Вы находитесь на странице: 1из 7

06/02/2013

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Cincias da Sade Departamento de Educao Fsica Curso de Licenciatura em Educao Fsica

Origem, histrico e evoluo

A palavra atletismo foi derivada da raiz grega, ATHI, competio, competio, o princpio do herosmo sagrado grego, o esprito de disputa, o ideal do belo etc. Podemos considerar que a histria do atletismo se confunde com a histria da civilizao humana?

Prof. Esp. Luiz Antonio Nunes de Assis

O ser humano j praticava algumas das modalidades do atletismo mesmo de forma subjetiva como forma da prpria luta pela sobrevivncia na prpr-histria. histria. A caminhada, caminhada, por exemplo, era utilizada para se locomover de um lugar para o outro outro. . A corrida e os saltos, saltos, para escapar das presas dos animais carnvoros. carnvoros. O arremesso era usado para se defender e matar animais que serviam de alimento alimento. .

Desta forma, os homens e as mulheres foram adquirindo obrigados a enfrentar, de incio, inmeros adquirindo; obstculos naturais e, mais tarde, o seu semelhante,apurou seus instintos de correr, saltar e lanar. Com as guerras criaram-se os exrcitos. O uso de paus e pedras, como armas, deu lugar ao de lanar, dardos e espadas. Habilidades que, mais tarde, foram aprimoradas e adaptadas para as competies de atletismo atletismo. .

Egito e Mesopotamia
Podemos ver citaes em que do atletismo em civilizaes antigas como: como: nas primeiras Civilizaes no Egito e Mesopotmia, Mesopotmia , milnios antes dos Jogos na Grcia antiga, j tinham a tradio de atividades atlticas . Isto comprovado por fontes literrias e iconogrficas descrevendo cenas atlticas j em 3.000 a.C. Alis tudo indica que os eventos atlticos eram restritos aos membros das classes elevadas. elevadas. Textos egpcios mostram a importncia da atividade fsica na preparao do fara e membros da corte corte. .

Grcia antiga

Podemos ver citaes do atletismo a partir da Grcia pr- clssica com as civilizaes dos micnicos e minicos civilizao que habitava a ilha de Creta no perodo de 2.100 a 1.100 a.C; atividades esta que tinha uma canotao religiosa e que tinha bastante interesse pela ginstica.

06/02/2013

Grcia antiga
O bero do esporte organizado situa situa-se, porm, na Grcia Grcia. . Segundo Filstrato Filstrato, , em 1225 a.C. foi disputado o primeiro pentatlo pentatlo, , srie de cinco provas (corrida, salto em distncia, luta e lanamento de disco e dardo), por um mesmo atleta. atleta. No canto XXIII da Ilada, Homero narra os funerais de Ptroclo Ptroclo, , junto aos muros de Tria, e as provas atlticas que Aquiles fez celebrar em honra do morto morto. . Entre essas provas, estavam a corrida ("... ("... o filho de Oileu [i. [i., jax] tomou a dianteira, sobre seus passos lanou lanou-se o divino Ulisses Ulisses... ..."), "), o lanamento de um bloco de ferro macio e o lanamento do dardo. dardo . Para honrar os deuses ou homenagear os visitantes, os gregos costumavam organizar programas esportivos, perto de Olmpia, tradio que foi mantida pelo menos at a segunda metade do sculo X a.C. Coube a fito fito, , rei da lida lida, , por sugesto da Ptia, sacerdotisa que interpretava os orculos de Delfos, reviver a tradio, em 884 a.C., certo de que, com isso, os deuses interviriam em seu favor e poriam fim peste que assolava o Peloponeso Peloponeso. . Mas os jogos olmpicos, recriados por fito, s comearam a ser contados de 776 a.C. em diante, quando os nomes dos campees passaram a ser inscritos nos registros pblicos. O primeiro foi Corebo (grego Kroibos, latim Coroebus), da lida, vencedor da nica prova do programa; a corrida do estdio (grego stdion, latim stadium).

Grcia antiga
O estdio tinha a forma de letra U, com 211 por 23m. A corrida, ou dromo (grego drmos, latim drmos), era disputada num percurso de 192,27 m, distncia que os gregos diziam eqivaler a 600 ps de Hrcules, heri mitolgico cujas faanhas, segundo a lenda, estariam ligadas prpria origem dos jogos. A corrida do estdio em 724 a.C., passou a ser disputada em duas voltas completas pela pista, denominando-se diaulo (grego daulos, latim diaulos). Quatro anos depois, realizou-se a primeira carreira de fundo, ou dlico (grego dlikhos), que consistia em 12 voltas completas pela pista, ou pouco menos de 4.700m. O programa olmpico, depois disso, s foi alterado em 708 a.C., quando, alm das corridas a p e de carros, se efetuou o pentatlo com as mesmas cinco provas descritas por Filstrato. Seu primeiro vencedor chamava-se Lmpis (grego Lmpis, latim Lampis) e nascera na Lacnia.

Estadio de Epidauros , Grcia

Grcia antiga
O programa dos jogos olmpicos manteve-se praticamente o mesmo por toda a Antigidade. No sculo VII a.C., em Esparta, houve modificaes, para que as mulheres tambm pudessem competir. Coube a Licurgo a deciso de que "...as mulheres, como os homens, devem medir entre si a fora e rapidez, pois a misso das mulheres livres engendrar filhos vigorosos". Nos jogos realizados em Delos, elas participavam de corridas a p, por categorias segundo a idade, cumprindo um percurso equivalente a 160m. Os romanos, assimilarem a cultura grega, j no sculo I d.C., prosseguiram com a tradio dos jogos olmpicos, embora com esprito mais recreativo do que competitivo, at que, em 393, o imperador Teodsio - responsvel pela matana de dez mil gregos em Tessalonica - se converteu ao cristianismo, aps curar-se de grave enfermidade: para ganhar o perdo de Ambrsio, bispo de Milo, concordou em suprimir todas as festividades pags, inclusive os jogos olmpicos

Era moderna Em 1892, 1892, numa sesso solene realizada na Sorbonne, em Paris, Pierre de Fredi Fredi, , baro de Coubertin, Coubertin , apresentou um projeto para que fossem recriados os jogos olmpicos extintos por Teodsio. Teodsio . Seu objetivo era um movimento internacional, o olimpismo olimpismo, , que visava a promover o estreitamento de ralaes entre os povos atravs do esporte esporte. . A proposio tinha tambm, fins pedaggicos: pedaggicos: Formar o carter dos jovens pela prtica esportiva, despertando despertandolhes o senso de disciplina, o domnio de si mesmo, o esprito de equipe e a disposio de competir. competir .

Era moderna
O primeiro programa olmpico de atletismo compreendia corridas de 100 100, , 400 400, , 800 e 1.500 500m, m, e mais a de 110 110m m com barreiras, saltos em distncia, altura, triplo e com vara, lanamentos de peso e disco disco. . Uma prova especial a maratona, foi organizada para os corredores de fundo, por sugestes do linguista e helenista francs Michel Bral Bral. . Pretendia Pretendia-se com ela, recordar a faanha de Fidpdes (gr (gr. . Pheidippdes Pheidippdes), ), soldado ateniense que correu da cidade de Maratona, perto de tica, at Atenas, para anunciar aos gregos a vitria de Milcades sobre os persas em 490 a.C. A maratona olmpica que acabou convertendoconvertendo -se numa das provas clssicas dos jogos olmpicos modernos foi corrida num percurso de 42Km, 42Km, aproximadamente a mesma distncia cumprida por Fidpedes Fidpedes. . Seu primerio vencedor foi o grego Lous Spros, Spros, modesto fabricante que vivia em Marusi. Marusi.

Era moderna
O programa original do atletismo olmpico, aberto apenas a competidores do sexo masculino, foi sendo sucessivamente modificado. Em 1900, introduziram-se as provas de 400m com barreiras, de 2.500m de steeplechase e de lanamento do martelo. Das modalidades clssicas, as ltimas a figurarem nos modernos jogos olmpicos foram o lanamento do dardo, s disputado oficialmente em 1908, e pentatlo, em 1912. Neste ano realizaram-se tambm, o primeiro decatlo (dez provas por um mesmo atleta) e os revezamentos de 4100 e 4400 metros. As mulheres s comearam a participar regularmente dos jogos olmpicos em 1928, cumprindo um programa de 100, 800 e 4100 metros, o salto em altura e o lanamento do disco. At 1948, outros acrscimos e supresses foram feitos tanto no programa masculino como no feminino. De 1948, quando o nmero de provas para mulheres aumentou consideravelmente, a 1956, ano em que disputou a primeira marcha de 20km (a de 50km j fora introduzida em 1932) o programa oficial sofreu suas ltimas alteraes.

06/02/2013

Brasil
A evoluo do Atletismo continua a verificar-se embora num ritmo mais lento do que at aqui. Evoluo concretizada a partir de melhor e mais ORGANIZAO, onde h cada vez mais competies adaptadas ao nvel dos participantes e s relaes internacionais estabelecidas entre pases; evoluo nas TCNICAS especficas de cada disciplina, tornando arte a sua interpretao; evoluo nos MATERIAIS que suportam e fazem evoluir tcnicas e desempenhos; evoluo apoiada no CONHECIMENTO (Biologia, Biomecnica, Pedagogia, Psicologia; ) que faz evoluir mtodos de ensino, mtodos de aprendizagem, mtodos de treino e tcnicas; evoluo apoiada na COMPREENSO DA SOCIEDADE, resultando um alargar de oportunidades de prtica do Atletismo visando a formao geral, a recreao, a melhoria da condio fsica, o espetculo e mais recentemente uma forma de dar visibilidade a causas sociais e sanitrias.
No Brasil, o atletismo comeou a ser praticado no final do sculo XIX. A primeira competio foi realizada em 1914, no clube Espria Espria, , na cidade de So Paulo. A prova, que tinha competies em 12 eventos, foi vencida por um dinamarqus radicado na cidade, chamado, Islovard Rasmussen. Com esta prova, a cidade de So Paulo entrava para a histria do esporte brasileiro como a primeira cidade a realizar competies no pas. Em 1921, o Clube Atltico Paulistano inaugurou o primeiro estdio para a prtica do atletismo no Brasil. O Brasil teve sua primeira participao nos Jogos Olmpicos em 1928 na Olimpada de Paris, na Frana. A equipe brasileira na poca tinha oito integrantes.

A primeira medalha conquistada pelo Brasil em Olimpadas foi em 1952 1952, , nos Jogos Olmpicos de Helsinque, na Finlndia com Adhemar Ferreira da Silva conquistando o ouro no salto triplo batendo o recorde mundial com um salto de 16, 16,22 metros

Na moderna definio, o Atletismo um esporte com as seguintes modalidades: provas de pista (corridas), Provas de campo (saltos e lanamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que renem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona), corridas em campo (cross (cross country), corridas em montanha, Marcha atltica. atltica. A CBAt - Confederao Brasileira de Atletismo responsvel pelo esporte no Pas. No plano mundial, a direo da IAAF - sigla em ingls da Associao Internacional das Federaes de Atletismo.

Combinadas

Corridas em pista

Saltos

Arremessos

Lanamentos

Marcha Atltica

Pedestrianismo

Consulte: CBAT www.cbat.org.br IAAF www.iaaf.org CONSUDATLE www.consudatle.org

Corridas em campo

Corridas em pista e pedestrianismo:

Provas Combinadas
Heptatlo fem.
100m c/ barreiras

Decatlo
100m

Salto em Distncia

Arremesso de peso

Salto em Altura

Salto em Altura

Arremesso de Peso

400m

200m

110 c/ barreiras

Salto em distncia

Lanamento de disco

Lanamento de Dardo

Salto c/ vara

*Obs: Obs: As corridas c/ barreiras, corridas de revezamento e 3000m 3000 m c/ obstculos usam implementos durante a prova

800m

Lanamento de dardo

1 dia 100 metros rasos salto em distncia arremesso de peso salto em altura 400 metros rasos 2 dia 110 metros barreiras lanamento de disco salto com vara lanamento de dardo 1500 metros

1500m

06/02/2013

Provas de Arremessos e lanamentos

Provas de Saltos

Saltos Verticais Saltos

Salto c/ Vara Salto em Altura


Arremessos
Arremesso de peso Arremesso de Martelo

Salto em Distncia
Lanamentos
Lanamento de Dardo Lanamento de Disco

Horizontais Salto Triplo

Pista de Atletismo
As provas de marcha atltica e corridas do Atletismo so realizadas na pista oficial, que possui 400 m de extenso na raia de nmero 1; cada uma com 1 metro e 22 centmetros que so os caminhos pelos quais os atletas devem correr. Deste modo, a largura da pista de no mnimo 10 metros, com algum espao alm das raias interna e externa A pista dividida em oito raias, numeradas de dentro pra fora, ou seja, a raia mais interna a nmero 1 e a mais externa, normalmente, a nmero 8. Uma pista oficial de Atletismo constituda de duas retas paralelas que medem aproximadamente 90m e duas curvas com raias iguais, com aproximadamente 110m, onde possui raias concntricas com um mnimo de oito raias na reta e na curva; tem o comprimento de 400 metros na raia interna (mais prxima ao centro). A raia mais externa mais longa, possuindo 449 metros.

Disponvel em:http://www.cbat.org.br/pistas/pista_oficial_cbat.pdf

06/02/2013

No campo de Atletismo so realizadas as provas de saltos (em distncia, triplo, altura e com vara), e lanamentos (do dardo, disco e martelo, e arremesso do peso).
Sada das provas com parte do percurso na curva (ex.: 200 e 400m) escalonamento para a compensao da(s) curva(s).

Natural (Sobrevivncia) Movimentos Primitivos

Natural Adaptado Iniciao Atltica

Tcnico Especfico Desporto de Alto Rendimento

Fosso de Obstculos

Chegada de todos os competidores em um nica linha

Sada das provas realizadas de todas as somente na reta (ex.: 100m) competidores em uma nica linha.

Riqueza Motriz do movimento

Riqueza Motriz do movimento


Velocidade Cclica Velocidade Ciclica Ritmada

Riqueza Motriz

Velocidade Acclica Linear

Velocidade Acclica

Velocidade Acclica Angular

Velocidade Acclica Misto

Riqueza Motriz do movimento


Riqueza Motriz Velocidade Cclica Velocidade Acclica

Riqueza Motriz do movimento

Riqueza Motriz

Velocidade Cclica

Velocidade Ciclica Ritmada

A velocidade cclica consiste numa sequencia de aes motoras, ritmicamente repetida, independentemente do fato de se tratar de movimentos das extremidades superiores ou inferiores, assim como do tronco. (WEINECK, 1991). Velocidade em movimentos acclicos: Na velocidade acclica, existe um movimento contnuo de acelerao e nunca um movimento uniforme. A sua funo possibilitar a passagem por um espao num tempo mnimo. a velocidade realizada por meio de movimentos velozes, que no se repetem da mesma forma. Exemplos: um drible, um soco, etc.

06/02/2013

Riqueza Motriz do movimento


Velocidade Acclica Linear

Sistema Energtico

Riqueza Motriz

Velocidade Acclica

Velocidade Acclica Angular

Altico Anaerbico Sistema Energtico Aerbio Ltico

Velocidade Acclica Misto

Sistema Energtico
Sistema Energtico Aerbio

Sistema Energtico
Altico Sistema Energtico Anaerbico Ltico

O sistema aerbio preponderantemente solicitado para produzir energia em exerccios de intensidade baixa e moderada em que a absoro de oxignio suficiente para as necessidades do exerccio. Exemplos: tarefas dirias; estar sentado; correr lentamente, etc.

O sistema anaerbio altico solicitado com maior nfase para dar suporte e produzir energia em exerccios de intensidade muito alta em que o organismo recorre a reservas de ATP e de Fosfocreatina (PC). Nestas situaes a absoro de oxignio no suficiente para as necessidades do esforo. Apesar de se classificar este sistema como Altico, cada vez mais se assume que j existe uma grande produo de lactato ao nvel destes esforos. Mas para melhor sistematizao, continuemos a classific-lo como Altico. Exemplos: os esforos mximos at cerca de 7 a 15 segundos de durao. O sistema anaerbio lctico preponderantemente solicitado em exerccios de intensidade alta em que a absoro de oxignio no suficiente para as necessidades do esforo. Exemplos: os esforos mximos entre 20 segundos at cerca de 2 minutos.

Sistema Energtico
No atletismo as modalidades em que a fonte energtica predominante a anaerbia lctica so: - 200 metros ( um esforo misto altico e lctico, mas com maior predominncia altica, pois uma prova essencialmente de velocidade). - 400 metros 400 metros barreiras. - 800 metros ( um esforo misto lctico e aerbio, mas com maior predominncia da resistncia anaerbia ltica). - 1500 metros: est na fronteira entre uma predominncia anaerbia ltica e aerbia. No atletismo as modalidades em que a fonte energtica predominante a anaerbia altica so:

Faixa etrias: a)Categoria de Pr-Mirins: atletas com 12 e 13 anos, no ano da competio. b) Categoria de Mirins: atletas com 14 e 15 anos, no ano da competio. c) Categoria de Menores: atletas com 16 e 17 anos, no ano da competio. d) Categoria de Juvenis: atletas com 16, 17, 18 e 19 anos, no ano da competio. e) Categoria Sub-23: atletas com 16, 17, 18, 19, 20, 21 e 22 anos, no ano da competio. f) Categoria de Adultos: atletas a partir de 16 anos em diante (no ano da competio).

- Saltos. - Lanamentos. - 100 metros. - 60, 100 e 110 metros barreiras No atletismo todas as modalidades de meio fundo e fundo, assim como a marcha atltica, so esforos de predominncia do sistema aerbio. aerbio
Disponvel em:http://www.cbat.org.br/atletismo/Norma12_Cat_Faixas_Etarias_Oficiais.pdf

De acordo com: IAAF/ CONSUDLATE/ CBAt/ CBAt / Federaes:

06/02/2013

g) Categoria de Masters atletas a partir de 40 anos em diante (idade a ser considerada no dia da competio):
Idade 40 a 44 anos 45 a 49 anos 50 a 54 anos 55 a 59 anos 60 a 64 anos 65 a 69 anos 70 a 74 anos 75 a 79 anos 80 a 84 anos 85 a 89 anos 90 a 94 anos 95 a 99 anos 100 anos e acima Masculino Faixa Etria M40 M45 M50 M55 M60 M65 M70 M75 M80 M85 M90 M95 M100 Feminino Faixa Etria F40 F45 F50 F55 F60 F65 F70 F75 F80 F85 F90 F95 F100

Faixa etrias: De acordo com COB (no mbito escolar) Categoria 12 a 14 ** Categoria 15 a 17** ** Disputa dos Jogos Escolares Brasileiro mirim e infantil

Disponvel em:http://www.cbat.org.br/atletismo/Norma12_Cat_Faixas_Etarias_Oficiais.pdf

De acordo com: IAAF/ CONSUDLATE/ CBAt/ CBAt / Federaes:

Disponvel em: www.cob.org.br

luiz.assis.edf@gmail.com

Вам также может понравиться