Вы находитесь на странице: 1из 9

INTRODUO

O tema sobre o qual versa este trabalho a passagem da Administrao Pblica de burocrtica para o modelo de Administrao Pblica Gerencial com nfase no processo licitatrio. No primeiro captulo pretende-se falar a respeito da passagem da Administrao Pblica de burocrtica para a Administrao Pblica Gerencial como forma de aumentar a participao da sociedade civil nos processos administrativos, principalmente nas licitaes, objeto deste trabalho. A Reforma Gerencial Administrativa, hoje considerada uma inovao importante dentro das necessidades que o Estado brasileiro tem de melhorar a qualidade da gesto Administrativa, com a finalidade de afastar a burocracia, aprimorando os servios pblicos com a participao da sociedade civil organizada. Falaremos tambm sobre a importncia da democracia participativa como uma nova corrente de idias que se empenham em organizar o povo para opr um dique penetrao da ideologia colonialista; ideologia de submisso e fatalismo de autores que professam a tese derrotista da impossibilidade de manter de p o conceito de soberania.1

BONAVIDES.Paulo. Teoria Constitucional da Democracia Participativa. So Paulo: Malheiros, 2001. p. 34.

Neste captulo tambm falaremos sobre a Lei 8.666/93 (Lei de Licitaes e Contratos), demonstrando algumas falhas que ocorram na sua elaborao, que possibilitaram que ocorressem inmeras fraudes e irregularidades nos processos licitatrios. No segundo captulo trataremos da licitao propriamente dita com seu conceito, seu surgimento dentro do Direito Administrativo, sua finalidade e sobre os princpios do direito administrativo nas licitaes. No terceiro captulo falaremos das dificuldades que o processo licitatrio vem enfrentando para evitar a violao de seus princpios que so de extrema importncia uma vez que todos devem estar em perfeita harmonia sem a violao de nenhum porque incompatvel com a finalidade da licitao a violao de qualquer um de seus princpios. Este captulo tambm tratar das dificuldades encontradas na Lei n 8.666/93, quando ocorre a frustrao do processo licitatrio. E quais os fatores que causam a corrupo dentro do processo licitatrio. O quarto captulo tratar das formas de participao da sociedade civil no processo licitatrio como forma de evitar que as fraudes continuem ocorrendo em nosso pas.

RESUMO

A Reforma Gerencial uma das mais importantes inovaes, com relao necessidade de aprimorar a qualidade da gesto nos trs nveis da Federao. Com a reforma gerencial buscou-se no Estado brasileiro, o delineamento e a implantao de novos modelos de desenvolvimento, diversificando as atividades estatais, onde o Estado regula um pouco menos as suas funes, distanciando-se da burocracia. A participao da sociedade civil organizada, hoje, em diversas reas da Administrao Pblica tem tornado-se cada vez mais importante para diminuir a distncia que existe na relao entre Estado e cidados. A evoluo histrica da legislao tem demonstrado avanos significativos, sempre se preocupando em aprimorar os servios pblicos prestados pelo Estado sociedade, principalmente, para que mais cidados que pagam seus impostos em dia sejam beneficiados com obras pblicas e tambm para melhorar as condies de vida de toda a populao. As licitaes foram criadas para melhorar a aplicao do dinheiro pblico fazendo com que o mesmo fosse melhor aplicado. Com uma quantidade menor de despesas passou a ser possvel adquirir mais bens e obras de boa qualidade, evitando o favorecimento de algumas empresas e pessoas, pois seriam avaliados a qualidade do produto com o menor preo. Entretanto, a simples existncia da lei de licitao no foi suficiente para evitar o aparecimento de muitas distores. Elementos essenciais como a probidade administrativa, a lisura e a transparncia no trato da coisa pblica tm sido deixados de lado, cada vez mais. Desta forma, este trabalho procura destacar, dentro do contexto de reforma da mquina administrativa, formas de evitar as fraudes nos processos licitatrios, que seria a consagrao definitiva da participao da sociedade civil organizada. A idia que esta, tendo o conhecimento de seus direitos, lute para que eles sejam respeitados, fazendo com que a lei seja cumprida, por meio da defesa constante dos interesses da coletividade e no apenas de uma pessoa ou um grupo determinado.

SUMMARY the Managemental Reformation is one of the most important innovations, with relation to the necessity to improve the quality of the management in the three levels of the Federacy. With the managemental reform one searched in the Brazilian State, the delineation and the implantation of new models of development, diversifying the state activities, where the State regulates a little less its functions, distanciando itself of the bureaucracy. The participation of the organized civil society, today, in diverse areas of the Public Administration has become each time more important to diminish in the distance that it exists in the relation between State and citizens. The historical evolution of the legislation has demonstrated significant advances, always if worrying in improving the public services given by the State to the society, mainly, so that more citizens who pay its taxes in day are benefited with public works and also to improve the conditions of life of all the population. The licitations had been created to improve the application of the public money making with that the same better it was applied. With a lesser amount of expenditures it started to be possible to acquire more good and workmanships of good quality, preventing the aiding of some companies and people, therefore they would be evaluated the product quality with the lesser price. However, the simple existence of the licitation law was not enough to prevent the appearance of many distortions. Essential elements as the administrative probity, the smoothness and the transparency in the treatment of the public thing have been left of side, each time more. Of this form, this work looks for to detach, inside of the context of reform of the administrative machine, forms to prevent the frauds in the licitatrios processes, that would be the definitive consecration of the participation of the organized civil society. The idea is that this, having the knowledge of its rights, fights so that they are respected, making with that the law is fulfilled, by means of the constant defense of the interests of the collective and not only of a person or a definitive group.

CONSIDERAES FINAIS

Por este trabalho podemos concluir que a Reforma Administrativa Gerencial tem um papel de suma relevncia para a sociedade civil brasileira porque ela, juntamente com a Constituio Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal, ampliou as possibilidades de participao da sociedade civil como forma de evitar a burocracia, a m aplicao do dinheiro pblico e o melhor funcionamento dos rgos pblicos. A Reforma Gerencial uma inovao dentro da Administrao Pblica brasileira, uma vez que visa aprimorar a qualidade da gesto nos trs nveis governo (federal, estadual e municipal). Tem tambm a finalidade de diminuir a burocracia, dentro dos rgos pblicos evitando a corrupo e as fraudes dentro dos processos licitatrios. O que se busca com a Reforma Administrativa a universalizao do acesso aos servios pblicos, com o atendimento prioritrio s demandas das camadas mais pobres. Representando mudanas sociais que dentro das regras democrticas implicam em confrontos de diferentes aspectos na busca do interesse e do possvel consenso, quanto aos procedimentos desejveis na gesto pblica.

Pretende-se tambm com a Administrao Gerencial a eliminao do controle estatal, onde exista um maior envolvimento por parte da sociedade civil organizada. Uma vez que na Administrao Pblica o povo tem o direito de em uma democracia de verdade, de participar da gesto governamental, e no apenas de esperar os resultados. Com este intuito podemos destacar os seguintes instrumentos como direito de petio aos poderes pblicos em defesa de direitos ou contra a ilegalidade ou abuso de poder, a prpria lei de Licitao permite que qualquer cidado participe do processo licitatrio. preciso salientar que a populao e os governantes devem estar atentos para o fato de que o concurso e a Licitao so grandes conquistas da democracia e da igualdade de todos, e que estas conquistas no podem ser perdidas. Pelo modelo gerencial, o Estado no perde toda a sua autonomia, somente alguns setores so repassados para a iniciativa privada, com a finalidade de melhorar o atendimento populao, com a privatizao de algumas estatais. Entretanto, no poderamos deixar de mencionar nas consideraes finais deste trabalho, que o modelo gerencial apresentado por Bresser Pereira, no momento em que vivemos hoje, onde a sociedade brasileira tem a necessidade de fortalecer os seus mecanismos societrios, mostrou-se extremamente frgil e insuficiente para solucionar os problemas existentes em um pas em desenvolvimento como o caso do nosso.

Principalmente pelo fato de que este projeto, comparado aos apresentados pelos demais pases que buscaram novas experincias de inovao da gesto em diversas reas de atuao exclusivas do setor pblico, o utilizaram com a finalidade de coloc-lo em prtica com eficincia. O que no veio a ocorrer no Brasil uma vez que houve uma limitao no esforo de realmente envolver a sociedade civil nos assuntos da administrao pblica. Como foi visto, boa parte do amplo processo de mudanas, que a reforma proposta por Bresser Pereira para melhorar o papel do Estado diante da sociedade civil com a finalidade de modernizar a mquina governamental, no surtiu o efeito pretendido. Neste diapaso, cumpre destacar que boa parte do patrimnio estatal foi vendido por meio de privatizaes mal sucedidas e o Estado no soube aplicar o dinheiro que foi obtido com essas vendas em prol dos interesses da coletividade. Nos pases mais avanados o progresso da cultura e o nvel de vida acarretam o nascimento de novas exigncias por parte dos cidados, tais como a participao nas decises internas das empresas, nos estabelecimentos pblicos, nas coletividades locais e no prprio Estado. O contrrio ocorre nos pases do terceiro Mundo, at pela histria de autoritarismo, nos quais h desorganizao dos servios do Estado, sua incompetncia e corrupo favorecem o surgimento de fraudes e irregularidades. Desta forma, repetindo o padro de todas as demais reformas que haviam sido apresentadas ao longo da histria, a reforma gerencial no solucionou os problemas do Estado brasileiro, que permanece com as mesmas dificuldades. No podemos negar, entretanto, que a sociedade brasileira tem passado por um processo de amadurecimento e que, nesse novo contexto da administrao pblica, crescem as alternativas de participao popular. Assim, o atual desafio ampliar essa participao.

Destacamos nesse trabalho, o processo licitatrio, como um processo administrativo que carece de participao da sociedade e que essa participao essencial para o aperfeioamento das licitaes no Brasil. Como forma de melhor aplicar a Reforma Administrativa nas licitaes necessrio a participao da sociedade civil. Porque somente a partir de uma sociedade civil atuante que poderemos evitar que ocorram fraudes dentro dos processos licitatrios. Assim, abordamos, especificamente, no processo licitatrio, a figura do Ombudsman, que poderia assumir um papel importante para evitar fraudes e irregularidades. Nas licitaes, o Ombudsman tem a funo de ser um rgo fiscalizador com autonomia suficiente para receber denncias, fiscalizar os projetos apresentados verificando se estes no esto sendo superfaturados, se os recursos destinados pelo Estado para esse fim esto sendo corretamente aplicados. Tendo um compromisso com a vontade da sociedade civil, agindo em Conformidade com a Constituio Federal e as Leis.

Para o funcionamento adequado do Ombudsman, como rgo fiscalizador da atividade administrativa, no deve haver nenhum tipo de interferncia estatal, porque se houver algum tipo de interferncia ele perde a sua finalidade que de ser um rgo independente com a finalidade de receber e averiguar as denncias feitas pela sociedade civil, relacionadas as fraudes e irregularidades que esto ocorrendo nos processos licitatrios. Este rgo fiscalizador deve ter representantes de todos os setores da sociedade civil organizada, para que todos juntos consigam chegar ao mesmo denominador comum, ou seja, fazer com que no ocorram mais fraudes nos processos licitatrio, onde o dinheiro pblico pode ser melhor aplicado em beneficio dos interesses e necessidades que a sociedade civil tem dentro de um Estado democrtico participativo.

Вам также может понравиться