Вы находитесь на странице: 1из 8

Catlise homognea e heterognea

Catalisadores so substncias que aumentam a velocidade das reaes qumicas e no so consumidos durante o processo, sendo regenerados no final.

Efeito do uso dos catalisadores na velocidade das reaes qumicas.

Os catalisadores criam um caminho alternativo, que exige menor energia de ativao, fazendo com que a reao se processe de maneira mais rpida.

Propriedades dos catalisadores 1. 1.Um catalisador no afeta a entalpia nem a constante de equilbrio da reao. 2. Um catalisador acelera a reao, mas no aumenta seu rendimento, isto , ele
produz a mesma quantidade de produto, mas num perodo de tempo menor.

3.

Um catalisador acelera tanto a reao direta quanto a reversa, pois diminui a energia de ativao de ambas.

4. Os catalisadores so especficos.

freqentemente

3. Catlise homognea e heterognea


I-(aq)

a)1. 2H2O2(aq)
Cl2(g)

2H2O(l) + O2(g)

2. 2N2O(g) N2(g) + O2(g)


MnO2(s)

3. 2H2O2(aq) 2H2O(l) + O2(g)


Catlise homognea aquela em que o catalisador e os reagentes esto numa mesma fase, formando um sistema homogneo (1 e 2). J a Catlise heterognea aquela em que o catalisador e os reagentes esto em fases diferentes, formando um sistema heterogneo (3). Usando catalisador para combater a poluio: uma catlise heterognea CO2, CO, NO2, NO... CO2, H2O, N2...

Gases que saem motor despejados na atmosfera

do Gases

Conversor cataltico antipoluio

Podemos ver na figura um conversor cataltico antipoluio. Esses catalisadores aumentam a velocidade de uma srie de reaes complexas que transformam gases txicos em outros no-txicos, diminuindo a poluio atmosfrica. Como trata de catlise heterognea, a reao acontece com as molculas adsorvidas na superfcies do catalisador. A destruio da camada de oznio: uma catlise homognea

Tem sido bastante comentado pela imprensa o efeito destrutivo do CFC contra a camada de oznio. A sigla CFC designa compostos formados pelos elementos Cl, F e C na sua composio, sendo tambm conhecidos como freons. Em elevadas atitudes onde existe concentrao de oznio relativamente alta, o freon origina tomos livres de cloro.

Luz UV

CF2Cl2 CF2Cl + Cl. O3 + Cl. O2 + ClO. ClO. + O3 2O2 + Cl.


Cl.

2O3 3O2

Reao global

O tomo de cloro livre no estvel, pois possui um eltron desemparelhados. Os tomos livre de cloro catalisam a decomposio do oznio em oxignio. Notamos que o Cl no efetivamente consumido.

Spray contendo CFC's.


http://www.brasilescola.com/quimica/catalise-homogenea.htm

Catlise Heterognea
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaa em Qumica0 comentrio

O princpio de funcionamento do catalisador ou conversor cataltico se baseia na catlise heterognea

A catlise um processo no qual se utiliza o catalisador para acelerar a velocidade de uma reao qumica. Os catalisadores, por sua vez, so substncias que realizam esse aumento na velocidade, porm sem interferir no resultado final da reao eles no participam do processo reagindo nem formando um produto, pois ao final da reao so reestabelecidos. Portanto, a massa do catalisador no consumida durante o processo. Dependendo do sistema, a catlise pode ser classificada em dois tipos: homognea eheterognea. Se desejar compreender mais sobre a catlise homognea, voc pode ler o texto Catlise Homognea nesta mesma seo de Qumica. A seguir trataremos apenas da catlise heterognea:

Ao contrrio da catlise homognea, na qual o catalisador e os reagentes precisam estar no mesmo estado fsico; na catlise heterognea normalmente o catalisador est em um estado

fsico diferente dos reagentes. Temos alguns exemplos a seguir:

Observe que nos dois casos acima os catalisadores esto no estado slido; enquanto que os reagentes esto no estado gasoso. Isso se d porque o catalisador adsorve as molculas dos reagentes, enfraquecendo as suas ligaes e diminuindo a energia de ativao. Dessa forma, a reao se processa mais rapidamente. Para visualizarmos isso, consideremos a reao exotrmica do gs hidrognio com gs etileno para formar gs etano: C2H4(g) + H2(g) C2H6(g) Essa reao se processa muito lentamente sem a presena de um catalisador. Mas na presena de um metal em p fino (como nquel, paldio, ou platina), a reao ocorre com bastante facilidade, temperatura ambiente. O mecanismo pelo qual ocorre a reao mostrado esquematicamente na figura abaixo:

Um exemplo de catlise heterognea que bastante comum em nosso cotidiano a que ocorre emconversores catalticos dos carros, tambm denominados catalisadores. Sua finalidade adsorver os gases poluentes nocivos que resultam da combusto incompleta da gasolina, do lcool e do leo diesel, como o monxido de carbono (CO), hidrocarbonetos e xidos de nitrognio. Esses gases so ento transformados em gases no txicos, como CO2, N2, O2 e H2O. Observe o esquema de funcionamento desses catalisadores:

Вам также может понравиться