Вы находитесь на странице: 1из 21

4 Simpsio de Segurana Alimentar sbCTA - RS

Alimento Industrializado Reduo de Sal, Acares e Gordura


Eliane Miyazaki
FOODSTAFF Assessoria de Alimentos Ltda. Maio/2012

1988 equipe multidisciplinar qualidade, credibilidade e confiana

Sal x Sdio
O sdio (Na) um metal alcalino, principal componente do sal de cozinha; O sdio pode ser encontrado em alimentos caseiros, produtos in natura e industrializados, inclusive, em doces; O sdio pode ser encontrado tambm em diferentes aditivos.

Principais fontes de sdio


Nos EUA, as principais fontes de sdio so: 5% - sal adicionado durante o preparo; 6% - sal adicionado durante o consumo; 12% - fontes naturais; 77% - produtos industrializados e processados.
FONTE: CARGIL, 2011

Principais fontes de sdio


Consumo acima da recomendao (>2.300 mg Na/dia) (POF/IBGE): 70% dos adolescentes; 88,7% dos homens adultos; 69,7% das mulheres adultas. No Brasil, a principal fonte de sdio o sal adicionado durante o preparo ou o consumo (sal de mesa)

Principais fontes de sdio


Compare: Requeijo - 36% de sdio Arroz cozido - 23% de sdio
FONTE: FISBERG, 2011

Qual a poro de requeijo consumida pela populao? Qual a poro de arroz consumida pela populao?

Aes para reduo do sdio


Qualquer ao/regulamentao depende:
Dados nacionais; Perfil nutricional da populao; Posicionamento de especialistas

No possvel internalizar legislaes de outros pases.

Aes para reduo do sdio


Resoluo CNS / MS 408, 11/dez/2008 Frum da OMS sobre Reduo da Ingesto de Sal em Populaes Fundo Mundial para Pesquisa em Cncer (Relatrio Alimentos, Nutrio e Preveno do Cncer) recomenda a manuteno do peso saudvel, a limitao do consumo de bebidas aucaradas e de alimentos processados com sal e a reeducao nutricional da populao, como formas importantes de proteo contra o cncer

Aes para reduo do sdio


OPAS Eliminar as Gorduras Trans nas Amricas, que prope entre outras medidas a limitao de at 5% de gordura trans nos alimentos processados, a declarao de contedo de gorduras trans nos fast foods e a limitao da venda de alimentos contendo gorduras trans nas escolas.

Cooperao com a Associao Brasileira das Indstrias de Alimentao (Abia):

Acordo com a Associao Brasileira das Indstrias de Alimentao (Abia):

Monitoramento do perfil nutricional de alimentos processados pela Anvisa (2010)

Proposta de sistema de monitoramento da reduo do consumo de sal no Brasil

Proposta de sistema de monitoramento da reduo do consumo de sal no Brasil

Regulamentao da reduo de sdio


Cronograma do acordo: 2011 Estabelecimento das metas para as diferentes categorias de alimentos 2012 2014

Reduo inicial de Segunda reduo de sdio para o primeiro sdio para pes de grupo de alimentos forma e bisnaguinhas (macarro instantneo, po de forma e bisnaguinha) e definio de metas bianuais para at 2020

Rotulagem
Rotulagem Geral Rotulagem Nutricional Rotulagem Nutricional de Contedo (complementar) Rotulagem com propriedade de alegao funcional (claims)

Claims
Contedo: sugar free, low fat, ... Funcionais: sobre sal ou acar ainda no foram aprovados pela ANVISA Tendncia: ndice glicmico

Aes para reduo do sdio


Tecnologias para reduo do sal Substitutos do sal: sais de K e Mg (gosto amargo) Realadores de sais (aminocidos, glutamatos, lactatos, etc) Modificao fsica do sal (micropartculas aumentam percepo do sabor salgado)

Perspectivas para a reduo de sdio


A curto prazo: No uma mudana que v impactar a curto prazo. A mdio prazo: Primeiras redues nos produtos industrializados; Mas sem educao da populao, a reduo ainda no ser eficaz. A longo prazo: Educao para reduo do uso de sal: Restaurantes reduo sem alterao nos preos; Escolas; Governo e indstria (novas tecnologias, incentivos fiscais, etc.

Obrigada pela ateno

foodstaff@foodstaff.com.br

Вам также может понравиться