Вы находитесь на странице: 1из 143

PENSO POR MORTE EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITORIA/ES.

MARIA DA PENHA RIBEIRO DA VICTORIA, brasileira, viva, costureira, portadora da CI n.. 910.539/ES, inscrita no CPF sob o n.. 998.024.307-49, residente Rua Clarcio Alves Ribeiro, 09, CEP 29150-670, Oriente, Cariacica/ES, por seu advogado infra-assinado, ADMAR JOSE CORREA, OAB/ES sob o n. 4.275, com escritrio Avenida Expedito Garcia, 179, sala 101, Campo Grande, Cariacica/ES, vem presena de Vossa Excelncia, para expor e requerer: PENSO POR MORTE COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA.
em face do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), autarquia federal com sede nesta Cidade, na Avenida Marechal M. Moraes, 1737, Bento Ferreira, Vitria ES, Cep 29.040-570, pelas seguintes razes de fato e direito a seguir:

DA GRATUIDADE DA JUSTIA
Inicialmente a autora requer o beneficio da gratuidade da Justia, vez que no possui condies de arcar com as despesas processuais sem prejuzo de seu sustento e de sua famlia. REQUERENDO, assim, os benefcios da ASSISTENCIA JUDICIRIA estatudos na Lei 1.060/50.

DOS FATOS
A Autora MARIA DA PENHA RIBEIRO DA VICTORIA viva do segurado MAGNO ALBERTO GOMES DA VICTORIA, j falecido em data de 01 de fevereiro 2006, bito registrado no Cartrio Azevedo no livro C0008 s folhas 177, sob o n. 003373 de registro de bito, tendo como causa morte: BRONCOPNEUMONIA BILATERAL e MLTIPLOS ENFARTES PULMONARES, LECBITO PROLONGADO, DESNUTRIO e TROMBOEMBOLISMOS PERIFERICOS, AVC ANTIGOS EM LOBOS OCCIPTAIS, ISQUMICO ESQUERDA E HEMORRGICO DIREITA, conforme corrobora a Certido de bito e Certido de Casamento que seguem anexo. Sendo que o de cujus deixou apenas a viva e um filho maior de idade. 1

Na data de 08/11/2007, a Autora requereu junto ao INSS o beneficio de penso por morte, sob o n. 1.446.441.757. Tal requerimento restou indeferido, sob a alegao de que:
[...] a cessao da ultima contribuio deu-se em 05/2001 (ms/ano), tendo sido mantida a qualidade de segurado at 29/05/2002, ou seja, mais de 12 meses aps a cessao da ultima contribuio, portanto o bito ocorreu aps a perda da qualidade do segurado.

Vale ressaltar que a Autora requer Penso por Morte, no sentido de penso alimentcia. Pois a Autora era casada como o de cujus, por esta razo sua dependente. Conforme a legislao previdenciria e conforme o prprio site do INSS, alega que so trs os dependentes de qualquer segurado, dentre eles o conjugue. Sendo por este motivo que a mesma esta requerendo tal beneficio, estando ela na qualidade de dependente do de cujus.

DO DIREITO
Trata-se de processo de concesso de penso por morte, onde o de cujus, no possua filhos menores e deixando somente na qualidade de dependente a sua esposa. A penso por morte beneficio previdencirio, do qual somente pode ser titular um ou mais de seus dependentes, e nunca o prprio segurado, por razes bvias, este beneficio um dos principais fundamentos da existncia do direito previdencirio. Pois, trata-se de amparar as pessoas que possuam dependncia presumida ou no do segurado, a razo deste ser um dos principais benefcios previdencirios, reside no fato deste beneficio substituir a renda que este segurado levaria para casa, para manter o sustento de seus dependentes. O artigo 102, da Lei n. 8213/91 e o artigo 240, do Decreto n. 611/92, assim dispem:
"Art. 102 - A perda da qualidade de segurado aps o preenchimento de todos os requisitos exigveis para a concesso de aposentadoria ou penso no importa em extino do direito a esses benefcios.

Art. 240 - A perda da qualidade de segurado no implica a extino do direito aposentadoria ou penso, para cuja obteno tenham sido preenchidos todos os requisitos".

No regime da CONSOLIDAO DAS LEIS DA PREVIDNCIA SOCIAL atualmente, o artigo 26 - inciso I, da Lei n. 8213/91 DISPENSA A CARNCIA COMO REQUISITO PARA A CONSECUO DO BENEFCIO PREVIDENCIRIO, ou seja, PENSO POR MORTE. Em assim sendo, no tem pertinncia, para a obteno do suso mencionado benefcio previdencirio, o indeferimento do rgo Requerido, isto porque, se inexiste carncia no se tem igualmente, como falar na perda da qualidade de segurado. Fica sem sentido destarte, aludir-se qualidade de segurado se o diploma legal, no trio da penso por morte, faz ouvidos moucos carncia. Ou seja, frente ao expendido acima, chega-se a uma destas concluses: a) enquadra-se algum como segurado (desde que tenha laborado por um tempo mnimo - segurado obrigatrio; ou, ainda, haja sido inscrito como segurado facultativo); b) ou esta pessoa jamais ser havida como segurado (porque no trabalhou em regime ligado Previdncia Social ou no se filiou na epgrafe de segurado facultativo). O que no se pode cogitar repisa-se, VISLUMBRAR UMA PERDA DA QUALIDADE DE SEGURADO NO QUE TANGE PENSO POR MORTE, HAJA VISTA QUE INEXISTE CARNCIA. Entender-se de forma diversa, exatamente tornar incuo o art. 102 da Lei de Benefcios. Vejamos: se essencial a qualidade de segurado, quando da morte, como sendo um dos requisitos da penso, porque tal dispositivo legal guizou esta locuo: "A perda da qualidade de segurado (...) no importa em extino do direito"? Ora, se perdeu a qualidade de segurado, de regra geral, no mais estaria ligado ao Regime Geral da Previdncia Social ento, porque o art. 102, em tela, estaria agasalhado pelo sistema da Previdncia Social? Estaria o dispositivo legal referido em desacordo com o contexto da lei de regncia? Interpretados sistematicamente os artigos 26 - inciso I c/c. artigo 102, ambos da mesma Lei, conclui-se que o art. 15, do Diploma Legal de 3

Benefcios, no se aplica penso por morte. Somente assim que se poder dizer que houve uma exegese contextualizadora. Assim sendo, os pressupostos para a penso por morte so os seguintes: a) bito do segurado (que, para este fim, desde que comprovado o vnculo laboral ou mesmo a condio de segurado facultativo, sempre estar como integrado ao Regime Geral da Previdncia Social); b) declarao judicial de morte presumida do segurado; c) condio de dependncia do pretendente. Tais requisitos para a penso por morte, como de conhecimento geral e esto insertos no art. 74 da Lei n. 8213/91. No sentido da legislao peculiar, e somente assim poderia faz-lo (CF/1988 - art. 84 - inciso IV, parte final), o Regulamento de Benefcios em seu art. 240, deixou claro o assentado pelo art. 102 da Lei n. 8213/91. A penso por morte, como a prpria designao deixa entrever, tem um carter extremamente assistencialista, donde por isso mesmo, houve a excepcionalidade, para ela, do perodo de carncia (artigo26 - inciso I, da Lei n. 8213/91). Posicionamento oposto, com certeza, retiraria o cunho assistencial do dito benefcio igualando-o generalidade das prestaes do INSS. Logo, o carter de excepcionalidade da penso por morte recomenda uma hermenutica particular a ela, sob pena de estar acometendo-a a vala comum dos benefcios previdencirios. Essa condio digamos assim, de "social" da penso por morte que gerou a preocupao do legislador previdencirio, insculpindo a regra do art. 102, da lei de regncia. E para arrematar, de bom alvitre deixar assentado que a penso por morte dirigida a pessoas que, em bastas vezes, esto beira da marginalizao social, j que foram vitimadas por um acontecimento infausto (falecimento de quem presumidamente sustentava o lar), e acompanhadas de uma numerosa prole, na generalidade das ocorrncias.

Desta feita, tal benefcio dirigido a algum que dependente daquele que, em algum momento de sua vida, fora filiado ao Regime da Previdncia Social. E, ainda mais, a qualidade de segurado, como bvio, uma condio personalssima, e, em vista disso, como a sua falta poderia atingir outrem, que se encontra no plo de dependente? Como algum poderia ser penalizado por um no agir de outrem? J se pode transferir condies de infringncia a terceiros e estranhos relao de segurado?

DOS POSICIONAMENTOS JURISPRUDENCIAIS SOBRE A PENSO POR MORTE.


Desde o passado, quando se exigiam 12 (doze) contribuies para se ter direito penso por morte, a jurisprudncia se inclinava neste sentido:
Demonstrado que do falecido se descontaram contribuies mensais em nmero superior a 12 (doze), devida a penso a seus dependentes, pois implementados os requisitos, no prescrevendo o benefcio, mesmo aps a perda da qualidade de segurado. (Revista da Previdncia Social, n. 161, abril de 1994, p. 301). Para o preenchimento da carncia prevista no art. 47 da CLPS de 84, no necessrio que as 12 contribuies efetuadas pelo de cujus sejam obrigatoriamente as ltimas anteriores sua morte. (Repertrio IOB de Jurisprudncia n 23/96, 1 quinzena de dezembro, 2/11870).

J que contemporaneamente, o entendimento das nossas Cortes no rumo de que:


A penso por morte, benefcio cuja concesso independe de carncia, e que pode ser concedida mesmo aps a perda da qualidade de segurado, no exige prova do exerccio de atividade laborativa nos ltimos trs anos. (Sntese Trabalhista, n 86, agosto de 1996, p. 96).

Por imperativo do artigo 37, caput da CF/1998, a Administrao Pblica esta jungida legalidade e, com isso, no tem como deixar de aplicar as normas jurdicas que tratem da matria alusiva que, no caso em apreo, so os artigos 26, inciso I, e 102, da lei n 8213/91, na qual no se tem qualquer exigncia da continuidade da condio de segurado para que os dependentes dele faam jus penso por morte.

Ademais, a natureza muito mais assistencialista da penso por morte, acrescentando o fato de ser ela devida a dependentes do falecido, desautoriza qualquer interpretao que venha exigir a manuteno da qualidade de segurado do de cujus, quando do respectivo bito.

DA ANTECIPAO DE TUTELA
Tem-se hoje um instituto que busca atenuar os efeitos nocivos da lentido de nosso Judicirio. O art. 273 do Codex Processual Civil, que refere-se s aes que tenham por objeto o cumprimento da obrigao de dar, fazer e no fazer. Os incisos I e II, do art. 273, do codex instrumental civil, estabelecem os pressupostos para a concesso da tutela antecipada, qual sejam:
"I - haja fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao; II - fique caracterizado o abuso de direito de defesa ou o manifesto propsito protelatrio do ru.

Presente ento no feito est o requisito do "periculum in mora" consubstanciado no fato de que o indeferimento do rgo ora Requerido, privou a Autora dependente de seu falecido cnjuge, a receber mensalmente a penso por morte que como dito acima, tem carter totalmente assistencialista. s razes at ento expedidas, demonstram a existncia do periculum in mora em relao Autora, vez que o Requerido, poder efetuar o pagamento mensal ao mesmo, caso o pleito administrativo, tivesse sido deferido. Presente ainda, o requisito do fumus boni iuris, caracterizado pela probabilidade da existncia do direito, sendo este verificado pela qualidade da Autora como dependente do segurado falecido. Assim, em face de tudo o que se exps, e o mais que ser, certamente suprido pelo notrio saber jurdico de Vossa Excelncia e demonstrado que o indeferimento do Requerido desrespeitou norma constitucional expressa, lesionando desta forma direito constitucional da Autora, que na condio de viva e dependente do Sr.MAGNO ALBERTO GOMES DA VICTORIA, est sendo preterido pelo Requerido. Requer-se deste modo, seja concedida a Tutela Antecipada na presente demanda a fim de determinar que o Requerido, efetue o 6

pagamento mensal da penso por morte a Autora, a fim de evitarem-se prejuzos irreparveis a mesma.

DO PEDIDO
Ante o exposto, requer a Vossa Excelncia: a) Seja concedida a tutela antecipada a Autora, no sentido de que o Requerido efetue o pagamento do valor da penso por morte a mesma mensalmente, at o deslinde da presente quaestio, quando ento a referida penso tornar-se definitiva; Deferido ou no o pedido acima, seja determinado citao do Requerido, no endereo indicado preambularmente para contestar querendo a presente ao no prazo legal, sob as penas do artigo 359 do CPC; Seja concedido a Autora, o benefcio da Justia Gratuita, nos termos da Lei n. 1060/50; Ao final, seja julgada totalmente procedente a presente ao com a condenao do Requerido, no pagamento da penso por morte a Autora, na conformidade da Lei n. 8213/91, bem como, no pagamento das penses atrasadas, desde o indeferimento administrativo, qual seja, 08/11/2007, que dever ser acrescido de atualizao monetria e juros legais at a data do devido pagamento; A condenao do rgo Requerido, no pagamento dos honorrios advocatcios no percentual equivalente 20% (vinte por cento) sobre a condenao, conforme preleciona o artigo 20 do Cdigo de Processo Civil; Protesta provar o alegado em todas as provas em direito admitidas. D-se o valor da causa R$ 24.900,00 (vinte e quatro mil e novecentos reais). Nestes termos, Pede deferimento. Cariacica/ES, 31 de outubro de 2008.

b)

c) d)

e)

f)

ADMAR JOS CORRA


7

OAB/ES 4.275

APOSENTADORIA POR IDADE EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITORIA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO. MARIA DA PENHA RIBEIRO DA VICTORIA, brasileira, viva, costureira, portadora da CI n.. 910.539/ES, inscrita no CPF sob o n.. 998.024.307-49, residente Rua Clarcio Alves Ribeiro, 09, CEP 29150-670, Oriente, Cariacica/ES, por seu advogado infra-assinado, ADMAR JOSE CORREA, OAB/ES sob o n. 4.275, com escritrio Avenida Expedito Garcia, 179, sala 101, Campo Grande, Cariacica/ES, vem presena de Vossa Excelncia, para expor e requerer: AO DE CONCESSO DE APOSENTADORIA POR IDADE
em face do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), autarquia federal com sede nesta Cidade, na Avenida Marechal M. Moraes, 1737, Bento Ferreira, Vitria ES, Cep 29.040-570, pelas seguintes razes de fato e direito a seguir:

DA GRATUIDADE DA JUSTIA
Inicialmente a autora requer o beneficio da gratuidade da Justia, vez que no possui condies de arcar com as despesas processuais sem prejuzo de seu sustento e de sua famlia. REQUERENDO, assim, os benefcios da ASSISTENCIA JUDICIRIA estatudos na Lei 1.060/50.

DO ESTATUTO DO IDOSO
O Autor faz jus ao direito da prioridade na tramitao dos processos, uma vez que o mesmo conta atualmente com 66 (sessenta e seis) anos, conforme documentos acostados aos autos. Seno vejamos a lei:
ESTATUDO DO IDOSO DO ACESSO JUSTIA Art. 71. assegurada prioridade na tramitao dos processos e procedimentos e na execuo dos atos e diligncias judiciais em

que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em quaisquer instncia. 1 O interessado na obteno da prioridade a que alude este artigo, fazendo prova de sua idade, requerer o beneficio autoridade, judiciria competente para decidir o feito, que determinar as providencias z serem cumpridas, anotando-se essa circunstncia em local visvel nos autos do processo.

DOS FATOS
O Autor contribuinte da Autarquia Federal, tendo como sua ultima contribuio previdenciria datada da data de 28/02/1992, conforme assevera a contagem de tempo feita pela Autarquia Federal anexa. O Autor procurou o INSS, para requerer administrativamente o pedido de aposentadoria por idade, haja vista ser nascido aos 20/10/1943, atualmente com 65 (sessenta e cinco) anos.

DO DIREITO
O Autor prova atravs de documentos, o cumprimento do tempo exigido pela Lei. Sendo os autos instrudos com copia da sua carteira de habilitao, titulo eleitoral, e carteira do trabalho. Desta maneira, encontram-se presente todos os requisitos bsicos para a concesso da aposentadoria por idade, conforme exigncias legais. Possui o Autor 65 (sessenta e cinco) anos, e 26 (vinte e seis) anos de contribuio, conforme corrobora a contagem de tempo de contribuio feita pela Autarquia Federal. Tem direito aposentadoria por idade o homem que completar 65 (sessenta e cinco) anos de idade, e 60 (sessenta) anos e mulher. Desde que cumprida a carncia exigida para concesso do beneficio conforme artigo 38 da Lei 8.213/91. Infelizmente por falta de informao e de instruo, grande parte das pessoas com idade avanada imaginam que assim que completarem, essa idade j faro jus a concesso do beneficio citado. Independentemente da existncia de contribuio para a Autarquia Federal. O artigo 5, inciso XIII, da Constituio Federal diz que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos 10

brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito, vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes:
XIII livre o exerccio de qualquer trabalho, oficio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer.

O artigo 6 da Constituio Federal leciona:


So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, o lazer, a segurana, a PREVIDENCIA SOCIAL, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio.

O inciso I e o 7, II, do artigo 201 da Constituio Federal, assim leciona:


Artigo 201 A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender, nos termos da lei, a: I cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada; 7 - assegurada aposentadoria no regime geral de previdncia social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condies: II sessenta e cinco anos de idade,s e homem, e sessenta anos de idade, se mulher, reduzido em cinco anos o limite pra os trabalhadores rurais de ambos sexos e para que os exeram suas atividades em regime de economia familiar, nestes includos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal.

Para possuir o direito de requerer o beneficio o segurado devera levar em considerao a carncia exigida no ano em que ele completar a idade necessria, e no a carncia em vigor quando na data do requerimento. Pois este ser o ano que o mesmo implementou todos os requisitos para concesso do beneficio. Para a concesso de tal beneficio no se deve considerar o argumento de perda de qualidade de segurado, uma vez que o segurado j tenha cumprido a carncia necessria para a concesso de tal beneficio.

DOS PEDIDOS
11

A procedncia da ao para fins de condenao da Autarquia Federal a: a) b) Conhecer do presente feito, determinando as diligencias compatveis, bem como a intimao das pessoas referidas em Lei; Determinar a citao da Autarquia Federal, na pessoa de seu Procurador Regional, para, querendo, apresentar defesa e acompanhar a presente ao, sob pena de revelia; Requer os benefcios do artigo 71 do Estatuto do Idoso, com tramite processual mais celebre; Conceder ao Autor os benefcios da Justia Gratuita, uma vez que este se declara no sentido jurdico do termo, no podendo arcar com as custas e honorrios advocatcios; Julgar, afinal, PROCEDENTE, a presente ao, condenando a Autarquia, ao pagamento ao Autor do beneficio de APOSENTADORIA POR IDADE, e ao pagamento dos benefcios retroativos a data do requerimento administrativo, que fora negado, ou seja, o pagamento do beneficio desde a data da negativa administrativa, data em que foi dada entrada no pedido administrativo; Requer a possibilidade do Autor vir a produzir as provas permitidas em direito, reservando-se, porem, o direito de especific-las, oportuna e motivamente, naquelas que entenderem necessrias.

c) d)

e)

f)

D-se o valor da causa R$ 30.600,00 (trinta mil e seiscentos reais), para efeitos fiscais. Nestes Termos, Pede Deferimento. Cariacica/ES, 23 de fevereiro de 2010.

ADMAR JOS CORREA


OAB/ES 4275

12

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITORIA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DO ESPRITO SANTO. LUZIA PAIXO DA CRUZ, brasileira, solteira, auxiliar de
servios gerais, portadora da CI n. 4.388.439, inscrita no CPF sob o n. 852.833.717-00, residente Rua Rio Grande do Norte, n. 27, Bairro Jardim Campo Grande, Cariacica/ES, por seu advogado infra-assinado, Dr ADMAR JOSE CORREA, brasileira, advogado, inscrito na OAB/ES sob o n. 4.275, com endereo profissional Avenida Expedito Garcia, n. 179, sala 101, Campo Grande, Cariacica/ES, CEP 29.140-200, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, para expor e requerer o presente.

AO DE CONCESSO DE BENEFCIO PREVIDENCIRIO COM TUTELA ANTECIPADA


em face do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS , autarquia federal com sede nesta Cidade, Avenida Marechal M. Moraes, n. 1737, CEP 29.040-570, Bairro Bento Ferreira, Vitria/ES, pelas seguintes razes de fato e direito a seguir:

INICIALMENTE
Inicialmente a Autora requer o beneficio da gratuidade da Justia, vez que no possui condies de arcar com as despesas processuais sem prejuzo de seu sustento e de sua famlia. REQUERENDO, assim, os benefcios da ASSISTENCIA JUDICIRIA estatudos na Lei 1.060/50.

DOS FATOS
A Autora segurada da previdncia social, estando gozando de seu direito de segurada. Vale declarar que a Autora sofreu acidente de nibus no dia 11/04/2009, tendo trauma de HIE com 02 fraturas de arcos cortais, no tendo condies de exercer sua atividade laborativa, precisando ficar de repouso, doena esta compatvel com CID S22-3 (12x), conforme assevera laudo assinado por Dr. HELVIO RIBEIRO MARTINS, especialidade Ortopedia e Traumatologia, inscrito no CRM/ES sob o n. 5.202, em anexo. 13

Conforme se pode observar dos documentos anexos, a Autora requereu beneficio administrativamente sob o n. 5357959850, tendo recebido alta do beneficio de auxilio doena. A mesma Excelncia, necessita fazer uso de medicamentos tais como: MEBENDAZOL 100mg, PARACETAMOL 100mg, FLUCORAZOLNIMA, DICLOFENACO SDICO 75mg, conforme receiturio mdico anexo. Convm declarar ainda que a mesma tem baixo grau de escolaridade, no tendo condies nem tampouco conhecimento para exercer outra atividade laborativa, devido seu baixo estudo e sua doena que a incapacita. Com isso, a enfermidade que a acometeu e a impede de exercer seu trabalho continua, e a mesma no consegue exercer nenhuma outra atividade, e mesmo assim seu direito ao beneficio foi cancelado. Em razo deste fato, no lhe assiste outro direito seno recorrer as vias do poder judicirio, para ver sanada tal injustia.

DO DIREITO
A Autora apresenta todos os pressupostos legais para que lhe seja concedido o benefcio previdencirio pleiteado, seno vejamos: a) possui condies de segurado da previdncia social, o que inclusive em momento algum fora negado pelo rgo administrativo; b) possui tambm preenchidos os requisitos pertinentes a carncia exigida para faze jus ao benefcio pleiteado; c) desta forma temos que esto preenchidos os requisitos citados acima. Temos ainda que: A Autora portador de doena compatvel com CID S 22-3 (12x), conforme documento em anexo, sendo que esta doena a tem tornada incapaz para a sua atividade laborativa, o que posteriormente ser comprovado por percia medica que ser designada por Vossa Excelncia. A pretenso da Autora encontra amparo legal na legislao previdenciria, lei 8.213/91, e conforme dispem os artigos 42 e 59:
"a aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carncia exigida, ser devida ao segurado que, estando ou

14

no em gozo de auxilio doena, for considerado incapaz e insuscetvel de reabilitao para ao exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia, e ser-lhe- paga enquanto permanecer nesta condio. O auxilio doena ser devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o perodo de carncia exigido neta lei, ficar incapacitado pra o seu trabalho, ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.

Desta forma, se faz patente o direito evocado pela Autora devendo a Autarquia Previdenciria, portanto proceder concesso ou da aposentadoria por invalidez ou do Auxilio Doena, conforme seja constatado o grau de incapacidade da mesma em percia judicial a ser realizada.

DA ANTECIPAO DE TUTELA
A tutela pretendida nesta demanda dever ser concedida de forma antecipada, posto que a Autora preenche os requisitos do art. 273 do Cdigo de Processo Civil:
"O juiz poder, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, existindo prova inequvoca, se convena da verossimilhana da alegao e: I haja fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao.

A antecipao de tutela tem como maior finalidade evitar situaes que, ao aguardar o julgamento definitivo, poder sofrer dano irreparvel ou de difcil reparao. Cabe ressaltar em que pese a celeridade deste MM Juizado, infelizmente em virtude da demanda as audincias esto sendo marcadas para quase um ano, portanto aguardo de tal audincia, para quem esta incapacitado para o trabalho, e impossibilitado da prpria manuteno e de sua famlia, requer a concesso da tutela antecipada, to logo seja concludo o laudo da percia judicial a ser designada por Vossa Excelncia. Pois bem a Autora devido doena incapacitante, encontrase impossibilitado de desenvolver qualquer atividade que lhe possa garantir sua sobrevivncia, o que faz intensificar ainda mais, a necessidade de se antecipar a tutela. Caracterizado, portanto, o dano irreparvel ou de difcil reparao neste sentido, corrobora com o nosso entendimento o Ilustre 15

Professor e Juiz Federal do Egrgio Tribunal Federal da 4 Regio, Dr. PAULO AFONSO BRUM VAZ:
"no se pode negar que esta natureza alimentar da prestao buscada, acoplada hipossuficincia do segurado, e at a possibilidade de seu bito curso do processo, em razo da sensibilidade ou do prprio estado mrbido patenteia um fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao, recomendando a concesso da tutela antecipadamente.

Ainda convicto de que urge antecipar os efeitos da tutela em matria previdenciria, o nobre magistrado emenda:
"se por este pressuposto no se puder antecipar a tutela, cuida ora r (INSS), de perfectibilizar o alternativo requisito contido no inciso II do art. 273, Cdigo de Processo Civil. A conduta processual da autarquia anciliar, por orientao ministerial, reprovvel e encerra, no mais das vezes, abuso de direito de defesa ou manifesto propsito protelatrio. No exerccio da magistratura federal, tendo testemunhado a utilizao dos mis artificiosos expedientes, por parte do INSS, para furtar-se do cumprimento da lei. Tudo o que foi dito alhures, acerca das condutas processuais caracterizadoras de abuso de direito de defesa e designo protelatrio, representa a manifestao da prtica forense daquela entidade.

Quanto as provas, os documentos carreados nos autos demonstram inequivocamente que a Autora portadora de doena que a incapacita ao desempenho de qualquer atividade laborativa, conforme laudos e exames acostados aos autos. Da mesma forma, a pretenso Autoral encontra amparo legal dentro da legislao previdenciria, a qual prev a concesso de aposentadoria por invalidez ou do auxilio doena, ao segurado que comprove a total ou parcial incapacidade, respectivamente, alm do cumprimento do perodo de carncia e observncia da qualidade de segurado, requisitos estes que se encontram preenchidos nos autos. Diante do exposto e do real direito da Autora, requer seja a tutela pleiteada concedida de forma antecipada, a partir da juntada do laudo pericial aos autos, com a implantao imediata do benefcio da aposentadoria por invalidez ou auxilio doena, sucessivamente, conforme seja constatado o grau de incapacidade da mesma. 16

Desta forma, ante a demonstrao da incapacidade da mesma por meio das provas carreadas nos autos, bem como o amparo legal que sustenta o seu pedido, no vislumbramos outra alternativa seno a concesso da aposentadoria por invalidez ou sucessivamente o Auxilio Doena, sob pena de afronta aos preceitos legais nesta lide evocados.

DO PEDIDO
Ante o exposto requer a Vossa Excelncia: a) Inicialmente, requer, os benefcios da Assistncia Judiciria Gratuita, nos termos da lei 1.060/50, por ser a Autora pessoa pobre no sentido jurdico do termo, no podendo arcar com o nus processual sem prejuzo de sua subsistncia. b) A TOTAL PROCEDNCIA da presente ao, condenando a Autarquia Federal, concesso da Aposentadoria por Invalidez, ou sucessivamente a concesso do Auxilio Doena, a partir da data da alta administrativa. c) A concesso da tutela antecipada a partir da juntada do aludo pericial aos autos, com a implantao imediata do benefcio aposentadoria por invalidez ou auxilio doena, sucessivamente, conforme seja auferido o grau de incapacidade da Autora. d) A citao do INSS, na pessoa de seu representante legal, sob as pena da revelia e confisso. e) Seja determinada por este juzo, antecipadamente, a produo da prova pericial mdica, para a constatao da incapacidade da Autora. f) Que seja a Autarquia Federal, compelida a juntar, nos autos, cpia do processo administrativo referente ao benefcio n 5357959850.

VALOR DA CAUSA
D-se o valor da causa R$ 30.600,00 (trinta mil e seiscentos reais), para efeitos fiscais. Nestes termos, Pede deferimento. Cariacica/ES, 11 de fevereiro de 2010. 17

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

18

APOSENTADORIA ESPECIAL EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITORIA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO. JOS SIMO DO ROSARIO, brasileiro, mecnico,
portador da CI n. 654191/ES, inscrito no CPF sob o n. 308.416.906-34, residente Rua Guarapari, Quadra 09, n. 16, Bairro Marcilio de Noronha, Viana/ES, vem por seu advogado infra-assinado ADMAR JOS CORRA, com escritrio Avenida Expedito Garcia, 179, sala 101, Bairro Campo Grande, Cariacica/ES, vem presena de Vossa Excelncia requerer:

APOSENTADORIA ESPECIAL
em face do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) , autarquia federal com sede nesta Cidade, na Av. Marechal M. Moraes, n. 1737, Bento Ferreira, Vitria, ES, CEP. 29.040-570, pelas seguintes razes de fato e direito a seguir:

PRELIMINARMENTE
Inicialmente o AUTOR requer o beneficio da gratuidade da Justia, vez que no possui condies de arcar com as despesas processuais sem prejuzo de seu sustento e de sua famlia. REQUERENDO, assim, os benefcios da ASSISTNCIA JUDICIRIA estatudos na Lei 1.060/50.

DOS FATOS
O Autor trabalha na funo de Vigilante desde 15/03/76 at 11/05/2006. Com todos esses anos trabalhados o Autor adentrou com o pedido de aposentadoria junto ao rgo ora Ru, sendo este negado, sob a alegao de no ter o Autor tempo de contribuio suficiente para fazer jus ao beneficio em questo. Mediante tal negativa, o Autor vem a este Honrado Juzo clamar por justia, na tentativa de levar uma vida digna, pois o que se v uma pessoa que j trabalhou tanto para sobreviver e criar sua famlia, quando deveria gozar do fruto do seu trabalho, no consegue, sendo obrigado a continuar a trabalhar mesmo sem poder . 19

O Autor atualmente no recebe nenhum tipo de auxilio, nem to pouco renda, contudo sempre foi contribuinte da Previdncia Social, e agora que precisou no obteve xito seu pedido. Portanto s resta ao Autor suplicar pela misericrdia desta justia, para que esta possa ser feita com o rigor da Lei. Ocorre que mesmo que o Autor no tivesse atingido a quantidade de contribuio integral para o benefcio, o requerente faz jus aposentadoria especial, pois laborou em atividade de risco sua integridade fsica, visto ter exercido por cerca de 24 anos e 4 meses a funo de vigilante.

DO DIREITO
Conforme a simulao de contagem de tempo, feito pelo prprio Instituto Ru, o Autor esta com 24 (vinte e quatro) anos 06 (seis) meses e 17 (dezessete) dias de contribuio, at os dias atuais. As funes exercidas pelo Autor, nas empresas foram de vigilante, conforme documentos que seguem em anexo. Todos estas atividades foram realizadas em atividade especial conforme laudos tcnicos anexos, no podendo ser considerada comum, e sim dever ser entendida com atividade especial, conforme a prpria legislao pertinente que regulava a matria poca do exerccio pela Autora. Diante deste dado, observa-se que o Autor conta com todos os requisitos preenchidos para quando do pedido administrativo, de sua Aposentadoria Especial. Sobre o instituto da Aposentadoria Especial a legislao a trata da seguinte forma:
Art. 57 A aposentadoria especial ser devida, uma vez cumprida a carncia exigida nesta lei,ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei. (Redao dada pela Lei n. 9.032 de 1995). 1 - A aposentadoria especial, observado o disposto no Art. 33 desta lei, consistir numa renda mensal equivalente a 100% (cem por cento) do salrio-de-benefcio. (Redao dada pela Lei n. 9.032 de 28.4.95) 2 - A data de incio do beneficio ser fixada da mesma forma que a da aposentadoria por idade, conforme o disposto no Art. 49.

20

3 - A concesso da aposentadoria especial depender de comprovao pelo segurado, perante o Instituto Nacional do Seguro Social INSS, do tempo de trabalho permanente, no ocasional nem intermitente, em condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, durante o perodo mnimo fixado. (Redao dada pela Lei n. 9.032 de 1995). 4 - O segurado dever comprovar, alm do tempo de trabalho, exposio aos agentes nocivos qumicos, fsicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou integridade fsica, pelo perodo equivalente ao exigido para concesso do benefcio. (Redao dada pela Lei n. 9.032 de 1995). 5 - O tempo de trabalho exercido sob condies especiais que sejam ou venham a ser consideradas prejudiciais a sade ou integridade fsica ser somado, aps a respectiva converso ao tempo de trabalho exercido em atividade comum, segundo critrios estabelecidos pelo Ministrio da Previdncia e Assistncia Social, para efeito de concesso de qualquer beneficio. (Pargrafo acrescentado pela Lei n 9.032 de 28.4.95). 6 - O benefcio previsto neste artigo ser financiado com os recursos provenientes da contribuio de que trata o inciso II do Art. 22 da Lei n. 8.212 de 24 de julho de 1991, cujas alquotas sero acrescidas de doze, nove ou seis pontos percentuais, conforme a concesso de aposentadoria especial aps quinze, vinte ou vinte e cinco anos de contribuio, respectivamente. (Redao dada pela Lei n. 9.732, de 11.12.98). 7 - O acrscimo de que trata o pargrafo anterior incide exclusivamente sobre a remunerao do segurado sujeito s condies especiais referidas no caput. (Pargrafo acrescentado pela Lei n. 9.732 de 11.12.98) 8 - Aplica-se o disposto no Art. 46 ao segurado aposentado nos termos deste artigo que continuar no exerccio de atividade ou operao que o sujeite aos agentes nocivos constantes da relao referida no Art. 58 da Lei. (Pargrafo acrescentado pela Lei n. 9.732 de 11.12.98) Art. 58 A relao dos agentes nocivos qumicos, fsicos e biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou a integridade fsica considerados para fins de concesso da aposentadoria especial de que trata o artigo anterior ser definida pelo Poder Executivo. (Redao dada pela Lei n. 9.528 de 10.12.97) 1 - A comprovao da efetiva exposio do segurado aos agentes nocivos ser feita mediante formulrio, na forma

21

estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social-INSS, emitido pela empresa ou seu preposto, com base em laudo tcnico de condies ambientais do trabalho expedido por mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho nos termos da legislao trabalhista. (Redao dada pela Lei n. 9.732 de 11.12.98) 2 - Do laudo tcnico referido no pargrafo anterior devero constar informao sobre a existncia de tecnologia de proteo coletiva ou individual que diminua a intensidade do agente agressivo a limites de tolerncia e recomendao sobre a sua adoo pelo estabelecimento respectivo. (Redao dada pela Lei n. 9.732 de 11.12.98) 3 - A empresa que no mantiver laudo mdico atualizado com referencia aos agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho de seus trabalhadores ou que emitir documento de comprovao de efetiva exposio em desacordo com o respectivo laudo estar sujeita penalidade prevista no Art. 133 pela Lei. (Pargrafo acrescentado pela Lei n. 9.528 de 10.12.97) 4 - A empresa dever elaborar e manter atualizado perfil profissiogrfico abrangendo as atividades desenvolvidas pelo trabalhador e fornecer a este, quando da resciso do contrato de trabalho, copia autentica desse documento. (Pargrafo acrescentado pela Lei n. 9.528 de 10.12.97)

Conforme o exposto acima, possui o Autor o direito legitimo de ver convertido o perodo considerado comum em perodo especial, das empresas a que o Autor trabalhou, conforme documentos em anexo, e conforme laudos periciais inclusos nos autos.

DA TUTELA ANTECIPADA
Pretende o Autor os efeitos da Antecipao de Tutela, uma vez que esto preenchidos os requisitos do artigo 273 e seguintes do Cdigo de Processo Civil, que se encontram presentes na inicial. Seno vejamos:

DA VEROSSIMELHANA DA ALEGAO E DA PROVA INEQUVOCA


Este requisito encontra-se preenchido, uma vez que, os documentos que atestam a veracidade dos fatos encontram-se includos mediante documentos fornecidos pela Autora, e pelas empresas empregadoras, que forneceram os laudos tcnicos que comprovam o exerccio da atividade. 22

Se no bastassem estas robustas provas, a Autora ainda trouxe aos autos outros documentos que comprovam o exerccio em atividade especial.

DO PERICULUM IN MORA
Pois bem, o Autor, alm do direito real de ser aposentado por tempo de contribuio, encontra-se desempregado somente sobrevivendo com bicos, ou seja, servios temporrios, sem vnculos em carteira profissional, para que possa garantir a sua sobrevivncia, bem como a de sua famlia, o que faz intensificar, ainda mais, ou seja, a necessidade de se tutelar o bem maior do direito, o direito vida, da surge a necessidade de se antecipar a tutela. Caracterizado, portanto, o dano irreparvel ou de difcil reparao neste sentido, corrobora com o nosso entendimento o Ilustre PROFESSOR E JUIZ FEDERAL DO EGRGIO TRIBUNAL FEDERAL DA 4 REGIO, Dr. PAULO AFONSO BRUM VAZ:
no se pode negar que esta natureza alimentar da prestao buscada, acoplada hipossuficincia do segurado, e at a possibilidade de seu bito curso de processo, em razo da sensibilidade ou do prprio estado mrbido patenteia um fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao, recomendando a concesso da tutela antecipadamente.

Ainda convicto de que urge antecipar os efeitos da tutela em matria previdenciria, o nobre magistrado emenda:
se por este pressuposto no se pode puder antecipar a tutela, cuida ora r (INSS), de perfectibilizar o alternativo requisito contido no inciso II do art. 273, Cdigo de Processo Civil. A conduta processual da autarquia, por orientao ministerial, reprovvel e encerra, no mais das vezes, abuso de direito de defesa ou manifesto propsito protelatrio. No exerccio da magistratura federal, tendo testemunhado a utilizao dos mais artificiosos expedientes, por parte do INSS, para furtar-se do cumprimento da lei. Tudo o que foi dito alhures, acerca das condutas processuais caracterizadoras de abuso de direito de defesa e desgnio protelatrio, representa a manifestao da pratica forense daquela entidade.

Quanto s provas, os documentos carreados nos autos demonstram inequivocamente que o Autor preenche todos os requisitos para que o mesmo seja aposentado por tempo de contribuio, ou seja j cumpriu 23

todo o perodo de carncia exigido para este beneficio, alem do tempo de contribuio. Da mesma forma, a pretenso do Autor encontra amparo legal dentro da legislao previdenciria, a qual prev a concesso da aposentadoria por tempo de contribuio, ao segurado que comprove o cumprimento do perodo de carncia e tempo de contribuio necessrios, independente da qualidade de segurado, requisitos estes que se encontram preenchidos nos autos.

DOS PEDIDOS
Isto posto, requer a procedncia da ao para fins de condenao da Autarquia Federal a: a) b) Conhecer do presente feito, determinando as diligencias compatveis, bem como a intimao das pessoas referidas em Lei; Determinar a citao do Instituto Nacional do Seguro Social INSS, na pessoa de seu Procurador Regional, para, querendo, apresentar defesa e acompanhar a presente ao, sob pena de revelia; Requer a concesso da Tutela Antecipada, para fins de que o Autor possa vir a receber mensalmente o valor do beneficio previdencirio, uma vez que, foram preenchidos todos os requisitos para a concesso deste beneficio, e por ser o Autor pessoa pobre e estar passando por serias dificuldades financeiras, seja preservado o bem principal a ser tutelado pelo direito, ou seja, o direito vida durante o trmite do processo; Conceder ao Autor os benefcios da justia gratuita, uma vez que este se declara pobre no sentido do termo, no podendo arcar com as custas e honorrios advocatcios; Julgar, afinal, PROCEDENTE a presente ao, condenando a R, a Autarquia Federal do Instituto Nacional do Seguro Social, ao pagamento do valor relativo a aposentadoria por tempo de contribuio; Requer, a condenao do rgo ora R, a ser condenado aos pagamentos dos honorrios advocatcios e demais verbas de estilo; Requer a possibilidade do Autor vir a produzir as provas permitidas em direito, reservando-se, porm, o direito de especific-las, oportuna e motivadamente, naquelas que entenderem necessrias. 24

c)

d)

e)

f) g)

Atribui-se causa, R$ 24.900,00 (vinte e quatro mil e novecentos reais). Nestes Termos, Pede Deferimento. Cariacica/ES, 17 de outubro de 2008.

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

25

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIO EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITORIA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO. TARCISO DONATO, brasileiro, divorciado, auxiliar de
obras, inscrito no RG sob o n 440.626-ES, residente e domiciliada rua Barra do Riacho, 410, Rio Marinho, Cariacica-ES CEP 29.112.420, neste ato sendo representado por seu advogado constitudo Dr ADMAR JOSE CORREA, inscrito na OAB/ES sob o n 4.275, com endereo profissional na avenida Expedito Garcia, 179, sala 101, Campo Grande, Cariacica/ES, vem com todo acatamento e respeito a presena de Vossa Excelncia, para expor e requerer.

APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIO COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPDA


em face do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) , autarquia federal com sede nesta Cidade, na Av. Marechal M. Moraes, 1737, Bento Ferreira, Vitria ES, CEP 29.040-570, pelas seguintes razes de fato e direito a seguir:

DA GRATUIDADE DA JUSTIA
Inicialmente, o requerente requer o benefcio da gratuidade da Justia, vez que no possui condies de arcar com as despesas processuais sem prejuzo de seu sustento e de sua famlia, REQUERENDO, assim, os benefcios da ASSISTNCIA JUDICIRIA estatudo na Lei n. 1.060/50.

DA ANTECIPAO DE TUTELA
Pretende o requerente a antecipao de tutela quanto o pedido de concesso do seu benefcio, haja vista as srias dificuldades financeiras pelas quais tem passado. Diante do exposto, REQUER que V. Exa. se digne a proceder a ANTECIPAO DA TUTELA, para deferir o autor o incio APOSENTADORIA, a que tem direito por disposio legal.

DOS FATOS
O requerente conta hoje 54 anos de idade, como comprova cpia de RG em anexo. Sendo que j trabalhou mais de 35 anos, sendo 26

comprovados em Carteira de Trabalho entre outros documentos que seguem em anexo. O requerente tambm trabalhou como parceiro agrcola na propriedade do Sr Osrio Rodrigues Fontes, desde sua infncia sendo que apenas est registrado o perodo de 19/06/1967 30/11/1975 como atesta cpia documento em anexo. Aps o ano de 1976, mudou-se com sua famlia para Vitoria/ES buscando novos horizontes. A partir desta data passou a trabalhar de carteira assinada nas nas seguintes empresas O requerente trabalhou Cristiani Intelsen- engenheiros construes, na funo de servente com data de admisso em 04/02/1976 e demisso em 11/06/1976. Trabalhou na empresa Transportadora Continental LTDA na funo de ajudante classe C, com data de admisso em 12/06/1976 e demisso em 15/04/1979. Trabalhou na empresa Dalla e Brotto LTDA na funo de ajudante de servios com data de admisso em 01/06/1979 e demisso em 06/10/1979. Trabalhou ainda na empresa Nacional engenharia S/A na funo de servente com data de admisso em 23/10/1979 e demisso em 23/11/1979.Trabalhou na empresa Distribuidora de bebidas Capixaba LTDA, na funo de braal com data de 04/12/1979 e demisso em 09/07/1980. Como tambm trabalhou na supergsbrs Distribuidora de gs S/A na funo de ajudante de caminho com data de admisso em 01/01/1981 e demisso em 22/08/1985. Trabalhou no condomnio Atlntico Sul na funo de Encarregado de Servios Gerais com data de admisso em 01/02/1993 e demisso em 01/02/1994. Trabalhou no Condomnio do residencial abacateiros na funo de servente com data de admisso em 01/11/1994 e demisso 13/03/2000. Trabalhou no Condomnio do edifcio Porto Seguro na funo de auxiliar de obras com data de admisso em 02/10/2000 e demisso em 31/07/2001. Trabalhou na empresa Capitania LTDA, na funo de auxiliar de obras com data de admisso em 02/05/2006 at a present e data. Todos os vnculos so comprovados atravs da cpia da CTPS em anexo. E mais, o requerente contribuiu como autnomo desde a data de 07/2002 at a data de 12/2004 com atestam os comprovantes de pagamento em anexo. O requerente conta com 22 anos e 10 meses de contribuies para a Previdncia Social na zona urbana, e mais 08 anos comprovados na zona rural Contando assim 30 anos e 10 meses de servios prestados. No entanto durante toda a sua infncia e adolescncia o requerente trabalhou na propriedade dos pais dos declarantes Sr Antonio 27

Garcia de Oliveira e Genuino Gracia de Oliveira conforme declaraes prestadas em Cartrio Braga. Cpias em anexo.

DO DIREITO
A condio de se segurado para requerer seu beneficio requisito indispensvel para que ele seja deferido, isto vlido para alguns benefcios, vale esta assertiva para o beneficio do auxilio doena, aposentadoria por invalide, penso por morte, etc. referindo a APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIO , portanto, beneficio diverso, do citado no exemplo acima. Para o beneficio da aposentadoria por tempo de contribuio, anteriormente denominado APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIO, temos as seguintes regras em vigor. A Constituio Federal em seu art. 201 7 ( caput ) e incisos regula a questo da aposentadoria por tempo de contribuio, seno vejamos:
Art. 201- (...) 7 assegurada aposentadoria no regime geral de previdncia social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condies: I - trinta e cinco anos de contribuio, se homem, e trinta anos de contribuio, se mulher; II - sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade se mulher, reduzido em cinco anos o limite para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exeram suas atividades em regime de economia famlia, nestes includo os o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal.

No

caso

em

tela,

estamos

nos

Portanto, da simples leitura do texto constitucional, se pode perceber que o requisito fundamental, para, a concesso da APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIO, ter o perodo de contribuio suficiente, seja para a aposentadoria por idade, tempo de contribuio proporcional, desde que preenchidos os seus requisitos adicionais ou peculiares a cada tipo de beneficio. Voltando ao caso em tela, no esta previsto na Carta Magna, que alem de ter o perodo de contribuio, deve-se manter a condio de 28

segurado tambm, portanto, se no esta previsto, no cabe o interprete acrescentar. Alm, do que, no deve esquecer que a lei deve sempre ser aplicada atendendo a sua finalidade social, conforme prev a LEI DE INTRODUO AO CDIGO CIVIL, sempre considerando no momento de sua aplicao a realidade social, pois, em idade avanada, como o caso do Autor, a pessoa no consegue emprego, conseqentemente esta mesma pessoa no consegue contribuir com a Autarquia Federal, para que possa manter a qualidade de segurado, e perde os principais benefcios da referida Autarquia Federal. Porem, mesmo que se perca a qualidade de segurado, isto no motivo para o indeferimento da concesso do beneficio pleiteado pelo Autor, porque se trata de um tipo de beneficio em que o que importa no a qualidade de segurado, e sim, se a qualidade de contribuies exigidas foram alcanadas. Deste mesmo entendimento goza o PODER JUDICIRIO em sua maioria absoluta, seno vejamos:
Contribuio previdenciria Mnimo Legal Comprovao Aposentadoria por idade Perda da qualidade de segurado Irrelevancia. REsp n. 321.146-0-RS. E 31/320. Perda da qualidade de segurado Irrelevncia Aposentadoria por idade Contribuio previdenciria Mnimo legal Comprovao. REsp n. 321.146-0-RS. E 31/320.

A doutrina tambm envereda para o mesmo sentido, conforme assevera com extrema acuidade HERMES ARRAIS ALENCAR:
Ultrapassado o perodo de graa, normalmente entre 12 e 24 meses, conforme disposto no artigo 15 da lei e benefcios, perdem a qualidade de segurado.

De to pacifico o entendimento sobre a questo da perda da qualidade de segurado o PODER EXECUTIVO editou a medida provisria de numero 83 de 12 de dezembro de 2002, que trouxe em seu artigo 3:
A perda da qualidade de segurado no ser considerada para a concesso das aposentadorias por tempo de contribuio e especial.

29

Pargrafo nico na hiptese de aposentadoria por idade, a perda da qualidade de segurado no ser considerada para a concesso desse beneficio, desde que o segurado conte com, no mnimo 240 9duzentas e quarenta) contribuies mensais.

Ou seja, a qualidade de segurado est perdendo prestigio quando se trata do perodo de carncia j estar preenchido. Portanto, como o Autor j possui tempo superior ao exigido para a concesso do beneficio em anlise, a qualidade de segurado deixou de ser requisito indispensvel para a concesso do beneficio requerido. Uma vez preenchidos todos os requisitos para a concesso do beneficio, ou seja, o perodo de contribuio de 35 anos, conforme documento elaborado pelo prprio INSS, onde comprova o perodo de 36 anos e 17 dias. A Autarquia Federal se inicia processo de concesso de aposentadoria por tempo de contribuio, teria o prazo legal de 45 dias para pagamento do primeiro beneficio, conforme prev o artigo 174 do Decreto 3048/99, que regulamenta a lei 8.213/91 prazo este no fora respeitado mesmo com recurso em tramite, a Autarquia no enviou resposta corrigindo a injustia que cometeram com o Autor.

DOS PEDIDOS
Face ao exposto, requer o Autor se digne Vossa Excelncia: a) Requer seja citado o requerido para contestar a presente ao, e apresentar o que lhe convir de direito, sob pena de revelia e confisso das matrias de fato; b) Requer o beneficio de aposentadoria por tempo de contribuio,sendo determinado a autarquia r ao pagamento. c) Requer o pagamentos dos retroativos desde a data em que o requerente pleiteou o beneficio na agencia da requerida em data de 24/10/2005, sendo condenada ao pagamento de todos os valores acrescidos de juros e moras legais. d) Requer A Tutela Antecipada, por que se encontra enfermo e fazendo tratamentos mdicos necessitando de pagar exames e comprar medicamentos entre outras necessidades;

30

e) Seja o requerido condenado no pagamento das custas de despesas processuais e honorrios advocatcios, fixados em 20% ( vinte por cento ) sobre o valor da causa; f) Ratifica o pedido de gratuidade de justia, por no possuir condies de arcar com as despesas processuais, multas e honorrios advocatcios, sem prejuzo do seu sustento e de sua famlia; g) Protesto provar os fatos alegados por meio de prova pericial e especialmente documental,, e testemunhal. D-se o valor da causa R$22.800,00 ( vinte e dois mil e oitocentos reais) para efeitos fiscais. Nestes Termos, Pede Deferimento. Cariacica, 10 de agosto de 2007

ADMAR JOS CORREA


OAB/ES 4.275

31

EXCLUSO DE DEPENDENTE EXCELNTISSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITRIA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO. MARTA MENDES BARBOSA, brasileira, solteira, comerciria, portadora da CI n. 1133423060/BA, inscrita no CPF sob o n. 691237217-15, residente Rua Diadema, Quadra 50, n. 25, Marclio de Noronha, Viana/ES, por seu advogado infra-assinado, DR ADMAR JOS CORRA, devidamente qualificado no incluso instrumento procuratrio, vem perante Vossa Excelncia, com fulcro na lei n. 9.278/96, propor a presente AO DE EXCLUSO DE DEPENDENTE PREVIDENCIRIO
em face do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), autarquia federal com sede nesta Cidade, na Avenida Marechal M. Moraes, n. 737, Bento Ferreira, Vitria, ES, CEP. 29.040-570, na pessoa de seu representante legal (primeiro Ru), e DILMA DIAS DA SILVA, brasileira, separada de fato, com endereo conhecido pelo rgo Previdencirio, pelas seguintes razes de fato e direito a seguir:

PRELIMINARMENTE
Inicialmente a Autora requer o beneficio da gratuidade da Justia, vez que no possui condies de arcar com as despesas processuais sem prejuzo de seu sustento e de sua famlia. REQUERENDO, assim, os benefcios da ASSISTENCIA JUDICIRIA estatudos na Lei 1.060/50.

DOS FATOS
A Autora MARTA MENDES BARBOSA conviveu more uxorio com o falecido MANOEL ANTNIO MEDEIROS DA SILVA , por
aproximadamente 06 (seis) anos, no perodo compreendido entre 1998 2004, ano da morte do companheiro. Durante a convivncia tiveram uma filha,

NATHALIA MENDES

BARBOSA DA SILVA, nascida em 14 de maro de 2001, conforme certido


de nascimento anexa. O companheiro da Autora faleceu em 26 de agosto de 2004, (certido de bito inclusa). 32

O de cujus era separado de fato a mais de 16 (dezessete) anos e teve 02 (duas) filhas com a ex-esposa. Insta frisar que, aps a separao do falecido com sua ex-esposa, o mesmo no teve mais contato com a mesma nem com as suas filhas. Diante do bito de seu companheiro, a mesma ingressou no rgo Previdencirio com o devido requerimento de penso por morte, e estava recebendo normalmente o benefcio de penso por morte, n. 136.197.993-0. Para maior surpresa da Autora, a mesma recebeu por meio de uma carta enviada pelo INSS, que seu benefcio seria revisto, devido habilitao de uma outra pessoa na qualidade de dependente. Hoje a Autora sofre com a drstica reduo do benefcio previdencirio que recebe junto com sua filha em comum com o falecido companheiro (50% para a viva e as outras filhas) e ainda deve suportar com descontos que so totalmente ilegais, uma vez que o INSS cortou sua parte no benefcio alegando que a mesma no dependente do segurado falecido. Tal alegao to infundada que o prprio instituto encaminhou a Autora para uma avaliao junto ao Servio Social do instituto, antes da concesso do benefcio para comprovar se existia a unio estvel com o segurado. O parecer o servio social foi positivo e ento a autora passou a receber o referido benefcio. Contudo, como j dissemos o INSS alega que a Autora no dependente e vem descontando ms a ms, sob a forma de consignao, os valores por ela j percebidos, deixando ela e a filha em situao calamitosa.
Alm do mais, mesmo que o falecido companheiro tivesse esta esposa, esta no possui mais os benefcios da dependncia presumida, por no depender a mais de dezessete anos do segurado falecido, portanto, no assiste outro caminho a Autora seno recorrer as vias do Poder Judicirio, para ver sanada tal injustia.

DO DIREITO
O instituto da penso por morte tem por finalidade amparar os dependentes do segurado previstos em lei. Portanto possui o benefcio previdencirio da penso por morte a finalidade de substituir os valores que o segurado empregaria em casa para sustento de si e de seus dependentes. Sendo que, por estas pessoas enquadradas como dependentes so intimamente ligadas ao segurado, se no for desta forma, desvirtuar as finalidades da penso por morte. 33

No caso em tela, temos uma situao que est crescendo, ou seja, a pessoa legalmente casada, mas se afasta do lar conjugal, (no caso dos autos mais de dezessete anos), constituindo outro patrimnio, com esforo prprio e com a colaborao de uma outra pessoa. No seria nem um pouco justo, e nem mesmo contemplado pelo nosso ordenamento jurdico a figura do enriquecimento sem causa. Ou seja, a pessoa no contribui, no participa, mas possui o direito de receber sobre o patrimnio ao qual no contribuiu para formar. Muito embora, esta seja uma situao que est chegando somente agora aos tribunais, grandes conhecedores do direito previdencirio, j se manifestaram sobre a situao. Vejamos a lio de WLADIMIR NOVAES MARTINEZ,
CASADA SEPARADA DE FATO, OU DE DIREITO DO MARIDO, CONVM CONSIDERAR A PERCEPO OU NO DA PENSO ALIMENTCIA PAG. 482 COMENTRIOS A LEI BSICA DA PREVIDNCIA SOCIAL, EDITORA LTR.

Segundo o grande mestre do direito previdencirio, no basta apenas a FIGURA JURDICA DE SER CASADA, para fazer jus ao benefcio da dependncia presumida, sobre a qual cita a lei. O fato de estar separada de fato, lhe retira o direito de presuno de dependncia econmica, devendo esta der extremamente comprovada, no caso dos autos, separao de fato a mais de dezessete anos. Situao similar que temos nestes autos, encontramos num dos livros mais citados hoje, o livro dos autores DANIEL MACHADO DA ROCHA e JOS PAULO BALTAZAR JNIOR, COMENTRIOS A LEI DE BENEFCIOS DA PREVIDNCIA SOCIAL, 6 EDIO, PGINAS 289 e 290. vejamos:
EM CONSONNCIA COM A NOSSA POSIO, DESTACAMOS QUE A 6 TURMA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA, POR UNANIMIDADE, J ENTENDEU QUE NO BASTA APENAS O VNCULO MATRIMONIAL PARA JUSTIFICAR QUE UMA PESSOA SEJA BENEFICIRIA, SENDO NECESSRIA TAMBM A COMPROVAO DA DEPENDNCIA ECONMICA.

E acrescentando e fundamentando o entendimento citam o seguinte julgado: 34

PREVIDENCIRIO BENEFICIRIO CNJUGE O CONCEITO DE CNJUGE para efeito previdencirio, como acontece no Direito Penal, no o enunciado pelo Direito Civil. No interessa apenas o vnculo matrimonial. Finalisticamente, reclama convivncia, de modo, a participar (ativa e passivamente) do patrimnio. S isso justifica uma pessoa ser beneficiaria.. (RESP. n.167.303/RS, rel. Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA, 6 Turma, DJ 13/10/1998).

Para no deixar a menor margem de dvida, de que o benefcio previdencirio deve ser contemplado para aquela pessoa que realmente contribuiu, participou do dia a dia do falecido trazemos aos autos outros julgados:
PREVIDENCIRIO PENSO POR MORTE EX-ESPOSA DEPENDENCIA ECONMICA NO COMPROVADA REQUESITOS LEGAIS NO PREENCHIDOS. I Para a concesso do benefcio previdencirio de penso por morte tornase necessrio o implemento dos requisitos legalmente exigidos, quais sejam, a comprovao da qualidade de segurado do de cujus junto Previdncia Social na data do bito, bem como a dependncia econmica da requerente em relao ao falecido. II Com a separao de fato dos cnjuges, a dependncia econmica deixa de ser presumida (art. 16, 4 da lei n 8.213/91), de modo que seria necessrio que a parte autora comprovasse que continuou a depender economicamente do falecido aps a separao, o que no se verificou no presente caso, em face da fragilidade da prova documental apresentada, bem como dos depoimentos testemunhais colhidos. III Invivel a concesso do beneficio pleiteado em razo da no implementao dos requisitos legais. IV Apelao da parte autora improvida. (TRF 3 R. AC 930841 PROC 200403990131730 7 T. Rel. Des. Fed. Walter do Amaral DJU 04.08.2005) PREVIDENCIRIO CONCESSAO DE PENSO POR MORTE SEPARAO DE FATO DEPENDENCIA ECONMICA NO DEMOSTRADA Mesmo que incontroversa a condio de segurado do falecido, inexistindo nos autos prova capaz de demonstrar a dependncia econmica da autora separada de fato em relao ao de cujus, no h como conceder o benefcio de penso por morte. (TRF4 R. AC 2001.04.01.078755-4 RS 6 T. Rel. Ds. Federal Tadaaqui Hirose DJ 09.04.2003)

No mesmo sentido; TRF3 R. - AC 930841 PROC. 200403990131730 7 T. Rel. Des. Fed. Walter do Amaral DJU 04.08.2005 e TRF3 R. AC 1079758 SP Rel. Desemb. Fed. Walter do Amaral DJU 08.03.2007, p. 341. 35

Diante do exposto, no pairam dvidas que o simples fato de gozar do status de casada de direito, ano lhe pode render os benefcios da penso por morte, uma vez que uma pessoa que no participa por mais de 17 anos da vida de outrem, no pode ser considerada dependente.

DA TUTELA ANTECIPADA
Requer a concesso dos efeitos da tutela antecipada, uma vez que se encontram preenchidos todos os requisitos legais para a concesso. Seno vejamos: DA VEROSSIMILHANA DO DIREITO ALEGADO: A R nestes autos, estava sem contato com o ex-marido por mais de17 anos, no participando ativa ou passivamente da constituio do patrimnio. A mesma somente ficou sabendo do bito, do ex-marido mais de 2 anos depois do bito, uma vez que o mesmo faleceu em 2004, e a mesma somente ingressou com pedido de penso por morte em 2006. Portanto no dependia dele j h muito tempo. DO PERIGO DA IRREVERSIBILIDADE DA DEMANDA No existe perigo nenhum de irreversibilidade da demanda, uma vez que cancelando os descontos que o INSS, realiza no benefcio da Autora nestes autos, os mesmos podero voltar a serem feitos, caso seja revertida a deciso em sede de sentena. O que improvvel, pois como ficou provado acima, a viva, no mantm vnculo de dependncia h mais de 17 anos com o de cujus. DO DANO IRREPARVEL OU DE DIFCIO EPARAO Este requisito tambm se encontra devidamente preenchido, uma vez que o corte de seu benefcio feito pelo do rgo ora requerido, bem como os descontos referentes aos valores por ela j percebidos privam a Autora, de receber mensalmente a penso por morte que como salientado na exposio dos fatos, j lhe tinha sido reconhecido. Tem-se ainda como periculum in mora, o fato do benefcio ser de carter assistencialista, e servir para a manuteno da vida daqueles que possuam o direito de receb-lo, como o caso da Autora.

36

Assim, requer, desde j, seja concedida a tutela antecipada por no restarem dvidas a respeito da necessidade da Autora e o direito que lhe ampara, sob pena de agravar-se ainda mais a situao.

DOS PEDIDOS
Diante do exposto requer: a) b) A procedncia da presente ao; A condenao do Instituto Ru, a cumprir a obrigao de fazer retirando da qualidade de depende a segunda R DILMA DIAS DA SILVA, hoje titular do benefcio n.135.401.248-5, e habilitando a Autora como dependente, na qualidade de companheiro do de cujus; A condenao do Instituto Ru, ao ressarcimento dos valores descontados da Autora, uma vez que cabia a este a obrigao de fiscalizar se foram cumpridos ou no todos os requisitos para a concesso do benefcio previdencirio; bem como o ressarcimento dos valores descontados a ttulo de consignao pelos valores percebidos, j que este desconto notadamente ilegal; A concesso da Tutela Antecipada, para fins de expedio de ofcio ao INSS, pra suspender os descontos que esto sendo feitos no benefcio previdencirio, n. 136.197.993-0, cuja titularidade da Autora do presente feito; A citao do INSS, na pessoa de seu representante legal, sob as penas de revelia e confisso; Seja oficiado ao INSS para fornecer o endereo a segunda R DILMA DIAS DA SILVA, visto t-los em seus arquivos; A citao da segunda R, por carta precatria se for o caso, no endereo a ser informado pelo INSS; Seja o INSS compelido a juntar nos autos, cpia integral dos processos administrativos referentes aos benefcios n. 135.401.248-5, titularizado pela segunda R, e n. 136.197.993-0, processo que desconheceu a Autora como dependente do segurado falecido, seu companheiro; Os benefcios da Assistncia Judiciria Gratuita, nos termos da Lei 1060/50, por ser a Autora pobre no sentido jurdico do termo, no podendo arcar com o nus processual sem prejuzo de sua subsistncia; 37

c)

d)

e) f) g) h)

i)

j) k)

A condenao do INSS ao pagamento das custas, despesas processuais e honorrias advocatcios, fixadas em 20% (vinte por cento); Requer provar o alegado por todos os meios em direito admitidos, especialmente por prova documental, testemunhal e depoimento pessoal do Instituto Requerido na pessoa de seu representante, sob pena de confisso.

D-se o valor da causa R$ 30.600,00 (trinta mil e seiscentos reais), para efeitos fiscais. Nestes termos, Pede deferimento. Cariacica/ES, 20 de junho de 2008.

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

38

LOAS EXCELNTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITRIA/ES. FEDERAL DO

SAMUEL DOS SANTOS MIGUEL, brasileiro, solteiro, absolutamente incapaz, devidamente representado por sua genitora LUCIA CRISTINA DOS SANTOS MIGUEL, brasileira, casada, do lar, portadora
da CI n. 1.172.665/ES, inscrita no CPF sob o n. 031.946.977-81, residente Rua Padre Josino Moraes de Tavares, n. 576, CEP 29.141-854, Bairro Padre Gabriel, Cariacica/ES, por intermdio de seu advogado e bastante procurador, Dr ADMAR JOS CORRA, brasileiro, solteiro, advogado inscrito na OAB/ES sob o n 4275, com escritrio Avenida Expedito Garcia, 179, sala 101, Campo Grande, Cariacica/ES, vem presena de Vossa Excelncia, para expor e requerer.

AMPARO SOCIAL - LOAS


Em face do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social ), autarquia federal com sede nesta Cidade, na Av. Marechal M. Moraes, n. 1737, Bento Ferreira, Vitria, ES, CEP. 29.040-570, pelas seguintes razes de fato e direito a seguir:

PRELIMINARMENTE
Inicialmente o autor vem requerer o benefcio da gratuidade da Justia, vez que no possui condies de arcar com as despesas processuais sem prejuzo de seu sustento e de sua famlia, REQUERENDO, assim, os benefcios da ASSISTNCIA JUDICIRIA estatudo na Lei n. 1.060/50.

DOS FATOS
A Representante LUCIA CRISTINA DOS SANTOS MIGUEL genitora do Autor SAMUEL DOS SANTOS MIGUEL sua genitora, conforme documentos inclusos. Ocorre que o Autor sofre de AUTISMO, conforme laudo medico que segue em anexo. Insta frisar que a doena do Autor compatvel com o CID F 85 A famlia do Autor extremamente pobre e protocolou o pedido de auxilio ao deficiente, que fora protocolado sob o n. 5301744620.

39

O Autor provar a sua deficincia, atravs dos laudos acostados aos autos, e por percia a ser designada por Vossa Excelncia. Cabe ressaltar que o Autor mora em sua casa com sua genitora e genitor mais 03 (trs) irmos. Portanto esta se enquadra dentro do limite de (um quarto) de salrio mnimo como prescreve a lei. Insta frisar que, a Autora requer este benefcio para poder prover a manuteno de sua residncia, e poder comprar seus medicamentos de que faz uso. Remdios estes que so todos controlados, e que se caso a Autora no tome-os diariamente pode vir a ter complicaes no seu quadro psiquitrico.

DO DIREITO
A pretenso da Autora em receber o benefcio assistencial encontra-se devidamente amparada pela LEI MAIOR, especificamente no artigo 203 da Constituio Federal, in verbis:
Artigo 203 A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, e tem por objetivos, independentemente de contribuio seguridade social. V a garantia de um salrio mnimo de beneficio mensal pessoa portadora de deficincia, e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno ou t-la provido por sua famlia, conforme dispuser a lei.

Com efeito, a Lei nmero 8.742/93, a qual dispe sobre a organizao da Assistncia Social, aduz que:
Artigo 2 - A assistncia social, tem por objetivo V a garantia de 01 (um) salrio mnimo de beneficio mensal pessoa portadora de deficincia, e ao idoso que comprovem no possuir maios de prover a prpria manuteno ou t-la provida por sua famlia.

Pois bem, a lei supra citada mencionada garante a concesso do beneficio assistencial, mediante a comprovao de dois requisitos, ou seja: a) Idoso com mais de 70 (setenta) anos; 40

b) Impossibilidade de prover seus prprios meios de subsistncia ou t-la provido pela famlia. Impende mencionar Excelncia, que a deficincia da Autora evidente e poder ser facilmente constatada atravs de percia mdica. Portanto, a pretenso da Autora est perfeitamente amparada pela lei, ou seja, preenche todos os requisitos legais, quais sejam crise de epilepsia e dores de cabea, e a impossibilidade de prover sua subsistncia. Assim, dever ser-lhe concedido o Beneficio Assistencial Vale ressaltar que o estado possui o dever de zelar pela sade e bem estar do seus cidados, e te prestar a assistncia social, no valor de um salrio mnimo, conforme estabelece o "caput" do art 203 da Constituio Federal. "a quem dela necessitar, independentemente da contribuio a seguridade social...", visando, entre outros, a proteo da famlia, da infncia, da adolescncia, a habilitao e reabilitao das pessoas portadoras de deficincia e doenas graves e a promoo de sua integrao vida comunitria, sendo esses direitos sociais previstos no art. 6 da CF/88 e requisitos para a prpria concesso do beneficio assistencial, conforme art. 4 da Lei 8742/1. Esclarece a Autora que tal amparo a nica possibilidade existente para que a mesma possa viver com dignidade e poder comprar seus medicamentos, seus alimentos, pois somente com este beneficio poder ter uma vida mais descende e digna. Segundo o artigo 1 da Lei 8742/93 a assistncia social um direito do cidado e um dever do Estado, assim no pode o INSS querer se furtar de sua responsabilidade, pois como rgo do Estado tem o dever de fornecer o amparo para que seja garantido um mnimo para o atendimento das necessidades bsicas e mdicas do autor, sem contar que a mesma preencheu os requisitos legais exigidos para a concesso do amparo social LOAS, qual seja renda per capita inferior a do salrio mnimo.

DA TUTELA ANTECIPADA
Aduz o artigo 27 do CPC:
O juiz poder a requerimento da parte, antecipar total ou parcialmente os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial desde que existindo prova inequvoca se convena da verossimilhana da alegao e.

41

I - haja fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao;

Pois bem, conforme o disposto na redao legal, o Autor faz jus concesso da tutela antecipada, pois, preenche todos os requisitos por ela exigidos, ou seja: a) b) Prova inequvoca dos fatos; Dano irreparvel.

O primeiro requisito est claramente demonstrado por meio da documentao acostada aos autos. Alm do que cabe ressaltar que o Autor mora sozinho, no tendo nenhum tipo de rendimento, estando contando com a ajuda de seus vizinhos. Portanto, as provas apresentadas nesta oportunidade evidenciam a necessidade do Autor. Apreciado e devidamente demonstrado o primeiro requisito necessrio faz-se que passemos avaliao da segunda exigncia, ou seja, que o dano seja irreparvel neste caso necessrio se faz que haja comprovao do fumus boni iris e periculum in mora. Pois bem, quanto ao primeiro requisito como j exaustivamente aludido evidenciado por meio de provas que ora se juntam aos autos o Autor faz jus a concesso do benefcio pleiteado levando-se em considerao que est impossibilitado de prover seu prprio sustento, em virtude de sua incapacidade. A legislao Constitucional e abaixo dela tambm lhe garante o auxilio independente de contribuio Seguridade Social. Desta forma, se comprova fumus boni jris do fato apreciado. No que tange ao segundo requisito periculum in mora, j cedio de que o Autor vem passando por srias dificuldades e sobrevivendo de forma extremamente precria. Portanto, se a providncia for postergada at Sentena final, acreditamos que o Autor no encontrar outros meios para sua sobrevivncia. Cabe ressaltar, que toda pessoa tem direito de viver em condies no mnimo dignas; conforme esta previsto em nossa legislao; todavia, o que podemos perceber que, no presente caso, est havendo um sacrifcio notadamente, exacerbado por parte do Autor, pois alm da 42

necessidade em virtude de sua debilidade, tm lhe faltado os meios de prover a tal sobrevivncia. Assim, requer, desde j, seja concedida a tutela antecipada por no restarem dvidas a respeito da necessidade do Autor e o direito que lhe ampara, sob pena de agravar-se ainda mais a situao.

DOS PEDIDOS
Em conformidade com tudo que foi exposto, requer: a) Seja a presente julgada totalmente PROCEDENTE, e como conseqncia a concesso do Beneficio Assistencial LOAS, com direito ao retroativo; A citao do Requerido, por meio de seu representante legal para, querendo, contestar a presente, sob pena dos efeitos da revelia; Que seja conhecido como inicio do amparo social a data do protocolo na agencia do INSS de Cariacica/ES; A realizao das provas de forma antecipadas, especialmente a percia mdica, para averiguao da incapacidade da Autora, bem como uma visita de uma Assistente Social em sua residncia, para a apurao de sua situao scio econmica; Seja o requerido condenado ao pagamento das custas, despesas processuais e honorrios advocaticos, fixados em 20%; A designao, se necessrio for, de exame pericial por mdico especializado, a fim de avaliar o seu real estado de sade; A gratuidade da justia, por no possuir meios de custear o feito e demais emolumentos, sem prejuzo de sua subsistncia e de sua famlia. D-se o valor da causa R$24.900,00 (vinte e quatro mil e novecentos reais). Nestes termos, Pede deferimento. Cariacica/ES, 22 de Abril de 2009.

b) c) d)

e) f) g)

43

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

44

REVISO DE BENEFCIO PREVIDENCIRIO EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITORIA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO.
brasileiro, aposentado, portador da CI n.1.935.009/ES, inscrito no CPF sob o n. 319.883.347-72, residente Rua Campos dos Jordo, quadra 42, casa 32, Bairro Marcilio de Noronha, Viana/ES, por seu advogado infra-assinado, ADMAR JOSE CORREA, inscrito na OAB/ES sob o n. 4.275, com escritrio Avenida Expedito Garcia, 179, sala 101, Campo Grande, Cariacica/ES, CEP 29.140-200, vem mui respeitosamente presena de Vossa Excelncia, para expor e requerer o presente.

RONALDO

DOS

SANTOS

SOARES,

AO DE REVISO DE BENEFCIO PREVIDENCIRIO


em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS , autarquia federal com sede Avenida Marechal M. Moraes, 1737, CEP 29.040570, Bairro Bento Ferreira, Vitria/ES, pelas seguintes razes de fato e direito a seguir:

DA GRATUIDADE DA JUSTIA
Inicialmente o AUTOR requer o beneficio da gratuidade da Justia, vez que no possui condies de arcar com as despesas processuais sem prejuzo de seu sustento e de sua famlia. REQUERENDO, assim, os benefcios da ASSISTENCIA JUDICIRIA estatudos na Lei 1.060/50.

DOS FATOS
O Autor requereu, junto Autarquia Previdenciria, o benefcio de Aposentadoria por Invalidez , que foi deferido, com beneficio sob o n. 531.319.080-2, conforme documento anexo. Dados sobre o benefcio: Tipo de Beneficio Numero de Beneficio Data de Inicio do Beneficio Renda Mensal APOSENTADORIA INVALIDEZ (32) 531.319.080-2 22/07/2008 R$ 675,37 (seiscentos e setenta e cinco 45

reais e trinta e sete centavos) Convm enaltecer que o Autor quando estava trabalhando emprego recebia o equivalente a 03 (trs) salrios mnimos, ocorre que a atualmente o mesmo recebe um pouco mais de 01 (um) salrio mnimo. Tal diferena de pagamento vez com que o mesmo sofresse uma baixa no seu nvel econmico. Insta frisar que quando um trabalhador esta acostumado com um pagamento, para se desacostumar custa alguns sacrifcios, onde o mesmo no esta em condies de suportar tais privaes, uma que esta com problemas de sade.

DO DIREITO
O INSS, corretamente, fixou a renda mensal inicial de acordo com a legislao de regncia da poca setenta ou oitenta por cento do salrio de benefcio, mais 1% (um por cento) deste, por grupo de 12 (doze) contribuies, no podendo ultrapassar 100% do salrio de benefcio, e, posteriormente, com a vinda a lume da Lei n. 9.032, de 1995, que conferiu nova redao ao referido art. 44, no aumentou o valor para cem por cento do salrio de benefcio. No tendo reajustado os valores da aposentadoria por invalidez, o INSS vem pagando valor menor do que o devido, da por que merece procedncia o pleito da parte autora.

DOS PEDIDOS
ISTO POSTO, requer a condenao do INSS a: a) Requer o beneficio da gratuidade da Justia, vez que no possui condies de arcar com as despesas processuais sem prejuzo de seu sustento e de sua famlia; b) Reajustar o valor da aposentadoria por invalidez da parte autora para 100% do salrio de benefcio, conforme disposto na legislao em vigor; c) Pagar as diferenas vencidas e vincendas, observando-se os termos da prescrio qinqenal prevista na smula 85 do STJ, monetariamente corrigidas desde o respectivo vencimento e acrescidas de juros legais moratrios, incidentes at a data do efetivo pagamento, correspondentes, atualmente, a R$ 675,37 (seiscentos e setenta e cinco reais e trinta e sete centavos); 46

d) A citao do Instituto Nacional do Seguro social INSS, bem como sua intimao para que, at a audincia de tentativa de conciliao, junte aos autos o processo administrativo; e) A concesso do benefcio da assistncia judiciria gratuita por ser o (a) autor(a) pobre na acepo legal do termo; f) O Autor declara estar ciente de que: (1) os valores postulados perante o Juizado Especial Federal que excederem 60 (sessenta) salrios mnimos, sero renunciados; (2) dever comparecer na data e horrio indicados para audincia de conciliao e/ou instruo e julgamento, sendo que o no comparecimento acarretar a extino do processo; (3) dever comunicar qualquer alterao de endereo, telefone ou e-mail no curso do processo.

D-se o valor da causa R$24.900,00 (vinte e quatro mil e novecentos reais). Nestes termos, Pede deferimento. Cariacica/ES, 12 de fevereiro de 2010.

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

47

AO DE RESTABELECIMENTO DE BENEFICIO PREVIDENCIRIO

EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITORIA COMARCA DA CAPITAL DOESTADO DO ESPIRITO SANTO. SEBASTIO CARLOS GOMES, brasileiro, casado, portador da CI n. 1.203.647/ES, inscrito no CPF sob o n. 653.958.677-91, residente Localidade de Piapitangui, s/n., CEP 29.140-000, Centro, Cariacica/ES, por seu advogado infra-assinado, ADMAR JOSE CORREA, OAB/ES sob o n. 4.275, com escritrio Avenida Expedito Garcia, 179, sala 101, Campo Grande, Cariacica/ES, vem presena de Vossa Excelncia, para expor e requerer: AO PREVIDENCIRIO DE RESTABELECIMENTO DE BENEFCIO.
em face do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), autarquia federal com sede nesta Cidade, na Avenida Marechal M. Moraes, 1737, Bento Ferreira, Vitria ES, Cep 29.040-570, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:

DA GRATUIDADE DA JUSTIA
Inicialmente a autora requer o beneficio da gratuidade da Justia, vez que no possui condies de arcar com as despesas processuais sem prejuzo de seu sustento e de sua famlia. REQUERENDO, assim, os benefcios da ASSISTENCIA JUDICIRIA estatudos na Lei 1.060/50.

DOS FATOS
O Autor pessoa humilde, que no exerce qualquer atividade laborativa, por motivo de seu problema de sade, ser muito grave e o impede de trabalhar. Convm informar que o Autor esta aposentado desde a data de 01/11/1976, com beneficio sob o n. 32/16.212.997, conforme consta na carta de concesso de aposentadoria por invalidez. Ocorre que, na carta de comunicao de deciso da Autarquia aparece outro numero de beneficio 32/010.027.467-6, conforme carta que segue em anexo. 48

O mesmo portador de doena conhecida como Episodio Depressivo Grave com sintomas psicticos, compatvel com CID F 32-3, e Retardo Mental Moderado, compatvel com CID F 71-0, conforme laudo e receiturio medico que segue em anexo. Apesar da situao demonstrada, o recebimento de sua aposentadoria por invalidez que lhe ajudava a custear seus alimentos e seus medicamentos controlados que necessita fazer uso, e lhe dava um mnimo de dignidade. A Autarquia, em atitude completamente arbitraria e desleal, cancelou a sua referida aposentadoria sem justificativa alguma, alegando perda de doena incapacitante, alegao esta no confirmada. Conforme demonstra o laudo e demais documentos acostados aos autos, o Autor em nada melhorou durante todo este tempo, e por esta razo v-se que ainda necessita continuar em tratamento, alm do mais v-se que mais adequada situao, seria o Restabelecimento da Aposentadoria por Invalidez , tendo em visto que h pouca probabilidade de melhora do Autor. O Autor atualmente esta com muitas despesas, sem poder trabalhar e vivendo apenas com esta aposentadoria devido seu problema de sade ser grave, viu-se agora sem nenhuma sada por motivo da Autarquia ter cessado seu beneficio. Desta forma, vem este honrado juzo, requerer o restabelecimento da aposentadoria por invalidez ao Autor, posto que no pode a Autarquia, sob uma justificativa no comprovada, cancelar o beneficio de aposentadoria por invalidez do Autor, restando a este somente se valer da tutela jurisdicional no sentido de impedir mais uma arbitrariedade do Instituto, ora Requerido.

DO DIREITO
Primeiramente, importante salientar que se encontra em anexo, a deciso indeferitria do restabelecimento do beneficio de aposentadoria por invalidez no Posto de Atendimento de Campo Grande, Cariacica/ES, agncia do INSS. Sendo assim, as razes para o restabelecimento do beneficio do Autor sero esposadas a seguir, passando a delinear inicialmente os motivos que do o direito a obter o beneficio de aposentadoria por invalidez. Atualmente o Autor esta com 53 (cinqenta e trs) anos de idade. 49

H de se salientar que, o Autor esta aposentado por invalidez desde a data de 01/11/1976, portanto a 32 (trinta e dois) anos atrs, com beneficio sob o n. 32/010.027.467-8, conforme carta de comunicao de deciso, mas na carta de concesso de aposentadoria por invalidez, consta outro nmero de beneficio 32/16.212.997, conforme carta de concesso de aposentadoria por invalidez expedida em 20/02/1976 que segue anexo. O Instituto ora Requerido, alegou na carta de comunicao de deciso que, a reviso mdica concluiu pela cessao do beneficio do Autor, por no ter constatado doena que o incapacite para a sua atividade laboral. Contradizendo o laudo mdico, do medico especialista que acompanha o mesmo Dr. LUIZ ALBERTO MARTINS, portador do CRM/ES MT sob o n. 2476, uma vez que no referido laudo o medico afirma que o Autor apresenta doena incapacitante. Doena esta compatvel com CID F 32-3 (Episodio Depressivo Grave com sintomas psicticos) e F 71-0 (retardo mental moderado). Vale destacar que o Autor deve filhos que morreram com a mesma doena do genitor, conforme se depreende as certides de bito que seguem em anexo. A Autarquia previdenciria no pode unilateralmente suspender o pagamento do beneficio concedido ao Autor, sem lhe garantir o exerccio da ampla defesa para contestar e, ainda, por entender configurada a natureza alimentar do beneficio. O Autor na poca de seu requerimento da aposentadoria por invalidez, passou pelo devido processo legal de concesso de beneficio de aposentadoria por invalidez, foi aferido que possua o mnimo de contribuies exigidas e teria direito aposentadoria por invalidez, segundo a legislao vigente poca, ou seja, cumprida todos os requisitos exigidos para tal beneficio.
AGRAVO DE INSTRUMENTO PREVIDENCIRIO RESTABELECIMENTO DE BENEFICIO TUTELA ANTECIPADA. 1. No demonstrado pela Autarquia de que o cancelamento do beneficio previdencirio tenha ocorrido aps os tramites do devido processo legal, e em face do carter alimentar do beneficio suspenso, h de se reconhecer a presena dos requisitos autorizadores da tutela antecipatria. 2. mansa a jurisprudncia no sentido de que, no comprovado que tenha ocorrido o cancelamento do beneficio aps o tramite do procedimento administrativo competente, inobservado, portanto, o devido processo legal, de se reformar a deciso que no suspendeu os efeitos da deciso administrativa que suspendeu unilteralmente o pagamento do autor.

50

(Al n. 42.201 (2002.05.99.000553-6) 1 Vara da Comarca de Cajazeiras PB, Relator Desembargador Marcelo Navarro Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5 Regio, 31 de agosto de 2004, por unanimidade, nega provimento ao Agravo de Instrumento do INSS) CONSTITUCIONAL BENEFCIO ASSISTENCIAL SUSPENSO INOBSERVANCIA AO DUE PROCESS OF LAW IMPOSSIBILIDADE. 1. No havendo comprovao de que foi concedida oportunidade para que o segurado se defenda em procedimento administrativo de suspenso de beneficio, resta violado o principio da ampla defesa. 2. Agravo improvido. (AGTR n. 37.688-CE, Rel. Des. Federal Luiz Alberto Gurgel de Faria, julg. 6.11.2001) PREVIDENCIRIO E PROCESSUAL CIVIL TUTELA ANTECIPADA REQUISITOS PREENCHIDOS SUSPENSO DE BENEFICIO APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIO VIOLAO AOS PRINCIPIOS CONSTITUCIONAIS DA AMPLA DEFESA E DO CONTRADITORIO. 1. O direito ampla defesa e ao contraditrio deve ser assegurado em toda a sua plenitude em observncia aos incisos LIVG e LV, do art. 5, da Constituio Federal em vigor. 2. O ato administrativo de suspenso de beneficio s pode se efetivar aps o exaurimento de todas as oportunidades de defesa e fazer recursais, sob pena de ser considerado ilegal. Procedentes dos TRFs da 1 e 4 Regies. 3. Tutela antecipada concedida. Presentes os requisitos elencados no art. 273, do CPC. 4. Agravo Provido. (AGTR n. 38842-CE, Rel. Ds. Federal Jos Maria Lucena, julg. 30.02.2003, 1 Turma)

A conduta unilateral da Administrao de suspender o pagamento de benefcios previdencirios revestidos de ntido carter alimentar -, sem ateno aos postulados do devido processo legal administrativo, ofende as garantias constitucionais da ampla defesa e do contraditrio e, mais, colide com o entendimento sumulado no extinto TFR, o qual trazemos a colao:
SUMULA 160 A suspeita da fraude na concesso de beneficio previdencirio no enseja, de plano, a sua suspenso ou cancelamento, mas depender de apurao em procedimentos administrativo.

51

A exigncia de prvio processo administrativo deve se estender instancia recursal a dizer: a suspenso do beneficio pressupe a deciso administrativa definitiva. A Autarquia previdenciria tem o poder dever de cancelar os benefcios deferidos sem a observncia dos requisitos previstos no ordenamento jurdico que no o caso do Autor. No entanto, tal providncia deve ser precedida de regular procedimento administrativo, no qual estejam assegurados a ampla defesa e o contraditrio. Tendo em vista, ainda, a natureza alimentar dos proventos, revela-se abusiva a suspenso do beneficio, promovida antes de apreciado, de modo definitivo, no mbito administrativo, o caso concreto, j que, conforme a prpria Constituio Federal, o direito de defesa deve ser exercido mediante o emprego de todos os meios e recursos admitidos no sistema normativo. De outro lado, vamos passar a analisar a suspenso do ponto de vista dos princpios administrativos. A suspenso de pagamento de benefcios mantidos pelo INSS uma questo comum nos dias de hoje. Recentemente, a 6 Turma do STJ manteve o direito de uma pensionista do Instituto de Previdncia do Rio Grande do Sul (IPERGS) a receber penso por morte. O Instituto pretendia modificar deciso do TJRS, segundo a qual, mesmo maior de 21 (vinte e um) anos de idade, a Autora tem direito ao beneficio porque preenche os requisitos de lei estadual especifica. Ao analisar o caso, o Ministro Paulo Medina observou que a questo debatida no processo se refere ao prazo de decadncia de cinco anos concedido Administrao para anulao de seus atos, quando detectada qualquer nulidade. De acordo com o ministro, o STJ j fixou o entendimento nesses casos. Em agosto do ano passado, um caso semelhante foi apreciado pelo Ministro Hamilton Carvalhido. Naquela ocasio, ficou estabelecido que:
aps decorridos cinco anos, a Administrao Pblica no pode mais anular ato administrativo gerador de efeitos no campo de interesses individuais, por isso que se opera a decadncia.

No mesmo sentido, outra opo foi relatada pelo Ministro Gilson Dipp, em junho de 2003. Na concuso da deciso, o relator afirma que: 52

nos termos do artigo 54 da Lei 9.784/99, o direito da Administrao, de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis par aos destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada mf.

Diante dessas decises, a alegada violao das leis apontadas pelo IPERGS teve sua anlise prejudicada no STJ.
Os atos podem ser revogados por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. (STF Resp. n. 633228)

Por outro lado, a desconstituio de aposentadoria, no mbito administrativo, parece possvel por inegvel o dever de autocontrole nos casos em que no tenham decorrido mais de cinco anos do ato administrativo de concesso do beneficio que se pretende rever. Todavia, no se pode, a titulo de exerccio do controle dos atos administrativos, permitir a inobservncia dos princpios bsicos que regem a publica administrao, a partir de sua finalidade tica e da estrita observncia da legalidade (art. 37 da Constituio da Republica). Tanto para a constituio do ato da aposentadoria como para o de sua desconstituio, a administrao publica esta vinculada a lei A Administrao Publica no livre em resolver sobre a convivncia do ato ou de seu contedo. S lhe cabe constatar a ocorrncia dos motivos e, com base neles, praticar o ato, como disserta Saebra Fagundes, em sua festejada monografia sobre O controle dos atos administrativos (4 ed., p. 82). No se desconstitui ato jurdico perfeito sem observncia da forma determinada em lei. A simples ameaa de suspenso do pagamento do beneficio da ao segurado direito de buscar o amparo da justia para garantir o seu recebimento mensal. que, desde 1946, a Constituio da Repblica, em seu artigo 141, 4, no captulo Dos Direitos e Garantias Individuais , j determinava que a lei no poderia excluir da apreciao do Poder Judicirio qualquer leso a direito individual. De l para c se consagrou na doutrina e na jurisprudncia o entendimento de que o administrado no precisa exaurir a via administrativa para ingressar em juzo. A norma se mantm, com maior abrangncia, na Constituio Federal de 1988, com a redao posta no seu artigo 5, incisso XXXV. 53

A Smula 473 do STF, de habitual uso pelo INSS, tambm assegura em todos os casos a apreciao judicial, conforme texto oficial que transcrevemos:
A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convivncia ou oportunidade respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada em todos os casos a apreciao judicial.

A Lei n. 9+784/99, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, em seu artigo 55, tambm favorvel ao segurado ameaado de suspenso do beneficio e assim dispe:
Art. 55 Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao.

Nesse sentido a orientao doutrinria, como lembrava Wagner Balera, j na edio de 1999 de seu trabalho denominado: Processo Administrativo Previdencirio, ed. LTR, 1999, p. 299, no qual discorre sobre as atribuies do plenrio do Conselho de Recursos da Previdncia Social, in verbis:
(...) No decurso, colocada em patamar mais elevado a misso institucional do Pleno. Agir, o Colgio, como guardio dos direitos constitucionais do beneficirio, direitos que, emergindo como inequvocos, exigem a imediata integrao do respectivo titular no plano de seguridade que lhe cabe fluir. (...) Pode-se dizer, dando curso a outra ordem de argumentos, que o agente publico habilitado a conceder e a manter as prestaes animado pela regra implcita que, acertada doutrina, chama de principio da correta atuao administrativa, expresso elementar da legalidade, segundo o qual a Administrao Pblica deve considerar todos os elementos aptos a influir na deciso final.

Conclui-se, pois, que bastaria a Administrao passasse a respeitar os princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, constitucionalmente fixados no artigo 37 da Constituio Federal, e tambm previstos na Lei 9.784/99, artigo 2, que ainda consagra os princpios da finalidade, motivao, razoalidade, proporcionalidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia no processo administrativo para que as suspeitas de fraude ou irregularidade ocorridas no ato da concesso de benefcios previdencirios fossem devidamente apuradas e corrigidas sem a necessidade interveno da j to assoberbada justia. 54

Desta forma, mais uma vez deve o Poder Judicirio apreciar e determinar a concluso de obvio, que o restabelecimento do beneficio do Autor de imediato.

DA ANTECIPAO DOS EFEITOS DA TUTELA


Com fulcro no artigo 273, do CPC, requer o Autor a antecipao dos efeitos da tutela, pois demonstrado que h o fundado receio de ocorrncia de dano irreparvel pelo no recebimento desde j esta, e antes da deciso definitiva de mrito, do beneficio mensal de aposentadoria por invalidez que j era recebido e que fora suspenso, saliente-se que o Autor tem dificuldade de se alimentar, custear os seus medicamentos, e arcar com as despesas da casa, que em encontro a falta de seu recebimento de seu beneficio a qual faz jus, e devido a doena que ainda o acometi. Temerrio seria aguardar o julgamento final da ao, haja vista, ser notria e publica a constante e insistente pratica do Instituto em protelar pagamentos e concesso de benefcios, alm dos inmeros recursos e prazos dados Autarquia. Tambm provada a verossimilhana da alegao pelo Autor, trazendo aos autos a comprovao de sua doena pelas copias de laudos mdicos, no caso de concesso da aposentadoria por invalidez, e da carta indeferitria do INSS sem ter havido o devido processo legal. Da mesma forma, fica demonstrado e caracterizado o fumus boni iuris, pela aplicao dos direitos previstos em nossa Constituio, ou sejam, a ampla defesa e o contraditrio.

DO PEDIDO
Ante o exposto, requer a Vossa Excelncia: g) Pelos motivos expostos, requer a antecipao dos efeitos da tutela, com fulcro no artigo 273 do CPC, restabelecendo e reimplantando o beneficio ao Autor; Deferido ou no o pedido acima, seja determinado citao da Autarquia, ora Requerido, na pessoa de seu representante judicial, no endereo indicado preambularmente para contestar querendo a presente ao no prazo legal, sob as penas do artigo 359 do CPC, devendo a demanda, ao final, ser julgada procedente, condenando-se a restabelecer o beneficio de aposentadoria por invalidez ao Autor, desde a citao, com o pagamento integral dos valores atrasados, em caso do deferimento da tutela antecipatria; 55

h)

i)

Requer que o Instituto Ru seja compelido a juntar, nos autos, cpia do processo administrativo referente ao benefcio n. 32/16.212.997 ou 32/010.027.467-6, bem como a juntada do processo administrativo que cessou a aposentadoria do Autor; Seja concedido a Autora, o benefcio da Justia Gratuita, nos termos da Lei n. 1060/50; Protesta provar o alegado em todas as provas em direito admitidas; Requer, por derradeiro, a condenao do rgo Requerido, no pagamento dos honorrios advocatcios em 20% (vinte por cento) do valor total da condenao. D-se o valor da causa R$24.900,00 (vinte e quatro mil e

j) k) l)

novecentos reais). Nestes termos, Pede deferimento. Cariacica/ES, 20 de novembro de 2008.

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

56

RECURSO INOMINADO PENSO POR MORTE EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DO 1 JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITORIA COMARCA DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO.

AUTOS n. 2007.50.50.001526-2 j devidamente qualificada nos autos supra mencionados, por seu advogado infra-assinado, qualificado no incluso mandato de instrumento procuratrio, vem presena de Vossa Excelncia, interpor:

ROSEMARY

PAULA

BORLOT,

RECURSO INOMINADO
Consubstanciada nas razes em anexo, a qual consubstancia-se pelas razes de fato e de direito que indubitavelmente daro razo a reforma total da deciso proferida no Douto Juzo Monocrtico. Nestes termos, Pede deferimento. Cariacica/ES, 14 de outubro de 2010.

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

57

RAZES RECURSAIS
Recorrente: ROSEMARY PAULA BORLOT Recorrido: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS Autos n. 2007.50.50.001526-2 Egrgia Turma Recursal, Inclitos Julgadores. Trata-se de processo de concesso de penso por morte, onde o de cujus, no possua esposa e deixando somente na qualidade de dependente a sua filha, ora Autora dos presentes autos ROSEMARY PAULA BORLOT. A penso por morte beneficio previdencirio, do qual somente pode ser titular um ou mais de seus dependentes, e nunca o prprio segurado, por razes bvias, este beneficio um dos principais fundamentos da existncia do direito previdencirio. Pois, trata-se de amparar as pessoas que possuam dependncia presumida ou no do segurado, a razo deste ser um dos principais benefcios previdencirios, reside no fato deste beneficio substituir a renda que este segurado levaria para casa, para manter o sustento de seus dependentes. O artigo 102, da Lei n. 8213/91 e o artigo 240, do Decreto n. 611/92, assim dispem:
"Art. 102 - A perda da qualidade de segurado aps o preenchimento de todos os requisitos exigveis para a concesso de aposentadoria ou penso no importa em extino do direito a esses benefcios. Art. 240 - A perda da qualidade de segurado no implica a extino do direito aposentadoria ou penso, para cuja obteno tenham sido preenchidos todos os requisitos".

No regime da CONSOLIDAO DAS LEIS DA PREVIDNCIA SOCIAL atualmente, o artigo 26 - inciso I, da Lei n. 8213/91 DISPENSA A CARNCIA COMO REQUISITO PARA A CONSECUO DO BENEFCIO PREVIDENCIRIO, ou seja, PENSO POR MORTE. Interpretados sistematicamente os artigos 26 - inciso I c/c. artigo 102, ambos da mesma Lei, conclui-se que o art. 15, do Diploma Legal de 58

Benefcios, no se aplica penso por morte. Somente assim que se poder dizer que houve uma exegese contextualizadora. Assim sendo, os pressupostos para a penso por morte so os seguintes: a) bito do segurado (que, para este fim, desde que comprovado o vnculo laboral ou mesmo a condio de segurado facultativo, sempre estar como integrado ao Regime Geral da Previdncia Social); b) declarao judicial de morte presumida do segurado; c) condio de dependncia do pretendente. Tais requisitos para a penso por morte, como de conhecimento geral e esto insertos no art. 74 da Lei n. 8213/91. No sentido da legislao peculiar, e somente assim poderia faz-lo (CF/1988 - art. 84 - inciso IV, parte final), o Regulamento de Benefcios em seu art. 240, deixou claro o assentado pelo art. 102 da Lei n. 8213/91. A penso por morte, como a prpria designao deixa entrever, tem um carter extremamente assistencialista, donde por isso mesmo, houve a excepcionalidade, para ela, do perodo de carncia (artigo26 - inciso I, da Lei n. 8213/91). Posicionamento oposto, com certeza, retiraria o cunho assistencial do dito benefcio igualando-o generalidade das prestaes do INSS. Logo, o carter de excepcionalidade da penso por morte recomenda uma hermenutica particular a ela, sob pena de estar acometendo-a a vala comum dos benefcios previdencirios. Essa condio digamos assim, de "social" da penso por morte que gerou a preocupao do legislador previdencirio, insculpindo a regra do art. 102, da lei de regncia. E para arrematar, de bom alvitre deixar assentado que a penso por morte dirigida a pessoas que, em bastas vezes, esto beira da marginalizao social, j que foram vitimadas por um acontecimento infausto (falecimento de quem presumidamente sustentava o lar), e acompanhadas de uma numerosa prole, na generalidade das ocorrncias.

59

Desta feita, tal benefcio dirigido a algum que dependente daquele que, em algum momento de sua vida, fora filiado ao Regime da Previdncia Social. E, ainda mais, a qualidade de segurado, como bvio, uma condio personalssima, e, em vista disso, como a sua falta poderia atingir outrem, que se encontra no plo de dependente? Como algum poderia ser penalizado por um no agir de outrem? J se pode transferir condies de infringncia a terceiros e estranhos relao de segurado?

DA DOGMTICA

PENSO

POR

MORTE:

ANLISE

Conceito e fundamento A Constituio da Repblica, ao trazer disposies sobre o sistema previdencirio, prediz que a Previdncia Social ter carter contributivo e, dentre os variados tipos de fatores aos quais oferece proteo, encontra-se o evento morte. Wladimir Novaes Martinez, ao dissertar sobre a natureza jurdica do benefcio, explica que a penso por morte existe para dar azo proteo social to garantida constitucionalmente, esclarecendo que:
"A penso por morte prestao dos dependentes necessitados de meios de subsistncia, substituidora dos seus salrios, de pagamento continuado, reeditvel e acumulvel com aposentadoria. Sua razo de ser ficar sem condies de existncia quem dependia do segurado. No deriva de contribuies aportadas, mas dessa situaode fato, admitida presuntivamente pela lei".

Enfim, a razo de ser do benefcio possibilitar que o dependente suprstite promova sua prpria existncia, visto que contava com um mantenedor e, aps o falecimento deste, viu-se em situao de excepcionalidade. Requisitos para a concesso do benefcio Pelo caput do art. 74 da Lei 8.213/91 se extraem os requisitos para que o dependente tenha direito ao recebimento da penso por morte, a saber: a existncia de beneficirios na condio de dependentes do falecido e a condio de segurado do de cujus. benefcio, Uma vez conhecidos os requisitos para a percepo do passa-se anlise de cada um deles e, aps, algumas 60

ponderaes de ordem prtica que constantemente surgem no cotidiano forense. Dependncia econmica Para fazer jus ao benefcio no necessrio ser filiado Previdncia ou ser contribuinte: basta ser o dependente do falecido (4). Martinez leciona que
"A penso por morte tem como titulares, em primeiro lugar, os dependentes presumidos do segurado (a) cnjuges, companheiros e filhos e, secundria e concorrentemente, sem a admisso prvia da dependncia econmica, os pais e irmos ".

A dependncia, para fins previdencirios, pode ser presumida ou no. Nos casos em que for beneficirio "o cnjuge, a companheira, o companheiro e o filho no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 anos ou invlido" (art. 16, inciso I, da Lei 8.213/91) presume-se a dependncia, porfora de expressa disposio constante no 4 do mesmo artigo. Nos demais casos, deve-se fazer prova da dependncia por meio de no mnimo trs dos documentos indicados no art. 22, 3, do Decreto 3.048/99. Havendo falta ou insuficincia de prova documental, pode-se utilizar o expediente de justificao administrativa (ou at mesmo judicial (7)), previsto no art. 142 e seguintes do referido decreto. Qualidade de segurado Sobre a necessidade de o falecido ser ou no segurado da Previdncia Social que pairam inmeras discusses no Poder Judicirio. Contudo, a legislao previdenciria, em todo o tempo, afirma que a penso por morte apenas " devida ao conjunto de dependentes do segurado que falecer", conforme o caput do art. 74 da Lei de Benefcios. Ao se falar em segurado fica ressaltado que necessrio manter esse vnculo com o sistema previdencirio. Ora, ser segurado estar efetivamente vinculado Previdncia, e uma vez perdido esse elo no h como se pretender que seja devido o benefcio. Afirmar que o instituidor no possui qualidade de segurado implica em dizer que, necessariamente, no est vinculado Previdncia, pois a ligao que os une est quebrada. O TRF da 3 Regio j teve a oportunidade de se manifestar sobre o assunto e, na ocasio, assim julgou: 61

"Previdencirio. Penso por morte. Lei n 8.213/91. Carncia. Perodo de graa. Ausncia da condio de segurado do falecido. Sentena procedente. Apelao e remessa oficial providas. - Aplicvel in casu a Lei n 8.213/91, tendo em vista que o bito do segurado ocorreu em 01/10/1995. - O benefcio de penso por morte devido desde que comprovada a condio de segurado do de cujus e a qualidade de dependente de quem ajuza a demanda. - Carncia, para fins previdencirios, o perodo de contribuio exigido para que o contribuinte adquira o ttulo de segurado e o direito de utilizar a Previdncia. Nota-se que para o benefcio em questo, o artigo 26 em seu inciso I da Lei 8.213/91, dispe que independe de carncia, entretanto necessrio que ostente a condio de segurado, ou seja esteja o de cujus poca do bito vinculado ao Instituto ou sob a guarda do perodo de graa previsto no artigo 15 da referida Lei previdenciria. - Entende-se por perodo de graa, o perodo mnimo que o contribuinte, j detentor de carncia, portanto j com o ttulo de segurado, fica sem contribuir e mesmo assim conserva o direito de utilizar a Previdncia Social. - Ausente o requisito legal da condio de segurado do falecido, impe-se negativa concesso do benefcio pleiteado (penso por morte). (...) - Precedentes do STJ. - Apelao e remessa oficial providas (8)".

Carncia o nmero mnimo de contribuies para adquirir a condio de segurado (Lei 8.213/91, arts. 24-27). Martinez bem sucinto ao definir o referido instituto: afirma apenas que "carncia o nmero de contribuies vertidas (9)". A condio de segurado, por sua vez, refere-se diretamente ao vnculo mantido com a Previdncia. Portanto, no h que se pretender afastar uma das exigncias legais apenas pelo fato de no se exigir um certo nmero de contribuies mnimas. No campo doutrinrio encontra-se a seguinte definio:
"Qualidade de segurado a denominao legal indicativa da condio jurdica de filiado, inscrito ou genericamente atendido pela previdncia social. Quer dizer o estado do assegurado, cujos riscos esto previdenciariamente cobertos.

Assim, fica claro que carncia e qualidade de segurado so institutos diversos: embora se completem, no possuem o mesmo significado. Em assim sendo, a inexigibilidade de se cumprir o perodo carencial (Lei 8.213/91, art. 26, inciso I) no afasta a incidncia do outro quesito. Analisando o 62

tema, o Juiz Federal Ricardo Csar Mandarino Barretto assim dissertou, com muita propriedade:
"A penso por morte constitui benefcio orientado a amparar os dependentes do segurado falecido, fazendo-lhe as vezes quanto ao oferecimentode meios mnimos de subsistncia em favor de quem restou contemplado pelo art. 16, da Lei 8.213/91. O fato que lhe serve de ensejo o bito evento imprevisvel, justifica a dispensa de um nmero mnimo de contribuies prvias (carncia). Com isso, deixa-se bem traada a lea subjacente em tal relao jurdica e se estabelece perfeita consonncia com a natureza de seguro social do Regime Geral de Previdncia, nos moldes preconizados pela Constituio Federal de 1988. Por outro lado, referidas circunstncias no elidem a necessidade de se verificar a condio de segurado poca em que se concretizou o fato gerador da penso. A exigncia lgica: excepcionado, em parte, o propsito de equivalncia entre custeio e prestao por ter sido eliminada a carncia, a contrapartida incontornvel circunscrever o benefcio aos efetivos integrantes do grupo segurado, sob pena de desvirtuarsePrevidncia em Assistncia, confundido-se dois sistemas absolutamente distintos, apesar de insertos ambos no mbito da Seguridade Social(11)".

A prpria Constituio Federal trata previdncia e assistncia sociais em sees diversas, estabelecendo o carter contributivo da primeira (art. 201,caput) e a natureza assistencial da ltima, assegurando a sua prestao aos necessitados, independentemente de contribuio. De todo o exposto, conclui-se que caso o segurado no detenha essa qualidade ao tempo do seu bito, os dependentes no fazem jus penso. Entender o contrrio acarretaria violao aos princpios constitucionais do carter contributivo e do equilbrio financeiro e atuarial da Previdncia (Constituio Federal, art. 201, caput), pois estaria se concedendo benefcio previdencirio, que de natureza contributiva, sem a correspondente fonte de custeio prevista em lei. Exceo regra conceder penso por morte mesmo condio de segurado geral: possibilidade de se havendo perda da

Como demonstrado, para o dependente fazer jus penso por morte realmente necessrio que o falecido fosse segurado poca da morte, sem o qual no gerar direito ao benefcio. Exceo a essa regra apenas se observa no art. 102, 2, da Lei 8.213/91, acrescentado pela MP 1.523/97, que fora reeditada at sua converso na Lei 9.528/97. Verifica-se 63

que em 1997 a matria em exame foi disciplinada pelo mencionado 2, do art. 102, afastando-se, expressamente, a concesso de penso por morte aos dependentes de segurado que falecer aps a perda desta qualidade, salvo se poca do bito se encontrassem preenchidos os requisitos para obteno de aposentadoria, qualquer que seja. Ressalte-se que o art. 102, ao estabelecer que a perda da qualidade de segurado para a concesso de aposentadoria no importa em extino do direito ao benefcio, condiciona sua aplicao ao preenchimento de todos os requisitos exigidos em lei para a sua concesso anteriormente a essaperda. O texto legal assim dispe:
"Art. 102. A perda da qualidade de segurado importa em caducidade dos direitos inerentes a essa qualidade. 1 A perda da qualidade de segurado no prejudica o direito aposentadoria para cuja concesso tenham sido preenchidos todos os requisitos, segundo a legislao em vigor poca em que estes requisitos foram atendidos. 2 No ser concedida penso por morte aos dependentes do segurado que falecer aps a perda desta qualidade, nos termos do art. 15 desta Lei, salvo se preenchidos os requisitos para obteno da aposentadoria na forma do pargrafo anterior".

Contudo, no se provando que o falecido poderia ter sido aposentado (antes de ter perdido a qualidade de segurado), seja por tempo decontribuio, por idade, etc, no h que se falar em direito ao benefcio. Neste sentido que a pacfica jurisprudncia do STJ se posiciona:
"Penso por morte. De cujus. Segurado. Perda da qualidade. devida a penso aos dependentes do segurado de cujus, independente de ele ter perdido a qualidade de segurado, necessrio, porm, que os requisitos legais para a obteno da aposentadoria tenham sido preenchidos, conforme exegese do art. 102 da Lei 8.213/1991 tanto como aps a alterao dada pela Lei 9.528/1997. No obstante, na hiptese, o de cujus no obtivera a aposentadoria por faltarem os requisitos legais, porquanto, data do bito, no atingira a idade legal nem trabalhara 15, 20 ou 25 anos em atividades perigosas, penosas ou insalubres, que sequer lhe conferisse o direito de aposentar por idade, tempo de servio ou aposentadoria especial. Outrossim, descabe tambm a aposentadoria por invalidez por no ter sido alegada nos autos. Sendo assim, o dependente do de cujus no tem direito penso por morte. Embargos rejeitados. Precedentes citados: EDcl no REsp 314.402-PR, DJ 2/9/2002, e AgRg no REsp 543.853-SP, DJ 21/6/2004. EREsp 524.006-MG, Rel. Min. Laurita Vaz, julgados em 9/3/2005 (13)".

64

Precedente do STJ tem permitido conceder penso por morte mesmo quando ausente a qualidade de segurado: trata-se da deciso tomada no Recurso Especial 263.005/RS (14), acrdo paradigma para muitos que pleiteiam o benefcio quando inexiste condio de segurado. Entretanto, uma anlise mais acurada de tal julgamento levar certeza de que, naquele caso, o segurado instituidor j tinha preenchido os requisitos para a concesso de aposentadoria. Confira-se trecho do voto-condutor, proferido pelo Ministro Jorge Scartezzini:
"Tendo o ex-segurado vertido acima de 60 contribuies previdencirias, j fazia jus concesso do benefcio de aposentadoria. Se no implementou o requisito da idade, foi pelo fato de ter falecido com apenas 28 anos. Tal ocorrncia, porm, no pode ser fato impeditivo a sua viva em receber o benefcio de penso por morte, pois conforme a legislao previdenciria, a concesso do mencionado benefcio independe de carncia (15)".

No caso julgado pelo STJ no REsp 263.005/RS, o instituidor tinha recolhido mais de 60 contribuies previdencirias, carncia suficiente naquele caso em especfico para obteno do benefcio, motivo pelo qual incidiu a exceo prevista em lei que autoriza a concesso do benefcio sem haver condio de segurado do falecido. Aspectos particulares: segurado instituidor que poderia ter sido aposentado por invalidez Muitas vezes o segurado instituidor padece com alguma doena ou leso que o impede de trabalhar e, via de conseqncia, de contribuir. Nesses casos, no h que se falar em perda da qualidade de segurado, pois o falecido apenas parou de recolher contribuies nica e exclusivamente devido ao fato de sofrer com enfermidades incapacitantes, caso em que poderia se vivo fosse perceber algum benefcio por incapacidade. Neste sentido a jurisprudncia mostra-se clara e tranqila: "no perde a qualidade de segurado aquele que estava impossibilitado de trabalhar e decontribuir por motivo de doena incapacitante (16)". Por bvio, a enfermidade dever ter incio quando o de cujus ainda era segurado da Previdncia, sob pena de no incidir a regra do art. 102, 2, da Lei 8.213/91.

65

Peculiaridades: segurado instituidor carncia para ser aposentado por idade

que

cumpriu

A jurisprudncia tem entendido que se o falecimento do segurado instituidor ocorreu antes de ser atingida a idade mnima para a aposentadoria poridade, os dependentes no fazem jus ao benefcio de penso por morte, em caso de perda da condio de segurado, independentemente do nmero de contribuies recolhidas. Todavia, conforme brilhante lio do Desembargador Federal Srgio do Nascimento, do TRF da 3 Regio, necessrio se faz uma interpretao sistemtica e teleolgica da Lei 8.213/91 considerando-se a promulgao da Emenda Constitucional 20/98, que deu carter contributivo Previdncia Social. Assim, no mais se justifica a interpretao de que irrelevante a carncia cumprida por quem faleceu aps perder a qualidadede segurado sem alcanar a idade mnima para a aposentadoria por idade. Nessa seara, conclui o ilustre magistrado:
"Diante do exposto, com a edio da EC n 20/98, a ressalva efetuada no pargrafo 2, do art. 102, da Lei n 8.213/91, passou a abranger tambm aquele que poca do bito contava com a carncia mnima necessria para a obteno do benefcio de aposentadoria por idade, mas perdeu a qualidade de segurado e veio a falecer antes de completar a idade para obteno deste benefcio. Entendimento em sentido contrrio subverte a lgica de um regime de previdncia de carter contributivo, pois, por exemplo, no teriam direito ao benefcio de penso por morte os dependentes do segurado que perdeu esta qualidade, mas recolheu anteriormente 29 anos e dez meses decontribuio e veio falecer com 64 anos e onze meses de idade; enquanto que teriam direito penso os dependentes de segurado que tambm perdeu esta qualidade, mas conta com 15 anos de contribuio e veio a falecer na data em que completou 65 anos. (...) Por derradeiro, revela-se importante destacar que o princpio da solidariedade na previdncia social no deve ser levado em considerao somente no plano de custeio, mas tambm no de benefcios, alm do que no seria racional e coerente que em um sistema previdencirio social a lei tenha levado em considerao apenas os casos de incapacidade presumida (evento idade), desprezando as situaes deincapacidade comprovada (evento invalidez e doena), bem como proteo famlia (evento morte) (17)".

66

Destarte, para fins de penso por morte, a exigncia do requisito idade no necessria para se comprovar o cumprimento dos requisitos implementao de aposentadoria por idade, bastando-se, para tanto, o cumprimento do perodo de carncia. Concluses Pelas consideraes expostas, possvel concluir:. 1. Mesmo no se exigindo o cumprimento do perodo de carncia, necessrio que o falecido seja segurado da Previdncia Social poca damorte, sendo isso requisito essencial para o dependente fazer jus penso, sob pena de se desvirtuar um benefcio previdencirio em assistencial,conforme a citada lio do Magistrado Ricardo Csar Mandarino Barretto. 2. Tendo o segurado instituidor perdido a qualidade de segurado, o benefcio apenas devido quando se provar que o de cujus j havia preenchido requisitos para a concesso de qualquer aposentadoria. 3. No perde a qualidade de segurado aquele que estava impossibilitado de trabalhar e de contribuir por motivo de doena incapacitante. 4. Com propriedade, o Desembargador Nascimento assevera que devido ao carter contributivo fator idade no considerado como requisito implementao de aposentadoria por idade, quando fins de penso por morte. Federal Srgio do da Previdncia, o essencial para analisado para

5. "A interpretao finalstica a ser dada s normas de cunho social no tem o condo de subverter o sistema constitucional previdencirio, concedendo-se benefcio a dependente de quem deixou de ser contribuinte do Regime Geral de Previdncia (18)." Em sntese, o ajuizamento de aes objetivando a condenao do INSS em conceder penso por morte quando falecido no mais detinha aqualidade de segurado equivale a deduzir pretenso contra expresso dispositivo legal. Atitudes desse importe caracterizariam litigncia de m-f (CPC, art. 17, inciso I), inconformismo contra eventual sentimento de injustia constante no texto da lei ou apenas refletem o direito fundamental deagir? Aos leitores, para reflexo.

DOS POSICIONAMENTOS JURISPRUDENCIAIS SOBRE A PENSO POR MORTE.


67

Desde o passado, quando se exigiam 12 (doze) contribuies para se ter direito penso por morte, a jurisprudncia se inclinava neste sentido:
Demonstrado que do falecido se descontaram contribuies mensais em nmero superior a 12 (doze), devida a penso a seus dependentes, pois implementados os requisitos, no prescrevendo o benefcio, mesmo aps a perda da qualidade de segurado. (Revista da Previdncia Social, n. 161, abril de 1994, p. 301). Para o preenchimento da carncia prevista no art. 47 da CLPS de 84, no necessrio que as 12 contribuies efetuadas pelo de cujus sejam obrigatoriamente as ltimas anteriores sua morte. (Repertrio IOB de Jurisprudncia n 23/96, 1 quinzena de dezembro, 2/11870).

J que contemporaneamente, o entendimento das nossas Cortes no rumo de que:


A penso por morte, benefcio cuja concesso independe de carncia, e que pode ser concedida mesmo aps a perda da qualidade de segurado, no exige prova do exerccio de atividade laborativa nos ltimos trs anos. (Sntese Trabalhista, n 86, agosto de 1996, p. 96).

Por imperativo do artigo 37, caput da CF/1998, a Administrao Pblica esta jungida legalidade e, com isso, no tem como deixar de aplicar as normas jurdicas que tratem da matria alusiva que, no caso em apreo, so os artigos 26, inciso I, e 102, da lei n 8213/91, na qual no se tem qualquer exigncia da continuidade da condio de segurado para que os dependentes dele faam jus penso por morte. Ademais, a natureza muito mais assistencialista da penso por morte, acrescentando o fato de ser ela devida a dependentes do falecido, desautoriza qualquer interpretao que venha exigir a manuteno da qualidade de segurado do de cujus, quando do respectivo bito.

DO PEDIDO
Ante o exposto requer a Vossa Excelncia: a) Seja Citado o Recorrido no endereo indicado preambularmente para, querendo, atravs de seu representante legal, contestar as razes recursais; 68

b) Seja ao final o presente recurso julgado TOTALMENTE PROCEDENTE, com a condenao do Recorrido, no pagamento da penso por morte mensal a Autora, bem como no pagamento das penses atrasadas, desde o indeferimento administrativo, cujo valor dever ser acrescido de atualizao monetria e juros legais at a data do devido pagamento, valendo em considerao ter o beneficio carter alimentar; c) A condenao da Autarquia Federal, no pagamento dos honorrios advocatcios no percentual equivalente a 20% (vinte por cento) sobre a condenao, conforme preleciona o artigo 20 do Cdigo de Processo Civil. Nestes termos, Pede deferimento. Cariacica/ES, 14 de outubro de 2010.

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

69

RECURSO INOMINADO PENSO POR MORTE EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DO 2 JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITORIA COMARCA DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO.
AUTOS n. 2008.50.50.006491-5

MARIA DA PENHA RIBEIRO DA VICTORIA, j devidamente qualificada nos autos supra mencionados, por seu advogado infraassinado, qualificado no incluso mandato de instrumento procuratrio, vem presena de Vossa Excelncia, interpor: RECURSO INOMINADO
Consubstanciada nas razes em anexo, a qual consubstancia-se pelas razes de fato e de direito que indubitavelmente daro razo a reforma total da deciso proferida no Douto Juzo Monocrtico. Nestes termos, Pede deferimento. Cariacica/ES, 08 de fevereiro de 2010.

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

70

RAZES RECURSAIS

Recorrente: MARIA DA PENHA RIBEIRO DA VICTORIA Recorrido: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS Autos n. 2008.50.50.006491-5 Egrgia Turma Recursal, Inclitos Julgadores.

DA SENTENA
A r. sentena, julgou improcedente a presente ao, no concedendo o beneficio previdencirio de penso por morte, in verbis:
(...) S E N T E N A TIPO A Dispensado o relatrio. Para concesso do benefcio previdencirio em tela, so necessrios os seguintes requisitos: a) o falecido ser, na data do bito, segurado da previdncia social (INSS); b) o requerente comprovar sua qualidade de dependente econmico do falecido. No que tange ao primeiro requisito, observo que o falecido manteve vnculo de emprego at maio de 2001 (fls. 56). Como o falecimento ocorreu no ano de 2006 (fls. 18) e no houve prova do pagamento de contribuies na qualidade de contribuinte individual (fls. 59 e 60/65) o de cujos no ostentava mais a qualidade de segurado da previdncia social. Ademais, o inciso II do art. 30 da Lei n. 8.212/91 afirma que a obrigao de recolher as contribuies previdncia dos prprios contribuintes individuais. Com base nisso a Turma Nacional de Uniformizao dos Juizados Especiais Federais j pacificou o entendimento no sentido de no haver possibilidade de se efetuar a inscrio do segurado obrigatrio aps a morte do mesmo e nem de recolher as contribuies pretritas. Conforme julgado colacionado abaixo: EMENTA PREVIDENCIRIO. CONCESSO. PENSO POR MORTE. CONTRIBUINTE INDIVIDUAL. SCIO COTISTA E SCIO GERENTE. FALTA DA CONDIO DE SEGURADO. REGULARIZAO DAS CONTRIBUIES POSTERIOR AO BITO. RECOLHIMENTO POST MORTEM. ABATIMENTO/COMPENSAO SOBRE OS PROVENTOS DA

71

PRPRIA PENSO. IMPOSSIBILIDADE. 1. Enquanto, de acordo com o disposto no inciso II do art. 30 da Lei n. 8.212/91, a responsabilidade pelo pagamento das contribuies previdencirias incumbia diretamente ao contribuinte individual scio-gerente, a filiao ao Regime Geral da Previdncia Social RGPS no decorria automaticamente do exerccio de atividade remunerada, mas, sim, do exerccio da atividade associado ao efetivo recolhimento das contribuies, sendo, por isso, incabvel, para fins de obteno de penso por morte, a regularizao contributiva posterior ao bito, mediante o recolhimento post mortem das contribuies previdencirias ou mediante o desconto/abatimento das contribuies pretritas sobre os proventos da prpria penso. Precedentes. 2. Incidente de uniformizao conhecido e improvido. Posto isto, JULGO IMPROCEDENTE O PEDIDO, nos termos do art. 269, I, do CPC. Sem honorrios advocatcios nem custas judiciais. Publique-se. Registre-se. Intimem-se. Aps o trnsito em julgado, d-se baixa e arquivem-se os autos. (...)

DO MERITO
O benefcio da penso por morte devido ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou no, na forma do artigo 74, da Lei n 8.213/91, independente de carncia (artigo 26, inciso I, da citada lei). Em primeiro lugar, asseveramos que a Autora esposa de MAGNO ALBERTO GOMES DA VICTORIA, o de cujus, no havendo dvidas quanto tal condio, pois faz juntada das cpias de certido de casamento, da prole havida na constncia, do bito e outros documentos da unio marital civil. Aplicvel ao caso, portanto, a presuno de dependncia econmica para os fins de benefcio previdencirio, conforme art. 226 da Constituio Federal e 16, inciso I e 3 da Lei 8.213/91, verbis:
Art. 16. So beneficirios do Regime Geral de Previdncia Social, na condio de dependentes do segurado: I - o cnjuge, a companheira, o companheiro e o filho no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 (vinte e um) anos ou invlido

72

4 A dependncia econmica das pessoas indicadas no inciso I presumida e a das demais deve ser comprovada.

Dispunha o artigo 102, caput, da Lei 8.213/91, que a perda da qualidade de segurado aps o preenchimento de todos os requisitos exigveis para a concesso da aposentadoria ou penso no importa em extino do direito a esses benefcios. Muitos benefcios foram reconhecidos na Justia com base nesse dispositivo. Hoje, dispe o mesmo art. 102 e seus pargrafos, da Lei 8.213/91, com a redao modificada e acrescentada pela Lei 9.528/97, que:
Art. 102. A perda da qualidade de segurado importa em caducidade dos direitos inerentes a essa qualidade. 1 A perda da qualidade de segurado no prejudica o direito aposentadoria para cuja concesso tenham sido preenchidos todos os requisitos, segundo a legislao em vigor poca em que estes requisitos foram atendidos. 2 No ser concedida penso por morte aos dependentes do segurado que falecer aps a perda desta qualidade, nos termos do art. 15 desta Lei, salvo se preenchidos os requisitos para obteno da aposentadoria na forma do pargrafo anterior.

Como ao tempo de sua morte o de cujus j havia perdido a qualidade de segurado no foi concedido benefcio algum aos seus dependentes, nos termos do citado dispositivo. Entretanto, a aplicao dos dispositivos acima ao caso da Autora esbarra no princpio constitucional da proporcionalidade, ou da razoabilidade como preferem alguns doutrinadores, que embora no esteja disposto expressamente do texto constitucional, assente na doutrina e na jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal (ADI 1910-MC/DF, Relator Min. Seplveda Pertence, 22.04.2004 RE 266994/SP, Rel. Min. Maurcio Corra, 31.03.2004). Ora, resta absolutamente irrazovel e desproporcional indeferir o benefcio de penso por morte a dependentes do de cujus que, embora tenha perdido a condio de segurado, contribuiu por mais de 10 (dez) anos, se essa mesma penso por morte concedida aos dependentes do segurado que contribuiu apenas por uma vez - pois no exigida carncia para o benefcio. 73

Alm disso, por mais esforo que faa o Governo, atravs de alteraes procedidas na legislao a fim de evitar a concesso de benefcios como meio de reduzir os encargos e o propalado dficit da Previdncia - como essa que fora feita no reproduzido artigo 102 -, o direito dos Autores encontra guarida no artigo 142, da mesma Lei 8.213/91, nestas letras:
Art. 142. Para o segurado inscrito na Previdncia Social Urbana at 24 de julho de 1991, bem como para o trabalhador e o empregador rural cobertos pela Previdncia Social Rural, a carncia das aposentadorias por idade, por tempo de servio e especial obedecer seguinte tabela, levando-se em conta o ano em que o segurado implementou todas as condies necessrias obteno do benefcio: (Artigo e tabela com nova redao dada pela Lei n 9.032, de 1995). Ano de implementao das condies Meses de contribuio exigidos 1991 60 meses 1992 60 meses 1993 66 meses 1994 72 meses 1995 78 meses 1996 90 meses 1997 96 meses 1998 102 meses 1999 108 meses 2000 114 meses 2001 120 meses 2002 126 meses 2003 132 meses 2004 138 meses 2005 144 meses 2006 150 meses 2007 156 meses 2008 162 meses 2009 168 meses 2010 174 meses 2011 180 meses

Complementando o dispositivo supra, a Lei 10.666/2003 assim disps:


Art. 3 A perda da qualidade de segurado no ser considerada para a concesso das aposentadorias por tempo de contribuio e especial.

74

Ainda que considerado para o caso da Autora o ano em que o dito cujo morreu em 02 de fevereiro de 2006, em tal ocasio j se havia cumprido o requisito contributivo. Fazemos breve anlise scio-comparativa do benefcio de penso por morte com o de aposentadoria por idade: De acordo com os dispositivos acima transcritos, pode-se observar que a lei tem protegido o idoso, garantindo-lhe a aposentadoria embora tenha perdido a qualidade de segurado, em conformidade com a tabela do artigo 142 da Lei 8.213/91 e com o artigo 3 a Lei 10.666/2003. Todavia, mesma proteo tem negado famlia, a infncia e a adolescncia confrontando outras normas legais e impedindo o cumprimento de princpios constitucionais especficos (art. 203 da Constituio), ao inviabilizar pela proibio contida no artigo 102 e seus pargrafos o benefcio de penso por morte aos dependentes, ainda que nas mesmas condies em que seria concedida a aposentadoria, bem como eventual penso por morte conseqente desta. Evidente que a aplicao de tais dispositivos inadequados ao direito da Autora confronta o sistema, destoa do ordenamento jurdico e viola o princpio da proporcionalidade acima citado. Assinalamos o autorizado esclio de GILMAR FERREIRA MENDES:
Lei que contenha restries inadequadas ou desproporcionais (no razoveis) ofende ao princpio da proporcionalidade da lei (...) A doutrina constitucional mais moderna enfatiza que, em se tratando de imposio de restries a determinados direitos, deve-se indagar no apenas sobre a administrao constitucional da restrio eventualmente fixada (reserva legal), mas tambm sobre a compatibilidade das restries estabelecidas com o princpio da proporcionalidade. Essa nova orientao, que permitiu converter o princpio da reserva legal (Gesetzesvorbehalt) no princpio da reserva legal proporcional (vorbehalt des verhaltnismassingen Gesetzes), pressupe no s a legitimidade dos meios utilizados e dos fins perseguidos pelo legislador, mas tambm a adequao desses meios para a obteno dos objetivos pretendidos (Geeignetheit) e a necessidade de sua utilizao (Notwendgkeit oder Erforderlichkeit) (In Revista de Direito Administrativo, 191, p. 49).

75

Em seu "O princpio da proporcionalidade e o controle de constitucionalidade das leis restritivas de direitos fundamentais", 2 ed., Braslia: Braslia Jurdica, 2000, p. 217, a surpreendente doutrinadora e Procuradora de Justia do Distrito Federal SUZANA DE TOLEDO BARROS explica o contedo do princpio ora sorvido pelo direito brasileiro mediante julgamento proferido pelo Tribunal Alemo (Bundesverfassungsgericht):
"O meio empregado pelo legislador deve ser adequado e necessrio para alcanar o objetivo procurado. O meio adequado quando com seu auxlio se pode alcanar o resultado desejado e necessrio quando o legislador no poderia ter escolhido outro meio, igualmente eficaz, mas que no limitasse ou que limitasse da maneira menos sensvel o direito fundamental. Ao Judicirio apenas incumbe, em sede de controle das leis, impedir que a lei inconstitucional produza seus efeitos."

Trazer o ensinamento dos consagrados doutrinadores para o caso concreto implica afastar o disposto no novel artigo 102 e seu 2 da Lei 8.213/91 ao caso da Autora, no sentido de conceder-lhe o benefcio de penso por morte. Neste sentido, transcrevemos os seguintes entendimentos jurisprudenciais recentes e posteriores alterao do art. 102 da Lei de regncia:
Origem: STJ - SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA Classe: AGA - AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO 599759 Processo: 200400532816 UF: SP rgo Julgador: QUINTA TURMA Data da deciso: 21/09/2004 Publicao: DJ 03.11.2004, pg. 231 Relator: Min. GILSON DIPP VISTOS, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da QUINTA TURMA do Superior Tribunal de Justia, por unanimidade, negou Provimento ao agravo regimental. Os Srs. Ministros Laurita Vaz, Arnaldo Esteves Lima e Felix Fischer votaram com o Sr. Ministro Relator. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Jos Arnaldo da Fonseca. PROCESSUAL CIVIL E PREVIDENCIRIO. RECURSO ESPECIAL. REEXAME DE MATRIA FTICO-PROBATRIA. INVIABILIDADE. APLICAO DA SMULA 07-STJ. PENSO POR MORTE. PERDA DA QUALIDADE DE SEGURADO. REQUISITOS. PREENCHIMENTO. BENEFCIO. CONCESSO. POSSIBILIDADE. PRECEDENTES. AGRAVO DESPROVIDO. I - invivel, em sede de recurso especial, o reexame de matria ftico-probatria, tendo em vista o bice contido no verbete

76

Sumular 07/STJ, verbis: "A pretenso de simples reexame de prova no enseja recurso especial. II - A perda da qualidade de segurado do de cujus, aps o preenchimento dos requisitos exigveis, no impede o direito concesso do benefcio a seus dependentes. Precedentes. III - Agravo interno desprovido. Origem: STJ - SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA Classe: RESP - RECURSO ESPECIAL - 279077 Processo: 200000968340 UF: SP rgo Julgador: SEXTA TURMA Data da deciso: 21/11/2000 Publicao: DJ 11/12/2000, pg. 258 Relator: Min.Vicente Leal. Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justia, por unanimidade, conhecer do recurso especial, na conformidade dos votos e notas taquigrficas a seguir. Participaram do julgamento os Srs. Ministros Fernando Gonalves e Fontes de Alencar. Ausentes, por motivo de licena, o Sr. Ministro William Patterson e, ocasionalmente, o Sr. Ministro Hamilton Carvalhido. Previdencirio. Concesso de penso por morte. Recolhimento de contribuies previdencirias. Inexistncia. Perda da condio de segurado. Art. 102, da lei 8.213/91. - A discusso em torno da perda da condio de segurado pelo no recolhimento de contribuies previdencirias, no prejudica o direito concesso de penso por morte, a teor do artigo 102, da Lei 8.213/91. Precedentes deste Superior Tribunal. - Recurso especial conhecido. Origem: STJ - SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA Classe: RESP - RECURSO ESPECIAL - 182410 Processo: 199800531696 UF: SP rgo Julgador: SEXTA TURMA Data da deciso: 23/11/1999 Documento Publicao: DJ 05/06/2000, pg. 225 Relator: Min. Hamilton Carvalhido Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justia, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas a seguir, por unanimidade, conhecer do recurso e lhe dar provimento, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Votaram com o Relator os Srs. Ministros Fontes de Alencar, Vicente Leal e Fernando Gonalves. Ausente, por motivo de licena, o Sr. Ministro William Patterson. PREVIDENCIRIO. PENSO POR MORTE. PERDA DA QUALIDADE DE SEGURADO DO DE CUJUS. INEXISTNCIA. 1. O segurado que deixa de contribuir por perodo superior a 12 meses para a Previdncia Social perde a sua condio de segurado. No entanto, para efeito de concesso de penso, desde que preenchidos todos os requisitos legais, faz jus ao benefcio,

77

por fora do artigo 102 da Lei 8.213/91. 2. Precedentes. 3. Recurso conhecido e provido

E este mais contundente, com relatrio e voto condutor da eminente Ministra Laurita Vaz:
PREVIDENCIRIO. PENSO POR MORTE. DIREITO ADQUIRIDO. CARNCIA CUMPRIDA. CLPS/1984. BITO. AUSNCIA DA QUALIDADE DE SEGURADO. IRRELEVNCIA. PRECEDENTES. 1. Seguindo os rumos fincados pelo extinto Tribunal Federal de Recursos, o Superior Tribunal de Justia firmou seu entendimento no sentido de que, implementada a carncia exigida pela lei ento vigente, fica resguardado o direito concesso da penso por morte,sendo irrelevante a ausncia da qualidade de segurado quando do falecimento do obreiro. 2. Cumprimento da carncia exigida.3. Recurso especial no conhecido. (Resp 543.177/SP, 5a. Turma do STJ, Rel. Min. Laurita Vaz, julg. em 28.10.2003, publ. DJ de 24.11.2003, pg. 376.

Ante o exposto, requer a Vossa Excelncia: a) Seja concedida a tutela antecipada a Autora, no sentido de que o Requerido efetue o pagamento do valor da penso por morte a mesma mensalmente, at o deslinde da presente quaestio, quando ento a referida penso tornar-se definitiva; Seja concedido a Autora, o benefcio da Justia Gratuita, nos termos da Lei n. 1060/50; Ao final, seja julgada totalmente procedente a presente ao com a condenao do Requerido, no pagamento da penso por morte a Autora, na conformidade da Lei n. 8213/91, bem como, no pagamento das penses atrasadas, desde o indeferimento administrativo, qual seja, 08/11/2007, que dever ser acrescido de atualizao monetria e juros legais at a data do devido pagamento; Nestes Termos, Pede Deferimento. Cariacica/ES, 08 de fevereiro de 2010.

b) c)

ADMAR JOS CORREA


78

OAB/ES 4275

79

RECURSO INOMINADO APOSENTADORIA POR INVALIDEZ EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DO 1 JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITORIA COMARCA DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO.
AUTOS n. 2008.50.50.003231-8

RAUL GERMANO, j devidamente qualificado nos autos supra mencionados, por seu advogado infra-assinado, qualificado no incluso mandato de instrumento procuratrio, vem presena de Vossa Excelncia, interpor: RECURSO INOMINADO
Consubstanciada nas razes em anexo, a qual consubstancia-se pelas razes de fato e de direito que indubitavelmente daro razo a reforma total da deciso proferida no Douto Juzo Monocrtico. Nesses Termos, Pede Deferimento. Cariacica/ES, 03 de fevereiro de 2010.

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

80

RAZES RECURSAIS

Recorrente: RAUL GERMANO Recorrido: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS Autos n. 2008.50.50.003231-8

Egrgia Turma Recursal, Inclitos Julgadores.

DA SENTENA
A R. sentena de fl. 67 julgou extinto o pedido de restabelecimento do auxilio doena e julgou improcedente o pedido de aposentadoria por invalidez, in verbis:
(...) Ante o exposto, JULGO EXTINTO O PEDIDO de restabelecimento do auxlio-doena, sem resoluo do mrito, por falta de interesse de agir, com base do art. 267, VI, do CPC, e JULGO IMPROCEDENTE o pedido de converso do beneficio em aposentadoria por invalidez, extinguindo o feito com resoluo de mrito, nos termos do art. 269, I do CPC. Sem condenao em custas, com fundamento no art. 55 da Keu 9.099/95 c/c o art. 77 da Resoluo 30/2001 do TRF/2 Regio. (...) (g/n)

DO MERITO
Inicialmente ressalta-se Excelncia, que o Autor MOTORISTA PROFISSIONAL, conforme documento de fl. 12, sendo tal alegao de fundamental importncia.

81

Sendo de total importncia, pois, o Senhor Perito em seu laudo judicial de fls. 44/46, informa que foi constatado incapacidade total e temporria para atividade habitual, in verbis:
(...) 4. Na amamnese onde a parte autora relata que foi vitima de acidente automobilstico (caminho) em junho de 2005, tendo fratura da coluna lombar, necessitando de cirurgia por duas vezes. Na ressonncia da coluna lombosacra com acentuao das lordose lombar com espondilolistese grau 1 de L5 sobre S1. Abaulamento discal difuso em L4-L5, tocando os segmentos foraminais neurais correspondentes. Atualmente sente dores musculares nos membros superiores e inferiores e nas mos, mais acentuada a esquerda. No exame clinico medico pericial onde a parte autora encontra-se lcida, orientada, coerente, manipula com facilidade seus pertences, marcha atpica, movimentos livres sem atrofias, ausncia de edema membros inferiores, lasegue negativo. A parte autora informa que sua Habilitao foi recolhida. Seu grau de instruo 4 serie do ensino fundamental. J recebeu paga beneficio previdencirio em atraso. Encontra-se processo para reabilitao. (...) 13. No momento, denotamos incapacidade para atividade habitual. 14. No momento, denotamos incapacidade total para atividade habitual. 15. No momento, denotamos incapacidade temporria para atividade habitual. 16. Sim. Manter beneficio e reabilitao. (...)

Cabe ressaltar que o Autor foi vitima de acidente automobilstico, tendo fratura na coluna lombar, conforme faz prova o laudo pericial e demais documentos acostados aos autos. Foi submetido a duas cirurgias, fazendo fisioterapia e medicamentos para dor.
A dor uma experincia subjetiva resultante de atividade cerebral em resposta a leso nos tecidos corporais com liberao de substancias algiogencias na corrente sangunea.

82

Lombalgia a dor que ocorre na parte posterior do tronco, desde a cintura at a regio gltea (nadegas), variando de forma e intensidade de acordo com a causa que a originou e a gravidade da mesma. Inmeras circunstancias contribuem para o desencadeamento e cronificao das sndromes lombares, tais como: fatores genticos e antropolgicos, psicossociais, obesidade, fumo, atividades profissionais, sedentarismo, maus hbitos posturais, sndromes depressivas, trauma, gravidez, trabalho repetitivo, entre outras. Ciatalgia a dor provocada pela irritao de uma ou mais razes nervosas da coluna lombar, irradiando-se pelo membro inferior, geralmente com um trajeto bem definido. O nervo citico formado por razes nervosas que nascem na medula espinhal e se unem na altura da regio gltea formando um nervo calibroso, que segue seu trajeto na parte posterior da coxa, emitindo ramificaes semelhana de uma rede eltrica. Pelo tipo de dor e pela zona que ela atinge podemos determinar qual a raiz nervosa lesionada.

Inclusive encontra-se acostado aos autos laudo fisioteraputico assinado pelo Dr ERIK CAPDEVILLE HEIDERICK CREFITO, inscrito no CRM/ES sob o n. 67898, onde afirma no ter havido melhora do paciente com o tratamento. Portanto Excelncias, concluiu-se que o Autor, apesar de todo o esforo de sua parte bem como todo o esforo dos mdicos que o acompanha, no logrou xito na tentativa de se recuperar da doena que o acomete. O Autor portador de doena compatvel com CID M54.4, conforme documento acostados aos autos e laudo pericial. A pretenso Autoral encontra amparo legal na legislao previdenciria, lei 8.213/91, e conforme dispem os artigos 42 e 59:
"a aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carncia exigida, ser devida ao segurado que, estando ou no em gozo de auxilio doena, for considerado incapaz e insuscetvel de reabilitao para ao exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia, e ser-lhe- paga enquanto permanecer nesta condio. O auxilio doena ser devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o perodo de carncia exigido neta lei, ficar incapacitado pra o seu trabalho, ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.

83

O Autor apresenta todos os pressupostos legais para que lhe seja concedido o benefcio previdencirio pleiteado, seno vejamos: d) possui condies de segurado da previdncia social, o que inclusive em momento algum fora negado pelo rgo administrativo; e) possui tambm preenchidos os requisitos pertinentes a carncia exigida para faze jus ao benefcio pleiteado; f) desta forma temos que esto preenchidos os requisitos citados acima. Temos ainda que: Desta forma Excelncia, se faz patente o direito evocado pelo Autor devendo a Autarquia Previdenciria, portanto proceder concesso ou da aposentadoria por invalidez ou do Auxilio Doena. Em razo deste fato de ter visto seu ao julgada improcedente, no lhe assiste outro direito seno recorrer a esta Colenda Turma Recursal, para ver sanada tal injustia. No tocante a reabilitao do Autor, no seja como tal fato prosperar uma vez que o mesmo tem apenas a 4 srie do ensino fundamental, no tendo o mesmo grande grau de instruo, no sabendo o mesmo fazer outra coisa a no ser guiar nibus, sendo esta a sua profisso. Vale ressalta que no o desmerecendo, todavia o mesmo no tem condies instrutivas, tampouco condies fsicas para desenvolver outra atividade.

DOS PEDIDOS
Ante o exposto requer a Vossa Excelncia: d) Seja Citado o Recorrido no endereo indicado preambularmente para, querendo, atravs de seu representante legal, contestar as razes recursais; Seja ao final o presente recurso julgado TOTALMENTE PROCEDENTE, com a condenao do Recorrido, no pagamento da aposentadoria por invalidez ou auxilio doena mensal ao Autor; Que a Autarquia Federal compelida a juntar aos autos cpia do processo administrativo de n. 5207472778; A condenao da Autarquia Federal, no pagamento dos honorrios advocatcios no percentual equivalente a 20% (vinte por cento) sobre a condenao, conforme preleciona o artigo 20 do Cdigo de Processo Civil. 84

e)

f) g)

Nestes termos, Pede deferimento. Cariacica/ES, 03 de fevereiro de 2010.

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

85

RECURSO INOMINADO - APOSENTADORIA ESPECIAL EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DO 1 JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITORIA COMARCA DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO.
AUTOS n. 2008.50.50.003231-8

RAUL GERMANO, j devidamente qualificado nos autos supra mencionados, por seu advogado infra-assinado, qualificado no incluso mandato de instrumento procuratrio, vem presena de Vossa Excelncia, interpor: RECURSO INOMINADO
Consubstanciada nas razes em anexo, a qual consubstancia-se pelas razes de fato e de direito que indubitavelmente daro razo a reforma total da deciso proferida no Douto Juzo Monocrtico. Nesses Termos, Pede Deferimento. Cariacica/ES, 03 de fevereiro de 2010.

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

86

RAZES RECURSAIS

Recorrente: RAUL GERMANO Recorrido: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS Autos n. 2008.50.50.003231-8

Egrgia Turma Recursal, Inclitos Julgadores.

DA SENTENA
A R. sentena de fl. 67 julgou extinto o pedido de restabelecimento do auxilio doena e julgou improcedente o pedido de aposentadoria por invalidez, in verbis:
(...) Ante o exposto, JULGO EXTINTO O PEDIDO de restabelecimento do auxlio-doena, sem resoluo do mrito, por falta de interesse de agir, com base do art. 267, VI, do CPC, e JULGO IMPROCEDENTE o pedido de converso do beneficio em aposentadoria por invalidez, extinguindo o feito com resoluo de mrito, nos termos do art. 269, I do CPC. Sem condenao em custas, com fundamento no art. 55 da Keu 9.099/95 c/c o art. 77 da Resoluo 30/2001 do TRF/2 Regio. (...) (g/n)

DO MERITO
O Autor trabalha na funo de Vigilante desde 15/03/76 at 11/05/2006. Com todos esses anos trabalhados o Autor adentrou com o pedido de aposentadoria junto ao rgo ora Ru, sendo este negado, sob a 87

alegao de no ter o Autor tempo de contribuio suficiente para fazer jus ao beneficio em questo. Mediante tal negativa, o Autor vem a este Honrado Juzo clamar por justia, na tentativa de levar uma vida digna, pois o que se v uma pessoa que j trabalhou tanto para sobreviver e criar sua famlia, quando deveria gozar do fruto do seu trabalho, no consegue, sendo obrigado a continuar a trabalhar mesmo sem poder . O Autor atualmente no recebe nenhum tipo de auxilio, nem to pouco renda, contudo sempre foi contribuinte da Previdncia Social, e agora que precisou no obteve xito seu pedido. Portanto s resta ao Autor suplicar pela misericrdia desta justia, para que esta possa ser feita com o rigor da Lei. Ocorre que mesmo que o Autor no tivesse atingido a quantidade de contribuio integral para o benefcio, o requerente faz jus aposentadoria especial, pois laborou em atividade de risco sua integridade fsica, visto ter exercido por cerca de 24 anos e 4 meses a funo de vigilante. Conforme a simulao de contagem de tempo, feito pelo prprio Instituto Ru, o Autor esta com 24 (vinte e quatro) anos 06 (seis) meses e 17 (dezessete) dias de contribuio, at os dias atuais. As funes exercidas pelo Autor, nas empresas foram de vigilante, conforme documentos que seguem em anexo. Todos estas atividades foram realizadas em atividade especial conforme laudos tcnicos anexos, no podendo ser considerada comum, e sim dever ser entendida com atividade especial, conforme a prpria legislao pertinente que regulava a matria poca do exerccio pela Autora. Diante deste dado, observa-se que o Autor conta com todos os requisitos preenchidos para quando do pedido administrativo, de sua Aposentadoria Especial. Sobre o instituto da Aposentadoria Especial a legislao a trata da seguinte forma:
Art. 57 A aposentadoria especial ser devida, uma vez cumprida a carncia exigida nesta lei,ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei. (Redao dada pela Lei n. 9.032 de 1995).

88

1 - A aposentadoria especial, observado o disposto no Art. 33 desta lei, consistir numa renda mensal equivalente a 100% (cem por cento) do salrio-de-benefcio. (Redao dada pela Lei n. 9.032 de 28.4.95) 2 - A data de incio do beneficio ser fixada da mesma forma que a da aposentadoria por idade, conforme o disposto no Art. 49. 3 - A concesso da aposentadoria especial depender de comprovao pelo segurado, perante o Instituto Nacional do Seguro Social INSS, do tempo de trabalho permanente, no ocasional nem intermitente, em condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, durante o perodo mnimo fixado. (Redao dada pela Lei n. 9.032 de 1995). 4 - O segurado dever comprovar, alm do tempo de trabalho, exposio aos agentes nocivos qumicos, fsicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou integridade fsica, pelo perodo equivalente ao exigido para concesso do benefcio. (Redao dada pela Lei n. 9.032 de 1995). 5 - O tempo de trabalho exercido sob condies especiais que sejam ou venham a ser consideradas prejudiciais a sade ou integridade fsica ser somado, aps a respectiva converso ao tempo de trabalho exercido em atividade comum, segundo critrios estabelecidos pelo Ministrio da Previdncia e Assistncia Social, para efeito de concesso de qualquer beneficio. (Pargrafo acrescentado pela Lei n 9.032 de 28.4.95). 6 - O benefcio previsto neste artigo ser financiado com os recursos provenientes da contribuio de que trata o inciso II do Art. 22 da Lei n. 8.212 de 24 de julho de 1991, cujas alquotas sero acrescidas de doze, nove ou seis pontos percentuais, conforme a concesso de aposentadoria especial aps quinze, vinte ou vinte e cinco anos de contribuio, respectivamente. (Redao dada pela Lei n. 9.732, de 11.12.98). 7 - O acrscimo de que trata o pargrafo anterior incide exclusivamente sobre a remunerao do segurado sujeito s condies especiais referidas no caput. (Pargrafo acrescentado pela Lei n. 9.732 de 11.12.98) 8 - Aplica-se o disposto no Art. 46 ao segurado aposentado nos termos deste artigo que continuar no exerccio de atividade ou operao que o sujeite aos agentes nocivos constantes da relao referida no Art. 58 da Lei. (Pargrafo acrescentado pela Lei n. 9.732 de 11.12.98)

89

Art. 58 A relao dos agentes nocivos qumicos, fsicos e biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou a integridade fsica considerados para fins de concesso da aposentadoria especial de que trata o artigo anterior ser definida pelo Poder Executivo. (Redao dada pela Lei n. 9.528 de 10.12.97) 1 - A comprovao da efetiva exposio do segurado aos agentes nocivos ser feita mediante formulrio, na forma estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social-INSS, emitido pela empresa ou seu preposto, com base em laudo tcnico de condies ambientais do trabalho expedido por mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho nos termos da legislao trabalhista. (Redao dada pela Lei n. 9.732 de 11.12.98) 2 - Do laudo tcnico referido no pargrafo anterior devero constar informao sobre a existncia de tecnologia de proteo coletiva ou individual que diminua a intensidade do agente agressivo a limites de tolerncia e recomendao sobre a sua adoo pelo estabelecimento respectivo. (Redao dada pela Lei n. 9.732 de 11.12.98) 3 - A empresa que no mantiver laudo mdico atualizado com referencia aos agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho de seus trabalhadores ou que emitir documento de comprovao de efetiva exposio em desacordo com o respectivo laudo estar sujeita penalidade prevista no Art. 133 pela Lei. (Pargrafo acrescentado pela Lei n. 9.528 de 10.12.97) 4 - A empresa dever elaborar e manter atualizado perfil profissiogrfico abrangendo as atividades desenvolvidas pelo trabalhador e fornecer a este, quando da resciso do contrato de trabalho, copia autentica desse documento. (Pargrafo acrescentado pela Lei n. 9.528 de 10.12.97)

Vejamos entendimento da jurisprudncia:


PREVIDENCIRIO. APOSENTADORIA ESPECIAL EXPOSIO A RUDO - NECESSIDADE DE LAUDO PERICIAL. 1. Aquilatando-se os requisitos necessrios fruio de aposentadoria especial, na forma do art. 57 da Lei 8.213/91, certo afirmar-se que a efetiva demonstrao do segurado s condies laborativas adversas, mediante laudo pericial, somente passou a ser imprescindvel em relao ao tempo de servio posterior a 28.04.95, de forma geral, dado o advento da Lei n. 9.032; bastando, para o perodo pretrito, que a atividade se subsuma ao rol previsto nos Decretos n. 5.831/64 e 83.080/79. 2.

90

Todavia, cuidando-se de exposio a rudo, impende considerar que a comprovao de referido agente sempre foi exigida, mesmo em alias, consta do item 12.6 da Ordem de Servio INSS/DSS n. 564, de 9 de maio de 1997. 3. Remessa necessria provida. (TRF2 R. REO-AC 99.02.17539-2 6 T. Rel Des Fed. Maria Helena Cisne DJU 16.02.2005).

Da deciso acima podemos destacar que anteriormente a vigncia da lei 9032/95, no era necessrio que houvesse a efetiva exposio a agentes de forma no ocasional e nem intermitente, uma vez que o reconhecimento ao beneficio poderia se dar atravs de presuno, uma vez que existia uma lista que enquadrava as categorias que possuam o direito ao citado beneficio da aposentadoria especial.

DOS PEDIDOS
Ante o exposto requer a Vossa Excelncia: h) Seja Citado o Recorrido no endereo indicado preambularmente para, querendo, atravs de seu representante legal, contestar as razes recursais; Seja ao final o presente recurso julgado TOTALMENTE PROCEDENTE, com a condenao do Recorrido, no pagamento da aposentadoria especial mensal ao Autor; Nestes termos, Pede deferimento. Cariacica/ES, 03 de fevereiro de 2010.

i)

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

91

RECURSO INOMINADO AMPARO SOCIAL LOAS EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DO 1 JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITORIA COMARCA DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO.

AUTOS n. 2008.50.50.003176-4

MARIA HELENA LIMA COELHO, j devidamente


qualificada nos autos supra mencionados, por seu advogado infra-assinado, qualificado no incluso mandato de instrumento procuratrio, vem presena de Vossa Excelncia, dentro do prazo legal, apresentar RECURSO INOMINADO em favor da Recorrente por discordar da r. sentena de fls. 142/143 proferida nos autos supra. Espera-se de Vossa Excelncia o acolhimento do presente e que o mesmo seja encaminhado Egrgia Turma Recursal de Vitria da Seo Judiciria do Estado do Esprito santo. Nesses Termos, Pede e Espera Deferimento. Cariacica/ES, 11 de maro de 2010.

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

92

EGRGIA TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS DE VITORIA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DO ESPRITO SANTO.

AUTOS n. 2008.50.50.003176-4 RECORRENTE: MARIA HELENA LIMA COELHO APELADO: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS

Colenda Turma Recursal Excelentssimo Senhor Juiz Relator

DO MRITO
A Recorrente no concorda com a respeitvel sentena do juiz a quo pelos motivos que se seguem: Que de fato a Recorrente encontra-se enferma, no tendo condies de exercer q 93

uaisquer atividades tanto leves quanto brutas, uma vez que a mesma portadora de deficincia visual em ambos os olhos, doena compatvel com CID H 17.9, conforme se prova o laudo pericial acostado aos autos de fls. 125/126, onde o perito apresenta esta a Recorrente incapacitada definitivamente. Na verdade a Recorrente no tem viso direito em nenhum dos dois olhos; A Recorrente vive s expensas de terceiros para sobreviver enquanto que o poder pblico que tem o dever de zelar e dar assistncia aos seus cidados, deixa-os entregues a prpria sorte. Ora, Ilustre Julgadores, o caso presente merece ser melhor analisado dentro dos princpios que regem a Lei 8.742/93 e a Lei 8.213/91, seno vejamos:
LOAS LEI 8.742/93 Artigo 12 Compete Unio: I responder pela concesso e manuteno dos benefcios de prestao continuada definido no artigo 203 da Constituio Federal. II apoiar tcnica e financeiramente os servios, os programas e os projetos de enfrentamento da pobreza em mbito regional ou local. III atender, em conjunto com os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, aes assistenciais de carter de emergncia. LOAS LEI 8.213/91 Artigo 2 A Assistncia Social tem por objetivos: I ............................................................................................ II ........................................................................................... III ........................................................................................

94

IV - ........................................................................................ Artigo 19 Compete ao rgo da Administrao Pblica Federal responsvel pela coordenao da Poltica Nacional de Assistncia Social.

Tambm, entende a Recorrente que o teto da renda familiar de um dos membros da famlia, no serve de embarao concesso do aludido amparo previdencirio, muito embora a Recorrente contar com menos de 65 (sessenta e cinco) anos, entende a mesma que faz jus ao aludido amparo at que possa vir recuperar de seu estado de sade. Nesse sentido, salvo melhor juzo, assim tem decidido sobre o assunto, com segurana e firmeza, os tribunais do nosso pas:
JESF 1 Turma Recursal SP Recurso Civil Proc. 2003.61840705870 Rel. Juza Mnica Autran Machado Nobre data da deciso 09/11/2004 PREVIDENCIRIO CONCESSO DE BENEFICIO ASSISTENCIAL REQUISITOS. A HIPOSSUFICIENCIA DEVE SER AVALIADA CASO A CASO, LEVANDO EM CONSIDERAO O CASO CONCRETO. (...)A assistncia social existe para amparar as pessoas dela necessitam e que no podem contribuir para a previdncia social, ou no conseguem mais contribuir, e que se encontram em situao de fragilidade e desvantagem ou excluso social em decorrncia de deficincia ou idade e que representam um gasto adicional famlia. comum, no caso de deficincia e idosos, inclusive, o abandono por parte da famlia ou os maus tratos, uma vez que idosos e deficientes representam gastos e cuidados que muitas pessoas no esto dispostas a dispor, sendo que muitos os consideram um peso. Tendo em vista os altos objetivos propostos pelo artigo 203 da Constituio Federal, a Lei n. 8.742/93 no foi emitida para tornar letra morta tais disposies constitucionais de carter democrtico to avanado. Assim considerando o dispositivo constitucional referido e as disposies da lei 8.742/93, concluiu-se que a forma mais adequada interpretao da disposio 1/4 de salrio mnimo pode, de fato, ser aplicado para a aferio imediata da hipossuficincia sem a aferio concreta dos gastos e a reais condies financeiras da famlia. Se no constatada a hipossuficincia, primeira vista, pela aplicao do dispositivo legal em comento, cabe a aferio da situao econmica concreta da famlia por meio de estudo scio econmico, ou o custo da sobrevivncia do grupo familiar levando em considerao fatores como gastos com medicamentos e o valor aquisitivo real, afim, a renda liquida

95

da famlia aps o atendimento das necessidades bsicas mnimas para a existncia da pessoa humana, constitucionalmente prevista (...)

Na residncia da Recorrente, a mesma tem como gastos: R$ 50,82 (cinquenta reais e oitenta e dois centavos) de conta de luz; R$ 86,48 (oitenta e seis reais e quarenta e oito centavos) de conta de gua; e de gasto com medicamentos mdicos no valor de R$ 205,12 (duzentos e cinco reais e doze centavos). Totalizando um gasto mensal em torno de R$ 342,42 (trezentos e quarenta e dois reais e quarenta e dois centavos), conforme documentos acostados aos autos. Dando prosseguimento, nesta esteira de raciocnio jurdicofilosfico, os nossos hermeneutas intrpretes maiores da legislao, confirmam com maestria o direito ao beneficio de amparo previdencirio queles que cuja renda familiar ultrapassem do salrio mnimo, seno vejamos:
1614087 JCF. 203 JCF. V PREVIDENCIRIO ASSISTENCIA SOCIAL BENEFICIO DA PRESTAO CONTINUADA REQUISITOS LEGAIS ART 203 DA CF ART. 20, PARGRAFO 3, DA LEI N. 8.742/93 I A assistncia social foi criada como intuito de beneficiar os miserveis, pessoas incapazes de sobreviver sem a ao da Previdncia. II O preceito contido no art. 20, pargrafo 3, da Lei n. 8.742/93 no o nico critrio vlido para comprovar a condio de miserabilidade preceituada no artigo 203, V, da Constituio Federal. A renda familiar per capita inferior a do salrio mnimo deve ser considerada como um limite mnimo, um quantum objetivamente considerado insuficiente insubsistncia do portador de deficincia e do idoso, o no impede que o julgador faa uso de outros que tenham o condo de comprovar a condio de miserabilidade da famlia do autor. Recurso no conhecido. (STJ RESP 314264 SP 5 T Rel. Min. Felix Fischer DJU 18/06/2001 p 00185)

Como se v, o caso presente merece uma melhor anlise do ponto de vista de interpretao exaustiva do texto jurdico, j que no direito cada caso um caso em suas particularidades do ponto de vista do direito subjetivo e objetivo. Ora, no caso em comento, percebe-se que a Recorrente no tem, para a mesma e nem num futuro prximo, condies de exercer quaisquer atividades, por leves que sejam, todavia, Excelncia, a Recorrente entende que o prprio ordenamento jurdico a beneficia e a favorece sob os princpios 96

contidos ao dever do bem comum e do social e nesta esteira de pensamento e filosofia, assim se posicionam a Constituio Federal e o Cdigo de Direito Civil:
Artigo 6 So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo materialidade e infncia, assistncia aos desamparados, na forma da Constituio. Artigo 5 Na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela de dirige e s exigncias do bem comum.

O direito a realizao da convivncia social e o Estado tem a obrigao de garantir essa convivncia sada e o ordenamento jurdico, quer sejam a relao entre particulares ou entre estes e o prprio Estado.

DOS PEDIDOS
Por estes motivos e as razes j expostas, a Recorrente entende que faz jus reforma da r. sentena que lhe fora desfavorvel, sob a mxima previdenciria in dbio pro segurado, pois ele no poderia ser prejudicado quanto ao direito a que faz jus. Entende a Recorrente que a r. sentena proferida pelo ilustre e Probo Magistrado merece ser revista ante tudo que fora exposta e nas razes de direito, dando oportunidade e garantia a pobre trabalhadora, submetendo-a a outros julgamento a que tem direito ante o seu estado de sade para que possa usufruir do aludido beneficio, esperando, portanto, que o Ilustre Relator e Membros da Colenda Turma Recursal, venham reformar a r. senena por entender que faz jus a este direito. Requer ainda iseno das custas recursais ante a declarao assinada pela Recorrente. Nesses Termos, Pede e Espera Deferimento. Cariacica/ES, 11 de maro de 2010.

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

97

AO RESCISRIA

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL VICEPRESIDENTE DO EGRGIO TRIBUNAL REGINAL FEDERAL DA 2 REGIO. MARILZA LOPES PAIVA, brasileira, viva, do lar,
portadora da CI n. 500.858/ES, inscrita no CPF sob o n. 658.835.947-00, residente Rua Onze, quadra 08, lote 30, n. 04, Bairro Areinha, Viana/ES, por seu advogado infra-assinado, Dr ADMAR JOS CORREA, devidamente qualificado no mandato de instrumento procuratrio, vem presena de Vossa Excelncia, propor a presente:

AO RESCISRIA
em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS , autarquia federal com sede nesta Cidade, Avenida Marechal M. Moraes, n. 1737, CEP 29.040-570, Bairro Bento Ferreira, Vitria/ES, o que faz com fundamento nos artigos 485 e seguintes do CPC, e artigo 8, inciso IV e XVII, do Regimento Interno do TRF da 4 Regio, requerendo se digne Vossa Excelncia, mandar distribu-la e process-la nos termos dos dispositivos regimentais. Na seqncia, a Autora expe as razes de fato e os fundamentos do pedido em ateno ao disposto nos artigos 488 e 282 do CPC.

INICIALMENTE
Inicialmente a Autora requer o beneficio da gratuidade da Justia, vez que no possui condies de arcar com as despesas processuais sem prejuzo de seu sustento e de sua famlia. REQUERENDO, assim, os benefcios da ASSISTENCIA JUDICIRIA estatudos na Lei 1.060/50.

DOS FATOS
A Autora tenta ter direito ao beneficio de penso por morte de seu falecido marido JOS PAIVA, falecido aos 13 de outubro de 2001, conforme assevera Certido de bito registrado no Cartrio Maria Amado, livro C-017 s fls. 260, termo sob o n. 002192 de registro de bito, anexa ao caderno processual. 98

A Autora adentrou com a ao previdenciria de penso por morte tombado sob o n. 2006.50.50.002454-4 que tramitou no 2 Juizado Especial Federal Cvel de Vitria Comarca da Capital do Estado do Esprito Santo. O acima referenciado processo teve sentena, onde foi julgado IMPROCEDENTE O PEDIDO nos termos do artigo 269, I, do Cdigo de Processo Civil, conforme sentena anexa.

DA SENTENA
A presente ao rescisria vem para tentar resolver o impasse criado por motivo de que, a Autora adentrou com o pedido de penso por morte, e vindo tal requerimento ser julgado improcedente, com resoluo nos termos do artigo 269, inciso I do Cdigo de Processo Civil, conforme assevera a sentena anexa. A penso por morte beneficio previdencirio, do qual somente pode ser titular um ou mais de seus dependentes, e nunca o prprio segurado, por razes bvias, este beneficio um dos principais fundamentos da existncia do direito previdencirio. Podemos observar Excelncia, que a real inteno do legislador ao lecionar que a penso por morte devido as pessoas dependentes do segurado aps a sua morte. Observa-se no caso sub examine que a Autora menor e de fato era dependente do genitor, atualmente falecido. Pois, trata-se de amparar as pessoas que possuam dependncia presumida ou no do segurado, a razo deste ser um dos principais benefcios previdencirios, reside no fato deste beneficio substituir a renda que este segurado levaria para casa, para manter o sustento de seus dependentes. Quando o falecido marido da Autora estava vivo sempre que precisava de algo o mesmo estava pronto para dar a mesma. Ocorre que aps o seu falecimento, alem da mesma esta sentindo a ausncia do marido, esta ainda tendo que passar por restries financeiras. claro que a penso por morte no vai suprir tal falta para a Autora, doravante tem a funo de amparar a Autora financeiramente. A presente penso por morte ter a funo de alimentos junto a Autora, uma vez que aps a perda de seu marido a mesma esta com dificuldades financeiras. E a r. sentena, a qual a presente ao rescisria esta requerendo a resciso da mesma, cometeu um equivoco ao alegar que a mesma no tinha direito a referida penso por causa da qualidade de segurado. 99

Podemos verificar que a inteno da penso por morte amparar os dependentes do segurado, uma vez que na falta do seu marido a mesma passa por necessidades financeiras, que se caso o mesmo vivo estivesse a Autora certamente no estaria passando. Por este motivo a Autora resolveu requerer a reviso da r. sentena com a presente ao rescisria. Vejamos o entendimento dos Tribunais Ptrios:
PREVIDENCIRIO. AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO ESPECIAL. PENSO POR MORTE. FILHO NO-INVLIDO. CESSAO DO BENEFCIO AOS 21 ANOS DE IDADE. PRORROGAO AT OS 24 ANOS POR SER ESTUDANTE UNIVERSITRIO. AUSNCIA DE PREVISO NA LEI 8.213/91. IMPOSSIBILIDADE. PRECEDENTES DO STJ. 1. A jurisprudncia do STJ j firmou o entendimento de que a penso por morte devida ao filho menor de 21 anos ou invlido, no sendo possvel, em face da ausncia de previso legal, a prorrogao do recebimento desse benefcio at os 24 anos, ainda que o beneficirio seja estudante universitrio. 2. Agravo Regimental desprovido. Acordo Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da QUINTA TURMA do Superior Tribunal de Justia, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas a seguir, por unanimidade, negar provimento ao Agravo Regimental. Os Srs. Ministros Jorge Mussi, Laurita Vaz e Arnaldo Esteves Lima votaram com o Sr. Ministro Relator. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Felix Fischer.

O artigo 102, da Lei n. 8213/91 e o artigo 240, do Decreto n. 611/92, assim dispem:
"Art. 102 - A perda da qualidade de segurado aps o preenchimento de todos os requisitos exigveis para a concesso de aposentadoria ou penso no importa em extino do direito a esses benefcios. Art. 240 - A perda da qualidade de segurado no implica a extino do direito aposentadoria ou penso, para cuja obteno tenham sido preenchidos todos os requisitos".

100

No regime da CONSOLIDAO DAS LEIS DA PREVIDNCIA SOCIAL atualmente, o artigo 26 - inciso I, da Lei n. 8213/91 DISPENSA A CARNCIA COMO REQUISITO PARA A CONSECUO DO BENEFCIO PREVIDENCIRIO, ou seja, PENSO POR MORTE. Interpretados sistematicamente os artigos 26 - inciso I c/c. artigo 102, ambos da mesma Lei, conclui-se que o art. 15, do Diploma Legal de Benefcios, no se aplica penso por morte. Somente assim que se poder dizer que houve uma exegese contextualizadora. Assim sendo, os pressupostos para a penso por morte so os seguintes: a) bito do segurado (que, para este fim, desde que comprovado o vnculo laboral ou mesmo a condio de segurado facultativo, sempre estar como integrado ao Regime Geral da Previdncia Social); b) declarao judicial de morte presumida do segurado; c) condio de dependncia do pretendente. Tais requisitos para a penso por morte, como de conhecimento geral e esto insertos no art. 74 da Lei n. 8213/91. No sentido da legislao peculiar, e somente assim poderia faz-lo (CF/1988 - art. 84 - inciso IV, parte final), o Regulamento de Benefcios em seu art. 240, deixou claro o assentado pelo art. 102 da Lei n. 8213/91. A penso por morte, como a prpria designao deixa entrever, tem um carter extremamente assistencialista, donde por isso mesmo, houve a excepcionalidade, para ela, do perodo de carncia (artigo26 - inciso I, da Lei n. 8213/91). Posicionamento oposto, com certeza, retiraria o cunho assistencial do dito benefcio igualando-o generalidade das prestaes do INSS. Logo, o carter de excepcionalidade da penso por morte recomenda uma hermenutica particular a ela, sob pena de estar acometendo-a a vala comum dos benefcios previdencirios. Essa condio digamos assim, de "social" da penso por morte que gerou a preocupao do legislador previdencirio, insculpindo a regra do art. 102, da lei de regncia. 101

E para arrematar, de bom alvitre deixar assentado que a penso por morte dirigida a pessoas que, em bastas vezes, esto beira da marginalizao social, j que foram vitimadas por um acontecimento infausto (falecimento de quem presumidamente sustentava o lar), e acompanhadas de uma numerosa prole, na generalidade das ocorrncias. Desta feita, tal benefcio dirigido a algum que dependente daquele que, em algum momento de sua vida, fora filiado ao Regime da Previdncia Social. E, ainda mais, a qualidade de segurado, como bvio, uma condio personalssima, e, em vista disso, como a sua falta poderia atingir outrem, que se encontra no plo de dependente? Como algum poderia ser penalizado por um no agir de outrem? J se pode transferir condies de infringncia a terceiros e estranhos relao de segurado?

DAS RAZES DETERMINANTES DESCONSTITUIO DA SENTENA

DA

A penso por morte o benefcio pago famlia do trabalhador quando ele morre. Para concesso de penso por morte, no h tempo mnimo de contribuio, mas necessrio que o bito tenha ocorrido enquanto o trabalhador tinha a qualidade de segurado. A penso por morte devida ao (s) dependente (s) do segurado, aposentado ou no, que falece. Perde o direito penso o (a) pensionista que falecer; o menor que se emancipar ou completar 21 anos de idade, salvo se invlido; ou o invlido, caso cesse a sua invalidez. O valor da penso por morte de 100% da aposentadoria que o segurado recebia ou teria direito a receber caso se aposentasse por invalidez e dividido em partes iguais entre os seus dependentes. A penso por morte devida ao (s) dependente (s) do segurado, aposentado ou no, que falece. Perde o direito penso o pensionista que falecer; o menor que se emancipar ou completar 21 anos de idade, salvo se invlido; ou o invlido, caso cesse a sua invalidez. O valor da penso por morte de 100% da aposentadoria que o segurado recebia ou teria direito a receber caso se aposentasse por invalidez e dividido em partes iguais entre os seus dependentes. O INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social, tratando da matria, veio regulamentar atravs da Instruo Normativa n 25 de 07.06.2000, os procedimentos com vista concesso de penso por morte ao companheiro ou companheira homossexual. O irmo ou o filho maior invlido far jus penso, desde que a invalidez concluda mediante exame mdico pericial seja anterior ou simultnea ao bito do segurado, e o requerente no tenha se emancipado at a data da invalidez. Havendo mais de um pensionista, a penso por morte ser 102

rateada entre todos, em partes iguais. A parte daquele cujo direito penso cessar ser revertida em favor dos demais dependentes. O filho maior de 21 anos se enquadra na condio de dependente de segurado da previdncia social, apenas se for invlido (art. 16, inciso i e 4, da lei 8213/91). "Dependncia econmica" significa no conseguir manter-se dignamente sem o auxlio do instituidor do benefcio. A simples queda do padro de vida no implica dependncia econmica para efeito de concesso de uma penso por morte. Se o bito ocorrer aps a perda da qualidade de segurado, os dependentes tero direito a penso desde que o trabalhador tenha cumprido, at o dia da morte, os requisitos para obteno de aposentadoria pela Previdncia Social ou que fique reconhecido o direito aposentadoria por invalidez, dentro do perodo de manuteno da qualidade do segurado, caso em que a incapacidade dever ser verificada por meio de parecer da percia mdica do INSS com base em atestados ou relatrios mdicos, exames complementares, pronturios ou documentos equivalentes. A concesso do benefcio de penso por morte depende da ocorrncia do evento morte, da demonstrao da qualidade de segurado do de cujus e da condio de dependente de quem objetiva a penso. A cota individual do benefcio deixa de ser paga: pela morte do pensionista; para o filho ou irmo que se emancipar, ainda que invlido, ou ao completar 21 anos de idade, salvo se invlido; quando acabar a invalidez (no caso de pensionista invlido). No ser considerada a emancipao decorrente de colao de grau cientfico em curso de ensino superior. A concesso da penso por morte regula-se pela lei vigente ao tempo do bito. Patente est a previso legal quanto idade limite de 21 anos para a concesso da penso por morte, sendo impossvel o elastecimento de tal benefcio, vez que o preceito expresso, apenas admitindo exceo em caso de invalidez do beneficirio, desde que adquirida antes do bito. Encontra-se pacificado na jurisprudncia de nossos Tribunais o entendimento de que o benefcio penso por morte extingue-se aps o beneficirio completar 21 (vinte e um) anos de idade, salvo se invlido, no sendo possvel a extenso do benefcio at os 24 (vinte e quatro) anos, ainda que o beneficirio seja estudante universitrio, conforme previso disposta no art.77, pargrafo. 2, inciso II, da Lei 8.213/91.

DA DOGMTICA

PENSO

POR

MORTE:

ANLISE

Conceito e fundamento A Constituio da Repblica, ao trazer disposies sobre o sistema previdencirio, prediz que a Previdncia Social ter carter contributivo 103

e, dentre os variados tipos de fatores aos quais oferece proteo, encontra-se o evento morte. Wladimir Novaes Martinez, ao dissertar sobre a natureza jurdica do benefcio, explica que a penso por morte existe para dar azo proteo social to garantida constitucionalmente, esclarecendo que:
"A penso por morte prestao dos dependentes necessitados de meios de subsistncia, substituidora dos seus salrios, de pagamento continuado, reeditvel e acumulvel com aposentadoria. Sua razo de ser ficar sem condies de existncia quem dependia do segurado. No deriva de contribuies aportadas, mas dessa situaode fato, admitida presuntivamente pela lei".

Enfim, a razo de ser do benefcio possibilitar que o dependente suprstite promova sua prpria existncia, visto que contava com um mantenedor e, aps o falecimento deste, viu-se em situao de excepcionalidade. Requisitos para a concesso do benefcio Pelo caput do art. 74 da Lei 8.213/91 se extraem os requisitos para que o dependente tenha direito ao recebimento da penso por morte, a saber: a existncia de beneficirios na condio de dependentes do falecido e a condio de segurado do de cujus. Uma vez conhecidos os requisitos para a percepo do benefcio, passa-se anlise de cada um deles e, aps, algumas ponderaes de ordem prtica que constantemente surgem no cotidiano forense. Dependncia econmica Para fazer jus ao benefcio no necessrio ser filiado Previdncia ou ser contribuinte: basta ser o dependente do falecido (4). Martinez leciona que
"A penso por morte tem como titulares, em primeiro lugar, os dependentes presumidos do segurado (a) cnjuges, companheiros e filhos e, secundria e concorrentemente, sem a admisso prvia da dependncia econmica, os pais e irmos ".

A dependncia, para fins previdencirios, pode ser presumida ou no. Nos casos em que for beneficirio "o cnjuge, a 104

companheira, o companheiro e o filho no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 anos ou invlido" (art. 16, inciso I, da Lei 8.213/91) presume-se a dependncia, porfora de expressa disposio constante no 4 do mesmo artigo. Nos demais casos, deve-se fazer prova da dependncia por meio de no mnimo trs dos documentos indicados no art. 22, 3, do Decreto 3.048/99. Havendo falta ou insuficincia de prova documental, pode-se utilizar o expediente de justificao administrativa (ou at mesmo judicial (7)), previsto no art. 142 e seguintes do referido decreto. Exceo regra conceder penso por morte mesmo condio de segurado geral: possibilidade de se havendo perda da

Como demonstrado, para o dependente fazer jus penso por morte realmente necessrio que o falecido fosse segurado poca da morte, sem o qual no gerar direito ao benefcio. Exceo a essa regra apenas se observa no art. 102, 2, da Lei 8.213/91, acrescentado pela MP 1.523/97, que fora reeditada at sua converso na Lei 9.528/97. Verifica-se que em 1997 a matria em exame foi disciplinada pelo mencionado 2, do art. 102, afastando-se, expressamente, a concesso de penso por morte aos dependentes de segurado que falecer aps a perda desta qualidade, salvo se poca do bito se encontrassem preenchidos os requisitos para obteno de aposentadoria, qualquer que seja. Ressalte-se que o art. 102, ao estabelecer que a perda da qualidade de segurado para a concesso de aposentadoria no importa em extino do direito ao benefcio, condiciona sua aplicao ao preenchimento de todos os requisitos exigidos em lei para a sua concesso anteriormente a essaperda. O texto legal assim dispe:
"Art. 102. A perda da qualidade de segurado importa em caducidade dos direitos inerentes a essa qualidade. 1 A perda da qualidade de segurado no prejudica o direito aposentadoria para cuja concesso tenham sido preenchidos todos os requisitos, segundo a legislao em vigor poca em que estes requisitos foram atendidos. 2 No ser concedida penso por morte aos dependentes do segurado que falecer aps a perda desta qualidade, nos termos do art. 15 desta Lei, salvo se preenchidos os requisitos para obteno da aposentadoria na forma do pargrafo anterior".

aposentado

Contudo, no se provando que o falecido poderia ter sido (antes de ter perdido a qualidade de segurado), 105

seja por tempo decontribuio, por idade, etc, no h que se falar em direito ao benefcio. Neste sentido que a pacfica jurisprudncia do STJ se posiciona:
"Penso por morte. De cujus. Segurado. Perda da qualidade. devida a penso aos dependentes do segurado de cujus, independente de ele ter perdido a qualidade de segurado, necessrio, porm, que os requisitos legais para a obteno da aposentadoria tenham sido preenchidos, conforme exegese do art. 102 da Lei 8.213/1991 tanto como aps a alterao dada pela Lei 9.528/1997. No obstante, na hiptese, o de cujus no obtivera a aposentadoria por faltarem os requisitos legais, porquanto, data do bito, no atingira a idade legal nem trabalhara 15, 20 ou 25 anos em atividades perigosas, penosas ou insalubres, que sequer lhe conferisse o direito de aposentar por idade, tempo de servio ou aposentadoria especial. Outrossim, descabe tambm a aposentadoria por invalidez por no ter sido alegada nos autos. Sendo assim, o dependente do de cujus no tem direito penso por morte. Embargos rejeitados. Precedentes citados: EDcl no REsp 314.402-PR, DJ 2/9/2002, e AgRg no REsp 543.853-SP, DJ 21/6/2004. EREsp 524.006-MG, Rel. Min. Laurita Vaz, julgados em 9/3/2005 (13)".

Precedente do STJ tem permitido conceder penso por morte mesmo quando ausente a qualidade de segurado: trata-se da deciso tomada no Recurso Especial 263.005/RS (14), acrdo paradigma para muitos que pleiteiam o benefcio quando inexiste condio de segurado. Entretanto, uma anlise mais acurada de tal julgamento levar certeza de que, naquele caso, o segurado instituidor j tinha preenchido os requisitos para a concesso de aposentadoria. Confira-se trecho do voto-condutor, proferido pelo Ministro Jorge Scartezzini:
"Tendo o ex-segurado vertido acima de 60 contribuies previdencirias, j fazia jus concesso do benefcio de aposentadoria. Se no implementou o requisito da idade, foi pelo fato de ter falecido com apenas 28 anos. Tal ocorrncia, porm, no pode ser fato impeditivo a sua viva em receber o benefcio de penso por morte, pois conforme a legislao previdenciria, a concesso do mencionado benefcio independe de carncia (15)".

No caso julgado pelo STJ no REsp 263.005/RS, o instituidor tinha recolhido mais de 60 contribuies previdencirias, carncia suficiente naquele caso em especfico para obteno do benefcio, motivo pelo qual incidiu a exceo prevista em lei que autoriza a concesso do benefcio sem haver condio de segurado do falecido. 106

Aspectos particulares: segurado instituidor que poderia ter sido aposentado por invalidez Muitas vezes o segurado instituidor padece com alguma doena ou leso que o impede de trabalhar e, via de conseqncia, de contribuir. Nesses casos, no h que se falar em perda da qualidade de segurado, pois o falecido apenas parou de recolher contribuies nica e exclusivamente devido ao fato de sofrer com enfermidades incapacitantes, caso em que poderia se vivo fosse perceber algum benefcio por incapacidade. Neste sentido a jurisprudncia mostra-se clara e tranqila: "no perde a qualidade de segurado aquele que estava impossibilitado de trabalhar e decontribuir por motivo de doena incapacitante (16)". Por bvio, a enfermidade dever ter incio quando o de cujus ainda era segurado da Previdncia, sob pena de no incidir a regra do art. 102, 2, da Lei 8.213/91. Peculiaridades: segurado instituidor carncia para ser aposentado por idade que cumpriu a

A jurisprudncia tem entendido que se o falecimento do segurado instituidor ocorreu antes de ser atingida a idade mnima para a aposentadoria poridade, os dependentes no fazem jus ao benefcio de penso por morte, em caso de perda da condio de segurado, independentemente do nmero de contribuies recolhidas. Todavia, conforme brilhante lio do Desembargador Federal Srgio do Nascimento, do TRF da 3 Regio, necessrio se faz uma interpretao sistemtica e teleolgica da Lei 8.213/91 considerando-se a promulgao da Emenda Constitucional 20/98, que deu carter contributivo Previdncia Social. Assim, no mais se justifica a interpretao de que irrelevante a carncia cumprida por quem faleceu aps perder a qualidadede segurado sem alcanar a idade mnima para a aposentadoria por idade. Nessa seara, conclui o ilustre magistrado:
"Diante do exposto, com a edio da EC n 20/98, a ressalva efetuada no pargrafo 2, do art. 102, da Lei n 8.213/91, passou a abranger tambm aquele que poca do bito contava com a carncia mnima necessria para a obteno do benefcio de aposentadoria por idade, mas perdeu a qualidade de segurado e veio a falecer antes de completar a idade para obteno deste benefcio.

107

Entendimento em sentido contrrio subverte a lgica de um regime de previdncia de carter contributivo, pois, por exemplo, no teriam direito ao benefcio de penso por morte os dependentes do segurado que perdeu esta qualidade, mas recolheu anteriormente 29 anos e dez meses de contribuio e veio falecer com 64 anos e onze meses de idade; enquanto que teriam direito penso os dependentes de segurado que tambm perdeu esta qualidade, mas conta com 15 anos de contribuio e veio a falecer na data em que completou 65 anos. (...) Por derradeiro, revela-se importante destacar que o princpio da solidariedade na previdncia social no deve ser levado em considerao somente no plano de custeio, mas tambm no de benefcios, alm do que no seria racional e coerente que em um sistema previdencirio social a lei tenha levado em considerao apenas os casos de incapacidade presumida (evento idade), desprezando as situaes de incapacidade comprovada (evento invalidez e doena), bem como proteo famlia (evento morte) (17)".

Destarte, para fins de penso por morte, a exigncia do requisito idade no necessria para se comprovar o cumprimento dos requisitos implementao de aposentadoria por idade, bastando-se, para tanto, o cumprimento do perodo de carncia.

DOS PEDIDOS
Por tudo que foi exposto, fica evidente a necessidade da correo da sentena, sendo, portanto, imperioso que se d procedncia presente ao rescisria, nos termos abaixo. Pede e requer a Vossa Excelncia que: a) Inicialmente requer a gratuidade de justia para a Autora por ser pobre no sentido da lei; b) Receba a presente ao determinando o seu registro e autuao e demais diligencias legais; c) Seja a Autarquia Federal citado na pessoa de seu bastante procurador judicial, para que, querendo conteste a presente, sob pena de revelia; d) Seja a presente julgada totalmente procedente, condenando a Autarquia a concesso da penso por morte para a Autora, bem como, no pagamento das penses atrasadas, cujo valor dever ser acrescido de atualizao monetria e juros legais at a data do devido pagamento; 108

e) Deferir a produo de prova documental, que, se necessria, especificar no momento processual oportuno; f) Condenao da Autarquia no pagamento das custas processuais e honorrios advocatcios na base de 20% (vinte por cento). D-se o valor da causa de R$ 32.400,00 (trinta e dois mil e quatrocentos reais). Nestes termos, Pede deferimento. Cariacica/ES, 12 de janeiro de 2011.

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

109

REVISO DA URV EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITRIA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DO ESPRITO SANTO.
PRIORIDADE DE JURISDIO (IDADE 72 ANOS)

SEBASTIO CARLOS GOMES, brasileiro, casado,


portador da CI n. 1.203.647/ES, inscrito no CPF sob o n. 653.958.677-91, residente Localidade de Piapitangui, s/n., CEP 29.140-000, Centro, Cariacica/ES, por seu advogado infra-assinado, ADMAR JOSE CORREA, OAB/ES sob o n. 4.275, com escritrio Avenida Expedito Garcia, 179, sala 101, Campo Grande, Cariacica/ES, vem presena de Vossa Excelncia, para expor e requerer:

AO ORDINRIA REVISIONAL DE BENEFCIO PREVIDENCIRIO


em face do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), autarquia federal com sede nesta Cidade, na Avenida Marechal M. Moraes, 1737, Bento Ferreira, Vitria ES, Cep 29.040-570, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:

DA GRATUIDADE DA JUSTIA
Inicialmente a autora requer o beneficio da gratuidade da Justia, vez que no possui condies de arcar com as despesas processuais sem prejuzo de seu sustento e de sua famlia.

REQUERENDO, assim, os benefcios ASSISTENCIA JUDICIRIA estatudos na Lei 1.060/50. DOS FATOS

da

A autora titular do beneficio previdencirio de APOSENTADORIA (xxx) concedido em (xxx), sob n (xxx), doc. 02 anexo, percebendo atualmente o valor de R$ (xxx), conforme doc. 03 anexo. A presente demanda tem por objeto a reviso do valor inicial dos benefcios previdencirios concedidos pelo INSS no perodo de maro de 1994 a fevereiro de 1997, nos quais a Autarquia deixou de corrigir o salrio-de110

contribuio, da parte autora, do ms de fevereiro de 1994 pelo percentual integral de 39,67% (trinta e nove vrgula sessenta e sete por cento) relativo ao ndice IRSM. Em decorrncia da aplicao de somente 15,12% (quinze vrgula doze por cento), em detrimento da integralidade do referido ndice, na base de clculo dos ltimos 36 meses, os benefcios previdencirios, do citado perodo, tiveram, conseqentemente, um valor inicial ilegtimo e ilegalmente defasado. Procedendo desta forma, o INSS agiu em total desacordo com os artigos 201 e 202 da Constituio Federal de 1988. Portanto, no benefcio de prestao continuada, da Previdncia Social, concedidos entre maro/94 e fevereiro/97, faz-se essencial a reviso da renda mensal inicial, aplicando na correo monetria dos salriosde-contribuio integrantes do perodo bsico de clculo (PBC) o IRSM de fevereiro de 1994, no percentual de 39,67%, ante o disposto no art. 21, 1, da lei n 8.880/94. No caso em concreto, no houve a incidncia do IRSM do ms de fevereiro/94 (39,67%) sobre os salrios-de-contribuio que gerou a renda inicial do benfico de APOSENTADORIA POR (xxx) (NB n xxx , com DIB em 19/01/1995), o que causou diminuio do benefcio previdencirio de prestao continuada, como restar provado no decorrer do litgio e verificar-se a seguir:

DA APLICAO DO IRSM NA RENDA MENSAL INICIAL DO BENEFCIO


Carecedora de reviso, por este Douto Juzo, a questo de que o INSS ao proceder o clculo da renda mensal inicial (RMI) do benefcio, da parte autora, afrontou dispositivos constitucionais quando efetuou a correo dos 36 (trinta e seis) ltimos meses de salrios-de-contribuio, deixando de aplicar o ndice de correo monetria (IRSM, no percentual de 39,67%) sobre o ms de fevereiro/94 e demais meses anteriores que compem o perodo bsico de clculo (PBC), restando, por conseguinte, reduzido o salrio-debenefcio. Nessas circunstncias e por tais motivos, objetiva-se a aplicao do IRSM de 39,67% sobre o salrio-de-contribuio de fevereiro/94 e meses anteriores que integram o PBC, para recalcular da renda mensal inicial, com o recebimento das diferenas da decorrentes, corrigidas monetariamente, alm da incidncia dos juros legais. Determinava o artigo 201, 3, da CF/88, vigente poca da concesso, que todos os salrios-de-contribuio deveriam ser corrigidos 111

monetariamente. Enquanto que o artigo 202, caput da Carta Magna, determinava a correo ms a ms com o fim de preservar os valores reais. Em breve histrico e a ttulo de argumentao, necessrio se faz mencionar que para dar cumprimento aos comandos constitucionais citados foi editada a Lei n 8.213/91. Esta, ao dispor sobre a forma de atualizao dos salrios-de-contribuio, adotou originariamente como fator de correo o INPC, conforme artigo 31, in verbis:
Todos os salrios-de-contribuio computados no clculo do valor do benefcio sero reajustados, ms a ms, de acordo com a variao integral do ndice Nacional de Preos ao Consumidor (INPC), calculado pela Fundao Instituto Brasileiro de Estatstica (IBGE), referente ao perodo decorrido a partir da data de competncia do salrio-de-contribuio at o do ms do incio do benefcio, de modo a preservar os seus valores reais.

Posteriormente o INPC foi substitudo pelo ndice de Reajuste do salrio Mnimo IRSM (Lei n 8542/92, art. 9, 2) e, sucessivamente, pela variao da URV (Lei n 8.880/94, art. 21, 2), pelo ndice de Preos ao Consumidor , srie r IPC-r (Lei n 8.800/94, art. 21, 2), pelo INPC (MP n 1.053/95, art. 8, 3 e suas reedies). Deste modo, do exame das consecutivas alteraes legais ao j mencionado artigo 31, da Lei n 8.213/91, conclui-se ser legtima a pretenso dos segurados, uma vez que o ndice postulado encontra suporte na legislao de subordinao, consoante expressa o disposto no artigo 21, 1, da Lei 8.880/94, verbis:
Nos benefcios concedidos com base na Lei n 8.213/91, com data de incio a partir de 1 de maro de 1994, o salrio-decontribuio ser calculado nos termos do artigo 29 da referida Lei, tomando-se os salrios-de-contribuio expressos em URV. 1 - Para os fins do disposto neste artigo, os salrios-decontribuio referente s competncias anteriores a maro de 1994 sero corrigidas monetariamente at o ms de fevereiro de 1994, pelos ndices previstos no artigo 31 da Lei n 8.213/91, com as alteraes da Lei n 8.542/92, e convertidos em URV, pelo valor em cruzeiros reais do equivalente em URV no dia 28 de fevereiro de 1994.

Dos dispositivos constitucionais invocados, infere-se que todos os salrios-de-contribuio utilizados no clculo do valor da renda mensal inicial do benefcio previdencirio devem ser revisados. 112

O INSS no revisou como deveria o salrio-de-contribuio, da parte autora, relativo a fevereiro/94, tampouco, o fez com os anteriores que integraram o PBC, ao suprimir o percentual de 39,67% (inflao/IRSM fevereiro de 1994). Desta forma, os salrios-de-contribuio, base clculo do benefcio, no preservaram seus valores reais, restando violados os artigos 202, caput, da CF/88 e 31 da Lei n 8.213/91. de se ter presente que o artigo 21, 1, da Lei n 8880/94, impe que: Os salrios-de-contribuio referentes s competncias anteriores a maro de 1994 sero corrigidos monetariamente at o ms fevereiro de 1994, inclusive. Ademais, na medida em que o salrio-de-contribuio de fevereiro/94, para a converso de cruzeiros reais em URV, foi dividido pela URV do dia 28/02/94, que continha toda a inflao verificada no perodo compreendido entre o primeiro e o ltimo dia da competncia fevereiro/94, o fator de correo-atualizao daquele mesmo salrio-de-contribuio (02/94), antes da converso, tambm deveria ter sido includo a inflao, sob pena de expurgar, como fez o INSS, a recomposio devida. Ao se levar em considerao que o INSS/demandado no aplicou a inflao no ms de fevereiro/94, tem-se que restou prejudicado o salrio-de-contribuio deste mesmo ms, bem como, sobre todos os anteriores que integram o PBC, posto que no includa a inflao ocorrida naquele ms, a Autarquia feriu travou combate aos comandos contidos nos artigos 201, 3 e 202, caput da CF/88, alm de ofender o artigo 31 da Lei n 8.213/91. Desta feita, no restam dvidas de que o artigo 21, 1 da Lei n 8880/94, que determinou a correo de todos os salrios-de-contribuio anteriores maro/94, incluindo o IRSM de fevereiro/94, no percentual de 39,67%, deve incidir tambm nos salrios-de-contribuio anteriores componentes no PBC. Convm salientar que a aplicao da variao integral do IRSM (39,67%) no salrio-de-contribuio de fevereiro de 1994, referente a benefcios concedidos aps maro de 1994, j foi objeto de apreciao da Turma Recursal do JFRS quando do julgamento do Processo n 2002.71.04.000447-9, no qual restou assentado o entendimento de que na atualizao monetria dos salrios-de-contribuio integrantes do perodo bsico de clculo da renda mensal deve ser levado em considerao o IRSM de fevereiro de 1994 (39,67%). Tal matria, alis, encontra-se pacificada no mbito do Superior Tribunal de Justia, conforme os seguintes arestos:

113

PROCESSUAL E PREVIDENCIRIO. SALRIOS-DECONTRIBUIO. ATUALIZAO MONETRIA. IRSM 39,67% REFERENTE A FEVEREIRO DE 1994. OBREIRO. RECORRENTE. Aps o somatrio e a apurao da mdia (somente aps e no antes da apurao da mdia), seja observado o valor limite do salrio-de-benefcio, conforme estipulado pelo art. 29, 2. Na atualizao do salrio de contribuio para fins de clculo da renda mensal inicial do benefcio, deve-se levar em considerao o IRSM de fevereiro de 1994 (39,67%) antes da converso em URV, tomando-se esta pelo valor de Cr$ 637,64 de 28 de fevereiro de 1994 (5. do art. 20 da Lei 8.880/94) Recurso conhecido e provido.(REsp. 385623/SP, Rel. Ministro JOS ARNALDO DA FONSECA, DJU 06/05/2002). PREVIDENCIRIO. BENEFCIO CONCEDIDO APS MARO DE 1994. SALRIOS-DE-CONTRIBUIO. ATUALIZAO. INCLUSO DO IRSM DE FEVEREIRO DE 1994 (39,67%). LEGALIDADE. Na atualizao dos salrios-de-contribuio de benefcio concedido aps maro de 1994, deve ser includo o IRSM de fevereiro do mesmo ano, no percentual de 39,67%, antes da converso em URV, nos termos da Lei n. 8.880/94, art. 21, 1.. Precedentes. Recurso no conhecido.(REsp. 245.148/SC, Rel. Ministro EDSON VIDIGAL, DJU de 15.05.2000). Ratificando o acima transcrito, segundo entendimento recente da 3 Seo da Corte Superior, tratando-se de correo monetria de salrio-de-contribuio, para fins de apurao de renda mensal inicial, dever ser aplicado o IRSM integral do ms de fevereiro, da ordem de 39,67%, antes da converso em URV. Artigo 21, 1, da Lei n 8880/94. (STJ, RESp. n 286118/RS, 6 T., Rel. Min. Fernando Gonalves, DJU 12/02/01).

Como corolrio lgico do afirmado, a autarquia previdenciria jamais poderia ter ignorado, no clculo da renda mensal inicial dos salrios-debenefcio, o IRSM de fevereiro de 1994, uma vez que se trata da correo monetria a ser aplicada no perodo de um ms inteiro, o que, considerando a poca de inflao, representa, sem dvida, significante reduo no valor do benefcio em prejuzo dos seus segurados. Ao que se sabe, a norma jurdica supra citada de ordem pblica, de eficcia imediata e geral. Por esta razo impe-se a aplicao do IRSM de fevereiro de 1994, ndice oficial poca, na correo dos salrios-decontribuio utilizados para fins de elaborao de clculo da nova RMI dos benefcios concedidos pela autarquia previdenciria. 114

DO JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE


Em virtude da presente demanda versar, nica e exclusivamente, sobre matria de direito, cabe a este Douto Juzo julg-la de plano, a exemplo do que dispe o artigo 330, inciso I do CPC, verbis:
"Art. 330. O juiz conhecer diretamente do pedido, proferindo sentena: I - quando a questo de mrito for unicamente de direito, ou, sendo de direito e de fato, no houver necessidade de produzir prova em audincia.

No sentido de confirmar o dispositivo legal, acima transcrito, esclarece a jurisprudncia ptria:


"O julgamento antecipado da lide, quando a questo proposta exclusivamente de direito, no viola o princpio constitucional da ampla defesa e do contraditrio. (STF - 2 Turma. Ag. 137.180-4MA, rel. Min. Maurcio Correa, 05.06.95, DJU 15.09.95, p. 29.512.).

Destarte, requer-se o julgamento antecipado da lide em favor do beneficirio da Previdncia Social.

DA PRIORIDADE DE JURISDIO
A autora solicita a prioridade na tramitao deste processo, tendo em vista a sua idade, doc. 04 anexo. Conforme redao dada pela Lei 10.173, de 9 de janeiro de 2001, a qual altera a Lei n 5.869 de 11 de janeiro de 1973, acrescendo o artigo seguinte:
Art. 1.211-A - Os procedimentos judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos tero prioridade na tramitao de todos os atos e diligncias em qualquer instncia.

DOS PEDIDOS:
DIANTE DO EXPOSTO, requer-se a Vossa Excelncia: a) Inicialmente requer a gratuidade da justia ao Autor, por ser pobre no sentido da lei;

115

b)

A citao do demandado Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na pessoa de seu representante legal, no endereo acima mencionado, para contestar, querendo, os termos da presente ao, com as advertncias de praxe, inclusive quanto confisso da matria de fato em caso de revelia; Que seja o INSS condenado a recalcular a renda mensal inicial do benefcio previdencirio da parte autora, corrigindo todos os salrios-decontribuio anteriores a maro/94, inclusive fevereiro/94, que integram o PCB, com a aplicao da correo monetria integral, IRSM no percentual de 39,67%, bem como, aps a reviso, seja condenado a implantar a nova renda mensal inicial da mesma; Que o demandado seja condenado ao pagamento, em favor da parte autora, das parcelas vencidas e vincendas decorrentes da reviso, acrescidas de correo monetria a partir do vencimento de cada prestao e juros moratrios; A condenao do demandado ao pagamento das custas processuais, bem como, dos honorrios advocatcios, fixados a razo de 20% sobre o valor da condenao ou arbitrados na forma do artigo 20, 3, do C.P.C. Brasileiro; Que seja permitido a parte autora juntar toda e qualquer documentao que se fizer necessria ao bom andamento do feito durante a instruo; A concesso do benefcio da assistncia jurdica gratuita, nos termos da Lei 1060/50, haja vista que a parte autora pessoa pobre, isto sem condies financeiras suficientes que lhe permita suportar eventuais custas decorrentes do processo sem que isto lhe traga prejuzo ao prprio sustento; O julgamento antecipado da lide com a conseqente procedncia do pedido; A prioridade de tramitao aos procedimentos judiciais, tendo em vista que autora conta atualmente com 69 anos. Protesta e requer, desde j, a inverso do nus da prova, consoante a aplicao analgica do artigo 6, inciso VIII, do Cdigo de Defesa do Consumidor Lei n 8.078/90. Do contrrio, o que s se admite a ttulo de argumentao, protesta e requer, desde j, provar o alegado por todos os tipos de prova em direito admitidas: testemunhal, pericial e documental. 116

c)

d)

e)

f) g)

h) i) j)

k)

D-se causa, para fins fiscais, o valor de alada de R$ 740,00 (setecentos e quarenta reais). Nestes termos, Pede deferimento. Cariacica/ES, 12 de julho de 2010.

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4275

117

REVISO DA ORTN EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITORIA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO. SEBASTIO CARLOS GOMES, brasileiro, casado,
portador da CI n. 1.203.647/ES, inscrito no CPF sob o n. 653.958.677-91, residente Localidade de Piapitangui, s/n., CEP 29.140-000, Centro, Cariacica/ES, por seu advogado infra-assinado, ADMAR JOSE CORREA, OAB/ES sob o n. 4.275, com escritrio Avenida Expedito Garcia, 179, sala 101, Campo Grande, Cariacica/ES, vem presena de Vossa Excelncia, para expor e requerer:

AO PREVIDENCIRIA
em face do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), autarquia federal com sede nesta Cidade, na Avenida Marechal M. Moraes, 1737, Bento Ferreira, Vitria ES, Cep 29.040-570, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:

DA GRATUIDADE DA JUSTIA
Inicialmente a autora requer o beneficio da gratuidade da Justia, vez que no possui condies de arcar com as despesas processuais sem prejuzo de seu sustento e de sua famlia.

REQUERENDO, assim, os benefcios ASSISTENCIA JUDICIRIA estatudos na Lei 1.060/50. PRELIMINARMENTE

da

Primeiramente, requer a concesso das benesses da Assistncia Judiciria integral, por ser pobre na acepo jurdica do termo, no tendo condies de dispor de qualquer importncia, para recolher custas, despesas processuais e honorrios Advocatcios e demais gastos. Por segundo, a Preferncia Processual, por se tratar de pessoa maior de 60 (sessenta) anos, conforme Art. 1 da Lei n. 10.173/01 c/c art. 1 do Estatuto do Idoso, nos termos do estipulado nos artigos 69, 70, 71, e , deste ltimo dispositivo legal.

DA SINPSE FTICA
118

A autora beneficiria do instituto-Ru desde 24/11/1987, inscrita sob o benefcio n 0835 (doc. anexo). Ocorre, que a renda mensal inicial do seu benefcio, no foi calculada corretamente, tendo ela como base, os 36 (trinta e seis) ltimos salrios-de-contribuio. Tal fato, se deveu a no aplicabilidade do ndice da variao nominal da ORTN/OTN/BTN aos 24 (vinte e quatro) salrios-de-contribuio anteriores aos ltimos 12 (doze), como adiante ir ser demonstrado, e, por isso, se socorre do Judicirio para ver reparado o seu direito.

DOS ALICERCES
No clculo de sua renda mensal inicial esto includos os ltimos 36 salrios-de-contribuio, que serviram para mensurar o valor que a autora passaria a receber a ttulo de aposentadoria. Porm, no se pode olvidar, que tais salrios-de-contribuio perdem o seu valor real, em virtude da corroso inflacionria sempre presente em nosso pas. Deste modo, a Lei n 3.807, de 26 de agosto de 1960 que ordenava o regime da Previdncia, com as modificaes introduzidas pelo Decreto-lei n 66, de 21 de novembro de 1966, e novamente alterada pela Lei n 5.890 de 08 de junho de 1973, em seu artigo 3, 1 previa um reajuste dos salrios-de-contribuio, seno vejamos:
"Art. 3. O valor mensal dos benefcios de prestao continuada, inclusive os regidos por normas especiais, ser calculado tomando-se por base o salrio-de-benefcio: II - para as demais espcies de aposentadoria, 1/48 (um quarenta e oito avos) da soma dos salrios-de-contribuio imediatamente anteriores ao ms do afastamento da atividade, at o mximo de 48 (quarenta e oito) apurados em perodo no superior a 60 (sessenta) meses; III - ... 1 Nos casos dos itens II e III deste artigo, os salrios-decontribuio anteriores aos 12 (doze) ltimos meses sero previamente corrigidos de acordo com coeficientes de reajustamento, a serem periodicamente estabelecidos pela

119

Coordenao dos Servios Atuariais do Ministrio do Trabalho e Previdncia Social."

Entretanto, o instituto-Ru no utilizou os ndices corretos de atualizao aos salrios-de-contribuio, uma vez que seria aplicvel o disposto na Lei n 6.423/77, ou seja, o valor nominal da variao das Obrigaes Reajustveis do Tesouro Nacional (ORTN), conforme manda o artigo 1, in verbis:
"Art. 1. A correo, em virtude de disposio legal ou estipulao de negcio jurdico, de expresso monetria de obrigao pecuniria somente poder ter por base a variao nominal da Obrigao Reajustvel do Tesouro Nacional (ORTN)."

Referida lei ordinria, revogou o 1 do artigo 3 da Lei n 5.890/73, cujos critrios estabelecidos vm sufragados pela Smula n 07 do Tribunal Regional Federal da 3 Regio, que se pede vnia para traz-lo colao:
"SMULA N 07. Para a apurao da renda mensal inicial dos benefcios previdencirios concedidos antes da Constituio Federal de 1988, a correo dos 24 (vinte e quatro) salrios-decontribuio, anteriores aos ltimos 12 (doze), deve ser feita em conformidade com o que prev o artigo 1 da Lei 6.423/77."

A deciso desta Corte de Justia, vem ao encontro do que estabelece a Smula 02 do Tribunal Regional Federal da 4 Regio, no mesmo sentido. Desta forma, tratando-se de benefcio concedido entre a publicao da Lei n 6.423/77 e a promulgao da Carta Magna de 1988, a correo dos 24 (vinte e quatro) salrios-de-contribuio anteriores aos 12 (doze) ltimos com base na variao nominal da ORTN/OTN, tem amparo legal no disposto pelo artigo 1 da referida lei ordinria, no devendo incidir esse fator de atualizao monetria apenas aos benefcios de valor mnimo, a teor do que reza esse mesmo artigo 1, pargrafo 1, "b", cumulado com o artigo 1, pargrafo 1, da Lei n. 6.205/75. Tal forma de apurao da renda mensal inicial aplica-se s aposentadorias por idade, tempo de servio e especial, bem como ao abono de permanncia em servio, consoante decorre do artigo 21, incisos I e II, do Decreto n 89.312/84, enquadrando-se a autora neste rol. 120

Nossos tribunais tm entendido na mesma linha de raciocnio, seno vejamos:


"PREVIDENCIRIO. REVISO DE BENEFCIOS. RENDA MENSAL INICIAL. LEI N. 6.423/77. ARTIGO 202 DA C.F. EFICCIA TEMPORAL. I - devida a correo monetria dos vinte e quatro salrios-decontribuio precedentes aos doze ltimos pela variao da ORTN/OTN, nos termos do disposto no artigo 1. da Lei n. 6.423/77. II - A concesso do benefcio previdencirio constitui ato jurdico perfeito, regido pela legislao vigente poca de sua edio, em face do princpio da irretroatividade no se aplicando o artigo 202 da C.F (redao anterior Emenda Constitucional n. 20/98) s situaes de benefcios concedidos anteriormente sua vigncia. III - Recurso parcialmente provido." (Acrdo TRF n 300071332 - Fonte: DJU - Data: 02/04/2003 pgina 471 - Relator Juiz Peixoto Jnior - rgo Julgador: 2 Turma - Por unanimidade -Processo: 94.03.035114-4 - Apelao Cvel)

Na mesma medida clarificou o STJ, assim:


"PREVIDENCIRIO - RECURSO ESPECIAL - REVISO DE BENEFCIO CONCEDIDO ANTES DA CF/88 E NO PERODO COMPREENDIDO ENTRE A CF/88 E A EDIO DA LEI 8.213/91 - SALRIOS-DE-CONTRIBUIO - CORREO MONETRIA LEI 6.423/77 - ARTIGOS 31 E 144, DA LEI 8.213/91. Os benefcios concedidos no perodo compreendido entre a promulgao da Constituio Federal de 1988 e o advento da Lei 8.213/91, devem ser atualizados consoante os critrios definidos nos artigos 31 e 144, da Lei 8.213/91, que fixaram o INPC e sucedneos legais como ndices de correo dos salrios-decontribuio. - Precedentes. Na atualizao monetria dos salrios-de-contribuio, dos benefcios concedidos antes da promulgao da Constituio Federal, deve-se obedecer ao prescrito na Lei 6.423/77, que fixa o clculo da renda mensal inicial com base na mdia dos 24 (vinte e quatro) salrios-de-contribuio, anteriores aos 12 ltimos, corrigidos pela variao da ORTN/OTN." Recurso conhecido mas desprovido. Acrdo RESP 253823 / SP ; RECURSO ESPECIAL 2000/0031206-1 Fonte DJ DATA:19/02/2001 PG:00201 Relator Min. JORGE SCARTEZZINI).

Dessarte, est claro que o referido ndice foi expungido na correo dos salrios-de-contribuio, pelo instituto-Ru. 121

DOS REQUERIMENTOS
Pelo Joeirado, requer seja a Autarquia citada, na pessoa de seu representante judicial, no endereo declinado no prembulo para, querendo, apresentar a contestao que entender cabvel, devendo a demanda, ao final, ser julgada procedente, condenando-a, a corrigir os 24 (vinte e quatro) salrios-de-contribuio da autora, anteriores aos 12 (doze) ltimos, pela variao nominal da ORTN/OTN/BTN, fixando o novo valor do benefcio inicial da autora. Ademais, requer a condenao ao pagamento das diferenas ocorridas entre o novo valor do benefcio inicial, e o valor efetivamente pago at a sentena definitiva, atualizada e acrescido de juros at a data do pagamento, e ainda, aos honorrios advocatcios em 20%, do valor total da condenao. Requer, outrossim, a renncia do crdito excedente a 60 salrios mnimos, quando da atualizao, para que possa a autora optar pelo pagamento do saldo sem o precatrio, conforme reza o pargrafo 4 do artigo 17, da Lei 10259/01. Requer, por derradeiro, que lhe seja concedida a Assistncia Judiciria Gratuita diante de sua condio, e por fora da natureza da causa, que tem cunho alimentar (declarao de pobreza anexo). REQUER AINDA: A Preferncia Processual, por se tratar de pessoa maior de 60 (sessenta) anos, conforme Art. 1 da Lei n. 10.173/01 c/c art. 1 do Estatuto do Idoso, nos termos do estipulado nos artigos 69, 70, 71, e , deste ltimo dispositivo legal. Indica as provas pertinentes, sem excluso de qualquer. Atribui-se causa o valor de R$ 21.600,00 (vinte e um mil e seiscentos) reais. Nestes Termos, Pede e Espera Deferimento. Cariacica/ES, 12 de julho de 2010.

ADMAR JOS CORRA


122

OAB/ES 4275

123

REVISO DO BURACO VERDE EXCELENTSSIMO JUIZ DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITRIA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO. SEBASTIO CARLOS GOMES, brasileiro, casado,
portador da CI n. 1.203.647/ES, inscrito no CPF sob o n. 653.958.677-91, residente Localidade de Piapitangui, s/n., CEP 29.140-000, Centro, Cariacica/ES, por seu advogado infra-assinado, ADMAR JOSE CORREA, OAB/ES sob o n. 4.275, com escritrio Avenida Expedito Garcia, 179, sala 101, Campo Grande, Cariacica/ES, vem presena de Vossa Excelncia, para expor e requerer:

AO PREVIDENCIRIO DE REVISO DE BENEFCIO C/C COBRANA.


em face do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), autarquia federal com sede nesta Cidade, na Avenida Marechal M. Moraes, 1737, Bento Ferreira, Vitria ES, Cep 29.040-570, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:

DA GRATUIDADE DA JUSTIA
Inicialmente a autora requer o beneficio da gratuidade da Justia, vez que no possui condies de arcar com as despesas processuais sem prejuzo de seu sustento e de sua famlia. REQUERENDO, assim, os benefcios da ASSISTENCIA JUDICIRIA estatudos na Lei 1.060/50.

DOS FATOS
O Autor beneficirio da Autarquia Federal, conforme consta da documentao em anexo. Conforme se pode perceber pela anlise da memria de clculo do benefcio, a metodologia de clculo empregada pela Autarquia-R acabou por apurar mdia de salrio-de-benefcio inferior ao que deveria ter sido apurada, empregando a legislao em vigor poca. que o Instituto-Ru utilizou, j na atualizao de cada um dos salrios de contribuio, o limitador mximo, isso antes de apurar a mdia 124

que resulta no salrio de benefcio, contrariando as disposies legais e,por conseqncia, apurando uma RMI inferior que deveria ter sido apurada. Alm desse fato, o INSS deixou de efetuar, na competncia de ABRIL de 1994, o recalculo do benefcio do Autor, com base no que determina o artigo 26 da Lei 8.870/94. Desta forma, no restou outra alternativa seno a de propor a presente ao, visando a reviso do benefcio, bem como o pagamento das diferenas porventura apuradas quando dos clculos revisionais.

DO DIREITO
Desde que entrou em vigor, a Lei 8.213/91 j dispunha sobre a forma como deveria ser efetuado o clculo da Renda Mensal Inicial dos benefcios mantidos pelo INSS, considerando os salrios-de-contribuio integrantes do PBC, devidamente atualizados. A mdia dos salrios-de-contribuio, reajustados, todos, que resulta no salrio-de-benefcio, que seria objeto da aplicao do disposto no art. 29, 22, ou seja, seria limitado ao valor mximo do salrio-decontribuio, somente aps a apurao da mdia dos salrios-de-contribuio, vejamos:
Art. 29. (...) 2. O valor do salrio de benefcio no ser inferior ao de um salrio mnimo, nem superior ao do limite mximo do salrio de contribuio na data de incio do beneficio (grifamos e destacamos).

E tambm:
"Art 136 Ficam eliminados o menor e o maior valor-teto para clculo do salrio de benefcio" (grifos e destaques nossos).

Portanto, desconsidera-se a limitao quando do clculo do salrio de contribuio e se considera o limitador, quando da apurao da RMI, limitando o salrio de benefcio (art. 29, 2). O que no pode acontecer ser aplicado o limitador nas duas etapas, como ocorreu aqui. Muito embora esse seja o entendimento extrado da Lei1, a Autarquia-R adotou forma diversa de clculo, aplicando, em cada salrio de contribuio, o limite mximo de cada poca, gerando salrio de benefcio 125

aqum do valor correto, que tambm foi submetido ao "teto" na data de incio do benefcio. Essa leso foi observada pelo legislador, que editou norma a tratar do assunto, indicando a sistemtica de clculo a ser adotada, nos casos em que se verifica uma mdia dos salrios de contribuio, sem a limitao, maior do que a obtida quando do clculo da RMI. A Lei 8.870/94 assim dispe em seu artigo 26, vejamos:
"Art. 26. Os benefcios concedidos nos termos da Lei n 8.213, de julho de 1991, com data de incio entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 1993, cuja renda mensal inicial tenha sido calculada sobre salrio-de-benefcio inferior mdia dos 36 ltimos salriosde-contribuio em decorrncia do disposto no 2 do art. 29 da referida lei, sero revistos a partir da competncia abril de 1994, mediante a aplicao do percentual correspondente diferena entre a mdia mencionada neste artigo e o salrio-de-benefcio considerado para a concesso. Pargrafo nico. Os benefcios revistos nos termos do "caput" deste artigo no podero resultar superiores ao teto do salrio-decontribuio vigente na competncia de abril de 1994." (grifamos e destacamos).

Portanto, tomando-se como base para aplicao das normas previdencirias o sistema de contribuio e prestao, e aplicando-o de acordo com a interpretao sistemtica de todo o Plano de Custeio e Benefcios da Previdncia Social, a norma do artigo 136 da Lei 8.213/91 deve ser aplicada em conjunto com o disposto no artigo anterior da mesma Lei, o que nos remete inexistncia de teto limitador para a primeira operao, ou seja, para o clculo do salrio de contribuio, quando, ento, somam-se todos os salrios de contribuio. Da que a aplicao da limitao somente deve ocorrer aps todas as operaes matemticas necessrias apurao da renda mensal inicial. Tambm conforme Lei 8.870/94, o percentual da diferena entre a mdia de salrios de contribuio obtida e o teto do INSS deveria ser aplicada no primeiro reajustamento, respeitando-se o teto vigente poca. Tal dispositivo apontava que houve um erro da Autarquia no momento do clculo e que trazia perdas significativas. 126

Houve um desequilbrio entre prestao e custeio, tendo o segurado contribudo com determinados valores e no os ter recebido de volta na mesma proporcionalidade. Em sendo assim, o INSS incorporou desde a Lei 8.870/94, artigo 26, esta regra de proteo, e que hoje est esculpida no Decreto 3048/99 em seu artigo 35, 3:
3 Na hiptese de a mdia apurada na forma do art. 32 resultar superior ao limite mximo do salrio-de-contribuio vigente no ms de incio do benefcio, a diferena percentual entre esta mdia e o referido limite ser incorporada ao valor do benefcio juntamente com o primeiro reajuste do mesmo aps a concesso, observado que nenhum benefcio assim reajustado poder superar o limite mximo do salrio-de-contribuio vigente na competncia em que ocorrer o reajuste - destaquei.

A posio dominante hoje a de que o teto deve ser aplicado pela interpretao literal e restrita da lei, conforme o julgado abaixo:
Origem: STJ - SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA Classe: RESP - RECURSO ESPECIAL 432060 Processo: 200200499393 UF: SC rgo Julgador: SEXTA TURMA Data da deciso: 27/08/2002 Documento: STJ000468945 DJ DATA:19/12/2002 PGINA:490 HAMILTON CARVALHIDO RECURSO ESPECIAL. PREVIDENCIRIO. CLCULO DO SALRIO-DE-CONTRIBUIO. TETO-LIMITE. LEGALIDADE. ARTIGO 29, PARGRAFO 2, DA LEI 8.213/91. ARTIGO 26 DA LEI 8.870/94. INAPLICABILIDADE. 1. A norma inscrita no artigo 202 da Constituio da Repblica (redao anterior Emenda Constitucional n 20/98) constitui "(...) disposio dirigida ao legislador ordinrio, a quem cabe definir os critrios necessrios ao seu cumprimento - o que foi levado a efeito pelas Leis 8.212 e 8.213, ambas de 1991. Tem-se, portanto, que o benefcio deve ser calculado de acordo com a legislao previdenciria editada." (EDclAgRgAg 279.377/RJ, Relatora Ministra Ellen Gracie, in DJ 22/6/2001). 2. A lei previdenciria, dando cumprimento ao artigo 202, caput, da Constituio Federal, determinou que o valor de qualquer benefcio previdencirio de prestao continuada, exceo do salriofamlia e salrio-maternidade, ser calculado com base no salriode-benefcio, que consiste na mdia aritmtica dos ltimos trinta e seis salrios-de-contribuio, atualizados ms a ms, de acordo com a variao integral do INPC, sendo certo, ainda, que este no poder ser inferior a um salrio mnimo e nem superior ao do limite

127

mximo do salrio-de-contribuio na data do incio do benefcio (artigos 28, 29 e 31 da Lei n 8.213/91). 3. De acordo com a lei previdenciria, a mdia aritmtica dos ltimos 36 salrios-de-contribuio atualizados pelo INPC tem como produto o salrio-de-benefcio, que dever ser restringido pelo teto mximo previsto no pargrafo 2 do artigo 29 da Lei n 8.213/91, para s depois ser calculada a renda mensal inicial do benefcio previdencirio. 4. Inexiste incompatibilidade entre as regras dos artigos 136 e 29, pargrafo 2, da Lei 8.213/91, que visa, sim, preservar ntegro o valor da relao salrio-de-contribuio/salrio-de-benefcio, no havendo falar, pois, em eliminao dos respectivos tetos. Precedentes. 5. A norma insculpida no artigo 26 da Lei 8.870/94 s se aplica aos benefcios concedidos entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 1993. 6. O artigo 26 da Lei 8.870/94 no teve o condo de afastar os limites previstos no pargrafo 2 do artigo 29 da Lei 8.213/91, mas, sim, estabelecer como teto limitador dos benefcios concedidos no perodo de 5 de abril de 1991 a 31 de dezembro de 1993 o salriode-contribuio vigente na competncia de abril de 1994. Precedentes. 7. Impe-se o no conhecimento da insurgncia especial quanto violao do artigo 535 do Cdigo de Processo Civil, uma vez que o recorrente no demonstrou no que consistiu a alegada negativa de vigncia lei, ou, ainda, qual sua correta interpretao, como lhe cumpria fazer, a teor do disposto no artigo 541 do Cdigo de Processo Civil. Incidncia do enunciado n 284 da Smula do Supremo Tribunal Federal. 8. Recurso especial no conhecido. 19/12/2002

Como se v, era dever do Instituto-Ru revisar o benefcio do(a) Autor(a) com base no imperativo legal acima disposto, haja vista que calculou a RMI com valor inferior ao que tinha direito o segurado.

DOS PEDIDOS
Diante do exposto, REQUER de Vossa Excelncia o seguinte: a) A citao do INSS, na pessoa de seu representante legal para, querendo, apresentar defesa; b) Ao final, com ou sem contestao, seja julgada procedente a presente ao, condenando o INSS a efetuar a reviso do benefcio do(a) Autor(a), nos termos do artigo 26 da Lei 8.870/94, implantando nova renda mensal e, 128

em conseqncia, sendo apurada a nova RMI, pagar as diferenas vencidas apuradas, com juros e correo monetria, desconsideradas as parcelas prescritas; c) A concesso da gratuidade da Justia, nos termos da Lei 1.060/50; d) A produo de todas as provas admitidas em Direito, caso se faa necessrio, principalmente a prova documental, levando-se em conta, tambm, o disposto no artigo 11 da Lei 10.259/01. e) Requer sejam separadas as verbas honorrias no valor de 10% (dez por cento) sobre a quantia total, quando da expedio da requisio de pagamento. D a causa o valor de R$ 500,00(quinhentos reais). Nestes Termos, Pede Deferimento. Cariacica/ES, 20 de maio de 2010.

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

129

REVISO DO BURACO NEGRO EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITORIA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DO ESPRITO SANTO. SEBASTIO CARLOS GOMES, brasileiro, casado,
portador da CI n. 1.203.647/ES, inscrito no CPF sob o n. 653.958.677-91, residente Localidade de Piapitangui, s/n., CEP 29.140-000, Centro, Cariacica/ES, por seu advogado infra-assinado, ADMAR JOSE CORREA, OAB/ES sob o n. 4.275, com escritrio Avenida Expedito Garcia, 179, sala 101, Campo Grande, Cariacica/ES, vem presena de Vossa Excelncia, para expor e requerer:

AO PREVIDENCIRIO DE REVISO DE BENEFCIO C/C COBRANA.


em face do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), autarquia federal com sede nesta Cidade, na Avenida Marechal M. Moraes, 1737, Bento Ferreira, Vitria ES, Cep 29.040-570, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:

DA GRATUIDADE DA JUSTIA
Inicialmente a autora requer o beneficio da gratuidade da Justia, vez que no possui condies de arcar com as despesas processuais sem prejuzo de seu sustento e de sua famlia. REQUERENDO, assim, os benefcios da ASSISTENCIA JUDICIRIA estatudos na Lei 1.060/50.

DOS FATOS
A autora beneficiria do instituto-Ru desde 27/03/1990, inscrita sob o benefcio n 007799588-8 (doc. anexo). Ocorre, que a renda mensal inicial do seu benefcio, no foi calculada adequadamente, tendo ela como base, os 36 (trinta e seis) ltimos salrios de contribuio. Tal fato se deveu, em virtude da falta de uma legislao integrativa, que conferisse eficcia e viesse a complementar o artigo 202, redao anterior Emenda Constitucional n 20, da nossa Constituio Federal.

130

Esta antiga redao do artigo 202, rezava que os trinta e seis ltimos salrios-de-contribuio do segurado deveriam ser atualizados conforme critrios definidos em lei, porm, esta lei s veio a integrar o ordenamento jurdico em 1991, com o Plano de Benefcios. Portanto, no resta dvida de que ocorreu enorme perda para a autora, pois lhe foi excluda a sistemtica de atualizao monetria de seus salrios-de-contribuio, refletindo diretamente em sua renda inicial como adiante ir ser demonstrado, e, por isso, se socorre do Judicirio para ver reparado o seu direito.

DO DIREITO
No clculo de sua renda mensal inicial esto includos os ltimos 36 salrios-de-contribuio, que serviram para mensurar o valor que a autora passaria a receber a ttulo de aposentadoria. Porm, no se pode olvidar, que tais salrios-de-contribuio perdem o seu valor real, em virtude da corroso inflacionria sempre presente em nosso pas. Deste modo, havia previso de uma atualizao monetria dos salrios-de-contribuio atravs da Lei n 6.423 de 1977, pela aplicao da ORTN/OTN. Porm, esta legislao ordinria restou revogada com a promulgao da Constituio Federal de 1988, que em seu artigo 202 assegurava o clculo da aposentadoria "sobre a mdia dos trinta e seis ltimos salrios-de-contribuio, corrigidos monetariamente, ms a ms, nos termos da lei". Ocorre que, a expresso "nos termos da lei", clama evidentemente, por uma complementao legislativa, pois o artigo em si prprio no auto-aplicvel. Esse entendimento foi firmado em deciso plenria pelo Supremo Tribunal Federal, no sentido da no auto-aplicabilidade do artigo 202 da Carta Magna, "por necessitar de integrao legislativa, para complementar e conferir eficcia ao direito nele inserto". (RE n 193.456-5/RS, DJU de 07.11.97). Desta forma, a complementao legislativa somente ocorreu com a edio da Lei 8.231 de 1991, em seu artigo 29 e 31 que passamos a reproduzir: 131

Art.29. O salrio-de-benefcio consiste na mdia aritmtica simples de todos os ltimos salrios-de-contribuio dos meses imediatamente anteriores ao do afastamento da atividade ou da data da entrada do requerimento, at o mximo de 36 (trinta e seis), apurados em perodo no superior a 48 (quarenta e oito) meses. (g.n.) Art.31. Todos os salrios-de-contribuio computados no clculo do valor do benefcio sero ajustados, ms a ms, de acordo com a variao integral do ndice Nacional de Preos ao Consumidor (INPC), calculado pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), referente ao perodo decorrido a partir da data de competncia do salrio-de-contribuio at a do incio do benefcio, de modo a preservar os seus valores reais. (g.n)

Sendo assim, percebe-se claramente que muitos segurados do instituto-Ru, ou seja, aqueles que tiveram a concesso de seu benefcio entre 05 de outubro de 1988 e 04 de abril de 1991, no obtiveram o mesmo tratamento referente a atualizao de seus salrios-de-contribuio, que os segurados compreendidos em perodo diverso a este, que possuam uma previso contida em lei para tal correo. Denota-se ento, que a expresso "Buraco Negro" dada ao perodo mencionado, realmente se justifica, pois foi um lapso de tempo em que o legislador quedou-se inerte em complementar uma lei que exigia tal atitude. Constatada a imperfeio contida no artigo 202, redao anterior Emenda Constitucional n 20 de 1998, da nossa Constituio Federal, o legislador ento, conferiu eficcia a este artigo, com a edio da Lei 8.213/91, sendo que preocupou-se em sanar o dano, inserindo o artigo 144 conforme descrevemos:
Art.144. At 1 de junho de 1992, todos os benefcios de prestao continuada concedidos pela Previdncia Social, entre 5 de outubro de 1988 e 5 de abril de 1991, devem ter sua renda mensal inicial recalculada e reajustada, de acordo com as regras estabelecidas nesta lei. Pargrafo nico. A renda mensal recalculada de acordo com o disposto no caput deste artigo, substituir para todos os efeitos a que prevalecia at ento, no sendo devido, entretanto, o pagamento de quaisquer diferenas decorrentes da aplicao deste artigo referentes s competncias de outubro de 1988 a maio de 1992. (g.n.)

132

V-se em suma, que a perda sentida pela autora grande, e muitas decises tm sido emanadas de nossos tribunais no sentido favorvel ao reclculo de todos os segurados, e portanto, pede-se venia para transcrevlos:
Origem: TRIBUNAL - SEGUNDA REGIO Classe: EIAC EMBARGOS INFRINGENTES NA APELAO CIVEL 108423 Processo: 96.02.16234-1 UF: RJ Orgo Julgador: PRIMEIRA SEO Data da Deciso: 10/04/2003 Documento: TRF200092452 Fonte DJU DATA:06/05/2003 PGINA: 60 Relator JUIZA VERA LCIA LIMA Deciso Acordam os membros da Primeira Seo do Tribunal Regional Federal da 2a Regio, por unanimidade, dar provimento aos Embargos Infringentes, nos termos do voto da Relatora. Ementa PROCESSUAL CIVIL - PREVIDENCIRIO EMBARGOS INFRINGENTES REVISO DA RENDA MENSAL INICIAL EFEITOS FINANCEIROS - CONCESSO DO BENEFCIO ENTRE 05.10.88 E 05.04.91 - APLICAO DO ART. 144 DA LEI N 8.213/91 - Para as aposentadorias concedidas aps 5.10.88 e antes de 5.04.91, por fora do art. 144 e pargrafo nico da Lei n 8.213/91, os 36 ltimos salrios de contribuio utilizados para o clculo do benefcio devem ser corrigidos na forma estabelecida pelo art. 31 da mesma lei, mas os efeitos financeiros do reclculo s se fazem sentir a partir de junho de 1992. - Precedentes jurisprudenciais citados. - Aplicao do art. 144, da Lei n 8.213/91, ao benefcio do embargado, eis que o mesmo foi concedido em 17/10/89. - Embargos infringentes providos

Da mesma forma tem decidido o Superior Tribunal de Justia:


Acordo Origem: STJ - SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA Classe: RESP - RECURSO ESPECIAL - 465154 Processo: 200201171477 UF: SP rgo Julgador: QUINTA TURMA Data da deciso: 05/12/2002 Documento: STJ000469813 Fonte DJ DATA:03/02/2003 PGINA:363 Relator(a) JORGE SCARTEZZINI Deciso Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Srs. Ministros da QUINTA TURMA do Superior Tribunal de Justia em, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas a seguir, por unanimidade, conhecer do recurso e lhe dar provimento, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator com quem votaram os Srs. Ministros LAURITA VAZ, JOS ARNALDO DA FONSECA, FELIX FISCHER e GILSON DIPP. Ementa PREVIDENCIRIO REVISO DE BENEFCIO RECURSO ESPECIAL RENDA MENSAL INICIAL DE BENEFCIO CONCEDIDO ENTRE 05.10.88

133

E 05.04.91 APLICAO DO ARTIGO 144 E PARGRAFO NICO DA LEI 8.213/91 ART. 202 DA CF/88 VALOR TETO ARTIGOS 29, 2, 33 e 136, DA LEI 8.213/91. - Por deciso plenria, o STF firmou entendimento no sentido da no autoaplicabilidade do art. 202 da Carta Magna, "por necessitar de integrao legislativa, para complementar e conferir eficcia ao direito nele inserto" (RE n 193.456-5/RS, DJU de 07.11.97). Isto ocorreu com a edio da Lei 8.213/91. Aplicvel, portanto, a norma expressa no art. 144, pargrafo nico, do mencionado regramento previdencirio. - Por fora do disposto no caput e pargrafo nico do art. 144, da Lei 8.213/91, o reclculo da renda mensal inicial, com a correo dos 36 (trinta e seis) salrios-de-contribuio, no autoriza o pagamento de nenhuma diferena decorrente desta reviso, referente s competncias de outubro/88 a maio/92. Assim, somente so devidas as diferenas apuradas a partir de junho de 1992. (...) Precedentes. - As disposies contidas nos artigos 29, 2, 33 e 136, todos da Lei 8.213/91, no so incompatveis e visam a preservar o valor real dos benefcios. Precedentes. - Recurso conhecido e provido. 03/02/2003

Contudo, apesar de previsto em norma ordinria, e aps diversas decises dos tribunais favorveis, o reclculo do benefcio da Autora, compreendido no perodo citado, no foi incompreensivelmente, recalculado pelo instituto-Ru. No obstante, nossa Constituio Federal ainda prev, em seu artigo 201, 1 do inciso V, que ser vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos beneficirios do regime geral de previdncia social, ou seja, se aqueles que obtiveram o benefcio concedido antes da promulgao da Constituio e aps o advento da Lei 8213 de 1991 puderam ter seus salrios-de-contribuio reajustados monetariamente ms a ms, porque a Autora no faz jus a esta sistemtica, j que tambm segurada do instituto-Ru? indispensvel neste caso, aplicarmos o Princpio da Isonomia ou Igualdade, e dar aos iguais, igualmente. Dessarte, est claro que o ndice previsto no artigo 144 da Lei 8.213 de 1991 foi expungido na correo dos salrios-de-contribuio da Autora, pelo instituto-Ru, e deste modo clama por Justia.

DOS PEDIDOS
134

Diante de todo o exposto REQUER a Vossa Excelncia: a) Requer seja a Autarquia Federal citada, na pessoa de seu representante judicial, no endereo declinado no prembulo para, querendo, apresentar a contestao que entender cabvel, devendo a demanda, ao final, ser julgada procedente, condenando-a a corrigir os 36 (trinta e seis) salriosde-contribuio ltimos da Autora, pela aplicao do ndice Nacional de Preos ao Consumidor conforme prev os artigos 29, 31 e 144 da Lei 8.213 de 1991, fixando o novo valor do benefcio inicial da autora; Ademais, requer a condenao ao pagamento das diferenas ocorridas entre o novo valor do benefcio inicial, e o valor efetivamente pago at a sentena definitiva, atualizadas e acrescidas de juros at a data do pagamento, e ainda, aos honorrios advocatcios em 10%, do valor total da condenao; Requer, outrossim, a renncia do crdito excedente a 60 salrios mnimos, quando da atualizao, para que possa a autora optar pelo pagamento do saldo sem o precatrio, conforme reza o pargrafo 4 do artigo 17, da Lei 10259/01; Requer, por derradeiro, que lhe seja concedida a Assistncia Judiciria Gratuita diante de sua condio, e por fora da natureza da causa, que tem cunho alimentar (declarao de pobreza anexo). Indica as provas pertinentes, sem excluso de qualquer. D a causa o valor de R$ 500,00(quinhentos reais). Nestes Termos, Pede Deferimento. Cariacica/ES, 20 de maio de 2010.

b)

c)

d)

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4.275

135

REVISO PARA COLOCAR SALRIO FAMLIA EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE VITRIA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO. CARLOS ROBERTO MENDONA ASSIS , brasileiro,
solteiro, aposentado, portador da CI n. 1.182.050/ES, inscrito no CPF sob o n. 069.026.297-30, residente Rua Paulo Rodrigues, n. 26, CEP 29.152540,Bairro Tucum, Cariacica/ES, por seu advogado Dr ADMAR JOS CORRA, brasileiro, solteiro, advogado inscrito na OAB/ES sob o n 4275, com escritrio Avenida Expedito Garcia, 179, sala 101, Campo Grande, Caricica/ES, devidamente qualificado no incluso mandato de instrumento procuratorio, vem presena de Vossa Excelncia, para expor e requerer.

REVISO DE BENEFICIO PREVIDENCIRIO


em face do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), autarquia federal com sede nesta Cidade, na Av. Marechal M. Moraes, n. 1737, Bento Ferreira, Vitria, ES, CEP. 29.040-570, pelas seguintes razes de fato e direito a seguir:

PRELIMINARMENTE
Inicialmente a Autora vem requerer o benefcio da gratuidade da Justia, vez que no possui condies de arcar com as despesas processuais sem prejuzo de seu prprio sustento e de sua famlia, REQUERENDO, assim, os benefcios da ASSISTNCIA JUDICIRIA estatudo na Lei n. 1.060/50.

DOS FATOS
O Autor titular de benefcio previdencirio de aposentadoria por invalidez com beneficio sob o n. 526.642.632-9, conforme faz prova os documentos anexo, que se encontra se encontra parcialmente defasado, tendo em vista que o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS no implementou no clculo de atualizao monetria dos salrios-de-contribuio do Autor, o direito famlia a que faz jus. Convm declarar Excelncia, que o Autor afirma ter direito ao salrio mnimo uma vez que o mesmo tem os seguintes filhos: JHONATAN DE SOUZA ASSIS, nascido aos 03 de abril de 1994; AFONSO DE SOUZA ASSIS, nascido aos 27 de maro de 1996 136

DIEGO OLIVEIRA ASSIS, nascido aos 04 de 1997; DANIEL DE SOUZA ASSIS, nascido aos 30 de maio de 1998; DAIANE DE SOUZA ASSIS, nascida aos 12 de fevereiro de 2000; JOO PAULO DE SOUZA ASSIS, nascido aos 11 de janeiro de
2003; Conforme assevera os documentos anexos.

Data vnia Excelncia, observando a carta de concesso de beneficio do Autor, podemos observar que o mesmo percebe mensalmente uma renda de R$ 510,00 (quinhentos e dez reais), estando o mesmo percebendo a renda mnima. Conclui-se, portanto que o beneficio pleiteado pelo Autor servir para o mesmo como um auxilio manuteno de sua famlia, uma vez que o mesmo percebe baixa renda. Convm informar que o presente pleito tem carter alimentar, pois conforme podemos observar o Autor atualmente tem 37 (trinta e sete) anos, estando gozando de beneficio de aposentadoria por invalidez, levando em considerao seu problema de sade, que at a presente data no apresentou melhoras, e principalmente pelo motivo do mesmo ser genitor de 06 (seis) filhos menores, e todos em face de crescimento. Insta frisar que consta nos documentos acostados aos autos, certido de nascimento, declarao escolar e cpia do carto de vacinao dos menores. Responsabilizando-se, desde j, a comprovar perante a Autarquia Federal todas as vezes em que for necessria a declarao escolar dos menores. O Autor declara ainda que procurou a Autarquia Federal para requerer administrativamente o salrio famlia, para seus filhos menores. Recebendo posteriormente comunicao que tal requerimento foi negado sob a seguinte alegao, in verbis:
(...) 1. Comunicamos que em atendimento a vossa solicitao, efetuamos consulta em nosso sistema informatizado e detectamos que vosso beneficio de Aposentadoria por invalidez, NB supra, foi concedido por Ordem Judicial. 2- Considerando que o INSS no foi citado judicialmente para o pagamento de salrio famlia ao segurado neste benefcio, tal pagamento no devido no caso em tela. (...)

137

Conforme podemos observar, a Autarquia Federal informou ao Autor que apenas iria conceder o salrio famlia para seus filhos menores, perante uma intimao judicial, uma vez que seu beneficio de aposentadoria por invalidez fora concedido atravs de ordenamento judicial. Por este motivo o Autor se foi forado a ingressar com a presente ao revisional de beneficio para ver seu pedido de salrio famlia, acrescentado no beneficio de aposentadoria por invalidez.

DO DIREITO
O salrio-famlia, muito embora no tenha natureza substitutiva da remunerao do segurado (podendo, por isso mesmo, ter valor inferior ao salrio mnimo), tem carter nitidamente alimentar, evidenciado no auxlio manuteno da famlia do segurado de baixa renda. A despeito disso, no se incorpora, para qualquer efeito, ao salrio ou benefcio. Grassa polmica sobre ter o salrio-famlia natureza jurdica previdenciria ou trabalhista. Entendemos, apesar da denominao, pela natureza previdenciria, haja vista seu encargo econmico ser suportado pela Previdncia Social. Portanto, a natureza jurdica do salrio-famlia , no atual ordenamento jurdico, de benefcio previdencirio, embora atpico ou extravagante, j que, objetivando a proteo da famlia, foge funo essencial de proteo contra os riscos sociais, na sua concepo clssica, tal qual posta na Declarao Universal dos Direitos do Homem, de 1948. pago mensalmente, na proporo do respectivo nmero de filhos ou equiparados, aos segurados empregado (exceto o domstico) e trabalhador avulso e ao aposentado pelo RGPS. Outrossim, o aposentado somente faz jus se: permanece em atividade abrangida pela Previdncia, ou a ela retorna, na qualidade de empregado ou trabalhador avulso, ou aposentado na qualidade de empregado ou trabalhador avulso, contar com 65 anos ou mais de idade, se do sexo masculino, ou 60 anos ou mais, se do feminino , valendo o registro de que, em caso de aposentadoria por idade de trabalhador rural, essas idades-limites so reduzidas em cinco anos, para manter a coerncia do sistema. O art. 65 da LBPS taxativo, no admitindo interpretao extensiva, porque no tm direito ao salrio-famlia o empregado domstico, o contribuinte individual, o segurado facultativo e o segurado especial. Do mesmo modo, o pensionista no faz jus ao salrio-famlia, seja porque os dependentes somente tm direito penso e ao auxlio-recluso, seja porque o salriofamlia no se incorpora ao benefcio.

138

Os filhos ou equiparados ensejam o direito ao salrio-famlia somente at os 14 anos de idade ou se invlidos (art. 66, LBPS). Nos termos do art. 16, 2, LBPS, equiparam-se ao filho o enteado e o menor tutelado, desde que comprovada a dependncia econmica. O menor sob guarda judicial deixou de ser equiparado ao filho, para efeitos previdencirios, desde o advento da MP 1.523, convertida na Lei 9.528/97, que deu nova redao ao art. 16, 2, LBPS. Nessa toada, somente o segurado guardio com contrato de trabalho anterior a 13.10.96, data da vigncia da MP 1.523, bem assim o trabalhador avulso que, na mesma data, detinha essa condio, tm direito ao benefcio, ocorrendo j o direito adquirido. A invalidez do filho ou equiparado pode ser superveniente, ou seja, no precisa surgir necessariamente at os 14 anos de idade, cessada a cota do salrio-famlia quando o filho vlido completou 14 anos de idade, sua invalidez, ocorrida aos 23 anos, d novo ensejo ao benefcio. O salrio-famlia dispensa carncia, e, um nmero mnimo de contribuies, bastando apenas a comprovao da qualidade de segurado. O salrio-famlia tem data de incio do benefcio - DIB na data da apresentao empresa, ao rgo gestor de mo-de-obra, ao sindicato dos trabalhadores avulsos ou ao INSS da certido de nascimento do filho ou da documentao relativa ao equiparado ou invlido. [04] Isso porque a situao de estado em relao a esses dependentes, embora seja o evento que d causa concesso deste benefcio, serve apenas para verificao da legislao aplicvel: aplica-se a legislao vigente poca da sua ocorrncia. E a legislao vigente determina a DIB na data da prova mesma desta situao. O pagamento condicionado apresentao anual de atestado de vacinao obrigatria, at seis anos de idade, [05] e comprovao semestral de freqncia escola do filho ou equiparado, a partir dos 7 anos de idade (art. 67, LBPS, segunda parte, redao da Lei 9.876/99, cuja constitucionalidade j foi placitada pelo STF). [06] A ausncia dessa comprovao implica a suspenso da cota do benefcio referente quele dependente, at ser provada a vacinao ou a freqncia escolar no perodo, quando a cota ser reativada, com o pagamento dos atrasados relativos ao perodo suspenso. O salrio-famlia devido apenas ao segurado de baixa renda. Sua renda mensal inicial RMI determinada por cotas, na proporo dos dependentes suso mencionados, sem limite de cotas, 15 filhos ensejam 15 cotas de salrio-famlia. Entenda-se por baixa renda, para concesso de salrio-famlia, o segurado que no recebe salrio mensal superior a R$ 360,00, limite este corrigido pelos mesmos ndices aplicados aos benefcios do RGPS (art. 13, EC 20/98). A partir de maio de 2005, os valores da cota do salriofamlia so de R$ 21,27 para o segurado com remunerao mensal at R$ 139

414,78 e R$ 14,99 quando a remunerao for superior quele valor at R$ 623,44. O segurado que recebe acima de R$ 623,44 no tem direito ao benefcio, porquanto no considerado de baixa renda. Como o direito ao benefcio verificado mensalmente, ou seja, o direito tem como parmetro a remunerao do segurado na respectiva competncia, o limite em questo tem incidncia imediata, cessando os salrios-famlia que vinham sendo pagos aos segurados que no se enquadrem como de baixa renda, no havendo falar em direito adquirido. Se o segurado empregado trabalha em mais de uma empresa, ou seja, possui atividades concomitantes, tem direito cota do salrio-famlia em cada uma delas, desde que a soma das remuneraes no ultrapasse o limite de R$ 623,44. O pai e a me podem receber o salriofamlia, inclusive em razo dos mesmos dependentes, quando forem segurados empregados ou trabalhadores avulsos, desde que ambos sejam trabalhadores de baixa renda. Em caso de divrcio, separao judicial ou de fato dos pais, abandono legalmente caracterizado ou perda do poder familiar (antigo ptriopoder), o salrio-famlia pago diretamente quele que ficar com a guarda judicial do menor, inclusive terceira pessoa. O cancelamento do benefcio DCB d-se automaticamente: com a morte do filho ou equiparado, a contar do ms seguinte ao do bito; quando o filho ou equiparado completar 14 anos de idade, salvo se invlido, a contar do ms seguinte ao da data do aniversrio; pela recuperao da capacidade do filho ou equiparado invlido, a contar do ms seguinte ao da cessao da incapacidade; ou pelo desemprego do segurado. De se registrar a ilegitimidade desta ltima hiptese, j que contraria o art. 15, LBPS, que estende a manuteno da qualidade de segurado por no mnimo 12 meses aps a cessao das contribuies, devendo o salrio-famlia, que era pago pela empresa at a cessao do vnculo empregatcio, ser pago diretamente pelo INSS at a perda da qualidade de segurado, uma vez que, bom repetir, trata-se de benefcio previdencirio e no de benefcio trabalhista. Importante distinguir a responsabilidade pelo pagamento do benefcio. Os empregados recebem o salrio-famlia da empresa, pago juntamente com o salrio, de forma proporcional aos dias trabalhados no ms, no caso de admisso ou demisso, e de forma integral, no caso de afastamento do trabalho em virtude de doena. Quando o segurado empregado no recebe salrio mensal, o salrio-famlia pago pela empresa juntamente com o ltimo pagamento relativo ao ms. No caso da segurada empregada, ainda que esteja em gozo de salrio-maternidade, continua sendo responsabilidade da empresa o pagamento do salrio-famlia. J os avulsos recebem o salrio-famlia do INSS, que o paga diretamente ao segurado ou, mediante convnio, ao sindicato 140

ou rgo gestor de mo-de-obra, sempre de forma integral, independente do nmero de dias trabalhados no ms. Se o segurado estiver em gozo de auxliodoena, o benefcio pago diretamente pelo INSS, sempre de forma integral, valendo salientar que cabe empresa o pagamento do salrio-famlia correspondente ao ms de afastamento do trabalho e ao INSS aquele referente ao ms de cessao do auxlio-doena. Outrossim, a empresa, ao pagar o salrio-famlia, no suporta o nus econmico desse benefcio previdencirio, porque pode compensar esse pagamento quando do recolhimento das respectivas contribuies previdencirias sobre a folha de salrios (art. 68, caput, LBPS), devendo conservar durante 10 anos os comprovantes desses pagamentos e das certides correspondentes (art. 68, 1, LBPS). Isso porque o art. 45, Lei 8.212/91, estabelece um prazo decadencial de 10 anos para o INSS lanar as contribuies previdencirias, diverso do prazo dos demais tributos, que qinqenal.
FRIAS. COMPROVAO DE FRUIO. NUS DO EMPREGADOR. O gozo de frias um direito do empregado, conforme previso constitucional (artigo 7, inciso XVII) e artigo 129 da Consolidao das Leis do Trabalho, motivo pelo qual, o nus de comprovar a sua concesso e gozo do reclamado, (artigo 818 da CLT c/c artigo 333, II, do CPC). Se o reclamado no desincumbiu do nus de provar que o empregado usufruiu do merecido descanso, dever arcar com o pagamento, em dobro, das frias no gozadas. Recurso improvido. SALRIO FAMLIA. SMULA N. 254, DO TST. Para fazer jus ao benefcio previdencirio de 'salrio famlia', alm da apresentao da certido de nascimento do filho menor de 14 anos junto empresa, o art. 67 da Lei n 8.213/91 exige a comprovao de que a criana recebeu as vacinas anuais obrigatrias, bem como a prova de freqncia escolar (Smula n. 254, do TST). Assim, caberia ao Autor demonstrar que apresentou os respectivos documentos ao reclamado, nus do qual no se desincumbiu. Recurso provido. HORAS EXTRAS. REGISTRO DE JORNADA x RECIBOS DE PAGAMENTO. Mantm-se a deciso de primeiro grau que condenou o reclamado ao pagamento das horas extras laboradas pelo obreiro e seus reflexos, ante o cotejo dos registros de jornada, nos quais demonstra labor em jornada extraordinrio, em confronto com os recibos de pagamento colacionados aos autos. Recurso improvido. MULTA DO ART. 477 DA CLT. VALOR EM DOBRO. NEGOCIAO COLETIVA. PREVALNCIA. O princpio da autonomia da vontade que preside os acordos e convenes coletivas de trabalho, legitima que as partes estipulem livremente que a multa do art. 477, 8 da CLT, seja devida em dobro, quando verificada a mora no pagamento de verbas decorrentes da resciso do contrato de trabalho, sem que o

141

empregado tenha dado causa. Recurso improvido. MULTAS. LITIGNCIA DE M-F. EMBARGOS PROTELATRIOS. ATO ATENTATRIO AO EXERCCIO DA JURISDIO. CUMULAO DE PENALIDADES. INEXISTNCIA. Ao interpor os embargos de declarao, o embargante violou, ao mesmo tempo, trs regras impostas por lei: a primeira (art. 14, V, pargrafo nico, do CPC), a qual prev a incidncia de multa de at 20% para a hiptese de descumprimento dos provimentos judiciais ou de criar embarao ao exerccio da jurisdio (contempt of court); a segunda (artigo 17, VI do CPC), cujo mister consiste em punir aquele que litiga de m-f, dentro de um leque de previses contidas no artigo 17 do CPC; e a terceira (art. 538, pargrafo nico) a qual foi criada com intuito de impedir interposio de qualquer recurso protelatrio, aplicada em decorrncia da m-f, entendo que deva ser mantidas as multas aplicadas, no havendo que se falar em bis in idem ou cumulao de penalidades. Recurso improvido. (TRT23. RO 01179.2007.002.23.00-4. Publicado em: 27/06/08. 2 Turma. Relator: DESEMBARGADOR OSMAIR COUTO)

DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer a Vossa Excelncia: a) Inicialmente o Autor vem requerer o benefcio da gratuidade da Justia, vez que no possui condies de arcar com as despesas processuais sem prejuzo de seu prprio sustento e de sua famlia; b) A citao do Instituto Nacional do Seguro social INSS, bem como sua intimao para que, na apresentao da Contestao, junte aos autos o processo administrativo de concesso do benefcio; c) A condenao do INSS a revisar o clculo do salrio-de-benefcio do beneficio do mesmo, condenando a Autarquia a acrescentar o salrio famlia, com direito ao retroativo, contando com o DIB 22/01/2008; d) Condenao no pagamento das diferenas decorrentes reajustamento postulado, parcelas vencidas e no atingidas; do

e) Prope, desde j, todas as provas em Direito admitidas, notadamente exame pericial. D - se causa o valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais) Cariacica/ES, 26 de maio de 2010.

142

ADMAR JOS CORRA


OAB/ES 4275

143

Вам также может понравиться