Вы находитесь на странице: 1из 6

Aluno (a): __________________________________Data: _____/____/_____.

Srie: 2 ano Turma: ______ Professor (a): _________________________

Atividade de reviso de cincias - 3 BIMESTRE


O MENINO E A RVORE
ERA UMA VEZ UMA RVORE QUE AMAVA UM MENINO. E TODOS OS DIAS O MENINO VINHA, JUNTAVA SUAS FOLHAS E, COM ELAS, FAZIA COROAS DE REI; COM ELAS BRINCAVA DE REI DA FLORESTA. SUBIA EM SEU GROSSO TRONCO, BALANAVA-SE EM SEUS GALHOS COMIA SUAS MAS E BRINCAVAM DE ESCONDER. QUANDO FICAVA CANSADO, O MENINO REPOUSAVA SUA SOMBRA FRESQUINHA. O MENINO AMAVA A RVORE PROFUNDAMENTE. E A RVORE ERA FELIZ.

1- Responda de acordo com o texto: - O que o menino costumava fazer todos os dias?

- O que o menino fazia com as folhas da rvore?

- Como era o tronco da rvore?

- Como o menino se divertia com as partes da rvore?

- Em sua opinio, por que o menino amava a rvore?

Como o menino do texto tem um grande carinho pela rvore, ele a conhece muito bem e sabe quais as partes que uma planta tem. 2) Observe o vegetal abaixo e numere suas partes:

Os vegetais necessitam de gua, luz, calor saudvel.

e ar para crescerem de maneira

Devemos sempre lembrar que a planta dividida em partes, e que cada uma delas tem uma funo. 3) Leia cada funo e escreva qual parte da planta correspondente:

Entende-se por germinao o nascimento de um vegetal

4) Observe o que acontece na germinao e numere as afirmativas de acordo com as cenas:

Ao receber gua, luz, calor a semente se abre, liberando a raiz para que possa ficar firme na terra. Ao se firmar, a semente procura a luz, saindo da terra. Surgem as primeiras folhinhas. A planta crescida, seu tronco e galho j so mais fortes e ela est pronta para gerar flores e frutos. A semente est adormecida na terra.

( ( (

) ) )

Os vegetais podem ser consumidos diretamente ou atravs de produtos feitos a partir de cada um deles, por exemplo: a goiaba o vegetal, que pode ser consumida, mas tambm fabricada a goiabada a partir da fruta. E assim temos muitos outros:

5) Observe a lista abaixo e pinte com lpis de cor amarelo os vegetais e de cor vermelho os produtos feitos a partir dos vegetais:

Melo Abacaxi Molho de tomate Feijo Geleia de uva Garrafa de suco Goiabada Acar Pipoca Alface Milho Goiaba

As pessoas utilizam as plantas de diversas maneiras: na alimentao, na fabricao de remdios, mveis, tecidos e at para enfeitar ambientes. Quanto ao uso as plantas podem ser: comestveis, medicinais e ornamentais. 6) Ligue as frases ao seu uso: Comestvel, So aquelas que podem ser usadas no tratamento ou preveno de doenas. Existem para dar beleza a vrios ambientes Medicinal Utilizamos os vegetais como fonte de alimentos. Por exemplo: A cenoura, o feijo, arroz, etc.. Podemos saborear, tambm, os frutos como a laranja, a manga, a goiaba e etc. Ornamental: Muitos dos remdios de hoje existem por causa da descoberta do poder curativo de certas plantas. As flores deixam casas, praas mais coloridas e alegres. 7) Pesquise, escreva o nome e desenhe, um vegetal que seja de uso:
Medicinal: Comestvel: Ornamental:

8) As plantas necessitam de nosso carinho, respeito e cuidado pois ela proporciona coisas importantes para o nosso uso: Escreva abaixo uma frase que mostre como os vegetais so importantes, o que eles nos proporcionam:

Bons estudos!

Вам также может понравиться