Вы находитесь на странице: 1из 84

O Prvia curso pr-vestibular do Instituto de Artes - uma iniciativa de um grupo de estudantes do curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais da UNESP

P que atua desde 2008. Seu objetivo primeiro abordar os assuntos exigidos pelos vestibulares espec cos de artes das principais universidades pblicas de So Paulo. Entretanto, o Prvia hoje se con gura principalmente como um espao de re exo e discusso sobre arte e educao, onde todos os envolvidos esto em um contnuo processo de aprendizagem e encontram-se na condio de estudantes de arte. As aulas, divididas entre teoria e prtica, propem uma forma mais colaborativa e menos linear de construir o conhecimento desse coletivo formado. E esse conhecimento se vale das trocas entre pessoas diferentes, com referncias e referenciais diferentes, opinies, gostos e desejos diferentes. Com relao s aulas prticas, pretende-se desconstruir as convenes criadas a cerca do bom desenho e do saber desenhar, para, a partir da, tentar criar um espao no qual se possa experimentar sem medo de ser feliz. Apoiado na noo de que a histria no um relato de nitivo e acabado, o grupo do cursinho passou a organizar suas aulas em temas em torno dos quais possvel tecer relaes diversas, sensveis s mais variadas manifestaes estticas existentes e aos contextos que a cercam. A elaborao desse material foi pensada como forma de apoio a essa opo pela ausncia de cronologia e linearidade nas aulas. No entanto, a escolha por esse formato de folhas e imagens avulsas ainda se deve a essa tentativa de olhar a histria como uma construo e uma seleo. Construo essa que poder ser (re)feita por voc e por ns; seleo que ainda se restringe quela contada pelos livros e esperada pelo vestibular. Mas como foi dito, uma tentativa. Vamos tentar junto. : ) Pessoas envolvidas Beatriz Ruco Fernando Finamore Gabrielle Navarro Iramaya Haddad Karina Nakahara Leonardo Matsuhei Letcia Nakano Marlia Carvalho Mayara Wui Mnica Abreu Raquel Sena Rita Bredariolli Rosana Ferreira Ruth Carvalho Tamara Takaoka Uiu Cavalheiro Vincius Nakamura
No descomeo era o verbo. S depois que veio o delrio do verbo. O delrio do verbo estava no comeo, l onde a criana diz: Eu escuto a cor dos passarinhos. A criana no sabe que o verbo escutar no funciona para cor, mas para som. Ento se a criana muda a funo de um verbo, ele delira. E pois. Em poesia que voz de poeta, que a voz de fazer nascimentos O verbo tem que pegar delrio. Manoel de Barros Uma didtica da Inveno, In: O livro das Ignoras, 1993.

Apoio

Licena Creative Commons Atribuio - Uso no comercial - Compartilhamento pela mesma licena (CC BY-NC-SA 3.0)

O termo passou a ser usado aps a exposio The Responsive Eye (O olhar interativo), no MoMA, em 1965. Aplica-se a artistas que visualmente buscam se afastar do simblico, partindo de leis pticas, contrastes simultneos e dos dados experimentais da Psicologia da Gestalt (Psicologia da Forma). Cria planos e movimentos ilusrios (3D), fazendo as formas vibrarem atravs da mutao de cores e formas em um suporte liso (2D). Tem heranas em Albers, docente da Bauhaus que, no nal da dcada de 40, nos Estados Unidos, passou a se dedicar a pintura, com sua srie abstrata Homenagem ao Quadrado. Tambm herda o esforo ptico que o Pontilhismo de Seruat e o Or smo de Delaunay exigiam dos olhos, alm da interao e movimento da Arte Cintica. Baseia-se na construo cient ca das imagens que exige do observador persistncia e concentrao, fazendo com que ele participe completamente da obra. Para Victor Vasarely, considerado o pai da Op Art, a obra deveria ser passvel de reproduo e tambm de ser criada por outras pessoas ou por mquinas. A dita Op Art se refere ao grupo estadunidense envolvido principalmente com a exposio no MoMA em 1965, porm existem outros grupos que se interessaram na pesquisa visual, buscando uma autonomia da disciplina baseados na convergncia entre cincia, tcnica e cintica da imagem. Alguns deles foram: Hard Edge (EUA), Arte Programmata (Itlia), Zero (Alemanha) e Equipo 57 (Espanha). Principais nomes Victor Vasarely, Richard Anuszkiewicz, Bridget Rilley, Julian Stanczak e Josef Albers.

Op art uma abreviao da expresso em ingls optical art e signi ca "arte ptica".

Menos expresso e mais visualizao (Josef Albers)

Contrastes simultneos: conceito proposto pelo qumico francs Michel Eugne Chevreul, a partir do qual estudava a percepo das cores em simultaneidade.

[...] uma percepo selecionada, organizada, estruturada: um modelo de percepo. Possui, por isso, uma funo essencialmente educativa: ensina a perceber com clareza, com conscincia das leis fsicas e matemticas que fazem da prpria percepo um processo intelectivo. (Giulio Carlo Argan analisando a obra de Vasarely)

ligaes: pesquisa visual, olho-mquina, gestalt, movimento, arte cintica, iluso ptica

1930-1940 01 02

Perodo de efervescncia nos estudos sobre a Psicologia da Gestalt

1933

O governo alemo fecha a Bauhaus. Albers convidado a lecionar nos EUA.

03

04 1950
A era de ouro do Cinema 3D. Primeira produo de um lme em 3D colorido, com a tecnologia estereoscpia (culos azul e vermelho).

1965

Exposio The Responsive Eye no MoMA.

05

01. Zebras, 1938 - Victor Vasarely. 02. Movement in Square, 1961 - Bridget Riley. 03. Vega 200, 1968 - Victor Vasarely. 04. Homenagem ao Quadrado, 1949-1976(srie) - Josef Albers. 05. Curvas Progressivas, 1960 - Julio Le Parc. ligaes: pesquisa visual, olho-mquina, gestalt, movimento, arte cintica, iluso ptica

Defende uma arte geomtrica e no gurativa, porm, essecialmente no isenta a criao intuitiva do espectador. O termo foi criado no Manifesto Neoconcreto em 1959, para a abertura da exposio no Rio de Janeiro. O manifesto refora as diferenas entre os ideais do Grupo Frente(Rio de Janeiro) em relao ao Grupo Ruptura(So Paulo), sobretudo a perigosa exarcebao racionalista do concretismo paulista. Os neoconcretistas incorporam o espectador s suas obras, permitindo que ele as toque e manipule. Esta atitude de ne o fazer artstico no tempo e no espao, rompendo com as ditncias at ento existentes ente o espectador e a obra. Esse posicionamento pode ser notado nos Bichos de Lygia Clark, no Livro da Criao de Lygia Pape, nos Penetrveis, Blides e Parangols de Helio Oiticica, os Objetos Ativos de Wyllis de Castro. Principais Nomes Ferreira Gullar, Amlcar de Castro, Franz Weissmann, Lygia Clark, Lygia Pape, Wyllis de Castro, Franz Weissmann e Hlio Oiticica.

No resta dvida, entretanto, que, por trs de suas teorias que consagravam a objetividade da cincia e a preciso da mecnica, os verdadeiros artistas - como o caso, por exemplo, de Mondrian ou Pevsner construam sua obra e, no corpo-a-corpo com a expresso, superaram, muitas vezes, os limites impostos pela teoria. [...] De nada nos servir ver em Mondrian o destrutor da superfcie, do plano e da linha, se no atentamos para o novo espao que essa destruio construiu (Manifesto Neoconcreto)

Pelo fato de no admitir a arte, no ponto a que chegou seu desenvolvimento neste sculo, quaisquer ligaes extra-estticas ao seu contedo, chega-se ao sentido de pureza. Pureza signi ca que j no mais possvel o conceito de arte-pela-arte, ou tampouco querer submet-la a ns de ordem poltica ou religiosa (Hlio Oiticica em A transio da cor do quadro para o espao e o sentido de construtividade)

Tenho f na forma que no deixa resto. Que estampa e cala. Como a fala do poeta que em silncio contm o mundo. (Amilcar de Castro - Fragmento do poema Sei que no quero contar)

ligaes: experincia, afeto, emoo, formas, cores, corpo, olho-corpo, esttica relacional, processo, colaborao, tropiclia

1951

Em dezembro acontece a 1 Bienal Internacional de So Paulo. O grande prmio foi entregue a Max Bill pela obra Unidade Triprtida.

1952

No dia 9 de dezembro, o Grupo Ruptura realizou sua primeira exposio no RJ.

01

02 1956
Grupo Frente (RJ) e Ruptura (SP) realizam juntos a 1 Exposio Nacional de Arte Concreta.

1959

1 Exposio de Arte Neoconcreta no MAM/RJ e publicao do Manifesto Neoconcreto. - Revoluo Cubana - Incio da Guerra do Vietn

1959 03

1962

Dissoluo do Neoconcreto.

grupo

04
01. Bichos, 1960 - Lygia Clark. 02. Divisor, 1968 - Lygia Pape. 03. Sem Ttulo - Amilcar de Castro. 04. Penetrvel Magic Square #5 - Hlio Oiticica.

ligaes: experincia, afeto, emoo, formas, cores, corpo, olho-corpo, esttica relacional, processo, colaborao, tropiclia

Iniciou-se no ambiente de efervescncia cultural estadunidense em meados dos anos 60 como reao ao Expressionismo Abstrato que, para Donald Judd, teria encaminhado o m da pintura. Buscavam utilizar a arte no como autoexpresso, subjetiva do artista, mas sim como uma arte objetiva. Foi um perodo de a rmao da arte nos Estados Unidos, e alguns artistas faziam questo de negar as in uncias europeias, mesmo as que possuiam semelhanas formais. Uma das caractersticas em comum dos artistas ligados ao chamado Minimalismo a reduo de objetos sua estrutura primria. Sendo assim se torna movimento mais formal que ideolgico, onde conceito e expresso eram muitas vezes descartados em funo da essncia estrutural do objeto, percepo pura e direta, sem mediar valores externos. Principais nomes Donald Judd, Sol LeWitt, John McCracken, Agnes Martin, Dan Flavin, Robert Morris, Anne Truitt, Carl Andre e Frank Stella.

A minha pintura se baseia no fato de que s o que pode ser visto na tela que est realmente l. [...] Tudo o que eu quero que as pessoas extraiam dos meus quadros, e tudo que eu extraio deles, o fato de que voc consegue apreender a idia em seu todo sem confuso... O que voc v o que voc v. (Frank Stella)

Veja, o grande problema que qualquer coisa que no seja absolutamente simples comea, de algum modo, a ter partes. O importante ser capaz de trabalhar e fazer coisas diferentes e, mesmo assim, no quebrar a inteireza que uma pea tem. (Donald Judd)

A metade, ou mais, dos melhores novos trabalhos que se tm produzido nos ltimos anos no tem sido nem pintura nem escultura. Frequentemente, eles tm se relacionado, de maneira prxima ou distante, a uma ou a outra. (Donald Judd, 1963 - Objetos espec cos.)

O homem escala a montanha porque ela est l. O homem faz uma obra de arte porque ela no est l. (Carl Andre)

ligaes: estruturas primrias, bauhaus, john cage, concretismo, espao, forma, design

1945

Com o m da 2 Guerra Mundial, cria-se um movimento de migrao do centro da Arte para os Estados Unidos.

01

1958 02 03

Yves Klein expe uma sala completamente vazia.

04

1963

Donald Judd publica o texto Objetos espec cos, que considerado o manifesto do Minimalismo.

05
01. Incomplete Open Cube, 1974 - Sol LeWitt. 02. Site speci c, 1970s - Donald Judd. 03. Monumento, 1969 - Dan Flavin. 04. 144 Quadrados de magnsio, 1969 - Carl Andre. 05. Pintura Negra, 1967 - Frank Stella.

ligaes: estruturas primrias, bauhaus, john cage, concretismo, espao, forma, design

Na dcada de 60 a crescente politizao traz para o campo das artes questes como: O que arte? Quem determina o que arte? Quem decide como ela exposta e criticada? A obra e as ideias de Marcel Duchamp foram uma in uncia primordial para o movimento. Outro pioneiro foi Alan Kaprow que, assim como o Grupo Fluxus, organizava os chamados happenings (literalmente, acontecimentos) em que o prprio acontecimento se tornava a obra de arte. Como a obra de arte apenas uma conseqncia de uma ideia, a obra, como entendida at ento, pode ser dispensada e desmisti cada, assim como o mercado e a crtica de arte. Basta que a ideia, conceito, ou salto imaginativo, seja registrado em forma de documentos, propostas escritas, lmes, performances, fotogra as, instalaes, mapas ou qualquer outro suporte. E muitas vezes os artistas optam conscientemente por formas visualmente desinteressantes com o intuito de focar a ateno do espectador sobre o conceito e contexto. O que as obras conceituais compartilham uma necessidade do espectador apreend-las atravs de suas faculdades intelectuais. Principais nomes Art&Language, Sol LeWitt, Joseph Kosuth, Yoko Ono, Lawrence Weiner, Hans Haacke, John Baldessari e On Kawara.

O signi cado o uso. (Ludwig Wittgenstein)

A nica coisa a ser dita sobre arte que ela uma coisa. A arte arte-como-arte e todo resto todo resto. A arte como arte no nada alm de arte. A arte no o que no arte (Ad Reinhardt)

O valor de determinados artistas depois de Duchamp pode ser medido de acordo com o quanto eles questionaram a natureza da arte. (Joseph Kosuth)

Limpe do mundo a doena burguesa, intelectual, a cultura pro ssional e comercializada. Limpe do mundo a arte morta, imitao, arte arti cial, arte abstrata, arte ilusionista, arte matemtica. - limpe do mundo o europanismo. [...] Promova a artevida, antiarte, promova a realidade no artistca a ser apreendida por todos e no apenas crticos e pro ssionais. (Manifesto Fluxus)

ligaes: poltica, antiarte, linguagem, tempo, contexto, conceito, duchamp, contemporneo, autoria

1953

O lsofo Ludwig Wittgenstein publica Investigaes Filos cas, marco da Filoso a da Linguagem.

1955-1975

A Guerra do Vietn causa movimentos de protesto no mundo inteiro.

01

1968 03

A primavera de 68 marca a presena do movimento estudantil, sobretudo na Frana.

02

1969 1968

Kosuth publica Arte depois da Filoso a, um dos principais textos de um artista sobre a Arte Conceitual.

04

01. Uma e trs cadeiras, 1965 - Joseph Kosuth. 02. Dust & Water put somewhere / between the sky & the earth, 2000 - Lawrence Weirner. 03. one thing, 1965, vietnam, 1965 - On Kawara. 04. Inseres em circuitos ideolgicos: Projeto Coca-Cola, 1970 - Cildo Meireles. ligaes: poltica, antiarte, linguagem, tempo, contexto, conceito, duchamp, contemporneo, autoria

Pases Baixos, de 1917 a 1928. De Stijl, tambm chamado de Neoplasticismo, foi um movimento artstico surgido na Holanda que envolveu artes plsticas, arquitetura, e design. tambm o nome de uma revista onde eram publicadas as ideias, manifestos, e pesquisas do grupo encabeado por Piet Mondrian, Theo van Doesburg e Gerrit Rietveld. O grupo tinha como objetivo criar uma nova arte internacional e um vocabulrio visual para objetivos prticos, por isso a in uncia do design e das artes aplicadas tambm se fez presente no pensamento De Stijl, que queria comunicar atravs de seus objetos uma sociedade melhor onde a arte e a vida se integrassem em perfeita harmonia. De acordo com Van Doesburg, o grupo se orienta pela necessidade de clareza, certeza e ordem e busca uma nova forma de expresso plstica que no mais carregasse resduos representativos e que se pautasse nos elementos mnimos da composio, puri cando a cor em cores primrias, alm do preto, branco e cinza, reduzindo a forma linhas retas verticais e horizontais e rejeitando a modelagem, as texturas e a linha curva. Buscava uma arte clara e disciplinada, que re etisse de algum modo as leis objetivas do universo e valorizava a estrutura formal e o equilbrio assimtrico. Para Mondrian, o artista no deve in uenciar emotiva ou sentimentalmente o espectador. Por isso reduziu seu estilo a formas elementares, evitando assim provocar reaes individuais. Os artistas do grupo acreditavam no ordenamento geomtrico fundamental do universo e no valorizavam a tradio lrica e sentimental da histria da arte. Principais nomes Piet Mondrian, Theo van Doesburg, Gerrit Rietveld. No Brasil, Mondrian in uencia Milton Dacosta e Lygia Pape, no Livro da Arquitetura e no desenho Mondrian de 1907.

O neoplasticismo uma lio de probidade, de pureza, de sabedoria. Ele disciplina a natureza sob as rdeas voluntariosas e tensas do esprito humano, senhor das foras cmicas. A ordem de Mondrian arquitetnica, sinttica, espiritual e geomtrica, lanando para os homens desarvorados de nosso tempo as bases de uma natureza recriada e de uma vida que, de retorno simples, vai de novo encontrar unidas a razo e a poesia.
(PEDROSA, Mrio. Mondrian e a Natureza, In: Modernidade C e L, p. 196)

Ver Kandinsky em Der Balue Reiter. Para ele o quadro no uma transmisso de formas, mas uma transmisso de foras: a existncia do artista que se liga dos outros. (ARGAN, G. C.)

A vanguarda holandesa (...) nasce da revolta moral contra a violncia irracional da guerra que assolava a Europa. Dela se deriva um juizo negativo sobre a historia; no a violncia, e sim a razo que deve determinar as transformaes da vida da humanidade, e as transformaes devem se dar nos diversos campos da atividade humana, atravs de uma reviso radical das premissas e das nalidades. De Stijl no uma revoluo contra uma cultura envelhecida a m de renova-la, uma revoluo no inteiror de uma cultura moderna a m de imuniza-la contra os perigos de qualquer corrupo ou impureza possvel.
(ARGAN, G. C., Arte Moderna, p. 263)

ligaes: abstrao geomtrica, Bauhaus, assimetria, cores primrias, linhas retas

1914

Incio da primeira guerra mundial

1916 1919 01 1920

Dad

Fundao da Bauhaus por Walter Gropius

Mondrian escreve o ensaio O neoplasticismo para o publico francs, atravs do qual defende as idias estticas de De Stijl

03 02

1924

Rompimento de Mondrian com Theo van Doesburg

04 1929
Publicao do ensaio de Mondrian pela Bauhaus

05

06

01. Estudo de cores para obra arquitectnica (pormenor), Theo Van Doesburg. 02.A rvore Vermelha, 1908 - Piet Mondrian. 03. Composio em azul, cinza e rosa, 1913 - Piet Mondrian. 04. Composition with Red, Yellow and Blue, 1921 - Piet Mondrian. 05. Vestido Mondrian, 1965 - Yves Saint Laurent. 06. cadeira vermelho e azul, 1917 - Gerrit Rietveld. ligaes: abstrao geomtrica, Bauhaus, assimetria, cores primrias, linhas retas

Nova Iorque, dcada de 1950. Foi o primeiro grande movimento artstico de repercusso internacional que aconteceu nos Estados Unidos. O pas emergira como uma grande potncia aps o termino da Segunda Guerra Mundial e sua ascenso como plo artstico deu-se pelo fato de que muitos intelectuais e artistas mudaram-se para l na poca. Nesse contexto, comea a se delinear uma arte americana que, embora recebesse todas as in uncias das vanguardas europias, no se sentia devedora a ela e no tinha nenhum compromisso com as tradies artsticas. O Expressionismo Abstrato est numa zona de interseco entre a abstrao do Der Blaue Reiter, a intensidade emocional do expressionismo alemo e heranas surrealistas o inconsciente e o automatismo , fazendo com que as pinturas se voltassem mais para dentro, trazendo tona um resultado plstico que se baseava em formas no- gurativas. Alguns crticos sublinham as a nidades da Action Painting com o Jazz, msica que se faz tocando, ao sabor do improviso e da falta de projeto preliminar. Traz ainda um embrio do que mais tarde viria a ser a Performance . Um dos seus principais expoentes, Jackson Pollock, criava suas obras atravs de respingos de tinta que deixava cair sobre grandes panos no cho, formando texturas nicas. A pintura deveria ceder a impulsos espontneos, a ao era gil e no deveria ser premeditada. Pretendia-se criar uma arte mais livre e espontnea, nada convencional. O Expressionismo Abstrato trazia em si uma carga muito grande de tudo o que foi deixado pela Segunda Guerra. Era, portanto, uma arte forte e violenta, que incorporava o emprego de uma palheta agressiva, conjugando traos geomtricos e aleatrios da "pintura automtica" a um empaste pesado e grosseiro de pigmentos sobrepostos. Principais nomes Jackson Pollock, Arshile Gorky, Mark Rothko, Adolph Gottlieb, Willem de Kooning, Isamu Noguchi. No Brasil: Manabu Mabe, Tomie Othake, Flvio-Shir.
Outro importante antecedente ( reelaborao da crtica dos conceituais) o Desenho de De Kooning Apagado, apresentado por Robert Rauschenberg em 1953. Como o prprio ttulo enuncia, em um desenho de Willem de Kooning, artista ligado abstrao gestual surgida nos Estados Unidos no ps-guerra, Rauschenberg, com a permisso do colega, apaga e desfaz o seu gesto. A obra nal, um papel vazio quase em branco, levanta a questo sobre os limites e as possibilidades de superao da noo moderna de arte.
(Enciclopdia Ita Artes Visuais, Arte Conceitual) Rauschenberg fala sobre de kooning apagado: http://bit.ly/OXYlai

Arte moderna: pretenses universais mas dizia respeito sobretudo arte europeia e ocidental.

In uncia de teorias como A interpretao dos sonhos de Jung e pelo Existencialismo de Sartre.

Comportamento automtico que aparentemente foge do controle do consciente, enfatizando a intuio e o inconsciente. Na Action Painting, a improvisao e a espontaneidade colocariam o corpo do artista como protagonista desse gesto liberto e desprovido de um projeto prvio.

Na Action Painting, a pintura nasce a partir da relao corporal do artista com a tela, que retirada da parede e colocada no cho, exigindo uma nova postura , inclusive fsica, do artista diante dela. O artista passa a fazer parte da pintura. (vale lembrar que, depois de pronta, a tela voltava parede...)

(...) a herana da arte moderna reacondicionada e oferecida de outra forma por Lichetenstein. Uma srie de Pinceladas de 1965, cuidadosa e precisamente executadas, apresentava o Expressionismo Abstrato como estilo, tornando obvio o fato de que a expressividade associada a ele no um registro transparente e absoluto de um estado emocional, mas um conjunto de smbolos culturalmente espec cos por meio do qual se sente que aquele estado mais bem representado.
(ARCHER, Michel. Arte Contempornea uma historia concisa.p. 12)

Algumas crticas dirigidas Action Painting questionavam o quanto pode haver de imporvisado e espontneo num gesto, j que antes da ausncia de projeto h a opo por essa ausncia.

ligaes: expresso, abstrao, automatismo, espontaneidade, performance, eua ps-guerra

1945

Fim da Segunda Guerra Mundial

1950 1951

Uruguai bicampeo mundial de futebol I Bienal Internacional de Arte de So Paulo

01

1952

O termo Expressionimo Abstrato foi usado pela primeira vez pelo crtico H. Rosenberg para designar o movimento.

02

03

04

05

01. Jackson Pollock pintando. 02. Desenho de De Kooning apagado, 1953 - Robert Rauschenberg. 03. No.5-No.22, 1950 - Mark Rothko. 04. Mulher, 1949-50 - Willem de Kooning. 05. Nmero 1, 1949 - Jackson Pollock.

ligaes: expresso, abstrao, automatismo, espontaneidade, performance, eua ps-guerra

Munique, entre 1911 e 1914. Surge no perodo que antecede a Primeira Guerra Mundial, quando as disputas entre naes imperialistas j abalavam a paz e o equilbrio europeu. A ecloso da Guerra levou a dissoluo do grupo. Entretanto, para alm desse perodo, os desdobramentos de suas atividades tiveram grande alcance, eventualmente conduzindo arte da fantasia do Surrealismo, Dad e Expressionismo Abstrato. Tambm in uenciaram a escola Bauhaus, na qual Kandinsky e Klee lecionaram mais tarde. A principal herana desse movimento foi a inaugurao da arte no gurativa, tendncia que viria a prevalecer na pintura por mais de meio sculo. Embora no tivessem um programa de nido e no houvesse a inteno de um estilo homogneo entre os artistas de O Cavaleiro azul, opunham-se ao Cubismo por entenderem que este propunha apenas uma reformulao da representao ao invs da abolio da mesma, enfocando teorias que, segundo eles, precisavam ser desligadas da arte, como a racionalista e, de certa forma, ainda a realista. O grupo tinha uma orientao profundamente espiritualista, o que para Kandinsky signi cava tudo o que no racional e que impulsiona a criao das formas ao sabor das emoes, explorando a dimenso lrica da cor e da forma, fazendo da arte a expresso de uma necessidade interna. Ao mesmo tempo, acreditavam na e ccia simblica e psicolgica das formas e das cores, no entendendo a fruio de uma obra de arte como mera contemplao, mas sim como estmulo que se dispe a despertar reaes e sugestes distintas em cada indivduo. Segundo o historiador Giulio Carlo Argan, Paul Klee e Kandinsky compartilhavam do principio de que a comunicao esttica deveria ser intersubjetiva, isto , deveria acontecer diretamente de homem a homem, sem a intermediao de objetos ou da natureza. Kandinsky comparava a pintura msica, que j por natureza abstrata, fazendo analogias entre sons e cores e a capacidade de ambas as linguagens fazerem vibrar a alma. Muitas vezes nomeava suas pinturas abstratas com termos musicais, como Composio, Improvisao e Fuga. Principais Nomes Wassily Kandinsky, Franz Marc, August Macke, Alfred Kubin e Paul Klee.

"J foi dito vezes su cientes que impossvel explicitar o objetivo de uma obra de arte atravs de palavra. Apesar de uma certa super cialidade com que esta assero posta e, em especial, explorada, , de maneira geral, correta e assim permanece at numa poca de grande educao e conhecimento da lngua e do seu material. E esta assero - abandono agora a esfera do raciocnio objetivo - tambm correta porque o prprio artista nunca consegue abarcar ou reconhecer totalmente o seu prprio objetivo." (W. Kandinsky)

Arte Moderna, p. 321)

O quadro no uma transmisso de formas, mas uma transmisso de foras: a existncia do artista que se liga dos outros. (ARGAN, G. C.,

A cor uma fora que in uencia diretamente na alma. A cor a tecla. O olho o martelo. A alma um piano com muitas cordas. O artista a mo que, com esta ou aquela tecla, faz vibrar a alma. (W. Kandinsky)

A Arte no reproduz o visvel. Ela torna visvel. (Paul Klee)

Der Blaue Reiter signi ca, em alemo, O Cavaleiro Azul.

ligaes: pintura, abstrao, espiritualidade, msica, subjetividade, Bauhaus, simbologia das cores

1907

Picasso pinta Les Demoiseles dAvignon

1911 01 1912 1912

Formao do grupo Der Blaue Reiter, em Munique. Kandinsky publica o livro Do espiritual na arte

Independncia da Albnia - Naufrgio do Titanic - Inveno do feicho clair

03 02 1914 1914
Incio da Primeira Guerra Mundial Dissoluo do grupo Der Blaue Reiter.

04

01. Primeira Aquarela Abstrata, 1910 - Wassily Kandinsky. 02. Senecio, 1922 - Paul Klee. 03. Composio VII, 1913 - Wassily Kandinsky. 04. The Large Blue Horses, 1911 - Franz Marc .

ligaes: pintura, abstrao, espiritualidade, msica, subjetividade, Bauhaus, simbologia das cores

Movimento caracterizado pelo abstracionismo geomtrico, surge na Rssia por volta de 1913, mas sua sistematizao terica s acontece em 1925 com o manifesto Do Cubismo ao Futurismo ao Suprematismo: o novo realismo na pintura, escrito por Kasimir Malevich em colaborao com o poeta Vladmir Maiakvski. O suprematismo est diretamente ligado s pesquisas formais das vanguardas russas do comeo do sculo XX e ao construtivismo de Vladimir Tatlin. Estuda a estrutura funcional da imagem, buscando o signi cado primrio dos smbolos e signos expressivos, emprega cores puras e defende a ideia da pura visualidade plstica, sendo livre de nalidades prticas. Malevich, nesse contexto, prope um mundo destitudo de objetos, reduzindo o sujeito e o objeto a uma nica forma, ao grau zero. Esse mundo sem objetos seria uma concepo proletria, j que implica a no propriedade das coisas e noes. Para Malevich, as formas geomtricas representavam a supremacia de um mundo maior que o mundo das aparncias, sendo a linha reta a forma elementar suprema que simboliza a ascendncia do homem sobre as no-linearidades da natureza. Ao longo do tempo, as formas foram se tornando mais complexas medida que tambm se ampliava a gama de cores, criando iluses de espao e movimento. As obras suprematistas foram vistas pela primeira vez na exposio coletiva A ltima Exposio de Quadros Futuristas 0.10 (Zero. Dez), realizada em dezembro de 1915, em So Petesburgo, na Rssia, onde evidenciavam a nova proposta pictrica: formas geomtricas bsicas - quadrado, retngulo, crculo, cruz e tringulo - associadas a uma pequena gama de cores. Principais nomes: Kazimir Malevich, El Lissitzky, Lyubov Popova, Ivan Puni, Aleksandr Rodchenko

A Supremacia do puro sentimento: refere-se supremacia da sensibilidade e dos sentidos sobre todas as outras consideraes artsticas.

"Eu sentia apenas noite dentro de mim, e foi ento que concebi a nova arte, que chamei Suprematismo." (Malevich)

" um acordo de ritmos que se concretizam no espao da tela, tal como uma frase musical se realiza no tempo." (Dora Vallier)

ligaes: vanguarda russa, abstrao geomtrica, revoluo, grau zero, forma elementar

1913

- Inaugurao da primeira linha de montagem industrial, pelo empresrio Henry Ford. - Surge o movimento Suprematista, mais ou menos por aqui. - Estreia, envolta em escndalo, de A Sagrao da Primavera, de Igor Stravinsk.

01 02

1915

A ltima Exposio de Quadros Futuristas 0.10 (Zero. Dez), primeira exposio suprematista realizada em So Petesburgo.

03

04 1925
Sistematizao terica do Suprematismo atravs do manifesto Do Cubismo ao Futurismo ao Suprematismo: o novo realismo na pintura, escrito por Malevich em colaborao com o poeta Maiakvski.

05
01. Branco sobre branco, 1918 - Kazimir Malevich. 02. Arquitetura pictrica - negro, vermelho, verde, 1916 - Liubov Popova, . 03. The Black Square, 1915- Kazimir Malevich. 04. Composio com Monalisa, 1914 - Kazimir Malevich. 05. Black Square and Red Square, 1915 - Kazimir Malevich. ligaes: vanguarda russa, abstrao geomtrica, revoluo, grau zero, forma elementar

Por volta de 1914, Vladimir Tatlin fez sua primeira construo, dando abertura para o movimento Construtivista, que viria a ser o estilo mais disseminado da Rssia. O seu aparecimento est ligado ao contexto do desenvolvimento da cincia e ao surgimento de mquinas. Para o construtivismo, a pintura e a escultura so pensadas como construes - e no como representaes -, guardando proximidade com a arquitetura em termos de materiais, procedimentos e objetivos. No podia ser representativa e deveria possuir um valor funcional e informativo, mostrando ao povo, visualmente, a revoluo em andamento e mantendo um dilogo com os meios gr cos e fotogr cos de comunicao. Genericamente, usavam elementos geomtricos, cores primrias, fotomontagens e tipogra as em suas obras. Os artistas construtivistas, em sua maioria, possuam ideologias marxistas e consideravam-se produtores de imagens assim como os operrios so produtores de outros objetos diversos. Buscavam dessa forma abolir a idia de que o trabalho artstico superior s demais formas de trabalho, alheio ao cotidiano e vida das pessoas. A considerao das especi cidades do construtivismo russo no deve apagar os elos com outros movimentos de carter construtivo na arte, que ocorrem no primeiro decnio do sculo XX, por exemplo, o grupo de artistas expressionistas reunidos em torno de Wasilli Kandinsky no Der Blaue Reiter [O Cavaleiro Azul], em 1911, na Alemanha; o De Stijl [O Estilo], criado em 1917, que agrupa Piet Mondrian , Theo van Doesburg e outros artistas holandeses ao redor das pesquisas abstratas; e o suprematismo, fundado em 1915 por Kazimir Malevich, tambm na Rssia. Isso sem esquecer os pressupostos construtivos que se fazem presentes, de diferentes modos, no cubismo, no dadasmo e no futurismo italiano. Principais nomes: Vladimir Ttlin, Alexander Rodchenko, Varvara Stepanova, Naum Gabo, Anton Pevsner, El Lissitzky, Olga Rozanova, Gustav Klutsis e Georgii Yakulov.

A Bauhaus, importante escola de design, artes plsticas e arquitetura da vanguarda alem sofreu in uncias do construtivismo russo.

Moderna, p. 326)

A arte deve estar a servio da revoluo, fabricar coisas para a vida do povo como antes fabricava para o luxo dos ricos. (ARGAN, G. C., Arte

A Rssia foi um dos pases que ingressou tardiamente no processo de industrializao e, para isso, contou com incentivo de capital estrangeiro, principalmente das potncias capitalistas europeias.

Essa nova relao levou a uma ocidentalizao gradativa de diversos pases, que pode ser observada atravs dos movimentos artsticos russos desenvolvidos no incio do sculo XX, que herdaram principalmente a desconstruo do espao e do objeto cubista e, do futurismo, a temtica da cidade, do movimento e da velocidade.

"A falta do objeto cultivou a cor como o que , se ocupou de sua elaborao, de seu estado, ao deixar todo o processo a descoberto." (Rodchenko)

ligaes: vanguarda russa, revoluo, proletariado, funcionalismo, marxismo

1914

Incio da Primeira Guerra Mundial

01 02 1917
- Rssia se retira da Primeira Guerra - Incio a Revoluo Russa: os bolcheviques, liderados por Lenin e Trtski, ocuparam os prdios pblicos da cidade de So Petersburgo e assumiram o poder. - EUA entram na Primeira Guerra

03

1919

Vladimir Ttlin projeta o Monumento Terceira Internacional

04
01. Beat the Whites with the Red Wedge, 1920 - El Lissitzky. 02. Monumento III Internacional , 1919 - Vladimir Tatlin. 03. Tatlin trabalhando no Monumento III Internacional, 1920 - El Lissitzky. 04. Cartaz para o departamento estatal da imprensa de Leningrado, 1924 Rodchenko. ligaes: vanguarda russa, revoluo, proletariado, funcionalismo, marxismo

O Realismo Socialista a linguagem esttica adotada entre aproximadamente 1930 e 1950 na antiga Unio Sovitica e em outros pases comunistas. Teatro, literatura e artes visuais deveriam ter um compromisso com a educao e formao das massas para o socialismo em construo no pas. A esttica o cial alinhada ideologicamente ao Partido Comunista foi elaborada por Andrej Zdanov, comissrio de Stalin responsvel pela produo cultural e propaganda. O realismo socialista aparentemente lia-se ao realismo que triunfa na Frana como doutrina esttica, alm de vincular-se com uma tradio mais naturalista, pelo tratamento da arte como documentao da realidade. A aspirao da tendncia uma arte "proletria e progressista", voltada para o tratamento de temas nacionais e do povo russo. A arte deveria ser acessvel s massas e tambm um instrumento de propaganda do regime. Frequentemente nas telas, desenhos e cartazes da tendncia eram retratados proletrios, lderes, soldados, camponeses, etc, de forma idealizada. Apesar do compromisso primeiro com a questo social, a produo artstica das primeiras dcadas do sculo XX no descartou as pesquisas formais. Tanto o construtivismo quanto o suprematismo procuram articular inovao formal a m de superar dilemas como esteticismo, forma ou contedo. Entretanto, confrontados com o brutal processo de limitao da liberdade de expresso, grande parte dos artistas ligados aos movimentos da vanguarda russa (como o Construtivismo, e o Suprematismo), foram levados emigrao. Principais nomes Juri Ivanovic, Yury Pimenov, Alexander Deineka, Nikolai Paulguk, Alla Zaimai e Aleksander Ivanovich

Na de nio de Aleksandr Gerasimov, o estilo "realista na forma" e "socialista no contedo". Nos pases da antiga URSS o estilo do realismo socialista tomado como sinnimo de jdanovismo, em referncia Andrej Zdanov.

"Manifesto por uma Arte Revolucionria Independente" foi escrito por Leon Trotsky e Andr Breton, em resposta proposta de arte proletria e literatura proletria, proposta por Stalin. O manifesto era uma luta pela independncia da arte e pela revoluo socialista mundial. A concentrao nos lugares-comuns ou mesmo nas banalidades da existncia, evidente no Pop, identi cam-no como mais um orescimento do realismo na arte. Usado at ento para descrever a arte to diversi cada quanto as pinturas de meados do sculo XIX, de Coubert, Milliet e Daumier, o Cubismo de Picasso e Braque e, sob o rtulo de Realismo Socialista, as imagens glori cantes e propagandsticas da Rssia stalinista, realismo tornou-se mais uma vez til como termo de abrangncia total para o que parecia ser um movimento geral de afastamento da abstrao e da expressividade emotiva individual da arte do comeo do ps-guerra. (Archer, p. 23) Se o que acontecia por trs da Cortina de Ferro - a realidade politica do ps-guerra, tornada concreta em 1961 pelo muro de Berlin - era o Realismo Socialista, havia boas razes para descrever o Pop como Realismo Capitalista. (Archer, p. 51)

ligaes: stalinismo, propaganda poltica, realismo, revoluo russa, socialismo

1922

Formao da URSS (Unio das Repblicas Socialistas Soviticas). Morre Lnin, fundador do primeiro Estado socialista. Inicia-se uma luta interna pela disputa do poder sovitico, na qual destacavam-se Trotsky e Stlin. - Stlin assume o poder da URSS. - Quebra da bolsa de valores de Nova York. - Fundao do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). Revoluo Constitucionalista em So Paulo.

1924

1929 01

1932 1933 02

Nos Estados Unidos, Franklin Roosevelt d incio ao New Deal, o plano de recuperao econmica aps a quebra da bolsa de Nova York. No Brasil inicia-se o governo de Getlio Vargas conhecido como Estado Novo; Leon Trotsky e pelo fundador do surrealismo Andr Breton escrevem o Manifesto por uma Arte Revolucionria Independente, que faz o chamado construo da Federao Internacional da Arte Revolucionria e Independente (FIARI). Incio da Segunda Guerra Mundial.

1937

1938

1939 03 1980

os Jogos Olmpicos acontecem na cidade de Moscou e, tardiamente, representam a esttica realista-socialista, principalmente em suas cerimnias e no design gr co aplicado ao evento.

01. Defesa de Sevastopol, 1942 - Alexander Deineka. 02. Fiery Years IV - Liberation of Prague, 1926 - Alena ermkov. 03. Cartaz para o lme Encouraado Potemkin, 1905 - Anton Lavinsky.

ligaes: stalinismo, propaganda poltica, realismo, revoluo russa, socialismo

O Concretismo, tambm chamado de Arte Concreta, um movimento que tomou bastante fora entre artistas de So Paulo e do Rio de Janeiro a partir de dcada de 50, e vem de uma linhagem claramente abstracionista moderna, cujas principais razes esto localizadas nas experincias do grupo De Stijl, no qual faziam parte Piet Mondrian e Theo Van Doesburg, alm de outros artistas ligados Bauhaus como Wassily Kandinsky e Max Bill. O concretismo tem como principal premissa a autonomia da arte em relao natureza. Ele no busca representar o real muito menos interpret-lo, portanto rejeita-se qualquer conotao mais lrica do trabalho. Para esses artistas, no h nada mais concreto do que a linha, as cores e os planos, e eles so auto-su cientes, no h signi cados por traz do que vemos. Nesse perodo, os artistas concretistas adotavam uma postura mais racionalista, desejando superar a condio de pas subdesenvolvido. Tais anseios re etiam o plano poltico e econmico do Brasil, que a partir dos anos 50 alinhava-se mais intensamente aos moldes do capitalismo internacional, experimentando um grande crescimento econmico e certo otimismo com relao modernizao. No Brasil, o artista estrangeiro mais in uente para a formao desse iderio foi Max Bill, ganhador do principal prmio da 1a Bienal Internacional de So Paulo, ocorrido no ano de 1951, com sua obra Unidade Tripartida. Outro importante premiado nessa Bienal foi Ivan Serpa com a obra Formas. O artista carioca Ivan Serpa criou em 1954 o Grupo Frente, na qual faziam parte os crticos Ferreira Gullar e Mario Pedrosa e artistas como Lygia Pape, Hlio Oiticica, Lygia Clark e Franz Weissman. Em So Paulo surgiu outro importante ncleo de artistas concretistas, o Grupo Ruptura, que teve seu incio marcado por uma exposio ocorrida em 1952 no Museu de Arte Moderna de So Paulo, e tinha como integrantes Waldemar Cordeiro, Lothar Charoux, Luiz Sacilotto, Geraldo de Barros (que mais tarde integraria o grupo Rex), entre outros. Diferente do contemporneos cariocas, os paulistanos focaram suas pesquisas na pura visualidade das formas enquanto os integrantes do Grupo Frente se dedicavam s articulaes entre arte e vida atravs das formas. Alguns dos integrantes do Grupo Frente como Hlio Oiticica e Lygia Clark daro origem ao neo-concretismo. Principais Nomes Grupo Frente: Da primeira exposio do grupo participaram: Alusio Carvo, Carlos Val, Ivan Serpa, Dcio Vieira, Lygia Clark, Lygia Pape, entre outros. J na segunda exposio, em 1955 no MAM/RJ, aderiram ao grupo Franz Weissmann, Hlio Oiticica, Rubem Ludof, Abraham Palatinik, entre outros. Grupo Ruptura: Waldemar Cordeiro, Lothar Charoux, Luiz Sacilotto, Geraldo de Barros, entre outros.

Em 1956 Juscelino Kubitschek assumia a presidncia da repblica, implantando uma poltica desenvolvimentista sem precedentes, simbolizada pela construo de Braslia inaugurada em 1960.

O movimento concretista acontece quando o modernismo declinava como fora artstica no pas, muito embora Portinari, j consagrado nas dcadas anteriores, ainda fosse considerado o maior artista brasileiro na poca.

ligaes: construtivismo, neoplasticismo, bienal, industrializao, modernizao, abstrao geomtrica, matemtica, racionalismo.

1949

02 01

Exposies: 19 Pintores Galeria Prestes Maia, SP Do Figurativismo ao Abstracionismo MAM/SP Calder MASP/SP

1950

- Incio da Guerra da Coria. - No Brasil, Getlio Vargas assume novamente a presidncia, dessa vez eleito por voto direto. 1 Bienal Internacional de So Paulo - obras premiadas: Unidade Tripartida de Max Bill , Formas de Ivan Serpa Exposio do Grupo Ruptura MAM/SP Lanamento da revista Noigandres (editada pelos irmo Haroldo de Campos e Augusto de Campos e Dcio Pignatari) Fundao do Grupo Frente no Rio de Janeiro Exposio Nacional de Arte Concreta MAM/SP

1951

1952 04

03

1954 1956 05 1956

Juscelino Kubistchek assume a presidncia sob o slogan Cinquenta anos em cinco Exposio Nacional de Arte Concreta - Ministrio da Educao e Sade - RJ

1957 1960 06
01. Objeto Cintico c-11, 1966 - Abraham Palatnik. 02. Formas, 1951 - Ivan Serpa. 03. Plano5, 1957 - Lygia Clark. 04. Luiz Sacilotto - Concreo 8074,1980 - Luiz Sacilotto. 05. Composio, 1955 - Lygia Pape. 06. Trs Cubos Virtuais,1957 - Franz Weissman .

Inaugurao de Braslia, projeto arquitetnico de Oscar Niemeyer, pelo ento presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

ligaes: construtivismo, neoplasticismo, bienal, industrializao, modernizao, abstrao geomtrica, matemtica, racionalismo.

Gerao 80, esse termo foi apropriado pela crtica de Arte Brasileira para nomear um grupo de artistas jovens que participaram da histrica exposio Como vai voc, Gerao 80?, que aconteceu na Escola de Artes Visuais Parque Lage, no Rio de Janeiro. Participaram dessa exposio majoritariamente artistas do Rio de Janeiro, estudantes da Instituio que abrigou a exposio, e de So Paulo, estudantes do curso de artes plsticas da FAAP. Portanto, para muitos crticos, o que foi intitulado como gerao 80 representa uma parcela pequena do que foi a arte brasileira dessa dcada. Os artistas dessa poca, de certa forma, celebravam o processo de redemocratizao do pas e a liberdade do fazer artstico, no entanto as obras produzidas eram bem menos politizadas que as dos artistas da dcada anterior. As obras desses artistas eram, em sua maioria, menos racionais que as da gerao passada, em muitos casos o trabalho acontecia pelo simples prazer do artista em fazer. No podemos de nir alguma diretriz esttica que una os artistas da Gerao 80, portanto no associamos esse termo ideia de movimento artstico ou vanguarda. Esses artistas indicam diversas tendncias da arte desse perodo, com uma curiosa predominncia da pintura tradicional, o que pode ser causado pela declarada admirao pelo neo-expressionismo alemo. Outras in uncias fortes do grupo so a Pop art e o gra ti. Principais Nomes Leonilson, Beatriz Milhazes, Sergio Romagnolo, Leda Catunda, Daniel Senise, Ana Maria Tavares, Luiz Zerbini, Jorge Guinle

Coincidindo com o pluralismo poltico que nascia no Brasil a partir do incio da dcada de 80, jovens artistas representaram em suas obras o grito abafado da arte durante o perodo militar. No suportavam mais a represso imaginao e criao artstica. A pintura, por sua vez, exerceria um papel importante neste momento. Ela promoveria o desejo de expresso e a rmao do sujeito, antes anulado pela ditadura. (macvirtual.usp.br)

Esses jovens artistas da dcada de 80 se opunham vertente conceitualista dos anos 70 e tinham por caracterstica a pesquisa de novas tcnicas e materiais.

Nesta descontrao criativa, onde todos os alunos e professores se envolviam, os curadores da exposio Paulo Roberto Leal, Marcus Lontra e Sandra Mager consideraram que devido integrao das obras e a ocupao de todo o espao da escola, a prpria exposio era uma obra de arte. (macvirtual.usp.br)

ligaes: pintura, experimental, indivduo, democracia, pluralidade, subjetividade, hibridizao de linguagens, abertura poltica

1980 01 02

John Lennon assassinado.

1984

Exposio Como Vai Voc, Gerao 80? acontece na Escola de Artes Visuais Parque Lage, no Rio de Janeiro.

03

04 1984
- A Apple Computers Inc. lana o Macintosh. - No Brasil, acontece o movimento pelas Diretas J!

05

1985

Tancredo Neves, do PMDB, vence o candidato da situao do regime militar, Paulo Maluf (PDS, atual Partido Progressista), nas eleies indiretas e eleito presidente da Repblica, pondo m ao Regime Militar no Brasil.

07 06
01. Tela 7 , 1995 - Luiz Zerbini. 02. Cabine , 1996 - Ana Maria Tavares. 03. Casamento , 1994 Daniel Senise. 04. Macho y Fmea , 1995 - Beatriz Milhazes. 05. Carro Abandonado , 1987 - Srgio Romagnolo. 06. Nos Con ns da Cidade Muda (Homenagem a Man Ray) , 1984 - Jorge Guinle. 07. Cada Delcia Tem Seu Preo , 1988 - Leonilson

ligaes: pintura, experimental, indivduo, democracia, pluralidade, subjetividade, hibridizao de linguagens, abertura poltica

O Grupo REX, Formado por Geraldo de Barros, Nelson Leirner, Wesley Duke Lee e seus alunos Jos Resende, Carlos Fajardo e Frederico Nasser teve uma existncia bastante curta porm intensa. Fazia parte do projeto dos artistas uma Galeria chamada Rex Gallery & Sons e a Rex Times. Todas as aes do grupo traziam de alguma forma uma crtica ou questionamento, sempre de forma bastante humorada e irreverente, sobre o sistema das artes, o papel do artista e do espectador, e o prprio estatuto das obras de arte. Os artistas do grupo Rex se utilizavam de todo o tipo de referncia em suas obras, desde a esttica da Pop Art para fazer uma crtica arte como mercadoria s prticas multidisciplinares do Fluxus, no podemos esquecer do dadasmo e sua ideia de anti-arte. Apesar da curta durao do grupo, eles conseguiram provocar transformaessigni cativas ao viciado mundo da arte brasileira da dcada de 50 e comeo de 60, onde reinava o concretismo. Os artistas envolvidos continuaram com suas produes mais politizadas apesar do termino do grupo. Principais Nomes Wesley Duke Lee, Geraldo de Barros, Nelson Leirner, Jos Resende, Carlos Fajardo, Frederico Nasser.

A manchete que estampava a capa do primeiro nmero do irnico e bem-humorado jornal Rex Time, editado em junho de 1966, j anunciava o que estava por vir: Aviso: a Guerra. Formado pelos autointitulados especialistas em arte de vanguarda em So Paulo, o grupo atuou como provocador das estruturas e preceitos das artes plsticas no Brasil. Em um circuito artstico ainda em formao, baseado na existncia de alguns museus, galerias e leiles interessados na exibio e comercializao de arte moderna, o Rex buscava espao para a produo contempornea. (www.bienal.org.br)

ligaes: reao ao mercado, arte poltica, happening, dadasmo, pop art, ditadura, experimentao, diverso, polmica

1964

Joo Goulart, presidente do Brasil, derrubado pelos militares.

01 02 1964
Exposio de Wesley Duke Lee na Galeria Atrium

1966 03 1966

Incio do Grupo Rex

Os soviticos enviam um rob para a Lua.

05

1967

Encerramento as atividades do Grupo Rex com a Exposio-No-Exposio, na qual foi anunciado que obras de Nelson Leirner poderiam ser levadas da mostra. Em poucos minutos a galeria est completamente vazia.

1967 06 07
Band.

Beatles lana o lbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club

01. O guardio, a guardi, as circunstncias (trptico), 1966 - Wesley Duke Lee. 02. Rosrio no foi embora. Por qu?, 1964 - Wesley Duke Lee. 03. They are playing, 1964 - Geraldo de Barros. 05 Adorao, 1966 - Nelson Leirner. 06. Neutral, 1966 - Carlos Fajardo. 07. Homenagem a Fontana, 1967 - Nelson Leirner

ligaes: reao ao mercado, arte poltica, happening, dadasmo, pop art, ditadura, experimentao, diverso, polmica

Tambm conhecido como Fovismo, no foi uma vanguarda com teorias, manifestos ou programa de nido. Os fauvistas zeram sua primeira apario pblica no Salo de Outono, em Paris, em 1905, mas s tomaram posio de vanguarda em 1906, no Salo dos Independentes, quando o crtico de arte Louis Vauxcelles atribuiu o nome de Les Fauves (As Feras) em funo da utilizao de cores fortes e intensas. O grupo, sob a liderana de Henri Matisse (1869-1954), tem como eixo comum a explorao das amplas possibilidades colocadas pela utilizao da cor. Muito dos Fauves haviam estudado com o simbolista Gustave Moreau, cujas atitudes abertas, originalidade e crena no poder expressivo da cor pura seriam fonte de inspirao. Outras in uncias eram os ps-impressionistas Czanne, Gauguin e Van Gogh, que j se preocupavam com a cor nesse sentido da bidimensionalidade, principalmente na plani cao das formas e as cores puras utilizadas por Gauguin. O Fauvismo ainda busca referncias na arte pr-renascentista a partir de uma exposio ocorrida em 1904, Primitivos Franceses, nas artes islmica e africana. A defesa da arte como expresso de estados psquicos, de impulsos e paixes individuais - contra o registro impressionista da natureza por meio de sensaes visuais imediatas -, aproxima o fauvismo do expressionismo alemo, organizado no mesmo ano de 1905 no Die Brcke (A ponte), mas ao contrrio dos alemes os decorativos e a expresso da alegria, ao invs da dor e da angstia. Alegria de Viver, de Matisse, 1906, evidencia traos essenciais da atitude esttica fauvista. O lirismo da tela e seu feitio decorativo sero explorados pelo pintor, no apenas nas paisagens, mas tambm nas cenas interiores que realizou. No Brasil, parece difcil localizar in uncias especi camente fauvistas embora alguns desses artistas puderam ser vistos na exposio de arte francesa realizada em So Paulo em 1913, no Liceu de Artes e Ofcios. Mais fcil, talvez, pensar em impacto de tendncias expressionistas entre ns, por exemplo na produo dos anos 1915-16 de Anita Malfatti (1889-1964) em trabalhos como O Japons, A Estudante Russa e A Boba, na dico expressionista obra Lasar Segall (1891-1957), ou ainda em Oswaldo Goeldi (1895-1961). Flvio de Carvalho (1899-1973) e Iber Camargo (1914-1994) exemplicam novas possibilidades abertas pela sintaxe expressionista entre ns. Principais nomes Henry Matisse, Andr Derain, Maurice Vlaminck, Albert Marquet, Charles Camoin, Henri-Charles Manguin, Othon Friez, Jean Puy Louis Valtat, George Rouault e Raoul Dufy

para o cu um belo azul, o mais azul dos azuis, e o mesmo vale para o verde da terra, para o vermelho vibrante dos corpos (Henry Matisse sobre A Dana(1910)) A arte de Matisse feita para decorar, indica o crtico italiano G.C. Argan, mas "no os templos, o palcio real e a casa dos senhores, e sim a vida dos homens".

Estamos na poca da grande expanso colonial do imperialismo moderno. Os povos do mundo inteiro abrem as suas fronteiras, por bem ou por mal, penetrao das mercadorias, dos capitais, dos desbravadores das riquezas nativas da frica, Amrica, Oceania, sia, felizmente, as misses culturias e arqueolgicas tambm conseguem chegar at l... sintomtico que se veri que nessa poca uma mentalidade mais aberta a outras culturas. (Mrio Pedrosa, Modernidade c e l, p. 148) A eliminao do papel descritivo da arte, a exaltao da imaginao do artista e a ampliao dos poderes expressivos da cor, linha e forma in uenciaram muitas manifestaes artsticas que vieram em seguida e at a contemporaneidade O Expressionismo se ope ao carter essencialmente visual desenvolvido pelos impressionistas, adotando uma atitude subjetiva e muitas vezes at agressiva com relao realidade.

ligaes: cores puras, expresso, alegria, lirismo, decorativismo, impressionismo, primitivo

1905

Paris. - Incio da Die Brucke, corrente expressionista alem.Albert Einstein expe a Teoria da Relatividade. - Fundao da Pinacoteca do Estado de So Paulo. - Fauvismo denominado como movimento artstico.

- Primeira exposio fauvista, no Salo de Outono, em

01

1906

Matisse pinta a tela A Alegria de Viver.

02

03

1907 05

- Perodo em que se inicia a descoberta da arte africana em Paris. - Picasso pinta Les demoiselles dAvignon.

04
01. A dana, 1910 - Henri Matisse. 02. Alegria de viver, 1905 - Henri Matisse. 03. Port de Peche Collioure, 1905 - Andre Derain. 04. A boba, 1915 - Anita Malfatti. 05. Jac e o Anjo, 1888 Gauguin. ligaes: cores puras, expresso, alegria, lirismo, decorativismo, impressionismo, primitivo

Teve seus primrdios com artistas e poetas como Tristan Tzara, Richard Huelsenbeck e Hugo Ball que se juntavam no Antolgico Cabaret Voltaire para declamar e interpretar poesias de forma pouco convencional. O incio de termo "performance art" criou autonomia nas dcadas de 1960 e 1970. O objetivo do performer explorar as relaes espao-temporais entre seu corpo e o corpo coletivo: a audincia. Combina elementos do teatro, das artes visuais e da msica tentando dirigir a criao artstica s coisas do mundo, natureza e realidade urbana, colocando em questo a prpria de nio de arte. Muitos temas de performances prope expor nossas necessidades fsicas e psicolgicas para o alimento, abrigo, sexo e interao humana; nossos medos individuais e autoconscincia; nossas preocupaes sobre a vida, e o mundo em que vivemos, muitas vezes nos obriga a pensar sobre as questes de uma forma que pode ser perturbador e desconfortvel, visto nas obras de Marina Abramovic(1946). O nome de Joseph Beuys (1921-1986) liga-se tambm ao grupo e realizao de performances que se particularizam pelas conexes que estabelecem com um universo mitolgico, mgico e espiritual conforme em Como explicar desenhos a uma lebre morta(1965). No Brasil, Flvio de Carvalho (1899-1973), foi um pioneiro nas performances a partir de meados dos anos de 1950 ( relatada no livro Experincia n 2). A produo de Hlio Oiticica (1937-1980) dos anos de 1960 - por exemplo os Parangols- guardam relao com a performance, por sua nfase na execuo e no "comportamento-corpo", como de ne o artista. Na dcada seguinte, devemos mencionar as Eletro performances, espetculos multimdia concebidos por Guto Lacaz (1948). Principais Nomes Yves Klein, Vito Acconci, Hermann Nitsch, Chris Burden, Yoko Ono, Wolf Vostell, Allan Kaprow, Gilbert and George, Carolee Schneemannz, Nam June Paik, Joseph Beuys, Marina Abramovic.

O jovem de hoje no precisa mais dizer sou um pintor ou um poeta, ou um danarino. Ele simpesmente um artista (Allan Kaprow)

Difere do happening por ser mais cuidadosamente elaborada e no envolver necessariamente a participao dos espectadores. Em geral, segue um "roteiro" previamente de nido, podendo ser reproduzida em outros momentos ou locais. realizada para uma platia quase sempre restrita ou mesmo ausente e, assim, depende de registros - atravs de fotogra as, vdeos e/ou memoriais descritivos - para se tornar conhecida do pblico.

ligaes: corpo, movimento, interao, registro, efmero, improviso, experincia, hibridizao de linguagens, tempo-espao, plurissensorial

1960 02

Uma das primeiras performances. Feita pelo grupo Fluxus atravs das obras de Joseph Beuys e Wolf Vostell

1960 01 03

Parangols de Hlio Oiticica

1965
Beuys

Como explica desenhos a uma lebre morta de Joseph

04

05

06
01. Caetano Veloso usando parangol de Hlio Oiticica. 02. Meat Joy, 1964 - Carolee Schneemann. 03. Experincia n 2 , 1931 - Flvio de Carvalho. 04. Coyote. I like America and America likes me, 1974 - Joseph Beuys. 05. Como explicar desenhos a uma lebre morta, 1965 - Joseph Beuys. 06. Salto no Vazio, 1960 - Yves Klein. ligaes: corpo, movimento, interao, registro, efmero, improviso, experincia, hibridizao de linguagens, tempo-espao, plurissensorial

Surge no auge da Guerra Fria(1945-1991), perodo que representara a idealizao de projetos culturais e ideolgicos alternativos ao moralismo rgido, a partir da dcada de 60. O artista necessita que o expectador interaja com sua obra, sendo necessrio percorr-la, passar entre suas dobras e aberturas, ou simplesmente caminhar pelas veredas e trilhas que ela constri por meio da disposio de peas, cores e objetos. Uma instalao s faz sentido se vista e analisada no tempo-espao no qual foi concebida, pois se relaciona com os objetos que a compe novas reas espaciais, evidenciando aspectos arquitetnicos e construindo novos ambientes ou cenas. Alguns artistas j tinham se aproximado do que viria a ser chamado de Instalao como a obra Merz (1919) de Kurt Schwitters(1887-1948), Piet Mondrian(1872- 1944) em 1926, com um ambiente que seria revestido de suas cores caractersticas e Marcel Duchamp (1887- 1968) que realizou duas do gnero(1200 sacos de carvo e Milhas de barbante). Nas dcadas de 80 e 90, muitos artistas de todo o mundo investiram na produo de instalaes das mais diversas possveis, misturando diferentes suportes e linguagens. possvel destacar a obra da norte-americana Jessica Stockholder (1959) onde suas instalaes tematizam a ideia de construo contendo andaimes, aes soltas, tijolos, cavaletes de madeira e etc. Artistas de vrios movimentos tambm vieram a ter experincias com instalaes como a artista conceitual Barbara Kruger(1945). Dos artistas que investem na produo de instalaes possvel destacar: Anish Kapoor (1954), Claude Simard( 1943), Maurizio Cattlean(1960) entre outros. Sobre a produo brasileira podem ser destacados o Ovo e o Divisor da Lygia Pape(1927-2004) e a srie de Penetrveis de Hlio Oiticica(1937-1980). Pode-se ainda mencionar nomes como: Cildo Meireles(1948), Nuno Ramos(1960), Carlos Farjado(1941) e Mira Schendel(1919-1988).

A instalao, ocorra ou no em um lugar espec co, surgiu como um idioma exvel (David Deitcher)

Uma das possibilidades da instalao provocar sensaes: frio, calor, odores, som, medo ou coisas que simplesmente chamem a ateno do pblico ao redor.

ligaes: interao, espao, ambiente

1923

Primeira instalao foi o "Merz Bau", ou "Casa Merz", o apartamento do poeta e artista plstico Kurt Schwitters, transformado por ele em uma obra de arte na cidade alem de Hannover.

01

02

1960

Instalaes diversas de Hlio Oiticica

03

04

05
01. O OVO, 1968 - Lygia Pape. 02. Ninhos - Helio 0iticica. 03. Penetrveis - Hlio Oiticica. 04. Sem ttulo, Barbara Kruger. 05. Cloud gate - Allan Kaprow.

ligaes: interao, espao, ambiente

O conceito surgiu em uma exposio da Dwan Galery, Nova York, em 1968, e na exposio Earth Art, promovida pela Universidade de Cornell, em 1969. A produo artstico-cultural estadunidense da dcada de 60 apontava cada vez mais para a exaltao da massi cao da tecnologia e da indstria cultural. Expresses artsticas como o minimalismo e sua conciso formal, espacial e conceitual estavam em voga, criando(para os adeptos da Land art) uma arte muitas vezes vista como fria e impessoal. A "arte da terra" inaugura uma nova relao com o ambiente natural, tentando promover uma viso mais orgnica e diferenciada para a produo artstica, discutindo questes ligadas ecologia. Tambm chamada de earthwork ou earth art, as paisagens deixam de ser representao para se tornarem os prprios suportes como por exemplo desertos, lagos, canyons, plancies e planaltos que sofrero intervenes. Em Double Negative(1969), Michael Heizer abre grandes fendas no topo de duas meseta do deserto de Nevada, Estados Unidos,com a remoo de 240 mil toneladas de terra. Um ano depois, Robert Smithson realiza Spiral Jetty, gigantesco caracol de terra e pedras construdo sobre o Great Salt Lake, em Utah, Estados Unidos. As obras muitas vezes tem dimenses to grandes que no passam da fase do projeto pela inviabilidade de sua execuo. Sendo assim, no possvel que seja exposta em museus, galerias e nem vendidas. , portanto, uma denuncia ao sistema institucional de validao dos objetos artsticos. A recusa da rede alimentada por museus, galerias, colecionadores e outros, se explicita na defesa da arte/natureza/realidade e na realizao de trabalhos que no so feitos para vender, que no podem ser colecionados. Principais Nomes Sol LeWitt, Robert Morris, Carl Andre, Walter de Maria.

Os earthworks empregam muito da linguagem minimalista.

Trata-se de uma busca pelo nico e natural. uma arte inetiquetvel, sem valor agregado.

As obras de arte quando con nadas numa galeria, perdem o vnculo com o mundo externo (Robert Smithson)

ligaes: organicidade, ecologia, espao, natureza, institucionalizao

1968

O conceito estabeleceu-se numa exposio organizada na Dwan Gallery e Nova york e na exposio Earth Art

01

1970

Plataforma Espiral (Spiral Jetty) de Robert Smithson

02

03
01. Rampa de Amarillo - Robert Smithson. 02. Duplo Negativo - Michael Heizer. 03. Campo de raios - Walter de Maria.

ligaes: organicidade, ecologia, espao, natureza, institucionalizao

O Manifesto Futurista foi publicado pelo poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti em francs no jornal Le Fgaro, de Paris, em 1909. Foi um movimento essencialmente italiano mas de importncia mundial, cujo mpeto chegou ao m nos meados da Primeira Guerra Mundial. O futurismo queria romper com tudo o que se relacionava ao passado e pretendiam se tornar a expresso mais moderna da arte em seu tempo, re etindo em suas obras o ritmo e esprito da sociedade industrial. Grande parte do que foi o futurismo se deve a ideias de outros movimentos como a necessidade de captar o movimentos e a efemeridade da luz dos impressionistas, os recortes, plani caes e geometrizaes cubistas e os estudos fotogr cos de locomoo humana e animal realizados pelo americano Eadweard Muybridge. Para expressar a interao entre objetos e espao, faziam uso de elementos geomtricos, repetio e fragmentao das guras, compondo o que Umberto Boccioni chamou de abstrao dinmica. O movimento futurista foi basicamente um movimento de manifestos, por isso est intimamente ligado poltica, sendo que muitos dos artistas do grupo, entre eles o prprio Marinetti, se identi cavam com o fascismo por glori carem a guerra como sendo a nica verdadeira higiene do mundo. Anticlerical e antissocialista, exaltava a vida moderna e industrial, cultuando a velocidade atravs de meios literrios e artsticos. As ideias futuristas serviram de inspirao, em menor ou maior escala, a grupos como o Racionismo, Dad e Der Blaue Reiter. No Brasil, os modernistas da Semana de 22 receberam a alcunha de futuristas paulistas, devido a seu carter renovador. O esprito do movimento re etiu tambm na tipogra a moderna, no design gr co, e na maneira veloz de comunicar a ideia de velocidade na publicidade, histrias em quadrinhos etc. O Futurismo teve seu irnico m com a morte de SantElia no campo de batalha e de Boccioni por cair de um cavalo. A priso de Marinetti acelerou mais ainda o processo de encerramento. Principais nomes Filippo Marinetti, Umberto Boccioni, Carlo Carr, Luigi Russolo, Antonio SantElia, Giacomo Balla.

Ns a rmamos que a magni cncia do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hlito explosivo... um automvel rugidor, que correr sobre a metralha, mais bonito que a Vitria de Samotrcia. - (Manifesto Futurista)

Exaltavam a guerra e a violncia, desvalorizavam a tradio e o moralismo; Valorizavam o desenvolvimento industrial e tecnolgico; Usavam a propaganda como principal forma de comunicao;

As pinturas tinham o uso de cores vivas e contrastes, sobreposies de imagens, traos e pequenas deformaes para passar a ideia de movimento e dinamismo;

ligaes: 1a guera mundial, Itlia, frana, manifesto, impressionismo, cubismo, muybridge, poltica, fascismo, velocidade, indstria, modernidade

1899

Fundada a empresa Fiat em Torino

1905

Einstein publica a Teoria da Relatividade Restrita

01

1909

Manifesto Futurista

1912

Oswald de Andrade e Anita Malfatti tiveram contato com o Manifesto Futurista e com Marinetti em viagens Europa

1913
02 03 03

Primeira grande manifestao de massa na Itlia.

1914

Primeira Guerra Mundial

01. Dinamismo de um cachorro na coleira, 1912 - Giacomo Balla. 02. Horse Jumping, 1887 Eadweard Muybridge. 03. Formas nicas de Continuidade no Espao ,1913 - Umberto Boccioni.

ligaes: 1a guera mundial, Itlia, frana, manifesto, impressionismo, cubismo, muybridge, poltica, fascismo, velocidade, indstria, modernidade

O movimento surrealista foi lanado em 1924 por Andr Breton atravs do Manifesto Surrealista, em Paris. Essa foi uma das vanguardas mais populares da primeira metade do sculo passado, que teve muitos adeptos em vrias cidades do mundo, principalmente Paris e Madrid. Aconteceu no perodo entre - guerras, que corresponde ao fortalecimento de ideologias nacionalistas. Os surrealistas mantinham relaes prximas com os dadaistas, haviam muitas questes em comum, como por exemplo, o acaso, a resigni cao e a reestruturao das coisas e conceitos, outra semelhana importante o esprito revolucionrio de ambos. A diferena entre os dois movimentos, entretanto, reside na formulao terica e princpios surrealistas, ao invs do anarquismo dadasta. O surrealismo tinha como objetivo fazer uma arte que expressa o pensamento na ausncia de qualquer controle exercido pela razo e alheio a todas as consideraes morais e estticas. Tinha um carter revolucionrio e as principais referncias eram a teoria psicanaltica de Sigmund Freud, Leon Trtski, o marxismo, as loso as ocultistas e o esprito visionrio em revolta contra a sociedade de Arthur Rimbaud e conde de Lautramont. A maior parte do repertrio visual usado pelos surrealistas vinha da teoria freudiana sobre o inconsciente e o onrico, era tambm comum a representao do medo, desejo, erotizao e morte. Os surrealistas queriam libertar a imaginao e tomada da conscincia no seu aspecto mais potico do que cient co, atingindo outra realidade situada no plano inconsciente e subconsciente. Abandonam a racionalidade, tornando o sonho uma forma de encarar o mundo, onde a realidade, a lgica e a fantasia coexistem sem choques. Tambm abordavam a questo da desconstruo e estranheza ao que familiar. Principais nomes Salvador Dal, Man Ray, Luis Buuel, Max Ernst, Meret Oppenheim, Ren Magritte, Jean (Hans) Arp, Hans Bellmer, Yves Tanguy, Alberto Giacometti, Joan Mir, Antonin Artaud.

A mente que mergulha no surrealismo revive, com exaltao, a melhor parte de sua infncia. - (Andr Breton, Manifesto Surrealista)

A palavra surrealismo supe-se ter sido criada em 1917 pelo poeta Guillaume Apollinaire (1886-1918), jovem artista ligado ao Cubismo, e autor da pea teatral As Mamas de Tirsias (1917), considerada uma precursora do movimento.

Os surrealistas usavam muito a escrita automtica, que procura buscar o impulso criativo artstico atravs do acaso e do uxo de conscincia despejado sobre a obra. Procura-se escrever no momento, sem planejamento, de preferncia como uma atividade coletiva que vai se completando. Uma pessoa escreve algo num papel e outro completa, mas no de maneira lgica, passando a outro que d sequncia. O lme Um Co Andaluz, de Luis Buuel, por exemplo, formado por partes de um sonho de Salvador Dal e outra parte do prprio diretor, sem necessariamente objetivar-se uma lgica consciente e de entendimento, mas um discurso inconsciente que procura dialogar com outras leituras da realidade.

ligaes: paris, dadasmo, manifesto, Freud, inconsciente, subconsciente, automatismo, entre - guerras

1899

Freud publica A interpretao dos sonhos

01 03

1924

Manifesto Surrealista

1924

O partido fascista italiano vence sa eleies gerais e ca com 65% das cadeiras no parlamento.

1929
02 04

1 Cerimnia de entrega do Oscar.

1929

Exibio do lme Um co Andaluz de Luis Buuel

05

1930

Segundo Manifesto Surrealista

01. A Persistncia da Memria,1931 - Salvador Dali. 02. Numeros e Constelaces em Amor com uma Mulher,1941- Joan Mir. 03. Perspective II Manet's Balcony, 1950 - Ren Magritte. 04. la Poupee,1935 - Hans Bellmer. 05. Through birds through re but not through glass,1943 - Yves Tanguy. ligaes: paris, dadasmo, manifesto, Freud, inconsciente, subconsciente, automatismo, entre - guerras

Tem incio na Frana, em 1907 com o quadro Les Demoiselles dAvignon de Picasso. Dissolve-se com o comeo da Primeira Guerra mundial, em 1914. O Cubismo surge no perodo que antecede a Primeira Guerra Mundial, perodo em que a cultura europia encontrava-se em crise e buscava em outras fontes novos valores, diferentes daqueles incorporados pela burguesia e pela economia industrial. nesse contexto que o contato com culturas tidas como primitivas se torna de fundamental importncia, como o caso dos cubistas com a arte africana. Tambm so fortemente in uenciados por Czanne, atravs de sua construo de espaos por meio de volumes, simpli cando-os em cubos, cilindros e cones, e da decomposio de planos. Foi um dos movimentos mais in uentes do sc. XX, marcando outras vanguardas e tendncias, como o Dadasmo, no que diz respeito insero de objetos obras, o Futurismo, o Or smo, a abstrao, a arquitetura de Le Corbusier entre e muitos outros. A representao da profundidade sobre uma superfcie plana sempre foi um entrave paradoxal dentro da pintura. Ao tentar plani car todas as faces de um objeto, o Cubismo busca uma nova forma de explorar esse paradoxo sem, entretanto, encobri-lo. Os cubistas no se propunham a abolir a representao, o que pr-la, recusando a ideia de arte como imitao da natureza. Pensavam em construir e no em copiar algo. Essa maneira de se representar implicava porm no emprego de formas razoavelmente conhecidas para que fosse possvel a compreenso da relao entre as partes e, consequentemente, na preservao de referncias ao mundo objetivo. Este foi o alvo das crticas mais intensas que este movimento recebeu, principalmente por parte dos abstracionistas. Baseando-se em formas geomtricas e linhas retas, os quadros cubistas buscavam reconstruir formas atravs da representao simultnea de diversas faces de um mesmo objeto sobre o mesmo plano, afastando-se da perspectiva e da luz e sombra. O Cubismo divide-se em duas fases: Cubismo Analtico, que consistia na desconstruo quase completa do objeto, se aproximando da abstrao, e com predominncia de uma cor; e Cubismo Sinttico, que tentou tornar os objetos reconhecveis novamente. Nesta fase, Picasso e Braque inovam com as colagens, incorporando papel e outros fragmentos de materiais relacionados com a vida cotidiana, (recortes de jornais, pedaos madeira, cartas de baralho, caracteres tipogr cos, etc) s suas pinturas. Principais nomes Pablo Picasso, Georges Braque, Juan Gris, Fernand Lger, Robert Delaunay, Sonia Delaunay.

"No se imita aquilo que se quer criar", Georges Braque

No Brasil, in uncias cubistas podem ser observadas nas obras de Antnio Gomide, Vicente do Rego Monteiro, Tarsila do Amaral e Candido Portinari

Czanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo do nal do sculo XIX e o cubismo do incio do sculo XX. A frase atribuda a Matisse e a Picasso, de que Czanne " o pai de todos ns", deve ser levada em conta.

ligaes: 1aguerra, cezanne, abstracionismo, dadasmo, futurismo, or smo, arte africana, frana, desconstruo, formas geomtricas, colagem

1907

Les Demoiselles dAvignon

01

02

03

1912

Cubismo Analtico

1912-13

Cubismo Sinttico

04

05 1914
Primeira Guerra Mundial

06

07 08

09
01. Nu descendo a escada,1912 - Marcel Duchamp. 02. Houses at LEstaque, 1908 - Georges Braque. 03. Guitar, 1913 - Pablo Picasso. 04. La Montagne Saint Victoire Barne,19885-1895 - Paul Cezanne. 05. The Kiss, 1969 - Pablo Picasso. 06. The Sunblind, 1914 - Juan Gris. 07. Mscara Africana. 08. Les Demoiselles dAvignon,1907 - Pablo Picasso. 09. natureza morta com mas e laranjas,1985-1900 - Paul Cezanne. ligaes: 1aguerra, cezanne, abstracionismo, dadasmo, futurismo, or smo, arte africana, frana, desconstruo, formas geomtricas, colagem

Grupo de expressionistas alemes formado em Dresden, 1905. Muitas vezes comparado ao Fovismo, alm de terem emergido no mesmo perodo, ambos compartilham interesses na arte primitiva, na expresso extrema dos sentimentos atravs de cores fortes que se tornam frequentemente no naturais, e em uma certa antipatia pela abstrao completa. Em toda Europa se buscava um novo modo de expresso que correspondesse com o esprito do tempo(zeitgeist) do nicio do sculo XX, transmitindo a experincia pessoal do homem frente ao mundo moderno. Enquanto na Frana, Picasso e Braque isso se re etiu com a fragmentao das formas do Cubismo e na Itlia os futuristas transformaram a questo com a composio dinmica e elementos mecnicos, j na Alemanha o resultado foi o Expressionismo. O nome Die Brcke signi ca A ponte, pois um dos ideais do grupo era criar uma nova esttica que servisse como elo entre a tradio alem e o mundo moderno. Carregavam a tradio com in uncias de Albrecht Drer, Mathias Grnewald e na utilizao de xilogravuras, mas ao mesmo tempo estudavam os movimentos contemporneos de arte e tinham as mesmas crenas da vanguarda internacional. Muitos trabalhos demonstravam um contraste de sentimentos, entre celebrar o dinamismo de Berlim re exo melanclica da alienao e anonimato do homem da cidade grande. O grupo se dissolveu em 1913, por con itos internos, sobretudo aps a uma publicao de uma crnica de Kirchner sobre o grupo, no qual ele se colocava em 3 pessoa com certo destaque e importncia histrica frente aos outros. Principais nomes Fritz Bleyl, Ernst Ludwig Kirchner, Karl Schmidt-Rottlu , Emil Nolde, Max Pechstein, Otto Mueller.

Em 1906 publicado o Manifesto Die Brcke, em xilogravura, proclamando uma nova gerao que deseja liberdade no trabalho e na vida, independente das velhas foras estabelecidas. O grupo comeou inicialmente em Dresden, depois alguns componentes mudaram para Berlim. Interessante notar que no mesmo perodo o grupo Der Blaue Reiter coexistia na regio germnica, porm em Munique.

O Imprio Alemo, na poca, era uma regio que hoje englobaria tambm o territrio da Polnia, Blgica, Armnia e Dinamarca. S foi desmembrado em 1918, aps o m da I Guerra Mundial.

Entre os artistas expressionistas que no zeram parte das escolas e movimentos, destaca-se Ensor, Emil Nolde e Edvard Munch. Outros nomes importantes so os austracos Egon Schiele e Oskar Kokoschka. Frequentemente o termo Expressionismo designado somente arte alem do incio do sculo XX. pertinente, porm, con gur-lo mais como uma tendncia esttica do que como uma vanguarda artstica, que teve diversas faces em toda a Europa (Alemanha, Frana, Blgica, ustria, Holanda, etc.) at a dcada de 1920. Suas origens encontram-se, por exemplo, nos ps-impressionistas Van Gogh e Gaugin, que respectivamente precederam o Expressionismo alemo e o Fauvismo, e ainda o Der Blaue Reiter.

ligaes: alemanha, expressionismo alemo, emil nolde, drer, xilogravura, fovismo, expresso, contraste

1893

Edward Munch pinta a clebre tela O Grito.

1906

Emil Nolde, um dos expoentes do grupo, ingressa no Die Brcke

1906 01 02 1907

Manifesto Die Brcke.

- Perodo em que se inicia a descoberta da arte africana em Paris. - Picasso pinta Les demoiselles dAvignon.

1910

Mudana de Dresden para Berlim

1911 03 04 1914

Fundao do grupo Blaue Reiter.

Der

Incio da I Guerra Mundial

05
01. Cartaz para a primeira exibio do Die Brcke, 1906 - Fritz Bleyl. 02. Dancer, 1913 - Emil Nolde. 03. Irmos, 1913 - Erich Heckel. 04. Street, 1913 - Ernst Ludwig Kirchner. 05. Me, 1916 Karl Schmidt-Rottlu . ligaes: alemanha, expressionismo alemo, emil nolde, drer, xilogravura, fovismo, expresso, contraste

O movimento, que tem origem na Frana, surge na ascenso do sistema capitalista e da industrializao (entre as dcadas de 1860 e 1880), que traziam uma nova concepo materialista do mundo e inaugura o que chamamos de arte moderna. Muitas ideias revolucionrias se desenvolvem nesse perodo, e a cincia conhece um grande avano com as pesquisas no campo da tica, fsica e qumica, que estabelecem um dilogo com as ideias impressionistas. Foi principalmente a fotogra a que instigou os impressionistas a rede nirem sua essncia e nalidades e a separar-se radicalmente das tradies. A fotogra a abalou a imagem e funo do pintor: este j no era mais o responsvel pela captao da imagem em seus mnimos detalhes, com extrema perfeio. A partir dai ento se comeou a buscar outras possibilidades para a pintura. Com o advento da tinta em tubos, os pintores comearam a sair de seus atelis e buscar as paisagens externas buscando captar a impresso cromtica que a luz causava aos olhos, e como isso poderia ser representado em uma tela de forma rpida e sincera, o que, por sua vez, iniciou um movimento de questionamento do que poderia ser, en m, a realidade. Os trabalhos de outros artistas tambm in uenciaram este movimento, como Manet, que pode ser considerado o precursor do grupo, embora nunca tenha se considerado um impressionista. Camille Corot, Gustave Coubert e os ingleses William Turner e John Constable, por suas paisagens luminosas e pela explorao dos efeitos visuais da luz e do tempo. Os impressionistas tambm buscaram inspirao nas estampas japonesas, que no seguiam a perspectiva e as normas de composio da academia ocidental. Com guras menos bem-acabadas com um movimento mais orgnico e natural, tambm na escultura encontramos nomes importantes dentro do Impressionismo, como Degas e Renoir, que foram os nicos pintores que tambm esculpiram, e ainda Rodin e Rosso, que foram exclusivamente escultores. Os impressionistas buscavam registrar as sensaes visuais imediatas, libertando-as das experincias anteriores que pudessem interferir em seu carter imediatista. Eles queriam registrar o aspecto efmero da vida interessando-se mais por temticas referentes a experincias contemporneas, em detrimento das temticas tidas como nobres, e desconsiderando as convenes e regras da academia.

Em relao ao trabalho com as cores pela tcnica da mistura tica - cores que se formam na retina do observador e no pela mistura de pigmentos -, cabe observar o dilogo que estabelecem com as teorias fsicas da poca, como as de Chevreul, Helmholtz e Rood. (itaucultural.org.br)

O termo Impressionismo tem origem no comentrio pejorativo feito pelo crtico de arte Louis Leroy com relao tela Impresso, Sol Nascente, pintada em 1872 por Claude Monet.

Ao desembocar do sculo, a revoluo espiritual trazida pelas artes plsticas tinha vencido, praticamente, sua fase inicial desbravadora. Os lideres do impressionismo no causavam mais revolta nem escndalo, nem morriam de fome. Iam entrar, com Renoir, Monet e, junto com eles, Degas, na fase de glria, da consagrao e da fortuna. (Pedrosa, p. 136)

ligaes: revoluo industrial, fotogra a, luz, contrastes, paisagens externas, efmero, Frana

1826

O francs Nicphore Nipce consegue reproduzir e xar a vista descortinada da janela do sto de sua casa atravs da ao direta da luz, que seria o incio da fotogra a.

01 1867
Publicao da principal obra do lsofo alemo Karl Marx, O capital: Crtica da Economia e da Poltica.

1871

Promulgada a Lei do Ventre Livre que d liberdade aos lhos de escravos nascidos no Brasil. Monet pinta a tela impresso, sol nascente.

02

03

1872

1874

Primeira apresentao pblica dos novos artistas impressionistas no estdio do fotgrafo Nadar.

1876

Alexander Graham Bell patenteia uma inveno, que ele chama de telefone.

04

01. Almoo Na Relva, 1863 - Edouard Manet. 02. O Pensador, 1879-89 - Auguste Rodin. 03. A primeira bailarina, cerca de 1878 - Edgar Degas. 04. A Canoa Sobre O Ept, 1890 - Claude Monet.

ligaes: revoluo industrial, fotogra a, luz, contrastes, paisagens externas, efmero, Frana

A chamada Arte Moderna se refere aos desenvolvimentos estticos das artes nos ns do sculo XIX e incio do sculo XX, perodo marcado pelas Revolues Industriais e pelas novas descobertas da cincia, que proporcionaram ao mundo, e mais precisamente s economias capitalistas europeias, uma nova onda de progresso e anseio pelo moderno, antes inimaginvel. A burguesia industrial se consolida no poder e, de classe revolucionria passa a ser tradio, estabelecendo uma nova cultura romntica, feita para enobrecer os bons costumes burgueses. O perodo correspondia a uma nova expanso do sistema capitalista representado pela disputa por novos mercados consumidores e por mo-de-obra barata. Esse processo, conhecido como Neocolonialismo, foi caracterizado pela dependncia econmica e dominao poltica das potncias capitalistas sobre os povos tidos como atrasados, por no terem atingido as revolues tecnolgicas que con guravam o dito mundo moderno. O contato com a cultura de outras civilizaes, que at ento sofriam pouca in uncia ocidental e capitalista, signi cou a descoberta de novas formas de expresso e novos valores estticos, independentes e no aburguesados nem domesticados pela economia industrial, e tambm instigou os artistas a procurarem uma linguagem artstica menos presa s antigas convenes. Outro fator importante para tal mudana a industrializao: a fabricao de tintas em tubo, a produo em larga escala de diversos produtos antes restritos, a popularizao da fotogra a, que contribuiu com a contestao da utilidade da pintura, a era da reprodutibilidade tcnica, que abre para discusso as novas potencialidades da obra de arte, questionando sua autenticidade. A modernidade instala-se de nitivamente e, inerente a ela, o carter efmero das novidades, das necessidades, das imagens e tendncias, das vanguardas artsticas caracterizadas durante a maior parte do sculo XX pelos ismos. O rompimento com os temas clssicos e o advento da tecnologia acompanhado na arte moderna, pela superao das tentativas de representar um espao tridimensional sobre um suporte plano. A conscincia da tela plana, de seus limites e rendimentos inaugura o espao moderno na pintura. Os primeiros indcios de ruptura com os temas nobres e clssicos acontecem quando o Realismo introduz em suas obras guras at ento rejeitadas, negando-se a enfeitar e idealizar o mundo como faziam os romnticos. Gustave Coubert, por exemplo, foi um dos primeiros a balanar as bases estveis do bom gosto burgus ao exibir sua tela A Origem do Mundo. A arte moderna composta por caractersticas e exigncias de uma cultura conscientemente preocupada com a ideia de progresso, desejosa de afastar-se de todas as tradies, voltada para a superao contnua de suas prprias conquistas.
O termo primitivo usado em relao ideia de civilizao, e ambos possuem denotaes variveis de acordo com o lugar de onde se fala, sendo que o primeiro geralmente ocupa um lugar inferior. Aqui nesse contexto, primitivo era empregado sob um ponto de vista eurocntrico, isto , aplicava-se aos povos no industrializados, no-cristos, no-civilizados...

O modernismo como revoluo cultural inclui mais do que as artes e a literatura. Tem sido descrito como um desenvolvimento do pensamento da cultura ocidental que abrange o liberalismo cient co, tecnolgico, industrial, econmico, individual e poltico como aspectos interativos. Estes so aspectos do modernismo cultural e estabelecem a base para a esttica modernista. (E and) A arte moderna cria ou cristaliza uma conscincia esttica realmente continental. talvez o mais profundo e inesperado indicio, depois da formao dos Estados nacionais europeus, de que no substrato esto os fundamentos de uma cultura efetivamente europeia. Esta, no entanto, sente-se em crise, e da o empenho de seus artistas em revivesc-la pela contribuio de outras culturas at ento consideradas primitivas ou esteticamente inferiores. (Pedrosa, p. 154) Desde a metade dos anos 60 novas publicaes crticas tem reformulado a paisagem cultural do ocidente. Isto melhor explicado como uma mudana de conscincia do ponto de vista do mundo moderno baseada na noo de progresso atravs do avano da cincia, para um estado de conscincia chamado de ps-moderno no que h menos con ana de que o futuro ser necessariamente melhor que o presente ou o passado. (E and) S surgir uma fotogra a de alto nvel esttico quando os fotgrafos, deixando de se envergonharem por serem fotgrafos e no pintores, cessarem de pedir pintura que tornem a fotogra a artstica e buscarem fonte do valor esttico na estruturalidade intrnseca sua prpria tcnica. (Argan, p. 81)

ligaes: industrializao, rompimento com o clssico, vanguardas, reprodutibilidade tcnica, neocolonialismo, primitivo, burguesia

1880 02 01 1886

Rodin esculpe O Pensador.

- Gustave Coubert exibe pela primeira vez sua tela A origem do Mundo. - Pemberton, farmacutico norte-americano, inventa a coca-cola

03

1895

Irmos Lumire constroem o primeiro aparelho cinematogr co.

05

1936

Publicado o ensaio A obra de arte na poca de sua reprodutibilidade tcnica, do lsofo alemo Walter Benjamin.

04

06

01. Vista da Janela em Le Gras, 1826 - Nicphore Nipce. 02. Mont-Saint Victorie - Paul Czanne. 03. A origem do mundo, 1866 - Gustave Courbet. 04. Essai de gure en plein-air: Femme l'ombrelle tourne vers la gauche, 1886 - Claude Monet. 05. auto-retrato - Pablo Picasso. 06. Girasois - Van Gogh.
ligaes: industrializao, rompimento com o clssico, vanguardas, reprodutibilidade tcnica, neocolonialismo, primitivo, burguesia

Se desenvolve entre 1890 e a Primeira Guerra Mundial, na Europa e nos Estados Unidos. Estabeleceu-se num perodo onde se iniciava a Segunda Revoluo Industrial, o que possibilitava a produo de novos artefatos, como mveis que at ento no eram produzidos em maior escala e cartazes, que com a inveno da litogravura colorida, passaram a ser uma linguagem mais explorada. Rompeu com a arte acadmica e naturalismo, pois buscava a essncia da natureza e no sua superfcie. Foi in uenciado pelos impressionistas no que diz respeito a seu apreo por temas naturais e a busca pelo orgnico. Porm, o Impressionismo buscava impresses efmeras e sensaes luminosas, a Art Nouveau baseava-se nas formas e curvas. Victor Horta, um dos seus principais expoentes, aprendera com a arte japonesa a descartar a simetria e a explorar o efeito das curvas sinuosas, transpondo essas curvas para estruturas de ferro que se harmonizavam perfeitamente com os requisitos modernos. Apesar de grandes nomes da Art Nouveau serem conhecidos por suas pinturas, exerceu e exerce at hoje grande in uncia na produo de objetos de decorao e est ligada origem do design. Na arquitetura os artistas passaram a pensar em todas as partes, dando valor aos menores detalhes de um edifcio. Valorizao das artes aplicadas: arquitetura, artes decorativas, design, artes gr cas, mobilirio, joalheria e outras, colocando a arte nova ao alcance de todos, pela articulao estreita entre arte e indstria, como no movimento social e esttico ingls Arts and Crafts, liderado por William Morris (1834 - 1896), e que est nas origens do Art Nouveau. A fonte de inspirao primeira dos artistas a natureza, as linhas sinuosas e assimtricas das ores e animais. Arabescos e as curvas, complementados pelos tons frios. O foco era atenuar as fronteiras entre belas-artes e artesanato pela valorizao dos ofcios e trabalhos manuais e pela recuperao do ideal de produo coletiva. Principais Nomes Antonio Gaud, Gustav Klimt, Alfons Mucha, Henri de Toulouse-Lautrec, Victor Horta, Emile Gall; August Endell, Louis Comfort Ti any, Jan Toorop, Hector Guimard, Henry van de Velde, Joseph Olbric, Josef Ho mann, Ferdinand Hodler.

Em ns do sculo XIX, na Inglaterra em particular, crticos e artistas lamentavam o declnio geral do artesanato causadopela revoluo industrial e detestavam a prpria viso dessas imitaes baratas e pretensiosas, produzidas por mquinas. (Gombrich)

A divulgao de tais crticas no tinha menor possibilidade de bolir a produo industrial em massa, embora ajudasse as pessoas a brir os olhos para os problemas que se haviam criado e a disseminar o gosto pelo autntico e o genuno, o simples e o caseiro. (Gombrich)

Se a tradio ocidental estava excessivamente vinculada aos velhos mtodos de construo, poderia o oriente fornecer um novo conjunto de padres e novas ideias? (Gombrich)

ligaes: jugendstil, arte nova; modern style; liberty; stilo oreale; organicidade; busca pelo artesanal; in uncia oriental

1891

Promulgada a primeira Constituio republicana no Brasil, abolindo o voto censitrio. O confete usado pela primeira vez no carnaval brasileiro. Em Londres, inaugurada a Tower Bridge, com a presena do ento Prncipe de Gales, Eduardo VII. Artista Tcheco Alphonse Mucha produziu um pster litografado que apareceu em 1o de Janeiro de 1895 nas ruas de Paris como uma propaganda para a pea Gismonda Lanamento da Jugendstil, revista iniciada por Georg Hirth publicada at 1940.

1892 1894

01

02

1895

1896 03 1897

O fsico e inventor italiano Guglielmo Marconi faz a primeira transmisso de rdio da histria.

1899 04

Sigmund Freud publica o livro "A Interpretao dos Sonhos", o primeiro modelo dos processos mentais do inconsciente.

1- Gustav Klimt - O Beijo (1907-08) 2- Antoni Gaud-Casa Batll (1875-1877) 3- August Endell(1900) 4- Louis Comfort Ti any(1848-1933)

ligaes: jugendstil, arte nova; modern style; liberty; stilo oreale; organicidade; busca pelo artesanal; in uncia oriental

O termo happening (do ingls, acontecimento) criado no m dos anos1950 pelo americano Allan Kaprow (1927-2006) para designar uma forma de arte que combina artes visuais e cnicas. Nos espetculos, distintos materiais e elementos so orquestrados de forma a aproximar o espectador, fazendo-o participar da cena proposta pelo artista . Os eventos apresentam estrutura exvel, sem comeo, meio e m. As improvisaes conduzem a cena - ritmada pelas ideias de acaso e espontaneidade. O happening ocorre em tempo real, como o teatro e a pera, mas recusa as convenes artsticas. A loso a de John Dewey (1859-1952) sobretudo suas re exes sobre arte e experincia, o zen-budismo, o trabalho experimental do msico John Cage(1912 - 1992), assim como a action painting do pintor americano Jackson Pollock(1912-1956) so matrizes fundamentais para a concepo de happening. Apesar de ser de nida por alguns historiadores como um sinnimo de performance, o happening se difere na imprevisibilidade e na participao direta ou indireta do pblico espectador. Para o compositor John Cage, os happenings eram "eventos teatrais espontneos e sem trama". Cage o responsvel pelo Theater Piece # 1, ou simplesmente "o evento", realizado no Black Mountain College, na Carolina do Norte, Estados Unidos, em 1952, considerado o primeiro happening da histria da arte. Artistas como Jim Dine (1935), Claes Oldenburg (1929), Rauschenberg (1925 -2008), Roy Lichtenstein (1923 -1997), Georges Maciunas (1931 - 1978) tambm realizaram diversos happenings. No Brasil, o Grupo Rex, criado em So Paulo por Wesley Duke Lee (1931 - 2010), Nelson Leirner (1932), Carlos Fajardo (1941), Jos Resende (1945), Frederico Nasser, entre outros, tambm realiza uma srie de happenings, como o concebido por Wesley Duke Lee, O Grande espetculo das Artes, em 1963, no Joo Sebastio Bar. O chamado neo-realismo carioca -Antonio Dias (1944), Rubens Gerchman (1942-2008), Carlos Vergara (1941), Pedro Escosteguy (1916- 1989) e Roberto Magalhes (1940)- envolve-se com o espetculo e exposio coletiva PARE, em 1966. O evento considerado por certos comentaristas como o primeiro happening no Brasil.

John Dewey acreditava que o indivduo s tem importncia quando est diretamente ligado sociedade.

Os happenings tambm esto associados ao termo Flash Mob que so aglomeraes instantneas de pessoas em certo lugar para realizar determinada ao inusitada previamente combinada, estas se dispersando to rapidamente quanto se reuniram.

ligaes: ash mob, improvisao, espontaneidade, interao, tempo-espao, imprevisibilidade

1959

O termo happening, como categoria artstica, foi utilizado pela primeira vez pelo artista Allan Kaprow

01 02

1964-1966

Movimento Provos, em que os membros do grupo faziam happening nas praas de Amsterdam.

03

01. Anti-War Naked Happening - Yayoi Kusama. 02. The Courtyard - Allan Kaprow. 03. A Spring Happening - Allan Kaprow.

ligaes: ash mob, improvisao, espontaneidade, interao, tempo-espao, imprevisibilidade

O Modernismo Brasileiro surgiu em meio a um perodo de transio e contradio em que o Brasil se encontrava. Ao mesmo tempo em que comeava a se caracterizar como uma nao independente, o pas continuava preso s estruturas tradicionais, mantendo, portanto, uma mentalidade ainda colonial no incio do sculo XX. Os ideais de progresso, industrializao e modernidade coexistiam com a tradio e o conservadorismo das oligarquias rurais. Este perodo, que sucedeu a Primeira Guerra Mundial, favoreceu a elite paulista cafeeira, resultando em uma mudana radical nas estruturas polticas e econmicas do pas. Toda a movimentao das ideias modernistas que predominava na Europa comeou a chegar ao Brasil, contaminando jovens intelectuais atravs da pintura de Anita Malfatti e da escultura de Victor Brecheret. Considera-se que a primeira manifestao coletiva pblica da necessidade de renovao esttica foi a Semana de Arte Moderna, que ocorreu entre os dias 8 e 13 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de So Paulo. Este evento foi uma etapa destrutiva de rejeio ao conservadorismo e signicou uma profunda ruptura com relao temtica e ao compromisso com a verdade e com o tradicionalismo cultural associado s correntes literrias e artsticas anteriores: o parnasianismo, o simbolismo e a arte acadmica, em voga at ento. Voltando-se para dentro, explorando temticas de ordem social, colocando em evidncia o homem vulgar do interior do pas, diferenciava-se das vanguardas europeias, que precisavam voltar-se para outras culturas, a m de buscar novas fontes de inspirao. Porm, h controvrsias a respeito da autenticidade e do esprito revolucionrio do movimento modernista brasileiro. Segundo Mrio de Andrade, um dos principais pensadores da Semana de Arte de 22, o movimento foi apenas algo importado da Europa, no trazendo nada efetivamente novo para a arte, se comparado ao que j havia sido feito fora, mas considerando o direito permanente pesquisa esttica; a atualizao da inteligncia artstica brasileira; e a estabilidade de uma conscincia criadora nacional. O anseio por um nacionalismo primitivo e ingnuo, que recusa qualquer tipo de arte importada, encontrou no cabloco e na mestiagem, que outrora foram considerados entraves para o crescimento nacional, fontes integradoras da cultura brasileira. Num primeiro momento, o modernismo brasileiro volta-se para o interior de seu pas, buscando formas de expresso que no tivessem sido domesticadas pela cultura burguesa, procurando uma identidade nacional verdadeira e hbrida. Logo aps essa descoberta do Brasil pelos modernistas, vieram os manifestos Pau Brasil e Antropofgico. Principais Nomes Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Ferrignac, John Graz, Vicente do Rego Monteiro, Yan de Almeida, Victor Brecheret, Graa Aranha, Guilherme de Almeida, Mrio de Andrade, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade, Ronald de Carvalho, Manuel Bandeira, Villa-Lobos, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Ismael Nery, Antonio Gomide.

S me interessa o que no meu. Lei do homem. Lei do antropfago. (Manifesto Antropfago)

Em sua primeira fase, foi apenas um movimento de burgueses querendo chocar burgueses, preocupando-se com a liberdade esttica, no qual estava ausente qualquer tipo de preocupao poltica. Na segunda fase, devido ao contexto de crise, enfrentada pelo mundo na dcada de 30, os artistas assumem uma postura mais critica diante da realidade, trazendo um amadurecimento para a arte moderna brasileira, principalmente a literatura.

ligaes: vanguardas europeias, antropofagia, pau brasil, semana de 22, identidade nacional, nacionalismo, primitivo, modernizao

1917

Exposio de Anita Malfatti

1922 01 02 1924

Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal

Manifesto da Poesia PauBrasil

04

03

1928-29

Revista de Antropofagia

1930-1945 05

Segunda Gerao Modernista

01. A Boba, 1915 - Anita Malfatti. 02. Cartaz da exposio da Semana de arte moderna, 1922 - Di Cavalcanti. 03. Carregadora de Perfume, 1923 Victor Brecheret. 04. Os operrios, 1933 Tarsila do Amaral. 05. Lavrador de caf, 1934 - Candido Portinari.

ligaes: vanguardas europeias, antropofagia, pau brasil, semana de 22, identidade nacional, nacionalismo, primitivo, modernizao

O Grupo surgiu sem programa preestabelecido, da unio espontnea de alguns artistas que alugavam salas no Palacete Santa Helena, antigo edifcio na praa da S, em 1934 em So Paulo, para utilizar como atelis. Os primeiros artistas a se instalar no edifcio foram Francisco Rebolo, seguido por Mrio Zanini. Com a chegada de novos artistas, criou-se um universo de troca mtua, na qual, eram compartilhados conhecimentos tcnicos de pintura, sesses de modelo vivo, excurses para a execuo de pintura ao ar livre, etc... No possuam nenhum compromisso conceitual, porm, demonstravam em comum o interesse pela representao da realidade concreta pintando paisagens cujos focos eram as vistas dos subrbios e arredores da cidade, as praias, a paisagem urbana alm de transitarem entre as experimentaes formais da vanguarda dos anos 1920 e o academicismo ainda presente na arte paulista, se preocupando portanto com o apuro tcnico e a volta tradio do fazer pictrico, caracterizando assim um modernismo moderado. Identi ca-se em uma preferncia por tons rebaixados, de fatura fosca, dando uma tonalidade acinzentada aos quadros. Outros gneros como a natureza-morta, o retrato e o autorretrato tambm foram trabalhados pelo grupo. Com a dissoluo natural do grupo, os artistas comearam a desenvolver suas carreiras individuais. Alfredo Volpi foi quem mais se destacou. Principais Nomes Francisco Rebolo, Humberto Rosa, Vittorio Gobbis, Manoel Martins, Rossi Osir, Clvis Graciano, Mrio Zanini, Bonadei, Fulvio Pennacchi, Alfredo Volpi, Rizzotti.

A in uncia europia - principalmente do impressionismo e ps-impressionismo, donovecento italianoe doexpressionismo se deu pela leitura de livros e revistas ou alguma exposio vinda do exterior, com algumas excees daqueles poucos que haviam estudado na Europa.

A plstica do grupo pode ser determinada principalmente por sua origem proletria ou da pequena burguesia. Antes, ganhavam a vida como artesos ou pintores-decoradores, o que contribui para a conscincia artesanal de suas obras.

O Santa Helena no comeou como um movimento: foi transformado em movimento pelos intelectuais

ligaes: revoluo de 1930, sales de artes de so paulo, pintura italiana, modernismo, universo industrial paulista, ingnuo

01

1932

Palacete Santa Helena

03

1936

Exposio de pequenos quadros, organizada pela Sociedade Paulista de Belas Artes no Palcio das Arcadas

02 04
1928-29
Revista de Antropofagia

01. Grande Fachada Festiva, 1950 - Alfredo Volpi. 02. Mulata, 1927 - Alfredo Volpi. 03. Igreja de So Vicente - Mario Zanini. 04. Paisagem com casas - Francisco Rebolo.

ligaes: revoluo de 1930, sales de artes de so paulo, pintura italiana, modernismo, universo industrial paulista, ingnuo

A Misso Artstica Francesa foi um grupo de artistas franceses que aportou no Rio de Janeiro em 26 de maro de 1816 e uma referncia fundamental para a compreenso das profundas mudanas sofridas pela histria das artes plsticas no Brasil durante o sculo XIX. Liderados por Joachim Lebreton, o grupo tinha por objetivo fundar a primeira Academia de Arte no Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Acompanhavam-no o pintor histrico Debret, o paisagista Nicolas Taunay e seu irmo, o escultor Auguste Marie Taunay, o arquiteto Grandjean de Montigny e o gravador de medalhas Charles-Simon Pradier. Durante o perodo de espera para a realizao da misso, que enfrentou diversas di culdades, os artistas continuaram com suas atividades. Debret e Grandjean aceitam encomendas reais. O primeiro realiza diversas telas para a famlia real e o ltimo o responsvel pelo edifcio da Academia Imperial de Belas Artes Aiba e outras obras pblicas, como o prdio da Alfndega (atual Casa Frana-Brasil). Idealizam tambm, juntamente com Auguste Taunay, a ornamentao da cidade do Rio de Janeiro. Nicolas Taunay, que se viu encantado pela natureza tropical do pas, segue pintando paisagens. Debret tambm se dedida ao ensino de desenho e pintura num espao alugado, ao mesmo tempo em que criada as aquarelas que marcariam sua obra da fase brasileira. O grupo da Misso Artstica Francesa teve grande importncia histrica pois, alm de fundadores do ensino formal de artes no Brasil, durante sua permanncia no pas, dentro ou fora da Academia, ajudaram a xar a imagem do artista como homem livre dentro de uma sociedade burguesa e da arte como ao cultural leiga no lugar da gura do artista-arteso, submetido Igreja e seus temas, posio predominante nos sculos anteriores. Principais Nomes Joachim Lebreton, Jean Baptiste Debret, Nicolas-Antoine Taunay, Auguste Henri Victor Grandjean de Montigny, Auguste Marie Taunay, Charles-Simon Pradier, Marc Ferrez, Zphyrin Ferrez.

Com a morte de Lebreton, e a nomeao do pintor portugus Henrique Jos da Silva como diretor, a Academia comeou a afastar-se de seus objetivos iniciais, mas os remanescentes da Misso e outros artistas franceses recm chegados procuraram resistir s adversidades criadas pelo novo diretor. Debret acabou por retornar a Frana.

Devido a causas polticas e sociais como o desprezo da sociedade por assuntos relativos s artes, a Academia demorou muito para comear a funcionar.

ligaes: queda de napoleo, portugal, academia, nicio do sculo XIX, neoclassicismo, frana, rio de janeiro.

01

02 1816
O Grupo aporta no Rio de Janeiro

1819 03 04
1826

Morte de Lebreton

Inaugurao da Academia

05
01. Negra Vendendo Caju, 1827 - Jean Baptiste Debret. 02. Frontispcio da Academia Imperial, 1891 - Montigny. 03. Busto de Dom Pedro I, 1826 - Marc Ferrez. 04. Castigo de escravo - JeanBaptiste Debret. 05. Moiss salvo das guas, 1827 - Nicolas-Antoine Taunay.
ligaes: queda de napoleo, portugal, academia, nicio do sculo XIX, neoclassicismo, frana, rio de janeiro.

Incio por volta de 1885 at aproximadamente 1905 (emergncia dos fauves e cubistas). O ps-impressionismo no considerado uma vanguarda com manifesto ou movimento artstico com perodo, estilo e ideologia de nidos. O termo ps-impressionismo, criado pelo terico Roger Fry, usado para designar uma arte que se desenvolve a partir do impressionismo ou reage a ele. Consideravam a ideia de anlise da realidade dos impressionistas restritiva, super cial e ilusionista. Cada artista ps-impressionista tinha um estilo e pesquisas prprias. Essas pesquisas possibilitaram aos artistas posteriores uma in nidade de novas prticas fazendo com que surgissem novas linhagens na arte, comeando assim a era das vanguardas. Para trazer renovao na arte ocidental, os artistas ps-impressionistas buscavam inspirao em culturas diferentes das que estavam inseridos. Podemos destacar a relao de Toulouse-Lautrec com a arte japonesa e de Gauguin com a cultura das ilhas do pac co. Paul Czanne, um dos mais importantes artistas ps-impressionistas, in uenciou vanguardas marcantes da histria da arte, como o Fauvismo e o Cubismo, por causa de seu mtodo de estruturao geomtrica das formas naturais e apreciao direta dos efeitos de luz e cor. Ele considerado o progenitor do abstracionismo. Vincent van Gogh, outro importante ps-impressionista, in uenciou mais tarde os expressionistas e fauvistas com suas pinceladas largas de cores fortes e expressivas, sem tentar imitar as cores da natureza. Toulouse-Lautrec precedeu a publicidade e as artes gr cas, alm de estilos como a Art Noveau e simpli cao do desenho com o uso das cores puras e planas de Gauguin exerce in uncia sobre os fauvistas. Principais Nomes Paul Czanne, Vincent van Gogh, Paul Gauguin, Henry de Toulouse-Lautrec.

No se sentiam obrigados a respeitar a natureza tal como a viam. Seus quadros(Cezanne) so, antes, arranjos de formas que aprenderam com o estudo da antiguidade clssica. (Gombrich)

Algumas pessoas podem considerar os impressionistas os primeiros dos modernos, porque desa aram as regras da pintura ensinada nas academias. Mas convm lembrar que os impressionistas no divergiam, em seus propsitos, das tradies da arte que se desenvolviam desde a descoberta da natureza na renascena. Eles tambm queriam pintar a natureza tal como a viam, e sua controvrsia com os mestres conservadores era menos em torno desse objetivo do que dos meios para alcana-lo. A explorao impressionista dos re exos das cores [...] visavam a criao de uma replica ainda mais perfeita da impresso visual. (Gombrich)

Usando como ponto de partida o mtodo impressionista de pintura, Seurat estudou a teoria cient ca da viso cromtica e decidiu construir seus quadros por meio de pequenas e regulares pinceladas de cor initerrupta como um mosaico.Esperava que isso levasse a mistura das cores no olho sem que perdessem sua consistncia e luminosidade. Essa tcnica se tornou conhecida como pontilhismo. (Gombrich)

ligaes: cores puras, artes-gr cas, expresso, cubismo, abstrao, vanguardas, frana, primitivo

01

02

1889

Van Gogh produz A Noite Estrelada

03 04

1896

Toulouse Lautrec produz cartazes como Le Chat Noir .

05

01. Henri de Toulouse Lautrec-Le Chat Noir(1896). 02. Henri de Toulouse, Lautrec-Baile no Moulin Rouge (1890) 03. Van Gogh-A noite estrelada (1889). 04. Paul Gauguin- O Cristo Amarelo(1889). 05. Paul Cezanne - Natureza morta com mas e laranjas(1895-1900)
ligaes: cores puras, artes-gr cas, expresso, cubismo, abstrao, vanguardas, frana, primitivo

Surge como uma corrente ps-impressionista fortemente in uenciada pelo trabalho de Paul Gauguin, buscando de novas formas de representao. O termo Nabis vem da palavra hebraica referente a profetas, referncia atitude sria e ao mesmo tempo burlesca dos membros do grupo. Comeando em 1888 em Paris, inspirados por Paul Gauguin, os profetas buscavam fazer uma sntese de tudo o que aconteceu no campo das artes plsticas na poca. Alm de Gauguin, foram in uenciados por Odilon Redon, Seurat, Czanne e pinturas japonesas. Fizeram tambm cartazes, cenogra as e ilustraes para livros, in uenciando a produo de Toulouse-Lautrec. O grupo teve curta durao, mas deixou Art Nouveau seu legado de explorao de linhas sinuosas e de planos de cor delimitados por contornos. Abriu caminho arte no- gurativa. Uma pintura, antes de ser um corcel, um nu ou alguma historieta, essencialmente uma superfcie coberta de cores que foram dispostas em certa ordem, a rmava Maurice Denis, terico do grupo, referindo-se inovao formal do grupo. Usando a cor de forma emocional e decorativa, usavam grandes reas de cores chapadas, criando uma pintura gurativa forte e viva. Sua inovao, porm se revelava somente no que diz respeito forma, uma vez que sua temtica ainda continuava sendo a mesma temtica de movimentos anteriores como retratos, interiores, cenas da vida parisiense e, no caso de Denis, cenas religiosas. Principais nomes Paul Srusier, Maurice Denis, Pierre Bonnard, Jean-douard Vuillard.

"uma superfcie lisa coberta de cores organizadas" (Les Nabis)

No pintar a vida, mas tornar a pintura viva (Bonnard)

Procuram um caminho para uma arte espiritual de dimenso universal, constituindo uma das tendncias do movimento simbolista.

ligaes: experimentalismo com cores, explorao das formas, gaugin

1894

Em Paris, o Caso Dreyfus marca um perodo em que uma onda de xenofobia e nacionalismo invadia toda Europa. Um o cial de origem judaica foi acusado e morto inocentemente.

01 02 1900 1900
Jogos Olmpicos em Paris

A Grande Feira Mundial, evento que reunia as inovaes tecnolgicas do mundo, acontece em Paris.

03

1907

Albert Munsell publica A Color Notation. Uma tentativa de organizar um sistema de cores.

1920

Publicada Thories de Maurice Denis

04
1-Pierre Bonnard-Nu a contre jour(1908) 2- douard Vuillard-A Cortina Amarela(1883) 3- Paul Srusier - O Talism(1888). 04. Marine bleue, E et de vague, 1893 - Georges Lacombe.

ligaes: experimentalismo com cores, explorao das formas, gaugin

Surge como uma corrente ps-impressionista fortemente in uenciada pelo momento francs do m do sculo XIX. Torna-se movimento consciente em 1886, com o Manifesto Simbolista do poeta Jean Moras. O Simbolismo tem in uncia de peas, pinturas e linhas de pensamento orientais. Coloca-se contra a arte acadmica e o realismo, inclusive a ideia de naturalismo associada ao impressionismo. Nessa poca a Europa recebia as in uncias orientais e o pensamento realista/parnasiano/lgico entrava em decadncia. Caminhou lado a lado com o Realismo e o Pr-Modernismo. No Brasil teve seu m apenas com a Semana de Arte Moderna de 1922. Foi o primeiro movimento a explorar o mundo inconsciente, fundamental para correntes posteriores ligadas ao Expressionismo. Utilizou smbolos, evocando emoes e criando imagens do irracional. O estudo de Gauguin de formas primitivas originou o Sintetismo e os Nabis. Aprofundou-se no eu interior, no inconsciente e na sua representao, tentando mostra o que se passa dentro do artista e suas reais intenes. Representava os elementos e personagens atravs de ideias subjetivas, sem tornar bvia a interpretao atravs da aparncia externa. Utilizou temas msticos e alegricos, sonhos, vises, o oculto, o ertico e o perverso, morte e doena, com objetivo de criar um impacto psicolgico. Props a expresso de ideias atravs de formas, smbolos sintticos metodicamente compreensveis. Alcanou todos os campos da arte, principalmente a literatura e a pintura, os Simbolistas foram os primeiros a declarar que o mundo interior do artista seria um tema mais apropriado arte que a aparncia externa das coisas. Principais Nomes Gustave Moreau, Odilon Redon, Maurice Denis, Paul Srusier, Paul Gauguin, Edvard Munch. Na literatura: Charles Baudelaire- As Flores do Mal Na literatura brasileira: Augusto dos Anjos-Eu

O simbolismo nas artes plsticas, tal como na poesia, apresentava forte misticismo e referncias ao oculto. Procurava diminuir o hiato entre o mundo material e o espiritual. Os pintores deveriam expressar, atravs de imagens, esses temas e essa viso de mundo, desenvolvidas pelos poetas simbolistas em sua linguagem.

A inspirao temtica simbolista costumava vir de poesias do movimento, alm de uma certa xao em assuntos como a morte, a doena, o erotismo e at a perversidade.

ligaes: decadentismo, inconsciente, subjetividade, explorao do eu interior.

1857

publicado o livro As Flores do Mal, de Charles Baudelaire

1886 01

Manifesto Simbolista escrito pelo poeta Jean Moras.

1922 02

Considerado o m do simbolismo, com a Semana de Arte Moderna

04
01. Newton, 1795 - William Blake. 02. Madonna, 1894-95 - Edvard Munch. 04. Thracian Girl Carrying the Head of Orpheus on His Lyre, 1865 - Gustave Moreau.
ligaes: decadentismo, inconsciente, subjetividade, explorao do eu interior.

Representou a retomada do realismo na arte contempornea, com destaque no nal da dcada de 1960, contrariando as direes abertas pelo minimalismo e pelas pesquisas da arte abstrata. A vida moderna fornece a matria (temas) e os meios (materiais e tcnicas). O nal da dcada de 60 foi marcado pela efervescncia cultural e desenvolvimento tecnolgico industrial nos Estados unidos, ps Segunda Guerra Mundial. Em dilogo com a produo norte-americana, os artistas ingleses aderem nova linguagem pictrica. Tambm conhecido como fotorrealismo, a tendncia permite agrar a ambio dos artistas em conseguir a imagem em sua clareza objetiva. A relao entre a foto e a pintura torna-se estreita nesse sentido, sendo um recurso utilizado de muitas maneiras pelos "novos realistas". Antes de tudo, a foto utilizada como um registro das informaes do mundo e ento pinta-se a partir delas. Diversos artistas utilizam tambm a fotogra a como suporte, pintando sobre a imagem revelada no papel. Outra novidade foi o uso do aergrafo (airbrush), que nunca toca a tela e que, portanto, no deixa impressas as marcas do gesto e do pincel. A pintura lisa, sem texturas e sua superfcie espelhada - painis com espelhos, vidros e metal reluzente: deslocamento, distoro e re exo. Na escultura, utiliza-se silicone e bra de vidro. Principais artistas Chuck Close, Ron Mueck, Duane Hanson, Robert Cottingham, Audrey Flack, Richard Thorpe McLean, Ralph Ladell Goings, Don Eddy, Robert Bechtle, Tom Blackwell, John De Andrea, John Salt, Malcolm Morley, David Hockney.

"No acredito que a fotogra a d a ltima palavra sobre a realidade." Mesmo assim, a rma, "O foto-realismo no poderia existir sem a fotogra a". (Richard Estes, 1932)

"O que no pintura o que vemos na pintura" (Charles Bell, 1935)

ligaes: fotorrealismo, ps-Segunda Guerra, desenvolvimento tecnolgico

1960

Jnio Quadros vence as eleies presidenciais no Brasil. John Kennedy eleito como um dos presidentes mais populares dos EUA

1960

02 01

1961

A Alemanha dividida em duas pelo Muro de Berlim

1965 04 03

O ativista americano Malcolm X assassinado

1973

O termo Hyperralisme criado pelo galerista belga Isy Brachot para nomear a exposio em Bruxelas.

05
01. Senhora de Supermercado, 1969 - Duane Hanson. 02. Sem ttulo, 2000 - Ron Mueck. 03. Lucas, 1987 - Chuck Close. 04. Black Girl, 1980 - Robert Cottingham. 05. Mark, 1978-79 - Chuck Close.
ligaes: fotorrealismo, ps-Segunda Guerra, desenvolvimento tecnolgico

Por quanto tempo um cavalo pode dirigir um peixe que est morrendo? O dadasmo foi uma vanguarda artstica surgida no ano de 1916 em Zurique, estendendo-se por vrias metrpoles do mundo, como Nova York, Paris, Berlim, Hanover e Colnia. O movimento se inicia como uma reao Primeira Guerra Mundial por jovens artistas indignados perante a falncia e hipocrisia de valores estabelecidos pela sociedade. Foi um movimento de ruptura e desalinho, que propunha a seguinte pergunta, vlida at os dias atuais: H limite para a arte?. Segundo Duchamp, grande representante da vanguarda em questo, mais do que um movimento, o Dadasmo era antes um estado de esprito. O nome vem da palavra francesa dada que em francs signi ca cavalo de madeira. O primeiro Manifesto Dad nos esclarece: Cada coisa tem a sua palavra; pois a palavra prpria transformou-se em coisa. Porque que a rvore no h-de chamar-se plupluch e pluplubach depois da chuva? [...] A palavra, a palavra, a dor precisamente a, a palavra, meus senhores, uma questo pblica de suprema importncia. Para as convenes da poca, esses artistas beiravam a loucura. Usavam o primitivo e o irracional para questionar toda a razo e lgica at ento formada. Tinha, ao contrrio de outras correntes artsticas, um cunho crtico muito mais amplo, utilizando dos mais variados meios (revistas, manifestos, exposies, etc.) para contestar valores passados e atuais, com gosto pelo escndalo, pelo radical e, principalmente, pelo non-sense. Antecipou questes e prticas bsicas do ps-modernismo, como por exemplo a Body Art, a instalao, a performance, a arte feminista, o happening e a relao da arte e vida. Um marco na histria do dadasmo, a conhecida Roda de Bicicleta (1913), nasceu para no ser obra. O prprio Duchamp disse em seu livro Engenheiro do Tempo Perdido que no sabe por que fez aquilo: fez por que tinha vontade e s. Este artista foi profundamente inconoclasta. Em Nu Descendo uma Escada n2 (1912) (que foi rejeitado at mesmo pelos Sales de Arte vanguardistas) o corpo foi reduzido, diferentemente do cubismo, no s suas vistas diferenciadas e descontnuas, mas a um esquema elementar . O primeiro ready-made (nome que surgiria um ano depois nos EUA), a famosa Fonte, um urinol no qual a nica alterao feita foi a assinatura de um pseudnimo por Duchamp. O fundamento de seu trabalho foi, da por diante, produzir coisas no estticas, que no se prestassem contemplao e, portanto, que no fossem obras de arte segundo nenhum dos possveis padres da poca. Ao transformar qualquer objeto escolhido ao acaso em obra de arte, Duchamp realiza uma crtica radical ao sistema da arte Embora em 1922 o dadasmo termine, teve fortes ressonncias nos movimentos e tendncias subsequentes. Vrios dos artistas dadastas tomaram as rdeas do surrealismo. Principais nomes Marcel Duchamp (1882-1968), Jean (Hans) Arp (1886-1966), Kurt Schwitters (1887-1948), Tristan Tzara (1896-1963), Hugo Ball(1886-1927), Man Ray(1890-1976), Fraois Picabia (1879-1953), Max Ernst(1891-1976)
ligaes: cubismo, futurismo, arte&vida, conceito, polmica, nonsense

"Eu redijo um manifesto e no quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por princpios contra manifestos (...). Eu redijo este manifesto para mostrar que possvel fazer as aes opostas simultaneamente, numa nica fresca respirao; sou contra a ao pela contnua contradio, pela a rmao tambm, eu no sou nem para nem contra e no explico por que odeio o bom-senso." (Tristan Tzara)

"A obra de arte no deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza est morta". (Tristan Tzara)

1914

Incio da primeira guerra mundial

1914

O modelo Fordista de produo ultrapassa a marca de venda de todas as outas montadoras de automvel juntas

01

02

1917

Revoluo Russa

05 04 03

1918

Fim da primeira guerra mundial

1929

Inicio do Governo Stlin na Unio Sovitica

01. Nu descendo uma escada, 1912 - Marcel Duchamp. 02. Roda de Bicicleta, 1913 - Marcel Duchamp. 03. L.H.O.O.Q.,1919 - Marcel Duchamp . 04. Ingres violin,1924 - Man Ray. 05. Capa de what is dada,1923 - Theo van Doesburg. ligaes: cubismo, futurismo, arte&vida, conceito, polmica, nonsense

A Pop Art foi um movimento que emergiu nos anos 50 na Inglaterra e EUA em meio ao boom consumista e otimista. A origem do termo desconhecida, mas comumente creditada ao crtico de arte Lawrence Alloway, apesar de que, no livro em que esse termo aparece, ele tenha usado a expresso cultura de massa popular e no arte pop. Os artistas defendiam uma arte popular que se comunicasse diretamente com o pblico por meio de signos e smbolos retirados do imaginrio que cerca a cultura de massa e vida cotidiana. Como um dos maiores movimentos artsticos do sec. XX, foi caracterizado por temas e tcnicas inspirados na televiso, lmes, publicidade, quadrinhos e midia em geral. Foi largamente interpretado como reverso ou at mesmo a reao ao Expressionismo Abstrato. Ops-se ao elitismo cultural que dominava o cenrio artstico. Uma das primeiras imagens relacionadas ao movimento da Pop Art foi a colagem de Richard Hamilton (1922), chamada O que Exatamente Torna os Lares de Hoje To Diferentes, To Atraentes?, de 1956 e que carrega j temas e tcnicas dominantes desta nova expresso. Andy Warhol foi a gura mais conhecida e mais controversa da pop art, mostrando sua concepo da produo mecnica da imagem em substituio ao trabalho manual. Suas obras remetiam impessoalidade dos objetos, trazendo tona seus aspectos vazios, sejam eles latas de sopa, garrafas de coca-cola e automveis ou guras pblicas como Marilyn Monroe e Elvis Presley. A Pop Art surgiu objetivando criticar de uma forma irnica bombardeamento de objetos de consumo no qual a sociedade se encontrava imersa. Mas desde cedo - e at hoje - foi duramente criticada por no corresponder s suas prprias proposies: no raro as obras de Pop Art tornavam-se objeto de consumo desenfreado, contribuindo assim para o fortalecimento do sistema que combatia. A partir de 1963 a pop art comea tambm a conviver a e incorporar em suas manifestaes a tragdia da violncia racial e guerra provindas da Guerra do Vietn e Guerra Fria, sendo, hoje em dia, atualmente largamente incorporada tanto em manifestaes de carter contestatrio de oposio quanto em propagandas polticas, como nas recentes eleies para presidente dos EUA onde o designer Shepard Fairey criou psteres com in uncias diretas da Pop Art e sua produo de ideias imagticas massi cadas. Principais nomes Andy Warhol (1928 - 1987), Peter Blake (1932), Wayne Thiebaud (1920), Roy Lichtenstein (1923 - 1997), Jasper Johns (1930)

No futuro todos sero famosos durante quinze minutos (Andy Warhol)

Nos anos 60 fruti cou entre os artistas brasileiros uma tendncia irnica derivada da Pop art norte-americana re etindo o clima tenso criado pelo regime militar imposto em 1964. Aderindo apenas forma e tcnica utilizada na Pop art os artistas expressaram a insatisfao com a censura instalada pelo regime militar (wikipedia)

ligaes: consumo, eua, video, publicidade, identidade, cultura de massa, reprodutibilidade, guerra fria, american way of life

1945
01 02

Fima da segunda Gurra Mundial e incio da Guerra Fria (1945-1991)

1950 1951
03

Henri Matisse recebe o prmio da Bienal de Veneza. Primeira Bienal de Artes de So Paulo

1953
04

Lanado o lme os homens preferem as loiras, com Marilyn Monroe

1955

Inicio da guerra do Vietnam (19551975)

1961
06 05

Inicio da construo do Muro de Berlim

1964

Instaurado o Regime Militar no Brasil

01. Elvis Presley - Andy Warhol. 02. Mao - Andy Warhol. 03. Three Flags, 1958 - Jasper Johns. 04. Marilyn - Andy Warhol. 05. Just what is it that makes todays homes so di erent, so appealing, 1956 - Richard Hamilton. 06. Crying girl,1964 - Roy Lichtenstein. ligaes: consumo, eua, video, publicidade, identidade, cultura de massa, reprodutibilidade, guerra fria, american way of life

A casa da construo, ou bauhaus, em alemo, foi uma escola de o cios manuais e arquitetura criada na Alemanha em 1919 por Walter Adolf Gropius e concentrava em sua ideologia a tentativa de se aliar a forma e a funo dentro de um mesmo projeto, ou seja, os artistas-criadores deveriam trazer suas bagagens estticas a m de aplic-las em algum objeto que pudesse encontrar funcionalidade dentro da vida cotidiana das pessoas. Esse pensamento traz em si os moldes da sociedade ps-segunda revoluo industrial. A proposta de Gropius para a Bauhaus unia em um nico projeto a dimenso esttica, social e poltica. Sua tentativa era a de trazer novos ares ao estilo arquitetnico, de modo que re etisse a esperaa de um novo perodo na histria do mundo ps-Primeira Guerra Mundial. Tratava-se de formar novas geraes de arquitetos, escultores e pintores de acordo com um ideal de sociedade civilizada e democrtica, em que no h hierarquia, somente funes complementares. Os objetos produzidos deviam ter um projeto que abarcasse baixo custo, produo em larga escala, usabilidade e beleza esttica, direcionando sua produo de acordo com as necessidades de uma faixa mais ampla da populao, e no de uma camada social e economicamente privilegiada Durante sua existncia teve em seu corpo docente pessoas como Wassily Kandinsky e Paul Klee, e seu programa de ensino focava nas habilidades de criao manuais do estudantes com o cinas de madeira, pedra, argila, metal etc, curso de desenho bsico de arquitetura e de geometria. No se ensinava, porm, histria dentro da instituio at o terceiro ano de curso pois acreditava-se que tudo deveria ser criado por princpios racionais em vez de ser in uenciado por padres herdados do passado. Foi uma das primeiras escolas que aliavam design, artes plsticas e arquitetura de vanguarda. Tinha em suas produes uma severa geometrizao e a utilizao de novos materiais. Apesar de seu fechamento em 1933 por conta de uma srie de perseguies por parte do governo hitleriano que considerava a escola como profusora de pensamentos comunistas pelo seu estilo educacional, Bauhaus ainda tida como um marco dentro do pensamento arquitetnico e exerce grande in uncia para o design mundial com seu pensamento simpli cador e direto, que visa atingir o essencial dentro da criao de objetos de consumo e de cartazes. Recentemente, em 2007 foi reformada e reaberta, mantendo seu projeto arquitetnico original, com o destaque para a sala de Walter Gropius, que foi mantida inalterada. Principais nomes Walter Gropius (1883 - 1969), Johannes Itten (1888 - 1967), Marcel Breuer (1902-1981), Theo van Doesburg (1883 - 1931), Wassily Kandinsky (1866 1914), Paul Klee (1879 - 1940), Lszl Moholy-Nagy (1894 - 1946), Hannes Meyer (1889 - 1954).

"Criemos uma nova guilda de artesos, sem as distines de classe que erguem uma barreira de arrogncia entre o artista e o arteso (Walter Gropius)

A economia nas linhas e nos apetrechos confrontam-se com outros estilos artistico-arquitetnicos do passado como por exemplo a Art-nouveau.

Um dos movimentos que in uenciou o pensamento da Bauhaus foi o Construtivismo Russo, onde objetos artisticos se inseriam na vida cotidiana das pessoas, reestabelecendo a funo do artista como somente mais uma na sociedade, sem aura, feita pra servir s necessidades do povo.

ligaes: design, arquitetura, construtivismo russo, toulouse-lautrec, wassily kandinsky, paul klee, minimalismo

1870

Segunda revoluo industrial

02 01

1918 1919
04 03

Fim da Primeira guerra mundial Fundao da escola por Walter Adolf Gropius

05

1933

Fechamento da escola pelos Nazistas

01. Cartaz da exposio realizada em Wiemar, 1923. 02. Chair - Mies van der Rohe. 03. Cabinet for periodicals, design 1923 - Walter Gropius. 04. Letreiro na fachada do prdio da Bauhaus. 05. Tubular steel chair, design 1928 - Marcel Breuer. ligaes: design, arquitetura, construtivismo russo, toulouse-lautrec, wassily kandinsky, paul klee, minimalismo

Na dcada de 60, a Pop Art revolucionou a histria da arte, transformando o modo de se fazer e principalmente de se ver a arte. Continuando o legado do Dadasmo e seus ready-mades, a Pop Art estreitou ainda mais a relao que viria a ser uma das premissas bsicas desse nosso perodo contemporneo: a relao entre a vida cotidiana e a arte. Uma caracterstica importante da arte contempornea a divergncia marcante de estilos e prticas. A narrativa modernista, baseada em vanguardas e manifestos, desa ada por artistas que no mais querem descobrir a verdade de nitiva sobre uma arte pura, mas pretendem criar uma multiplicidade de atitudes e abordagens em uma histria da arte no-linear, sem a ideia de progresso. A pluralidade de estilos e de linguagens convivendo, contraditria e independentemente, uma caracterstica da contemporaneidade. No existem mais estilos ou movimentos de vanguarda como se dava na modernidade, no h mais lugar para a rmaes e verdades absolutas. Um fator importante para a leitura de uma obra de arte contempornea o contexto em que ela est inserida. Algumas vezes esse contexto (social, poltico, cultural, cient co, etc.) toma tanta importncia na obra que ela chega a ser confundida com uma pesquisa antropolgica, uma reportagem ou uma experincia cient ca. A hibridizao dos campos de conhecimentos so questes comuns no somente arte, mas a toda a contemporaneidade. Alguns temas bastante caros arte contempornea so a poltica e as identidades culturais em uma sociedade globalizada, onde a relaes das pessoas com o espao e tempo so radicalmente alteradas pelos meios de comunicao e transporte. Em meio a esse processo de globalizao era impossvel ignorar a existncia e importncia da produo artstica de pases do terceiro mundo (culturalmente dominados). A participao da mulher na histria da arte foi reavaliada assim como se considerou a importncia de toda a cultura marginal para o desenvolvimento da arte. De uma maneira genrica, podemos dizer que dentro do conceito de arte contempornea encontram-se experincias culturais muito dspares tanto no sentido de englobar artistas de origens diversas, que incorporam atores sociais diversos (como as minorias), quanto no sentido do uso de novas mdias, tecnologias e suportes diversos. As obras muitas vezes articulam diferentes linguagens performance, msica, pintura, escultura, instalao, body art, etc. , desa ando as classi caes e a prpria de nio de arte, bem como o mercado e o sistema de validao da arte. A liberdade de prticas artsticas da contemporaneidade proporcionou aos artistas a possibilidade de ter como suporte e material de trabalho o lixo, o corpo, s palavras, os conceitos, o vdeo, as novas tecnologias, os espaos, a mdia e at mesmo a tela e a tinta. Todas as prticas e tcnicas podem ter uma abordagem contempornea. Principais movimentos e prticas da arte contempornea Pop Art, Minimalismo, Arte Conceitual, Land Art, Performance, Body Art, Instalao, Videoarte, Arte Povera, Op Arte, Arte Cintica, entre outros.

Tornou-se manifesto que tudo o que diz respeito arte deixou de ser evidente, tanto em si mesma como na sua relao ao todo. (Adorno - Teoria Esttica, 1970)

teramos uma arte melhor se as pessoas no necessitassem gostar de arte para, ento, gostar de arte (@hirstdamien, 2012)

Durante os anos 90, a democratizao da informtica e o surgimento do sampleamento criaram uma nova paisagem cultural, cujas guras emblemticas so os DJs e os programadores. [...] A supremacia das culturas da apropriao e do novo tratamento dado s formas gera uma moral: as obras pertencem a todos. (Bourriaud - Ps-Produo, 2004)

A Amrica Latina tem cinco sculos de histria de ser uma colnia, sem nenhuma pausa para assumir a si mesma. A tarefa permanece - construir a sua prpria cultura, achar uma identidade cultural. (Luis Camnitzer Arte contempornea colonial, 1970)

[...] tendo descoberto a intermdia, agora o problema central no mais apenas o formal, de aprender a us-los, mas o problema novo e mais social de para que us-los? Tendo descoberto as ferramentas com um impacto imediato, para que vamos us-las? (Dick Higgins - Declaraes sobre a intermdia, 1966)

ligaes: hibridismo, potica, processo, polmica, experimentao, suportes, conceito, interatividade, proposies, autoria, reproduo

1981

- Primeira transmisso da Musical Television Video - MTV, o canal de TV a cabo norte-americano de msica. - Entra em operao o Sistema Brasileiro de Televiso - SBT, com a transmisso do discurso de seu proprietrio, o apresentador e empresrio Silvio Santos. - Hosni Mubarak torna-se presidente do Egipto. - Casamento de princesa Diana com Prncipe Carlos. Queda do muro de Berlim Fim da URSS Impeachment de Fernando Collor de Mello, presidente do Brasil

01

1989 1991
02

1992 1994

1994: - implantado o Plano Real no Brasil. -Brasil tetracampeo da Copa do Mundooo! 1997: exibio do primeiro episdio do Pokmon Cientistas escoceses produzem clone de uma ovelha (Dolly).

1997 1999
03

2001 2005 2006

Atentados com avies destroem o World Trade Center e parte do Pentgono, em Nova York. Exibio do primeiro episdio de Ben 10

04

05

- Na Bolvia, Evo Morales torna-se o primeiro presidente de origem indgena - Hugo Chvez reeleito presidente da Venezuela. Damien Hirst fatura 140 milhes de euros em um nico leilo, com 223 peas suas. Antes dele, o recorde era de Picasso, com um leilo de 88 das suas obras que se traduziu num lucro de 20 milhes de dlares em 1993. Obra "Bandeira branca", de Nuno Ramos, exposta na 29 Bienal de So Paulo, causa polmica entre ambientalistas e o Ibama revoga licena retirando os trs urubus vivos expostos na obra.

2008

06
01. Keep It Spotless (Defaced Hirst), 2007 - Banksy. 02. The Broken Dream, 2008 - Damien Hirst. 03. Super Muulmano, 2003 - ener zmen. 04. Untitled, 1992-1993 - Felix Gonzales-Torres. 05. Head On, 2006 - Cai Guo Qiang . 06. Derrubando uma urna da dinastia Han, 1995 - Ai Weiwei.

2010

ligaes: hibridismo, potica, processo, polmica, experimentao, suportes, conceito, interatividade, proposies, autoria, reproduo

Com a segurana adquirida de seu trao, possvel que voc caia em algo chamado de zona de conforto. quando nossos desenhos cam parecidos entre si e - no raro - justi camos o ocorrido com a palavra estilo. De fato, estilo o reconhecimento da repetio de alguns elementos, da criao de um padro. Mas isso ocorre naturalmente. Ao tentar forar um estilo prprio voc acaba se privando de experimentar. Voc pode sentir-se acomodado e passar a desenhar sempre a mesma coisa, achando que aprendeu e essa a maneira correta de se desenhar. Mas se voc acha que pregos o melhor suporte para se pendurar um relgio na parede, quando voc no tiver pregos como que pendurar o relgio? sempre bom estar tentando criar solues novas em sua vida e em seus desenhos. No se preocupe em fugir do seu estilo, pois isso pode te deixar engessado em uma forma de desenhar conformada. Exemplo: experimente desenhar aquela veeeeelha casinha com chamin sobre uma montanha com cerquinhas e rvores frutferas e um sol sorridente. Que solues novas voc dar a essa representao?

Desenhe qualquer coisa que se encontre a sua frente. Pre ra primeiro pequenos objetos comuns: garfo, vasos de ores, livros, etc. Pense primeiro na categoria. Ferramentas, utenslios de cozinha, chapus, vermelho ...Com a categoria na mente, poder identi car alguns objetos familiares. Por exemplo: a ideia de pesado leva voc a pensar em tijolo, ncora, bigorna. O Vermelho o conduz a tomate, rosas, nariz de rena. Encaracolado leva-o para pretzel, trepadeiras, estradas rurais.

Tente explorar alfabeticamente. No que rindo. Isso funciona muito bem. Pode usar tambm um dicionrio para que funcione ainda melhor. Abelha, avestruz, avio, ... bacalhau, bactria, bolsa... caldeira, colher, carneiro... Desenhar um par de culos com brilho que paream verdadeiros pode ser um desa o bem interessante. Por isso, voc deveria se contentar com a possibilidade de os culos que voc desenhar cumprirem com o objetivo de serem reconhecveis. Mas se insistir em dar o melhor de si mesmo, experimente culos com personalidade. Consulte a pilha de sugestes: desenhe um par de culos que foram atropelados por um carro, descartados por falhas de fabricao, pertencentes a um pirata, feitos de macarro mido, com limpador de para-brisa, desenhados por um cubista, para alta velocidade, pertencentes a uma atriz famosa, usados por uma velhinha.
ligaes: estilo, zona de conforto, criar solues

As pessoas tendem a car menos seguras a partir do momento em que adquirem informao crtica. Como sua relao com a segurana de seu traado??

Quando ramos pequenos, muitas vezes ultrapassavamos o limite da folha de papel. Ns no tinhamos medo de ir alm da margem, que j era a prpria folha. Pensar nessa liberdade pode ser um bom caminho.

Quando ramos crianas, ou quando tnhamos um corpo menor ue um metro e vinte centmetros, costumvamos desenhar. E era um desenho certeiro. O trao era rme e decidido. Pois no tnhamos na cabea nenhuma conveno criada sobre os valores do nosso desenho. Ns no nos importvamos com valores. Agora somos tendenciosos a aceitar a presso do ambiente e fazer julgamentos. Vamos rever alguns desenhos nossos da poca em que rabiscvamos rodaps. Quantas vezes voc j tirou do papel a ponta do lpis para desenhar hoje? Experimente ou reexperimente desenhar algo sem tirar a ponta do lpis do papel. Sugesto: desenhe o que voc escolheu vestir hoje nos ps.

A coordenao motora uma caracterstica do ser humano e adquirida com treino. Quando pequeninos mal sabamos pegar em uma colher para tomar sopa. Hoje realizamos essa sequncia com perfeio. Com o desenho a mesma histria. Nem sabamos pegar no lpis para desenhar, porm nao tnhamos medo algum de rabiscar. Talvez hoje em dia sejamos inseguro em relao ao ato de nos alimentar. Pense na ideia de treinar sua mo. Ela nos til para diversos ns. Observe como sua mo que normalmente no desenha mais segura e no tem medo de arriscar a desenhar. Experimente desenhar com ela.

Desenhe sem olhar. Procure desenhar uma xcara, por exemplo, sem olhar (olhe apenas para sua mo). Depois, para mudar, olhe apenas para a xcara e no para sua mo.

Experimente desenhar no nibus.

ligaes: trao, deciso, desenho infantil

O que um bom desenho? Se essa pergunta casse pra voc, o que voc responderia? Escreva aqui: ....................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... ........................................................................................................................................... Voc acha o seu desenho um bom desenho? ....................................................................................................................................................

Quando desenhar, mantenha um ritmo razovel. No que agoniado com a sua obra, nem tente faz-la de uma vez. Nenhum desses extremos possui virtudes especiais.

Estima-se que a populao mundial logo atingir os 8 bilhes de pessoas. muito difcil fazer com que um grupo to numeroso concorde plenamente em muitas questes. Portanto, a reao do mundo perante sua arte ser inevitavelmente variada.

Desenhe, produza e crie. No tenha medo quando algum bisbilhotar seus desenhos e procure no levitar extasiado quando algum os elogiar. Trabalhe para si mesmo.

O que voc acha dele?...................................................................................................... ................................................................................................................................................... O que sua me acha dele? ............................................................................................... .................................................................................................................................................... H convenes sobre os valores do seu desenho. s vezes ns mesmos somos as pessoas que criamos as convenes do prprio desenho. E essas convenes so fatores limitantes, que acabam desestimulando o nosso gostar por desenhar. Por exemplo, voc gosta de arroz doce? Voc acha arroz doce certo ou errado? isso. No h resposta certa ou errada para essa pergunta e no h resposta certa ou errada para o que se considerar bom ou ruim em um desenho. Continue desenhando : )

Alguns desenhos funcionam. Outros no. Algumas vezes, o primeiro trao o conduz naturalmente para o trao seguinte, e esse para um terceiro, e assim sucessivamente. Outras vezes, seu primeiro trao o leva a lugar nenhum. Qual a diferena? Os mais renomados experts em arte concordam que se trata de...sorte. Alguns desenhos so afortunados, outros no. Mas no que alarmado. Aqui existe uma maneira de dar excelente uso a esta verdade: Quando um desenho funciona, a responsabilidade toda sua. Quando um desenho no funciona, voc no tem a ver. A culpa do desenho.

ligaes: desenhar, convenes, arroz doce

Quantas vezes voc tentou desenhar algo que estava a na sua cabea e, de repente, quando colocou no papel aquela folha A4 bem branquinha no incio, voc se sentiu frustrado e por consequncia at amaou ou rasgou a folha? Escreva quantas: Voc j parou para pensar que voc no sabia o que estava desenhando? Se a inteno era desenhar um crculo bem circular, daqueles redondinhos, e saiu um crculo mais ou menos circular porque no andamos estudando nosso objeto. preciso conhecer o que estamos desenhando; daquilo que vamos falar seja com palavras ou linhas ou borres ou o que quiser. A prtica tende a aproximar a inteno do resultado. No h atalhos, tem que estudar mesmo danadinho. Vamos comear! Imagine que voc est bebendo o que voc mais gosta de beber. Como o recipiente em que voc toma essa bebida dos Deuses? Quantos lados diferentes possui? aqui quatro vistas/quatro ngulos diferentes do seu recipiente:

A principal regra que determina por onde deve comear seus desenhos ...varivel. Em termos gerais, comece pela parte que imagina ser a mais difcil. Assim, caso voc saia do rumo, isso ir acontecer no incio. se tudo sair bem, voc ter decolado. Onde ca a parte mais difcil? Geralmente a parte mais difcil est na ideia essencial, no ncleo do desenho, alguma coisa sobre a qual habitualmente deseja re etir antes de pr em movimento o lpis ou hidrocor.

Quando trabalhar com base em um modelo real - alguma coisa na frente de seus olhos - existe o problema do excesso de informao: voc est vendo muito mais do que consegue colocar na folha. Capturar tudo isso com lpis e papel algo como tratar de carregar uma cachoeira em uma xcara. Voc invadido por certa desesperana. No se desespere. Os desenhos melhoram com o tempo. Posteriormente, quando o objeto real no estiver mais na sua frente, o desenho, repentinamente, ir orescer. Voc car deslumbrado ao ver quanta gua de uma cachoeira cabe em uma xcara.

ligaes: estudo, quatro vistas, folha em branco

H uma verdade diante de nossos olhos que muitas vezes no enxergamos. E que praticar essa verdade a partir de agora resolver seu problema com o bicho chamado perspectiva. o que chamamos de truque de artista. Assim voc passar na prova de aptido com mrito(se o mrito lhe for muito importante). Mas basicamente o seguinte: tudo que est longe menor do que tudo que est perto. Imagine ou desenhe uma la de pessoas em profundidade. Independente de seu tamanho exclusivo a primeira pessoa ser sempre maior do que a ultima. Imagine ou desenhe uma la de pessoas subindo um morro. A primeira pessoa a chegar ao pico do morro aparecer por completo em quanto que a ultima estar desaparecida atrs do morro. Assim, tudo que est muito longe praticamente invisvel, resumindo-se num ponto. Ou ponto de fuga. Cada objeto tridimensional possui no mnimo um ponto de fuga, um lugar onde todas as linhas que partem dele se encontram e desaparecem. Ao desenhar um objeto na perspectiva correta, dever ter esse ponto de fuga em mente. Experimente. Siga o exemplo e construa novos objetos no ambiente.

relevante alertar que o uso de rgua neste caso d um traado mais preciso. As linhas provavelmente se encontraro no momento certo.

Assim como acontece com as demais regras associadas ao desenho, no a aplicamos de maneira rgida. Damo-nos por satisfeito com que voc tenha presente que o ponto de fuga existe. Em qualquer um de seus desenhos poder ignor-la deliberada e alegremente, ou compriment-la ao passar: voc ter nossa total aprovao.

Experimente fazer um cubo maior em perspectiva em uma outra folha. D alguns detalhes a ele. Pense na ideia de ser uma casa. Construa janelas, portas. Ruas e caladas. Postes de luz, rvores. E no se esquea da proporo humana. Coloque uma pessoa que compativelmente consiga entrar na sua construo. E o mais importante de tudo, divirta-se!

ligaes: ponto de fuga, linha do horizonte, profundidade

Esse era o golpe que faltava para voc aplicar na sua provinha de aptido. Aquela cartinha na manga. sempre bom lembrar que voc livre para fazer suas escolhas. Voc pode muito bem viver uma longa vida artstica repleta de satisfaes sem ter aplicado jamais uma sombra ou um matiz em seus desenhos. Ou voc pode adicionar sombras em tudo o que zer. Tudo depender de seu desenho, de seus olhos e de como voc se sente em determinado momento. Quando decidir adicionar sombras, voc dever formular a pergunta a seguir: de onde vem a luz que ilumina seu objeto? De cima? De baixo? Da esquerda? Da direita? A luz chega de todas as partes, mas geralmente h uma fonte principal, e isso o que desejamos que voc tenha em mente. Faa um teste. Observe essa singela exempli cao e construa outras. Coloque alternativas para a luz emergir. Se alguma dvida aparecer, temos certeza que alm de sua me, ns tambm teremos o imenso prazer de tentar solucionar com voc!

As sombras tem o poder de acentuar o que estamos querendo dizer. Elas conferem maior drama ao desenho. Assim as guras podem ganhar mais peso, realismo, mistrio, altura...

H diversos modos de se representar uma sombra. Usualmente costuma-se esfregar com o dedo ou utilizando um esfuminho. Mas as hachuras podem lhe parecer bem interessante. So sequncias de traos nos, um ao lado do outro, que vo se sobrepondo em diferentes posies.

Nada melhor para um bom estudo do que a observao. Use seus olhos e comece a reparar nas sombras pelos ambientes em que frequenta. Pare. Olhe. Desenhe. A noite pode ser um bom amigotira-dvidas. Nela as sombras se acentuam. Tire fotos se possvel, e passe a desenh-las cada vez mais.

ligaes: direo, volume, drama

(VUNESP - 2012) Faa um PROJETO para uma obra de arte que utilize um martelo, um chapu e uma bicicleta. Podem ser utilizadas as imagens desses elementos e os prprios objetos na obra, ou seja, a obra poder ser um desenho, uma pintura, uma fotogra a, um vdeo, uma escultura, uma instalao, uma performance ou outras modalidades de arte. Para apresentar o PROJETO, utilize a linguagem visual (desenhos, plantas e esquemas) e a verbal (palavras, textos) de maneira que qualquer pessoa possa entender como ser a obra. Sero avaliadas criatividade, organizao e clareza. Material: lpis preto e/ou caneta esferogr ca preta. (MACKENZIE - 2005) Amasse livremente a folha A4 fornecida e coloque-a sobre a mesa. Faa, em seguida, um desenho da folha amassada, considerando, nesse desenho, fundamentos como luz, sombra, volume, proporo, textura e perspectiva. NO CORTE, NO RASGUE, NO FURE E NO PICOTE A FOLHA. (VUNESP - 2011) Faa um desenho representando um sonho. Avaliao: criatividade, composio, habilidade gr ca e temtica. Material: Lpis HB, 3B, 6B e lpis de cor. (VUNESP - 2012) Escolha uma das seguintes palavras e represente seu signi cado atravs do prprio desenho da palavra. Rever Suave Corpo Sero avaliadas criatividade, qualidade gr ca e utilizao das cores e do gra smo. Material: livre com utilizao de cores. Avaliao: criatividade e potencialidades conceituais. Material: Lpis HB, 3B, 6B e lpis de cor. (VUNESP - 2011) Recorte e cole na folha de papel canson. Faa uma inteveno criativa a partir da imagem.

(FUVEST - 2009) Nas colees de arte, particulares ou pblicas, so conservados croquis, esboos, estudos, anotaes, escritas, projetos associados s obras de arte, sejam elas realizadas em desenho ou qualquer dos outros meios das artes visuais. A relao entre os estudos e as obras sempre instigante para analisarmos aspectos ligados ao pensamento visual. O que propomos para essa prova que se utilize uma das duas folhas recebidas para anotar, fazer estudos, projetar, esboar elementos relacionados ao desenho que ser realizado na segunda folha de papel. A escolha dos materiais e as maneiras de proceder, assim como os temas a serem desenvolvidos, so de livre escolha de cada candidato.

(FUVEST - 2008) Muitas pessoas tm ou j tiveram um dirio, onde a memria retida mais comumente por meio de palavras. Considere a folha de papel recebida um lugar para desenhar algo memorvel, ocorrido nos ltimos dias. Inclua nesse ou nesses desenhos elementos que possam ser observados agora, no lugar onde voc est. O verso da folha poder ser utilizado para estudos, esboos, anotaes prvias, que sero levadas em considerao na sua avaliao. A utilizao dos lpis de cor, que voc recebeu, opcional. (UNICAMP - 2009) 1. Com o objeto fornecido (catavento), desenvolva um desenho de observao enfatizando a linha. Finalidade: Avaliar a capacidade de compreender e representar gra camente as estruturas e dimenses. Tempo: 25 minutos. 2. Escolha um formato adequado da folha de papel canson e desenhe novamente seu objeto considerando uma das relaes de contraste abaixo apresentadas.

Finalidade: Avaliar a capacidade de realizar uma composio criativa a partir dos efeitos sugeridos pelos binmios ou contrastes apresentados. Tempo: 50 minutos 3. Com base nos resultados obtidos nas duas questes anteriores, construir uma terceira imagem relacionando cor e forma, por meio de desenho, colagem ou outro procedimento que considerar mais adequado. Utilize qualquer material indicado no Manual do Candidato. Finalidade: Avaliar a capacidade de expresso e re exo na construo da imagem. Tempo: 50 minutos. (UNICAMP - 2011) Uma superfcie bidimensional sem nenhuma articulao constitui uma experincia morta. A base de todo processo vital a contradio interna. A qualidade vital de uma imagem gerada pela tenso entre as foras espaciais, isto , pela luta interna entre a atrao e a repulso dos campos de foras. (Gyorgy Kepes, Language of vision. Chicago: Paul Theobald, 1944, p.59.) Faa um desenho de observao do entorno considerando o texto acima. Material a ser utilizado: Papel canson e lpis gra te em diferentes gradaes.

ADES, Dawn. Arte na Amrica Latina: a era moderna. So Paulo: Cosac & Naify, 1997. AMARAL, Aracy. Artes Plsticas na Semana de 22. 5 edio. So Paulo: Editora 34, 1998. AMARAL, Aracy. Textos do Trpico de Capricrnio (artigos e ensaios, 1980-2005). So Paulo: Editora 34, 2006. ANDRADE, Mrio de. Elegia De Abril; O Movimento Modernista. In Aspectos da literatura brasileira. Vrias edies. ARCHER, Michael. Arte Contepornea: uma histria concisa. So Paulo: Martins Fontes, 2001. ARGAN, Giulio Carlo. Arte e Crtica de Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1995. ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: Do Iluminismo Aos Movimentos Contemporneos. Traduo Denise Bottmann, Frederico Carotti; prefcio Rodrigo Naves. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. ARNHEIM, Rudolf. Arte E Percepo Visual: Uma Psicologia Da Viso Criadora. So Paulo: Pioneira; Ed. da Universidade de So Paulo, 1980. AUMONT, Jaques. A imagem. 6 edio. Campinas, SP: Papirus, 1993. BARBOSA, Ana Mae. A Imagem No Ensino Da Arte. So Paulo: Perspectiva, 1996. BLAKE, Quentin e Cassidy, John. Desenho - Para Descobrir o Artista Interior. Primeira Edio. Editora Catapulta. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: arte. Secretaria de Educao Fundamental - Braslia: MEC/SEF, 1997. BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo. So Paulo: Editora Livraria Martins Fontes, 1992. BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo: Vrtice E Ruptura Do Projeto Construtivo Brasileiro. So Paulo: Cosac & Naify, 1999. CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. So Paulo: Lemos Editorial, 1999. CHIPP, Herschel B. Teorias da Arte Moderna. So Paulo: Editora Livraria Martins Fontes, 1998. DEMPSEY, Amy. Estilos,escolas e movimentos: guia enciclopdico da arte moderna. So Paulo: Cosac & Naify, 2003. DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. 2 edio. So Paulo: Martins Fontes, 2000. DUARTE, Luisa (org.) Paulo Srgio Duarte. A trilha da trama e outros textos sobre arte. Coleo Pensamento Crtico. Rio de Janeiro: Fundao Nacional de Arte/Funarte, 2004. EDWARDS, Betty. Desenhando Com O Lado Direito Do Crebro. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1984. EFLAND, Arthur; Cultura, Sociedade, Arte e Educao em um mundo ps-moderno - Disponvel em < http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/arte/text_2.htm>. Acesso em: julho/2012. FAVARETO, Celso. A Inveno de Hlio Oiticica. So Paulo: EDUSP, 2000. FER, Briony. Realismo, Racionalismo, Surrealismo: A Arte No Entre-Guerras. So Paulo: Cosac & Naify, 1998. FERREIRA, Glria (org.). Crtica de arte no Brasil: temticas contemporneas. Rio de Janeiro: Fundao Nacional de Arte/Funarte, 2006. FERREIRA, Glria; COTRIN, Ceclia (org.). Escritos de Artistas Anos 60/70. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2006. GOMBRICH, Ernest Hans. A Histria da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. GOMES FILHO, Joo. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. So Paulo: Escrituras Editoras, 2000. GULLAR, Ferreira. Etapas Da Arte Contempornea: Do Cubismo Arte Neoconcreta. Rio de Janeiro: Revan, 1998. GULLAR, Ferreira. Vanguarda e Subdesenvolvimento. In_ , Vanguarda e Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Editora Civilizao Brasileira, 1978, p. 27-99. HARRISON, Charles et al. Primitivismo, Cubismo, Abstrao: Comeo do sculo XX. So Paulo: Cosac & Naify, 1999. JANSON, H.W. Histria Geral Da Arte O Mundo Moderno. So Paulo: Martins Fontes, 1993. JANSON, Horst Woldemar; JANSON, Antony F. Iniciao histria da arte. 2 edio. So Paulo: Martins Fontes, 1996. KANDINSKY, Wassily. Ponto e linha sobre o plano. So Paulo: Editora Livraria Martins Fontes, 1990. MAMMI, Lorenzo. Volpi. So Paulo: Cosac & Naify, 1999. MASSIRONI, Manfredo. Ver pelo desenho: aspectos tcnicos, cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edies 70, 1996. NAVES, Rodrigo. A forma difcil. Ensaios sobre a arte brasileira. So Paulo: Editora tica, 1996. PEDAGOGIA CIDAD. Cadernos de formao: Artes. So Paulo: UNESP, Pr-reitoria de Graduao, 2004. PEDROSA, Israel. Da cor cor inexistente. 8 edio. Rio de Janeiro: Lo Christiano Editorial Ltda, 2002. PEDROSA, Mrio. Acadmicos E Modernos: Textos Escolhidos Iii. Organizao Otlia Beatriz Fiori. So Paulo: Edusp, 1998. PILLAR, Analice Dutra. Leitura Da Imagem. Porto Alegre: Projeto Cultural Arte Na Escola. Banco de Textos do Projeto Arte na Escola n. 007, 1993. SALLES, Cecilia Almeida. Gesto Inacabado: Processo De Criao Artstica. So Paulo: Annablume, 1998. TOMKINS, Calvin. Duchamp. So Paulo: Cosac & Naify, 2005. WONG, Wucius. Princpios da forma e desenho. So Paulo: Martins Fontes, 1998.Arper, Michael. Arte ContemporaneaAnne Cauquelin WOOD, Paul. Arte Conceitual. So Paulo: Co- sac & Naify, 2002. Sites Arte e Pintura Brasileira - Galeria Virtual de Arte - http://www.pinturabrasileira.com.br Enciclopdia Ita Cultural Artes Visuais - http://www.itaucultural.org.br MAC Virtual - http://www.macvirtual.usp.br MAM Rio - http://www.mamrio.org.br/ Documentrio Op Art - http://www.youtube.com/watch?v=XSVQqJo0Pmk Manifestos - http://www.mariosantiago.net/ Fundao Iber Camargo - www.iberecamargo.org.br Pinacoteca - www.pinacoteca.org.br Kirchner - Expressionism and the city", Royal Academy, 2003. - http://static.royalacademy.org.uk/ les/kirchner-student-guide-13.pdf

Вам также может понравиться