Вы находитесь на странице: 1из 2

Acadmicas: Cristiana, Slvia e Elisngela Disciplina: Biossegurana Professor: Johannes SNDROME DA IMUNODEFICINCIA ADQUIRIDA (AIDS)

1. RESUMO A AIDS uma doena que se manifesta aps a infeco do organismo humano pelo Vrus da Imunodeficincia Humana, mais conhecido como HIV. Esta sigla proveniente do ingls Human Immunodeficiency Virus. Tambm do ingls deriva a sigla AIDS, Acquired Immune Deficiency Syndrome, que em portugus quer dizer Sndrome da Imunodeficincia Adquirida (SIDA). O vrus HIV ataca as clulas de defesa do organismo, chamadas de linfcitos. Indefeso, o organismo fica sujeito a vrios tipos de infeces (como pneumonia, diarria, toxoplasmose, etc.) e doenas (alguns tipos de cncer, como o linfoma, por exemplo). A AIDS, portanto, uma condio na qual se manifesta um conjunto de doenas , devido incapacidade do organismo se defender, por esta razo denominada de sndrome. Foi na dcada de 80 que esta enfermidade ficou mundialmente conhecida, primeiramente como a doena dos gays e outras minorias, mas aps o passar dos anos, descobriu-se que o comportamento de risco que pode causar infeco e no os grupos de risco. Sua transmisso pode se dar atravs das secrees formadas durante o ato sexual, feridas sanguinolentas, por transfuso de sangue contaminado ou na gravidez de me para filho e o diagnstico efetuado por meio de exame de sangue. O tratamento realizado principalmente atravs de medicamento retrovirais, os quais impedem a reproduo desenfreada do vrus no organismo. Tal fato fez por alterar o comportamento sexual de toda uma gerao, rigidez no processo de transfuso de sangue e aplicao de injees, ou seja, um conjunto de solues voltadas para a preveno contra a AIDS cujas vtimas podem chegar a 34 milhes de pessoas no mundo todo. Logo, a disseminao do conhecimento cientfico sobre a AIDS tambm tem servido para que o atendimento relativo enfermagem se aprimore cada vez mais, proporcionando aos pacientes tratamentos mais adequados e efetivos.

HEPATITE

1. RESUMO

Hepatite toda e qualquer inflamao do fgado. Existem vrias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas s causadas por vrus atravs de relaes sexuais, ingesto bucal a partir do contato com objetos que contenham fezes, etc., mas podem ser tambm por intoxicaes por lcool e outras substncias e medicamentos txicos. Em comum, todas as hepatites tm algum grau de destruio das clulas hepticas. A grande maioria das hepatites agudas assintomtica ou leva a sintomas incaractersticos como febre, mal estar, desnimo e dores musculares. Hepatites mais severas podem levar a sintomas mais especficos, sendo o sinal mais chamativo a ictercia, conhecida popularmente no Brasil por tiria ou "amarelo" e que se caracteriza pela colorao amarelo-dourada da pele e conjuntivas. Associado pode ocorrer urina cor de Coca-Cola (colria) e fezes claras, tipo massa de vidraceiro (acolia fecal). Hepatites mais graves podem comear com insuficincia heptica e culminar com a encefalopatia heptica e bito. Hepatites crnicas (com durao superior a 6 meses), geralmente so assintomticas e podem progredir para cirrose. O seu diagnstico tem como base os sintomas da doena e por meio de exame de sangue. Geralmente, no existe medicao disponvel para tratar a hepatite. A preveno realizada atravs da limpeza e higiene das mos e alimentos, uso de preservativos durante as relaes sexuais. O tratamento recomendado geralmente descanso, nutrio adequada e fluida. Raramente ocorre a internao e quando esta se d os cuidados de enfermagem so principalmente voltados hidratao devido a constncia dos vmitos e educao do paciente quanto aos sinais da doena.

Вам также может понравиться