recortados so publicados na ntegra e a origem do texto no citada. Os empresrios se utilizam desse recurso antitico e antiprofissional para no contratar jornalista. O gilete-press custa para o empresrio apenas o valor do exemplar a ser recortado. muito usado em jornalismo de rdio. I Informao-relatrio aquela que no oferece ou apresenta novidade ao leitor. No noticia o novo, o contexto do fato, situaes, personagens, objetos descritos, que no organiza a narrativa que evidencia a mensagem jornalstica. Imprensa marrom jornalismo sensacionalista. Interttulo destaque em negrito utilizado em meio ao texto para ressaltar assunto que ser tratado a seguir. Sua funo facilitar a leitura, deixar a matria mais arejada, separando

assuntos, repousando psicologicamente o leitor com pequenas pausas. Ele completa a matria. J Jabacul ou jab so presentes oferecidos aos jornalistas, como instrumento de relaes pblicas. No interior do Brasil as redaes, principalmente em perodo eleitorial e final de ano, so inundadas por garrafas de bebidas, agendas e convites para almoo, jantar e viagens tursticas. Evite receber esses presentes para no se comprometer. Janela frase retirada da matria para ressaltar, em meio ao texto, uma informao na matria. O texto, em negrito, editado entre fios. Jornalismo de preciso termo usado por estudiosos alemes para definir o jornalismo exato, neutro, objetivo, sem desvios e distores que possam alterar a realidade social ou o carter do fato jornalstico. Para no descaracterizar a investigao jornalstica, quando necessrio para enriquecimento da reportagem, o estudante deve usar mtodos e tcnicas cientficas de pesquisa social para proporcionar ao pblico-leitor maior entendimento do assunto publicado. O chamado jornalismo de preciso utiliza-se da pesquisa, da anlise de contedo, da observao do jornalista e das experincias de campo na coleta e levantamentos de informaes sobre o fato jornalstico. Esses so os processos de observao e investigao, hoje distantes das redaes. O jornalismo de preciso requer treinamento intensivo nas tcnicas da cincia social emprica, que inclui o levantamento de informaes, sua anlise e interpretao. A idia dos adeptos desse conceito de jornalismo que, com isso, a reportagem objetiva j no consistiria em fatos isolados, mas na insero das informaes num contexto terico que revelaria os antecedentes e as possveis causas dos acontecimentos. (Michael Kunczik. Manual de comunicao: Conceitos de jornalismo: norte e sul. So Paulo, ComArte, Edusp, 1997). L Lauda folha de papel padronizada na qual o estudante de Jornalismo redige textos que podem ser publicados pelo jornal-laboratrio. Tem 20 linhas de 70 toques cada. Total: 1400 toques. Nem todos os jornais tm o mesmo padro de lauda. O nmero de toques variado. Legenda texto que ilustra a fotografia ou identifica lugares, monumentos histricos, pessoas etc. Toda foto deve ter legenda. Lei de Imprensa mesmo com a Constituio de 1988 que diz em seu Artigo 5, Inciso 9, que livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena, ainda est em vigor a Lei de Imprensa, nmero 5250 de 9 de fevereiro de 1967, criada durante o regime militar. Essa lei trata da forma de registro dos rgos de comunicao, dos crimes praticados por intermdio da Imprensa, do direito de resposta e da responsabilidade civil e criminal pelos abusos cometidos. Linha fina refere-se a um texto curto sem ponto final que, abaixo do ttulo, adiante um ou mais tpicos da matria para estimular a leitura. Deve evitar repetir palavras usadas no ttulo. Ele deve estar amarrado ao ttulo para proporcionar uma leitura harmoniosa. Complementar o titulo. Logotipo palavras ou sigla que representam a marca comercial do jornal. Cada jornal tem a sua grafia. M Mancha da pgina a rea til do jornal-laboratrio. Ou seja, o espao definido para imprimir as matrias, fio-data, logotipo do jornal-laboratrio. Manchete o assunto mais importante da edio. Deve ser o resumo do lead. Ela, mais do que nunca, a fonte de leitura do jornal. Sem uma boa manchete, dificilmente o jornal atrai o interesse do leitor. o principal elemento de informao do jornalismo. A manchete serve para centrar a ateno do leitor para o contedo do texto. Matria o trabalho jornalstico de fazer uma reportagem ou entrevista que vai alm da simples nota. o desdobramento do assunto ou fato jornalstico. a palavra mais ouvida

numa Redao. Matria fria quando o tema abordado no factual. Exemplo: uma entrevista com Pel sobre sua vida, uma reportagem investigativa que retrata o trabalho forado em fazendas na regio Amaznica. No tem data para publicao. Matria quente factual, notcia do cotidiano. Exemplos: ACM contra a indicao de Serra para o Ministrio da Sade. Zagallo convoca Ra. N Nariz-de-cera no jornalismo de antigamente era a abertura de uma matria que se caracterizava pela falta de objetividade. Ela no chama a ateno do leitor para a leitura da matria. Alguns jornais ainda o utilizam. uma srie de informaes sem importncia antes de chegar ao mais importante (lead) do texto. New journalism Trata-se de um enfoque mais imaginativo da reportagem, que permite ao jornalista imiscuir-se na narrativa sem no entanto mudar os fatos observados. A definio do jornalista norte-americano Gay Talese. Nota da redao um esclarecimento, feito pela redao, referente a um determinado texto e colocado logo aps o seu trmino. Ou a resposta a uma carta enviada redao criticando determinada matria. Ela tambm empregada para contestar alguma informao ou afirmao de um entrevistado. O Off quando a fonte (entrevistado) passa ao estudante de Jornalismo uma informao de interesse pblico e no pode (ou no quer) ser identificada. Olho refere-se a um texto curto, geralmente com linhas irregulares (alinhamento central), que adianta um ou mais tpicos da matria para estimular a leitura. Ele deve estar amarrado ao ttulo para dar ao leitor uma leitura harmoniosa. P Pasquim palavra pejorativa para designar jornal de m qualidade, panfletrio ou de curta durao. P fim da matria. Cortar pelo p: indica que a matria estourou. Perfil um texto sobre uma personalidade, no qual o estudante procura fazer o retrato do entrevistado. Para traar o perfil fiel do entrevistado, o estudante precisa conhecer a vida da personalidade, observar seus gestos, modo de se vestir, cacoetes, hbitos, ouvir pessoas amigas ou no, participar do convvio familiar e cotidiano, visit-los vrias vezes, recolher fotografias antigas e recentes. Enfim, manter um estreito relacionamento com o entrevistado mas sem se envolver emocionalmente. O objetivo dessa convivncia mais estreita , simplesmente, traar o perfil de corpo inteiro do entrevistado sem prejuzo da iseno do texto. Pesquisa trabalho de apoio ao texto. Pingue-pongue a clssica entrevista de pergunta e resposta. Uma entrevista pingue-pongue exige muita preparao, leitura, pesquisa, elaborao de perguntas. importante que a entrevista se centre num tema especfico, com suas variantes, seno fica dispersiva e superficial. O estudante precisa ficar atento s respostas porque novas perguntas podem surgir. Outro ponto positivo para o bom andamento da entrevista o estudante sempre confirmar nmeros e datas com o entrevistado, chegar antes do horrio marcado, no o pressionar o entrevistado com perguntas sem objetividade. Agindo assim, a probabilidade de o entrevistado ser mais receptivo s perguntas muito maior. fundamental que seja gravado para que as perguntas e respostas sejam publicadas completas. Pirmide invertida tcnica de redao segundo a qual o texto encabeado pelas principais informaes. Ou seja, do maior ao menor interesse. Sempre deve comear pelo mais importante, que ser resumido no ttulo. Vale lembrar que o primeiro pargrafo precisa conter as respostas para as seis perguntas chaves do jornalismo: Quando? Qu? Quem? Onde?

Como? Por qu? Sempre respeitando a regra: do maior ao menor interesse. Porta-voz a pessoa encarregada de transmitir oficialmente informaes de uma empresa, entidade ou rgo governamental. Prmio Esso o principal prmio do jornalismo brasileiro. Sua meno num currculo soma pontos na vida profissional. Press-release Ver release Tpico Definies. R Redao lugar onde o estudante de Jornalismo trabalha na produo e difuso do jornallaboratrio. Ato ou maneira de regidir. Regras mtodo de trabalho numa redao. Ou seja, critrios para uso de minsculas, grafia, nmeros, pesos, quantias etc. Release o texto feito pela Assessoria de Imprensa para promover um evento, um poltico ou lanar produtos. Seu objetivo dar uma verso favorvel ao assunto. Na maioria dos jornais brasileiros, o release, ou por falta de matrias, ou para evitar contratar profissionais para produzir matrias, ou para atender interesses pessoais, sempre bem-vindo. O release pode ser til na produo de uma pauta. Reportagem o aprofundamento de uma notcia. o ato de investigar, vai at o fim do assunto. o relato ampliado de um acontecimento. Ela difere da notcia porque deixa de ser apenas uma informao do dia-a-dia. Enquanto na notcia predomina o quem e o qu, a reportagem procura saber mais sobre o como e o porqu. E na reportagem que a interpretao do fato encontra a sua expresso mais desenvolvida. Mas a interpretao tem o olhar do estudante que o leva a escolher um ngulo de abordagem do acontecimento e situaes que observa e descreve. Ento, na verdade, deixa de ser impessoal e passa a ser subjetivo o seu relato. E nessa fronteira entre a opinio e a interpretao que intervm a necessidade da distanciaco e a preocupao da imparcialidade. Interpretar explicar o porqu e como das situaes. um exerccio constante que o estudante deve praticar para no julgar e opinar o que observou. A abertura da reportagem deve ser atrativa para chamar a ateno do leitor. Ela se concentra em situaes vivas. Ao interpretar existem dois tipos de reportagem: a investigativa e narrativa. Reprter a funo que o estudante de Jornalismo deve cumprir na produo e difuso do jornal-laboratrio. Ele redige, apura, checa e confronta as informaes levantadas. Seu texto deve ser claro, objetivo e exato no relato do cotidiano, de uma entrevista ou reportagem. A tica e a responsabilidade social so pontos que o reprter nunca deve esquecer na cobertura de um acontecimento ou entrevista. Retranca matria que, embora faa parte de uma mesma reportagem ou notcia, tem espao e ttulo prprios. Retrato no passa de uma fabricao de lbum de famlia. Tudo que contm esttico. No h expresso. No h liberdade nos movimentos ou no olhar. O retrato retrata um real montado e um personagem social, no universal. O retrato um clic que congela a construo de uma imagem fugaz ou um instante de fama. Retrato sinnimo de clichs. De transformar rostos em cores. Reviso arte de revisar provas de composio, indicando as correes que devem ser feitas. S Segundo clich parte da tiragem do jornal cujo contedo alterado, ou corrigido, aps o fechamento e circulao de uma edio. Exemplo: uma edio de segunda-feira foi fechada e distribuda depois das 23h30. s 23h50, chega Redao a notcia da morte do presidente dos Estados Unidos. O caderno Internacional pode ser alterado e a primeira pgina ganhar nova manchete. Selo recurso grfico (pode ser uma foto ou desenho, grfico) para marcar uma reportagem. Setorista jornalista encarregado de cobrir o dia-a-dia de uma fonte permanente de notcia.

Por exemplo: Palcio do Governo de So Paulo. importante no se envolver pessoalmente com o setor em detrimento da tica e imparcialidade no relato dos fatos. Standard o jornal de tamanho-padro, ou seja, de 54cm x 33,5cm. Sublead segundo pargrafo da notcia. Submanchete frase ou perodo sem ponto que aparece na pgina com menos destaque do que a manchete. Serve para dar outras informaes. O corpo grfico menor que o da manchete mas deve ocupar o mesmo espao. Exemplo: Ronaldinho contratado pela Inter Barcelona recebe US$35 milhes pela venda Subttulo frase ou perodo sem ponto que aparece no texto para mudana de assunto ou destacar um novo assunto. Serve para dar outras informaes. Sute a continuao de uma notcia publicada pelo jornal. A sute precisa sempre apresentar informaes e angulaes novas. T Texto-legenda a legenda* mais ampla mas sem pargrafo. Como a legenda, pode ser uma chamada para o texto correspondente na pgina interna. De qualquer maneira, precisa conter as principais informaes sobre o assunto. Titular a arte de dar ttulos s matrias. preciso ler atentamente o texto para encontrar palavras-chave que resumam o assunto para atrair o leitor. V Verso jornalstica a notcia (verso jornalstica do fato ou acontecimento jornalstico) se expe verificao pblica. algo verificvel pelo leitor. Portanto, o estudante no pode admitir que a verso nica, aquele comentrio de uma fonte envolvida no fato, seja o ponto final do texto. A verso jornalstica superior ao boato ou a de apenas uma fonte de informao. O leitor no gosta de ler apenas uma verso. Quanto maior o entrechoque de verses contraditrias, maior reside o verificvel. Ou seja, quanto mais verses, tanto mais verdades ter o texto. A leitura do leitor reside em observar se o estudante colocou cada verso lado a lado.

ANEXO D - Abreviaturas e siglas


A ABA Associao Brasileira de Aeromodelismo. ABC American Broadcasting Company. Rede norte-americana de rdio e televiso. Abav Associao Brasileira das Agncias de Viagens.

Abecaf Associao Brasileira de Exportadores de Caf. ABDC Associao Brasileira de Desportos para Cegos. Abecom Associao Brasileira de Escolas de Comunicao. ABI Associao Brasileira de Imprensa. Abia Associao Brasileira das Indstrias da Alimentao. Abicomp Associao Brasileira da Indstria de Computadores e Perifricos. Abifarma Associao Brasileira da Indstria Farmacutica. Abipeas Associao Brasileira da Indstria de Autopeas. ABB Associao Brasileira de Balonismo. ABDIB Associao Brasileira da Infra-Estrutura e Indstria de Base. ABL Academia Brasileira de Letras. ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Abradecar Associao Brasileira de Desporto em Cadeira de Rodas. Abrasa Associao Brasileira de Surf Amador. Abrave Associao Brasileira de Distribuidores de Veculos. ACSP Associao Comercial de So Paulo. AFP Agence France Presse. Agncia de notcias da Frana. Aids sigla inglesa para sndrome de imunodefincia adquirida. Em ingls Acquired Imune Deficiency Syndrome. Alaic Associn Latino-americana de Investigaciones de la Comunicacin. Alca rea de Livre Comrcio entre as Amricas. AMB Associao Mdica Brasileira. Aneel Agncia Nacional de Energia Eltrica. Ande Associao Nacional de Educao. Andes Sindicato Nacional dos Docentes das Instituies de Ensino Superior. Anfavea Associao Nacional dos Fabricantes de Veculos Automotores. ANJ Associao Nacional de Jornais. ANP Algemeen Nederlands Persbureau. Agncia de notcias da Holanda. Ansa Agenzia Nacionale Stampa Associata. Agncia de notcias da Itlia. AP Associated Press. Agncia de notcias dos Estados Unidos. APAB Associao dos Pescadores Amadores do Brasil. Apae Associao de Pais e Amigos dos Excepcionais. Apeoesp Associao dos Professores do Ensino Oficial do Estado de So Paulo. APN Aguntstvo Pechti Nvosti. Agncia de notcias da Rssia. ASCCI Ao Solidria Contra o Cncer Infantil Assovesp Associao dos Revendedores de Veculos de So Paulo. AT&T American Telephone and Telegraph. Companhia norte-americana de telefones e telgrafos. B Badesp Banco de Desenvolvimento do Estado de So Paulo. BAMN Base Area de Manaus Banespa Banco do Estado de So Paulo. Banorte Banco Nacional do Norte. BASA Banco da Amaznia BB Banco do Brasil. BID Banco Interamericano de Desenvolvimento. Por seu uso generalizado, pode-se aportuguesar. Bird Banco Mundial, organismo das Naes Unidas, com sede em Washington. Tambm conhecido por Banco Internacional para Reconstruo e Desenvolvimento. Por seu uso

generalizado, pode-se aportuguesar. BM&F Bolsa de Mercadorias & Futuros. BMSP Banco Mercantil de So Paulo. BMW Bayerische Motorenwerke. Fbrica alem de automveis. BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico Social. Bovespa Bolsa de Valores do Estado de So Paulo. Bradesco Banco Brasileiro de Descontos. Brasindoor Sociedade Brasileira de Meio Ambiente e Controle da Qualidade de Ar de Interiores. C Cacex Carteira de Comrcio Exterior do Banco do Brasil. CAN Correio Areo Nacional. Cadin Cadastro de Inadimplentes. Capes Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior. CBA Confederao Brasileira de Automobilismo. CBAT Confederao Brasileira de Atletismo. CBB Confederao Brasileira de Basquete. CBCa Confederao Brasileira de Canoagem. CBDA Confederao Brasileira de Desportos Aquticos. CBF Confederao Brasileira de Futebol. CBJ Confederao Brasileira de Jud. CBM Confederao Brasileira de Motociclismo. CBPDS Confederao Brasileira de Pesca e Desportos Subaquticos. CBS Columbia Broadcasting System. Rede norte-americana de rdio e televiso. CBT Confederao Brasileira de Tnis. CBV Confederao Brasileira de Vlei. CDHU Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de So Paulo. Ceagesp Companhia de Entrepostos e Armazns Gerais do Estado de So Paulo. CEF Caixa Econmica Federal. CEP Cdigo de Endereamento Postal. Cepam Centro de Estudos e Pesquisas da Administrao Municipal. Cepeusp Centro de Prtica Esportiva da Usp. Cesp Companhia Energtica de So Paulo. CET Companhia de Engenharia de Trfego. Cetesb Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. CGC Cadastro Geral do Contribuinte. CGT Central Geral dos Trabalhadores. CGT Confederao Geral dos Trabalhadores. CIA Central Intelligence Agency. Organismo norte-americano de espionagem e contraespionagem. Ciee Centro de Integrao Empresa-Escola. Ciesp Centro das Indstrias do Estado de So Paulo. Ciespal Centro Internacional de Estudos Superiores de Periodismo para a Amrica Latina. Cimi Conselho Indigenista Missionrio. CINDACTA IV Quarto Centro Integrado de Defesa Area e Controle de Trfego Areo COMAR VII Stimo Comando Areo Regional. CMA Comando Militar da Amaznia. CMB Conselho Mundial de Box. CMN Conselho Monetrio Nacional.

CNA Confederao Monetrio Nacional. CNBB Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil. CNDM Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. CNEN Comisso Nacional de Energia Nuclear. CNPJ Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica. CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico. CNT Central Nacional de Televiso. COB Comit Olmpico Brasileiro. Cobrecos Congresso Brasileiro de Estudantes de Comunicao. Cofins Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social. COI Comite Olmpico Internacional. Em ingls a sigla IOC: International Olympic Committee. Por seu uso generalizado, pode-se aportuguesar. Comgs Companhia de Gs de So Paulo. Condephaat Conselho de Defesa do Patrimnio Histrico, Artstico, Arqueolgico e Turstico do Estado de So Paulo. Confaz Conselho de Poltica Fazendria. Confen Conselho Federal de Entorpecentes. Conseg Conselho Comunitrio de Segurana. Contag Confederao Nacional dos Trabalhadores na Agricultura. Contran Conselho Nacional de Trnsito. Copant Comisso Pan-Americana de Normas Tcnicas. CPMF Contribuio Provisria sobre Movimentao Financeira. Cosipa Companhia Siderrgica Paulista. CPFL Companhia Paulista de Fora e Luz. CSLL Contribuio sobre o Lucro Lquido das Empresas. CUT Central nica dos Trabalhadores. D DAC Departamento de Aviao Civil. Decon Departamento Estadual de Polcia do Consumidor. Deic Departamento Estadual de Investigaes Criminais. Dentel Departamento Nacional de Telecomunicaes. DER Departamento de Estradas de Rodagem. Dersa Desenvolvimento Rodovirio S/A. Detran Departamento Estadual de Trnsito. Dieese Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos. DNC Departamento Nacional dos Combustveis. DNER Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DPA Deutsche Presse Agentur. Agncia de notcias originria da antiga Alemanha Ocidental. DPDC Departamento de Proteo e Defesa do Consumidor. DSV Departamento de Operaes do Sistema Virio. E EFE Agncia espanhola de notcias. Embrapa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria. Embratel Empresa Brasileira de Telecomunicaes. Embratur Empresa Brasileira de Turismo. ESG Escola Superior de Guerra.

F FAPEAM Fomentadora de Pesquisas da Amaznia. FAO Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e Alimentao. Food and Agriculture Organization. FBI Federal Bureau of Investigation. Agncia norte-americana de investigao. Febem Fundao Estadual do Bem-Estar do Menor. Felafacs Federao Latino-Americana de Faculdades de Comunicao Social. Fenaban Federao Nacional dos Bancos. Fenabrave Federao Nacional de Distribuio de Veculos Automotores. Fenacol Federao Nacional dos Corretores de Seguro. FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Servio. FGV Fundao Getlio Vargas. Fiat Fabbrica Italiana Automobili Torino. Empresa italiana de automveis. Fiba Federao Internacional de Basquete Amador. Por seu uso generalizado, pode-se aportuguesar. Fiesp Federao das Indstrias do Estado de So Paulo. Fifa Federao Internacional de Futebol Associado. Por seu uso generalizado, pode-se aportuguesar. Fipe Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas. Fisa Federao Internacional de Automobilismo Esportivo. Fdration Internacionale du Sport Automobile. FMI Fundo Monetrio Internacional. Em ingls =a sigla IMF: International Monetary Fund. Por seu uso generalizado, pode-se aportuguesar. G GLS Associao brasileira dos Gays, Lsbicas e Simpatizantes. GM General Motors Corporation. Companhia norte-americana de automveis. H HQ Histria em Quadrinhos. I Ibama Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis. IBF Internacional Badminton Federation. IBGE Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. IBM International Business Machines Corporation. Multinacional norte-americana. ICMS Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios. Ibope Instituto Brasileiro de Opinio Pblica e Estatstica. IE Imposto sobre Exportaes. IGPM ndice Geral de Preos do Mercado. II Imposto sobre Importaes IML Instituto Mdico Legal. Inpa Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia Inpe Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. INSS Instituto Nacional do Seguro Social. INST Instituto Nacional de Segurana de Trnsito. Inca Instituto Nacional do Cncer. Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao. IOF Imposto sobre Operaes Financeiras. IPC ndice de Preos ao Consumidor.

IPI Imposto sobre Produtos Industrializados. IR Imposto de Renda. IPT Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo. IRA Irish Republican Army. Exrcito Republicano Irlands. ISS Imposto sobre Servios. ITA Instituto Tecnolgico da Aeronutica. ITV Independent Television. Rede britnica de televiso. IVA Imposto sobre Valor Agregado. IVV Imposto sobre Venda a Varejo. M MAC Museu de Arte Contempornea. MAM Museu de Arte Moderna. Mercosul Mercado do Cone Sul. MIS Museu da Imagem e do Som. MUSA Museu do Homem da Amaznia N Nasa National Aeronautics and Space Administration. Organismo norte-americano que pesquisa o espao. NATC North Atlantic Treaty Council. Conselho do Tratado do Atlntico Norte. NBA National Basketball Association. Entidade norte-americana que administra e organiza o basquete. NBC National Broadcasting Company. Rede norte-americana de rdio e televiso. NYT The New York Times. Jornal norte-americano. O OAB Ordem dos Advogados do Brasil. OEA Organizao dos Estados Americanos. OIT Organizao Internacional do Trabalho. Organismo das Naes Unidas. OLP Organizao para a Libertao da Palestina. OMS Organizao Mundial do Comrcio. OMS Organizao Mundial da Sade. Organismo especializado das Naes Unidas. ONG Organizao no-governamental. ONU Organizao das Naes Unidas. Opep Organizao de Pases Exportadores de Petrleo. P PC do B Partido Comunista do Brasil. PCB Partido Comunista Brasileiro. PDC Partido Democrata Cristo. PDT Partido Democrtico Trabalhista. PF Polcia Federal. PFL Partido da Frente Liberal. PIB Produto Interno Bruto. PL Partido Liberal. PM Polcia Militar. PMDB Partido do Movimento Democrtico Brasileiro. PMN Partido da Mobilizao Nacional. PNB Produto Nacional Bruto.

PPB Partido Progressista Brasileiro. PRN Partido da Reconstruo Nacional. Procon Fundao de Proteo e Defesa do Consumidor. Prona Partido de Reedificao da Ordem Nacional. PRS Partido das Reformas Sociais. PSC Partido Social Cristo. PSDB Partido da Social Democracia Brasileira. PST Partido Social Trabalhista. PT Partido dos Trabalhadores. PTB Partido Trabalhista Brasileiro. PTR Partido Trabalhista Renovador. R Radiobrs Empresa Brasileira de Comunicao. RAI Radio Audizioni Italia. Rede de rdio e televiso da Itlia. Reuters Agncia inglesa de notcias. S S/A Sociedade Annima. SBPC Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia. SBSH Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana. SBAT Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. SBT Sistema Brasileiro de Televiso. Sebrae Servio Brasileiro de Apoio s Micros e Pequenas Empresas. Senac Servio Nacional de Aprendizagem Comercial. Senai Servio Nacional de Aprendizagem Industrial. Sida Sndrome de Imunodeficincia Adquirida. Sigla utilizada em pases latinos. Simca Socit Industrielle de Mcanique et de Carrosserie Automobile. Fbrica francesa de automveis. SIP Sociedade Interamericana de Prensa SPC Servio de Proteo ao Crdito. STF Supremo Tribunal Federal. STJ Supremo Tribunal de Justia. Sucen Superintendncia de Controle de Endemias. Suframa Superintendncia da Zona Franca de Manaus T TAM Transportes Areos Marlia TAP Transportes Areos Portugueses. TCE Tribunal de Contas do Estado. TCU Tribunal de Contas da Unio. Telebrs Telecomunicaes Brasileiras. TFR Tribunal Federal de Recursos. TRF Tribunal Regional Federal. TRT Tribunal Regional do Trabalho. TST Tribunal Superior do Trabalho. TVE Televisin Espaola. TWA Trans World Airlines. Companhia norte-americana de viao area. U

Ubes Unio Brasileira de Estudantes Secundaristas. UDR Unio Democrtica Ruralista. UFAM Universidade Federal da Amaznia. UEB Unio dos Escoteiros do Brasil. UEE Unio Estadual dos Estudantes/SP. UEFA Union of European Football Associations. Entidade que cuida do futebol europeu. UNE Unio Nacional dos Estudantes. Unesco United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Organismo das Naes Unidas. Unicef United Nations International Childrens Emergency Fund. Fundo Internacional das Naes Unidas para Ajuda Infncia. Unamaz Associao das Universidades Amaznicas. Upes Unio Paulista de Estudantes Secundaristas. UPI United Press International. Agncia de notcias norte-americana. URSS Unio das Repblicas Socialistas Soviticas. Sigla da antiga Unio Sovitica. Z ZAP Zachodnia Agencja Prasowa. Agncia de notcias da Polnia.

Вам также может понравиться