Вы находитесь на странице: 1из 29

CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE PSICOLOGIA

AMANDA MARIA ANDRA MATEOS EUGNIA DE CAMPOS AGUIAR

PROBLEMATIZANDO A QUESTO DA VIOLNCIA DOMSTICA: O AGRESSOR MERECE ATENDIMENTO?

LONDRINA 2013

INTRODUO

A violncia contra a mulher algo alarmante no s para a sociedade civil como tambm para o Governo. E seus custos so altssimos tanto para um quanto para outro. Contudo, parece haver entre as pessoas uma sensibilizao quanto causa da mulher, em vista de que, em geral, so elas as vtimas, em vrios casos, at fatais da agresso com materialidade, especialmente fsica e sexual, e uma frieza e desumanizao quanto viso do homem nesse contexto, traando e firmando papis de vtima e agressor nessa relao. Por entendermos que a violncia algo relacional, abordamos nesse projeto os conceitos de violncia, agresso, construes de gnero, casos de trabalho com homens autores de violncia contra a mulher e a viso do psiclogo sobre a questo.

FUNDAMENTAO TERICA

Teorias da Agresso A fim de que possa ser melhor compreendida a dificuldade da abordagem do tema de atendimento ao agressor, este trabalho propor uma breve reviso sobre as teorias elaboradas a respeito da agresso e suas mudanas no decorrer do tempo. Mesmo por vezes contrapostas entre si, cada uma das teorias lanadas sobre o tema com certeza deixam seus rastros e indicam caminhos pelos quais percorrem no s os psiclogos, mas tambm juristas e at mesmo a sociedade civil, que mesmo no conhecendo cada uma das construes a fundo, tambm pode ser tocada por elas. Violncia e Agresso Em uma pesquisa feita por Alvim e Souza, L. (2005), a conceituao de violncia para os sujeitos participantes foi de se sentir agredido e/ou agredir verbal e/ou psicologicamente e para alguns a violncia seria algo muito forte e interno, individual e natural de cada um, que num momento colocado para fora e explode. Zaluar e Leal (2001, citados por Alvim e Souza, L., 2005) conceitual violncia psicolgica como algo de difcil identificao e denncia, por falta de sua materialidade, e que tem como parmetros os limites

e regras de convivncia, caracterizando-se no apenas pelo uso da fora, mas tambm pela ameaa de us-la (Velho, 1996, citado por Alvim e Souza, L., 2005) e pelas agresses nofsicas, como xingamentos, exposio pblica, humilhaes, entre outras. Para tornar melhor a compreenso do leitor, deve-se ter em mente que, embora semelhantes, as definies dos fenmenos de violncia e agresso so distintas. Violncia designa a qualidade daquele que violento, que emprega a ao violenta, opressora ou tirnica, ou qualquer fora contra a vontade, liberdade ou resistncia da pessoa ou coisa; constrangimento fsico ou moral exercido sobre uma pessoa para submet-la vontade de outrem. De outro lado, como agresso l-se a disposio para agredir e para o desenrolar de condutas hostis e destrutivas bem como o ato de hostilidade e provocao ou de ataque a integridade fsica ou moral de algum. Para a Psicologia Social, a agresso definida como
qualquer comportamento que tem a inteno de causar danos, fsicos ou psicolgicos, em outro organismo ou objeto. Importante destacar nesta definio a intencionalidade da ao por parte do agente da agresso: s se caracteriza como agressivo o ato que deliberadamente se prope a infringir um dano a algum." (RODRIGUES, 2007, citado por GAUDNCIO, 2012)

As teorias sobre a agresso podem ser divididas em dois grupos: Biolgicas e Inatistas e Psicossociais (RIBEIRO, M., SANI. A; 2009). A agresso como componente basal do organismo Constituem-se como inatistas as teorias que pressupe que a violncia algo inerente ao ser humano, uma caracterstica que foi selecionada durante a evoluo da espcie, para a sobrevivncia (GAUDNCIO, 2012). Das teorias inatistas, uma das mais influentes foi a do renomado mdico e diretor de um manicmio, Cesare Lombroso, pioneiro na catalogao de delitos e delinquentes com base na medicina legal e na psicologia (SILVA, I., 2002). Suas idias deram incio Antropologia Criminal e tambm Escola Positiva de Direito Penal. Na obra, Lombroso (1876) classifica em cinco tipos aqueles em situao de delinquncia (dos quais apenas um, o criminoso profissional, no possuiria predisposio gentica, mas se tornaria criminoso por funo de presses do meio) e aponta a agressividade e o crime como algo inato da maioria desses indivduos. Quanto ao senso moral destes que ele chama como dementes, diz:
Quanto ndole moral, afetividade, a analogia, inconteste, e eu no tenho a escolher seno as descries deixadas pelos mais encarniados adversrios da minha escola, para demonstr-la sem poder ser tachado de parcialidade. So [...], uma

espcie de idiotas morais que no podem dignar-se a compreender o sentimento moral, ou se por educao o devessem, essa compreenso deteve-se na forma terica sem traduzir-se na prtica. So daltnicos, cegos morais, porque a retina psquica deles torna-se incapaz de formular juzo esttico. De outra parte, falta a eles a faculdade de utilizar noes de esttica, de moral, de modo que os instintos latentes no fundo de todo homem levam vantagem. [...] Os dementes morais so infelizes com a demncia no sangue, contrada no ato da concepo; nutrida no seio materno. Faltamlhes o sentimento afetivo e senso moral; nasceram para cultivar o mal e para cometlo. Esto sempre em guerra contra a sociedade [...]; todos so egostas e com deficincia absoluta de sentimentos afetivos. (LOMBROSO, 1876, pgs. 200 - 201)

Outras teorias inatistas tambm foram de grande influncia, como a teoria do instinto, de Freud (1925, citado por Ribeiro, M., Sani., A; 2009) e a teoria da frustraoagresso, de John Dollard (1939, citado por RIBEIRO, M., SANI., A; 2009). De acordo com Ribeiro e Sani (2009), para a teoria do instinto, a agressividade seria algo inato e natural em todos os indivduos e deve ser libertada, quer seja de forma aceitvel, na atividade fsica, quer seja de forma inaceitvel (ato criminoso). A crueldade seria um trao natural da infncia e o desenvolvimento da agressividade comearia a se formar junto com o desenvolvimento do indivduo. Essa agressividade seria a traduo externa das pulses de morte, que visam a reduo completa das tenses, e qualquer restrio a sua liberao externa s aumentaria a auto destruio. Bem como aponta como intil qualquer tentativa de erradicao das inclinaes agressivas dos homens por entend-la como uma caracterstica psicolgica da civilizao (KRISTENSEN et al, 2003). Sob um enfoque diferente, Dollard (1941, citado por Kristensen et al, 2003) diz que a frustrao, definida como [...] um ato ou evento que impede algum de atingir um objetivo, seja isto uma barreira fsica, social (regras, leis), ou uma simples interrupo, produz, entre outras respostas, energia agressiva e esta instiga o comportamento agressivo que pode ser mais ou menos intenso dependendo, por exemplo, do valor atribudo e da fora que o indivduo tem para chegar a um objetivo. Por entender que reaes catrticas reduziriam a energia negativa provocada pela frustrao, entende que esse tipo de atividade pode ser autoreforadora, reduzindo no s a energia agressiva como tambm a probabilidade daquele que se sentiu frustrado agredir algum. Segundo Berkowitz (1978, citado por Ribeiro, M., Sani., A; 2009), para que a frustrao levasse agressividade, dois fatores deveriam estar presentes: a oportunidade para a aco (sic) agressiva e a presena de estmulos apropriados, como a ira, por exemplo.

Extensamente difundidas e consolidadas, essas e outras teorias biolgicas da agresso colocaram sobre o delinquente um enfoque de refm de sua prpria natureza, ora pelo determinismo biolgico, por suas caractersticas herdadas geneticamente, ora pelo determinismo moral, onde o indivduo j nasceria degenerado ou normal, ora pelo determinismo psicolgico, onde as maneiras da pessoa reagir psicologicamente vida eram inatas, ora pelo determinismo social, onde as circunstncias sociais levavam invariavelmente ao crime (BALLONE, 2005, acesso em 17 de abril 2013). Esse modelo terico predispe a existncia de uma constituio violenta no sujeito e alguns deles, como o de Lombroso, nos leva desesperana um quadro onde no h forma de reversibilidade. Diferentemente dessa abordagem a Psicologia Social aborda esse fenmeno atravs de suas caractersticas psicossociais, considerando as especificidades de interao entre agressor e vtima, dando nfase ao exame de processos cognitivos, afetivos e comportamentais suscitados por situaes sociais incitadoras de violncia (GAUDNCIO, 2012), como pode-se ver nas caractersticas das teorias listadas a seguir. A agresso como produto do contexto social e ambiental Nas teorias psicossociais, a Psicologia Social aborda o fenmeno da agresso como algo diretamente relacionado com o contexto social e ambiental do indivduo. As teorias nessa linha so divididas em Teoria da Aprendizagem Social, Cognitivismo Neo-Associassionista, Processamento da Informao Social, Interacionismo Social e Modelo Geral da Agresso (RIBEIRO, M., SANI., A; 2009). De acordo com a Teoria da Aprendizagem Social, postulada por Brandura (1973, citado por Kristensen et al, 2003), a maior causa da agresso seriam o incentivo a recompensa que o sujeito ganha para e por comet-la, sendo que este sujeito pesa sempre seus prs e contras do comportamento agressivo, adotando aquilo que lhe parecer mais lucrativo; diz que no h um impulso inato para atos agressivos mesmo em situaes incmodas; e que atos de extrema violncia no podem ser cometidos a no ser que tenham sido aprendidos lentamente e treinados, alm de terem tido modelos que o praticassem (famlia, sociedade ou dolos), mostrando quais tipos de ao so passveis de recompensa ou punio. A agressividade tida, ento, como um padro de resposta aprendida atravs do reforo e modelagem (aprendizagem vicariante), onde o observador aprende inclusive em quais circunstncias o ato agressivo punido ou elogiado (BRANDURA, 1977, citado por RIBEIRO, M., SANI., A; 2009).

Numa tentativa de melhorar ou reformular a hiptese inatista de frustrao-agresso (Miller et. al, 1941, citado por Kristensen et al, 2003), Berkowitz (1988, citado por Kristensen et al, 2003) formula a teoria neo-associassionista, onde a frustrao definida como o norecebimento de uma gratificao esperada e introduzido o conceito de afeto negativo, onde, perante a ocorrncia de um fato que seja, que de acordo com a interpretao particular do sujeito, aversivo h a estimulao de respostas cognitivas e biolgicas relacionadas a luta e fuga, sendo as associaes de luta condutoras raiva e as associaes de fuga condutoras a sentimentos rudimentares de medo. Sendo assim, a ocorrncia da agresso depende de como o sujeito vivencia os eventos que lhe ocorrem, porm, assume [...] que deve existir uma associao entre as dicas ou pistas apresentadas durante determinada situao aversiva, a referida situao e as respostas eliciadas pela situao atual (Anderson & Bushman, 2002, citados por Kristensen et al, 2003). Nesta teoria, so utilizados dois sistemas de agresso: reativa ou afetiva e instrumental. A agresso reativa seria um componente inato do organismo, provocada por estmulos aversivos e servindo para atacar impulsivamente a fonte desses estmulos ou qualquer outro alvo. A raiva, nesse sistema, no s determinante, como tambm facilitadora da resposta e a intensidade desta depender da avaliao cognitiva feita pelo indivduo acerca do estmulo que a provocou (Ribeiro, M., Sani., A; 2009). No sistema de agresso instrumental, por outro lado, a agresso no mais uma reao, mas, sim, um comportamento aprendido com fim de alcanar recompensas ou evitar punies. Para Tedeschi & Felson (1994, citados por Kristensen et al, 2003), embora o sistema de agresso instrumental estabelea-se a partir do sistema anterior, o sistema de agresso reativa impulsiva aquele mais significativo na compreenso da agresso em humanos. Entretanto, mesmo teoricamente separados em dois sistemas, processos cognitivos envolvidos no ato agressivo esto presentes em mecanismos semelhantes em ambos, diferenciando-se apenas em seus objetivos (Dodge e Coie, 1987, citados por Kristensen et al, 2003) e Bushman e Anderson (2001, citados por Ribeiro, M., Sani., A; 2009) prope que a dicotomia entre os dois modelos deva ser abandonada e formulados novos modelos tericos inovadores que representariam uma segunda gerao de paradigmas. Para o modelo de Processamento da Informao Social, uma resposta agressiva passa por quatro processos mentais: a) codificao das pistas situacionais, b) representao e interpretao dessas pistas, c) procura mental de possveis respostas situao e d) seleo de uma resposta (Dodge & Coie, 1987, citados por Kristensen et al, 2003), e a origem de diferentes tipos de agresso esto em dfices de processamento nessas etapas (Dodge, 1986, 1991, citado por Ribeiro, M., Sani., A; 2009) e uma resposta agressiva ou atitude hostil e de

contra-ataque pode ser gerada a partir de uma atribuio de m inteno do outro, seja por erro de percepo ou insuficincia na percepo de estmulos. A previso de benefcios ou a antecipao de obteno de um benefcio social ou material tambm podem originar comportamentos agressivos, quando existe a crena de que a distribuio dos ganhos est em segundo plano (ALMEIDA, 2006, citado por RIBEIRO, M., SANI., A; 2009). Ainda neste modelo, enquanto Dodge apontou basicamente percepes e atribuies do indivduo, Huesmann (1986, citado por Ribeiro, M., Sani., A; 2009) sugerindo que crianas ao presenciarem situaes agressivas montam scrips mentais agressivos que uma vez aprendidos podem ser recuperados a qualquer momento e utilizados como indicador do comportamento, porm, sua permanncia depender de quanto seu uso produzir as consequncias desejadas pelo sujeito, fator chamado de aprendizagem instrumental (Huesman, citado por Kristensen et al, 2003). Contudo, as respostas do ambiente s aes do sujeito, quando ativados esses scripts, no constituem por si s o carter de resposta punitivas ou compensadoras, sendo que esse julgamento depende da interpretao que o indivduo faz delas e que nem sempre o sujeito atribui diretamente ao seu ato agressivo uma resposta negativa dada a ele pela sociedade. No Interacionismo Social utilizado um modelo de deciso onde o sujeito (ou ator) examina os meios alternativos para chegar a um destes trs objetivos: a) controlar comportamento de outros, b) restaurar justia e c) assegurar e proteger identidades (Tedeschi & Felson, 1994, citados por Kristensen et al, 2003) e sua deciso de uma ao agressiva ou coerciva, como na terminologia dos autores, direcionada pelas recompensas, custos e probabilidades de resultados esperados (Anderson & Bushman, 2002, citados por Kristensen et al, 2003). O uso do termo coero pelos autores da teoria, Tedeschi e Felson (1994, citados por Kristensen et al, 2003) em vista de que, para os mesmos, a palavra agresso direciona para fatores psicolgicos e biolgicos, influenciando para um negligenciamento dos objetivos sociais dos atores com suas aes. Nesta abordagem temos um objetivo imediato, submisso, associado a outro objetivo racional, motivo; havendo, desta forma, mesmo na agresso reativa a possibilidade de existncia um objetivo racional subjacente (Anderson & Bushman, 2002, citados por Kristensen et al, 2003) e abre caminhos para o entendimento das descobertas de uma maior propenso de cometer atos violentos em sujeitos com elevada auto-estima e com conceitos bastante elevados sobre si mesmos do que em outros com auto-conceitos moderados ou negativos (BAUMEISTER, SMART & BODEM, 1996, citados por RIBEIRO, M., SANI., A; 2009).

Para o ltimo modelo explicativo citado, Modelo Geral da Agresso Baseado em Estruturas do Conhecimento, (Anderson & Bushman, 2002; Bushman & Anderson, 2001, citados por Ribeiro, M., Sani., A; 2009) as estruturas de conhecimento para a percepo, interpretao, tomada de deciso e ao so os fundamentos. Enfatizados os subtipos de estruturas de esquemas perceptuais, esquemas pessoais e scripts comportamentais, que se desenvolvem a partir da experincia do indivduo, influenciam a percepo do mesmo em diferentes nveis e, conforme utilizadas, tornam-se automatizadas, sempre associadas a estados afetivos e orientando a resposta comportamental do sujeito diante das situaes ambientais (Anderson & Bushman, 2002, citados por Ribeiro, M., Sani., A; 2009). O modelo constitui-se em um ciclo de uma interao social continuada, sustentando-se na Psicologia Social, em especial na vertente de Higgins (1990, citado por Kristensen et al, 2003), onde os padres e o conhecimento social so determinantes bsicos da significncia psicolgica dos episdios ou eventos, influenciando a reao das pessoas a eles. Esse modelo pode ser usado como a tentativa de ligao entre os modelos de agresso reativa e instrumental e tem trs aspectos como pilares: a) inputs referentes pessoa (traos, sexo, crenas, atitudes, valores, objetivos e scripts) e situao (incentivos, frustrao, provocao, drogas, dor e desconforto e dicas agressivas), b) rotas do estado internoatual (cognio, afetos, excitao) e c) resultados decorrentes dos processos de avaliao (imediata ou automtica e secundria ou controlada) e deciso. Por ser um modelo de processo cclico, os resultados finais desse processo servem como inputs para uma prxima situao. Resultante de todas essas teorias e das mudanas de perspectiva a respeito daquele que comete um ato de agresso, a viso lanada sobre a constituio e possibilidade de recuperao desse agressor tambm foi mudada no mbito legal.
Ningum nasce criminoso, o que pode existir uma relao entre a personalidade, que algo que, em parte, nasce com a pessoa e vai-se formando durante a vivncia do indivduo, com um jogo de fatores e de momento que impulsionam a pessoa a agir de determinada maneira, afirma, o doutor em Psicologia Clnica, Alvino Augusto de S (2009, citado em JUSBRASIL, 2009).

As razes de uma conduta criminosa esto na histria de vida do indivduo, na formao da criana e relaes aprendidas entre ela e a sociedade, porm, no somente as situaes determinaro a conduta delinquente, mas tambm fatores psquicos e constituintes do sujeito, sendo que a ao violenta em si, seria uma conjuno desses fatores, relacionados entre si (Alvino Augusto de S 2009, citado em JusBrasil, 2009). A questo da violncia deve ser abordada, ento, de uma forma sistmica, onde esse fenmeno passa a ser visto na sua

complexidade, em seus fatores individuais, relacionais, sociais e culturais, e no mais atravs de explicaes simplistas e reducionistas (ZUMA, 2004a). Agresso de gnero papis engessados e estigmatizantes de vtima e agressor A violncia domstica tem sido definida como um padro de comportamentos abusivos que envolve uma srie de prticas de maus tratos (fsicos, sexuais e/ou psicolgicos), onde as mulheres frequentemente so as vtimas preferenciais. Essa exposio pblica da violncia que antes era conhecida somente no mbito privado, por um lado, proporcionou voz e socorro aos que vivem sob situaes de agresso, mas, por outro lado, causou uma forte identificao da mulher pelo vis da vitimizao. Contudo, geralmente existe na apreenso de prticas agressivas um misto de aprendizagem direta e vicariante, onde quando algum consegue o que quer ao maltratar outro sujeito e, adotando esse outro sujeito uma postura submissa, reforar positivamente essa ao, que tender a ocorrer novamente com a mesma vtima, uma vez que quando o agressor tender a adotar a prtica agressiva novamente provavelmente selecionar como alvo a mesma pessoa com a qual obteve um bom resultado, no necessitando mudar de vtima, ttica ou prtica para alcanar o fim almejado. o que se v na maioria dos casos de violncia domstica, onde cerca de 80% das agredidas reagem com sinais de passividade: choro, postura de autoproteo, sinais de sofrimento, entre outros. (GAUDNCIO, 2012; ALVIM e SOUZA, L., 2005). Essa postura adotada por agressor e vtima, contudo, fazem parte do que se espera dentro de uma abordagem dicotmica como esta, onde ficam implcitos quais comportamentos so esperados de ambos os papis, como diz Cobb (1997, citado por Bronz, 2005), sobre a cultura da violncia, explicando que aquele que se encontra no papel de vtima, para assim continuar a ser caracterizada, no tem o direito de reao, dessa forma, estando impedida por esse critrio de definio, tambm, de efetuar uma mudana de posio e se recuperar; por outro lado, aquele que se encontra no papel de agressor deve ser encarado pela vtima como louco e/ou mau, no havendo nenhuma possibilidade de ser visto pela vtima como um ser humano. Essa desumanizao sistemtica na qual est calcada a caracterizao do agressor pela vtima o mesmo alicerce que mantm uma cultura de violncia (BRONZ, 2005). Nas relaes de gnero, as novas configuraes sociais passam a exigir dos atores dos relacionamentos conjugais novas negociaes que exigem um sistema de reciprocidade mnimo para a convivncia entre as partes envolvidas. Esse sistema construdo scio-

historicamente e, por conta de valores tradicionais, pode vir juntamente com recorrentes impossibilidades de troca e irromper em violncia (Velho, 1996, citado por Alvim e Souza, L., 2005) e mesmo que na maioria das vezes essas negociaes sejam feitas pacificamente, parte delas desviam-se para a agresso, baseando-se nas concepes fundamentadas sobre o que ser homem ou ser mulher (Fres-Carneiro, 1998, citado por Alvim e Souza, L., 2005). Fundamentos esses que, de acordo com estudos recentes de gnero, sofreram poucas mudanas (ALVIM e SOUZA, L., 2005). De acordo com Giffin (1994, citada por Alvim e Souza, L., 2005) as idias sobre masculino e feminino so polarizadas e excludentes, onde geralmente afirmado que o homem ativo e a mulher passiva, consequenciando na identificao de homens como cultura/mente/razo e de mulheres como natureza/corpo/emoo. A mulher s ganharia o status de ativa quando colocada numa posio de sedutora, tentadora de homens (Giffin, 1994, citada por Oliveira, D. e Souza, L., 2006). Essa concepo favorece ao surgimento de fenmenos de agresso ao passo de que abre espao para o julgamento de superioridade de um em relao ao outro, que passa a ser coagido a submeter-se aos interesses e desejos daquele que lhe superior. Sendo assim, de acordo com o afirmado por Kimmel (1997 citado e traduzido por Alvim e Souza, L., 2005), no se deve atribuir ao homem a opresso das mulheres e minorias, mas sim, receita do que ser masculino que causou a crise de masculinidade e todos estes outros desmandes. A aceitao de que os homens so potencialmente mais fortes e agressivos, no s torna a agresso quando praticada por mulheres, contra homens, mais justificvel, na tese da autodefesa (Almeida, 2001; Jackson, 1999 citados por Alvim e Souza, L., 2005), como tambm d ao homem uma permissividade maior de cometer atos de violncia (Nolasco, 2001; Cook, 1997, citados por Alvim e Souza, L., 2005), posto que, nessa concepo, uma natureza agressiva estaria mais presente nos homens do que nas mulheres. Ao adotar uma postura mais abrangente com relao ao fenmeno da agresso de gnero torna-se ainda mais gritante a necessidade de se lanar um olhar mais relacional sobre as situaes de agresso, abandonando os simples e finais enquadramentos de vtima e agressor, mas vendo que na conjuntura dos relacionamentos, cada um traz em si mesmo suas construes scio-histricas, seus valores e seus scripts de ao e que todos, nessa viso relacional, assumem e agem de acordo com papis que implicitamente lhe so propostos e reforados socialmente de alguma forma. Nesta concepo bastante alarmante que, estando em busca de erradicar a violncia contra a mulher, pesquisas sobre violncia conjugal, produzidas sob uma perspectiva feminista, tenham ignorado, ao longo da histria de seu

movimento, as transformaes produzidas no mbito das masculinidades, colocando os homens pura e simplesmente como violentos e agressores nos estudos em que os mesmos so apontados como agentes causadores da violncia conjugal (Nolasco, 2001, citado por Alvim e Souza, L., 2005), que deixam de lado o fato de que, sendo homens e mulheres alvos e algozes de situaes de agresso, o foco deveria ser dado na dinmica atravs das quais se constroem tais relacionamentos e quais seus efeitos sobre os diversos aspectos na vida de todos os seus envolvidos (ofensor e ofendido) (Alvim e Souza, L., 2005); e que existem raras anlises que consideram os aspectos relacionais desses fenmenos afim de obter uma melhor compreenso da conjugalidade violenta (CASTRO; RIQUER, 2003; NOLASCO, 2001; MNDEZ, 1999; GIDDENS, 1993 citados por ALVIM e SOUZA, L., 2005). Bronz (2005) diz que essa viso estereotipada acerca do homem que vigora ainda hoje, pode ser explicada ao se examinar a gnese dos estudos sobre gnero, que nasceram juntamente com os movimentos feministas e que fizeram poucas pesquisas sobre masculinidades e nos que foram feitos, a maior parte voltada para a mulher e a compreenso do homem buscada pelo vis de compreenso de seu papel no patriarcalismo, onde muitas vezes so abusivos em seu poder. A explicao da gnese das diferenas de gnero, feita por Mndez (1995, citado por Bronz, 2005), que bastante aceita entre feministas, estudiosos de masculinidade e terapeutas de famlia, parece somente aumentar ainda mais o abismo que separa os estudos de gnero de uma maior compreenso sobre as masculinidades e violncia, colocando tambm uma viso determinista sobre a forma de agir do homem, que estaria encerrado dentro de sua prpria formao de identidade, com pouqussimas chances de mudana, como l-se abaixo:
Garotos e Garotas iniciam seu projeto de desenvolvimento como pessoas mediante uma definio de si mesmas em um contexto de relao com uma mulher psicologicamente definida de acordo com o seu gnero [...] O desenvolvimento da garotinha, ento, sobre a base da igualdade com a me e a aquisio da identidade do garotinho se baseia na diferena [...] nos momentos que em que as mulheres buscam a igualdade, o homem se sente intensamente ameaado em sua masculinidade, recorrendo violncia fsica para mostrar a diferena.

Porm, se ao invs de adotarmos essa viso, de certo modo naturalista, entre diferenas de identidade de homens e mulheres, abordarmos explicaes de gnero sobre a violncia do homem contra a mulher, a complexidade da problemtica do tema fica no apenas mais exposta como tambm colocado sobre a mulher um olhar bastante delicado e contraditrio (BRONZ, 2005).

De acordo com Zuma (2004a), se no lanarmos fora essa forma de abordar as diferenas de gnero e a relao entre masculinidade e violncia, no poderemos apresentar uma colaborao efetiva para a problemtica da violncia intrafamiliar, chamada hoje, por conta de seus impactos visveis alarmantes, de violncia contra a mulher (OLIVEIRA, J., SOUZA, L., 2006).
No caso especfico da violncia intrafamiliar, no avanaremos em nosso propsito de preveni-la, se no incluirmos, como objeto de ateno, todos os envolvidos na situao. Dentro dos limites que o desequilbrio de poder entre os envolvidos impe, temos que mobilizar recursos para todos: vtimas, autores de violncia, testemunhas, bem como para a rede comunitria imediata. (ZUMA, 2004a)

Abordando o tema, o livro Mas Ele Diz que me Ama..., lanado no Canad e traduzido para 10 pases, incluindo o Brasil, o escritor, Pelford, conta, de forma didtica, os detalhes da construo e manuteno da dinmica violenta (Guimares, Silva, E. e Maciel, 2007). Guimares, Silva, E. e Maciel, em um trabalho proposto a respeito deste livro afim de iniciar uma discusso acerca de violncia intrafamiliar, baseiam-se na Teoria do Ciclo de violncia, proposta por Walker (1979, citado por Guimares, Silva, E. e Maciel, 2007), onde a relao violenta proposta de uma forma sistmica e dinmica, em trs fases: Construo da Tenso: incio de fatos menores e considerao desses fatos como coisas sob-controle e justificveis atravs de discursos racionais. Tenso Mxima: descontrole da situao e agresses levadas ao extremo. Ocorre um remodelamento da dinmica relacional, podendo haver desde a separao, interveno de terceiros ou manuteno da relao violenta. Lua de Mel: reestruturao do relacionamento. Agressor relata desejo e promessas de mudana e o relacionamento reatado. A tendncia de incio de um novo ciclo vem da dinmica e desgaste relacionais. Na perpetuao do ciclo de violncia h o que pode ser chamado de duplocego, sendo retirada do campo de conscincia da pessoa uma parte da experincia, de modo que o sujeito fica incapaz seque de notar sua falta, assegurando-lhe tanto a sobrevivncia quanto as correntes que lhe mantm refm do ciclo relacional abusivo (Ravazzola, 1998 citado por Guimares, Silva, E. e Maciel, 2007). O duplo-cego abordado no livro de Pelford favorecendo para que os personagens no vejam que no vem a relao violenta e suas consequncias (Guimares, Silva, E. e Maciel, 2007) e aponta para o fato de que a ajuda de terceiros ou a interveno psicossocial deve promover junto famlia uma reflexo sobre o contexto abusivo, re-significando o sintoma da violncia (GUIMARES & COLS. 2006 citados por GUIMARES, SILVA, E. E MACIEL, 2007).

Quanto s formas de violncia, Johnson (2009, citado por Gaudncio, 2012) diz que so trs as modalidades basilares entre parceiros ntimos: terrorismo ntimo, resistncia violenta e violncia situacional. Essas modalidades so resultado do paralelismo entre os sexos, reconhecendo o sexo masculino como mais propenso prtica agressiva, e tambm como resultado das tenses e conflitos de nvel familiar. O terrorismo ntimo e a resistncia violenta se enquadram no esquema de controle e resistncia, surgindo como resultados de um contexto de exerccio de controle sobre o parceiro, exercido de forma permanente e por um longo prazo. A violncia situacional explicitada pelo autor do ato de violncia quando a vtima, comumente do sexo feminino, responde ao agressor tambm de forma violenta e numa atitude agressiva. Essa reao violenta observada na pesquisa de Alvim e Souza, L. (2005), onde os participantes que eram vtimas da agresso acabavam por afirmar que o fato de falarem coisas impulsivamente deveria ser considerado violncia psicolgica posto que lanavam mo desse recurso ao invs de conversar sobre suas diferenas de interesses, utilizando a agresso psicolgica para revidar. Ainda, de acordo com Guimares, Silva, E. e Maciel (2007), a interveno junto a casais em situao de agresso deve lanar um olhar sobre as crenas e discursos compartilhados entre os envolvidos na questo, os quais so contribuintes para que seja mantido o padro relacional abusivo, e de forma a entender que a violncia conjugal um processo cclico, relacional e progressivo e adotando, de acordo com essa viso, nova resignificao do contexto de interveno e novas formas de interveno. Para que o trabalho das redes de ateno ocorra dessa forma, contudo, preciso que haja uma nova viso sobre o homem e masculinidade, complexificando o tema e o abordando atravs de uma perspectiva, no caso abaixo, construcionista, sistmica e de gnero. Construes de Gnero: Masculinidade Bronz (2005) afirma que a sociedade v os homens como violentos por natureza, sendo fadada ao fracasso qualquer tentativa de mudar esse quadro, mas que, atravs de uma reflexo dos estudos sobre gnero, podemos ver que isso no um reflexo da verdade. Os movimentos feministas vm alcanando significativas mudanas nas relaes de gnero, contudo, por estarmos ainda no meio do andamento da mudana, no possvel afirmar se estamos rumando para um novo modelo de organizao social, abandonando o modelo patriarcal, ou se simplesmente estamos acomodando o que j existe (OLIVEIRA, J., SOUZA, L., 2006).

Desde que nascemos somos expostos cultura na qual vivemos, e somos ensinados a viver essa cultura por nossas famlias. O machismo intervm na educao da infncia, construindo preconceitos sexistas ao, por exemplo, orientar como brincadeira de menina aquela que a coloca em casa, no exerccio de cuidar, e como brincadeira de menino aquela que o coloca na rua (lutas, carros), desde ento alicerando seus papis de competitivo e provedor, ao ponto de termos uma situao em que vrios estudos atuais confirmam que ser pai para os homens de baixa renda significa assumir a responsabilidade pela sustentao do filho, no sendo resultado automtico da participao na gerao de uma criana (Giffin, 1998, citado por Oliveira, J., Souza, L., 2006). Ora, se o espao do homem na rua porque de alguma forma ele foi lanado para fora de casa, ele no tem direito intimidade domstica. Dessa forma, o homem violentado desde cedo em sua humanidade, tornando-se tambm propcio a se tornar violento para com a Humanidade (OLIVEIRA, J., SOUZA, L., 2006). De acordo com Oliveira (2006), negado ao homem o espao privado e negado mulher o espao pblico, sendo que cada um destes se torna esferas de poder particulares de cada um dos gneros. O movimento feminista, contudo, vem galgando espaos pblicos de atuao para as mulheres e acabando por lanar o homem em um espao obscuro e sem utilidade, quando analisado pelo padro ainda atual, de provedor, e de acordo com Giffin (1998, citado por Oliveira, J., Souza, L., 2006), diante das transformaes globais sofridas pelos homens e sem novas referncias identitrias que as nomeiem, sem palavras, novas palavras para nomear, os homens agem com violncia. Ainda, ao homem que criado diante de crenas inquestionveis, e muitas vezes veladas, porm no menos presentes ou imperativas, a respeito de quem deve ser e do que esperado dele (insensibilidade emocional, tida como fora homem no chora , frieza, autoritarismo, autonomia, voltado para a ao em detrimento a emoes para agir como um homem e no como uma menininha , entre outros), foi dado pouco ou nenhum recurso para o conhecimento das prprias emoes, restando assim, poucas maneiras de lidar com elas e refletir sobre elas nos momentos de conflito, propiciando a ele o uso da linguagem que lhe foi mais imputada como prpria: da fora e da ao, que, desvinculadas de uma compreenso emocional, facilmente se tornam violentas e levando a que, diante desse analfabetismo emocional, no haja nele a capacidade para a reviso dos efeitos de suas aes (OLIVEIRA, J., SOUZA, L., 2006). Decorrentes dessa criao sem espao para os prprios sentimentos, o homem tem a tendncia de ter medo de seus sentimentos sejam rejeitados pelos outros, gerando uma grande resistncia s oportunidades de exp-los ou compartilh-los. O chavo Homem que homem

no chora afasta o homem de sua prpria fragilidade e nega a ele a possibilidade de no ser onipotente, pois, para no chorar, o homem, alm de se embrutecer, nega a si mesmo a possibilidade de recorrer ajuda e acirram o conflito interno do mesmo quando encontrado em situaes de impotncia (OLIVEIRA, J., SOUZA, L., 2006). Sobre a utilidade das classificaes de gnero, Oliveira classifica que
o papel de gnero um recurso de pertencimento que oferece um modelo para a individuao enquanto esta no se sustenta por si prpria. Tornar-se homem individuar-se, discriminar-se das suas origens; mas seguir o papel de gnero uma forma de se sentir homem, sem discriminar-se de suas origens, apenas seguindo o que elas preconizam. Como a individuao completa excluiria o pertencimento, ela nunca se d totalmente, e todos ns vivemos essa contradio de seguir um modelo para nos discriminarmos.

Dentro dessa anlise de esferas de poder, pblico/homem e privado/mulher, talvez possamos encontrar uma possibilidade de ao na esfera domstica: a de educar os filhos de ambos os sexos, de uma forma que tenham um melhor trnsito entre essas duas esferas, possibilitando que homens e mulheres se desenvolvam e equilibrem suas potncias, como complementadoras, e no excludentes, abrindo mo das prepotncias compensatrias que se fazem necessrias para ambos hoje, nessa luta por espao e soberania (OLIVEIRA, J., SOUZA, L., 2006). A agresso intrafamiliar como um problema social Estamos expostos e submetidos a cada vez mais fatores estressantes: altas taxas de desemprego, necessidade de mais horas de trabalho por dia, notcias bombardeadas em nossos lares atravs da mdia com respeito a guerras, trfico de drogas e corrupo, autorizao das polcias para agirem de forma coercitiva com a populao, necessidade de capacitao cada vez mais constante em frente a um sistema de obsoletizao de coisas e pessoas, numa constante batalha entre o humano e o tecnolgico, entre outros. Todos esses fatores so impulsionadores da violncia domstica. Mas, tanto quanto ou ainda mais fundamental que o estudo desses fatores ps-modernos na constituio da violncia, est a organizao patriarcal da sociedade. Esse modelo de estruturao algo naturalizado para a sociedade e tem intrnseco a si uma estrutura de dominao violenta, que d a luz a todas as outras formas de violncia que vivenciamos atualmente (OLIVEIRA, J., SOUZA, L., 2006). Em todas as anlises, deve ser levada em conta a caracterstica social do ser humano, e o fato de que vivemos submersos em uma cultura que possibilita a ao violenta entre seus

membros, uma cultura conservadora da violncia que refletida e retroalimentada pelas famlias. Na violncia intrafamiliar, deve-se sempre analisar o ato e o processo, sendo que o ato tem sempre um autor, uma vtima e, geralmente uma ou mais testemunhas. No processo est a possibilitao do ato, dos quais todos participam, pois, todos os dias mantemos a violncia na cultura por ns compartilhada. Porm, essa cultura foi construda por ns mesmos atravs de conceitos expressos desde os ditos populares, como o de que homem no chora at as nossas leis, como a figura de legtima defesa da honra, que era utilizada at a dcada de 70 por maridos, para justificarem atos agressivos com suas esposas , ento tambm podemos desconstru-la a partir de uma postura ativa de linguagem (ZUMA, 2004a). Dessa forma, a questo da agresso domstica passa a no ser mais um problema privado, concernente somente aos atores da relao conjugal, mas, tambm, de toda a sociedade que a mantm e replica seus ensinamentos gerao aps gerao. necessria a sensibilizao da populao afim de que no seja reiterada a violncia de menosprezar, ridicularizar ou negar a problemtica da violncia familiar, bem como a conscientizao de que violncia toda ao que desconsidera a legitimidade da diferena e que tenta impor ao outro o que ser realidade para ele, conseguindo perceber a violncia no s nas situaes extremas, mas tambm em suas manifestaes sutis, travestidas de educao ou proteo (PAKMAN, 1993, citado por ZUMA, 2004a). A partir do conceito de redes definido por Sluzki (1997, citado por Zuma, 2004a) sendo estas entendidas como a soma de todas as relaes que um indivduo percebe como significativas ou define como diferenciadas da massa annima da sociedade podemos mapear aquela que envolve uma situao ao identificarmos dentro dela os atores sociais envolvidos. Essas redes tem um imenso poder sobre a individualidade do sujeito, uma vez que a partir delas que formamos nosso conceito de identidade e de auto-imagem.
Nos restringindo ao recorte da violncia intrafamiliar contra as mulheres e contra as crianas e adolescentes, teremos: a famlia nuclear, a famlia extensa, os amigos, a vizinhana ou comunidade, o policial da delegacia de mulheres ou da delegacia de proteo criana e ao adolescente, o conselheiro tutelar, o mdico do pronto-socorro e odo IML, os profissionais do centro de ateno mulher ou de defesa da criana e do adolescente, os serventurios da justia, o promotor pblico, o defensor ou advogado, o juiz e o legislador. [...] Podemos categorizar esses atores sociais em quatro tipos de rede: a familiar, a comunitria, a de justia e a de ateno ou de servios. (ZUMA, 2004a)

As redes familiar e comunitria so as mais prximas e, portanto, as primeiras nas quais procurada a ajuda, contudo, geralmente, os integrantes da comunidade, ao se

depararem com a posio de serem testemunhas de uma agresso familiar, se encontram em um dilema entre seguir o dito popular de que em briga de marido e mulher ningum mete a colher, porque depois da briga os dois fazem as pazes e quem est de fora fica de vilo, socorrerem, acolherem ou aconselharem, ou at mesmo de denunciarem ou no. A participao ativa dessas redes familiar e comunitria, juntamente com as redes de justia e de ateno ou servios, no acolhimento do ncleo envolvido na agresso, sem preconceitos relacionados situao, so de extrema importncia para as famlias em situao de violncia, uma vez que estas tendem, por vergonha e medo desses preconceitos, a se isolar tanto da comunidade, quanto entre seus prprios membros, vivendo uma rotina dominada pelo silncio para evitar reviver ou relembrar seu sofrimento. Geralmente mais esquecida, deve ser trazida para o debate tambm a responsabilidade social das empesas e associaes comerciais e industriais, que devem integrar-se ao debate assumindo uma postura ativa na interrupo e preveno da violncia familiar e de gnero (Zuma, 2004a), mesmo que no por altrusmo, mas talvez por lembrar que um em cada cinco dias em que as mulheres faltam ao trabalho motivado pela violncia domstica (BANCO MUNDIAL, 1998, citado por ZUMA, 2004a). Governos tambm devem atuar mais ativamente no tocante violncia, pois sabido que a mesma, como um todo, tem sido um fator de grande peso para os cofres da sade pblica, a ponto de a 49 Assemblia Mundial da Sade (1996, citada por Zuma, 2005) ter apontado a violncia como um dos principais problemas mundiais de sade pblica e de a prpria Organizao Mundial de Sade (OMS) ter feito um Relatrio Mundial de Sade (OMS, 2002) afim de abordar o tema da violncia e tratar tambm da violncia domstica, que no relatrio entendida dentro do grupo de violncias (auto-infligida, intrapessoal ou coletiva) como intrapessoal (Zuma, 2005) e, no tocante ao tipo de abordagem terica sobre a violncia que se deve ter ao trabalhar com o tema violncia dentro da sade pblica, explica que a sade pblica , acima de tudo, caracterizada por sua nfase na preveno. Em vez de simplesmente aceitar ou reagir violncia, seu ponto de partida a forte convico de que tanto o comportamento violento quanto suas consequncias (sic) podem ser evitados (OMS, 2002, citado por ZUMA, 2005). Grupos de Reflexo para homens que cometem atos de agresso contra a mulher: projetos encerrados, ativos e barrados uma nova forma de combate e preveno violncia domstica

Pioneiro, no Brasil, em uma abordagem da violncia domstica no somente pelo vis de proteo mulher, mas sob um enfoque sistmico e de gnero, olhando para os estudos das masculinidades, o Instituto Noos, localizado no Rio de Janeiro, teve o seu primeiro grupo de reflexo com homens autores de violncia contra a mulher em 1999, no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado do Rio de Janeiro (CEDIM), e um dos desdobramentos desse movimento foi a criao do Projeto de Aplicao de Penas e Medidas Alternativas aos Homens Autores de Violncia Intrafamiliar e de Gnero, cujo objetivo era verificar se os grupos de reflexo poderiam servir, junto com uma pena mais branda e que no implicasse o cerceamento de liberdade dos rus, como um recurso para a justia, que se via diante de cada vez mais casos de acusados de violncia contra a mulher. Foi a primeira vez no pas onde foi utilizado o recurso de medidas e penas alternativas, com o apoio do Instituto Promundo e o Centro Especial de Orientao Mulher Zuzu Angel (CEOM) e do Ministrio da Justia (BRONZ, 2005). De acordo com Oliveira (2006), a reflexo em grupo utilizada como uma ferramenta transformadora da dinmica de violncia, dentro da perspectiva do construcionismo social.
[...] do mesmo modo que o viver no conversar substituiu o mundo particular em que vivemos, o viver no conversar nos permite mudar de mundo quando entramos na reflexo sobre o nosso viver. A reflexo uma operao de linguagem que trata a prpria circunstncia como um objeto que se olha e se pondera, e sobre a qual se pode atuar. Para que a reflexo se d, no entanto, se requer uma operao no emocionar que solta o apego prpria circunstncia e a abre ao olhar reflexivo. A reflexo o ato mximo de liberdade e, de certo modo, o dom mximo do viver humano. [...] A reflexo nos permite sair de qualquer armadilha. Mas, para refletir, devemos operar na biologia do amor que solta o apego verdade ao admitir a legitimidade do outro. (MATURANA, 1995, citado por OLIVEIRA, J., SOUZA, L., 2006)

Sobre o processo de reflexo, Knights (1985, citado por Oliveira, J., Souza, L., 2006), toda reflexo necessita de um refletor apropriado, sendo um processo mediado socialmente e que se realiza na ateno da outra pessoa, e que envolve atividades intelectuais e afetivas que so empregadas pelos sujeitos a fim de explorar suas experincias e como forma de gerar novos entendimentos e avaliaes, sendo assim, a reflexo, necessariamente criativa, e no repetitiva (Oliveira, J., Souza, L., 2006), passando aquele que reflete sempre por trs fases (Boud, Keogh e Walker, 1985, citados por Oliveira, J., Souza, L., 2006): retornando experincia (relembrando os aspectos mais importantes da experincia e

narrando aos demais); ocupando-se dos sentimentos (acomodando os sentimentos positivos e negativos relativos experincia); e reavaliando a experincia (associando novos conhecimentos e integrando-os estrutura conceitual). Atravs desse dilogo interno permeado por um sentir-conhecer-agir cclicos, as novas descries do observador. Hoje os grupos de atendimento a homens que cometem atos de agresso contra mulheres esto em maior nmero, porm, ainda assim, continuam sendo poucos se comparados com a rede exclusiva de atendimento a mulher. Os homens participantes dos grupos so a eles encaminhados por proposta judicial, como alternativa para suspenso do processo, cumprimento da pena alternativa ou reduo de pena (conforme informado pela psicloga e coordenadora do Projeto Caminhos, Renata Maciel de Freitas, em Londrina/PR).. De acordo com reportagem pulicada em vrias mdias sociais no ano de 1999, o Juizado Especial Criminal da Violncia Domstica contra a Mulher de So Gonalo, RJ, publicou que, dos homens autores de violncia contra a mulher que participam de grupos de reflexo, menos de 2% voltam a agredir suas companheiras. O ndice de sucesso desses grupos na mudana de conduta dos homens autores de agresso se repetem tambm em So Caetano, no ABC Paulista, onde, em dois anos e meio de existncia dos grupos, houve apenas um reincidente, e em Nova Igua, na Baixada Fluminense, onde o percentual de reincidncia foi de 4%. Esse percentual de reincidncia em locais onde no existem os grupos de reflexo so bem mais altos, chegando a 75% em So Luiz/MA, conforme revelado pela Vara Especial de Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher da cidade, taxa mais alta que a reincidncia criminal geral que, no Estado de So Paulo de 58% e em todo o pas de 70%. Centros de educao e reabilitao de agressores esto previstos no artigo 30 da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, mas, tanto quanto os servios especializados de atendimento mulher agredida, ainda so pouqussimos no Pas. Os esforos de criao ou manuteno destes centros sofrem com a resistncia da sociedade, das entidades, do Judicirio e de alguns coletivos feministas, os quais no enxergam com olhos complacentes as penas alternativas, em casos de violncia domstica contra a mulher. Em Curitiba/PR, foi feito e aprovado um projeto para o incio de um grupo de reflexo com homens autores de violncia contra a mulher, porm logo veio o veto que desaprovou a formulao da lei que previa um atendimento multidisciplinar ao agressor no municpio de Curitiba PR. No documento do veto, foi descrito que no compete ao Legislativo a iniciativa de projeto de lei que trate sobre poltica pblica local, nesse caso a violncia domstica, posto se tratar de competncia do Executivo (Cmara Municipal de Curitiba, 2013). Em entrevista ao Blog Mulherio do Jornal Gazeta do Povo, a secretria

nacional de Enfrentamento Violncia contra as Mulheres, Aparecida Gonalves, afirmou que considera o agressor como criminoso. Para o agressor, no atendimento psicossocial, um servio de responsabilidade e reeducao, que envolve outra perspectiva, outro olhar, com outros profissionais. afirmou Aparecida. No Paran, h a preocupao maior com o atendimento mulher vtima de agresso, j que seu nmero cresce e o atendimento deve ser expandido para atender a nova demanda. A criao da Coordenao das Delegacias da Mulher no estado do Paran foi feita justamente para padronizar as delegacias paranaenses, medida essa tomada aps a repercusso do caso da enfermeira que sofreu estupro coletivo em Curitiba e que afirmou no ter sido atendida pela Delegacia da mulher. Um levantamento feito sobre as delegacias da mulher no estado mostrou que elas, mesmo sendo o alvo principal das campanhas de abordagem, tratamento de sequelas e preveno da violncia domstica, no contam com atendimento multidisciplinar, que seria de suma importncia para a vtima, alm da acumulao de funes dos delegados em outros distritos, que acarreta na carncia no atendimento s vtimas. A iniciativa foi feita pelo NEVICOM (Ncleo de Estudos da Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher) e o objetivo seria, segundo Luana Mrcia de Oliveira Billerbeck, uma das coordenadoras do Nevicom, a reflexo, reeducao e responsabilizao dos homens autores desse tipo de violncia, e no terapia. No Acre, existe o Projeto Servio de Educao e Responsabilizao para Homens Autores de Violncia Domstica (SER Homem), financiado pelo Ministrio da Justia e executado pela Secretaria de Estado de Justia e Direitos Humanos (Sejudh), que trabalha com os homens atravs de dinmicas de grupo e oferece apoio psicossocial aos homens autores de violncia contra a mulher atravs de uma equipe composta por assistentes sociais e psiclogos. De acordo com a coordenadora do projeto, a assistente social Luiza Barros, o principal objetivo do projeto fazer com que esses homens autores de violncia reflitam sobre os crimes cometidos e busquem uma mudana de comportamento para que vivam em harmonia com a famlia. O SER Homem foi firmado pelo Tribunal de Justia do Estado (TJ) como forma de cumprimento de pena alternativa no Acre em dezembro de 2012 e entrou em vigor neste ano, em maro de 20135, prevendo o atendimento de 150 homens, divididos em grupos de 15, num prazo limite de 18 meses para a execuo do projeto, onde ser realizado um relatrio com objetivo de avaliar o trabalho desenvolvido4. Em Londrina, PR, foi iniciado o trmite para aprovao do Projeto Caminhos, de grupos reflexivos para homens autores de violncia contra a mulher, em 2011. O Grupo Caminhos iniciou suas atividades graas parceria do Escritrio de Aplicao e Assuntos

Jurdicos da UEL com o Ministrio da Justia, objetivando abordar com esses homens, que devem ingressar no projeto atravs de indicao pela Vara Maria da Penha, questes relacionadas a gnero, sentimentos, situaes familiares e incentivar a reflexo sobre a agresso. O grupo conta com uma equipe multidisciplinar de uma advogada, uma psicloga e uma assistente social. De acordo com sua coordenadora, a psicloga Renata Maciel de Freitas, a insero desses homens na participao de grupos reflexivos a melhor maneira de mudar o furuto6. De acordo com Maciel e Cabrera (2011), a abordagem dos homens autores de violncia contra a mulher algo complexo, porm, isso no pode ser usado como desculpa para que naturalizemos o fenmeno, pelo fato de isso se apresentar a ns como uma sada mais cmoda. Cita, tambm, entre as vrias resistncias a esse tipo de trabalho, que na nsia de sermos justos (fazermos justia), acabamos sendo violentos tambm, ao no possibilitarmos ao sujeito o pensar no seu ato violento, tirando dele a possibilidade de interromper o ciclo que o levou a ter esse tipo de resposta. Em 2011, o tema da agresso contra a mulher foi abordado no programa Profisso Reprter, da Rede Globo de Televiso, abordando, entre outras coisas, essa iniciativa de se ter grupos de reflexo para homens autores de violncia contra a mulher. O link para acesso ao vdeo pode ser encontrado no final desse trabalho, em referncias. A postura do psiclogo diante das situaes de agresso intrafamiliar Dentro dessa conjuntura onde vem sendo levantada cada vez mais a necessidade de atendimento tambm ao autor da agresso, Oliveira, D. e Souza, L. (2006), realizam uma pesquisa onde foram levantadas as vises de psiclogos a respeito da violncia conjugal. Essa pesquisa e tambm os dados levantados por ela so de significativa importncia posto que demonstram a as concepes dos psiclogos que fazem parte da rede de articulao do planejamento das atividades, avaliao e encaminhamentos a outros servios, destinados a esta populao. Como gnero, a pesquisa constatou que os psiclogos entendem como uma relao de poder construda socialmente e ainda fortemente influenciado pelos papis tradicionais de homem-provedor e mulher-cuidadora e que a violncia conjugal, agresses fsicas e/ou psicolgicas, resultam de um processo de opresso, mediado por esse processo de poder desigual entre homens e mulheres, e que pode ser imposto ou sofrido por ambas as partes, independentemente de gnero (OLIVEIRA, D. e SOUZA, L., 2006).

Por poder, Pakman (1993, citado por Oliveira, J., Souza, L., 2006) entende
um contexto de interao que permite que certos membros de um sistema social dado definam o que que vai ser validado como real para outros membros do sistema. Essa definio, que pode ou no ser expressa lingisticamente (sic), estar sempre encarnada em prticas cotidianas que geram, mantm ou reforam essa realidade assim criada. Esse poder pode ser eventualmente instrumentalizado atravs da violncia, entendida como aquele contexto de interao em que alguns membros de um sistema social dado so negados ou invalidados como sujeitos sociais, emissores nicos e originais de linguagem e atores de uma histria intransfervel.

A maioria dos psiclogos entende que ainda hoje, mesmo tendo conquistado espao no mercado de trabalho e decises polticas, a mulher ainda ocupa espao de submisso e que muitas vezes os estudos priorizam o sofrimento feminino, favorecendo o discurso dicotmico, onde os custos dessa agresso conjugal todo das mulheres e, mesmo havendo psiclogos que tenham mostrado sensibilidade ao reconhecer a participao tanto masculina quanto feminina na violncia conjugal, de forma geral, a mulher entendida como um ser passivo, subalterno, diante do poderio masculino e que mesmo quando provoca, bate ou ameaa, estaria apenas respondendo s agresses masculinas, aproximando-se, assim, das concepes de outros autores (Saffioti, 1999; Saffioti e Almeida, 2003 e Barcelos ,2003, citados por Oliveira, J., Souza, L., 2006) que acreditam que os limites para atuao das mulheres fixado pelos homens, que determinam as regras da relao, aplicando, novamente, o prejuzo trazido pelos papis de gnero apenas para as mulheres. Os psiclogos avaliados, talvez por trabalharem diariamente no atendimento a mulheres que sofrem agresses, mostraram uma postura complacente causa feminina, de modo que, mesmo quando defendem o atendimento ao homem, o taxam como agressor, e defendem que seu tratamento e acompanhamento deve ser feito para que futuramente no haja outras agresses contra outras mulheres (Ynoub, 1998, citado por Oliveira, J., Souza, L., 2006). Realmente, no pode-se negar que a mulher tem sofrido danos mais visveis decorrentes da agresso intrafamiliar do que os homens, como foi colocado no Relatrio Mundial da Sade (OMS, 2002) ao se abordar o tema de que os transtornos psicolgicos e medicamentos psicotrpicos eram mais comuns em mulheres do que em homens:
Outra razo das diferenas sexuais nas perturbaes mentais comuns a elevada taxa de violncia domstica e sexual a que as mulheres esto sujeitas. Ocorre violncia domstica em todas as regies do mundo, e as mulheres suportam a maior parte da sua carga [...]. Uma resenha de estudos [...] verificou que a prevalncia de violncia domstica durante a vida situa-se entre 16% e 50%. comum tambm a violncia sexual. J se estimou que uma em cada cinco mulheres sofre estupro ou

tentativa de estupro durante a sua vida. Essas ocorrncias traumticas tm consequncias psicolgicas, sendo as mais comuns as perturbaes depressivas e as devidas ansiedade. Um estudo recente feito na Nicargua mostrou que as mulheres com angstia emocional tinham seis vezes mais probabilidades de dar parte de maustratos conjugais, em comparao com as mulheres sem essa angstia [...]. Alm disso, as mulheres que sofreram sevcias graves, durante o ltimo ano, mostraram 10 vezes mais probabilidades de passar por angstia emocional do que as mulheres que nunca tinham sofrido maus tratos.

Contudo, de se ponderar que homens e mulheres, mesmo em desigualdade de poderes, constroem juntos as relaes violentas e que, portanto, ambos se agridem e sofrem com ela. O no-entendimento disso leva a uma abordagem psicolgica incapaz de verificar os mltiplos fatores que constituem uma conjugalidade violenta alm de contribuir para o silenciamento dos homens que se sentem frgeis, machucados ou violentados, mantendo uma cultura enaltecedora da virilidade masculina e fragilidade feminina. Essa viso tambm se esquece de que em muitos momentos as prprias mulheres tm artifcios pelos quais mantm os padres de agresso de um relacionamento violento.
[...] Foi colocado em primeiro plano necessidade de castigar o abuso da fora fsica que desemboca em atos violentos do homem contra a mulher. A arma usada a partir da desigualdade. No entanto, o que acontece com o resto das armas desta guerra? No domnio da violncia psicolgica podemos ver a mulher como desigual, vulnervel, inferior? Somos ns as mulheres incapazes de ser violentas? Podemos simplesmente no nos responsabilizar por nossos atos de violncia psicolgica? [...] me atreveria em dizer que, com no pouca freqncia (sic) e talvez como compensao a desigualdade fsica, a mulher tende a ser mais precisa em seus golpes de violncia psicolgica (MNDEZ, 1995, citada por BRONZ, 2005).

Como forma de transformar a prtica psicolgica Oliveira (2006) aponta a adoo de uma perspectiva relacional como a sada, onde deve ser exigido o atendimento a todos os envolvidos na situao de violncia conjugal, de forma que homens e mulheres inseridos nessas relaes conjugais violentas possam compartilhar seus sentimentos e lutar pelo exerccio do respeito mtuo, assumindo seus papis como responsveis pela construo de relaes conjugais de maior equidade e qualidade, e Rapizo (1998, citada por ZUMA, 2004b) aponta que para a prtica teraputica ser eficaz, o interesse dos terapeutas desloca-se assim das seqncias (sic) de comportamento a serem modificadas para os processos de construo da realidade e identidade familiar, para os significados gerados no sistema, incluindo nele o terapeuta devendo-se abandonar o modelo mdico de atendimento, que traz em si incorporadas prticas de diagnstico, modelos etiolgico e categorias psicopatolgicas, como

ilustrado por Maturana (1995, citado por Zuma, 2004b): a desejabilidade ou indesejabilidade de cada comportamento socialmente determinada [...] no podemos afirmar que qualquer coisa boa ou m, s ou insana por si prpria, como se estas fossem sua qualidade constitutivas e intrnsecas. Cesca (2004), afirma que somente testes psicolgicos e leis jurdicas no podem dar conta da imensido existente na configurao familiar, uma vez que se insere no subjetivo que no pode ser abordado pela mensurao ou aplicao de normas. Os profissionais devem, ento, adotar uma abordagem mais flexvel, estando dispostos a criar novos caminhos e alternativas para tratar, e no punir, a violncia familiar, da forma mais saudvel possvel. Devem ser investigadas as causas e o trabalho direcionado de tal forma que possibilite a reestruturao familiar. Porm, percebe-se um baixo ndice de atitudes a esse respeito, florescido da crena de que, diante de uma problemtica to complexa, pouco se pode fazer para obter resultados positivos de real mudana. Os profissionais envolvidos na rede de ateno devem ser melhor capacitados no s em suas funes bem como em seus alicerces pessoais e, em especial o psiclogo, que trs em seu papel a responsabilidade de ser um agenda facilitador da sade, deve procurar garantir os direitos fundamentais de todos os indivduos, visando a sade mental e busca da cidadania. Caso contrrio, ser apenas mais um agente repressor. Finalizando sua pesquisa, Oliveira (2006), nos deixa um questionamento bastante vlido quanto s prticas e conceitos dos prprios psiclogos, no que se refere aos servios de ateno que do maior prioridade, forma de atendimento e relacionamento com os que lhe procuram e participao ativa na afirmao e manuteno ou transformao e criao de formas de relacionamento entre gneros:
Se a violncia conjugal uma produo histrica sustentada por questes culturais que regem o funcionamento das relaes, as diversas combinaes entre afeto, valores, crenas e condies materiais devem ser investigadas. Quando apenas as mulheres so acolhidas, fortalecidas e empoderadas pelo atendimento psicolgico, ou mesmo quando os homens so atendidos, mas unicamente na condio de agressores que precisam ser conscientizados para que outras mulheres no sejam violentadas, nos perguntamos: que violncia est sendo trabalhada e que violncia est sendo produzida pelos psiclogos?

JUSTIFICATIVA

Este projeto optou pelo tema da violncia contra a mulher pelo vis do homem autor de agresso em vista de que acreditamos no ser possvel tratar um problema sem analisar todos seus ngulos de vista e entende a violncia no como algo intrnseco ao ser e incontrolvel em seu impulso, mas, sim, como algo que deve ser problematizado para que seja abordado dentro de sua complexidade, que perpassada por fatores sociais, culturais, econmicos e que ocorre de forma relacional, tendo assim, todos os sujeitos nela envolvidos como seus autores, que necessitam ser abordados, ouvidos e atendidos.

OBJETIVOS Esse projeto tem como objetivo, a partir da discusso e do levantamento da necessidade de conscientizao e desesteriotipao, referentes ao agressor, tanto da comunidade em geral, quanto dos prprios envolvidos na relao violenta e at mesmo os psiclogos da rede de ateno, que prestam atendimento s vtimas de agresso, a confeco de dois tipos de materiais grficos (folderes ou panfletos) e multimdias e um tipo de material multimdia: um material grfico e multimdia voltado para a instigao de uma mudana de perspectiva dos psiclogos com relao a abordagem do homem que comete agresso a mulher e a construo da masculinidade, a ser distribudo e divulgado entre os psiclogos e estudantes de psicologia, em faculdades, universidades e conselhos de classe; um material grfico e multimdia para os envolvidos em situaes de violncia domstica e comunidades de risco, a ser distribudo e divulgado nas Delegacias da Mulher, Centros de Apoio Mulher, Centros de Referncia de Assistncia Social (CRAS), Centros de Referncia Especializado em Assistncia Social (CREAS) e Vara da Famlia (6 Vara, no Frum Municipal de Londrina) com a divulgao do projeto caminhos e com informaes que ampliem a viso desses sujeitos com relao violncia (papis de vtima e agressor) e construo da identidade de gnero, que pode ser um dos fatores geradores de violncia; e um material multimdia a ser divulgado nas redes sociais e websites dos Conselhos de Psicologia, Assistncia Social e Direito (OAB e sites relacionados ao tema), abordando as construes de gnero sob o vis de estudos das masculinidades e abrindo a viso para a opresso lanada tambm sobre o homem, por conta dessas construes, tais quais esto feitas, propondo uma nova forma de abordagem dos sujeitos envolvidos em situaes de violncia domstica e propondo um novo paradigma na viso do masculino.

Almeja-se conseguir patrocnio de rgos, entidades, projetos pblicos ou privados, instituies de ensino, empresas e reas governamentais que estejam interessados em colaborar com a preveno e erradicao da agresso a mulher, para a confeco dos materiais grficos supracitados.

RESULTADOS ESPERADOS Este projeto espera conseguir atingir a comunidade envolvida em relaes violentas abrindo-lhes a viso para a existncia de um novo caminho, onde a no-violncia possvel e causando-lhes mudana de perspectiva quando a esteretipos de vtima e agressor, gerando impacto de mudana quando a passividade da execuo desses papis, abrindo caminho para que aflore a conscincia entre os envolvidos de que todos so, juntos, no s atores, mas, tambm, autores das situaes vivenciadas. Espera-se tambm que seja lanado um novo olhar sobre a funo e importncia de uma mudana na forma de educao das crianas, de ambos os sexos, de forma com que haja mais coeso e coaliso no trato entre ambos, abrindo perspectivas de entrada de um para o mundo do outro, e oportunizando a liberdade para que as identidades sejam construdas fora da forma de gneros que, tal qual esto feitas hoje, servem de mantenedoras para a cultura da violncia. objetivado tambm alcanar a comunidade de psiclogos, formados e em formao, para a abertura do debate a respeito da necessidade de uma nova abordagem no tocante violncia domstica, sob o vis no s de violncia contra a mulher, mas, sim, de violncia relacional, onde a tenso mantida por todos os participantes da situao, de forma tambm a lanar uma nova luz viso dos psiclogos quanto a possibilidade de mudana dos homens formados em condies que lhes levou violncia e agresso, numa tentativa de mudana da crena velada, mas bastante clara nas pesquisas abordadas neste projeto, de que essa mudana e regenerao no possvel. Por ltimo, tem por alvo a comunidade geral, atravs de campanhas em websites e redes sociais, afim de causar novos impactos sobre a viso do homem que comete agresso contra a mulher, podendo at, quem sabe, iniciar uma mobilizao da prpria sociedade civil para o debate do tema, ou dos prprios homens que se percebem em situao de risco de cometerem atos de agresso contra a mulher, a fim de que a mudana seja feita como preveno efetivamente, e no mais como reparo.

Em nenhum momento este projeto pretende inverter os papis de vtima e agressor, vitimizando o homem que comete agresso contra a mulher. A pretenso de que, sim, seja abandonada a viso simplista dos fatos, que acomoda pura e simplesmente cada um no seu papel (vtima ou agressor) e que nada mais faz, a no ser medidas legais ou de conserto de danos. importante ressaltar que esse projeto tambm no visa amenizar a viso a respeito da violncia e agresso, mostrando complacncia a elas por entender suas razes sciohistricas, mas espera, a partir da disseminao dessa viso problematizada do problema, abrir horizontes e espao para que os que cometem agresso possam se repensar, se ajustar, se humanizar.

REFERNCIAS BRONZ, Alan. Redundncia, reflexo e violncia. Rio de Janeiro. Instituto Noos de Pesquisas Sistmicas e Desenvolvimento de Redes Sociais, dezembro de 2005. OLIVEIRA, Jose Guilherme C. Obstculos na transformao de dinmicas pessoais e relacionais de homens em situao de violncia domstica. ITF - Rio de Janeiro, 2006. KRISTENSEN, C. H., et al. (2003) Fatores etiolgicos da agresso fsica: uma reviso terica. In: Estudos de psicologia, p. 175-184. RIBEIRO, Maria da Conceio Osrio; SANI, Ana Isabel. Modelos Explicativos da Agresso: Reviso Terica. Revista da Faculdade de Cincias Humanas e sociais. Porto: Edies Universidade Fernando Pessoa. ISSN 1646-0502. 6 (2009), p. 96-104. GUIMARES, Fabrcio, et al. Resenha: Mas Ele Diz que me Ama...: Cegueira Relacional e Violncia Conjugal. In: Psicologia: Teoria e Pesquisa. Braslia/DF: vol. 26 (4), p. 481, 482. GAUDNCIO, Jacinto. Comportamentos Violentos: Violncia Domstica. ESEC. Faro: Abril 2012. UALG

ALVIM, Simone Ferreira; SOUZA, Ldio. Violncia Conjugal em Uma Perspectiva Relacional: Homens e Mulheres Agredidos/Agressores. In: Psicologia: Teoria e Prtica. Universidade Federal do Esprito Santo, 2005, 7(2), p. 171-206. ZUMA, Carlos Eduardo. A viso sistmica e a metfora de rede social no trabalho de preveno de violncia intrafamiliar em comunidades. Rio de Janeiro, Nova Perspectiva Sistmica, ano XIII, nmero 23, fevereiro de 2004. (2004a). ZUMA, Carlos Eduardo. Em busca de uma rede comunitria para a preveno da violncia na famlia. In: III Congresso Brasileiro de Terapia Comunitria. Fortaleza: dezembro de 2005. OLIVEIRA, Danielle Cristina; SOUZA, Ldio de. Gnero e violncia conjugal: concepes de psiclogos. In: Estudos e Pesquisas em Psicologia. UERJ, Rio de Janeiro: 2006, 6(2), p. 34-50. ZUMA, Carlos Eduardo. A violncia no mbito das famlias: identificando prticas sociais de preveno. Rio de Janeiro: LTDS/COPPE/UFRJ e SESI/DN, agosto de 2004. (2004b). BRASIL, Ministrio da Sade; Direo Geral da Sade. Sade Mental: nova concepo, nova esperana. In: Relatrio Mundial da Sade. Lisboa: 1 edio, abril de 2002. ISBN 972-675-082-2. CESCA, Tas Burin. O papel do psiclogo jurdico na violncia intrafamilar: possveis articulaes. In: Psicologia & Sociedade. Setembro a dezembro de 2004, 16(3), p. 41-46.

FREITAS, Renata Maciel de; CABRERA, Jssica de Oliveira. Grupo reflexivo: uma alternativa de trabalho voltada aos homens cumpridores de medida protetiva. In: II Simpsio Gnero e Polticas Pblicas. ISSN 2177-8248, 2011. Londrina. Anais... Universidade Estadual de Londrina, 2011, paginao irregular. LOMBROSO, Cesare, 1885-1909. O Homem Delinqente; traduo Sebastio Jos Roque. 1 reimpresso. Col. Fundamentos do Direito. So Paulo: Icone, 2007. GRUPOS de reflexo para homens agressores "zeram" reincidncia. ABONG, 2009. Disponvel em: < http://www.violenciamulher.org.br/>. Acesso em: 16/04/2013. PRATEANO, Vanessa Fogaa. O veto de Fruet ao projeto que previa atendimento ao autor de violncia domstica. In: Gazeta do Povo. 02 de abril de 2013. Disponvel em: < http://www.gazetadopovo.com.br/blog/mulherio/>. Acesso em: 17/04/2013. SANTOS, Edilene. Autores de violncia domstica tero grupo de reflexo. In: Dirio dos Campos. 09 de dezembro de 2012. Disponvel em: < http://www.diariodoscampos.com.br/policia/>. Acesso em: 17/04/2013.
4 3

PROJETO Ser Homem pode ser utilizado como pena alternativa. In: O Alto Acre. 13 de janeiro de 2013. Disponvel em: < http://www.oaltoacre.com/>. Acesso em: 17/04/2013.

ARAJO, Andr. Projeto Ser Homem inicia atividades sobre Violncia Domstica. In: Agncia Notcias do Acre. 20 de maro de 2013. Disponvel em: < http://www.dirigida.com.br/>. Acesso em: 17/04/2013.
6

ALIGLERI, Michelle. Agressores recebem acompanhamento: Grupo Reflexivo Caminhos comeou as atividades neste ms de Maro; autores de violncia contra mulher se renem com trs especialistas. In: Blog Penas Alternativas. Disponvel em: < http://penasalternativas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 16/04/2013. CURITIBA, Cmara Municipal. Cmara mantm vetos do prefeito. 26 de fevereiro de 2013. Disponvel em: < https://www.cmc.pr.gov.br/>. Acesso em: 16/04/2013. JUSBRASIL. Personalidade influencia, mas no determina conduta criminosa. 19 de Outubro de 2009. Disponvel em: < http://mp-ba.jusbrasil.com.br/>. Acesso em: 19/04/2013. BALLONE, G. J. Personalidade Criminosa. In: PsiqWeb. Disponvel em: <
http://virtualpsy.locaweb.com.br/> . Acesso em: 19/04/2013.

Вам также может понравиться