Вы находитесь на странице: 1из 12

Introduo

O objetivo do presente trabalho entender qual a relao da monogamia com a organizao de uma sociedade dividida por classes sociais. Especificar at que ponto esse tipo de relao funcional a sociedade capitalista e at que ponto natural do ser humano. A monogamia definida como uma relao entre duas pessoas onde ambas s podem se relacionar entre si durante a vida toda ou durante certo perodo de tempo. Pela sociedade que nos cerca considerada a relao entre um homem e uma mulher, onde ambos s podem ter relaes sexuais um com o outro e, a partir disso, ter filhos e formar uma famlia. A definio encontrada no dicionrio online de Portugus sistema no qual o homem no pode ser, simultaneamente, esposo de mais de uma mulher, e a mulher esposa de mais de um homem. A escolha desse tema foi devido experincia prpria onde passei a questionar sobre as origens da monogamia e porque ramos obrigados a estar com uma pessoa gostando de duas e, ao escolher uma s, tornar a vida de ambos infeliz. Mais interessada ainda fiquei ao encontrar virtualmente vrias pessoas e grupos que tambm vivem ou viveram esse dilema e que tambm se interessavam pelo assunto. Encarei tudo com uma represso e tentei entender porque as pessoas julgam uma conduta poligmica imoral e fora dos padres, e porque causa tanto sofrimento. Segundo o artigo, Abaixo a famlia monogmica! de Sergio Lessa, os casamentos atuais no do certo e acarreta grande sofrimento para as partes envolvidas, quase sempre terminando em separao. Na maioria das vezes, o casamento no capaz de suprir todas as necessidades e aspiraes dos parceiros, que acabam por finalizar o relacionamento por desentendimentos freqentes impostos pelo tipo de organizao monogmica do mesmo ou por uma das partes ter se envolvido com terceiros. Ao terminar o casamento e comear a se relacionar com outra pessoa o indivduo acaba por atribuir os erros cometidos sua relao passada, e empenha seus esforos para que os mesmos erros no voltem a ocorrer em sua prxima relao, acreditando ter aprendido com eles, sendo o relacionamento anterior um caso individual e que pode ser superado. Mas o que acaba acontecendo so os mesmos erros, se no, bem parecidos, o que nos leva a acreditar que o problema pode no ser apenas pessoal, mas social.

O ser humano e suas relaes afetivas so controlados pela lei, onde so punidos os que sarem fora do que considerado padro, normal, mesmo que isso signifique a sua infelicidade pessoal.

Metodologia O presente estudo caracteriza-se como um estudo exploratrio. Venho atravs deste, embasar meus conhecimentos sobre a monogamia e sua relao com a sociedade para que posteriormente seja possvel um aprofundamento no assunto, j que o mesmo de meu profundo interesse. Ao iniciar a pesquisa o meu conhecimento sobre o tema era mnimo, analisando apenas a parte superficial do problema, como as conseqncias conjugais trazidas por ele nossa atualidade. Ento o primeiro passo foi pesquisar na internet o real significado da palavra monogamia e a origem do casamento monogmico. O interesse maior era compreender por que esse era o nico tipo de relao aceitvel dentro dos padres da sociedade e porque uma relao que no atendesse a esses critrios era considerada errada, imoral, tanto por toda a sociedade como para as prprias pessoas que a vivem, pois em um casamento no sofrem apenas os que foram trados, mas tambm os que traram, isso sem contar os filhos e as pessoas mais prximas ao casal. Em meios a essas leituras online percebi que a relao monogmica est diretamente ligada ao papel representado pelo homem e pela mulher na sociedade capitalista, sendo eles responsveis pela organizao familiar, instituio fundamental para o bom funcionamento do sistema. Nas sociedades primitivas o meio de subsistncia era a coleta, onde todos da tribo contribuam para a alimentao e todos se alimentavam igualmente, independente do trabalho empregado de cada um. Nessa poca a vida era possvel apenas em comunidades, pois com to poucos recursos e a competio de alimentos ainda com animais tornava muito distante a ideia de vida individual. Os filhos tinham ligao apenas com as mes, onde o pai eram todos os membros masculinos da tribo.
A criao das crianas no podia ficar na dependncia de um pai ou de uma me, como hoje: a morte de um adulto seria ainda pior para a comunidade se o esforo j dedicado criao de algumas crianas fosse tambm perdido. Por isso a tarefa de criar os filhos era uma tarefa to coletiva como qualquer outra: os pais eram todos os homens da tribo, os primos e primas eram todas as crianas que no eram irmos e irms, e apenas as mes eram individualizadas pelo nascimento. Mesmo neste caso, a morte de uma mulher no deixava uma criana rf; ela, no raramente, passava a ser filho ou filha de uma irm da falecida ou

algo semelhante. Nenhuma criana era abandonada pelo fato de ter falecido sua me (LESSA, s/d a, p. 11).

At ento no existia trabalho excedente e diviso entre tarefas masculinas e femininas na comunidade. Mesmo os alimentos sendo escassos, tudo era dividido igualmente. At que ento feita uma grade descoberta pra humanidade: as sementes. Com as sementes seria possvel manipular a agricultura e no mais depender apenas da natureza, dando os primeiros passos para se afastar das suas barreiras naturais. Com isso surge o trabalho excedente, o que torna possvel a explorao do homem pelo homem, at aqui inexistente. Aqui ento j comea a diviso da sociedade em classes sociais. A explorao do homem pelo homem possibilitou o desenvolvimento mais acelerado das foras produtivas, o que at ento necessrio, uma vez que ainda havia carncia nas comunidades em geral. Com o desenvolvimento das foras produtivas e a carncia ainda existente, comea a idia de propriedade privada que surge: como uma nova relao social, de uma nova forma de os homens organizarem a vida coletiva. Surge ento a ideia da violncia, uma vez que s atravs dela se pode explorar um outro homem. O individualismo passa a tomar conta das sociedades onde deixava de existir o esprito de cooperao e um membro passa a querer possuir mais do que o outro afim de no entrar em estado de carncia.
A origem da famlia monogmica se localiza na transio para a sociedade de classes. Para que a resistncia contra a explorao seja controlvel, fundamental que os escravos, servos, proletrios, etc., busquem as suas sobrevivncias de modo individual, no coletivo. Era, para isso,necessria a destruio dos laos primitivos que faziam da sobrevivncia de cada indivduo a condio necessria para a sobrevivncia de toda a comunidade (ibidem, p. 18).

Sem contar que para que a classe que explora se manter na posio que se encontra era preciso fazer o mesmo, ento
Ao mesmo tempo, os membros da classe dominante perseguem as suas sobrevivncias com o individualismo que caracteriza a propriedade privada; e, mesmo quando articulam aes conjuntas para a defesa de seus interesses de classe, cada um almeja apenas seu enriquecimento pessoal. Ningum quer pagar os custos da alimentao, da educao, da criao, dos filhos dos outros. (ibidem, p. 18)

A violncia necessria para a explorao do homem pelo homem conduz guerras, onde quem ia lutar eram os homens, uma vez que as mulheres eram

responsveis pela reproduo da comunidade, deixando ento cargo dos homens a produo e reproduo de riquezas e controle da mo de obra. Surge da ento a diviso do papel social dos gneros, onde a mulher passa a ser submissa ao homem, j que so os homens os responsveis pela sobrevivncia da comunidade e, consequentemente, pelo desenvolvimento das foras produtivas. A monogamia surge ento como derivao da propriedade privada, uma vez que a riqueza produzida no era mais comunitria e, sendo assim, aps a morte de um determinado homem, sua herana devia ser deixada para o seu descendente. Ento, para garantir isso, a mulher teria que ter relaes sexuais com apenas um homem da comunidade, garantindo assim a paternidade de apenas um homem.

Resultados Aps as anlises feitas foi possvel perceber que a monogamia est enraizada na explorao do trabalho e na desigualdade entre os gneros. Para que possa haver uma superao do modelo de famlia monogmica preciso que no haja mais diferenas sociais entre homens e mulheres, diferenas essas que vm sendo amenizadas pelo movimento feminista. Ento, como a monogamia base fundamental para manter a relao entre os gneros assim como conhecemos, cheguei a concluso que o tema bem provavelmente tambm seria motivo para discusses em meio aos militantes ligados ao movimento feminista, ento decidi entrevistar uma militante do movimento estudante do curso de Servio Social da UFJF, que est sempre presente em lutas contra a opresso feminina. Em tal entrevista, a militante Cynthia Rezende Soares Rodrigues esclareceu vrias questes e mostrou que o movimento contrrio a noo de relao monogmica como padro muito maior do que aparenta. Deixa claro que no so todos os membros do movimento feminista que so contra esse tipo de relao ou que adeririam a um novo modelo. Mas atualmente o nmero de pessoas que discorda desse tipo de relao vem crescendo constantemente, uma vez que as idias e valores vm sofrendo mutaes devido ao grande desenvolvimento das foras produtivas e das relaes de produo. A noo de relao monogmica como a nica possvel se desmancha nos anos 60 devido ao advento da plula anticoncepcional. partir da as mulheres podem ter relaes sexuais apenas pelo prazer, com a garantia da no procriao, retirando assim a idia inicial de que elas s poderiam ter relaes sexuais com um parceiro para garantir a paternidade da prole. At ento podemos dizer que apenas as mulheres era obrigadas a

seguir o conceito monogmico, uma vez que o homem podia ter vrias parceiras sem correr o risco de engravidar de alguma delas. Com a plula anticoncepcional a mulher tambm ganha esse direito, podendo ter relaes sexuais com quantos homens quiser sem engravidar de nenhum deles. Podemos ver bem claramente o conceito de monogamia apenas feminina em exemplos cotidianos, onde uma mulher, ao ter relaes fora do casamento ou possuir vrios parceiros sexuais chamada de vadia, promscua, e um homem ao possuir vrias parceiras considerado como garanho, pegador. Existem espalhados por todo o mundo grupos contra a monogamia, e estes fazem encontros, reunies, festas, entre outras vrias atividades juntos. Alguns defendem o poliamor como um novo modelo de relaes onde seria possvel amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Nesse caso, uma pessoa, ao amar uma pessoa e se apaixonar tambm por outra, no estaria dividindo o seu amor entre ambas, e sim, multiplicando-o. Defendem que o ser humano tem essa capacidade, e que ela foi mascarada pela relao de classes. Outros grupos defendem a questo. Outros grupos defendem o sexo livre, onde desvinculam sexo de amor, podendo uma pessoa ter vrios parceiros sexuais sem necessariamente se comprometer com nenhum. Uma das organizaes que mais conhecida no Brasil a Rede Relaes Livres, que defende qualquer tipo de relao poligmica. Entre elas esto relao sem vnculo,que quando uma pessoa prefere variados acessos sexuais sem continuidade e sem formao de casal ou de vnculos estveis; amizade colorida, que quando uma pessoa evita a formao de casale se permite o acesso sexual eventual com a leveza das relaes de amizade; relao livre, que quando a pessoa mantm autonomia e plena liberdade pessoal seja l qual for a relao sexual ou afetiva; relao aberta, que quando de forma consensual um casal de namorados acerta o direito comum a outras relaes simultneas mas na condio de serem secundrias; o casamento aberto, que quando, de forma consensual, pessoas casadas refluem de sua monogamia original e estabelecem suas normas incluindo o direito de cada um a outras relaes simultneas, mas na condio de serem secundrias e invisveis; o suingue, que quando pessoas casadas realizam troca de parceiros em encontros reservados e estas restritas rbita sexual e com formal excluso de envolvimento afetivo; e tambm o poliamor. Para Cynthia, o casamento monogmico institucionalizado uma forma de controle do Estado sobre as famlias, para que elas permaneam dentro dos padres capitalistas para o bom funcionamento do sistema, uma vez que a organizao familiar

como conhecemos hoje de suma importncia para que o sistema se mantenha, e as crianas j so educadas com a mentalidade capitalista, sendo ento preparadas por essas por essas famlias para as relaes de trabalho exigidas pelo sistema. consenso entre os militantes da nova filosofia do amor a ideia de que o casamento uma instituio imposta pela sociedade e pela religio. Ela acredita tambm, assim como Srgio Lessa expressa em seu artigo Abaixo a famlia monogmica! que para uma superao da sociedade de classes para um sociedade socialista s pode ser feita se for superado o modelo de famlia como conhecemos hoje. Uma sociedade onde sua famlia no necessariamente mulher, marido e filhos, tendo cada um autonomia para organizar sua famlia da maneira que achar mais conveniente, e que esta tenha ligao com todos os outros membros da sociedade, ao contrrio do que acontece hoje, onde o capital desune as pessoas e as fazem individualistas. Para isso de fundamental importncia que se desfaam as desigualdades entre os gneros e que homem e mulher sejam vistos da mesma forma perante a sociedade. A conversa com a militante foi de grande utilidade para esclarecer mais sobre o movimento poligmico no Brasil e no mundo, e nos faz acreditar que realmente so possveis relaes poligmicas sem os constrangimentos impostos a ns pela sociedade. Nesses movimentos, se relacionar com mais de uma pessoa deixa de ser imoral e passa a fazer bem para os que vivem a situao e para todo o resto da sociedade. Todas essas informaes acabaram por aumentar mais ainda o meu interesse sobre o assunto, uma vez que um tema discutido a nvel global e onde h tantas pessoas que se encaixam em um perfil poligmico, assim como eu.

Concluso Aps todas as anlises feitas no presente trabalho conclui-se que o relacionamento monogmico no uma caracterstica natural dos seres humanos, que ele foi construdo historicamente e est enraizado nesse sistema de explorao do homem pelo homem e no o acmulo de riqueza. O fato de tal relacionamento ser funcional ao sistema nos faz crer que esse o nico tipo de relao aceitvel, tornando-a natural. A sociedade julga imoral todo comportamento fora dos padres considerados normais pois um tipo de relao alheia aos padres pode trazer profundas modificaes no sistema. Nem sempre as relaes tiveram esse padro e podem ser modificadas, pois

as transformaes sociais andam juntas com o modo como organizada a vida material. Mudando uma, muda-se a outra. Uma pessoa pode sim amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo e fazer todas felizes. Amar mais de uma pessoa no significa dividir o amor, e sim multiplic-lo. No por comear a amar um novo algum que passar a amar menos quem voc j amava. E no quer dizer que s porque voc est tendo relaes sexuais com uma pessoa, a relao precisa ir alm do sexo. possvel amar uma pessoa e transar com outras sem afetar esse amor. possvel ter relaes com pessoas do mesmo sexo e ser feliz do mesmo jeito, ao contrrio do que diz as vertentes conservadoras da sociedade. O casamento monogmico patriarcal e est diretamente ligado a submisso da mulher ao homem e ao modo como os gneros so encarados pela sociedade. A sociedade est sempre em mutao, e a relao monogmica, a meu ver, no supre mais todas as necessidades do homem atual. A poligamia, assim como o homossexualismo, aparece como reflexo da insuficincia do sistema monogmico. Ambas contrariam o que chamado de normal para a sociedade. Estudando esses dois tipos novos de relao e se aprofundando em ambas ser possvel ver onde esto as falhas reais do sistema monogmico e os motivos pelos quais est entrando em constante decadncia.

Referncias Bibliogrficas

LESSA,

S.

Abaixo

Famlia

Monogmica!

s/d

a.

Disponvel

em:

<http://www.direito.caop.mp.pr.gov.br/arquivos/File/LESSASergio.pdf> Acesso em: 28 jan. 2013

LESSA, S. A atualidade da abolio da famlia monogmica. s/d b Disponvel em: <http://sergiolessa.com/Artigos10_12/fammonogcrmx.pdf> Acesso em: 28 jan. 2013

Rede Relaes Livres. 2013. Disponvel em: http://rederelacoeslivres.wordpress.com/ Acesso em: 30 jan. 2013

monogamia

como

processo

econmico-cultural.

2012.

Disponvel

em:

http://papodehomem.com.br/a-monogamia-como-processo-economico-cultural/ Acesso em: 5 fev. 2013

Apndice

Questionrio
1) O movimento feminista tambm trata da questo da monogamia? 2) Quando comea a se desmanchar a noo de relao monogmica como a nica possvel? 3) Por que uma mulher, ao ter relaes fora do casamento ou possuir vrios parceiros sexuais chamada de vadia, promscua, e um homem ao possuir vrias parceiras considerado como garanho, pegador? 4) Existem organizaes especializadas em se opor a monogamia? Se sim, exemplifique. 5) Qual sua opinio sobre o casamento institucionalizado? 6) Como Srgio Lessa, voc acredita que s ser possvel mudar mudarmos o modelo de sociedade para uma sociedade capitalista com a superao do modelo de famlia que conhecemos?

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

CAMILLA MEDINA SODR

O PAPEL DA MONOGAMIA EM UMA SOCIEDADE DE CLASSES

JUIZ DE FORA 2013 CAMILLA MEDINA SODR

O PAPEL DA MONOGAMIA EM UMA SOCIEDADE DE CLASSES

Relatrio de pesquisa apresentado disciplina de Pesquisa Social, ministrada pelo professor Rodrigo Santos, da Faculdade de Servio Social da Universidade Federal de Juiz de Fora.

JUIZ DE FORA 2013

Вам также может понравиться