Вы находитесь на странице: 1из 8

Cadeia Produtiva de Petrleo & Gs

Adalton Fernando Trindade Pinheiro of. Abel

EPG2B1 Pr

Introduo
O petrleo e o gs natural so misturas de hidrocarbonetos resultantes de processos fsico-qumicos sofridos pela matria orgnica que se depositou juntamente com fragmentos de rochas durante a formao de rochas sedimentares, milhes de anos

atrs. Devido a efeitos mecnicos, ocorre a migrao do petrleo no subsolo e acumulando-se em rochas porosas e permeveis denominadas rochas reservatrio. A explorao do petrleo passa por trs etapas principais, que so: prospeco, perfurao e extrao.

Caracterizao Tcnica da Cadeia


As atividades integrantes da cadeia produtiva de petrleo e gs podem ser agrupadas em dois grandes blocos:

Upstream: Onde se encontram atividades correlatas explorao e produo do leo propriamente dito. Downstream ou abastecimento: Caracterizado pelas atividades de transporte, refino, distribuio e comercializao. A cadeia produtiva do petrleo est segmentada em quatro grandes grupos: Explorao, Refino, Indstria Petroqumica e Indstria de Transformao. Os produtos extrados nos quatro grandes grupos so: Explorao: Lquidos de Gs Natural, Etano e Propano e Petrleo. Refino: Gasolina, leo Diesel, Querosene, Bunker e Nafta. Indstria Petroqumica: Produo de Olefinas e Aromticos: Olefinas, Eteno e Propeno, Aromticos e P-xileno; Produo de Polmeros: Polietileno, Polipropileno, Estireno/OS, PTA/PET e AA/SAP. Indstria de Transformao: Embalagens, Filmes, Componentes automotivos, Fios, Tubos, Cabos, Eletrodomsticos e Fibras. Desde a explorao e produo at a indstria de transformao e de usos dos materiais petroqumicos, esta cadeia demanda bens e servios de alto valor agregado provenientes de vrias outras indstrias e setores da economia, como por exemplo: metal-mecnica leve e pesada, eletroeletrnica, automao, transporte, energia, naval, txtil, siderurgia, plsticos e matrias especiais,tecnologia da informao, construo, manuteno, entre outros.

A configurao institucional da cadeia de petrleo diferencia-se pela caracterstica da forte presena estatal, principalmente ligadas s atividades de Extrao e Refino. Abaixo demonstrado perfil institucional geral: Extrao e Refino

Agencia Nacional do Petrleo (ANP) Conselho Nacional de Poltica Energtica (CNPE) Distribuio Sindicato Nacional das Empresas distribuidoras de Petrleo (SINDICOM) Postos de Varejo Sindicato do Comercio Varejista de Derivados de Pe trleo (RECAP) Sindicato Nacional do TRR (Sind-TRR)

Explorao e extrao do petrleo

Para realizar a sua explorao so necessrios basicamente trs passos importantes: 1 Prospeco: a localizao de bacias sedimentares por meio de anlise detalhada do solo e do subsolo. O gelogo que determina a probabilidade de haver rochas-reservatrio com petrleo aprisionado pode faz-lo de diversas maneiras, como por meio de imagens de satlites. Ele tambm utiliza alguns equipamentos; veja alguns deles:

Gravmetro: detecta sutis variaes na gravidade que indicam o fluxo subterrneo do petrleo; Magnetmetros: mede minsculas mudanas no campo magntico, tambm causadas pelo fluxo do petrleo; Sniffers (farejadores): narizes eletrnicos que detectam a presena de hidrocarbonetos (constituintes do petrleo); Sismlogos: esses aparelhos criam ondas de choque que passam pelas rochas e depois so refletidas para a superfcie. Essas ondas podem ser criadas por canhes de ar comprimido, que disparam pulsos de ar na gua e, por meio de hidrofones, captam as ondas refletidas. Tambm possvel utilizar detonaes com cargas explosivas no solo ou caminhes impactadores que golpeiam chapas pesadas dispostas no solo.

2 Perfurao: uma vez descobertas as jazidas de petrleo, realiza-se a marcao com coordenadas GPS e bias marcadoras sobre a gua do mar. Se for na terra, realiza-se a perfurao do solo de um primeiro poo. Se realmente existir o petrleo, outros poos so perfurados e analisa-se se a extrao vivel economicamente. Essa perfurao, que pode atingir profundidades de 800 a 6.000 metros, feita em terra por meio de sondas de perfurao e no mar com plataformas martimas (imagem). As torres de perfurao podem ter uma broca simples com diamantes industriais; ou um trio de brocas interligadas com dentes de ao.

Note, na imagem abaixo, que so necessrios uma bomba de lama (2) e um tanque de lama (5). Isso ocorre porque uma lama especial resfria as brocas durante a perfurao. Alm de lubrificar o sistema, ela traz para a superfcie rochas que sero analisadas.

3 Extrao: na terra, o petrleo encontrado acima de gua salgada e embaixo de uma camada gasosa em alta presso. Assim, quando o poo perfurado, o petrleo pode jorrar espontaneamente at a superfcie em razo da presso do gs. Quando essa presso diminui necessrio o uso de equipamentos (como o cavalo de pau mostrado na figura a seguir) que bombardeiam o petrleo para a superfcie.

Se o petrleo for muito denso preciso injetar vapor de gua aquecido sob presso por meio de um segundo poo cavado no reservatrio. O calor do vapor diminui a viscosidade do petrleo e a presso ajuda a empurr-lo para cima no poo. No mar, essa extrao mais difcil, sendo feita com a utilizao de equipamentos especiais de perfurao e extrao por meio de bombas em plataformas e navios-sonda. H vrios tipos de plataformas para explorao de petrleo em alto-mar, veja as principais:

Concluso
O petrleo sofre um grande processo desde sua descoberta at chegar a virar derivado (objetos, remdios feitos com petrleo), por isso existe a Cadeia Produtiva para mostrar a dinmica desses processos.

Bibliografia
http://www.brasilescola.com/quimica/exploracao-extracao-petroleo.htm http://www.fiepr.org.br/fomentoedesenvolvimento/cadeiasprodutivas/uploadAddress/pe troleogas%5B19590%5D.pdf

Вам также может понравиться