Вы находитесь на странице: 1из 4

Lista de Fsica Dilatao Trmica

Aluno(a): _________________________________________________________________________

PROFESSOR CEBOLINHA

Srie(s): 3 ANO Turma: ________ Unidade: Centro/Sul Data: ______ /_____/_____


6 ano ao Pr-Vestibular

01 - (FUVEST SP)

Para ilustrar a dilatao dos corpos, um grupo de estudantes apresenta, em uma feira de cincias, o instrumento esquematizado na figura acima. Nessa montagem, uma barra de alumnio com 30 cm de comprimento est apoiada sobre dois suportes, tendo uma extremidade presa ao ponto inferior do ponteiro indicador e a outra encostada num anteparo fixo. O ponteiro pode girar livremente em torno do ponto O, sendo que o comprimento de sua parte superior 10 cm e, o da inferior, 2 cm. Se a barra de alumnio, inicialmente temperatura de 25 C, for aquecida a 225 C, o deslocamento da extremidade superior do ponteiro ser, aproximadamente, de NOTE E ADOTE Coeficiente de dilatao linear do alumnio: 2 x 105 C1. a) b) c) d) e) 1 mm. 3 mm. 6 mm. 12 mm. 30 mm.

a)

15r0 r0 x
2

b)

= 10

10r0 r0 x
2
2

c) d) e)

15r02 r0 x

15 C

= -10 C = 10 C

04 - (FGV) Em uma aula de laboratrio, para executar um projeto de construo de um termostato que controle a temperatura de um ferro eltrico de passar roupa, os estudantes dispunham de lminas de cobre e de alumnio de dimenses idnticas. O termostato em questo formado por duas lminas metlicas soldadas e, quando a temperatura do ferro aumenta e atinge determinado valor, o par de lminas se curva como ilustra a figura, abrindo o circuito e interrompendo a passagem da corrente eltrica.

02 - (UECE) Uma haste metlica composta de dois segmentos de mesmo tamanho e materiais diferentes, com coeficientes de dilatao lineares 1 e 2. Uma segunda haste, feita de um nico material, tem o mesmo comprimento da primeira e coeficiente de dilatao . Considere que ambas sofram o mesmo aumento de temperatura e tenham a mesma dilatao. Assim, correto afirmar-se que a) b) c) d) = ( 1 + 2) / 2. = ( 1 2) / ( 1 + = ( 1 + 2) / ( 1 = 1 + 2.

Dados: Coeficiente de dilatao linear do cobre = 1,7 x 10-5 C-1 Coeficiente de dilatao linear do alumnio = 2,4 x 10-5 C-1 Para que o termostato possa funcionar adequadamente, a) a lmina de cima deve ser de cobre e a de baixo de alumnio. b) a lmina de cima deve ser de alumnio e a de baixo de cobre. c) ambas as lminas devem ser de cobre. d) ambas as lminas devem ser de alumnio. e) as lminas no podem ser do mesmo material e indiferente qual delas est em cima. 05 - (UFBA) Impossibilitados de medir a longitude em que se encontravam, os navegadores que tomaram parte nas grandes exploraes martimas se viam literalmente perdidos no mar to logo perdessem contato visual com a terra. Milhares de vidas e a crescente riqueza das naes dependiam de uma soluo. (SOBEL, 1997). A determinao da longitude ao longo de viagens martimas feita pela comparao entre a hora local e a hora no porto de origem. Portanto, necessrio que se tenha, no navio, um

2). 2).

03 - (UFT TO) Uma chapa metlica quadrada possui um furo circular de raio r 0 em seu centro. Deseja-se encaixar uma chapa metlica circular de raio r=r0+x no orifcio da chapa quadrada, que do mesmo material metlico. Sabe-se que um cubo com volume inicial V0 deste material metlico sofreu uma variao volumtrica V=V0/10 aps o aquecimento de um grau celsius (1C). Qual a variao de temperatura ( ) necessria para que a chapa circular caiba exatamente no orifcio da chapa quadrada? Considere o material puro, homogneo, istropo e que somente a chapa circular sofre variao de temperatura.

relgio que seja ajustado antes de zarpar e marque, precisamente, ao longo de toda a viagem, a hora do porto de origem. Os relgios de pndulo daquela poca no serviam a esse propsito, pois o seu funcionamento sofria influncia de muitos fatores, inclusive das variaes de temperatura, devido dilatao e contrao da haste do pndulo. A longitude pde finalmente ser determinada atravs de um relgio, no qual o problema das variaes de temperatura foi resolvido com a utilizao de tiras de comprimentos diferentes feitas de materiais de coeficientes de dilatao diferentes. Com base nesse mesmo princpio fsico, considere um conjunto formado por duas barras de comprimento L1 = 10,0cm e L2 = 15,0cm fixadas em uma das extremidades, inicialmente submetido temperatura T0. Supondo que o conjunto tenha sua temperatura aumentada para T = T0 + T, determine a relao entre os coeficientes de dilatao linear, 1 e 2, das barras, para a qual a distncia D = 5,0cm no se altera com a variao de temperatura.

Considerando que o coeficiente de dilatao linear do ao 10 106 C1 e supondo que o centro de massa da haste-disco se mantenha sempre no centro do disco se a temperatura do conjunto haste-disco subir 10 C, a medida do tempo, correspondente a meio ciclo de oscilao do pndulo, se tornar a) b) c) d)
1,0001 s, fazendo com que o relgio adiante.
2,0002 s, fazendo com que o relgio adiante.

1,0001 s, fazendo com que o relgio atrase. 2,0002 s, fazendo com que o relgio atrase.

06 - (MACK SP) A 20 C, o comprimento de uma haste A 99% do comprimento de outra haste B, mesma temperatura. Os materiais das hastes A e B tm alto ponto de fuso e coeficientes de dilatao linear respectivamente iguais a A = 10. 105 C1 e B = 9,1. 10 5 C1. A temperatura em que as hastes tero o mesmo comprimento ser a) b) c) d) e) 970 C 1 120 C 1 270 C 1 770 C 1 830 C

e) 2. 2,0002 s, fazendo com que o relgio atrase. 09 - (PUC RS) As variaes de volume de certa quantidade de gua e do volume interno de um recipiente em funo da temperatura foram medidas separadamente e esto representadas no grfico abaixo, respectivamente, pela linha contnua (gua) e pela linha tracejada (recipiente).

07 - (UPE) Um disco de alumnio, inicialmente a uma temperatura T0, possui um furo concntrico de raio R0. O disco sofre uma dilatao trmica superficial, quando aquecido at uma temperatura T. Considerando que o coeficiente de dilatao linear do alumnio constante durante a variao de temperatura considerada e R o raio do furo do disco aps a dilatao trmica, CORRETO afirmar que a relao R/R0 expressa por a) b) c) d) e)
T T

Estudantes, analisando os dados apresentados no grfico, e supondo que a gua seja colocada dentro do recipiente, fizeram as seguintes previses: I. O recipiente estar completamente cheio de gua, sem haver derramamento, apenas quando a temperatura for 4 C. II. A gua transbordar apenas se sua temperatura e a do recipiente assumirem simultaneamente valores acima de 4 C. III. A gua transbordar se sua temperatura e a do recipiente assumirem simultaneamente valores acima de 4 C ou se assumirem simultaneamente valores abaixo de 4C. A(s) afirmativa(s) correta(s) /so: a) b) c) d) e) I, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

(TT0)+1
T T 1

2 T T 2 T T

1 1

08 - (FGV) Na Terra, o perodo de oscilao de um pndulo, isto , o tempo que ele demanda para completar um ciclo completo, corresponde, com boa aproximao, raiz quadrada do qudruplo do comprimento do pndulo. O pndulo de um carrilho, ao oscilar, bate o segundo e constitudo por uma fina haste de ao de massa desprezvel, unida a um grande disco de bronze, que guarda em seu centro o centro de massa do conjunto haste-disco. Suponha que a 20 C, o centro de massa do conjunto esteja a 1 metro do eixo de oscilao, condio que faz o mecanismo funcionar com exatido na medida do tempo.

10 - (UFG GO) Por medida de economia e conservao da qualidade de alguns alimentos, um supermercado instalou um sistema de refrigerao que funciona da seguinte forme: ao atingir uma temperatura superior Ts, ele ligado e, ao ser reduzida para uma temperatura inferior Ti, desligado. Esse sistema,

composto por um tubo cilndrico fechado de rea A0 acoplado a um bulbo em sua parte inferior, preenchido com mercrio e tem dois contatos metlicos separados por uma distncia h, conforme a figura. Desprezando a dilatao trmica do recipiente, calcule a temperatura Ts quando o sistema ligado. Sabendo-se que o coeficiente de dilatao linear do concreto
1,2.10-5 C-1 , as duas vigas ficaro encostadas quando a temperatura atingir a) 12 C. b) 15 C. c) 20 C. d) 25 C. e) 35 C.

Dados: Ti 12 C A 0 1, 0 x 10 - 7 m 2
V0 1, 0 x 10 - 5 m 3

h 6,0m a Hg 40 x 10 - 6 C

14 - (UFMS) Um aluno de ensino mdio est projetando um experimento sobre a dilatao dos slidos. Ele utiliza um rebite de material A e uma placa de material B, de coeficientes de dilatao trmica, respectivamente, iguais a A e B . A placa contm um orifcio em seu centro, conforme indicado na figura. O raio RA do rebite menor que o raio RB do orifcio e ambos os corpos se encontram em equilbrio trmico com o meio. Assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S).

11 - (UEPG PR) Uma lmina bimetlica constituda por duas lminas, uma de cobre
( Cu 17 x10
6 -1 6

C -1

outra

de

zinco

( Zn 30 x10 C ) , com as mesmas dimenses, a 0C, soldadas entre si e fixadas a uma parede, como mostra a figura abaixo. A respeito deste assunto, assinale o que for correto.

01. A lmina se curvar para cima se a temperatura for maior que 0C. 02. A lmina se curvar para baixo se a temperatura for maior que 0C. 04. A lmina se curvar para cima se a temperatura for menor que 0C. 08. A lmina se curvar para baixo se a temperatura for menor que 0C. 16. A lmina se curvar para baixo sempre que a temperatura for diferente de 0C. 12 - (UNESP) Um tanque de gasolina de automvel tem um volume mximo recomendado, a fim de evitar que, com o aumento da temperatura, vaze gasolina pelo ladro. Considere que o tanque seja feito de ao inoxidvel e tenha um volume mximo de 50 L. Calcule o volume de gasolina que sairia pelo ladro caso o tanque estivesse totalmente cheio e sua temperatura subisse 20 C. Use para os coeficientes de dilatao volumtrica da gasolina e linear do ao, respectivamente:
gasolina

01. Se B B e aquecermos apenas o rebite, a folga aumentar. 02. Se A B a folga ficar inalterada se ambos forem igualmente aquecidos. 04. Se a folga ir aumentar se ambos forem A B igualmente resfriados. 08. Se A B a folga ficar inalterada se ambos forem igualmente aquecidos. 16. Se A B e aquecermos somente a placa, a folga aumentar. 32. Se A B a folga aumentar se apenas a placa for aquecida. 15 - (URCA CE) Considerando o coeficiente de dilatao linear do ao 11x10 5 C 1 e do alumnio 22x10 5 C 1 , qual a ao Al relao entre os comprimentos iniciais de uma barra de ao e uma barra de alumnio para suas dilataes serem sempre as mesmas? a) L0ao = L0Al b) 2L0ao = L0Al c) L0ao = 2L0Al d) L0ao = 3L0Al e) 3L0ao = L0Al 16 - (UNIMONTES MG) Uma lmina de vidro de coeficiente de dilatao linear 9 x 10 6 1 C tem volume V0 temperatura de 20C. Para que o volume dessa lmina aumente 2,7%, devemos elevar a sua temperatura para: a) 1010C

1,1 x 10 -3 C -1 e

ao

1,1 x 10 -5 C -1

13 - (FFFCMPA RS) Considere a figura abaixo que representa duas vigas de concreto de 5,0 m de comprimento, fixas em uma das extremidades, com uma separao de 1,2 mm entre as outras duas extremidades, temperatura de 15 C.

b) 300C c) 500C d) 800C 17 - (UNIFOR CE) Um cilindro de metal possui, a 20C, volume de 600 cm 3. Aquecido at 120C ele sofre uma dilatao equivalente a 0,03% do seu volume inicial. Nessas condies, o coeficiente de 1 dilatao linear do metal, em C , vale 8 a) 3 . 10 7 b) 1 . 10 7 c) 3 . 10 6 d) 1 . 10 e) 3 . 106 18 - (UNIFOR CE) Certo lquido est quase transbordando de um bquer de vidro, de capacidade 450 cm3 a 20C. Aquecendo-se o conjunto at a 3 temperatura atingir 100C, transbordam 9,0cm do lquido. A 3 dilatao real desse lquido, em cm , : a) menor que 0,45 b) 0,45 c) 4,5 d) 9,0 e) maior que 9,0 19 - (UNIFOR CE) Um recipiente de vidro de capacidade 500cm3 contm 200cm 3 de mercrio, a 0C. Verifica-se que, em qualquer temperatura, o volume da parte vazia sempre o mesmo. Nessas condies, sendo o coeficiente de dilatao volumtrica do mercrio, o coeficiente de dilatao linear do vidro vale: a) 6/5 b) 3/5 c) /5 d) 2/15 e) /15 20 - (UFF RJ) A figura mostra, alinhadas e separadas de uma distncia d, trs barras homogneas de comprimento L = 10 m, temperatura inicial de 10C. A barra do meio constituda de ao, e as outras, de alumnio.

1) Gab: C 2) Gab: A 3) Gab: C 4) Gab: A 5) Gab: 1,5 6) Gab: C 7) Gab: E 8) Gab: C 9) Gab: C 10) Gab: TS 17 C 11) Gab: 09 12) Gab: V 1,1L 13) Gab: D 14) Gab: 52 15) Gab: C 16) Gab: A 17) Gab: D 18) Gab: E 19) Gab: D 20) Gab: a) 2,2 mm b) 6,8 mm c) 1,2 kcal d)

L (m m)
Dados: -6 -1 ao = 11 x 10 C -6 -1 Al = 23 x 10 C a) Calcule a distncia de separao d para que, ao se aquecer somente a barra de ao at 50C, as barras apenas se toquem, sem se comprimirem. b) Repita o clculo do item a para o caso de as trs barras serem aquecidas at 50C. c) Qual a quantidade de calor fornecida barra de ao no item a, se ela tem massa de 300g e calor especfico igual a 0,10 cal/gC ? d) Faa o grfico L x , onde L a variao do comprimento da barra de ao, em mm, e a temperatura, que varia de 10C a 50C. 21 - (UFOP MG) 3 Um frasco de vidro, cujo volume de 1000cm a 0C, est completamente cheio de mercrio a essa temperatura. Quando 3 o conjunto aquecido at 200C transbordam 34cm de mercrio. Dado: coeficiente de dilatao cbica do mercrio, M = 1,8x104 -1 C . Calcule: a) o aumento de volume sofrido pelo mercrio. b) o coeficiente de dilatao linear do vidro. GABARITO:

4,4

o 10 20 30 40 50 ( C)

21) Gab: a) 36cm 3; b) V = 3,3x10-6C-1.

Вам также может понравиться