Вы находитесь на странице: 1из 7

RESENHA CRITICA

Salvador 2009

ISABEL CRISTINA LOPES DAMASCENO

RESENHA CRITICA

Trabalho apresentado disciplina de Tpicos de Histria Moderna, como forma de avaliao da FTC EAD do curso de Histria circuito 09.2
Orientadora - Viviane Paim

Salvador 2009

VOVOLLE. Michel, diretor do Instituto de Historia da Revoluo Francesa (Frana), participou do colquio 1789 Sombras e Luzes em setembro (1989) no IEA. Texto apresentado no 7 Congresso Internacional das Luzes, em Budapeste, de 26/07 a 02/08/1987. Suas Obras: Ttulo : Os historiadores, Michel Vovelle e outros ; trad. Telma Costa Publicao Lisboa : Teorema, 2005 Assunto(s) Literatura estrangeira Histria.

Titulo: Homem do Iluminismo, O IMPORTADO. VOVELLE, Miche. Origem Nacional, Edio 01.Editora: Editorial Presena. 1997.

Titulo: Combates Pela Revoluo Francesa Vovelle. Miiche. Editora: EDUSC .original Nacional, Edio 01. 2004

RESUMO

O tema abordado no texto A Revoluo Francesa e seu eco uma reflexo a respeito do que provocou a revoluo no mundo. O autor traz sua viso desse movimento, como tambm de escritores que do destaque a esse fato histrico, e como a revoluo expandiu seus ideais em outros pases da Europa como tambm nas Amricas Inicialmente VOVOLLE, faz uma comparao dessas influencias com um canteiro, para que o leitor possa compreender que em todos os pases, a revoluo teve papeis diferentes da idia original da Revoluo Francesa. Esses papis iremos destacar ao no decorrer deste texto.

Segundo o autor, a Revoluo patrimnio da humanidade, pois levou as ideias-foras, ou seja, os conceitos de poltica da poca, como tambm a filosofia, a literatura e as artes. Os autores que se inspiraram nessa idias levaram para seus pases e adaptaram de acordo a interpretao que cada pas vivia na poca. Pois, os ideais dos jacobinos foram traduzidos de forma equivocada, na Frana quem defendias esses ideais eram compostos pelos democratas mais ardentes e pelos revolucionrios mais radicais. Eles defendiam defensores de uma repblica revolucionria, nessa categoria da sociedade estavam categoria mais pobre da Frana, os advogados, jornalistas, jornaleiros e pequenos profissionais. Todos com objetivo em derrubara monarquia. O contraste desse ideal estoura na Europa Central, nos pais como: Alemanha, Inglaterra e Itlia, pois os burgueses desses pases buscavam ideais que conviesse mais aos seus interesse chocando com fortes resistncias populares, em meio rural e mesmo urbano. De acordo como o autor, os pases prximos a Frana eram mais fieis aos ideais dos Jacobinos, ao passo que distanciavam esses ideais sofria alteraes de

acordo aos interesses de um grupo, ou seja, a burguesia.

CRITICA

O autor do texto d margem ao leitor perceber a Revoluo Francesa como fator preponderante que transformou a forma de pensar daquela poca como tambm esse fato histrico influncia a contemporaneidade. O historiador oportuniza ao leitor entrar em conato com esses fenmenos, e perceber o quanto a humanidade passou por muitas transformaes e de acordo com esses ideais. Esses ideais, segundo o autor foi difundido, em toda a Europa e cada parte, ele chamou de canteiro, seria a forma de como cada pas vizinho a Frana, influenciado pelos ideais da Revoluo desse o seu grito de liberdade. Em cada compartimento resou de maneira diferente. Ou seja, em cada canteiro ou pas de acordo com seus interesses eram transformados uns mais fiis a ideais da Revoluo. Mas a idia comum era romper com o regime de monarquia que escravizava um povo para manter o padro da realeza enquanto que o povo morria de fome. VOVOLLE traz muitos autores que mostra de ngulos diferente o quanto foi impactante a Revoluo para a Frana e os pases vizinhos. Ele aborda autores que mostraram os pensamentos e aes que favoreceram a massa, como aqueles que defendiam interesses comuns. O texto subdivide-se em: Um canteiro Antigo e Novo, O Eco Diferido: ou a Revoluo aps a Revoluo, para que o leitor possa fazer relaes com os canteiros antigos, tinham uma viso que interessa aos fenmenos daquele momento, e com os canteiros novos que atente a outras necessidades, como tambm os diferentes ecos durante a Revoluo e ps.

Вам также может понравиться