Вы находитесь на странице: 1из 11

RODADA DE QUESTES.

CESPE

TEMAS: Servios Pblicos, Licitaes e Contratos Administrativos

SERVIOS PBLICOS 1.(UnB-CESPE/DPE-ES/Defensor/2009) Quanto aos servios

pblicos e administrao pblica, julgue o item seguinte. 175 A autorizao de servio pblico constitui contrato administrativo pelo qual o poder pblico delega a execuo de um servio de sua titularidade a determinado particular, para que o execute em seu prprio nome, por sua conta e risco, predominantemente em benefcio prprio, razo pela qual no depende de licitao e, quando revogado pela administrao pblica, gera, para o autorizatrio, o direito correspondente indenizao.

2.

(UnB-CESPE/DPE-AL/Defensor/2009)

No

que

se

refere

aos

servios pblicos, julgue o item abaixo. 36 Os servios pblicos uti singuli so aqueles prestados coletividade, que tm por finalidade a satisfao indireta das necessidades dos cidados, tais como os servios de iluminao pblica e de saneamento.

3. (UnB-CESPE/TCU/Analista Federal de Controle Externo/2010) Julgue os itens subsequentes, que se referem aos servios pblicos. 62 Toda concesso de servio pblico ter de ser objeto de licitao prvia na modalidade de concorrncia.

63 O servio de promoo da proteo do patrimnio histrico-cultural local de competncia dos estados-membros e do Distrito Federal. 64 Os servios pblicos no essenciais, em regra, so delegveis e podem ser remunerados por preo pblico.

4.

(UnB-CESPE/IPAJM-ES/Advogado/2010)

QUESTO

21

Considerando o entendimento do Superior Tribunal de Justia (STJ) a respeito do servio pblico de abastecimento de gua, assinale a opo correta. A O servio pblico de abastecimento de gua, dada a sua essencialidade, considerado servio prprio do Estado, relacionando-se intimamente com as atribuies do poder pblico, razo pela qual somente pode ser prestado por rgos ou entidades pblicas, mediante cobrana de taxa. B Esse servio pode ser interrompido pelo prestador, entre outras razes, em virtude do inadimplemento do usurio do servio, aps ter sido formalmente notificado, tanto por dbitos atuais, provenientes do prprio ms de consumo, quanto por dbitos pretritos. C Caso determinada autarquia responsvel pelo abastecimento de gua resolva cobrar judicialmente crditos referentes a servio consumido e no pago pelo usurio, dever observar o prazo prescricional de cinco anos previsto no decreto que regula a prescrio dos crditos do poder pblico, no se sujeitando ao regramento do Cdigo Civil sobre a matria. D Tendo em vista o princpio da continuidade da prestao do servio pblico, que impede a sua interrupo, no pode ser suspenso o abastecimento de gua de rgos pblicos, tais como a sede de prefeitura municipal, ainda que inadimplente a entidade.

E A prestao de servios pblicos de saneamento bsico por entidade que no integre a administrao do titular depende da celebrao de contrato, sendo vedada a sua disciplina mediante convnios, termos de parceria ou outros instrumentos de natureza precria, salvo se autorizado para usurios organizados em cooperativas ou associaes, nos termos da lei e respeitadas determinadas condies.

5. (UnB-CESPE/AGU/Agente Adm/2010) Com relao organizao administrativa e aos servios pblicos, julgue os prximos itens. 60 Segundo a CF, o servio pblico de distribuio de gs canalizado privativo da Unio. 61 Entre os servios pblicos classificados como individuais, pode-se citar a disponibilizao de energia domiciliar. 62 A autarquia uma pessoa jurdica criada somente por lei especfica para executar funes descentralizadas tpicas do Estado.

LICITAES 6. (UnB-CESPE/DPE-AM/Defensor/2003) No tocante s licitaes e aos contratos administrativos, julgue os itens que se seguem. 143 O prego uma forma hbrida de licitao, combinando elementos da concorrncia pblica e do leilo, que no pode ser realizada pela administrao estadual porque, at o presente momento, somente existe lei federal instituindo essa espcie licitatria no mbito da administrao federal.

144 Na tomada de preos, somente podem participar as empresas que efetuaram cadastro perante a administrao pblica antes da publicao do edital.

7. (UnB-CESPE/DPE-CE/Defensor Pblico/2008) QUESTO 07 Acerca dos processos licitatrios, assinale a opo correta. A Considera-se deserta a licitao quando nenhum dos interessados selecionado em decorrncia de inabilitao ou desclassificao. B A modalidade de licitao denominada prego, nos termos da legislao vigente, somente pode ser adotada no mbito da Unio. C inexigvel a licitao para a compra ou locao de imvel destinado ao atendimento das finalidades precpuas da administrao, desde que o preo seja compatvel com o valor de mercado. D Na modalidade de licitao denominada prego, caso o licitante vencedor seja inabilitado, o pregoeiro dever declarar a licitao fracassada e realizar novo julgamento. E Havendo interesse pblico superveniente, a administrao poder deixar de firmar o contrato, ainda que o resultado da licitao j tenha sido homologado.

8. (UnB-CESPE/DPE-AL/Defensor/2009) Julgue os itens que se seguem, referentes a licitao no mbito da administrao pblica. 29 Constitui hiptese de inexigibilidade de licitao a contratao de associao de portadores de deficincia fsica, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, para a prestao de servios ou fornecimento de

mo de obra, desde que o preo contratado seja compatvel com o de mercado. 30 O leilo modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao.

9. (UnB-CESPE/TCU/Analista Federal de Controle Externo/2010) No que se refere s normas aplicveis s licitaes, julgue os itens subsequentes. 76 dispensvel licitao para a aquisio de componentes ou peas de origem nacional ou estrangeira, necessrios manuteno de equipamentos durante o perodo de garantia tcnica, ao fornecedor original de tais equipamentos, quando tal condio de exclusividade for indispensvel para a vigncia da garantia. 77 Os trabalhos relativos fiscalizao, superviso ou ao gerenciamento de servios no so considerados servios tcnicos profissionais especializados para os fins da Lei de Licitaes. 78 A legislao de regncia admite que a administrao pblica inclua no objeto da licitao o fornecimento de materiais e servios sem a previso de quantidades. 79 Na hiptese de as obras, os servios ou as compras efetuados pela administrao pblica serem parcelados, a cada etapa ou conjunto de etapas da obra, servio ou compra h de corresponder licitao distinta, preservada a modalidade pertinente para a execuo do objeto da licitao. 80 inexigvel licitao para a prestao de servios de informtica a pessoa jurdica de direito pblico interno por rgos ou entidades que integrem a administrao pblica criados para esse fim especfico.

10. (UnB-CESPE/TCU/Analista Federal de Controle Externo/2010) A respeito da modalidade de licitao denominada prego, julgue os seguintes itens. 87 Pela sua prpria natureza e finalidade, o prego no admite a participao de empresas estrangeiras. 88 vedada a exigncia de garantia de proposta no prego.

11.

(UnB-CESPE/MP-TCE-BA/Procurador/2010)

respeito

de

licitao e bens pblicos, julgue os itens que se seguem. 21 Para alienar aes de sociedade de economia mista negociadas em bolsas de valores, o Poder Executivo do estado da Bahia dever obter prvia autorizao legislativa, independentemente de importarem tais atos perda ou no do controle acionrio, embora nesses casos esteja dispensado do procedimento licitatrio. 22 Pela Lei de Licitaes do Estado da Bahia Lei n. 9.433/2005 , a existncia de preos registrados por meio do sistema de registro de preos obriga a administrao pblica, inclusive o TCE/BA, a firmar as contrataes que deles podero advir.

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 12. (UnB-CESPE/DPE-CE/Defensor Pblico/2008) QUESTO 06

Assinale a opo correta com relao a contratos administrativos.

A Quando a administrao celebra contratos administrativos, as clusulas exorbitantes existem implicitamente, ainda que no expressamente previstas. Quando a administrao celebra contratos de direito privado, as clusulas exorbitantes tm de ser expressamente previstas, com base em lei que derrogue o direito comum. B Uma das peculiaridades do contrato administrativo a possibilidade de a administrao rescindi-lo unilateralmente. Porm, essa faculdade somente poder ser exercida se houver inadimplemento por parte da contratada. C Caracteriza-se o fato do prncipe quando a administrao,como parte contratual, torna impossvel a execuo do contrato ou provoca seu desequilbrio econmico. D lea administrativa todo acontecimento externo ao contrato, estranho vontade das partes, imprevisvel e inevitvel, que causa um desequilbrio muito grande, tornando a execuo do contrato excessivamente onerosa para o contratado. E Entre as modalidades de contrato administrativo esto a concesso de servio pblico, o contrato de obra pblica, a permisso de uso de bem pblico e a autorizao administrativa.

13. (UnB-CESPE/DPE-PI/Defensor/2009) QUESTO 17 Quanto aos contratos administrativos, assinale a opo correta. A possvel a administrao exigir do contratado a prestao de garantia, nas contrataes de obras, servios e compras, que no exceda 20% do valor do contrato. B Poder a administrao alterar unilateralmente o contrato no caso de reforma de edifcio ou de equipamento, estando o contratado obrigado a

aceitar, nas mesmas condies contratuais, os acrscimos at o limite de 50% do valor inicial atualizado do contrato. C O contratado somente ser responsabilizado pelos danos causados a terceiros se estes decorrerem de conduta dolosa na execuo do contrato. D Existe previso legal expressa para que a administrao promova inabilitao por prazo indeterminado, de forma cautelar, de empresa que praticar ilcito visando frustrar o certame licitatrio, mesmo no caso de no haver condenao judicial com trnsito em julgado. E Os tributos que forem majorados ou criados aps a data da celebrao do contrato, mesmo que comprovada a repercusso nos preos contratados, no implicaro a reviso do acordo celebrado entre as partes, sendo esta uma das clusulas exorbitantes da administrao.

14. (UnB-CESPE/DPE-ES/Defensor/2009) Quanto licitao e aos contratos administrativos, julgue os itens que se seguem. 163 Considerando a relevncia de seu objeto, as licitaes internacionais devem ser realizadas obrigatria e exclusivamente na modalidade de concorrncia. 164 A adjudicao produz o efeito de sujeitar o adjudicatrio s penalidades previstas no edital e perda de eventuais garantias oferecidas, caso no assine o contrato no prazo e nas condies estabelecidas. 165 Nos contratos administrativos, admitida a subcontratao, total ou parcial, de seu objeto, ainda que no prevista no edital de licitao. 166 A ilegalidade comprovada no procedimento licitatrio, apurada aps a celebrao do contrato, macula o contrato administrativo dele decorrente, impondo sua conseqente anulao pela administrao pblica.

15. (UnB-CESPE/DPE-AL/Defensor/2009) Com relao aos contratos administrativos, julgue os itens subsequentes. 26 As clusulas exorbitantes incidem nos contratos administrativos, desde que expressamente previstas. 27 A administrao pblica pode rescindir unilateralmente o contrato por motivo de interesse pblico, circunstncia que lhe impe o dever de ressarcir o contratado dos prejuzos regularmente comprovados. 28 Na concesso de servio pblico, no h a incidncia das clusulas exorbitantes, tampouco da caracterstica da mutabilidade.

16. (UnB-CESPE/TCU/Analista Federal de Controle Externo/2010) Julgue os itens que se seguem de acordo com as normas aplicveis aos contratos no mbito da administrao pblica. 81 Se o convocado no assinar o termo de contrato, a administrao pblica poder convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificao, para esse fim, no prazo e nas condies por eles apresentadas nas respectivas propostas. 82 O regime de execuo ou a forma de fornecimento constitui clusula necessria em todo contrato firmado pela administrao pblica. 83 Quando regidos pela Lei n.o 8.666/1993, os contratos relativos ao aluguel de equipamentos e utilizao de programas de informtica devem ter durao adstrita vigncia dos respectivos crditos oramentrios.

17. (UnB-CESPE/MPE-SE/Promotor de Justia/2010) QUESTO 50 No que se refere s modalidades de licitao e aos contratos administrativos, assinale a opo correta. A Leilo a modalidade de licitao entre quaisquer interessados, na qual a administrao tem por objetivo nico a venda de bens mveis inservveis. B Na tomada de preos, os participantes interessados devem ser

previamente cadastrados nos registros dos rgos pblicos, ou devem atender a todas as exigncias para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas. C Em razo do formalismo que inspira as atividades da administrao, a Lei n. 8.666/1993 determina que os contratos administrativos sejam formalizados sempre por meio de instrumento escrito, sendo nulo e de nenhum efeito o contrato verbal. D O instrumento de contrato obrigatrio em todas as modalidades de licitao; no pode a administrao substitu-lo por outros instrumentos, sob pena de nulidade. E A durao dos contratos fica adstrita vigncia dos respectivos crditos oramentrios, razo pela qual a lei no lhes admite a prorrogao.

GABARITO 1. E 2. C 3. C/E/C 4. E 5. E/C/C

6. E/E 7. C 8. E/E 9. C/E/E/C/E 10. E/C 11. E/E 12. E 13. B 14. E/C/E/C 15. E/C/E 16. E/C/E 17. B

Вам также может понравиться