Вы находитесь на странице: 1из 9

Plano de Aula Escola Estadual Professora Dirce Maria de Oliveira. Professora: Crimene Aparecida de Almeida.

Turma: 5 Ano Turno: Tarde Disciplinas: Cincias Observao: 4 horas aulas semanais Data Eixo Capacidades / habilidades. Identificar os recursos naturais que auxiliam a nossa sobrevivncia 18/02/2013 Ambiente Estabelecer relao e causa e consequncias do desequilbrio ecolgico. 19/02/2013 E Reconhecer a importncia da gua na natureza como bem finita 25/02/2013 (preservao). Identificar as doenas causadas pelo contato com gua ou alimentos 12/03/2013 vida contaminados. e Conhecer as doenas causadas pela ingesto de gua ou alimentos 18/03/2013 contaminados. Identificar os processos de captao, distribuio e armazenamento da 22/03/2012 gua e os modos domsticos de tratamento da gua fervura e adio de cloro relacionando-os com as condies necessrias preservao da sade. Estabelecer relao entre troca de calor e mudanas de estados fsicos da 25/03/2012 gua para fundamentar explicao acerca do ciclo da gua. Comparar diferentes misturas na natureza identificando a presena da 26/03/2012 gua, para caracteriz-la como solvente. Compreender a importncia dos modos adequados de distribuio das 18/04/2013 guas servidas para a promoo e manuteno da sade. GUA: Contedos Caractersticas. A distribuio da gua doce no Planeta. A gua que bebemos. Processo de captao, distribuio e armazenamento da gua. Processo de tratamento da gua. Processos de despoluio e reutilizao da gua. Conservao da gua. Poluio. Doenas transmitidas pela ingesto da gua ou alimentos contaminados. Estados fsicos e mudanas de estado da gua. Declarao Universal dos Direitos da gua Preservao da gua. (mata ciliar, reas de mananciais). Como o assoreamento e o desmatamento prejudicam diminui a quantidade de gua. Copiar os textos informativos no caderno. Metodologias Fazer a leitura dos textos com ateno, clareza e autonomia. Responder as atividades propostas pelo professor. Recursos Quadro, giz.caderno, lpis,borracha e atividades Xerocadas. A avaliao ser processual e contnua por meio da observao do desempenho dos alunos, na realizao de todas as atividades propostas, Avaliao anotando as dificuldades dos alunos para ser sanadas no decorrer da realizao das atividades. A avaliao da aula atender os seguintes critrios, participao oral, produo escrita e correo das atividades.

Plano de Aula Escola Estadual Professora Dirce Maria de Oliveira. Professora: Crimene Aparecida de Almeida. Turma: 5 Ano Turno: Tarde Disciplinas: Cincias Observao: 4 horas aulas semanais Data Eixo Contedos 01/04/2013 SOLO: Ambiente Formao; Caractersticas do solo; 02/04/2013 E Composio do solo; Minerais. vida Tcnicas de utilizao do solo. Tipos de solo; 08/04/2013 Propriedades; Utilizao. O solo e os seres vivos. 09/04/2013 31 de Maro Dia da sade e nutrio ( texto Informativo). Capacidades / habilidades. Comparar solos de diferentes ambientes relacionando suas caractersticas s condies desses ambientes para se aproximar da noo de solo como componente dos ambientes integrados aos demais. Caracterizar tcnicas de utilizao do solo nos ambientes urbano e rural, identificando os produtos desses usos e as consequncias das formas inadequadas de ocupao. Estabelecer comparao de diferentes tipos de solos para identificar suas caractersticas comuns: presena de gua, ar, areia, argila, matria orgnica. Estabelecer relao entre o solo, a gua e os seres vivos nos fenmenos de permeabilidade, fertilidade e eroso. Copiar os textos informativos no caderno. Fazer a leitura dos textos com ateno, clareza e autonomia. Responder as atividades propostas pelo professor. Quadro, giz.caderno, lpis,borracha e atividades Xerocadas. A avaliao ser processual e contnua por meio da observao do desempenho dos alunos, na realizao de todas as atividades propostas, anotando as dificuldades dos alunos para ser sanadas no decorrer da realizao das atividades. A avaliao da aula atender os seguintes critrios, participao oral, produo escrita e correo das atividades.

Metodologias Recursos Avaliao

Plano de Aula Escola Estadual Professora Dirce Maria de Oliveira. Professora: Crimene Aparecida de Almeida. Turma: 5 Ano Turno: Tarde Disciplinas: Cincias Observao: 6 horas aulas semanais Data Eixo Contedos 16/04/2013 AR: Ambiente Caractersticas do Ar. e Propriedades do Ar. E Composio do Ar. 18/04/2013 Poluio do Ar; vida Consequncia da Poluio e Medidas de Reduo. A Camada de Oznio, e a funo. Consequncia da poluio do ar na atmosfera. O efeito estufa e a vida na terra. O efeito estufa e o aquecimento global. Capacidades / habilidades. Reconhecer o ar como elemento da natureza que ocupa espao. Reconhecer as suas propriedades. Identificar os gases que compem o ar e a importncia deles para a vida do planeta. Identificar as situaes de poluio do ar, suas consequncias e as medidas para a sua reduo. Reconhecer a importncia da camada de oznio para a preservao da vida e sade dos seres vivos e as consequncias da emisso de gases poluentes na atmosfera. Compreender o efeito estufa enquanto processo natural benfico para a vida na terra. Relacionar o efeito estufa com o processo contnuo de aquecimento global e suas consequncias. Copiar os textos informativos no caderno. Fazer a leitura dos textos com ateno, clareza e autonomia. Responder as atividades propostas pelo professor. Quadro, giz. Caderno, lpis, borracha e atividades Xerocadas. A avaliao ser processual e contnua por meio da observao do desempenho dos alunos, na realizao de todas as atividades propostas, anotando as dificuldades dos alunos para ser sanadas no decorrer da realizao das atividades. A avaliao da aula atender os seguintes critrios, participao oral, produo escrita e correo das atividades.

Metodologias Recursos Avaliao

Plano de Aula Escola Estadual Professora Dirce Maria de Oliveira. Professora: Crimene Aparecida de Almeida. Turma: 5 Ano Turno: Tarde Disciplinas: Cincias Observao: 6 horas aulas semanais Data Eixo Contedos 19/04/2013 Ambiente Avaliao Bimestral O ar em movimento. e e Ar, fonte de energia. vida. 29/04/2013 Compreender o ar em movimento e seus efeitos. Capacidades / habilidades. Reconhecer o ar como fonte de energia e os processos para a sua utilizao. Copiar os textos informativos no caderno. Metodologias Fazer a leitura dos textos com ateno, clareza e autonomia. Responder as atividades propostas pelo professor. Recursos Quadro, giz. Caderno, lpis, borracha e atividades Xerocadas. A avaliao ser processual e contnua por meio da observao do desempenho dos alunos, na realizao de todas as atividades propostas, Avaliao anotando as dificuldades dos alunos para ser sanadas no decorrer da realizao das atividades. A avaliao da aula atender os seguintes critrios, participao oral, produo escrita e correo das atividades. Plano de Aula Escola Estadual Professora Dirce Maria de Oliveira. Professora: Crimene Aparecida de Almeida. Turma: 5 Ano Turno: Tarde Disciplinas: Cincias Observao: 6 horas aulas semanais Data Eixo Contedos 06/05/2013 Ser humano e Noes da estrutura do ser humano. a sade Funes dos tecidos e alguns rgos e de alguns sistemas que formam o 20/05/2013 corpo humano Capacidades / habilidades. Compreender a organizao estrutural do corpo humano, identificando cada nvel de organizao: celular, orgnico, sistmico e organismo. Conhecer a importncia de doao de rgos. Copiar os textos informativos no caderno. Fazer a leitura dos textos com ateno, clareza e autonomia. Responder as atividades propostas pelo professor. Quadro, giz. Caderno, lpis, borracha e atividades Xerocadas. A avaliao ser processual e contnua por meio da observao do desempenho dos alunos, na realizao de todas as atividades propostas, anotando as dificuldades dos alunos para ser sanadas no decorrer da realizao das atividades. A avaliao da aula atender os seguintes critrios, participao oral, produo escrita e correo das atividades.

Metodologias Recursos Avaliao

Plano de Aula Escola Estadual Professora Dirce Maria de Oliveira. Professora: Crimene Aparecida de Almeida. Turma: 5 Ano Turno: Tarde Disciplinas: Cincias Data Eixo Contedos 20/05/2013 O Corpo O corpo humano e seus sistemas. Humano Corpo Humano: Um todo integrado aparelhos e sistemas Sistema digestivo, 28/05/2013 Sistemas digestores, circulatrio e respiratrio e as funes de nutrio. Capacidades / habilidades. Reconhecer cada sistema em sua particularidade, sua relao com os demais e com o corpo humano como um todo, num processo harmnico. Estabelecer relaes entre os diferentes aparelhos e sistemas que realizam as funes de nutrio para compreender o corpo como um todo integrado. Copiar os textos informativos no caderno. Fazer a leitura dos textos com ateno, clareza e autonomia. Responder as atividades propostas pelo professor. Quadro, giz. Caderno, lpis, borracha e atividades Xerocadas. A avaliao ser processual e contnua por meio da observao do desempenho dos alunos, na realizao de todas as atividades propostas, anotando as dificuldades dos alunos para ser sanadas no decorrer da realizao das atividades. A avaliao da aula atender os seguintes critrios, participao oral, produo escrita e correo das atividades.

Metodologias Recursos Avaliao

Plano de Aula Escola Estadual Professora Dirce Maria de Oliveira. Professora: Crimene Aparecida de Almeida. Turma: 5 Ano Turno: Tarde Disciplinas: Histria Data Eixo Contedos 08/03/2013 Data Dia da Mulher. comemorativa 14/03/2013 Smbolos Hino Nacional. Nacionais 21/03/2013 Histria e Da comunidade para sociedade sociedade 27/03/2013 Data Histria da Pscoa. comemorativa Histria dos ovos de Pscoa. Smbolos da Pscoa. Capacidades / habilidades.

Metodologias

Recursos Avaliao

Copiar os textos informativos no caderno. Cantar o hino Nacional de acordo com a Lei 12472/2011. Fazer a leitura dos textos com ateno, clareza e autonomia. Responder as atividades propostas pelo professor. Quadro, giz. Caderno, lpis, borracha e atividades Xerocadas. A avaliao ser processual e contnua por meio da observao do desempenho dos alunos, na realizao de todas as atividades propostas, anotando as dificuldades dos alunos para ser sanadas no decorrer da realizao das atividades. A avaliao da aula atender os seguintes critrios, participao oral, produo escrita e correo das atividades.

Plano de Aula Escola Estadual Professora Dirce Maria de Oliveira. Professora: Crimene Aparecida de Almeida. Turma: 5 Ano Turno: Tarde Disciplinas: Histria Data Eixo Contedos 09/05/2013 Data Dia das Mes comemorativa Formao Histrico-Social do Brasil: povo indgena, povo africano e povo 16/05/2013 portugus. 23/05/2013 Ocupao do Os primeiros habitantes do Brasil. territrio Histria de Santa Vitria. 29/05/2013 brasileiro Capacidades / habilidades. Relacionar a chegada dos portugueses ao Brasil com o desenvolvimento das atividades comerciais do Brasil. Identificar quem eram, e como viviam os primeiros habitantes do Brasil. Conhecer a Histria de Santa Vitria. Identificar os responsveis pela sua Emancipao. Copiar os textos informativos no caderno. Cantar o hino Nacional de acordo com a l Lei 12472/2011. Fazer a leitura dos textos com ateno, clareza e autonomia. Responder as atividades propostas pelo professor. Quadro, giz. Caderno, lpis, borracha e atividades Xerocadas. A avaliao ser processual e contnua por meio da observao do desempenho dos alunos, na realizao de todas as atividades propostas, anotando as dificuldades dos alunos para ser sanadas no decorrer da realizao das atividades. A avaliao da aula atender os seguintes critrios, participao oral, produo escrita e correo das atividades.

Metodologias

Recursos Avaliao

Plano de Aula Escola Estadual Professora Dirce Maria de Oliveira. Professora: Crimene Aparecida de Almeida. Turma: 5 Ano Turno: Tarde Disciplinas: Histria. Data 04/04/2013 11/04/2013 17/04/2013 19/04/2013 22/04/2013 23/04/2012 24/04/2013 25/04/2013 26/04/2013 Capacidades / habilidades. Eixo Ocupao do territrio brasileiro Contedos As grandes navegaes: objetivos, rotas e tcnicas de navegao. A chegada dos portugueses ao Brasil. Descobrimento do Brasil. Formao Histrico-Social do Brasil: povo indgena, povo africano e povo portugus. Os primeiros habitantes do Brasil. As primeiras expedies. As capitanias hereditrias. Avaliao bimestral Identificar as grandes navegaes e as descobertas como marcos importante na criao do mundo moderno. Compreender o contexto e as movimentaes das grandes navegaes portuguesas. Descrever a chegada dos portugueses ao Brasil. Relacionar a chegada dos portugueses ao Brasil com o desenvolvimento das atividades comerciais do Brasil. Identificar quem eram, e como viviam os primeiros habitantes do Brasil. Contar a Histria do Descobrimento do Brasil para os alunos confeccionar um livro. Copiar os textos informativos no caderno. Fazer a leitura dos textos com ateno, clareza e autonomia. Responder as atividades propostas pelo professor e do livro. Quadro, giz. Caderno, lpis, borracha e atividades Xerocadas. A avaliao ser processual e contnua por meio da observao do desempenho dos alunos, na realizao de todas as atividades propostas, anotando as dificuldades dos alunos para ser sanadas no decorrer da realizao das atividades. A avaliao da aula atender os seguintes critrios, participao oral, produo escrita e correo das atividades.

Metodologias

Recursos Avaliao

Plano de Aula Escola Estadual Professora Dirce Maria de Oliveira. Professora: Crimene Aparecida de Almeida. Turma: 5 Ano Turno: Tarde Disciplinas: Geografia Data 10/05/2013 a Eixo Planeta terra. e Projeto Santa Vitria Contedos O planeta Terra Os movimentos da terra: rotao e translao. As estaes do ano e suas caractersticas. Oceanos, Continentes. Ilhas, Arquiplagos, Baas e Lagos. As imagens, os lugares e os mapas. O Brasil na Amrica do Sul. Santa Vitria e seus aspectos geogrficos. Relacionar a inclinao do eixo de rotao da terra existncia das diferentes zonas climticas. Compreender as estaes do ano e as caractersticas de cada uma e como elas influenciam as paisagens e a vida das pessoas. Associar o dia e a noite ao movimento de rotao, o ano, ao movimento de translao. Reconhecer, a partir de um mapa-mndi, os continentes, os oceanos, ilhas, arquiplagos, baas e lagos. Identificar, a partir do mapa poltico de Santa Vitria estados e cidades vizinhas. Copiar os textos informativos no caderno. Fazer a leitura dos textos com ateno, clareza e autonomia. Responder as atividades propostas pelo professor e do livro. Livro Didtico: Projeto Prosa dos Autores: Angela Rama e Marecelo Morais Paula Leituras de diversos textos; Registro por escrito ou oral; Pesquisas orientadas; Quadro, giz; Folhas xerocadas. Recursos tecnolgicos. Mapas: Mapa do Brasil, Mapa de Minas Gerais, Mapa de Santa Vitria. A avaliao ser processual e contnua por meio da observao do desempenho dos alunos, na realizao de todas as atividades propostas, anotando as dificuldades dos alunos para ser sanadas no decorrer da realizao das atividades. A avaliao da aula atender os seguintes critrios, participao oral, produo escrita e correo das atividades.

29/05/2013

Capacidades / habilidades.

Metodologias Recursos

Avaliao

Вам также может понравиться