Вы находитесь на странице: 1из 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIO SOCIAL KEILA CRISTINA DE SOUSA

ESTGIO CURRICULAR OBRIGATRIO I


Caracterizao Scio-institucional

TRINDADE GOIS 2013

Sumrio

Introduo................................................................................................................ 3 1 - Identificao da Instituio 1. Descrio Geral: ................................................................................................. 6 1.1 Nome da Instituio.......................................................................................... 6 1.2 Endereo:........................................................................................................... 6 1.3 Histrico da Instituio..................................................................................... 6 1.4 Estrutura Organizacional.................................................................................. 7 2 - Objetivo institucional: 2.1 Natureza dos programas e projetos:............................................................... 8 2.2 Poltica Social ................................................................................................... 9 2.3 Recursos Financeiros ...................................................................................... 9 3 - mbito institucional: 3.1 Caracterizao da populao .......................................................................... 9 3.2 Processo decisrio......................................................................................... 11 3.3 Relao demanda/cobertura do atendimento...............................................12 3.4 Histrico do Servio Social na instituio.....................................................12 3.5 Cotidiano do exerccio profissional ............................................................. 13 3.6 Relao profissional de trabalho com os demais atores institucionais: . 15 3.7 Dimenso tico-poltica:................................................................................. 15 4 - Consideraes finais: ..................................................................................... 17 5 - Referencias....................................................................................................... 19

Introduo A viso do louco na sociedade brasileira acompanhada de excluso e preconceito, fundamentado no Decreto 24.559, de 3 de julho de 19341, por longos perodos foi ostentado no Brasil esse modelo de atendimento psiquitrico, que pautava-se no afastamento e isolamento do portador de transtorno mental (PTM), com o objetivo de manter a segurana e a ordem social. Este pensamento em relao ao louco, no exclusivo da sociedade brasileira, pois em todo o mundo desde o inicio dos tempos o louco visto como algo estanho sociedade. Segundo Foulcalt, a incapacidade ao trabalho leva os loucos, juntamente com mendigos, criminosos, velhos, agitadores e demais excludos da sociedade a ocupar o lugar nos antigos leprosrios; local que permaneceriam at a morte. Este perodo corresponde a grande internao (sculo XVII e XVIII). A assistncia Psiquitrica no Brasil vislumbrado na primeira metade do sculo, para pessoas com transtornos mentais era centrado no, modelo hospitalocntrico, este modelo era curativo tinha foco a doena em si, excluindo do tratamento qualquer vis social, o que acabava por gerar uma cronicidade, no contribuindo para uma melhora, alm de afast-los do convvio familiar e social. Na dcada de 1960 iniciado um movimento que almeja um tratamento mais humanizado ao PTM, que d nfase ao social, sob a roupagem da Psiquiatria Social, pensamento este que vai alm da medicalizao, busca dar uma importncia ao contexto social, tico e politico do individuo, olhando o sujeito como um todo.

I Identificao da Instituio: 1. Descrio Geral: 1.1 Nome da Instituio: Prefeitura Municipal de Pedra Branca / Secretaria Municipal de Sade / Centro de Ateno Psicossocial Antonio Rodrigues de Oliveira CAPS

1.2 Endereo: Vila lvaro C. Dantas, 150 Santa rsula Pedra Branca CE Tel: 0xx88 3515 2435

1.3 Histrico da Instituio: No municpio de Pedra Branca CE varias tentativas ambulatoriais em sade mental foram realizadas porem no obtiveram sucesso acarretando em um alto ndice de internaes reforando o modelo hospitalocntrico, at que no ano de 2008 no Centro de Sade do Municpio, em articulao entre a secretaria municipal de sade e o Psiquiatra Dr. Aro Pliacekos, inicia-se uma nova caminhada na historia da sade mental no municpio. A partir de ento os profissionais necessrios para compor a equipe tcnica foram sendo contratados, e tambm sendo articulada a rede de servios no municpio (reas da assistncia social, ateno bsica, educao, justia e desenvolvimento econmico dentre outras) dentro de uma perspectiva de intersetorialidade. At que no dia 23 de julho de 2009 inaugurado o CAPS Antonio Rodrigues de Oliveira, CAPS do tipo 1. Em 2005, quando assumimos a gesto de sade deste municpio, nos deparamos com inmeros problemas, dentre eles, uma imensa demanda de pacientes que necessitavam da dispensao de psicotrpicos, ou seja, os famosos medicamentos controlados e aquilo nos angustiava demais por no existir nenhum servio de sade que acompanhasse estes usurios, foi ai que elaboramos o projeto e comeamos luta pela implantao do nosso CAPS. (Tnia Parente. SEC. Sade Pedra Branca julho/2009 )

1.4 Estrutura Organizacional O CAPS Antonio Rodrigues de Oliveira esta localizado no bairro Santa rsula em um local com espao amplo que possibilita o atendimento com qualidade ao usurio o prdio alugado pela Prefeitura Municipal. O prdio possui trreo e 1 andar sendo as atividades de atendimento em grupo e individual realizadas no trreo, e no 1 andar funciona a oficina da artes, algumas vezes o espao ocupado pelo grupo famlia que realizado pela Assistente Social. Possui uma equipe multidisciplinar, so vrios tcnicos que se organizam para acolher o usurio, desenvolver projetos teraputicos, desenvolver as atividades de reabilitao psicossocial. Os profissionais de nvel superior so. Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Enfermeiro, Psicloga, Psicopedagoga e Psiquiatra e de nvel mdio Agente Administrativo, tcnica de enfermagem, recepcionista, auxiliar de servios gerais, agentes de sade mental e motorista.

2- Objetivo institucional: 2.1 Natureza dos programas e projetos: O CAPS tem como misso incentivar a reduo de danos causados pelo intenso sofrimento psquico para uma insero e reinsero psicossocial do individuo, tornando-o sujeito de sua ao, na famlia e comunidade. Tendo como objetivos: suporte clinico humanizado, para que os pacientes portadores de transtornos mentais e do comportamento no venham a ser transferido para a capital. trabalhando junto a famlia do usurio. o e reinsero psicossocial, desenvolvendo atividades cotidianas que buscam melhoras na qualidade de vida. Tais atividades integram os laos familiares, comunitrios, atividades ldicas recreativas e de trabalho.

2.2 Poltica Social: No CAPS esto presentes atuao de varias politicas sociais, fazendo parte da rede do SUS, alm da politicas de sade mental articulada e defendida, se configura como presena na atuao do CAPS devido a intersetorialidade a politica de Previdncia Social, atravs dos atendimentos realizados pela Assistente Social, que orienta e encaminha os usurios que atendem ao perfil para obteno de benefcios previdencirios, tais como: BPC (Beneficio de Prestao Continuada), auxilio doena e outros. A politica da cultura atravs de aes conjuntas com o NAEC (Ncleo de Arte e Cultura). A politica de assistncia social que se mostra bastante presente no CAPS onde, esto presentes a atuao de parceiros como o CRAS (Centro de Referencia a Assistncia Social), CREAS ( Centro de Referencia Especializada a Assistncia Social. A politica de educao e etc.

2.3 - Recursos Financeiros: O CAPS desde sua implantao mantido com recursos da Prefeitura Municipal, e aps a sua homologao junto ao Ministrio da Sade, passou a receber um incentivo que devido ao seu porte, ou seja, CAPS tipo 1 no valor de R$ 20.000 reais. Enfatizar, pra que so disponibilizados os recursos. A parte de medicao responsabilidade tripartite. Sendo um servio que atua juntamente com a comunidade o CAPS tambm desenvolve atividades que visam alem da socializao e a amenizao do estigma da loucura, a obteno de recursos financeiros, este so obtidos junto a parceiros, (comerciantes, usurios e outras secretarias), so exemplos dessas atividades bazares que ajudam a operacionalizar pequenas comemoraes como festinhas de natal, festa junina e etc.

3- mbito Institucional 3.1 Caracterizao da Populao: A populao foco de atendimento do CAPS TIPO 1, so os portadores de transtorno mental graves e persistentes. Antes da fundao do CAPS existia uma enorme demanda reprimida, que necessitava de assistncia em sade mental. Quanto aos usurios inseridos na instituio so cerca de 165 que so divididos em trs modalidades: Intensivo que freqentam 22 dias no ms, semi-intensivos que vem ao CAPS 12 vezes no ms e no intensivos que comparecem apenas trs dias mensais para atividades e consulta psiquitrica. Porem por ser um CAPS geral, tem mais de 1400, pronturios j registrados, atendendo uma demanda de mais de 800 usurios ativos que

vm ao CAPS pelo menos de trs em trs ms realizar uma consulta ambulatorial. Incluindo nessa demanda o atendimento a crianas e a usurios de lcool e outras drogas que no se caracterizam como publico alvo do CAPS 1, porem o servio no deixa de prestar assistncia a esses usurios por tratar de ser o nico servio de sade mental do municpio. Tambm so realizados atendimentos a, Portadores de Transtorno Mental que se encontra em regime de recluso na delegacia municipal. Sendo agendadas consultas ambulatoriais com o psiquiatra, e orientaes em conjunto com a equipe multidisciplinar junto ao carcereiro responsvel pela administrao da medio aos detentos. Sendo um servio de ateno psicossocial com atendimento diurno das 8.00 horas da manh at as 18.00 horas da tarde, no caso de um paciente vim a necessitar de pernoitar, so disponibilizados dois leitos no Hospital Municipal para os usurios do CAPS. A psiquiatria tradicional ao longo da historia, trata o PTM, como doente mental, alienando-o e de certa forma ocultando os seus direitos enquanto cidados, o Servio Social, intervm nesse contexto buscando uma totalidade do sujeito, ou seja, ele vem para atuar com um olhar diferenciado sobre o PTM, buscando uma reflexo, interpretando fatores sociais que influenciam na prpria doena. A Assistente Social do CAPS, apesar de trabalhar conforme um cronograma especificado pela instituio, no possui um atuao rotineira, sendo que a cada dia novas demandas surgem e novos recursos tm de ser disponibilizados para realizar os atendimentos, demanda essa que exigem do profissional jogo de cintura e uma linguagem adequada para cada situao buscando intermediar os conflitos entre usurio e instituio.

3.2 Processo decisrio. Sendo um servio que atua dentro de uma perspectiva de multidisciplinaridade e interdisciplinaridade as tomadas de decises so realizadas mediante reunies, que so agendadas conforme necessrio, onde a democracia tida como fator primordial, os assuntos so discutidos e elaborados dentro dos objetivos e metas a serem alcanados. A opinio dos atores envolvidos respeitada, sendo sempre um ponto a mais na elaborao de melhores condies de trabalho e na busca de atender melhor o publico usurio do servio, que devido a sua complexidade necessrio um acompanhamento (medicamentoso, familiar) permanente, e a partir da compreenso da dinmica social e dos fatores externos ao tratamento, colocada a necessidade permanente de reflexo e capacitao de todos os profissionais para lidar com as novas configuraes de demanda e ajustamento do prprio servio de sade mental.

O servio social assim como os demais atores envolvidos, se posiciona de forma critica nessas reunies sempre realizando essa mediao entre instituio e usurio do servio.

3.3 Relao demanda/cobertura do atendimento; A conjuntura neoliberal busca reduzir o estado a uma participao mnima, sendo que nos Centros de ateno Psicossocial, muitas vezes os familiares dos usurios exigem da instituio uma maior ateno ao PTM, dedicando mais tempo e recursos, para melhora de alguns casos. Porem seguindo essa linha de pensamento, neoliberalista, a instituio promove a racionalizao dos custos limitando a assistncia, o Assistente Social, deve conciliar essa situao sempre preservando os direitos dos usurios do servio de sade mental, de certa forma as vezes necessrio nadar contra a mar enfrentando alguns limites postos pela instituio em nome de realmente atender os direitos dos PTM. A demanda do Servio Social na instituio muito grande, porm o atendimento realizado com qualidade sendo organizado de forma clara e objetiva um cronograma de atendimento, o qual os usurios compreendem. Sendo que sempre surgem atendimentos que fogem ao cronograma planejado, porem o profissional atende realizando acolhimento, orientaes encaminhamentos e etc.

3.4 Histrico do Servio Social na Instituio; O Servio Social na rea de sade mental teve suas primeiras aes no ano de 1946, porem com uma tmida participao, poucos profissionais eram contratados a trabalhar nessa rea. Atuao em seu inicio realizada nos Centro de Orientao infantil e Centros de orientao juvenil. Aps o inicio da Ditadura militar 1964, ocorre o que podemos chamar de privatizao dos servios pblicos de sade, isso torna-se um marco divisor para o Servio Social na rea da sade mental, pois, a partir desse momento, acontece uma proliferao de hospitais e clinicas psiquitricas pelo Brasil, sendo esses servios incorporados a rede previdenciria que estende o atendimento aos trabalhadores e seus dependentes. A partir da dcada de 1970, com nfase na equipe interdisciplinar, para prestar uma melhor assistncia ao PTM, foi que ocorreu um maior numero de contratao de Assistente Social para esta rea de atuao. A demanda manifesta de Servio Social no foi por parte dos empregadores, nem dos usurios. Os hospitais psiquitricos passaram a contratar um assistente social para cumprir a regulamentao do Ministrio,

pagando o mnimo possvel como salrio e sem incumbi-lo de funes definidas.(Souza, 1986: 117-118). Nos CAPS dentro do quadro de profissionais, exigidos pelo Ministrio da Sade, est presente o assistente social. Realizando um resgaste histrico quanto ao inicio do trabalho do Assistente Social no CAPS Antonio Rodrigues de percebemos que este profissional se faz presente desde o inicio sendo que foi tido como profissional necessrio para articular os primeiros passos da instituio no municpio. A partir de ento, demonstrando a capacidade e o quanto fundamental o fazer deste profissional, no campo da sade mental, o setor de servio social permanece at os dias de hoje com quase um ano e meio de existncia, esse garoto que o CAPS Antonio Rodrigues de Oliveira, oferece boas condies de trabalho. O profissional de servio social tem autonomia na instituio, consegue realizar sua pratica pautada em princpios ticos, sempre como foco a defesa dos direitos dos usurios do servio.

3.5 Cotidiano do exerccio profissional: O assistente social no campo da sade mental enfrenta vrios desafios no seu dia-a-dia, tendo que intermediar as relaes de interesse entre os vrios atores envolvidos no contexto da instituio. Mediatizar a relao entre famlia x PTM, Familia x Instituio de Sade Mental x PTM. A assistente social do CAPS 1 Pedra Branca, dentro da organizao de seu cronograma de atendimento, realiza nas segundas-feiras, atendimento em grupo com os cuidadores dos PTM, esclarecendo os principais mecanismos de cuidado e ateno que eles devem ter com o seu familiar, tambm realizado mensalmente em uma segunda feira um grupo onde esclarecido os direitos dos PTM, grupo este onde acontece uma avaliao scio econmica, e realizado orientaes sobre o direito ou no a benefcios junto a assistncia social o BPC ( Beneficio de Prestao Continuada) e outros previdencirios como auxilio doena. Nas teras feiras a Assistente Social realiza triagem/acolhimento, recebendo o usurio que vai iniciar o tratamento no CAPS realizando uma avaliao e um processo de triagem identificando se o usurio atende o perfil da demanda da instituio, e assim realiza encaminhamentos internos: (psicloga, psiquiatra, psicopedagoga e outros), como externos (Programa de Sade da Famlia, e toda a rede scio assistencial). Tambm so realizados atendimentos de orientao familiar, com o foco naqueles usurios que possuem resistncia a ajuda teraputica, sendo o cuidador orientado a como proceder nessas situaes. Na quarta e quinta feira, o Profissional realiza o grupo espera, grupo com varias temticas no campo da sade mental, realizados com o foco nos usurios que esto na sala de espera para seu atendimento ambulatorial com o psiquiatra. Tambm nesses

dias so realizadas as chamadas busca ativas, que so visitas domiciliares que visam reintegrao ao servio, do usurio que abandonou o tratamento. Sexta feira realizada atendimento individual com objetivo de orientao familiar, atendimentos com o ministrio publico e tambm visitas domiciliares. No decorrer da semana a assistente social busca mediar as aes para que a atuao possa ocorrer de uma melhor forma possvel buscando alguns horrios para planejamentos, elaborao de relatrios que so solicitados alm de elaborar projetos e pensar aes de integrao do CAPS com a comunidade.

3.6 Relao profissional de trabalho com os demais atores institucionais: Vrios fatores envolvem o sofrimento mental, fatores biolgicos, psicolgicos e sociais, sendo necessria a atuao de vrios saberes no campo da sade mental. Porem mostra-se contraditrio a viso de que essa atuao, puramente em busca de uma melhora do paciente, existem fatores polticos e financeiros envolvidos nessa perspectiva de atendimento interdisciplinar. O servio social passa a atuar nessas equipes interdisciplinares em sade mental como pacificador das questes sociais na rea manicomial, assim tambm como barateando os custos na assistncia. histrico os conflitos decorrentes da atuao interdisciplinar no campo da sade mental, pois so vrios profissionais com saberes e vises de mundo diferentes, que de um modo ou de outro tentam colocar sua linha de pensamento em sobreposio ao que o outro profissional pensa. A prtica mostra que alm das intenes pessoais e dos interesses corporativistas h a dificuldade de interlocuo quando se usam paradigmas diferentes, (Bisneto 2009, pag 51). Assim como em sua historicidade a atuao da Assistente Social do CAPS Antonio Rodrigues de Oliveira, envolvida em alguns momentos por conflitos de saberes, porem os profissionais em busca de atender melhor o usurio buscam mediar essas situaes aceitando que muitas vezes o conhecimento desenvolvido por outra rea necessrio para superar os limites estabelecido por sertas situaes. Nesse caso fica visvel que existe sim uma atuao interdisciplinar no CAPS, mesmo com alguns limites, porem no deixa de haver essa interao entre os saberes.

3.7 Dimenso tico-poltica: A atuao profissional do Assistente Social deve sempre estar pautada em princpios ticos, apesar dos inmeros obstculos enfrentados pelos profissionais, para manter uma postura tica em sua prtica. Est intrnseco na historicidade do servio social as questes relacionadas ao assistencialismo e a caridade, porem com a evoluo da profisso esse tipo de pensamento vem sendo alterado dando lugar a uma pratica critica-reflexiva em nome da defesa dos direitos dos usurios. Dimenso tica porque est relacionado ao comportamento profissional, quanto as normas pr-estabelecidas pelo cdigo de tica da profisso que a partir da lutas exercidas pelos setores historicamente dominados, requerem do profissional uma atuao que tem como valor tico central a preservao e reconhecimento da liberdade, defesa intransigente dos direitos humano e recusa do arbtrio e autoritarismo, ampliao e consolidao da cidadania, defesa da democracia, primar sempre pela equidade e justia social, lutar pela eliminao de qualquer forma de preconceitos, garantir o pluralismo, opo por um projeto que visa a construo de uma nova sociedade sem dominao e explorao, articulao com os movimentos de outras categorias, compromisso com a qualidade dos servios prestados, exerccio do servio social sem discriminar e sem ser discriminado. Dimenso poltica porque no existe fazer isolado, tem de haver uma partilha de saber, para que a pratica seja bem realizada, tem de existir uma fiscalizao sobre o fazer profissional, e essa fiscalizao fica a cargo dos conselhos regionais ( CRESS), e do conselho federal de servio social (CFESS). Um fazer coletivo que envolva toda a sociedade em busca de sua prpria transformao, livrando-se assim da dominao das classes que detm o poder poltico e financeiro. No campo da sade mental a pratica tambm est relacionada a uma transformao da sociedade, buscando acabar com o estigma da loucura, e inserir os PTM no seio da sociedade como agente que possuem direitos. O assistente social em nome de um fazer tico-politico no CAPS, realiza essa intermediao entre o PTM e os outros atores institucionais e a prpria comunidade, fazendo uma pratica livre de preconceitos que valoriza a opinio coletiva e faz refletir na sociedade a importncia da participao.

4. Consideraes Finais. A historicidade do modelo de atendimento psiquitrico brasileiro leva-nos a perceber o quanto o PTM, foi estigmatizado e maltratado tanto pela sociedade na qual estava inserido, como tambm pelos estabelecimentos que lhes prestavam atendimento em sade mental. Temos um como marco na historia brasileira a promulgao da constituinte de 1988, que vem para aumentar os direitos do brasileiros, para melhorar as condies de vida daqueles que tinham seus direitos massacrados. Os CAPS como dispositivos alternativos no campo da sade mental so institudos para mudar o modelo de assistncia psiquitrica no Brasil, dando nfase ao tratamento mais humanizado. O profissional de servio social, possui uma posio privilegiada no campo da sade mental pois ele tem um viso dos fatores sociais que muitas vezes atuam sobre a doena do PTM, contribuindo para um melhor diagnstico, e tambm para uma insero e reinsero psicossocial o usurio na comunidade. O estagio de observao proporciona, uma experincia muito rica, pois muitas vezes o primeiro contato do universitrio com o campo de atuao do Assistente Social, possvel identificar os instrumentais tcnicos operativos utilizados, as bases tericas que so fundamentais, para o exerccio da profisso, estagiar no CAPS, contribui ainda mais para a minha formao reforando o quanto o assistente social deve saber posicionar-se e fazer valer o seu espao de atuao, defender os direitos dos usurios, e buscar uma pratica emancipadora em nome de uma transformao coletiva da realidade.

5. Referencias. Barbosa, Rafael Morais A construo dos cdigos de tica do Servio Social e a sociedade brasileira. Trabalho apresentado ao curso de Servio Social da Unopar Universidade Norte do Paran- para a disciplina de tica e Legislao Social, Qixeramobim, 2010. Disponvel em: http://www.4shared.com/document/i__H3KRh/portifolio_de_tica_e_legislao_.ht ml acesso em 22 de novembro de 2010. Bisneto, Jos Augusto. Servio social e sade mental: uma anlise institucional da prtica/ Jos Augusto Bisneto. 2. Ed. So Paulo: Cortez, 2009. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Aes Programticas Estratgicas. Sade mental no SUS: os centros de ateno psicossocial / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade, Departamento de Aes Programticas Estratgicas. Braslia: Ministrio da Sade, 2004.

Cdigo de tica Profissional dos Assistentes Sociais aprovado em 15 de maro de 1993 com as alteraes introduzidas pelas resolues CFESS n. 293/94. Disponvel em HTTP://WWW.CFESS.ORG.BR/ARQUIVOS/CEP_1993.PDFacesso em 22 de novembro 2010.

Вам также может понравиться